quarta-feira, 6 de agosto de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP




CARNAVAL ELEITORAL


Como estamos em ano eleitoral, milagres acontecem, por mais absurdos que possam ser. Nada contra os espetáculos das escolas de samba e tão pouco contra o carnaval, muito pelo contrário, devem sim acontecer e devidamente privatizados, pois até ingresso cobram. Todavia, enquanto projetos voltados a cultura, esporte e turismo são literalmente engavetados, sem que praticamente ninguém consiga uma audiência na SOL, a Secretaria de Turismo de Santa Catarina, por conta do seu Secretário Felipe Mello, o repasse dos fundos de Turismo e Cultura do Estado foi garantido. Este ano o recurso será depositado para as ligas em quatro parcelas (novembro, dezembro, janeiro e fevereiro), bem antes do carnaval na Passarela Nego Quirido, mas a tempo do carnaval eleitoral.

“Tanto riso, oh quanta alegria / Mais de mil palhaços no salão…”

Para o Carnaval de 2015 em Florianópolis, o orçamento previsto é de R$ 14 milhões. Pelo menos a metade virá (deveria ser tudo), da iniciativa privada, e o repasse para as escolas seriam no mesmo valor, de acordo com o grupo especial ou acesso. O governo Raimundo Colombo (candidato a reeleição) entrará com R$ 3.700.000,00, a Prefeitura de Florianópolis com R$ 2.931.637,00, Prefeitura de Palhoça com R$ 270.000,00 e a Prefeitura de São José com R$ 135.000,00. Isso não é, se não me falha a lembrança, contra o que argumentou o Conselho de Turismo? O que diz o trade?

 
DIA DOS PAIS
 
 
Já escolheu onde v ai comemorar o dias dos pais? Não sabe o que dar de presente? Tem certeza? Eu já escolhi. Vale informar que pra comemorar o Dia dos Pais, o Infinity Blue preparou uma programação para os papais curtirem dias divertidos e inesquecíveis ao lado da família. Desafio pais e filhos, Banda de Rock anos 60 e 70 e Falcoaria ( show de vôos com falcão e seu treinador) são algumas das atrações. Na sexta-feira a culinária espanhola promete deixar a noite ainda mais deliciosa com Buffet de pratos regionais espanhóis. Nosso Chef levará a um tour gastronômico nessa maravilhosa e aromática cozinha atlântica e mediterrânea ao som de música flamenca em uma atmosfera aconchegante e romântica. 
 
 
No almoço de Dia dos Pais o Buffet será de pratos da gastronomia contemporânea, com station de corte de costela fogo de chão e paleta de cordeiro assada ao aroma de especiarias. O barman preparará caipirinhas de frutas com cachaças selecionadas da nossa adega, música ao vivo com o melhor da música POP brasileira e internacional no Restaurante Blue Marine. O Spa preparou um pacote especial: Day Spa do Vinho com Banho revigorante de vinho, hidratação capilar, massagem relaxante, reflexo terapia com escalda pés, almoço, lanche da tarde e degustação na banheira com uma taca de vinho (Consulte valores).
 
 
Pacote válido do dia 08 ao dia 10 de Agosto com no mínimo 02 diárias, para duas pessoas em apartamento superior duplo. Cortesia para duas crianças de até 5 anos no mesmo apartamento dos pais, de acordo com a capacidade da categoria reservada e com pensão completa. Terapias do Spa não incluídas no valor da diária. Acrescentar 2,5% ao valor da diária referente ao ISS. Check-in às 15h e check-out às 12h.
 
LIMPEZA DOS MARES
 
A segunda etapa do projeto Limpeza dos Mares, realizada no entorno da Ilha do Francês, próxima à praia de Canasvieiras, em Florianópolis, conseguiu o feito de retirar do fundo do mar cerca de 500 quilos de lixo. A operação foi neste último sábado, 02, e ocorreu um mês depois de coletadas mais de duas toneladas na região da Ilha do Arvoredo. “A maioria foi de objetos deixados por embarcações de passeio e pesca”, informou Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar), que lidera a iniciativa em parceria com a organização da Aquanauta e apoio da Capitania dos Portos, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio), Polícia Federal, GTT Náutico de SC, Bombeiro, Comcap, Floripamanhã, Mundo Mar, Sebrae/SC, Prefeitura de Florianópolis e Companhia da Praia.
 
 
No dia anterior, durante missão de reconhecimento, duas baleias – mãe e filhote – foram libertadas de uma rede de pesca na mesma área. “Foi recompensador termos também ajudado estes animais”, disse Sandro Poty, diretor de Mergulho da Acatmar. A empreitada envolveu mergulhadores voluntários e membros das entidades e instituições envolvidas e a meta agora é limpar a região do Tinguá, também na Grande Florianópolis, onde há a maior concentração de lanchas de lazer do litoral catarinense.

ENTRE SABORES
 
 
O premiadíssimo chef Helton Costa lança no próximo dia 19 mais um prato saboroso, todavia este é para saborear com os olhos. Me lembro que já li isso em algum lugar, não me lembro onde, mas dizia mais ou menos isso: " Alguns livros devem ser degustados, outros engolidos, e alguns poucos mastigados e digeridos". Quando comecei a folhear o livro "Entre Sabores" do chef, amigo e irmão Helton Costa, percebi logo no início que não seria apenas uma leitura, mais uma viagem gastronômica e cultural com direito a todos os sabores, temperos, aromas, especiarias milenares, enfim, um livro que não é para ser degustado, engolido, mastigado ou digerido, mas um livro para ser saboreado, tranquilamente, pausadamente, acompanhado de um bom vinho, deixando-se embalar nesta fantástica viagem. Boa viagem a você que escolherá esse belíssimo roteiro.
 
 
BNT MERCOSUL CHILE/ARGENTINA
 
 
Nos dois workshops são esperados cerca de 500 operadores e agentes de viagens para contatos comerciais e negócios com representantes de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros em Santiago e Córdoba, nos dias 21 e 23 de outubro. Depois do sucesso da 20ª BNT Mercosul – edição Brasil (Bolsa de Negócios Turísticos) o evento chega na Argentina e no Chile pelo 7º ano consecutivo, desta vez em formato de rodadas de negócios/workshops. Trata-se de uma iniciativa exclusiva para comercializar produtos e serviços turísticos brasileiros a importantes polos emissores ao Brasil. A primeira parte do evento acontecerá no dia 21 de outubro na capital chilena. Em seguida, no dia 23 de outubro, os expositores partem para Córdoba na Argentina. A expectativa é que cerca de 250 importantes agentes de viagens e operadores participem de cada evento para visitar 50 mesas de negócios de empresas e destinos turísticos do Brasil.
 
 
Meios de hospedagem, empresas de receptivo, locadoras de veículos, parques e atrações além de destinos e órgãos de turismo são alguns segmentos confirmados para exposição. Além disso, trata-se de um período estratégico para a realização dos eventos já é um momento em que os profissionais da área estão estruturando seus pacotes turísticos para a próxima temporada de verão (2014/2015). Outras vantagens na realização de workshops como esses é a redução de custos em viagens isoladas e principalmente com relação ao tempo, já que será possível realizar em dois dias cerca de 500 contatos comerciais. Os participantes poderão ainda estender a semana para participar da FIT – Feira Internacional de Turismo da América Latina que começará no dia 25 de outubro em Buenos Aires, dois dias após a Rodada de Negócios da BNT Mercosul em Córdoba.
 
 
Falando nisso, os agentes de viagens, operadores, empresários do turismo e imprensa do Brasil e exterior terão uma grande novidade para 2.015 com a ampliação e modernização da BNT Mercosul, anunciam os organizadores Geninho Goes e Jair Pasquini, responsáveis pela realização de um dos mais completos e bem-sucedidos eventos de turismo da América Latina. Em maio do próximo ano, a consagrada Feira de Negócios Turísticos da BNT Mercosul passa a ser realizada na cidade de Itajaí, Santa Catarina, no Centreventos – um dos principais espaços para a realização de eventos do sul do país.A mudança já era cogitada pelos organizadores há algum tempo com o objetivo de proporcionar melhorias ao evento tanto para os expositores – representantes de produtos, serviços e destinos turísticos -, que terão um pavilhão moderno e maior; bem como aos agentes, operadores de viagens e imprensa participantes que ganharão em vários aspectos como: acesso, infraestrutura, logística, espaço, serviços de apoio, entre outros.
 
 
Com quase 19 mil metros quadrados de área total, o Centreventos Itajaí é um grandioso e bem estruturado espaço situado em um lugar privilegiado: na Avenida Beira-Rio, área central da cidade – perto de restaurantes, hotelaria e comércio em geral e a poucos minutos do aeroporto, praias e atrativos da região. Itajaí, um importante polo portuário, industrial e turístico – passará a ser sede da FEIRA DE NEGÓCIOS TURÍSTICOS. Balneário Camboriú – distante apenas 10 quilômetros de Itajaí  - continua sendo opção de hospedagem e visitas técnicas. Já o Beto Carrero World, um ícone do turismo nacional, receberá os participantes para conhecerem o complexo e para a tradicional premiação CAMPEÕES DE VENDAS, criada em virtude da BNT MERCOSUL.
 
 
Independente das mudanças. O Parque é sem dúvidas um grande exemplo de sucesso a ser seguido pelos empresários de turismo”, destacam os organizadores. Os estandes já estão sendo comercializados para a BNT MERCOSUL 2015. Para reservas e mais informações, acesse: www.bntmercosul.com.br. Na última edição da BNT Mercosul, que aconteceu nos dias 23 e 24 de maio deste ano, o evento recebeu mais de 6 mil profissionais de turismo, entre agentes de viagens, operadores e imprensa especializada. Os visitantes vieram de 6 países. Do Brasil, foram procedentes de 22 estados brasileiros e 265 cidades de todas as regiões brasileiras. 472 empresas expositoras apresentaram hotéis, resorts, pousadas, parques, serviços, roteiros e destinos turísticos. Capacitações, cine turismo, feira de negócios, visitas técnicas, confraternizações, almoços de negócios e premiações foram algumas das atividades que marcaram a 20ª edição. A 21ª edição da BNT Mercosul BRASIL já tem data marcada e novo local confirmado. Será nos dias 22 e 23 de maio de 2015 no Centreventos Itajaí.
 
MEIA ENTRADA
 
A Câmara dos Deputados analisa projeto que permite a meia-entrada em eventos públicos de cultura, esporte e lazer para doadores regulares de sangue. A proposta (PL 7254/14), determina que tanto no ato da compra do ingresso, como no momento de entrada no evento, seja exigida a identificação oficial de doador regular de sangue. De acordo com o texto, são doadores regulares de sangue aqueles assim identificados pelos hospitais e bancos de sangue oficiais. O objetivo da proposta é reconhecer e premiar os doadores. O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Cultura; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. 
 
 
FESTIVAL DE DANÇA
 
Muitos grupos já estão fazendo contato e providenciando as inscrições para o Festival de Dança de Piratuba, em nossa Rota da Amizade, entre os dias 09 a 14 de novembro onde município recebe mais de 600 bailarinos, todos da “melhor idade”, que se apresentam no palco do Centro de Eventos. A programação completa do Festival está praticamente definida e os shows de abertura e encerramento serão divulgados em breve. A competição será realizada em quatro categorias. Dança Coreográfica, Danças Populares Folclóricas, Dança de Salão em Conjunto e Dança de Salão em Duplas. Nestas os bailarinos disputam troféus e premiação em dinheiro. Neste ano a novidade é a Mostra Livre, onde grupos vão apenas mostrar o trabalho.
 
 
De acordo com a coordenadora do evento, Gelci de Souza, a expectativa é de um aumento no número de grupos nesta edição. “O Festival cresce a cada ano, recebemos grupos dos três Estados do Sul e coreógrafos de ouras regiões do país também já estão manifestando vontade de participar, então esperamos chegar nos 30 grupos neste ano”, comenta. Mais detalhes do evento, como premiação, regulamento, fotos das edições anteriores e programação, podem ser encontradas no site do evento. O endereço é o www.festivaldedancapiratuba.com.br.
 

OFF ROAD ADVENTURE

No próximo dia 13 de setembro acontece o passeio comemorativo aos 15 anos do OFF ROAD ADVENTURE TEAM, com início e término em Florianópolis - SC. A organização conta com a parceria da NOVA SANTA - Ssangyong São José e Criciúma através da cessão do veículo que será usado na função de "madrinha", o carro-guia do passeio. Algumas das belas paisagens catarinenses poderão ser conferidas durante o roteiro. 70 eventos podem não parecer muito, mas para a mesma empresa, no segmento offroad é. Foram mais de 11 toneladas de alimentos doados a entidades assistenciais, resultado das colaborações de off roaders participantes, de empresas parceiras e em determinados momentos do apoio consistente da China in Box. A arrecadação de alimentos teve início em 2003 na fase do Programa Caçula de Pneus de Relacionamento Off Road.
 
 
Off Roaders de Atibaia-SP, Balneário Camboríu-SC, Barueri-SP, Curitiba-PR, Florianópolis-SC, Mairiporã-SP e São Paulo-SP já manifestaram intenção de participar da comemoração. Cada carro deve doar 20 quilos de alimentos, que devem ser entregues no período de 01 a 12 de setembro na NOVA SANTA  - Ssangyong São José, na Leoberto Leal, em Barreiros. O SULACONTECE.com criado com a ideia de levar ao internauta TUDO DE BOM DO SUL DO BRASIL fará a doação de 100 quilos de alimentos. Até 31 de julho 140 Quilos estavam assegurados. Caso sua empresa se disponha a doar alguns quilos de alimentos, entre em contato com diretor@sulacontece.com afim de buscar a melhor forma de efetivar parceria.  
 
 
RALY DE AVIÕES
 
Quem subiu a Serra em direção a Bom Retiro neste último final de semana ensolarado não se arrependeu por conta do 1º Rally Aéreo Pouso na Serra. O aeródromo Pouso na Serra – SIJN recebeu 15 aeronaves, vindas dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Com o tema Aviação contra a poliomielite, o evento foi beneficente, com lucro revertido em favor da Campanha de Erradicação da Poliomielite no mundo (End Polio Now), da Fundação Rotary Internacional. Se do alto, o visual era deslumbrante para os pilotos, não foi diferente para o público que assistiu a tudo do chão. Além de acompanhar as dezenas de decolagens e pousos, os visitantes apreciaram as manobras radicais do comandante Fabrício Medeiros, de Tubarão. As acrobacias, que incluíram mergulhos, rasantes, loopings e parafusos com fumaça se sucederam durante todo o dia, entusiasmando o público. 

 
Houve também exposição de aviões da INPAER indústria aeronáutica paulista, degustação de vinhos da altitude catarinense da Vinícola Suzin de São Joaquim, chocolates orgânicos Chokolah, almoço regado a truta preparado pelo Chefe Hugo Coelho Melo e peras oferecidas pela Pomartec de Bom Retiro. O público pode ainda fazer passeios de helicóptero e cavalgada. Alguns dos visitantes também contribuíram com a campanha de Erradicação da Poliomielite (End Polio Now), fazendo doação espontânea de gotinhas anti-polio e recebendo em troca uma camiseta. O proprietário do aeródromo, Carlos Arno Jensen, satisfeito com o resultado do evento, informou que encontros aeronáuticos farão parte de um calendário e serão realizados periodicamente. 
 
 
FEBRACHOCO
 
A Febrachoco que acontece em Gramado de 10 a 12 de setembro terá foco no chocolate Premium apresentando tendências e inovações para o segmento. A capacitação profissional da Febrachoco tem como destaque a presença do ITAL – Cereal Chocotec, com o curso “Fabricação de Confeitos e Recheios Aerados”, tais como marshmallows e nougats, para fabricantes de pequena e grande escala. O Congresso Chocolatino terá como conteúdo novas tecnologias, técnicas de produção, design e tendências para o segmento Premium de chocolate. Os interessados poderão inscrever-se para a capacitação,os três dias de Congresso e ainda participar das oficinas, aulas e demonstrações de chocolate e sorvete, apresentadas por grandes chefes especializados do setor. Todas as informações bem como inscrições estão feitas junto ao site: www.febrachoco.com.br.
 
 
ZONA FRANCA
 
O Congresso Nacional fez uma sessão solene nesta última terça-feira para promulgar a Emenda Constitucional 83, que prorroga os benefícios tributários da Zona Franca de Manaus até 2073. Atualmente, a Constituição prevê a vigência da Zona Franca até 2023. A Zona Franca de Manaus foi criada em 1967 para estimular a geração de emprego e renda na região amazônica. O texto, de autoria do Executivo, foi aprovado em junho pela Câmara dos Deputados e no mês seguinte pelo Senado. O prolongamento da vigência da zona franca tem como objetivo, segundo o governo, oferecer segurança jurídica para que os empresários mantenham projetos ou aumentem investimentos, além de permitir a continuidade de um regime que vem colaborando para o desenvolvimento socioeconômico da Amazônia.
 
Tropical Tambaú Resort

FESTURIS GRAMADO 2014 - por João Zuccaratto


BELAS DO TURISMO


Ivane Fávero, secretária de Turismo do Município de Garibaldi, será uma das palestrantes do Encontro das Belas e Profissionais do Turismo Uma promoção interessante de congraçamento em eventos brasileiros é o Encontro das Belas e Profissionais do Turismo. E ele acontecerá pela primeira vez como parte da programação do Festival de Turismo de Gramado 23014. Trata-se de um almoço-palestra, na sexta-feira, 7 de novembro, com início previsto para o meio-dia, no restaurante italiano Forneria Di Como, do Serrano Resort, localizado no Centro da cidade. São dois os convidados-palestrantes. A secretária de Turismo do Município de Garibaldi, polo de produção de espumantes das Serras Gaúchas, Ivane Fávero. Aliás, para tornar o encontro agradável, e proporcionar integração entre os presentes, a Vinícola Garibaldi oferecerá degustação desta bebida. O segundo a falar será o secretário de Turismo do Município de Natal, a belíssima capital do Estado do Rio Grande do Norte, Fernando Bezerril.

Noruega traz todo o charme do Leste europeu para ser exposto nas Serras Gaúchas

A Noruega é um país que chama a atenção de todo o mundo por diversos aspectos. E, dentre estes, destacam-se o famoso bacalhau, as paisagens surreais, como os fiordes, oferecendo diversas atividades no verão, ou as montanhas cobertas de neve mesmo fora do inverno. Este destino especial, cada vez mais cobiçado pelos turistas, estará presente no Festival de Turismo de 2014, apresentando seus principais atrativos aos participantes. Com infraestrutura e organização impecáveis, a viagem a este exuberante pedaço de terra europeu se torna fácil e proveitosa. Sua capital, Oslo, é a maior cidade da nação, cercada por montanhas verdejantes. São tantos os parques na área urbana que, mesmo no Centro, moradores e turistas ficam a apenas alguns quarteirões de algum deles. O transporte público é confiável e fácil de utilizar, mas uma caminhada ou bicicleta são opções agradáveis. Os museus possuem barcos vikings do século IX, obras famosas como O Grito, do norueguês Edvard Munch, e exibições de ciência e tecnologia muito populares entre as crianças. Seja no verão ou no inverno, são muitas as atrações: festivais de música, apresentações culturais e muitas atividades ao ar livre, como nado em águas limpíssimas, passeios de barco, passeios em florestas tranquilas, prática de ski e de snowboard, dentre muitas outras.


Bergen, na costa Oeste do território, é uma charmosa cidade cheia de histórias e tradições. A cultura, natureza e a animada vida urbana oferecem momentos inesquecíveis aos visitantes. Para as crianças, muitas atrações. Uma delas, a Barnas Haus, loja com atividades para os pequenos todos os sábados; ou o Bergen Aquarium, com focas, pinguins, tartarugas e diversos animais marinhos; e o belíssimo parque aquático Vannkanten Waterworld. E tem mais: uma série de cidades para serem exploradas, cada uma com sua particularidade e sua natureza peculiar. As regiões montanhosas, os fiordes formados pelos recuos das geleiras, florestas ao Leste e praias nas costas Sul e próximas ao Norte são abundantes. Os suntuosos rios e cachoeiras, assim como os 21 parques nacionais, também contribuem para deixar os cenários noruegueses entre os mais impressionantes do mundo.

Morgans Group exibe a sofisticação dos seus hotéis no Festival de Turismo de Gramado 2014


O Morgans Group está estreitando sua relação com o Brasil, País hoje ocupando a quinta posição em número de hóspedes internacionais na rede. E o objetivo da empresa é garantir procura ainda maior dos brasileiros em viajem ao exterior nas unidades mundo afora, principalmente nos Estados Unidos. E, com o objetivo de ampliar mais ainda sua visibilidade por aqui, o grupo confirmou a participação no Festival de Turismo de Gramado. Atualmente, o Morgans possui empreendimentos em diversas cidades norte-americanas e dois em Londres. E está presente em Los Angeles, Miami, Nova Iorque, San Francisco e Scottsdale. Na cidade da Flórida, quase 7% dos visitantes são oriundos do Brasil. Isto significa a primeira posição entre os hóspedes internacionais da unidade. A intenção deles é alcançar um índice semelhante a este em todos os outros endereços. Uma das categorias dos empreendimentos, a Mondrian, tem destaque no design das instalações. Estas unidades são encontradas em Los Angeles, Nova York e South Beach. Na Big Apple, o hotel, inaugurado em março de 2011, fica no Soho. Com mais de 100 lojas, 250 galerias e cerca de 200 restaurantes, é o mais falado bairro daquela cidade, localizado perto de Chinatown, Greenwich.

Village, Lower East Side e Nolita Tribeca


México consolida o Festival de Turismo de Gramado como potencializador de negócios Cancun é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros no México Um dos países mais procurados entre todos os dos continentes americanos volta com força ao Festival de Turismo de Gramado nesta edição de 2014. Trata-se do México, que recebeu 23,4 milhões de visitantes internacionais ano passado. E trará ao evento, além das informações institucionais sobre o seu excepcional destino, um grande grupo de empresários do setor, tais como hoteleiros, operadores locais e executivos de companhias aéreas. A área de exposição do país praticamente dobrou em relação à ocupada em 2013, passando de 32 para 54 metros quadrados. Eduardo Zorzanello, um dos diretores da realização, ressalta que o aumento da participação enaltece a feira como ferramenta em potencial para os negócios: “O México busca cada vez mais fortalecer sua presença no mercado brasileiro. E também maior aproximação de seus empresários com profissionais do nosso País.” Ele também destaca: “A participação deste destino comprova a força do nosso Festival quanto à promoção de destinos dentro de nossa Nação.” Entre os destinos a serem aqui divulgados pelos mexicanos estão a própria capital, a Cidade de México, bem como Acapulco, Cancun, Cozumel, Guanajuato, Puebla, Puerto Escondido, San José de los Cabos e Yucatán. Estados Unidos e Reino Unido são os que mais mandam gente para lá.

Assistência médica gratuita pelo Vital Card para todos os participantes do Festival 2014


Um grande evento como o Festival de Turismo de Gramado, recebendo, anualmente, cerca de 14 mil participantes, necessita de uma boa estrutura para oferecer maior segurança e mais confiabilidade a os seus participantes, sejam estes expositores, visitantes, imprensa especializada etc. Por tudo isto, o evento fechou parceria com a Vital Card, tornando-a a responsável pela assistência médica da feira e congresso, nesta sua edição de 2014.
A Vital Card, empresa do Grupo Shultz Turismo, atua no mercado há 13 anos. Oferece um cartão de assistência que garante pronto-atendimento em situações de emergência durante a viagem do segurado. Com sua vigência durante o prazo contratado, atua sobre ocorrências capazes de afetar o bem-estar do viajante. Suas coberturas vão de R$ 5.000,00 a US$ 1.000.000,00. Os serviços serão disponibilizados aos inscritos no evento, sem custos.

Buyers Club 

Essa é a nova ferramenta para apoiar os negócios durante o Festival de Gramado Como o Festival do Turismo de Gramado acompanha, a cada ano, as tendências do mercado turístico, a cada edição, busca agregar serviços que promovam a agilidade nos relacionamentos e negócios. Neste ano, o foco vai para uma nova ferramenta que será disponibilizada aos participantes: o Buyers Club. Ou seja: trata-se de um “Clube de Compradores”, criado para potencializar ainda mais o fluxo de negócios gerados durante o evento. Isto é feito aproximando profissionais do mercado com os expositores, de modo a promover, com antecedência, um planejamento de reuniões dentro da feira. Segundo Marta Rossi, diretora da realização, como a busca pela excelência em serviços é objetivo da sua empresa organizadora desde sua fundação, “identificar ferramentas para otimizar os negócios é obrigação nossa. E vamos colocar esta novidade em operação agora em novembro.”


Todos os interessados em utilizar o novo sistema poderão disponibilizar os horários para que os encontros sejam agendados. Eles podem ocorrer nos próprios estandes dos expositores, com um tempo estimado em 30 minutos cada, ficando a cargo dos mesmos a possibilidade de estendê-lo ou não. É bom ressaltar que esta facilidade é opcional, não havendo obrigação de se integrar ao novo formato, continuando a trabalhar na sua forma tradicional. O funcionamento é o mais simples possível. Participante ou expositor têm acesso a ele tão logo confirmem presença no Festival.  Para tanto, há um link específico no site. É só clicar para ter ciência de todos os expositores já confirmados. Eles estão dispostos em uma lista, atualizada constantemente pela equipe da organização. Seguindo as instruções ali presentes, faz-se a solicitação e, após, é só aguardar a resposta de confirmação do pedido. O Festival de Turismo de Gramado será o pioneiro na implantação do Clube de Compras no Brasil

Feira da Espanha apresentará espaço para o segmento de turismo de compras em Gramado

A Fitur ocorre de 28 de janeiro 1º de fevereiro de 2015

O Festival de Turismo de Gramado e a Feira Internacional de Turismo, a Fitur, da Espanha, buscando estreitar laços e trocar experiências, assinaram um acordo para potencializar a geração de negócios, principal objetivo dos dois grandes eventos mundiais. E este protocolo serve como motor para ampliar mais ainda a aproximação tanto do Estado do Rio Grande do Sul quanto do Brasil com aquele país europeu, assim como dos seus vizinhos. Para isto, as duas feiras têm estandes próprios na realização da parceira, podendo mostrar seus objetivos, prioridades e o que oferecem de melhor para o público profissional de um potencial destino. Agora em novembro, em Gramado, a Fitur vai mostrar uma grande novidade programada para a edição entre 28 de janeiro e 1º de fevereiro de 2015. Trata-se de uma nova seção, batizada como Shopping Fitur, dedicado ao turismo de compras. Esta inovação foi criada segundo o que consta no mais recente Relatório Global da Organização Mundial de Turismo. Nele, vê-se que este segmento caracteriza-se cada vez em importância, tanto nos países já desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento. O estudo o ressalta como um dos motores para a recuperação econômica das nações, devido à capacidade de criar postos de trabalho e gerar renda, fato hoje crucial em todo o mundo.

Angra dos Reis: 365 ilhas, 2.000 praias e muito mais no Festival de Turismo de Gramado de 2014

Belezas naturais de Angra dos Reis encantam a todos que a visitam 

Um dos principais destinos brasileiros e de toda a América do Sul já confirmou novamente presença no Festival de Turismo de Gramado. Trata-se de Angra dos Reis, Município situado no litoral Sul do Estado do Rio de Janeiro. E conhecido por suas belas praias e onde tem o turismo como sua principal renda, recebendo milhares de turistas anualmente, tanto do País quanto do exterior. Afinal, são 365 ilhas e 2.000 praias para se desfrutar. Além disso, a Praia de Lopes Mendes, localizada na cidade, está entre as 10 melhores do mundo. Distante 166 quilômetros da capital carioca, por uma das rodovias mais belas do Brasil, a Rio-Santos, Angra dos Reis guarda riqueza histórica, relacionada a lendas reunindo piratas, navios fantasmas e naufrágios, e muitas belezas naturais. Além disto, a região concentra um forte setor de construção naval e serviços voltados às atividades no mar. O visitante conhece os atrativos através do que foi denominado como corredores, E eles são cinco: Centro, Estrada do Contorno, Ilha Grande, Ponta Leste, Ponta Sul. Caminhadas por trilhas que levam a cachoeiras ou praias reservadas, passeios de barco que têm como destino ilhas cercadas por águas cristalinas ou mergulhos entre peixes coloridos são algumas das diversas e diferentes opções proporcionadas pela exuberante natureza local.

Sucesso em 2013, Salão Mice volta maior e melhor na edição 2014 do Festival de Turismo

Em 2014, o Salão Mice contará com 27 estandes diretamente ligados ao seguimento Uma das novidades no Festival do Turismo de Gramado 2013, em sua edição de 25 anos, o Salão Mice Abeoc Brasil retorna à feira agora em novembro. O termo foi criado com as letras iniciais dos seguintes termos em inglês: Meeting, Incentives, Convention, Exhibitions. Traduzindo para o nosso português, temos Reuniões, Incentivos, Convenções, Exposições.  É também conhecido como Meetings Industry, ou Indústria de Reuniões. Voltado especificamente ao segmento de negócios e eventos, o chamado turismo profissional, o salão reúne atividades decorrentes dos encontros de interesses associativo e institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social. É um setor que, atualmente, representa 3,1% do Produto Interno Bruto do Brasil, movimenta mais de R$ 50 bilhões a cada ano. Por tudo isto, passou a receber atenção especial dos organizadores. O Salão Mice será ampliado de 17 para 27 estandes. E apresentará somente expositores diretamente ligados à área. 


Além disso, a Sala de Capacitação aumentará sua oferta de palestras, com apresentações feitas por nomes de peso na atividade. A expectativa é uma média de público de 320 pessoas em cada sessão. As formas de participação neste universo especializado são patrocínio direto, quotas de merchandising e atuação em espaços especiais. Entre os expositores, destinos turísticos, conventions bureaux, entidades do segmento, serviços de receptivo, assessorias de comunicação, empresas de marketing, locadoras de equipamento de áudio visual, espaços para eventos, fornecedores de materiais, meios de hospedagem, provedores de infraestrutura, organizadores de eventos e, é claro!, agências de viagem. O segmento só cresce no País, e o Salão Mice acompanha esta expansão. — Em 2013, tivemos grande presença nos estandes e nas palestras. Um público altamente qualificado, fazendo do Salão Mice local privilegiado para troca de expertises, busca de conhecimento e realização de negócios — resume Ana Cláudia Bittencourt, presidente da seccional Rio Grande do Sul da Associação Brasileira de Empresas Organizadoras de Congressos, a Abeoc-RS. Ela conclui: “Por isto, nosso retorno ao Festival de Gramado.”

Estado norte-americano de Nevada traz seus atrativos para a Serra Gaúcha


O Estado de Nevada, no Centro-Oeste dos Estados Unidos da América, possui muitos atrativos naturais, como desertos extensos e cadeias de montanhas de grande altitude Desertos a perder de vista, cassinos luxuosos e montanhas de neve são as peculiaridades de uma região turística que, em parte, é pouco movimentada e, ao mesmo tempo, muito badalada. Assim é o Estado de Nevada, um dos 50 que compõem os Estados Unidos da América. E sua geografia mescla diferentes pontos a serem explorados. Um deles é representado pelo clima muito especial, com enormes variações de temperatura entre o dia e a noite. Este destino dos mais procurados do mundo estará presente pela primeira vez no Festival de Turismo de Gramado 2014. Recebendo milhões de turistas todos os anos, Nevada apresenta duas estações do ano de pontos opostos: invernos longos e muito frios; verões extensos e quentes na maior parte do território. E, é claro, suas cidades famosas mundo afora: Boulder, Carson (a capital), Elko, Fallon, Henderson, Mesquite, Las Vegas e Reno. Nevada possui serras bem elevadas e, no topo destas, a neve permanece seis meses sem derreter. Esta característica e a proximidade da cadeia de montanhas Sierra Nevada, como chamavam os espanhóis, serviram para batizar o Estado. Sua economia se baseia, essencialmente, em mineração, criação de gado e turismo. Esta última é a que mais impacta o resultado, em função da liberdade dos jogos de dinheiro, caso único aos Estados Unidos.

Angola participará pela primeira vez como expositora do Festival de Turismo de Gramado

Belezas naturais são atrativos muito procurados no turismo de Angola

O Festival do Turismo de Gramado busca cada vez mais uma maior aproximação com o mercado africano. Em 2014, Angola participará pela primeira vez do evento. Um dos destinos mais promissores da África, tem amplo aglomerado de belezas naturais distintas, proporcionando atributos de lazer como ecoturismo, esportes radicais e safaris fotográficos. Outros pontos são rico artesanato, variedade cultural, criatividade musical... Tudo isto são fatores capazes de tornar uma viagem inesquecível, com um mergulho na história e nos costumes locais. E aquele país quer mostrar sua evolução no turismo nos últimos anos, desde que a paz foi consolidada em todo o território. Para isto, vem, gradativamente, ampliando seus investimentos para apresentar o enorme potencial de belezas ao mundo. Um trabalho com resultados excelentes, com números crescendo ano a ano. Em 2013, mais de 650 mil turistas visitaram Angola, gerando negócios no montante de 1% d o PIB nacional. O cenário angolano prevê para 2020 a captação de cerca de 4,5 milhões. Perspectivas otimistas falam em 6,1 milhões. Se isto ocorrer, pode ultrapassar os 3% do PIB. O trabalho visa vencer entraves como complexidade na oferta de vistos turísticos, preços de hospedagem e alimentação elevados e mão-de-obra pouco qualificada.

Marta Rossi aproveita solenidade em Brasília para ampliar laços do Festival com as Filipinas

Na foto, o vice-cônsul das Filipinas no Brasil, Eric P. Valenzuela, Carlyn A. Monastrial, Maurício Betita, a mulher deste — e embaixadora das Filipinas entre nós, Eva G. Betita, e Marta Rossi, diretora do Festival de Turismo de Gramado

Comemorando os 116 anos da independência das Filipinas, a embaixada daquela nação oriental no Brasil organizou uma belíssima cerimônia, na qual recebeu todo o corpo diplomático acreditado em Brasília, autoridades brasileiras e muitos amigos. Dentre estes muitos últimos, estava Marta Rossi, diretora do Festival de Turismo de Gramado. Ela aproveitou a solenidade para confraternizar com os representantes do país no Brasil. O arquipélago das Filipinas tem mais de 700 ilhas. Na principal, Luzon, está a capital, Manila, muito populosa. A parte central da cidade é cercada por altas muralhas e conserva construções coloniais em estilo espanhol:  Casa Manila, Forte Santiago e Igreja San Augustin são algumas. Ao Norte, em grande altitude, estão os terrenos de plantação de arroz de Banaue, existentes há 2000 anos e Patrimônio Mundial da Unesco desde 1995. 

Festival de Turismo de Gramado trabalha para fazer da Grécia uma expositora em 2014


O cônsul Konstantinos Konstantinou, a executiva Marta Rossi, diretora do Festival de Turismo de Gramado, e a vice-consulesa Gina Velentza
Guilherme Paulus: Copa deixou herança positiva para o Brasil

A executiva Marta Rossi, diretora do Festival de Turismo de Gramado, esteve com o cônsul geral da Grécia, Konstantinos Konstantinou, e a vice-consulesa daquele país, Gina Velentza. E tratou da possível participação daquela nação europeia, como expositora, nesta que é a maior feira em número de negócios efetivos da América Latina. No ano passado, ela reuniu mais de 60 destinos internacionais e teve 2.500 marcas expostas. De acordo com estudo da Comissão Europeia de Turismo, realizado em parceria com a Oxford Economics, o número de brasileiros visitando a Grécia cresceu 36% entre 2008 e 2013. Atualmente, cerca de 40 mil visitam aquele país todos os anos — e também 22 mil argentinos, nossos vizinhos. Considerando todo o mundo, a Grécia recebeu 17 milhões de visitantes em 2013. E espera chegar aos 18 milhões até final deste ano.

Um dos maiores empresários do turismo da América Latina, o brasileiro

O empresário Guilherme Paulus chama atenção para as oportunidades geradas pelo Copa do Mundo para o setor do turismo Guilherme Paulus, presidente dos Conselhos do grupo de agências de viagens CVC e da GJP Hotéis e Resorts, acredita que a Copa do Mundo 2014 deixou uma herança positiva sem precedentes para o Brasil. Em sua opinião, o País teve forte exposição de mídia antes do Mundial. “O evento foi oportunidade ímpar e gerou situações positivas para todos nós” — diz. Vendo o Brasil como dos países mais favoráveis para a atividade turística, pois apresenta cidades históricas, praias paradisíacas e grandes centros urbanos, Paulus diz ser esta uma ocasião favorável ao segmento. E salienta a importância de não deixar passar em branco este período para se usufruir dos benefícios. Sua opinião é abalizada por vasta experiência no setor e comandar a própria rede hoteleira, com 14 unidades e 1.600 colaboradores. “A Fifa divulgou as cidades-sedes muito antes do Mundial ter início. E essa exposição ficará para sempre. O Brasil precisa aproveitar esta oportunidade e investir no turismo. 


Toda e qualquer cidade possui atração turística. É só saber explorar” — comenta. Em consideração à onda de manifestações pela qual temos passado, opina: “Protestos existiram em outros países. Nem por isso a imagem daquelas nações perante o grande evento foi prejudicada.” Segundo sua ótica, os aspectos bons se sobressaem ao se tirar de foco dos protestos. “Isso fica internamente. Não trouxe impacto negativo para o País lá fora.” Para ele, o segmento do turismo de eventos teve seus benefícios com a Copa. Apesar de junho e julho demonstrarem queda no movimento em centros como Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo, o Campeonato agitou meses de baixa temporada, como janeiro, fevereiro, março e abril. Paulus mostra que o torneio antecipou grandes realizações para o primeiro semestre do ano, significando uma melhora favorável de rendimentos nessa época também. Assim como na África do Sul a Copa alavancou o ânimo social e econômico dos cidadãos, o mesmo está batendo nas portas dos brasileiros. “E a hora de agir será a partir do apito final em 13 de julho. O Brasil verá a repercussão de seu sucesso e reconhecimento” — finaliza.