terça-feira, 15 de setembro de 2015

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino



SC DE MAL A PIOR


Veja como está a divulgação do meu estado na maior feira de turismo do Brasil, a ABAV EXPO. A secretaria de turismo quebrada, nem feira com estande decente terá. Durante sete anos SC ocupou o primeiro lugar como principal destino nacional. Depois que o atual governador, aliado do PT, assumiu, passaram pelo governo sete secretários de estado do turismo. O atual não entende da pasta e, por conta disso e mais um pouco Santa Catarina perdeu sua posição de destaque. Valendo lembrar que o turismo por aqui representa nada mais nada menos do QUE 13% do nosso PIB. Pobre da SANTUR que tem que se virar nos 30, aliás, no avesso, tirando leite de pedra.



A SANTUR informa que a área disponível para Santa Catarina será de apenas 50 m², com apenas quatro balcões de atendimento SEM DEPOSITO PARA ABRIGAR MATERIAL. As credenciais para Santa Catarina estão limitadas a (10) dez unidades para uso exclusivo de entidades institucionais. Assim sendo, recomendamos aos interessados em participar do evento, a fazer seu credenciamento diretamente com a organizadora do mesmo. "Voltamos a reforçar que o stand NÃO TERÁ DEPÓSITO PARA ABRIGAR MATERIAIS, portanto o estoque de material é de responsabilidade de cada participante". Lamentável.


BALNEÁRIO CAMBORIÚ


Já o competente Secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, informa que aquele balneário estará fazendo seu papel na promoção e divulgação e neste ano estarão fechando  participação em torno de 94 eventos, feiras, exposições... enquanto o estado não passou de 23 ações. E agora pra piorar, pela primeira vez Santa Catarina não participará da maior Feira das Américas, a FIT Buenos Aires, mas Balneário Camboriú estará presente com um estande de 117mt², inclusive irão fazer pela primeira vez, ações de marketing focado em público direto, onde terão 30 dias de promoção em um busdoor e outdoor na principal avenida, de frente para o obelisco.


Também haverá matéria na revista LADEVI que é a maior divulgadora do turismo para todo aquele país. Além disso trabalharão especificamente em redes sociais com links patrocinados e finalizando com uma promoção na revista de bordo da empresa aérea GOL.
Vamos participar da BNT no Chile e Peru, ACAV em Cordoba e, ainda teremos estande da feira Internacional do Paraguay - FITPAR, FESTURIS em Gramado dentre outras. Isso é pensar em turismo, uma industria sem poluentes. 

Novo endereço francês em Balneário Camboriú

PEREGRINAÇÃO NOTURNA


A 1ª Peregrinação Noturna no Santuário Santa Paulina ocorreu no último dia 04. É a mais nova opção de turismo na cidade de Nova Trento. Trata-se do Projeto de Turismo Cultural Religioso do Vale do Rio Tijucas desenvolvido pelo Sebrae/SC, em parceria com o município e região. A ação tem o intuito de utilizar espaços nobres e ociosos da cidade, com a criação de novos produtos turísticos, em períodos estratégicos para diminuição da sazonalidade turística municipal. Durante 1h20, os participantes percorrem um trajeto que conta a história de Santa Paulina e dos locais históricos que marcaram a vida da Santa. 


“A ampliação da parceria com o santuário de Santa Paulina mostra o grande potencial religioso local e o engajamento dos parceiros no desenvolvimento de caminhadas e peregrinação na região”, explica o consultor do Sebrae/SC, Otto Walter Schmiedt. Segundo Otto, a peregrinação noturna deverá ocorrer toda primeira sexta feira do mês, com participação gratuita e com um tema específico dentro do calendário da Igreja e dos 'Caminhos de Santa Paulina'. “Além do histórico dos pontos visitados contados pelas irmãs do Santuário, a programação será acompanhada de música, oração e muita devoção”, ressalta o consultor.


FESTURIS GRAMADO


Confirmado a participação do MINISTÉRIO DO TURISMO do Brasil no FESTURIS. Na oportunidade, o Ministro Henrique Eduardo Alves garantiu sua presença na solenidade de abertura e no congresso do evento!


A 27ª edição da Feira de Turismo de Gramado – FESTURIS, acontece de 5 a 8 de novembro na Serra Gaúcha, e vem repleta de novidades e atrações. A mais importante e rentável feira de negócios turísticos da América Latina já bateu recordes de inscrição, alcançando com  30 dias, um volume de mais de 2 mil inscritos. Em conexão com o mundo, a FESTURIS é a melhor plataforma de negócios B2B para o mercado brasileiro e sul-americano. Na edição de 2015 os participantes vão encontrar muitas novidades, reflexo das principais tendências mundiais.


Uma das grandes novidades da 27ª Edição do FESTURIS é o Salão de Destinos Gastronômicos. Integrado ao salão do ENOTURISMO, será a vitrine da gastronomia na FESTURIS e contará com formato inovador. Arena Gastronômica: espaço show do Salão de Destinos Gastronômicos - nela chefs renomados, mestres cervejeiros, barristas e sommeliers serão desafiados a mostrar,  um pouco da gastronomia dos destinos presentes ao longo da Alameda Gastronômica. A Alameda:  Um projeto temático, que pretende através de fachadas conceituais e de paisagismo diferenciado lembrar uma via repleta de restaurantes, bares e cafés, que mostrará aos participantes do FESTURIS um pouco destino que está conhecendo.


O aplicativo da FESTURIS vem com um recurso que permite o escaneamento do cartão de visitas, sendo que gera o armazenamento desse contato de forma instantânea, facilitando negócios e a segurança do arquivamento de networking durante a feira. SISTEMA DE NOTIFICAÇÃO BEACONS - É um sistema de notificação por proximidade. Pessoas vão receber informações atualizadas em diferentes espaços da feira, a partir do acesso do aplicativo na entrada feira. Serão instalados 12 pontos que vão notificando o que está acontecendo na feira, quando o visitante passa próximo ao sinal. Cana sinal tem alcance aproximado de 30 m2. O FESTURIS conta pela primeira vez, um Instituto de Pesquisa, para fazer o dimensionamento e o impacto econômico do evento. Segundo a Diretora da Feira, Marta Rossi, “sairemos do chutometro para trabalhar com dados reais”.  


SALA DO CONHECIMENTO


Com capacidade para 80 participantes por sessão, a “Sala 2 – Conhecimento”, que integra o Congresso ABAV de Turismo, âncora da Vila do Saber – espaço da 43ª ABAV - Expo Internacional de Turismo dedicado ao conhecimento – apresentará uma programação ininterrupta de sete palestras e um painel durante os três dias de evento. No espaço, serão debatidos temas da atualidade do universo dos agentes de viagens, como empreendedorismo, sistemas de gestão, linhas de créditos, intercâmbios e segurança em compras online. 


A grade será aberta às 14h da quinta-feira (24/09) com a palestra sobre ‘Empreendedorismo em Turismo e a Atitude Empreendedora’, apresentada por Thales Andreassi, da FGV, doutor em Turismo pela USP. Logo em seguida, das 15h30 às 17h, o tema será: ‘Como Escolher seu Sistema de Gestão’, com apresentação de Tadeu Cunha, da Wedge Tecnologia e expert em sistemas de distribuição. Na sexta-feira (25/09), a Sala 2 iniciará atividades às 12h30, com a palestra: Turismo Religioso, conduzida pela professora e especialista no assunto, Laura Santi. Na sequência, às 14h, será a vez da palestra sobre ‘Banco e Linhas de Crédito para PMEs’, apresentada por Rodrigo Leite, gerente de relacionamento empresarial da Caixa Econômica Federal, especialista em pequenas e médias empresas. 


Das 15h30 às 17h, acontecerá o painel ‘Eventos - Tendências, Nichos e Inovação’, apresentado por Ana Cláudia Bitencourt, presidente da Abeoc, e Toni Sando, presidente-executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau. No sábado, que neste ano também será exclusivo aos profissionais do setor, a palestra ‘Intercâmbio: Educação fora do Brasil’, apresentada a partir das 12h30 por Neila Chammas, diretora de Relações Institucionais da Belta, especialista em franquias, vai discorrer sobre tipos de programas e destinos; cuidados de uma agência para comercializar esses programas. 


Das 14h às 15h30, a sala recebe a palestra ‘Big Data e Inteligência de Negócios para PMEs’, por Augusto Rocha, sócio da PMWeb. A apresentação tratará sobre como utilizar os indicadores e bancos de dados do seu negócio para gerar mais lucro. Para finalizar a programação, das 15h30 às 17h, o tema será: “Mobile e a Segurança de Compras de Viagens”, com Daniel Bento, da DeltaB.


A grade do congresso conta com 29 palestras confirmadas, seis painéis, duas sessões plenárias e um espetáculo, distribuídos entre 24 e 26 de setembro. O credenciamento para a feira e o congresso pode ser feito, simultaneamente, no site www.abavexpo.com.br. A 43ª ABAV - Expo Internacional de Turismo se realizará entre os dias 24 e 26 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi (SP), incluindo o 44º Encontro Comercial Braztoa, o Abeta Summit e a Ilha Corporativa – Encontro de Negócios Abracorp.



JATIÚCA RESORT NA ABAV


O Jatiúca Resort, um dos mais tradicionais e premiados empreendimento do turismo brasileiro, considerado um oásis localizado no coração de Maceió, em Alagoas, marca presença na 43ª edição da ABAV 2015 (Associação Brasileira de Agentes de Viagens). Durante o evento, o Jatiúca apresentará novidades e prévias de lançamentos de serviços, caso do MAPFlex, hoje marca registrada exclusiva do Jatiúca Resort. O serviço consiste em um sistema de alimentação flexível, dando ao cliente a liberdade de aproveitar toda a programação planejada para o dia, sem se prender a horários.


“O MAPFlex é um produto exclusivo do Jatiúca Resort e foi desenhado para facilitar a vida dos hóspedes, oferecendo maior autonomia na opção entre o almoço ou jantar. Acreditamos que esta é a melhor maneira de atender aos nossos clientes e também de proporciona-los àquela sensação de estar em casa, “livre”, para escolher uma das refeições”, explica João Faria, Gerente de Vendas e Marketing do Jatiúca.


Outra grande novidade é o Club Turquesa. Bem mais que um programa de relacionamento, o Club Turquesa é a possibilidade do hóspede cativo do Jatiúca desfrutar de uma assessoria personalizada e de experiência única Um carinho que vai além das condições especiais. O cliente Turquesa dispõe de serviços exclusivos em todo o complexo. Pequenos detalhes que farão toda a diferença durante o convívio com nossos serviços.  “ Com essas novidades, o Jatiúca se lança como resort upscale implantando novas atividades que agregam lazer e diversão para todas as idades, bem como espaços de relaxamento que viabilizem o pleno desfrute das belezas naturais do litoral de Maceió, em seus 62mil m2 de área verde”, explica o diretor do hotel, Claudio Cordeiro, profissional vencedor do Prêmio VIHP 2014 (Very Important Hotel Professional), em Gerência de Resort. Iniciativas e diferenciais que começaram em 2013, com investimentos de quase R$ 30 milhões em obras de ampliação, modernização da infraestrutura, equipe e serviços do hotel.


Espaço Gastronômico Lagoa da Anta com o melhor da gastronomia e um exclusivo personal chef a disposição do cliente com uma vista única. Náutica na Lagoa com passeios de barco e atividades como stand up e pedalinho; Exercícios de step, jump, alongamento, personal, tênis e arco e flecha;
SPA, área de relaxamento exclusivo da marca com sauna, banho termal, massagens e tratamentos relaxantes; Playground molhado dentro da área kids, Bubble Bar, drinks e aperitivos degustados em local intimista com vista para o mar.


Referência não só em Maceió, mas em todo o Nordeste, o resort foi um verdadeiro ícone turístico na década de 80. Com a modernização, ele vem conquistando um mercado mais abrangente, seja para famílias ou negócios, como já ocorreu com o centro de eventos. “O Jatiúca Resort volta a figurar como um resort de ponta, oferecendo uma estrutura, além de moderna, funcional e direcionada a diversas atividades, para manter o hóspede entretido durante toda a estadia, seja com nossa equipe de lazer ou aproveitando um de nossos diferentes espaços de lazer e o conforto dos quartos e demais espaços do resort“, afirma o diretor do resort, Claudio Cordeiro.


HOTELARIA NACIONAL


O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), Nérleo Caus, apresentou, nesta última quarta-feira (9), um Projeto de Lei ao senador Ricardo Ferraço em Brasília (DF), que trata sobre a importância de uma regulamentação urgente para os novos modelos de serviços disponíveis a partir do avanço tecnológico. Entre os serviços oferecidos e que afetam diretamente a hotelaria está o Airbnb. O texto acrescenta-se o inciso 8º: “Qualquer empresa que vise exclusivamente a realizar serviços de aproximação entre clientes e meios de hospedagem, utilizando-se de qualquer meio para tal finalidade, inclusive digital”.Já, ao inciso 5º do artigo 23, inclue-se: “Equipara-se a meios de hospedagem qualquer forma de prestação de serviços de alojamento temporário, inclusive prestado por pessoas físicas”. Caus acredita que a proposta será analisada pelo Senado Federal dentro de dez dias.


BIKE EM SÃO PAULO


Setembro é considerado o mês da mobilidade no Brasil e marcado também pelo Dia Mundial Sem Carro, em 22 de setembro. Para lembrar a data, a São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) acaba de lançar o SP de Bike (cidadedesaopaulo.com/spdebike). O projeto foi concebido em formato online e oferece, inicialmente, cinco sugestões de roteiros para quem pretende conhecer a capital paulista de bicicleta, sejam turistas ou moradores. São rotas que passam prioritariamente por vias exclusivas para ciclistas e possuem atrativos turísticos no caminho, como parques, museus, centros culturais e prédios históricos. A distância aproximada do percurso e o tempo previsto estão descritos para que os interessados tenham ideia da quilometragem e o período que farão cada passeio. 


Também acessível para versão de plataforma mobile (tablets, smartphones e celulares), o SP de Bike disponibiliza o mapa geral da infraestrutura cicloviária (ciclovias e ciclofaixas) já existentes na cidade dividida por região, facilitando a visualização dos locais para pedalar. Além disso, o site possui notícias relacionadas ao mundo das bicicletas, sugestões de grupos e associações de bikers, dicas de segurança e comportamento, assim como informações sobre onde alugar ou emprestar bicicletas, locais bike friendly (amigáveis aos ciclistas), como fazer integração nos trens e metrôs e outros serviços.


Pedalar também pode ser um meio de locomoção para fins de lazer e entretenimento. Conhecer e explorar uma cidade como São Paulo sobre duas rodas permite contato mais próximo com os locais visitados, de um ponto de vista único, e mais interação com as pessoas ao redor. O uso da bicicleta tem crescido cada vez mais em todo o mundo e, na capital paulista, a Prefeitura pretende chegar a 400 quilômetros de infraestrutura cicloviária implantada até o final deste ano. Levantamento divulgado pelo Observatório de Turismo e Eventos - núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris - no início de 2015 mostrou que as novas ciclovias incentivaram 84% dos usuários a utilizar a bicicleta como meio de transporte.


A pesquisa ainda apontou que a nota geral da estrutura cicloviária na cidade foi de 7,2 e que a maioria dos usuários é de homens - quase 80% - na faixa etária dos 30 a 39 anos (31,58%). A criação de novas vias ainda incentivou mais de 84% dos usuários a usar a bicicleta como meio de transporte, sendo que mais de um terço dos usuários entrevistados já utilizava o veículo para ir de casa ao trabalho. A pesquisa na íntegra está no site observatoriodoturismo.com.br. Para conhecer melhor o SP de Bike, visite o site: cidadedesaopaulo.com/spdebike.

GOL CONTRA



A Gol S/A foi condenada a indenizar em R$ 25 mil por danos morais cliente do escritório Pugliese e Gomes Advocacia morador de Joinville. A sentença, assinada pela juíza Caroline Bündchen Felisbino Teixeira, da 2ª Vara Cível da cidade, foi proferida em função de o autor ser cadeirante e não ter tido auxílio da empresa para se locomover até a aeronave, uma vez que naquele momento inexistia escada rolante, elevador ou rampa e o passageiro teve de ser carregado no colo por familiares. Segundo Sandra Maciel, advogada responsável pelo caso, este fato serve de exemplo aos demais clientes, pois na condição de operadora de aeronave, a empresa não pode agir em desconformidade com as resoluções da ANAC. “A atitude da empresa causou grande abalo moral ao cliente, pois além da exposição perante terceiros, ainda ofereceu enorme risco à sua integridade física. Esta sentença mostra que a Justiça está atenta aos direitos dos portadores de necessidades especiais e aos direitos dos consumidores.”


BLITZ FESTIVAL JPA


A cada nova edição do Festival do Turismo de João Pessoa o número de agentes vem aumentando. Este ano o Festival JPA investiu em ações por várias cidades do Nordeste, convidando agentes de viagens para participarem do evento. Em junho e julho ocorreram ações na Bahia, Ceará e Paraíba.
Faltando pouco mais de um mês para a feira, as ações se intensificaram e o Festival fez blitz em quatro estados ao mesmo tempo. Em Pernambuco, a parceria foi com a Copa Airlines, Trend e Vootur Operadora, no Rio Grande do Norte, com a WRT Operadora e CVC, no Ceará com a MMTGapnet, além de uma ação também em parceria com a MMTGapnet, realizada durando o Workshop da operadora, que aconteceu na Costa do Sauípe.


As agências de Maceió serão as próximas convidadas, as visitas serão realizadas até o final de setembro, em parceria com a Masterop. A estimativa para esta edição é a participação de pelo menos 3.000 profissionais do turismo, vindos principalmente do Nordeste. Os agentes convidados virão em caravanas rodoviárias e terão hospedagens patrocinadas pelo evento.


O 5º Festival JPA será realizado nos dias 16 e 17 de outubro de 2015, no Centro de Convenções de João Pessoa. Voltado exclusivamente para profissionais do turismo, o evento contará com feira, rodada de negócios e diversas capacitações.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

FTN


Operadora Transmundi Brasil será parceira novamente no FTN- Fórum de Turismo de Negócios e Eventos! Aproveitem agentes de viagens, façam suas inscrições e marquem logo negociações no entre ás 14hs e 16hs do dia 22 de setembro. Presentes também as Operadora Egípcia Tours, Vered Hasharom (o diretor vem exclusivamente de Israel para atender no FTN e ABAV os agentes) operadora Repytur de receptivo na Argentina, VIP Mar de Balneário Camboriú, Fly CArd, Negócios com a China, Air Europa, Avianca, Destinos ...


INTERSKI 2015

Clique na imagem para ampliá-la

Terminou neste sábado mais uma edição do Intersky 2015, desta vez em Ushuaia, no Fim do Mundo. neste evento se definem as tendências e novidades desses esportes, assim como se analisam os sistemas técnicos e de ensinamento atuais. Pela primeira vez na história foi realizado em um país do Hemisfério Sul. Participaram do evento, delegações de 29 países que realizaram atividades, tanto nas pistas de esqui alpino e de fundo, como na cidade. Foram mais de 700 membros, entre eles as equipes DEMO, que são os maiores expoentes de cada país e fizeram diferentes demonstrações e exibições. 30 hotéis e alojamentos de distintas categorias da cidade foram utilizados pelas delegações oficiais.

Cilene del Faro - O hotel dos brasileiros em Ushuaia

Ao todo foram 6 mil leitos de hospedagem ocupados; 35 ônibus e mini ônibus fizeram os traslados das delegações; 25 estabelecimentos aderiram ao circuito gastronômico para as comidas contratadas pelas delegações; 100 voluntários trabalharam na assistência, hospitalidade e logística. Além dos mais de mil participantes, entre delegações e acompanhantes, Ushuaia esteve com sua capacidade totalmente ocupada por turistas argentinos, brasileiros e de outros mercados, atraídos pelo Interski 2015.


Estima-se que somente as delegações oficiais gastaram cerca de US$ 2 milhões em hospedagem, alimentação, traslados, serviços e compras. A esse valor devem ser somados os benefícios indiretos e o gasto de turistas do mercado nacional, regional e internacional, que chegaram a Ushuaia para o evento. Inaugurado em 1999, o Cerro Castor está localizado a 26 quilômetros de Ushuaia, a 195 metros sobre o nível do mar e pico de 1057 metros.


Possui 31 pistas com diferentes níveis de dificuldade, 12 meios de elevação, um snowpark, uma área para principiantes e, fora da pista, área de mais de 650 hectares esquiáveis. Além disso, conta com ampla rede de neve artificial, garantindo neve até a base, durante toda a temporada.


Por ser o ponto turístico mais austral do planeta, tem característica que o tornam único já que concentra a melhor qualidade de neve do país e da América do Sul. Não troco o Cerro Castor por nenhuma outra estação de esqui e Ushuaia é sempre o meu destino de férias e de quem gosta de muita, mas muita neve.


Clique na imagem para ampliá-la

DESPEDIDA

Clique na imagem para ampliá-la


Como não poderia ser diferente, a figura mais carismática de Ushuaia, o super chef Lino Adilon, que adora e tira férias nas prias brasileiras, desfila com suas centollas, champagnes no encerramento do Intersky 2015 em ushuaia. Ai seu lado, o poderoso chefão do Intersky, Berny Eceston. Umevendo gigantesco coroado de muito sucesso, aprendizado e muita, mais muita neve.

Atlantico Sur - Duty Free super abastecido bem no centro da cidade que é uma Zona Franca

PARA VER OUTROS ARTIGOS DE IMPORTÂNCIA CLIQUE AQUI

terça-feira, 8 de setembro de 2015

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino



FLORIPA AMANHÃ


A presidente da FloripAmanhã, Anita Pires, está na Colômbia onde vai representou a Associação e o Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia no 13º Congresso Gastronômico de Popayan que terminou no último dia 06. Assim como Florianópolis, a cidade colombiana também integra a Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO. O evento na cidade colombiana é um festival gastronômico, similar ao que Florianópolis tem o compromisso de realizar em 2016.“Vamos ver como fazer e convidar as outras cidades para vir à Florianópolis”,afirmou Anita. O intercâmbio entre as cidades é uma das premissas da Rede Mundial da Unesco. Como passou a integrar a Rede em dezembro de 2014, Florianópolis está recebendo convites das outras municipalidades para conhecer o que já é feito em diferentes partes do mundo para desenvolver a cadeia gastronômica local, com valorização da cultura e respeito ao meio ambiente. 


Este ano a 16ª Edição da Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra), de 16 a 20 de setembro, vai receber representantes de Hondarribia (Espanha), cidade que está se candidatando para entrar na Rede. Além de apresentar sua candidatura, um chef vai realizar uma aula show no dia 20/09 sobre a preparação de “pintxos”, prato típico local.
O Programa Florianópolis Cidade da Gastronomia também está promovendo o “Concurso Cultural Gastronômico Fenaostra Creative City” para estimular novas formas de preparo tendo a ostra como ingrediente principal. Além de Florianópolis, Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia).


Durante a 16ª edição da Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra), de 16 a 20 de setembro, o Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia promove o “Concurso Cultural Gastronômico Fenaostra Creative City” para estimular novas formas de preparo tendo a ostra como ingrediente principal. Presidente FloripAmanhã Anita Pires, secretária de Turismo Zena Becker, prefeito César Júnior e o vereador Sandrini. Presidente da FloripAmanhã, Anita Pires, secretária de Turismo, Zena Becker, prefeito de Florianópolis, César Souza Júnior e o vereador Celso Sandrini no lançamento da Fenaostra (13/08). As inscrições poderão ser realizadas até o dia 11 de setembro. O concurso terá uma categoria profissional voltada para os chefes e cozinheiros de restaurantes e hotéis de Santa Catarina e outra categoria acadêmica, para os estudantes de todos os níveis e tipos de cursos de gastronomia do Estado. A prova não será aberta ao público não especializado por questões de segurança sanitária.


O BENEDITO RISTOBARETO


O premiadíssimo chef Helton Costa retorna em grande estilo. Aliás, durante estes dois meses fechou a Cantina Sangiovese mas continuou trabalhando e ministrando inúmeros workshops pelo Brasil e, ao mesmo tempo dava seguimento as obras do seu novo restaurante que abriu neste último dia 03 em local extremamente privilegiado, no Shopping Casa Designer, na SC 401. Trata-se da sua obra prima: "O Benedito Ristobareto", em homenagem ao seu avô materno. 


Quanto a qualidade? Isso nem precisa se comentar. Indiscutivelmente primorosa. Vale lembrar que agora o restaurante passa a atender unicamente de segunda a sexta-feira, das 09 às 20 horas. E sábado das 09 às 15 horas. Jantar somente com reservas e acima de oito pessoas. 


DIA DAS CRIANÇAS NO INFINITY

Clique na imagem para ampliá-la

O Infinity Blue Resort & Spa, o melhor resort do Brasil para curtir em família acabou de abrir um super pacote para curtir o Dia das Crianças. Brinquedos anos 80, apresentação de banda com músicas infantis de todas as épocas, brinquedos de playground infláveis. No restaurante gastronomia com buffet temáticos e buffet especial a cada noite para as crianças tais como: 09/10 Noite do Brigadeiro;  10/10 Noite da Pizza; 11/10 Noite do Hambúrguer e Cachorro-Quente. Todas as atividades com as crianças terão buffet com arroz, feijão, macarrão, filé… Até duas crianças de 5 anos cortesia, de acordo com a capacidade do apartamento (no superior apenas uma); Incluso café-da-manhã, almoço e jantar. 


No SPA não é diferente: Day Spa Kids Meninas: Banho de gelatina com degustação de morangos e milk-shake; Máscara facial de chocolate; Cabelo (Trança ou escova); EsmaltaÇão (manicure e pedicure); aquiagem Infantil. Para os meninos: Day Spa Kids meninos: Gomage corporal; Massagem com aroma de baunilha; Banho de banheira com aroma de baunilha; Mesa de guloseimas; Corte de cabelo. Valor do pacote R$ 230.00 / Valor para dois R$ 360.00.

BALNEÁRIO SABOROSO


Na tarde desta última quarta-feira, 2, a equipe executiva do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau reuniu os restaurantes participantes da 6ª edição do Festival Gastronômico Balneário Saboroso para  apresentar a prestação de contas do evento e premiar os restaurantes que mais venderam 
durante o período. Os restaurantes que faturaram a premiação foram o Acqualina Bistrô, que ficou com o primeiro lugar, seguido pela Enoteca Decanter e pela Soleil Pizza. Todos os vencedores ganharam troféus e medalhas e, de acordo com a colocação, a equipe de colaboradores ganhou passaportes para o Parque Beto Carrero World, para o Parque Unipraias e brindes do festival. 


A reunião também apresentou todos os investimentos, como as ações e materiais promocionais, resultados das mídias online e assessoria de imprensa, além das receitas, através de apoios e patrocínios.  O evento contou ainda com a presença do consultor do Sebrae Mario Augusto São Thiago, que  comandou avaliação dos pontos fortes e pontos a serem melhorados do festival para o próximo ano. Marinho ressaltou que o festival está servindo de modelo para outras cidades e que uma das principais razões do sucesso é que o projeto é todo concebido pelos próprios empresários e não por uma empresa externa, exigindo esforço e comprometimento de todos os participantes.


Uma pesquisa feita com os empresários dos restaurantes que participaram do festival também foi apresentada e mostrou que mais de 88% deles acreditam que o festival possibilitou a captação de novos clientes, enquanto 71% afirmaram que o Saboroso aumentou o fluxo de clientes.  Para a presidente do Convention Bureau, Margot Rosenbrock Libório, o grande desafio agora é manter o que já foi consolidado e buscar os recursos cada vez mais com a iniciativa privada, valorizando e dando retorno para os parceiros.


BELLA DA SEMANA


Estreia nesta terça-feira, 8 de setembro, o ensaio da modelo Manu Muniz no site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Nascida no Mato Grosso do Sul e moradora da cidade de Londrina (PR), a morena de 25 anos já fez figuração em novelas e participou de clipes musicais. Manu adora o mundo das artes – já fez teatro, cantou em coral e participou de desfiles e concursos de beleza pelo Brasil. Mas o que gosta mesmo é fotografar. Para ela, uma das questões mais complicadas da profissão é conseguir manter o padrão de beleza exigido pelo meio. Apesar da expressão séria, Manu tem também um lado brincalhão e até polêmico. Nem mesmo os hipnotizantes olhos azuis conseguem esconder a parte mais moleca que ela tem.


ABIH 50 ANOS


Parabéns à ABIH-SC. 50 anos ! Destaque da presença do fundador e 1° Presidente, Odson Cardoso ( 1965/1971) — Na foto Edson Ziolkowski (Hotel Renar - Fraiburgo), Samuel Rabelo Koch (Presidente ABIH-SC), Wilson Luiz Macedo (Thermas Piratuma Park Hotel) e do ex-presidente João Eduardo Amaral Moritz. 


ACATMAR É TOP TURISMO ADVB 2015


O projeto Limpeza dos Mares da Acatmar – Associação Náutica Catarinense para o Brasil – foi vencedor do prêmio TOP Turismo ADVB SC como uma das melhores iniciativas que contribuem para o desenvolvimento e a promoção da atividade turística no estado de Santa Catarina, conforme divulgado recentemente pela ADVB SC (Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing). “É a primeira vez que a Acatmar recebe um prêmio de tamanha importância e isso nos orgulha muito. Mostra o comprometimento da associação com o meio ambiente, além de sensibilizar sobre a importância da preservação, e o empenho no desenvolvimento da indústria náutica através do turismo”, destaca o presidente da Acatmar Leandro “Mané” Ferrari.


O objetivo do Limpeza dos Mares Acatmar é, através da união de voluntários de todo o país e exterior, coletar resíduos sólidos de origem humana depositados em mares e costões, e sensibilizar a sociedade civil, o poder público e os empresários para a importância da preservação da fauna e da flora marinha. Na última edição do evento, foram coletadas cerca de 4 toneladas de lixo marinho na região da Grande Florianópolis e a próxima ação de limpeza deverá iniciar no dia 19 de setembro nos arredores da Reserva do Arvoredo. A premiação dos vencedores do TOP Turismo ADVB 2015  acontece em evento no dia 29 de setembro, no Parque Beto Carrero World, na cidade de Penha. Na ocasião, também será divulgado o TOP One do setor, uma distinção especial para a melhor iniciativa entre os premiados.


AVIÕES TEMÁTICOS


Espero que a moda pegue e os preços dos aéreos baixem. Aqui no Brasil ainda está muito complicado, caro e demorado viajar para ir daqui até ali. Agora as empresas aéreas estão investindo em aeronaves 
pintadas com personagens como Mickey Mouse, o gênio da lâmpada e robôs de Guerra das Estrelas ... É uma forte tendência, os passageiros vivem experiências inusitadas e as companhias faturam com reforço da imagem. Em vez de estampar as cores e o nome da companhia aérea, como costumava fazer, a máquina voadora trazia em sua carenagem uma pintura detalhada do robô R2-D2, da série de Guerra das Estrelas. Antes de embarcarem, era possível ver os passageiros embasbacados diante do robô voador de mais de 20 metros, revelou a companhia. A quantidade de flashs e selfies era fora do normal. Era preciso que os funcionários apressassem a tripulação para que todos entrassem no avião. Não é sempre que se voa com o R2-D2.

Clique na imagem para ampliá-la

Empresas aéreas de vários países passaram a usar o espaço externo de suas aeronaves para divulgar destinos turísticos, homenagear ícones da cultura do país e até personagens infantis. A iniciativa de pintar as aeronaves não é nova. Em 1988, um avião norte-americano foi lançado com uma pintura em homenagem à Shamu, a orca que se tornou símbolo do parque aquático americano Sea World. Os personagens da animação infantil Carros e o gênio da lâmpada mágica de Alladin também foram os destaques de duas aeronaves norte-americanas. O avião é o principal meio de transporte dos turistas estrangeiros que viajam para o Brasil. Mais de 4,5 milhões de viajantes estrangeiros usaram o avião para visitar o país no ano passado, de acordo com estudo do Ministério do Turismo. Se as empresas aéreas brasileiras fizerem isso, quem pagará a conta seremos nós.



VOANDO TAP


Enquanto que para ir daqui até ali aqui no Brasil você paga um valor exorbitante, abusivo, continua sendo mais fácil, barato e rápido tirar tirar férias no exterior. A TAP preparou está com uma promoção imperdível para quem quer ir à Europa. Somente entre os dias 05 e 10 de setembro de 2015 é possível adquirir bilhetes a partir de US$ 499 e ainda parcelar em 5X sem juros em qualquer cartão de crédito para diversos destinos que a ampla malha da companhia abrange. Com saídas a partir  de: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo(Viracopos/Campinas). A promoção oferece 30 destinos em toda a Europa. 


Além disso a TAP permite uma parada gratuita em Lisboa ou no Porto. Acumula 100% em milhas e crianças entre 2 e 12 anos incompletos acompanhados de adultos tem desconto de 25%. A tarifa promocional é válida para viagens realizadas em classe econômica, sem adicionais e taxas, para embarcar em diversos períodos e destinos com vagas limitadas.  Para obter mais informações sobre a promoção e todos os destinos e datas de embarque, acesse o site www.flytap.com.  Ou entre em contato com a Central de Reservas, pelo telefone 0300.210.6060.


FESTIVAL DA LAGOSTA


Os turistas que visitam as piscinas naturais de Maragogi, em Alagoas, têm mais um atrativo este mês. Teve início nesta quarta-feira (2) a sexta edição do Festival da Lagosta de Maragogi, que promove pratos à base do crustáceo em 12 restaurantes, com desconto de até 50%. As formas de apresentá-la variam bastante: tem lagosta grelhada na cachaça, lagosta com molho de alcaparras, lagosta com leite de coco e azeite de dendê. A praça de eventos da cidade completa a programação com apresentações culturais, exposições, venda de artesanato e shows musicais.  O evento vai até o dia 27. Devido ao papel estratégico dos pratos regionais para o desenvolvimento do turismo nacional, o MTur abriu chamada pública para apoiar projetos sobre o tema até 18 de setembro. Representantes de órgãos ou entidades da administração pública estadual, distrital e municipal podem enviar propostas que divulguem destinos turísticos com ações que valorizem a gastronomia regional por meio do Sistema de Convênios (Siconv) do Ministério do Turismo. Os projetos serão analisados e poderão contar com um valor mínimo de R$ 100 mil e máximo de R$ 300 mil. Estão disponíveis R$ 3 milhões para apoio às iniciativas.

Salinas de Maragogi Resort - All Inclusive

SINDIHOTEL RS


A qualificação profissional é essencial na hotelaria e os funcionários do setor precisam estar preparados para receber, servir e, principalmente, cuidar dos clientes utilizando métodos modernos e padronizados. Para isto acontecer, o empreendimento deve disponibilizar ferramentas de capacitação, abrangendo vários processos, do operacional até a gerência. Pensando no mercado em plena transformação tecnológica, o Sindihotel, em parceria com a Ludific Plataformas Inteligentes e com a Consultec Consultoria Hoteleira, vai oferecer a partir de setembro um portfólio de cursos na modalidade EAD (Ensino a Distância) visando a excelência dos serviços prestados pelos meios de hospedagem em vários municípios do Rio Grande do Sul.


A plataforma de ensino atende as demandas levantadas pelos empresários e possui como diferencial a praticidade. Os usuários poderão acessar todo o conteúdo (apostila, slides, vídeos, links e exercícios) pela Plataforma FLAG (Ferramenta Ludific de Aprendizagem Gradativa) de qualquer lugar, em casa ou no trabalho. Será possível desenvolver os conhecimentos de maneira interativa, com uma interface amigável, verificando os resultados do aprendizado em tempo real. “As lições estarão disponíveis em qualquer dispositivo, incluindo smartphone, tablet ou computador com Internet por navegador”, informa Gilberto Rosa Junior, desenvolvedor de negócios da empresa Ludific.


O primeiro curso apresentará o tema Ambientação no Mercado da Hospitalidade com os tópicos “Preparação para ingressar na empresa”, “Desafios e Conhecimentos Iniciais”. A etapa será dividida em 4 módulos de 3 horas cada, totalizando 12 horas aula. Para participar os empresários e os 
gestores deverão se inscrever no Sindihotel (www.sindihotel.org.br) para o curso de Ambientação no Mercado da Hospitalidade. Futuramente serão desenvolvidos os cursos nas áreas de Recepção (procedimentos internos, controle, documentos necessários e indicadores de desempenho com ênfase na comercialização de diárias); e Governança (atividades internas, controles e documentos utilizados pelo setor, comunicação com a recepção e uso de EPIs). Ambos terão 32 horas de duração, também divididos em 4 módulos.


Não é necessário fechar uma turma, já que todo o estudo é feito individualmente, no prazo máximo de 60 dias. Em cada curso haverá uma avaliação on-line, em que o aluno poderá realizar a prova final do curso para receber seu certificado de conclusão, emitido na própria plataforma pelo Sindihotel. “Com indicadores previamente estabelecidos poderemos adotar parâmetros na avaliação permanente dos profissionais”, afirma Alonso Blanco, responsável técnico do projeto. “A iniciativa pode contribuir na melhoria da gestão e nos resultados operacionais e financeiros de cada empreendimento. E isto é fundamental para a hotelaria independente em momento de crise”, ressalta o presidente do Sindihotel, Manuel Suarez.


JANTAR HARMONIZADO PATAGÔNICO


O grande chef argentino Jorge Monopolli estará em Indaiatuba - SP, entre os dias 17 e 19 próximos e, para o domingo dia 20, um almoço. Os jantares serão harmonizado com vinhos da Família Schroeder da Patagonia Argentina, pela sommelière Josi Pieri. Couvert de pães caseiros com ervas e lactonesa 
de alioli. De entrada a especialíssima Salada Kalma: folhas verdes, sementes de girassol, gomos de laranja, avocado,  vinagrete de morango, azeite e aceto, servida em cesta de Massa Crocante. Harmonizada com Chardonnay Saurus Select - Família Schroeder - Patagônia. Como prato principal 
Roll de Cordeiro de longa cocção com pimentas da Terra do Fogo, emulsão de cenoura, batatas doradas e tomate cereja confitado. Harmonizado com Cabernet Sauvignon Saurus Select - Família Schroeder - Patagônia.


Para encerrar uma saborosa chocotorta desconstruída. Harmonizada com Malbec fortificado Malamado - Família Zuccardi - Mendoza. Clique aqui: Para assistir o vídeo do Chef Jorge Monopoli


FESTIVAL JPA


A cada nova edição do Festival do Turismo de João Pessoa o número de agentes vem aumentando. Este ano o Festival JPA investiu em ações por várias cidades do Nordeste, convidando agentes de viagens para participarem do evento. Em junho e julho ocorreram ações na Bahia, Ceará e Paraíba.
Faltando pouco mais de um mês para a feira, as ações se intensificaram e o Festival fez blitz em 4 estados ao mesmo tempo. Em Pernambuco, a parceria foi com a Copa Airlines, Trend e Vootur Operadora, no Rio Grande do Norte, com a WRT Operadora e CVC, no Ceará com a MMTGapnet, além de uma ação também em parceria com a MMTGapnet, realizada durando o Workshop da operadora, que aconteceu na Costa do Sauípe.


As agências de Maceió serão as próximas convidadas, as visitas serão realizadas até o final de setembro, em parceria com a Masterop. A estimativa para esta edição é a participação de pelo menos 3.000 profissionais do turismo, vindos principalmente do Nordeste. Os agentes convidados virão em caravanas rodoviárias e terão hospedagens patrocinadas pelo evento. O 5º Festival JPA será realizado nos dias 16 e 17 de outubro de 2015, no Centro de Convenções de João Pessoa. Voltado exclusivamente para profissionais do turismo, o evento contará com feira, rodada de negócios e diversas capacitações.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

BOA VISTA NA ABAV


O município de Boa Vista (RR) inova para a 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo e aposta em estande próprio para atender aos agentes de viagens que visitarão a maior feira de turismo das Américas e Hemisfério Sul. “Participamos de edições anteriores na área institucional do Estado de Roraima, este ano investimos em um espaço próprio com 50 m²”, comenta o assessor nível superior da Superintendência de Turismo da Prefeitura de Boa Vista, Enos Almeida. O destino levará para o evento o segmento gastronômico e esportivo, por meio de painéis interativos onde o visitante poderá selecionar vídeos de pontos turísticos, praias, passeios culturais e históricos – todos captados com tecnologia de última geração –, conhecer a prática de esportes náuticos e de aventura na região e degustar a maior paçoca do mundo. “Nossa expectativa é levar diversas experiências, vivenciadas no Município de Boa Vista, para os agentes de viagens que estarão presentes na feira e aumentar as vendas de pacotes turísticos para o destino entre 20% e 30%”, completa Almeida. Atualmente, o município recebe cerca de 2 mil turistas anualmente.


A 43ª ABAV - Expo Internacional de Turismo se realizará entre os dias 24 e 26 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi (SP), incluindo o 44º Encontro Comercial Braztoa, o Abeta Summit e a Ilha Corporativa – Encontro de Negócios Abracorp. As inscrições para hosted buyers nacionais e internacionais, bem como para o público profissional, continuam abertas e podem ser feitas diretamente no site: www.abavexpo.com.br.


CRISE & OPORTUNIDADES



A Gestour Brasil divulga uma janela de oportunidade para atrair empreendedores digitais do turismo, com o lançamento de licenças do eMarketplace do Turismo Nacional, a mais eficaz plataforma de promoção e venda dos destinos, produtos e fornecedores no ambiente online. A iniciativa possibilita a quem assiste a um único vídeo http://euquero.gestour.com.br/operacao-2015 obter as informações necessárias sobre a visão estratégica e as táticas mercadológicas que orientam as ações voltadas à conquista de um Brasil com mais turismo doméstico e internacional. De acordo com Giba, ex-capitão da seleção brasileira de vôlei, campeão olímpico, sócio e entusiasta da plataforma tecnológica, “os jogos olímpicos de 2016 abrem, desde já, uma outra janela de oportunidade, a midiática, a qual favorece o desempenho dos negócios para os profissionais do setor de viagens e turismo obterem no ambiente do e-commerce resultados que até então foram vergonhosos; uma vez que o Brasil recebe por ano menos visitantes estrangeiros do que algumas Ilhas do Caribe”.

LENÇÓIS NO FESTURIS


Maranhão, um estado onde a história se mantém presente em seus antigos casarões, no colorido dos azulejos que estampam fachadas do centro histórico, no tradicional e obrigatório peixe frito com arroz de cuxá. Mais do que isso, um lugar único no mundo, que abriga em seus lençóis a paisagem de imensidão de suas dunas e lagoas. mais um destino confirmado no FESTURIS GRAMADO.


TEMA CENTRAL


Todos os anos, a Feira de Turismo de Gramado se preocupa em não apenas fomentar negócios com o trade turístico, mas também chamar a atenção dos profissionais e abrir espaço para debates e novas abordagens às principais tendências do mercado através do Congresso FESTURIS, realizado em parceria com a ABAV /RS. Segundo o Presidente da ABAV/RS, Danilo Klehl, “Devemos investir em atendimento de qualidade; em profissionais capazes de gerar rapidez de informação; agilidade no atendimento; aptos não somente a auxiliar seus clientes em todas as etapas de venda, mas hábeis em prover soluções para possíveis problemas".  Em 2015, o tema central será “ De olho no mercado – Superando crises e desenvolvendo novos modelos de negócios”. O evento  traz ao seu congresso grandes nomes do turismo, apresentando os planos e mostrando o que o profissional do turismo deve fazer para estar completamente apto a se adaptar às novidades do segmento. Entre os painelistas já confirmados está o presidente do GRUPO TREND, Luis Paulo LUPPA.