domingo, 2 de dezembro de 2018
Ilha de Fernando de Noronha, uma paraíso verde esmeralda
quarta-feira, 24 de outubro de 2018
Kurotel reformula cardápio de alimentação saudável gourmet com consultoria de Jean-Paul Bondoux
Além de receitas para a ceia de Natal e Ano Novo, o chef francês criou 10 novos pratos para integrar o menu que passará a ser oferecido a partir de novembro
A partir de novembro, o cardápio de alimentação saudável gourmet do Kurotel – Centro Médico de Longevidade & Spa de Gramado, no Rio Grande do Sul, passa a contar com uma nova carta de pratos.
Especialmente elaborados com a curadoria do chef francês Jean-Paul Bondoux do renomado La Bourgogne, da Rede Relais & Châteaux, serão introduzidos 10 novos criações, sendo cinco saladas e cinco sobremesas, além de receitas para a ceia de Natal e de Ano Novo. Todos os sabores foram construídos com ingredientes da estação colhidos da própria horta orgânica cultivada pelo Kurotel.
O carrinho de temperos e ervas frescas, uma das marcas registradas da cozinha do Kur, contem orégano, salsinha, cebolinha, pimentas variadas, mostarda e curry, cominho e manjericão plantados e o cliente pode escolher na hora o tempero que mais lhe agradar para temperar seu prato. “Constantemente buscamos reciclar nosso cardápio com a preocupação de manter nossa alimentação saudável e gourmet. Priorizamos alimentos que estão em alta e aqueles para potencializar a saúde e que, quando consumidos diariamente, podem ter efeitos importantes e, talvez, até substituir suplementações”, destaca Rochele Silveira, sócia da Instituição que, há 36 anos oferece programas com abordagens nos diferentes aspectos do ser humano para a promoção de um estilo de vida saudável e longevo.
Agregando paladar e estética em suas composições, junção que faz toda a diferença na hora de servir, Jean-Paul empresta sua expertise para a culinária do Kurotel há mais de 20 anos, fazendo um mix perfeito entre o clássico e o contemporâneo. Nessa reformulação, Boundoux trabalhou em sinergia com as nutricionistas e nutrólogos do Kurotel: algumas receitas foram mantidas, outras sofrerem uma releitura, dando um ar mais atualizado. “Isso representa nosso constante compromisso com a inovação. Queremos que nossos clientes vivam uma experiência memorável. Sempre pensamos na alimentação como um meio de promover a saúde, sendo rica em nutrientes e que desperte os sentidos”, reforça Rochele.
Sempre contemplando nos cardápios receitas para pessoas alérgicas, intolerantes, vegetarianas e veganas, a filosofia de alimentação Kur prioriza pratos sem glúten, sem leite, com baixas calorias, pouco sal, sem açúcar e com muito sabor. Daí a importância da entrevista com os profissionais no início do tratamento para personalizar os pratos e entender necessidades nutricionais específicas. As novas receitas também compõem o Kur Medida Saudável, projeto de verão desenvolvido com exclusividade pelo centro para potencializar o emagrecimento por meio de três pilares: alimentação saudável, estímulo ao metabolismo através da prática de atividade física (treino metabólico) e tratamentos estéticos corporais de última geração.
Com 36 anos, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa de Gramado (RS) engloba um variado portfólio de serviços focados na promoção da saúde e do bem-estar, estimulando as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, longevo e sustentável. Membro do HealingHotelsofthe World, eleito como “Melhor Centro Médico das Américas” por três anos consecutivos pelo World LuxurySpaAward e acreditado pela Wellness for Cancer como um dos mais completos centros de tratamento pós-câncer na área de spas. Possui 10 programas com atividades focadas na promoção do emagrecimento, melhora do condicionamento físico, da memória, do controle de estresse & ansiedade, entre outros, com duração que varia de 4 a 7 dias. Também oferece a possibilidade de hospedagem personalizada e Day Spa.
Família Silveira - Mestres na arte de bem viver, bem tratar e bem receber
sexta-feira, 28 de setembro de 2018
Empresa Brasileira de Turismo capacita operadores nacionais
EMBRATUR CAPACITA OPERADORES NACIONAIS DURANTE A ABAV EXPO 2018
Seminário de Inteligência Competitiva apresenta ao trade informações atualizadas sobre o consumo do público internacional e auxilia as empresas a se posicionarem para atrair turistas de mercados estratégicos
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) promoveu, durante a ABAV Expo 2018, em São Paulo, mais uma edição do Seminário de Inteligência Competitiva. As palestras aconteceram nos três dias da principal feira de turismo da América Latina e apresentaram aos operadores de receptivo, profissionais e estudantes as tendências e oportunidades para o mercado internacional. Nos três encontros, o trade nacional conheceu a fundo os estudos de inteligência da Embratur com informações detalhadas sobre mercados estratégicos como China, Américas e Europa. São produtos que auxiliam as empresas a encontrarem maneiras para atrair turistas estrangeiros a se posicionarem nesses mercados.
De acordo com Alisson Andrade, coordenador-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur, os encontros e os produtos de inteligência capacitam os profissionais e incentivam a proatividade na atração de turistas estrangeiros para os destinos. “Nossos produtos de inteligência ajudam a internacionalizar essas empresas. O objetivo é disseminar a inteligência competitiva que a Embratur coleta pelo mundo e capacitar as empresas a fazerem mais negócios internacionais”, explica.
O operador de turismo Ricardo Rodrigues, de Angra dos Reis, destino do estado do Rio de Janeiro, frequenta constantemente os seminários e utiliza o conteúdo difundido nas palestras e nos produtos de inteligência no dia a dia de sua empresa. “Não perco uma palestra dos seminários da Embratur. Usamos as informações de mercado e os produtos de inteligência como referência para nosso trabalho. O material é muito positivo”, afirma. Alisson Andrade explica que, em um grande evento como a ABAV Expo, é possível reunir na plateia, além de agentes e operadores, representantes de secretarias de turismo de estados e municípios, conventions & visitors bureau, ou seja, parceiros importantes para a Embratur.
A chefe de Divisão de Inteligência Competitiva do Instituto, Angela Baltazar, lembra que, além dos seminários, todo o material e estudos de inteligência estão reunidos em um site, onde o trade nacional encontrará dezenas de documentos com informações atualizadas sobre os mercados que a Embratur trabalha. “O seminário é apenas uma amostra do que temos a compartilhar com o trade nacional. São 23 países e oito produtos diferentes dentro do portfólio, entre eles, panorama de comercialização, boletim de inteligência competitiva, malha aérea e outros. Todo esse rico conteúdo está disponível para toda a cadeia produtiva 24 horas por dia, sete dias por semana”, destaca.
SEMINÁRIO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
O Seminário de Inteligência Competitiva é promovido pela Embratur durante todo o ano e mais intensamente nos grandes eventos do setor, como a ABAV Expo. As operadoras de turismo receptivo, conventions bureaux, representantes de associações e secretarias de estado participam de debates que promovem imersões sobre temas relevantes para os players da indústria do turismo, como participação do Brasil no turismo global, tendências para comercialização, imagem do Brasil no mercado internacional e inteligência competitiva. A ideia é que os envolvidos utilizem as informações para conhecer melhor os mercados internacionais e qualificar os produtos ofertados para atender ou superar às expectativas desses mercados.
O material completo dos seminários e outros produtos de inteligência estão disponíveis para toda a cadeia produtiva do turismo no endereço: http://trade.visitbrasil.com. Após um simples cadastro, os profissionais do setor podem acessar todo o conteúdo. Além disso, a Embratur disponibiliza um canal direto como trade nacional pelo e-mail: trade@embratur.gov.br.
Abav e Braztoa retornam em 2019 para o Expo Center Norte
ABAV E BRAZTOA RETORNAM EM 2019 PARA O EXPO CENTER NORTE
Planta foi apresentada aos expositores a preços especiais de lançamento
Felizmente voltaremos a ter mais comodidade, mais conforto, ar condicionado e qualidade. A ABAV e Braztoa confirmam apresentando, pela primeira vez, a planta da edição do ano que vem. Agendada para o período de 25 a 27 de setembro, a ABAV Expo 2019 volta para o Expo Center Norte, onde realizou as duas edições anteriores.
Durante apresentação prévia da planta, mais de 600 metros já foram comercializados a preços especiais de lançamento. Destinos como Parauapebas (PA), Espírito Santo, São Francisco do Sul (RS), Santos (SP), Buzios (RJ) e Marrocos, além das empresas Voe Viagens e Turismo, Travelport e a DMC Dare Travel (Tanzânia), já garantiram presença na ABAV Expo 2019. A fase de lançamento, com 30% de desconto na antecipação, será mantida até amanhã, último dia da ABAV Expo 2018. “O mercado está aquecido e a edição deste ano mostrou esse ritmo”, destaca o presidente da ABAV Nacional, Geraldo Rocha.
Magda Nassar, presidente da Braztoa, parceira na realização do evento, destacou que a procura antecipada demonstra, principalmente, que a ABAV Expo traz resultados. “Viemos com a meta de fechar 300 metros e ela já foi mais que dobrada na noite de lançamento. Até amanhã deveremos superar os mil metros”, completa Nassar. A ABAV Expo 2018 termina hoje com seu espaço de exposições 100% ocupados. O evento registrou a volta de destinos como Peru, e grandes marcas, como a CVC, que há dos anos não participava de feiras. O evento se consolida com diferentes vertentes agregando rodada de negócios, capacitação e aperfeiçoamento, e os principais segmentos que compõem o ecossistema do turismo.
“O mercado está aquecido e a edição deste ano mostrou esse ritmo”, destaca o presidente da ABAV Nacional, Geraldo Rocha.
Realizada pela ABAV Nacional, a ABAV Expo é a maior e mais importante feira de negócios de Turismo do Brasil. O evento contribui de maneira decisiva para a consolidação de negócios entre empresas dos cinco continentes e favorece toda a cadeia produtiva global do Turismo, ao atrair a participação massiva de agentes de viagens e outros profissionais do setor, dos mais diversificados nichos de mercado, além de compradores convidados, nacionais e internacionais.
Entre os expositores estão companhias aéreas brasileiras e estrangeiras; os mais expressivos operadores de turismo; empresas de cruzeiros marítimos e de segmentos especializados, como Corporativo, MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), Luxo e LGBT; os principais meios e redes de hospedagem; locadoras de veículos; equipamentos turísticos, e fornecedores de soluções de tecnologia voltadas ao setor, além de representações de destinos e órgãos oficiais de turismo.
Reconhecida como uma das principais entidades de turismo no Brasil, com crescente força política, a ABAV Nacional está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Sua base é composta por 2,4 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas do setor no país.
A entidade tem sua imagem fortalecida por meio de iniciativas do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), na promoção de cursos, palestras, estudos e convênios de cooperação, e na gestão e curadoria do Congresso ABAV de Turismo – âncora da Vila do Saber, o espaço dedicado ao conhecimento e à capacitação profissional integrado à programação da ABAV Expo. Globalmente está integrada à World Travel Agents Association Alliance (WTAAA) e ao Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur).
Já a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil. Em 2017, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 12,2 bilhões e embarcaram 5,52 milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 10,8 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos).
A Braztoa realiza, desde 1990, quatro Encontros Comerciais por ano (dois em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre), todos 100% focados em negócios, capacitação e tendências para o agente de viagem. São eventos indispensáveis do calendário anual dos profissionais do turismo brasileiro.
quinta-feira, 27 de setembro de 2018
Tendências para o turismo em 2019 são discutidas na Abav Expo
TENDÊNCIAS PARA O TURISMO EM 2019 SÃO DISCUTIDAS NA ABAV EXPO
Clique na imagem para ampliá-la
O dia de hoje começou com o lançamento do seriado áudio visual “Friends Out of the Box”, com foco em turismo e entretenimento. A iniciativa constitui ramificação do prêmio Top Destinos Turísticos 2018 e é protagonizada pelo ator e artista multimídia Thammy Miranda. Resultante de parceria entre ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) e Skål Internacional São Paulo, o TopDT conta com divulgação integral da Agência AMIgo! A produção do reality show optou pelos 10 Top Destinos Turísticos selecionados. Utiliza recursos técnicos de ponta, com veiculação exclusiva no Youtube.
O quadro protagonizado por Thammy Miranda tem como propósito revelar o que cada destino oferece de atrativos para a audiência ("youtubersepectadores") e que não é possível encontrar no Google. Pautas bem curiosas e inspiradoras para as diferentes mídias e enfoques. Cabe registrar que Thammy possui em média 3.500 interações orgânicas por post/mês no facebook; 83% público feminino; cobertura nacional, com destaque para internautas sediados no eixo São Paulo-Rio de Janeiro; 955.475 (quase um milhão) de seguidores no Instagram, com média de crescimento mensal de 4,27%.
O quadro protagonizado por Thammy Miranda tem como propósito revelar o que cada destino oferece de atrativos para a audiência ("youtubersepectadores") e que não é possível encontrar no Google. Pautas bem curiosas e inspiradoras para as diferentes mídias e enfoques. Cabe registrar que Thammy possui em média 3.500 interações orgânicas por post/mês no facebook; 83% público feminino; cobertura nacional, com destaque para internautas sediados no eixo São Paulo-Rio de Janeiro; 955.475 (quase um milhão) de seguidores no Instagram, com média de crescimento mensal de 4,27%.
Além de focar a captação de publicidade em outros setores, a estratégia comercial inova também ao priorizar ações de crossmedia cooperada com os veículos do trade. Em evento, especialista do setor indica que o turismo de nicho é a nova tendência para os próximos anos “O mercado de turismo precisa se reinventar a cada dia”. A afirmação é do especialista no mercado, Ricardo Aly, que comentou as tendências do setor durante o painel Crise: tempo de inovar e diferenciar-se nas vendas. Realizada na 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa, a palestra destacou a importância do olhar atento dos profissionais da área para a geração millennial, que desponta como grande influenciadora nas decisões de compras.
Inovar é criar estratégias e caminhos diferentes aos já existentes para um objetivo ser alcançado. Ideias, processos, ferramentas e/ ou serviços: o turismo precisa desses movimentos, na opinião do palestrante, para que possa respirar e olhar além dos momentos econômicos desafiadores. “Nosso segmento é totalmente pressionado por preços. Precisamos, então, enxergar algo que ainda não enxergaram, que será diferente de tudo, pois só assim conseguiremos surpreender e atrair nossos clientes". Outro ponto destacado por Ricardo é o uso da tecnologia. De acordo com ele, é inegável o crescente número de viajantes que usam seus computadores para planejar suas viagens. Hoje, só no Brasil, são 235 milhões de celulares ativos para 200 milhões de pessoas, segundo a BrasilTuris. “Nesse contexto, vemos despontar a geração millennial, que usa toda essa tecnologia para vivenciar experiências, serviços e, assim, empurra o mercado para que pense não apenas nos destinos, mas no que o turista poderá vivenciar lá”, finaliza o especialista.
AÇÕES DE PROMOÇÃO E CULTURA DESTACAM SANTA CATARINA
Mais de 15 prêmios especiais e centenas de brindes foram oferecidos na “Roleta da sorte”, no estande de Santa Catarina. Por meio da ação promocional, os visitantes tiveram a chance de receber prêmios, como hospedagens e passeios oferecidos pelos parceiros da iniciativa privada que integram o estande. Além da roleta, diversos atrativos de SC estarão em destaque no espaço de 100m² até às 20 h do dia 28/10: integrantes da realeza da Festa das Flores (Joinville) e Schutzenfest (Jaraguá do Sul) recepcionam e fazem fotos com o público presente. O tradicional artesanato em madeira de Treze Tílias também é destaque no espaço, com a presença da artista plástica Ingrid Thaler, que levou algumas de suas obras, que representam o feminino, produzidas em seu ateliê.
Outra ação realizada colocou a rica cultura dos imigrantes alemães à disposição do público: foram oferecidos chop catarinense e comidas típicas (linguiça, batata recheada e hackepeter, prato típico alemão feito a base de carne crua moída com alguns temperos e condimentos), tudo ao som do Grupo Bandoneon Fest, de Joinville.
O momento foi prestigiado pelo ministro do turismo, Vinicius Lummertz. A divulgação durante a ABAV é realizada por representantes de destinos, operadores de turismo, associações e Conventions & Visitors Bureaux de mais de 20 cidades de diversas regiões turísticas do estado. A delegação catarinense conta com cerca de 50 integrantes.
Voltada para empreendedores e agentes de viagem, as palestras realizadas no primeiro dia da 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa abordam os conceitos de sucesso e quais as formas para alcançá-lo em empresas de turismo. As palestras são ministradas por profissionais gabaritados. Inovação, bom relacionamento com clientes e parceiros e uma equipe comprometida são alguns dos fatores que têm influência direta no que diz respeito ao sucesso nesta área. “Não existem empresas inovadoras sem pessoas inovadoras que buscam criar algo novo rompendo antigos padrões”.
Os requisitos importantes para inovar são transformar problemas em oportunidades, buscar conhecimentos e “pensar fora da caixa”. O empreendedor também precisa ter noções básicas de sustentabilidade financeira, uma vez que muitas companhias não sobrevivem por muito tempo. “O motivo de empresas fecharem as portas nos primeiros três anos é a falta de controle financeiro”, esclarece Glaucio Silva.
1ª SEMANA DA GASTRONOMIA ARGENTINA
Na tarde de hoje, durante a ABAV EXPO 2018, houve a premiação da 1ª Semana da Gastronomia Argentina, organizada pela Federação Empresarial Hoteleira Gastronômica da República Argentina. Nove restaurantes paulistanos participam, dentre os quais se incluem dois de hotéis. O objetivo do evento é fomentar produtos argentinos no mercado brasileiro, trazendo pratos à base de ingredientes variados. Os empreendimento participantes apresentarão opções exclusivas de entrada, prato principal e sobremesa durante esse período em seus cardápios.
A premiação pelo Ministro de turismo da Argentina e pelo Consulado Geral da Argentina, em São Paulo
“A iniciativa da FEHGRA é uma oportunidade de crescimento para todos os envolvidos. Desejo que esta primeira edição da semana de gastronomia Argentina seja de muito êxito”, diz o Cônsul. A embaixadora do evento será Carole Crema, chef internacional e jurada do programa "Que Seja Doce", transmitido na GNT.
Clique na imagem para ampliá-la
A escolha pela capital paulista como sede é estratégica. Maior emissora de turistas brasileiros para a Argentina, São Paulo é destaque no cenário gastronômico mundial, segundo a FEHGRA. Além de estarem disponíveis ao público, as criações serão avaliadas por um comitê especializado, formado por Luis Castillo, Carole Crema e Jordi Busquets, conselheiro da FEHGRA.
OS LOUCOS GERAM MAIS RESULTADOS?
Em painel apresentado na Vila do Saber, dentro da ABAV Expo, Sergio Lopes destrinchou por completo um dos perfis mais controversos do universo corporativo: o louco. O coach Sergio Lopez, em uma palestra bem diferente. Nela, o autor do livro, Os loucos geram mais resultados, apresenta um novo perfil de profissional: o louco. Em uma palestra motivacional, Lopes fez um convite à autoanálise com um conteúdo que permitiu aos presentes repensar sobre suas contratações e seu próprio perfil. O palestrante também ensinou técnicas de sua loucura produtiva e passou aos profissionais presentes o que é necessário para descobrir os mais de 30 loucos diferentes (resilientes, persistentes, motivados, transparentes, corajosos, entre outros), que ainda vão colaborar em suas empresas. Mesmo com o novo perfil estar em alta, Sérgio esclarece que a ideia não é chegar e fazer loucuras no trabalho. Um bom louco, de acordo com ele, surpreende, mas, para que isso aconteça, o cenário deve ser favorável. “É preciso uma boa gestão, de uma liderança capaz de dar combustível para o seu sucesso".
TECNOLOGIA E PRODUTIVIDADE
A Big Data Corp está mostrando como a tecnologia de big data pode melhorar a produtividade e rentabilidade da cadeia de turismo. Entre as novidades, está o uso da tecnologia para validar a identidade de clientes na boca do caixa ou em uma loja on-line, sem a necessidade de que apresentem documentos. Big data tem, ainda, outros usos com especial apelo ao turismo, conta o executivo. Talvez o de maior importância seja identificar clientes potenciais – que podem ser tanto consumidores finais, quanto empresas - e gerar oportunidades de negócios (leads) a partir dessas informações. Da mesma forma, a atualização de cadastros de clientes – levando em conta dados de contato como telefones e endereços - pode ser automatizada a um custo muito competitivo. Outra aplicação da tecnologia é mapear os relacionamentos entre pessoas e entre pessoas e empresas a partir de informações que deixam na web.
Com o big data é possível, ainda, monitorar os preços da concorrência para todo o tipo de serviço turístico – como passagens aéreas, destinos, passeios e ou serviços turísticos – e como tudo isso é exibido na internet. Desde os dados simples – como diárias de hotéis apresentadas em sites de pequenas pousadas, associadas a seus preços e imagens – até os mais complexos, como a média de desconto das ofertas nas mais diversas plataformas de turismo, podem ser consolidadas em uma única interface para o usuário. A empresa - que captura e processa, continuamente, dados obtidos a partir de mais 800 milhões de sites no mundo todo, dos quais cerca de 21 milhões estão no Brasil – possui vários produtos que organizam um volume gigantesco de dados e agregam a ele uma camada de inteligência, permitindo que executivos do setor que tomem decisões mais precisas, embasadas em movimentos do mercado, detectados a partir da web.
FESTIVAL JPA ANUNCIA AD90 PARA AGENTES DE VIAGENS
Durante a Abav Expo Internacional de Turismo, os agentes de viagens de todo o Brasil receberam uma grande notícia. A diretoria do maior festival de turismo do Norte/Nordeste deo Brasil, o Festival do Turismo de João Pessoa e a Gol Linhas Aéreas Inteligentes ampliaram a parceria e a companhia aérea vai oferecer passagens com AD90 para os profissionais poderem participar do evento. De acordo com Claudio Junior, diretor comercial do Festival JPA, a Gol decidiu reduzir de AD75 para AD90 o valor da passagem para os agentes de viagens. O empresário acrescentou que a companhia área é a patrocinadora oficial do evento e que mais esse benefício aos profissionais é um reconhecimento da importância da feira para o mercado, considerada pelo Ministério do Turismo uma das oito mais importantes e influentes do país.
Cristiane Cavalli, responsável pelos Assuntos Internacionais de Ushuaia, no estante da Argentina, confirma que já estão confirmados além da própria Secretaria de turismo, mais 14 empresários do trade de turismo da Patagônia Fantástica, no Festival JPA.
O Festival JPA chega à sua oitava edição com maior participação de expositores, principalmente internacionais, numa mostra que o evento ganha um caráter maior de internacionalização. A área a ser utilizada no Centro de Convenções de João Pessoa também será maior, com estandes e corredores mais amplos, o que irá facilitar ainda mais a acessibilidade e mobilidade dos participantes. No ano passado, circularam pelo pavilhão do Centro de Convenções 3.348 profissionais do turismo e contou com 216 estandes. Entre as empresas expositoras, 45 eram internacionais. Paralelo ao evento, foi realizado novamente o Fórum de gestão de viagens corporativas em parceria com a ABRACORP. Do total de profissionais que participaram do evento, 1.222 eram agentes de viagens de 25 estados brasileiros, vindos principalmente da região Norte e Nordeste. 72% do público do Festival JPA é do Nordeste. A 8ª edição do Festival JPA acontecerá nos dias 19 e 20 de outubro.
Assinar:
Postagens (Atom)