terça-feira, 4 de novembro de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP


LIMPEZA DOS MARES
 
 
Depois de promover a remoção de lixo nas águas dos entornos das Ilhas do Arvoredo e do Francês, na Grande Florianópolis, o projeto Limpeza dos Mares Acatmar chega ao Canal da Barra da Lagoa no próximo dia seis de novembro. Antes disso, a entidade inaugura no próximo sábado (01)  uma exposição no Floripa Shopping que vai mostrar ao público o que foi encontrado até agora. Mais uma vez o evento contará com a participação do Sebrae/SC, Polícia Federal, Capitania dos Portos, ICMBio, GTT Náutico de SC, Companhia da Praia, Programa Mundo Mar e Marina Blue Fox, com organização dos profissionais da empresa Aquanauta. Para Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar), promotora do evento, a iniciativa busca conscientizar tanto banhistas quanto mergulhadores, usuários de barcos de lazer e pescadores. A empreitada envolve dezenas de pessoas, entre mergulhadores voluntários e membros das entidades e instituições envolvidas. 
 
 
FLORIPA WALKING TOUR
 
 
Sucesso, o WALKING TOUR está nas principais capitais turísticas do mundo e essa inovação também chegou à Florianópolis com força total. Seguindo o padrão internacional de serviço, este tem em sua configuração aspectos de sustentabilidade, baixo custo e é acessível a todos os interessados, além de realizar o tour em quatro línguas diferentes: português, espanhol, inglês e alemão. Há menos de 1 ano no mercado, o Floripa Walking Tour virou mania entre os visitantes e moradores da cidade de Florianópolis, é reconhecido pela Secretaria Municipal do Turismo (Setur) e outros órgãos de Florianópolis como um serviço diferenciado. Contou com a participação do Ministro do Turismo Vinícius Lages recebendo elogios pelo bom serviço prestado.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A caminhada cultural ocorre diariamente no centro histórico de Florianópolis, com saídas do Largo da Alfândega - entre Mercado Público e Casa da Alfândega, com duração de aproximadamente duas horas dos quais o participante faz uma viagem no tempo desde a fundação da cidade até os dias de hoje. Junto de um álbum de imagens antigas da cidade, o visitante é instigado a fazer comparações e reflexões sobre as principais transformações que ocorreram entre o passado e o presente. Após o tour o participante recebe gratuitamente por e-mail suas fotos nos principais pontos visitados. Um tour interativo, inteligente, acessível e cheio de fotos!
 
FÉRIAS NO HAWAII
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Meu caríssimo amigo Enrique Litman, presidente do Institudo Baleia Franca e executivo do Vida Sol e Mar Eco Resort & Beach Village, na Praia do Rosa, em Imbituba - SC, a um mes de férias no Havaí, onde é muito mais barato ir do que qualquer outro destino nacional. Os pacotes nacionais e aéreos estão pela hora da morte. Explora-se o turista e não o turismo. Por isso lá está com a família toda, fazendo o que mais gosta de fazer, surfar. 
 
TURISMO RURAL
 
 
No dia cinco de novembro será realizado, em Canoinhas, o Seminário Regional de Turismo Rural na Agricultura Familiar do Planalto Norte Catarinense. O intuito da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AMPLANORTE e da Epagri é promover um local para que as lideranças envolvidas possam discutir e planejar ações para o desenvolvimento do Turismo Rural junto às propriedades agrícolas familiares da região. Neste eventotambém será criado o Fórum Regional de Turismo Rural. As atividades no Centro de Treinamento da Epagri de Canoinhas – CETRECAN têm início logo cedo. Às 9h haverá a abertura oficial com a presença de autoridades. A partir das 9h30 Marcelo Tokarski, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Canoinhas faz uma breve caracterização da Região do Contestado e diagnóstico do Turismo Rural na região.
 
 
Gilberto Neppel, da Epagri Regional Canoinhas segue a programação falando a respeito das implicações da Indicação Geográfica (IG) de Erva-mate no Turismo Rural da região. A IG é conferida a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de distingui-los em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer. Às 10h10 Rosângela L. Gomes de Castro, da Diretoria de Políticas do Lazer da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte fala sobre possibilidades e oportunidades do Turismo Rural. André Ricardo Poletto, responsável por Capacitação, Turismo e Salvaguardas Sociais do Programa SC Rural, apoiador do evento, explica o incentivo do Programa à atividade turística, às 10h50.
 
 
ATRATIVOS TURÍSTICOS
 
A partir das 11h20, Cristina Maria Pauli, da Pousada Casa Antiga de Campo Alegre conta sua experiência com Turismo Rural e às 11h45 Bruno Pansera Espíndola, do IF-SC / Campus Canoinhas pontua sobre pequenos frutos, atrativo turístico e alternativa diversificadora para a produção agroecológica. Depois de um almoço de confraternização, às 13h30 Eliane Strapasson, do Conselho de Turismo de Mafra apresenta a experiência com Roteiros Turísticos. Serão realizados trabalhos em grupos para o planejamento do Turismo Rural para os próximos anos na região do Planalto Norte Catarinense, a partir das 14h. Às 15h15 os grupos apresentam as propostas para que, na sequência, sejam dados os encaminhamentos da criação do Fórum Regional de Turismo Rural.
 
VIAGEM AO ESPAÇO
 
 
Destinos exóticos tematizou o 51° Fórum Executivo da ABAV-SP, realizado NESTA última terça-feira (28), na sede da ABAV Nacional, contando com a presença deMarcos Palhares, diretor Comercial da Agência Marcos Pontes – cujo mantenedor com o mesmo nome é o primeiro astronauta brasileiro que esteve no espaço. Palhares iniciou o fórum apresentando os serviços prestados pela agência e como ela se destaca no mercado, sendo a única do nicho, no mundo, que conta com um astronauta por trás de todo o planejamento. Os serviços se diferenciam ao permitir que o turista faça um voo espacial suborbital, ou seja, se restringe a um determinado espaço na atmosfera, sem completar uma volta orbital.
 
 
Além disso, o segmento também permite que o viajante compre um pacote para voar em um caça supersônico, deslocando-se acima da velocidade do som e atingindo a estratosfera por meio de um caça MiG-29, da Força Aérea Russa. Este passeio conta com um treinamento pré-viagem conduzido pelo astronauta Marcos Pontes, garantindo que o viajante pilote o caça quando estiver no espaço.
 
 
Submergir até o Titanic, alcançar 300 km/h na Fórmula Indy ou fazer um passeio em um tanque da 2ª Guerra Mundial também estão na lista de experiências que o turismo proporciona aos viajantes que dispõem de tempo, dinheiro e preparo físico e emocional. Devido à complexidade e os riscos envolvidos nas experiências, todos os pacotes demandam um longo período até a realização, pois contam desde a burocracia de documentos até os atestados médicos que garantam a segurança dos clientes. O palestrante terminou o fórum ressaltando que até o momento cerca 500 pessoas já estiveram no espaço e que em poucos anos este número irá dobrar, pois algumas empresas aéreas estão focando neste mercado, que o tornará competitivo e com valor mais acessível, em comparação aos anos anteriores.
 
 
SKAL INTERNACIONAL
 
 
A celebração da 75° edição do Congresso Mundial do Skal, que se encerrou no último dia 30, no Hotel Sheraton María Isabel, na Cidade de México, contou com vasta programação de atividades para os participantes de todo mundo, que se reuniram mais uma vez com a finalidade de discutir temas de interesse comum aos diferentes elos produtivos que compõem a indústria de viagens e turismo. Entre associados, gestores da indústria e executivos, mais de 500 profissionais do setor, de 50 países, participam do congresso, no sheraton Maria Isabel.
 
 
Além das conferências, quando os delegados analisam e votam medidas sobre vários temas relacionados ao crescimento do clube, um dos pontos altos do evento foi a premiação de oito projetos, com o Prêmio Turismo Sustentável, entregues pela presidente mundial do Skal Internacional, Karine Coulanges, durante a cerimônia de abertura. Para fomentar a conservação do meio ambiente e ajudar a promover o desenvolvimento de um turismo responsável e sustentável, o Skal Internacional iniciou um programa de premiação em 2002, durante o “Ano do Ecoturismo e das Montanhas”, proclamado pelas Nações Unidas. Fundado em 1934, o Skal é a maior organização de profissionais do turismo do mundo. Com sede na Espanha, comitês nacionais pelo mundo afora e clubes locais, que tem como objetivo promover o turismo local, nacional e mundial através do relacionamento, a entidade representa o maior network voltado ao turismo do mundo.
 
 
FESTURIS 2014
 
 
Tradicional espaço para a realização do Festuris Gramado, o centro de eventos Serra Park estará remodelado na edição de 2014. O dia 7 de novembro (sexta-feira), data da abertura da feira, será marcado pela inauguração do sistema de ar-condicionado nos pavilhões do complexo, garantindo maior conforto e qualidade no atendimento aos visitantes. O diretor do Festuris Eduardo Zorzanello explica que, além disso, nesta 26ª edição será mantido o padrão de acessibilidade no Festival do Turismo, com destaque ao turismo responsável defendido pelos organizadores. A feira, que expõe mais de duas mil marcas em 400 estandes, ocupará aproximadamente 20 mil metros quadrados em dois pavilhões.
 
 
Segundo ele, para que as pessoas com mobilidade reduzida possam se locomover pela feira, os corredores novamente serão largos, os pisos táteis e mais uma vez haverá elevador de acesso à Sala de Imprensa Joana Palhares, situada no mezanino. Conforme ele, também houve a preocupação com a segurança do evento, por meio da identificação visual das saídas de emergência e a motricidade dos visitantes. Em relação à preservação ambiental, serão mantidas as lixeiras seletoras e haverá um trabalho de incentivo entre os expositores para que reduzam o uso de folheteria. E será reforçado o sistema de limpeza dos ambientes comuns e modificações na equipe de serviços para a faxina nas áreas comuns estão sendo adotadas neste ano. Zorzanello ressalta a questão sustentável do evento no momento em que prioriza a contratação de mão-de-obra local, gerando 150 empregos diretos e 600 indiretos. 
 
 
Outra diferença, que já foi promovida em 2013 e que se destaca ainda mais neste ano, é a maior ocupação do segundo pavilhão, onde ficará o Salão de Parques e Entretenimento, com cerca de 400 metros quadrados. “Será um espaço temático e diferenciado, na saída da feira, onde as pessoas poderão ficar por dentro de tudo o que envolve diversão e lazer, com uma área de games para o relax final”, conta o diretor. A ampliação do Salão Mice tornará mais evidente o objetivo da área, que é destinada ao turismo de eventos. Expositores das áreas de tecnologia, equipamentos e serviços do setor ficarão aglutinados, permitindo maior precisão nas visitas ao salão segmentado.
 
 
FEIRAS INTERNACIONAIS
 
O diretor Eduardo Zorzanello conta que a participação em feiras internacionais de turismo tem servido de inspiração e modelo para adotar novas práticas no Festuris. A pesquisa preenchida pelos participantes durante o festival, no ano anterior, também é um parâmetro importante no momento de definir mudanças. Uma significativa alteração na 26ª edição é na Sala de Imprensa Joana Palhares, que será exclusiva para atendimento aos jornalistas e contará com rede wi-fi para os profissionais da mídia. “Já a sala de coletivas foi levada para o jardim de inverno (antiga área de fumantes)”, diz. 
 
 
Outro serviço será o bureau de atendimento do depósito de expositores, mais funcional e bem localizado, assim como o guarda-volumes, ambos no pavilhão 1. Ainda sobre a distribuição das áreas da feira, Zorzanello afirma que houve uma preocupação em colocar as sete salas de capacitação espalhadas pelos 20 mil metros quadrados, para que as pessoas visitem a feira e possam também fazer suas pausas para buscar qualificação. “É uma maneira de chamar a atenção do público e permitir que façam uma atividade diferenciada além da visita aos estandes e salões.”
 
Melhor cantina italiana de Gramado
 
TROPICAL TAMBAÚ
 
 
Presença garantida no 26ª Edição do FESTURIS em Gramado e o fantástico Hotel Tropical Tambaú Resort, minha casa em João Pessoa. O rerort é um dos grandes ícones da hotelaria nacional, um resort de praia localizado na terra onde o sol nasce primeiro, na região Nordeste do Brasil. Construído sobre as areias da praia de Tambaú, o empreendimento cartão postal da cidade oferece uma vista fascinante do lindo litoral da capital paraibana e orgulha-se de sua arquitetura circular espetacular e única, uma atração para visitantes de todo o mundo. Um resort de praia perfeito para férias em família e um destino incomparável para viagens tropicais, o Tropical Tambaú oferece 173 apartamentos com vista para o oceano ou jardim interno. Pelo fato do empreendimento estar literalmente em cima da praia, os apartamentos superiores transmitem a sensação de estar no meio do oceano ou a bordo de um cruzeiro, com ondas e brisas do mar.
 
 
PALESTRA
 
 
O Presidente do FOHB, Roberto Rotter, será um dos palestrantes do FESTURIS em gramado que começa no próximo dia 06. Formado em Hotelaria pela Escola de Lucerna na Suíça, pós graduado em Administração Hoteleira em Salzburg / Áustria. Com atuação forte em outras entidades de classe. 
 
 
FÓRUM IBERO-AMERICANO
 
Pelo terceiro ano consecutivo, o Festuris Gramado recebe o Fórum Ibero-Americano de Jornalistas de Turismo. A delegação é comandada pelo jornalista Roque Baudean, presidente do Conselho Diretivo, e se reunirá na sexta-feira (7), das 15h20 às 16h20, na Sala Rio Grande do Sul do Serra Park, fazendo parte do programa de atividades paralelas do Festuris. Na assembleia, entre outros temas, será estudado o ingresso de associações de países da Ibero-América que têm solicitado sua integração ao Fórum, entidade que hoje é formada pelas Associações de Jornalistas de Turismo da Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Panamá, Peru, República Dominicana e Uruguai. A oradora convidada será a presidente da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet), Miriam Petrone.
 
 
FAN-PRESS
 
A diretoria do Fórum vai participar de um fan-press por cidades do Rio Grande do Sul, junto a jornalistas e operadores de turismo de diversos países. O tour sai de Porto Alegre, para ingressar logo na Serra Gaúcha e no Vale dos Vinhedos e visitar as cidades de Garibaldi, Bento Gonçalves, Flores da Cunha e chegar finalmente em Gramado. O Fórum é realizado graças a uma parceria assinada em março de 2012 pelos diretores do 26º Festival do Turismo de Gramado é possível com os integrantes do Fórum Ibero-Americano de Jornalistas de Turismo Roque Baudean e María Shaw.
PARABÉNS SERRANO RESORT
 
 
Falando em Gramado, na fenomenal Serra Gaúcha, nesta última sexta-feira minha casa, o Serrano Resort completou 38 anos com direito a festa e tudo mais. Considerado o melhor hotel de montanha do País, o Serrano Resort Convenções & Spa tem tudo o que se espera de um resort de alto padrão: excelente infraestrutura, conforto, requinte e ótima gastronomia. Localizado na charmosa cidade de Gramado (RS), oferece 272 apartamentos elegantemente decorados e cercados por um bosque natural de araucárias, seis restaurantes, spa, recreação e outras atrações. Mais informações pode ser obtidas no site www.gjphotels.com. Tô chegando !!!

KUROTEL É DESTAQUE
 
 
Rochele Silveira, uma das diretoras do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e SPA – e filha dos fundadores, foi destaque na revista internacional Seven Star Magazine. Ela contou um pouco sobre como foi gratificante o reconhecimento de receber o prêmio na Malásia que os colocou em posição de destaque mundial como "global winner" na categoria de SPA médico frente a concorrentes de todos os Continentes.
 
 
Também contou um pouco sobre a história do Kurotel, seus diferenciais e sua trajetória dentro dele. Rochele considera o Kur como seu irmão mais novo, uma vez que cresceu junto a ele. Junto com suas outras 3 irmãs, duas médicas e uma da área administrativa, têm a missão de dar continuidade a empresa fundada por seus pais em 1982. Com 32 anos de tradição, o Kurotel foi pioneiro e, ao longo dos anos, se tornou referência nacional e internacional na prevenção de doenças e manutenção da saúde. Rochele se destacou na publicação como uma das mulheres líderes na indústria da hospitalidade de luxo do mundo. O foco da revista é mostrar as melhores marcas do ramo de hotelaria, lifestyle e wellness para os consumidores influentes e formadores de opinião.  É também a maneira de mostrar para o mundo o que cada país tem de melhor.
 
 
Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem estar). É referência nacional e internacionalmente como um dos melhores do mundo no segmento em que atua. Foi recentemente premiado como o Melhor Spa da América Latina e já foi eleito sete vezes um dos seis melhores do mundo. Já foi também premiado como o melhor SPA para emagrecimento do Brasil.
 
 
TROFÉU INFINITO
 
 
O mês de novembro inicia com comemorações para a Brocker Turismo, agência de viagens e receptivo na Serra Gaúcha. Isso porque a empresa apresenta a 9ª edição do Troféu Infinito, prêmio que elege as 15 operadoras que mais comercializaram o destino Serra Gaúcha através de receptivo da Brocker.  Assim como nas outras edições, o Troféu Infinito acontece durante o Festival do Turismo de Gramado e reúne autoridades, imprensa e convidados para celebrar a entrega dos prêmios. Com a expectativa de reunir 200 pessoas, o evento acontece no dia 7 de novembro, a partir das 21h, na Fancy Club Lounge, em Gramado (RS).
 
 
Para esse ano, a Brocker prepara uma confraternização ainda maior, pois o Troféu Infinito marca o início das comemorações do aniversário de 20 anos da agência, celebrado no mês de setembro de 2015. “Além de premiarmos as operadoras, também brindaremos o ano de aniversário da agência. Será um momento especial, pois estaremos ao lado dos nossos principais parceiros, que muito contribuíram para a Brocker alcançar essas duas décadas de trabalho”, salienta a diretora da Brocker Turismo, Adriane Brocker Boeira.
 
 
A empresária destaca ainda que o local que vai sediar o evento foi eleito estrategicamente. “Queremos que a comemoração seja em um ambiente festivo, propício para ocasião”. Ela lembra ainda que neste ano, após a entrega dos prêmios, a Brocker apresentará a Infinity Party, que será aberta ao público. Serão colocados ingressos à venda, que poderão ser retirados no estande da agência no Festuris. Para completar, a noite reservará também momentos lúdicos como uma intervenção artística da trupe de artistas do espetáculo Korvatunturi,
 
 
Outro destaque da noite será o novo design do troféu entregue às operadoras. Desenvolvido em ferro, que remete à solidez com os parceiros, a peça também ganhou linhas prósperas, trazendo a ideia de agilidade, movimento e futuro. “O troféu proporciona visibilidade a quem recebe e fortalece a marca das operadoras parcerias da Brocker, sobretudo nas regiões onde atuam. Com isso, o prêmio dissemina ainda mais o produto Serra Gaúcha, que se destaca nos destinos comercializados pelas operadoras”, destaca Any. Ao total, são 15 troféus entregues para as operadoras, mais o Troféu Amigo Brocker – na categoria Parceiro e categoria Colaborador. 
 
 
Fundada em 1995, a Brocker Turismo é considerada referência em viagens e receptivo na Serra Gaúcha. Além da matriz em Canela, a agência conta com outra unidade em Gramado. Consolidada no mercado, a Brocker se diferencia por oferecer aos passageiros uma assessoria exclusiva e a melhor infraestrutura da região, contando com colaboradores treinados, prontos para atender as necessidades dos clientes. Priorizando o conforto e segurança dos passageiros, a Brocker está atenta a cada detalhe de um roteiro, seja para receber o visitante na Serra Gaúcha ou levar os clientes para destinos inesquecíveis ao redor do mundo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário