terça-feira, 30 de maio de 2017

CONCURSO ENGENHEIRO CERVEJEIRO

AVALIAÇÃO DAS CERVEJAS DO CONCURSO ENGENHEIRO CERVEJEIRO SERÁ NESTE SÁBADO - 03/06


O CREA-SC, sob a coordenação da Câmara Especializada de Engenharia Química, está promovendo o 1º Concurso Engenheiro Cervejeiro. A competição vai escolher a melhor cerveja produzida pelos estudantes dos cursos de Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e Agronomia das universidades catarinenses cadastradas no Conselho.

No próximo sábado (03/06), será realizada a avaliação das amostras de cervejas produzidas pelos engenheiros cervejeiros, na sede do CREA-SC, em Florianópolis. A divulgação dos finalistas será no dia 05.06 e dos resultados, no dia 09.06. 

Ao todo, 30 equipes de diferentes cidades de Santa Catarina, se inscreveram. O curso de graduação com mais inscrições foi o de engenharia química, com 14 equipes, seguido do curso de agronomia, com oito e engenharia de alimentos, com quatro inscrições. Já o estilo de cerveja que mais teve inscrições foi o Saison. As equipes são compostas por até duas pessoas. Dos 54 estudantes inscritos, 28 são homens e 26 são mulheres. As próximas etapas são a elaboração da cerveja e o relatório técnico, que deve ser encaminhado junto com o comprovante de matrícula à sede do CREA-SC até dia 19 de maio.



SAIBA MAIS SOBRE O CONCURSO


Santa Catarina figura entre os principais produtores de cervejas do país, ocupando o 3º lugar e registrando um importante mercado de trabalho para os engenheiros. Atento a esse mercado, o CREA-SC, sob a coordenação da Câmara Especializada de Engenharia Química, lançou o 1º Concurso Engenheiro Cervejeiro, uma competição para escolha da melhor cerveja produzida pelos estudantes dos cursos de Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e Agronomia das universidades catarinenses e que estejam cadastrados no Conselho. Além da cerveja, os alunos deverão elaborar relatório técnico com todas as etapas do processo de produção para avaliação da Comissão Organizadora.

RELAÇÃO DOS JURADOS


http://www.crea-sc.org.br/portal/arquivosSGC/camila.jpg
Camila Utech

Bacharel em Direito e Gastronomia. Técnica Mestre Cervejeira pela Escola Superior de Cerveja e Malte, Blumenau. Colunista no Jornal Página 3 Balneário Camboriú – Cultura Cervejeira. Cervejeira caseira desde 2014. Gerente de Marketing da Cervejaria Sunset Brew

http://www.crea-sc.org.br/portal/arquivosSGC/eli%20jr(1).jpg
Eli Junior 

Sommelier de Cervejas. Supervisor na Cervejaria Hemmer&39;s Bier. Professor Doemens Akademie/ Escola Superior de Cerveja e Malte. Juiz em concursos cervejeiros como Acerva, Concurso Brasileiro de Cerveja, Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn, Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland.

http://www.crea-sc.org.br/portal/arquivosSGC/jos%C3%A9%20eduardo(1).jpg
 José Eduardo Lobato de Siqueira

Engenheiro Civil pela Universidade da Amazônia. Mestre em Engenharia Civil pela UFSC. Sommelier de Cervejas pelo Instituto Science of Beer. Sócio-proprietário da Loja Mestre-Cervejeiro.com Florianópolis. Especialista em harmonização com cerveja pela Escola Superior de Cerveja e Malte.

http://www.crea-sc.org.br/portal/arquivosSGC/claudio%20ebert.jpg
Cláudio Luís Ebert

Formado em Engenharia Elétrica, com mestrado e doutorado na área de eletrônica de potência, é professor no IFSC desde 1997. Sommelier de Cervejas formado pela ABS desde 2012. Juiz de cervejas membro do BJCP (Beer Judge Certification Program) desde 2012. Cervejeiro caseiro desde 2010. Sócio-proprietário da Cervejaria Kairós. Tem diversos cursos na área de fabricação e análise de cervejas, é instrutor e palestrante em treinamentos de análise sensorial, participa como juiz de diversos concursos de cervejas e é professor da disciplina de Gestão Sensorial na Escola Superior de Cerveja e Malte.

http://www.crea-sc.org.br/portal/arquivosSGC/larissa%20juk.jpg
Larissa Bunese Juk

Sommelier de cervejas formada na Escola Superior de Cerveja e Malte, chancelado pela Doemens Akademy. Com curso de especialização em harmonização com cerveja e pós graduanda em Tecnologia Cervejeira. Cervejeira caseira, participou de diversos festivais cervejeiros como sommelier em diversas micro cervejarias catarinenses. Idealizou e guiou vários jantares harmonizados e que julgou o Concurso da Acerva Catarinense 2016. Trabalhou como sommelier na área comercial da cervejaria Kairós e hoje exerce essa mesma função na Ambev. 

http://www.crea-sc.org.br/portal/arquivosSGC/juliana(1).jpg
Juliana Koerich Laureano

Catarinense nascida em Florianópolis. Sommelier de Cerveja e Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja Brasil. Décima colocada no IV Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja e classificada para o Campeonato Mundial de Sommelier de Cerveja (5th World Cup of Beersommeliers, Munique, setembro de 2017). Fundadora da Barley’s Angels Santa Catarina, entidade que promove eventos de educação cervejeira para mulheres.

http://www.crea-sc.org.br/portal/arquivosSGC/alfredo.jpg
Alfredo Brites

Sommelier formado pelo Science of Beer. Trabalhou durante 4 anos á frente do Restaurante/Bar Books&Beers , onde deu inúmeros treinamentos no conhecido "papodequarta ". Durante 2 anos ficou comandando o canal Books&Beers on script. Um dos fundadores do projeto "EU BEBO CERVEJA LOCAL ". Jurado do concurso de cervejas do Beer King 2015. Jurado do concurso de cervejas da Armada Cervejeira 2016.

http://www.crea-sc.org.br/portal/arquivosSGC/rafael%20strapazzon(1).png
Rafael Maciel Strapazzon

Economista formado pela UFSC e Master of Business Administration em Gerenciamento de Projeto pela FGV. Foi diretor financeiro da ACERVA-SC no ano de 2015 ajudando a promover concursos para cervejeiros caseiros e também com várias premiações em concursos de cerveja caseira no Brasil. Sócio proprietário da Armada Cervejeira e proprietário da Strappa Live Kombucha, é juiz BCJP e Sommelier de Cerveja pelo ICB/ABS.

http://www.crea-sc.org.br/portal/arquivosSGC/gabriela%20muller(1).jpg
Gabriela Muller

Farmacêutica-bioquímica, mestre em Biotecnologia, doutora em Bioquímica e Pós-doutora em Biotecnologia. Cervejeira caseira desde 2011. Já atuou na avaliação de diversos concursos cervejeiros. Proprietária da empresa Levteck Tecnologia Viva. 

Para mais informações acesse o edital do concurso
Dúvidas: enviar e-mail para engenheirocervejeiro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário