sábado, 13 de dezembro de 2014

FORTUR - FÓRUM DE TURISMO




Aconteceu neta última sexta-feira, na Alameda Casa Rosa, o jantar de congraçamento e encerramento do ano do FORTUR -  Fórum de Turismo -,  composto dos legítimos representantes do Trade de Turismo, que não são ou foram indicados por qualquer órgão governamental, agregando 19 instituições, hoje presidido pela competente empresária Zena Becker. Contribuíram para o bem receber jornalistas que estiveram em Florianópolis para a abertura do congresso técnico da FIFA, realizou o planejamento estratégico que orientou a constituição de Grupos de Trabalho que desempenhas papéis de estrema relevância, debatendo, apoiando, incentivando, produzindo trabalhos e cobrando ações em temas de destaque imprescindíveis ao setor.
Clique na imagem para ampli-la
O FORTUR criou grupo de trabalho para os nossos atrativos turísticos, grupo de trabalho para o Centro de convenções de Canasvieiras,  grupo de trabalho voltado a políticas públicas, grupo de trabalho do Projeto ORLA e o recente trabalho de hospedagem em eventos.  Vale lembrar que o FORTUR ainda construiu documento de referência, onde se destaca questões ainda a serem melhor trabalhadas para o desenvolvimento de um setor que representa 12,5% do PIB catarinense e 9,2% do PIB Nacional. Pena que não tenhamos um governo e tão pouco uma secretaria de turismo que pense efetivamente em turismo.

Entidades participantes

ABAV-SC – Associação Brasileira de Agência de Viagens de Santa Catarina
ABEOC Brasil SC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos de Santa Catarina
ABIH-SC – Associação Brasileira da Indústria de Hoteis Santa Catarina
ABRACCEF/SC – Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras de Santa Catarina
ABRASEL-SC – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina
ACATE – Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia
ACATMAR – Associação Náutica Catarinense para o Brasil
ACIF – Associação Comercial e Industrial de Florianópolis
AETTUSC – Associação das Empresas de Transporte Turístico e Fretamento de Santa Catarina
AGTURB/SC – Associação de Guias de Turismo do Brasil de Santa Catarina
ATHISC – Associação de Turismo Hidrotermal de Santa Catarina
CDL Florianópolis – Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis
Entretenimento.SC – Associação Catarinense do Entretenimento
FHORESC – Federação dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Santa Catarina
Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau
Associação FloripAmanhã
POUSAR – Associação das Pousadas de Florianópolis
Resorts Brasil – Associação Brasileira de Resorts
SHRBS – Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis




sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP


MARATONA DE REVEZAMENTO
 
 
 
A primeira Maratona de Revezamento de Balneário Camboriú acontece neste sábado, 13, com largada às 17 horas, na Barra Sul. A prova tem circuito de 5.250 metros, na qual, os atletas se revezam com a troca de um bastão até completarem 42 km. Inscrições podem ser realizadas pela internet até a quarta, 10. A corrida é uma organização da GV Life e SB5 em parceria com a prefeitura do município. A Midway Labs, maior empresa de suplementos alimentares do Brasil, é a patrocinadora do evento. Na mesma data, à noite, o Green Valley - Clube de Camboriu que faz parte do Grupo GV, que é o mesmo da GV Life - celebra sete anos com a festa dos sentidos e a presença confirmada dos DJs alemães Thomas Gold e Tocadisco e, também, do brasileiro Rafael Diefentaler. Os atletas inscritos, maiores de 18 anos, terão acesso livre ao aniversário do club de música eletrônica.
 
 
 
Podem participar corredores profissionais e amadores com idade acima de 13 anos. A duração total da prova é de 3h24. Para os menores há necessidade de o líder da equipe ser maior de idade. Podem ser inscritas equipes formadas por dois, quatro e oito integrantes. As categorias são masculino, feminino e mista podendo ser: dupla masculina; dupla feminina; dupla mista; quarteto masculino, quarteto feminino; quarteto misto; oito masculinos; oito femininos; oito mistos. A GV Life já contabiliza 269 inscritos. A Maratona de Revezamento integra as atividades de lançamento da estação mais quente do ano. Às 16 horas a prefeitura de Balneário Camboriú faz o lançamento oficial do verão com passeio das centopeias. Depois, são os atletas que ganham a Avenida Atlântica. 
 
 
Todos que completarem a prova receberão medalhas depois de cruzarem a linha de chegada, no entanto, ao término da corrida haverá a tradicional entrega de troféus para os primeiros colocados. A integração final acontece no Green Valley, noite adentro.  O percurso inicia com a largada na Barra Sul e segue paralelamente a ciclovia da Atlântica. Na Rua 2900 será feito o retorno e os atletas retornam pela mesma avenida, paralelamente aos carros. A troca de bastão acontece na área de transição, instalada próximo da largada. “É imprescindível que o corredor preste atenção nas sinalizações especificas da corrida durante todo o percurso. Também teremos a presença de fiscais e veiculos de apoio”, alerta Paulo Maes, da GV Life.

 
TEMPORADA DE VERÃO
 
 
A tradicional festa que abre oficialmente a temporada de verão em Piratuba - SC, foi realizada no último sábado, dia 06, na Arena de Eventos da Companhia Hidromineral. Jovens de toda região e dos três estados do Sul marcaram presença no evento. A movimentação na cidade iniciou já na sexta-feira e de acordo com dados da Polícia Militar, mais de 10 mil pessoas estiveram no evento. Os “paredões” de som dos veículos é que deram início à festa no sábado à tarde. Às 21h o Dj Tiago aqueceu as pick ups, em seguida sobe do palco a fera Dj Ale Rauen. A meia noite a dupla Bruninho & Davi iniciou o show e animou o público por cerca de duas horas. 
 
 
Depois do show nacional, o Dj Bernn finalizou o evento, já na madrugada do domingo. “As atrações eram inéditas em Piratuba. E mesmo com experiência em grandes eventos, os artistas ficaram impressionados com a Abertura e com a cidade.
 
TURISMO DE EVENTOS
 
 
Quem esteve por aqui foi Vinicius Lumertz falando sobre a importância do turismo de eventos e das prioridades do MTur neste segmento no Seminário Internacional de Turismo organizado pela LIDE Santa Catarina. O Brasil ocupa a nona colocação entre os países que mais realizam eventos internacionais no mundo e a cidade de Florianópolis está em quarto lugar entre as cidades brasileiras. Rio de Janeiro, São Paulo e Foz de Iguaçu são os três primeiros. As informações são da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA). O segmento de eventos e negócios é uma das prioridades do MTur, junto com os parques temáticos, parques naturais, orlas e cidades históricas e estão entre as metas do Plano Nacional do Turismo do Ministério, para o país avançar da sexta, para a terceira colocação no ranking das maiores economias de turismo no mundo.
 
FEIRAS INTERNACIONAIS
 
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) abriu as inscrições para participação de co-expositores nas quatro primeiras feiras contempladas na Agenda de Promoção Comercial do Turismo Brasileiro para 2015. “A oportunidade é para as empresas e entidades públicas e privadas interessadas em divulgar seus produtos e destinos no exterior, participando com um módulo, gratuito, nos estandes brasileiros”, explicou o presidente da Embratur, Vicente Neto. Os eventos acontecem nos meses de janeiro e março e marcam o início da promoção do Brasil no exterior no próximo ano. As inscrições estarão abertas até a próxima terça-feira (16 de dezembro).As inscrições são para Fitur, que acontece em Madri (Espanha), entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro; ANATO, realizada em Bogotá (Colômbia), no período de 25 e 27 de fevereiro; BTL, em Lisboa (Portugal), de 25 de fevereiro até 1º de maio; e por fim, a ITB, que será em Berlim (Alemanha), que vai de 4 a 8 de março. 
 
 
O estande do Brasil é um espaço elaborado para proporcionar as melhores condições de trabalho aos profissionais participantes das feiras, além de ressaltar a essência do Brasil por meio da realização de ações paralelas, tais como palestras, coquetéis, apresentações de produtos, destinos e atrações culturais. O proponente deve preencher a Ficha de Inscrição disponível no portal Visit Brasil www.visitbrasil.com na área de Trade (link na barra superior do site), seção de Materiais de Apoio/Impressos. É necessário realizar um cadastro para ter acesso à área de Trade do Portal. O pedido de inscrição deve ser feito por meio do preenchimento, assinatura e envio da ficha de inscrição para o endereço inscricao.feiras@embratur.gov.br. Somente serão aceitas fichas de inscrição assinadas e enviadas juntamente com CADASTUR válido. Para o preenchimento das vagas, as inscrições dependerão da análise e da aprovação das áreas técnicas competentes.
 
 
ECOTURISMO DO BRASIL
 
 
Segundo o Guia Quatro Rodas, Urubici -SC, figura entro os 50 melhores destinos do país para o ecoturismo. Segundo o guia, é um dos destinos mais frios do país, com histórico de neve no inverno. Paisagens como a Serra do Corvo Branco e oMorro da Igreja fazem da cidade. 
 
ESTRATÉGIAS DE GESTÃO
 
 
Novas diretrizes para o turismo, balanço dos trabalhos executados e lançamento de guias turísticos e estratégias para o setor. Essas são as atividades programadas para o último encontro de 2014 do Conselho Estadual de Turismo (Contur), que acontece neste dia 11 de dezembro, no Polo Comercial, em Caruaru. Comandado pelo secretário estadual de Turismo, Romeu Baptista, o Contur é o encontro para discussão entre 35 conselheiros do trade turístico pernambucano, que representam o poder público, a iniciativa privada e membros do meio acadêmico. O principal objetivo do encontro é fomentar debates sobre os rumos do turismo no estado e alinhar novas dinâmicas para o setor, com foco na infraestrutura, estruturação, divulgação, captação de investimentos, qualificação e desenvolvimento de novos produtos turísticos. 
 
 
A reunião final do Contur é marcada por novidades. Serão lançados durante o encontro a primeira etapa Plano Marketing e do Plano Estratégico do Turismo, que traçam novas indicações para o setor nos próximos anos. O primeiro tem foco na estruturação da imagem e de ações promocionais de regiões turísticas de Pernambuco, facilitando a visibilidade dos destinos pelos mercados-alvo. Já o Plano Estratégico apresenta diretrizes e programas a serem seguidos para promover o desenvolvimento do turismo em Pernambuco até 2020. 
 
 
Na ocasião, serão lançados também três guias turísticos: “Arte em Pernambuco – Caruaru”, “Arte em Pernambuco – Tracunhaém” e “Rota do Rio São Francisco”, com a presença de autoridades dos municípios incluídos nas rotas turísticas. As duas edições do “Arte em Pernambuco” – Caruaru e Tracunhaém - têm foco na interiorização do turismo e traça um panorama da produção artesanal nas regiões. Já o “Rota do Rio São Francisco” oferece orientações para quem procura desde o turismo de negócios ao cultural e de lazer, ao longo do Velho Chico. “Nossos roteiros e guias ajudam o viajante a ter um melhor aproveitamento dos nossos destinos. Com o lançamento desses três guias, o Turismo de Pernambuco oferece nove publicações com informações sobre diferentes atrativos, do Litoral ao Sertão, para diferentes perfis de visitantes”, afirma o presidente da Empetur, André Correia. No total, as publicações terão no total 70 mil exemplares.

ORGULHO DE PERNAMBUCO



O turismo de Pernambuco vem conquistando, nos últimos quatros anos, diversos prêmios nacionais e internacionais. Na última terça-feira (09), o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), André Correia, recebeu o prêmio “Orgulho de Pernambuco”, concedida pelo Grupo Diário dos Associados – Diario de Pernambuco, durante solenidade no Bairro do Recife. Em nome de todos que fazem o diferencial do turismo do Estado, o reconhecimento mostrou que a equipe da Empetur está afinada com as melhores práticas para a promoção do desenvolvimento do setor em Pernambuco. O evento estava todo ambientado com elementos da cultura local e o artista e poeta Antônio Marinho promoveu uma viagem pelos destinos turísticos do Estado através de poesia que exaltava atrativos do Litoral ao Sertão.
 
FÉRIAS NO NORDESTE
 
Tropical Tambaú Resort - João pessoa - PB
 
Os destinos de sol e praia, no Nordeste brasileiro, se mantêm na preferência nacional para viagens de férias e final de ano. É o que mostra a edição de novembro da pesquisa mensal Sondagem do Consumidor - Intenção de Viagem, realizada pelo Ministério do Turismo. Entre os entrevistados, oito em cada dez brasileiros pretendem viajar dentro do Brasil nos próximos seis meses e quase metade deles (46%) apontam a região como destino favorito. Só não vão por conta dos preços abusivos das passagens aéreas. 
 
 
De acordo com uma das maiores operadoras de viagem do país e da América Latina, pelo menos 60% das suas ofertas de pacotes são para destinos desta região. O destaque como sempre são Fernando de Noronha, Fortaleza, Ilhéus, João Pessoa, Maceió, Natal, Porto Seguro, Recife e Salvador, com saídas dos principais destinos emissores do país. 
 
Jatiúca Resort - Maceió - AL
 
A empresa terá cerca de 300 voos fretados, com pelo menos metade deles desembarcando em Porto Seguro (BA), e outros 100 para Maceió, outro destino líder do mercado nesta temporada, segundo informações da operadora. Infelizmente, mesmo diante da alta do dólar ainda é mais conveniente sair do país, tanto que continuamos batendo recordes em gastos no exterior. 
 
 
Para a Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV), a expectativa é de um crescimento de até 5% nas vendas, em comparação com o ano de 2013. Na avaliação da Abav, em geral, há um certo atraso nas decisões de viagens, devido à expectativa de novas ofertas. Para mim o que irá contribuir para isso é, sem dúvidas a queda nos preços para que as vendas se consolidem gradativamente.
 
 
 
Outro destino nacional que apresenta boa procura, repetindo aos anos anteriores é a Santa e Bela Catarina que por sete anos seguidos manteve-se em primeiro lugar como melhor e principal destino nacional, perdendo sua posição em 2014 já que o Estado teve, em menos de quatro anos, seis secretários de turismo. Aí a coisa fica realmente complicada já que o turismo representa quase 13% do PIB catarinense. A pesquisa Sondagem de Intenção de Viagem é realizada mensalmente pelo Ministério do Turismo em sete capitais brasileiras e mede os planos de viagem para os próximos seis meses. 
 
Infinity Blue Resort & - Praia dos Amores - SC

VALE ENCANTADO



Os brasileiros continuam circulando por Ushuaia, na Argentina, cujos hotéis estão praticamente lotados para as festas de final de ano, isso sem contar as centenas de navios de cruzeiro. Meu amigo Hugo Flores, acostumado com os "brazucas" e sem neve pois a temporada acabou, trocou os trenós por esse veículo puxado por seus SIBERIANOS DE FUEGO, no Valle las Cotorras ( Ruta 3, km 3017). Evidente que tem fila para passear em seu Vale Encantado.

QG brasileiro em Ushuaia - Tierra del Fuego
 
BELLA DA SEMANA
 
 
O site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br) mostra o segundo ensaio especial do Natal, que foi ao ar nesta terça-feira, dia 9. Pensando no público masculino, om site não apenas trouxe a  modelo Franciele Christ na semana passada, como agora decidiu mostrar a morena Suzy Kviatkoski, com 23 anos e natural de União D’Oeste (SC). Esta é a segunda parte do ensaio especial de Natal do Bella da Semana. Todos os anos, o site fotografa duas das modelos que já fotografaram anteriormente e fizeram sucesso entre os assinantes, dividindo o ensaio em três partes: cada uma das modelos fotografando sozinhas, e a última, que mostra as duas juntas.
 



terça-feira, 9 de dezembro de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP



NOVAS PLACAS
 
 
A partir de janeiro de 2016, os veículos novos brasileiros terão placas diferentes — no mesmo padrão dos países do Mercosul. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apresentou o modelo, aprovado por unanimidade pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Não será preciso trocar as placas dos veículos atuais. As novas placas do padrão Mercosul serão obrigatórias a partir de janeiro de 2016 apenas para veículos novos, transferidos de município e com troca de categoria. As novas placas terão fundo branco, com quatro letras e três números, utilizado na maioria dos países devido ao contraste com a combinação alfanumérica, o que permite melhor visualização e leitura pela fiscalização eletrônica. 
 
 
Terão uma margem azul superior, com o emblema do Mercosul à esquerda. O nome do país estará ao centro, com a bandeira nacional à direita. Outros itens são linhas onduladas horizontais e marcas d'água com a logo do Mercosul, gravadas na película refletiva. Conforme o Ministério das Cidades, a categoria dos veículos será indicada pela cor da combinação alfanumérica. A proposta adotada para a placa dos cinco países do Mercosul foi elaborada pelo Grupo do Mercado Comum (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela). O novo modelo terá controle nacional para identificar a origem da placa, o que inibirá a clonagem do veículo.
 
 
TEMPORADA DE CRUZEIROS
 
 
Primeiro transatlântico a chegar em Itajaí para a temporada de cruzeiros — atracou nesta última quinta-feira na cidade. Toda logística portuária necessária para chegada no navio foi preparada: agentes de trânsito, táxis, vans, guias e artesãos locais aguardaram o desembarque dos tripulantes. Neste domingo será a vez do transatlântico Imperatriz aportar na cidade com 1.800 pessoas. As 28 escalas de cruzeiro que virão a Itajaí nesta temporada devem movimentar mais de 48 mil turistas. 
 
 
VALE EUROPEU CATARINENSE
 
 
Com cenários típicos do interior da Itália e atrativos voltados à religiosidade como carro-chefe, Nova Trento, localizada no Vale Europeu, reúne diversas opções de lazer capaz de agradar famílias, casais e a terceira idade. Os passeios podem abranger gastronomia, museus, capelas, parques, belezas naturais e rotas de compras. Situada próxima a cidades como a capital Florianópolis e a badalada Balneário Camboriú, Nova Trento vale a pena ser visitada em qualquer estação do ano. O encanto começa nas estradas que levam à cidade. O cenário bucólico do interior e a natureza preservada no entorno embelezam ainda mais a paisagem. O charme e ar intimista que guarda os traços da colonização italiana através do estilo de suas casas são um convite para visitar o município.
 
 
Outra tradição herdada dos imigrantes italianos conservada até os dias atuais é a religiosidade. Nova Trento possui mais de 30 capelas e oratórios, entre eles, o famoso Santuário de Santa Paulina – homenagem à primeira Santa Brasileira. Além de ser considerada a capital catarinense do turismo religioso, é o segundo maior destino turístico do segmento no país depois de Aparecida do Norte em São Paulo. Para conhecer mais aspectos da cultura local é passeio obrigatório o Museu da Cultura Italiana instalado próximo ao Santuário da Nossa Senhora do Bom Socorro no Morro da Cruz. 
 
Oratório N.Sra Aparecida - Vígolo
 
Engenho de farinha de mandioca, utensílios domésticos, notas e moedas além da Casa do Colono e a Casa do Rádio são algumas das mais de 5 mil peças em exposição. Outro dos lugares que merece ser visitado é o bairro do Vígolo - local onde Santa Paulina viveu enquanto morou na cidade, onde se encontra o Santuário, o Bondinhos Aéreos Parque Colina e outros inúmeros atrativos.
 
BAIRRO DO VÍGOLO
 
 
Parreiras plantadas ao longo do caminho até o bairro do Vígolo despertam a atenção dos visitantes. Ao lado de cada parreiral há placa de identificação da espécie plantada. Ao longo da estrada é possível avistar vinícolas artesanais e casas de degustações de vinhos e de produtos típicos da gastronomia italiana. Ao se aproximar da rua que dá acesso ao Santuário de Santa Paulina a concentração de artesanatos religiosos, peças produzidas pela população local e atrações culturais é grande. Além da visita ao Santuário, outro lugar interessante é o Museu da Seda que fica aos fundos da Capela Nossa Senhora de Lourdes, próximo ao estacionamento do Santuário. É uma réplica da fábrica de seda construída no final do século XIX por Santa Paulina e suas companheiras, utilizada para prover o sustento das irmãzinhas da congregação Imaculada Conceição. Após 20 anos em atividade a fábrica foi fechada por conta de uma praga que atingiu os bichos de seda.
 
BONDINHOS AÉREOS
 
 
Na pracinha central do bairro – em frente ao Santuário - há uma charmosa estação de embarque para conhecer a região, a bordo do Bonde Turístico, um veículo que remete aos antigos bondes ingleses. O motorneiro, inclusive, veste o traje a rigor com camisa e calça social além do quépi. A atração faz parte do Bondinhos Aéreos Parque Colina, empreendimento turístico que fica ao lado do Santuário. O Parque Colina – instalado na cidade desde 2011 – é destaque na região por reunir natureza e fé com muita diversão. Com uma área total de 30 mil m² as atrações vão desde passeio com os bondinhos aéreos, agradáveis momentos em meio à natureza e também experiências de paz e reflexão em ambientes criados para contemplar e conhecer a história de Santa Paulina. É o caso do velário, da fonte de mármore branca com estátua de bronze da Santa, do painel artístico e da capela com decoração de revoada de pássaros de cristal, todos localizados na Estação Colina.
 
 
Ali outro destaque é o 1º Museu de Cera Sacro do país onde são expostas estátuas de personalidades da fé católica. Além da semelhança, a riqueza de detalhes das imagens tem impressionado os visitantes. A imagem de São João Paulo II, a primeira a chegar ao museu, é a única do país. Produzida com base na aparência do então Papa durante visita ao Brasil na década de 80, traz detalhes como a unha roída do dedo indicador e também o leve estrabismo.  
 
 
Já a imagem da Santa Paulina foi confeccionada a partir de uma fotografia. A Santa, em tamanho original, está sentada ao lado de uma cama onde repousa uma mulher. O cenário recria o quarto em que Santa Paulina tratava os enfermos e aproxima ainda mais o público do seu legado de caridade.
 
 
ROTA DE COMPRAS
 
Após visitar Nova Trento outra opção de passeio é a cidade vizinha de São João Batista - distante 9 km. A cidade que foi a primeira a receber os italianos em Santa Catarina é a preferida por aqueles que gostam de sapatos. Com mais de 140 indústrias do segmento – sendo a maioria voltada à produção de sapatos femininos – possui várias lojas à beira da estrada. Muitas delas são outlets de marcas famosas onde é possível encontrar produtos de qualidade por preços mais acessíveis.
 
 
NAVISC
 
Meu grande amigo Antonio pereira Oliveira me informar que um grupo de Agentes de Viagens de Florianópolis criou um POOL, denominado NÚCLEO DE AGENCIAS DE VIAGENS DE SANTA CATARINA, com a sigla NAVISC, para em conjunto oferecer aos seus clientes programas diferenciados, com mais qualidade e com um detalhe importante, com ACOMPANHAMENTO de GUIA DESDE FLORIANÓPOLIS. O objetivo é o de reunir esforços na formação de grupos, dar maior qualificação aos produtos, fugir dos tradicionais programas oferecidos pelas operadoras e colaborar uns com os outros afim de driblar as dificuldades econômicas impostas pelas condições pelas quais o Brasil vem passando. 
 
 
O grupo já se reuniu por duas vezes, já dispõe dos roteiros e estão muito animados com a nova ideia. As agências que compõem o NÚCLEO são as seguintes: Pereira Oliveira Turismo  - Star Turismo - Freedom Viagens - W Travel - América do Sol - Smart Turismo - Açoriana Turismo - Triptonita Turismo - Tortola Turismo - Mistral Turismo e Fibratur Turismo.  Segue a foto do grupo na primeira reunião realizada dia 26 de novembro, no restaurante Lindacap. Votos de muito sucesso "mo quiridu". Sair da mesmice é realmente uma idéia fenomenal, principalmente pra viajantes a meu exemplo que detestam lugares comuns por onde o "padre passa". Estou sempre fora do roteiro mas sempre garantido por uma agência de viagens.
 
 
FESTURIS - CARAVANAS INTERNACIONAIS
 
 
Em uma parceria formada juntamente com as companhias aéreas Tam, Tap e Avianca, o mercado gaúcho tem todos os anos a oportunidade de estreitar laços e apresentar seus principais atrativos para um grupo específico de profissionais do turismo de diversos países da América do Sul, América do Norte e Europa. Visando sempre o aprimoramento de seus projetos, a organização do Festuris buscou, junto aos secretários de turismo envolvidos no processo, apresentar um novo formato de programação para os convidados. No antigo formato de recepção, cada destino recebia apenas um grupo de convidados por dois dias que depois seguia para Gramado, não tendo a oportunidade de conhecer as belezas dos outros municípios participantes.
 
 
Para potencializar os resultados e apresentar a região como um roteiro completo e um produto para o exterior, nesta edição as caravanas percorreram todos os municípios que participam da ação, finalizando o roteiro no 26º Festuris. O roteiro percorrido pelos convidados contemplou, além da cidade de Gramado, destinos como Garibaldi, Bento Gonçalves, Flores da Cunha e Cambará do Sul. Na feira, os convidados foram recepcionados pela secretaria de Turismo da cidade de Gramado e do Estado, além dos diretores do Festuris, para uma breve capacitação dos destinos visitados.
 
 
TURISMO ILUMINADO
 
Uma atração super diferente começa a circular nas noites de Porto Alegre, tornando-as  mais brilhantes e atrativas neste período de final de ano. Um dos ônibus da frota Linha Turismo especialmente preparado realiza o passeio noturno Linha Turismo Iluminado para oferecer a porto-alegrenses e turistas uma nova opção de lazer e de interação com a cidade. Esta é a terceira edição do roteiro noturno, que este ano traz uma novidade: além de estar a bordo de um ônibus diferente, de dois andares, externamente decorado com luzes coloridas e mensagens de Boas Festas, o passageiro tem uma visão panorâmica de locais públicos e privados especialmente decorados para esta época do ano dentro da programação do Brilha Porto Alegre.
 
 
A realização é da Secretaria Municipal de Turismo e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com o apoio operacional da Carris. O passeio integra a programação do Brilha Porto Alegre de 2014, iniciativa que pretende estimular a presença de turistas na capital gaúcha durante o Natal, posicionando a cidade como um destino atrativo nesta época do ano. O roteiro de lançamento foi realizado com a participação do secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, representantes da CDL, do Sindilojas e do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre, as entidades parceiras do BrilhaPorto Alegre, representantes de entidades do turismo, companhias aéreas, hoteleiros, empresários do comércio, agentes de viagem, jornalistas, entre outros convidados.
 
VOOS EXTRAS
 
Tropical Tambaú Resort
 
Desde o dia primeiro de dezembro, devido à alta temporada, o movimento de passageiros no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na grande João Pessoa, está em crescimento e deverá fechar o período, que se estende até o final de fevereiro de 2015, com aumento de 20% no número de aeronaves e de 5% a 10% no volume de passageiros, em comparação com o verão 2013/2014. Ao todo, deverão chegar 38 voos extras das empresas Tam, Gol, Avianca e Azul. As informações são do superintendente da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), em João Pessoa, Sebastião David Domingos de Oliveira, que destacou o fato de o Aeroporto Presidente Castro Pinto receber, diariamente, 19 voos regulares. 
 
 
Portanto, destacou o superintendente da Infraero, “o aeroporto está preparado para atender toda a demanda projetada para a alta temporada, com as rotas extras para São Paulo, Brasília, Campinas, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza. Recebemos, também, voos das empresas Gol e Azul provenientes de Campina Grande. Os voos extras começaram a operar no dia 1º de dezembro e vão se estender até o final de fevereiro de 2015”. Apesar do crescimento no número de aeronaves e passageiros, o Aeroporto Internacional de João Pessoa atendeu de modo satisfatório a demanda, na avaliação do dirigente. “A operação dos novos voos foi bem planejada e distribuída em horários com movimento operacional reduzido e, portanto, não tiveram impacto no nível de conforto oferecido. Além do mais, a equipe da Infraero está preparada  para o atendimento dos voos extras durante a alta temporada”.
 
 
FTN EM LISBOA
 
 
Com objetivo de divulgar os principais destinos, produtos e serviços turísticos dos parceiros, aos potenciais agentes de viagens do exterior, no dia 26 de fevereiro de 2015 o FTN (Fórum de Turismo de Negócios) realizada no Hotel Dom Pedro, em Lisboa (Portugal), em paralelo a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, conferência, exposição e almoço de turismo. Na ocasião, os parceiros participantes do evento irão divulgar, de forma ampla e profissional, os produtos e destinos para outros países da Europa, especialmente para os agentes de viagens portugueses e pequenos operadores, aproveitando uma das maiores feiras de turismo.  “Buscamos atrair cada vez mais turistas e melhores negócios para todos os que acreditam e fazem parte desse projeto”, explica Marta Lobo, organizadora do evento.
 
 
O evento consiste em divulgar destinos e as empresas de turismo através de ações de marketing que acontecem durante as maiores feiras de turismo da Europa. Terá palestras e demonstrações dos vídeos institucionais dos expositores pela manhã e, antes deste almoço, cada parceiro do evento terá um espaço de trabalho disponível no salão principal, onde vai oferecer mais informações do produto ou empresa que representa ao público participante. Podem participar como parceiros do evento: Secretarias de Turismo, Ministérios, Fundações de Turismo, Associações, Hotéis, operadores, empresas de eventos, Conventions Bureaus, Parques, e empresas do setor. As empresas de turismo e destinos que desejarem apresentar seus produtos e serviços como parceiros do evento podem entrar em contato com a organização do evento pelo e-mail comercial@ftnonline.com ou fone 048 3024-4877. 
 
 
SALINAS DO MARAGOGI
 
 
Minha casa em Maragogi, sob a batuta do amigo Ricardo Almeida, o resort Salinas do Maragogi, em Alagoas, está entre os melhores do mundo, segundo ranking divulgado pelo TripAdvisor. O hotel ficou em 15º no prêmio Travelers’ Choice 2014 All Inclusive, que premia os melhores estabelecimentos do ano com tudo incluído. No topo da lista está o Royalton Cayo Santa Maria, de Cuba, seguido pelo Iberostar Grand Hotel Paraiso, no México, e pelo Kurumba Maldives, que fica nas Ilhas Maldivas. Além de funcionarem em lugares paradisíacos, os hotéis destacados trazem amenidades de luxo, piscinas enormes e divertidas atividades para entreter os hóspedes.



ACESSIBILIDADE


Para muitos, um banho de mar é algo que faz parte do cotidiano. Porém, para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, pode se tornar uma atividade de difícil execução. Visando garantir que esses momentos de lazer estejam disponíveis a todos, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (SETUR-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR), leva o projeto Praia Sem Barreiras ao município do Jaboatão dos Guararapes. A açãofaz parte do programa Pernambuco Acessível e visa garantir às pessoas com deficiência física o banho de mar assistido. Em Candeias, o Praia sem Barreiras fica localizado em frente ao Restaurante e Pizzaria Caravelas, na Avenida Bernardo Vieira de Melo, com entrada pela Rua Alfredo Régis de Lima Mota.  O projeto está instalado em uma área com cerca de 150m² e funciona de sexta a domingo, sempre na maré baixa.


Os visitantes podem desfrutar, gratuitamente, de uma esteira de acesso ao mar, com 30 metros de comprimento, além de quatro cadeiras anfíbias, uma piscina para o lazer de crianças e o banho de mar com o auxílio de profissionais qualificados.  “Expandir o Praia Sem Barreiras para outros municípios é meta do Turismo de Pernambuco, assim como tornar os nossos atrativos turísticos acessíveis a todos”, afirma o presidente da Empetur, André Correia. Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas e Preservação Ambiental Oceanário de Pernambuco identificou os locais que oferecem mais segurança durante o banho de mar na praia de Candeias. Variáveis como: topografia da praia submarina, correntes da deriva e retorno, ações das ondas, marés, recifes e corais, arenitos e/ou artificiais, além do risco iminente do ataque de tubarão foram analisados para a escolha do local.

USHUAIA 2015



Fantástica novidade para quem pretende curtir a alta temporada 2015 de esqui em Ushuaia. A Prefeitura de lá acabou de fechar acordo com a Aerolíneas Argentinas que permitirá contar com uma série de voos regulares sem escala entre as cidades de São Paulo e Ushuaia no próximo inverno. A princípio operará nos domingos do mês de Julho de 2015 e de acordo com a demanda, que se estima muito alta, a operação poderá estender-se durante os meses de agosto e setembro, terminando depois da Copa do Mundo de Instrutores de Ski e o Congresso Mundial Interski Ushuaia 2015. A modalidade de voo regular permite uma extraordinária alternativa para a chegada do turismo brasileiro, que por suas características favorece a toda a gama de oferta de Ushuaia. A estes voos diretos sem escala aos domingos será adicionada uma importante disponibilidade de lugares nos voos de Buenos Aires. 

A operação se realizará com modernos Boeing 737-800 recentemente incorporados à frota da Aerolíneas Argentinas. Nestes voos terão prioridade as mais de vinte operadoras que estão trabalhando com a Prefeitura desde a primeira série charter em 2008, e os lugares que não forem ocupados serão disponibilizados no sistema para a venda ao  público. Dada a alta demanda que Ushuaia possui no inverno, estima-se que rapidamente serão ocupadas visto que permitem chegar ao destino e retornar sem realizar traslado. As facilidades e acordos alcançados pela Prefeitura com a Aerolíneas Argentinas estão propiciando uma excelente temporada de verão, e agora mais esta novidade, com a operação de um voo regular direto sem escalas de São Paulo a Ushuaia no inverno.