terça-feira, 8 de dezembro de 2015

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino



SEBRAE - TURISMO DE EXPERIÊNCIA



O SEBRAE, sempre na vanguarda e suprindo o trabalho de uma Secretaria de Turismo inoperante, trouxe a Santa Catarina, 17 jornalistas dos estados do Espírito Santo, São paulo e Rio de janeiro para conhecerem a Grande Florianópolis. Um fantástico FANPRESS, extremamente organizado demonstrou que nosso estado não é só serra e mar. Mostrou que o objetivo do turismo de experiência é estimular o envolvimento com as comunidades locais, o aprendizado de novas atividades através da arte de explorar os sentidos, com a produção de artesanato, práticas gastronômicas, realização de esportes, aventuras, brincar com o folclore local e conhecer as práticas religiosas, assim envolver o turista em uma atividade em que ele é om personagem principal. Esta modalidade de turismo ganha novos adeptos ano após ano, atraindo um público mais exigente que procura participar das experiências, com isso criando-se oportunidades de negócios para pequenas empresas desenvolverem a partir das suas histórias, hábitos e costumes experiências únicas. A experiência diferencia-se do turismo convencional, pois incorpora vivência e emoção, tornando memorável o próprio ato do consumo, dessa forma o turista não se limita apenas em ser um simples observador, ele participa e interage nas atividades, é o ator principal do turismo que escolheu. O novo turista deseja ser surpreendido e emocionado. Para ler a matéria completa CLIQUE AQUI.  

HOMENAGEM


João Batista Sérgio Murad (In memoriam), o Beto Carrero, recebeu homenagem em sua cidade natal, São José do Rio Preto (SP), no último dia 19 de novembro. A solenidade aconteceu no teatro Paulo Moura, em um evento que reuniu público estimado em mil pessoas. A homenagem a Beto Carrero foi uma iniciativa do projeto social Mundo Novo, que atende cerca de 700 crianças de baixa renda. Ao longo de 2015, a trajetória do idealizador do Parque Beto Carrero World foi tema do projeto, que tem por o objetivo levar mais cidadania para crianças com idade entre 06 e 15 anos, que vivem em comunidades atingidas pela vulnerabilidade social. 


O projeto Mundo Novo oferece diversas atividades para os alunos, entre elas estão: futebol, vôlei, handebol, basquete, atletismo, natação, capoeira, karatê, judô, boxe, recreação, jogos populares, violão, dança, teatro, cordas duplas, apoio a tarefa, xadrez, etc. No encerramento do projeto neste ano, Beto Carrero foi tema também da apresentação final dos alunos. Para isso, um dos coreógrafos, que atua no projeto Mundo Novo, esteve no Parque para assistir o espetáculo O Sonho do Cowboy e levar referências para produzir o espetáculo com as crianças.


CEIA DE NATAL


Traga a família para celebrar este Natal no Infinity Blue Resort & Spa. Vamos oferecer uma deliciosa ceia, além de espetáculo musical natalino e música ao vivo, tudo aberto ao público, isto é, você não precisa estar hospedado para ter uma experiência incrível. Saiba mais AQUI

NATAL EM URUBICI


Outra ótima opção para quem que fugir do corre-corre em nosso litoral é subir a Serra Catarinense. O Urubici Park Hotel antem tem algumas vagas para o natal e réveillon, mas é bom correr para efetivar tua reserva.

FLORIPA AMANHÃ


Associados da FloripAmanhã participaram de Assembleia Geral no Sapiens Parque para eleger a diretoria da Associação para o período de janeiro de 2016 à dezembro de 2017. Anita Pires foi a presidente reeleita, com Thiago Schutz na vice-presidência.  Na Assembleia, Anita apresentou aos associados três importantes iniciativas que a FloripAmanhã vai trabalhar nos próximos anos: o Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia; a articulação com instituições do judiciário e órgãos ambientais para a criação de um espaço de diálogo com a sociedade e uma ação nova que está começando a ser desenhada para envolver os empresários na gestão da cidade.


NATAL EM PIRATUBA


Muitas famílias de Piratuba e turistas estiveram na Praça do Ferroviário na noite da última quinta-feira, para o acendimento das luzes de Natal. Os participantes também receberam o Papai Noel, que chegou acompanhado da Banda Municipal. O bom velhinho recebeu a chave da cidade das mãos do prefeito Claudirlei Dorini, que ao receber o Papai Noel, destacou a importância e o significado do Natal. Em seguida, Noel atendeu todas as crianças no Trem da Praça. Um vagão foi preparado especialmente para acomodar o Papai Noel e para que ele pudesse atender a toda a criançada. Além de conversar com ele, as crianças ainda aproveitaram os brinquedos instalados na Praça.


ARTESANATO & GASTRONOMIA


Depois de exatamente um ano de capacitações e experiências, os participantes do projeto “Piratuba, Artes, Cores e Sabores”, que trabalha com gastronomia e artesanato, apresentaram os resultados. Na noite de quarta-feira, os novos produtos elaborados foram expostos na “Vila do Artesão”, montada no Centro de Eventos. O projeto foi desenvolvido entre a Prefeitura e o Sebrae, com o objetivo de capacitar os artesãos de Piratuba, para que produtos com características do município fossem criados. “Temos muitos talentos no nosso município, tanto no artesanato, como na culinária e nossa intenção era criar pratos e peças com a identidade de Piratuba, com características que lembrem o município. Isso era um pedido dos turistas”, explica a diretora de Cultura, Solange Hachmann.


Além de capacitar os 40 participantes, os consultores do Sebrae também fizeram pesquisas locais para identificar as características de Piratuba. Baseados neste estudo, que valorizou a história, a cultura, o campo a água e o lazer, seis pratos de gastronomia artesanal foram criados a partir da culinária alemã, italiana e cabocla. As peças artesanais, confeccionadas com madeira, pedras, água, palha, cipó e outros, também valorizam estes elementos e, feitos com o padrão exigido pelo projeto, vão levar o selo de identificação, com a “Marca Piratuba”. “O resultado do projeto foram estas coleções lançadas, que identificam Piratuba. Os pratos ficaram realmente com os sabores daqui, da nossa terra.  Já as peças artesanais apresentam brinquedos, fontes de água, toalhas, bordados, crochês, luminárias, cestos, chaveiros, tapetes e muitos outros, mas todos com as características de Piratuba”, relata Solange, empolgada.


BISTRÔ D'ACAMPORA


Falando em gastronomia, no último sábado rolou um grande jantar com a super Duda D'Acampora, filha do meu grande e saudoso amigo Zeca D'Acampora. Foi o Jantar dos Chefes. 

Clique na imagem para ampliá-la

Os pratos foram de lamber os dedos: Amuse bouche, ostra com creme de morcilla branca e vinagrete, chantilly de champignon e peito de pato com mel e especiarias, carpaccio de vieiras com sancho, garoupa na manteiga de açafrão com polenta amoquecada, paleta de cordeiro com mil folhas de batata baroa, mini cenoura glaceada e demi glace de rapadura, pré dessert, gateau de coco, biscuit de chocolate e coulis de goiaba e manga. Dois chefes super premiados que encantaram gregos e troianos. 

PORTAL GRAMADO


A Gestour Brasil nesta última sexta-feira (4), entregou o portal turístico da cidade de Gramado (RS) - www.gestour.com.br/gramado -, integrado à Rede Brasil de Municípios Interativos. O evento teve apoio da Secretaria Municipal de Turismo e do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortências (SHRBS). A secretária de Turismo Rosa Helena Volk e representantes do trade turístico local participaram do encontro. A entrega do portal não acarretou  nenhum custo ao poder público, e teve a presença do multicampeão da seleção brasileira de vôlei Gilberto Godoy, o Giba, que após deixar as quadras passou a empreender no setor e tornou-se o “Embaixador do Turismo Brasileiro”. O eMarketplace do Turismo Nacional foi concebido durante 15 anos de estudos, pesquisas e desenvolvimento de sistemas e investimentos de mais de R$ 10,8 milhões. 


Por meio dele, empresas que atuam nos segmentos de meios de hospedagens, passeios, parques aquáticos e temáticos, traslados e eventos podem integrar-se e ativar gratuitamente seus respectivos portais de comércio eletrônico e tornarem-se, além de produtores, também varejistas de toda a oferta do turismo brasileiro. Atualmente, a Gestour Brasil engloba 5.981 portais, compreendendo todos os municípios brasileiros, os estados, as macrorregiões, as 303 regiões do Programa de Regionalização do Turismo e empresas do setor turístico. Segundo Silva, até as Olimpíadas de 2016, todos os destinos brasileiros e as empresas do setor estarão acessíveis em 11 idiomas, colocando o “Produto Brasil” em um novo patamar de competitividade no mercado do turismo internacional. O Gestour eMarketplace pode ser utilizada pelas empresas do setor, de qualquer porte, dos seis segmentos, localizadas em qualquer cidade dos 26 estados e do Distrito Federal. Para integrar-se, sem custo algum, basta acessar o endereço www.gestour.com.br/queromeintegrar.


SERRA GAÚCHA


O clima de Natal já invadiu a Serra Gaúcha. As programações do Natal Luz de Gramado e do Sonho de Natal de Canela já estão em andamento e têm atraído milhares de turistas para os espetáculos e apresentações. Mas além dos eventos natalinos, a região conta com diversos atrativos para todos os gostos que não podem ficar de fora do roteiro.


Para facilitar o deslocamento em Gramado e Canela, a Serra Gaúcha conta com um transporte diferenciado. Com ônibus panorâmicos e double-decks, o BusTour possui no roteiro mais de 30 atrativos com uma vista diferenciada e funciona de quinta à terça das 8h15 às 19h. O transporte coletivo turístico conta com o sistema hop on/hop off que permite o embarque e desembarque ilimitados durante o todo trajeto, proporcionando ao passageiro a liberdade para visitar as atrações por quanto tempo desejar. Durante a temporada de Natal, de quinta a domingo, o Illumination BusTour percorre a região central das duas cidades durante a noite para os passageiros apreciarem as luzes e decorações natalinas.


Um dos pontos de parada do BusTour é o Alpen Park, em Canela. O tradicional complexo de entretenimento da Serra é a opção ideal para quem busca diversão em um belo cenário. O trenó com trajeto de 900 metros de descida cercada para mata nativa da região é um dos destaques do empreendimento. Outras atrações que possibilitam o contato com a natureza são o rapel, muro de escalada, bungee trampolim, arvorismo e tirolesas. Além disso, o empreendimento conta com a Alpen Blizzard, a maior montanha russa de aço do Rio Grande do Sul. Com estrutura semelhante a um playground, o Alpen Kids conta com obstáculos, escorregadores, túneis e diferentes passagens para crianças, que ainda não tem idade ou altura para curtir os outros brinquedos do parque.


A Cascata do Caracol, uma das belezas naturais mais visitadas do Rio Grande do Sul, pode ser vista de um ângulo privilegiado no Bondinhos Aéreos Parques da Serra, em Canela, que também é ponto de parada do BusTour. Os doze bondinhos fazem percurso de ida e volta, totalizando 840 metros, com uma vista diferenciada da Cascata do Caracol, um dos pontos turísticos mais reconhecidos do Brasil. O parque ainda conta com o espaço Esculturas que Falam, com 85 peças talhadas em madeira que reproduzem a aparência de diversos animais e emitem o som feito por cada um, ambientado um cenário de floresta, com esculturas de árvores e plantas nativas.


TURISMO ILUMINADO


O passeio noturno Linha Turismo Iluminado retorna neste mês de festas natalinas e de fim de ano para levar mais animação e emoção às ruas de Porto Alegre. Em sua quarta edição consecutiva, a atração é uma opção de lazer para curtir a noite da capital gaúcha de um jeito super diferente, a quatro metros de altura, e uma forma de as pessoas interagirem com os espaços da cidade especialmente decorados para o Natal dentro do projeto Brilha Porto Alegre, realizado por entidades da hotelaria, gastronomia e do comércio, com o apoio da prefeitura, para colocar a cidade na rota do turismo do final de ano, e dos turistas que se deslocam para o Natal Luz, em Gramado, e para as praias gaúchas e de Santa Catarina. O Linha Turismo Iluminado é um city tour especial oferecido pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) que se tornou o circuito oficial do Brilha Porto Alegre por incluir, em seu itinerário, locais públicos e privados iluminados para o Natal como parceiros do projeto neste ano.  Durante os 90 minutos o passeio passa pela maior parte dos atrativos do tradicional roteiro Centro Histórico, mas as estrelas da noite, contudo, são o Parque Moinhos de Vento (Parcão), a Praça Júlio de Castilhos, o Shopping Total, o Santander Cultural e o BarraShoppingSul com sua iluminação natalina especial.


DESTINO ILHABELA


Na última quarta-feira, 02, a Secretaria de Turismo de Ilhabela apresentou o resultado do workshop ILHABELA: Destino MICE com o posicionamento da cidade como infra-estrutura para eventos, viagens corporativas e incentivo. Maior ilha marítima do Brasil, Ilhabela é famosa pela prática de esportes náuticos, em especial a vela – os ventos constantes que sopram no Canal de São Sebastião tornam as praias da costa Norte perfeitas para a atividade. O charme também é característica marcante da região, reunindo aconchegantes pousadas, restaurantes, lojas de artesanato e cafés nas ruas no entorno da Vila, como é chamado o badalado centrinho, ponto de encontro de todas as tribos depois da praia. 


Os ares paradisíacos da ilha ficam por conta dos cenários emoldurados por mar azul, montanhas cobertas com vegetação nativa de Mata Atlântica, cachoeiras - são mais de 300 – e praias de areias douradas e águas cristalinas como as badaladas do Curral e de Perequê.  Os atrativos de Ilhabela, entretanto, vão além da natureza: concorridos eventos atraem profissionais e turistas que chegam no inverno para curtir a Semana Internacional da Vela, a maior do gênero realizada na América Latina e que acontece em julho; e o Festival do Camarão, em agosto.


Glamourosa, Ilhabela começa a apresentar, aos pouquinhos, uma outra faceta bastante diferente da sofisticação da Vila, porém, não menos fascinante. Na costa voltada para o mar aberto, frequentada pelos surfistas, mergulhadores e aventureiros, ficam as praias mais selvagens da ilha, com acessos nada fáceis – e por isso, garantia de paisagens praticamente intocadas.  Na praia do Bonete, uma vila de pescadores sem luz elétrica ou sinal de celular, chega-se depois de quatro horas de caminhada. Já para aportar na Baía de Castelhanos é preciso enfrentar os 22 quilômetros de uma estrada de terra ruim, chacoalhando dentro de veículos com tração nas quatro rodas. No caminho, porém, surgem cachoeiras de até 70 metros de queda com tobogãs e poços cristalinos capazes de fazer esquecer qualquer perrengue.

ABRACORP EM COMANDATUBA


Na última sexta-feira, 4, representantes das 29 associadas Abracorp se reuniram no Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, no município de Una, ao Sul da Bahia, para definir os rumos da entidade e buscar antever as perspectivas do mercado de viagens para 2016.  O evento contará com a participação do sócio de Consultoria da Deloitte Touche Tohmatsu, Henry Vahdat. 


“Diferentemente de muitos setores da economia que apresentaram retração em 2015, fecharemos o ano com crescimento, mas isso não reflete de forma alguma que estamos tranquilos em nossa posição. Vários fatores colaboraram para essa performance, como o aumento do dólar e o fraco desempenho do setor no ano anterior. Precisamos seguir com cautela e agir alicerçados nas melhores práticas de gestão aliadas a investimentos em tecnologias e capacitação profissional”,explicou o presidente da ABRACORP, Gervazio Tanabi.

CONVENTION & VISITORS BUREAL


Durante a Assembleia Geral ocorrida em Belo Horizonte, foi lançada pela Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureau-CBC&VB, o programa Events In Brazil para captação de eventos internacionais. O projeto consiste na utilização da marca Brasil Convention & Visitors Bureau (que é de propriedade intelectual e exclusiva da CBC&VB) para divulgar as empresas afiliadas à rede de C&VBx para receberem eventos internacionais. Um sistema de divulgação já foi enviado para os principais players internacionais e as propostas recebidas serão encaminhadas para as Federações Estaduais de C&VBx que se encarregarão de filtrar a distribuição dentre os C&VBx associados à rede. “Atualmente o câmbio favorável no Brasil, desperta interesses de empresas e entidades internacionais que  pretendam conhecer ou promover seus eventos no Brasil. Com a captação de novos eventos, espera-se a reversão do ciclo de queda do Brasil no ranking da ICCA”, diz Márcio Santiago-Presidente da CBC&VB e da FCVB-SP.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

BELLA DA SEMANA


O site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br) está decidido a provar que Papai Noel existe, sim! Prova de que ele aparece até para os marmanjos é a segunda parte do ensaio especial de Natal, que vai ao ar nesta segunda-feira, dia 7. Pensando no público masculino, o bom velhinho não apenas trouxe a modelo Liziane Soares na semana passada, como agora decidiu entregar um outro pacote: a mineira Ellen Sapori. Aos 22 anos e natural de Belo Horizonte (MG), ela diz que o Natal é sinônimo de amor e união, e tempo para investir na companhia de família e amigos. Esta é a segunda parte do ensaio especial de Natal do Bella da Semana. Todos os anos o site fotografa duas das modelos que já passaram pelo site anteriormente e fizeram sucesso entre os assinantes, dividindo o ensaio em três partes: cada uma das modelos fotografando sozinhas, e a última, que mostra as duas juntas.

Endereço francês em Balneário Camboriú

TRANSPANTANEIRA


Já estão prontas três das 31 novas pontes de concreto da MT-060 (Transpantaneira) e até o final deste mês outras cinco serão finalizadas. As estruturas terminadas só poderão começar a ser usadas pelos turistas e visitantes em 28 dias, tempo que levará para secar o concreto. No total, as obras somam R$ 12,6 milhões e fazem parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodeustur), cujos projetos são elaborados e geridos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Além da troca de 31 pontes de madeiras por estruturas de concreto e aço também serão entregues este ano mais 60 km de asfalto restaurados na MT-060. De acordo com o secretário-adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, com a finalização dos trabalhos a Transpantaneira oferecerá maior trafegabilidade e segurança aos turistas e redução dos custos com manutenção.


A Transpantaneira tem hoje um total de 130 pontes de madeira. Esse trecho foi priorizado por ser o mais movimentado turisticamente. Nele se encontram 32 empreendimentos, entre hotéis e pousadas. MT-060- Outra obra que impactará no desenvolvimento do turismo na região é a restauração de cerca 60 km na MT-060, entre a BR -070 e a cidade de Poconé. O recapeamento do asfalto já foi concluso e estão sendo finalizadas as sinalizações vertical e horizontal. Essa rodovia é porta de entrada para o Pantanal da região de Poconé. No total foram investidos ali R$ 17,8 milhões. Atualmente a secretaria tem 11 obras em andamento, que somam R$ 123 milhões, sendo que desse total R$ 35 milhões são no Pantanal. A da troca de pontes na Transpantaneira e da restauração da MT-060 estão sendo executadas por meio de convênios com a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra).


TURISMO EM TRANSFORMAÇÃO


Com o objetivo de inserir a população local no processo de gestão do turismo e integrar a comunidade com o Memorial Rondon que está sendo construído no local, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) realizou em Mimoso (120 km de Cuiabá), distrito de Santo Antônio de Leverger, o evento Turismo e Cidadania em Transformação na Terra de Rondon. Em reunião realizada nesta segunda-feira (30) com o governador Pedro Taques, o secretário-adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, explicou ao chefe do Executivo que a intenção da pasta é realizar esse evento em todas as localidades onde estão sendo executadas obras de infraestrutura turística do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodestur).


O Prodestur é um programa estratégico da cadeia produtiva do turismo voltado a investimentos em infraestrutura turística desenvolvido pela Sedec. Seu principal foco é o desenvolvimento com a geração de emprego e renda na cadeia do turismo. Atualmente a secretaria tem 11 obras em andamento, incluindo a do Memorial Rondon. “Nossa intenção é inserir a população nesse processo, porque muitas vezes o turista chega à uma localidade e os próprios moradores não sabem dar informações sobre seus atrativos”, destaca. O Turismo e Cidadania em Transformação busca por meio da mobilização, sensibilização e motivação inserir a comunidade para que ela contribua com o processo de desenvolvimento do turismo no Estado.


Está sendo edificado em Mimoso o Memorial Rondon, um espaço multiuso em homenagem ao Marechal Cândido Rondon, que nasceu na localidade. O espaço abrigará um museu, uma biblioteca e um espaço onde serão ministrados cursos e oficinas para a população local.


sábado, 5 de dezembro de 2015

TURISMO DE EXPERIÊNCIA - SANTA CATARINA EM TODOS OS SENTIDOS - por Jeff Severino



Sempre com seu trabalho de pesquisa e desenvolvimento constante, o SEBRAE-SC, desenvolveu o Turismo de Experiência cujo objetivo é estimular o envolvimento com as comunidades locais, o aprendizado de novas atividades através da arte de explorar os sentidos, com a produção de artesanato, práticas gastronômicas, realização de esportes, aventuras, brincar com o folclore local e conhecer as práticas religiosas, assim envolver o turista em uma atividade em que ele é om personagem principal. Esta modalidade de turismo ganha novos adeptos ano após ano, atraindo um público mais exigente que procura participar das experiências, com isso criando-se oportunidades de negócios para pequenas empresas desenvolverem a partir das suas histórias, hábitos e costumes experiências únicas. A experiência diferencia-se do turismo convencional, pois incorpora vivência e emoção, tornando memorável o próprio ato do consumo, dessa forma o turista não se limita apenas em ser um simples observador, ele participa e interage nas atividades, é o ator principal do turismo que escolheu. O novo turista deseja ser surpreendido e emocionado. Para isso trouxe ao estado catarinense 17 jornalistas do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, num muito bem detalhado e organizado FANPRESS pela Grande Florianópolis. 


Estre os objetivos específicos do projeto estão desenvolver e apoiar o Turismo de Experiência na Grande Florianópolis; Promover os produtos de experiência lançados pelo projeto com jornalistas e blogueiros e replicadores de notícias relacionadas ao turismo; Incrementar o turismo da Grande Florianópolis; Divulgar a cultura, esportes e gastronomia através do Turismo de Experiência; Incentivar o desenvolvimento do turismo nos pequenos negócios; Fomentar a iniciativa privada e pública para o incentivo ao turismo de experiência em Santa Catarina; Promover o turismo de experiência de uma forma sustentável visando o desenvolvimento e a participação de famílias e da comunidade local, e fortalecer a rede de empresas ligadas ao Turismo de Experiência na Grande Florianópolis.


O princípio que direcionou o projeto é resumido na frase “Santa Catarina em todos os sentidos”, a marca foi concebida seguindo a mesma direção. Suas formas possuem características orgânicas, simples e humanista que representam a singularidades e algumas das características dos locais que fazem parte do projeto. Aliado ao ambiente e a cultura, ganha-se destaque a imersão e interação humana no mundo da experiência sociocultural. Santa Catarina detém uma diversidade econômica invejável entre os demais estados brasileiros, grande parte resultado da intensa atividade empreendedora na região. A indústria de transformação catarinense, por exemplo, é a quarta maior do país em quantidade de empresas e a quinta em números de trabalhadores, além de deter a liderança latino americana em diversos segmentos. Mesmo com uma área territorial pequena, o PIB catarinense é o oitavo do Brasil, registrando, em 2009, R$ 129,8 bilhões. Santa Catarina é o segundo estado com maior participação da indústria no PIB nacional, de acordo com o IBGE. 


De janeiro a dezembro de 2011, as exportações catarinenses alcançaram o valor acumulado de US$9,1 bilhões, o que corresponde a 3,5% das exportações brasileiras. Este desenvolvimento econômico do estado está concentrado em diversos polos, cada um com uma vocação diferente. No Oeste, a agroindústria forte é a que mais exporta aves e suínos do Brasil. Na região do Vale do Itajaí, é a indústria têxtil que se destaca. O Sul possui a liderança nacional no setor de cerâmica e o Norte é referência em metal-mecânico. Em Florianópolis, o setor de tecnologia movimenta mais de 500 empresas, com um faturamento anual superior a R$ 600 milhões e cerca de 12 mil empregos diretos.


É neste cenário que o Sebrae/SC tem atuado para fortalecer ainda mais a economia catarinense, por meio de incentivo aos empreendedores, em diversos aspectos. Com os Arranjos Produtivos Locais (APLs)
e os Polos Setoriais, a entidade criou proximidade com micro e pequenas empresas. Nos projetos são realizados diagnósticos, consultorias, capacitações, e acesso a novos mercados, visando melhorar a produtividade, a competitividade e a qualidade dos produtos. Por meio do Sebrae/SC, os pequenos empreendedores dispõem de um atendimento com ampla gama de serviços às suas empresas. Com o objetivo de estar sempre presente em todas as regiões de Santa Catarina, o Sebrae/SC mantém unidades de atendimento nos principais municípios do estado. Ao todo, são nove coordenadorias regionais, dois centros de educação empresarial, 15 agências de atendimento, quatro centros de atendimento e 180 pontos de atendimento em parceria com as entidades empresariais. Desde 2011, o Sebrae/SC passou a contar também com uma unidade móvel, que percorre as cidades onde não há escritório.


A capital de Santa Catarina reúne conforto e agitação de centro urbano desenvolvido, ao mesmo tempo em que oferece oportunidades de contato íntimo com a natureza. Mar, morros e bosques de Mata Atlântica compõem um cenário deslumbrante. A herança dos colonizadores açorianos acrescenta charme e história às belas paisagens, tornando a cidade um centro de turismo internacional. A natureza é espetacular. Praias magníficas, de todos os tipos, desde mar grosso com grandes ondas até enseadas abrigadas –, morros cobertos com vegetação de Mata Atlântica, ilhas, restingas, dunas, manguezais e lagoas. Cerca de 45% da ilha é área de preservação permanente. A forte influência dos fundadores portugueses e dos colonizadores açorianos é percebida na arquitetura, na culinária e nas manifestações culturais e religiosas. A capital de Santa Catarina é considerada um dos principais destinos turísticos nacionais. Conhecida pela sua beleza natural, pela qualidade de vida e recomendações nas mais variadas revistas e jornais de turismo, viagens e negócios, Florianópolis agora desponta no cenário de turismo de experiência, promovendo os pequenos e típicos negócios locais.


Para o turista que deseja conhecer Florianópolis na intimidade, poderá praticar através do turismo de experiência a gastronomia açoriana, puxar uma rede de pesca, colher mariscos e berbigões, fazer sua própria cachaça, colher e degustar ostras, enfim, não faltam experiências de imersão para que ele se sinta o próprio Manezinho da Ilha da Magia. Vale destacar que é possível praticar o turismo de experiência o ano todo, pois, “faça chuva ou faça sol, faça rafting, faça peças de barro nas olarias, faça jogatinas, colha berbigões, jogue capoeira...” reduzindo a sazonalidade das datas de baixa do turismo de Florianópolis, tipicamente reconhecido pelo sol e praias.

Clique na imagem para ampliá-la

O FANPRESS teve início com em nosso Mercado Público Municipal, exatamente no QUITANDA DO PALADAR, onde nesta experiência única o turista escolhe frutas e legumes orgânicos, temperos e especiarias escolhe o peixe nas peixarias do Mercado Público e com a cesta repleta de ingredientes vem andando pela Rua Conselheiro Mafra conhecendo as histórias e arquitetura local até o restaurante Conselheiro do Paladar. Chegando inicia-se o preparo do prato típico ao som de boa música e regado a uma cachacinha local. Claudia, com sua ajudante D.Marli, preparam o prato de forma descontraída, ensinado como fazer em casa! 

Clique na imagem para ampliá-la

Cada turista prepara a sua marmita de barro, envolta em tecido de chita, e segue caminhando com o grupo até o Parque da Luz, onde a refeição é degustada em um piquenique, apreciando a vista da ponte Hercílio Luz!

Clique na imagem para ampliá-la

A 5 km entre o aeroporto de Florianópolis e o centro, fica um dos maiores patrimônios naturais e culturais da Ilha da Magia: a Resex Marinha do Pirajubaé, primeira reserva de uso sustentável no Sul do Brasil com uma área de cerca de 1.444 hectares de belezas naturais protegidas. Nesse paraíso ecológico o turista pode ter uma experiência de barco conduzida por pescadores artesanais e extrativistas, transmitindo etnoconhecimentos, "causos" e contando mais sobre coleta do famoso molusco que é prato típico de Florianópolis: o berbigão. Esse molusco bivalve tem na sua coleta um trabalho totalmente artesanal, sustento de muitas famílias, onde os homens normalmente realizam a extração e as mulheres o "desconchamento". 

Clique na imagem para ampliá-la

Essa experiência ainda reserva outras surpresas, como a apresentação de moluscos nativos com nomes curiosos como a mijadeira, linguaruda e lambreta, além de visita a pequenas formações de areia em meio a baía e a um manguezal quase intocado que permite a observação de aves. No passeio ainda se avista a ponte Hercílio Luz, cartão postal da cidade.

Clique na imagem para ampliá-la

A experiência, além de emocionar com lindas histórias de vida, conta com a participação ativa do visitante, onde ele participa da tarrafada, simula a extração do berbigão, pode ajudar no preparo do peixe e ainda degusta do melhor pirão da cidade, acompanhado de peixe. 

Clique na imagem para ampliá-la

Quem não quer fazer turismo deslumbrando-se com paisagens exclusivas, provar de uma comida caseira e ainda ajudar uma comunidade? No roteiro de um dia, sentidos são aguçados por elementos da natureza. 

Clique na imagem para ampliá-la

De lá o turista segue para um dos recantos mais espetaculares da Ilha que é o Ribeirão da Ilha para uma OSTRAXPERIENCE. A experiência é uma conversa sobre maricultura, explicando desde o período que o molusco é uma semente, passando por todo processo de manejo até a mesa do consumidor, seguido por uma degustação de ostras in natura e ao bafo harmonizados espumante catarinense, isso sem contar com as cachaças do Sr. Wolfgand Schreder, proprietário do tradicionalíssimo Armazém Vieira. Essa incrível experiência visa difundir o consumo da Ostra. O Brasil cultiva ostras há 20 anos, enquanto na Europa o cultivo é milenar. A ostra é conhecida pelo alto teor de ômega 3, segundo reza a lenda: os jogadores de xadrez russos consumiam muita ostra antes dos torneios de xadrez, visando reduzir o stress e oxigenar o cérebro. Além do ômega 3 possui cálcio, ferro e zinco, para os Brasileiros é considerada um viagra natural. 


Depois de um farto almoço com muito peixe, pirão, rizoto do frutos do mar no tradicional Trapiche das Ostras, com aquele visual que todo o ilhéu não se c ansa de vislumbrar, além do ótimo atendimento dos proprietários, os jornalistas seguiram para o Norte da Ilha, diretamente a Praia da Barra da Lagoa para vivenciar a ALIMENTAÇÃO INTERATIVA E HORA DO BANHO DAS TARTARUGAS no grande PROJETO TAMAR. 

Clique na imagem para ampliá-la

O Centro de Visitantes do Projeto Tamar, auxilia no trabalho de conscientização e educação ambiental de visitantes, comunidades e pescadores. Conta com infra-estrutura que inclui cinco tanques de observação com exemplares de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que desovam no Brasil, sala de vídeo e exposições, espaço infantil e loja para venda de produtos Tamar. Nessa experiência incrível, de interação com as tartarugas, o visitante pode dar banho e alimentá-las!

O HOMEM DO MAR NO APINO TURISMO 

Clique na imagem para ampliá-la

Em seguida uma experiência inesquecível a bordo de simples barcos de pescadores, seja contemplando o pôr do sol, pescando o peixe da época ou nadando em cantos secretos da ilha. O roteiro é definido no dia com diversão garantida! Navegar pelo canal da Barra da Lagoa é realmente fenomenal. 


No retorno embarcamos no ônibus oficinal de turismo de Floripa, o BY BUS TURISMO, para um passeio interativo de ônibus panorâmico na Ilha da Magia para apresentação dos atrativos turísticos com música nativa e histórias da cultura local. Vários passeios podem ser realizados interagindo com a cultura local e apreciando a gastronomia e a noite da ilha. 

Clique na imagem para ampliá-la

No passeio seguiu diretamente para o norte da Ilha para conhecermos e brincarmos com os JOGOS DA EXPERIÊNCIA NA POUSADA FAVARETO, uma pousada familiar e aconchegante onde o turista é convidado para fazer parte de jogos com a família Favareto e amigos. A família tem por hábito se reunir aos finais de semana, após as refeições e jogar jogos de azar, brincadeiras, carteados, contando histórias típicas que fizeram parte da época em que colonizaram a ilha. Várias outras opções de jogos e brincadeiras pela ilha são indicadas para os grupos, como Boliche, Parapente, jogos de praia e muito mais.

Clique na imagem para ampliá-la

De lá o grupo de jornalistas foi preparar a sua própria caipirinha, no programa FAÇA VOCÊ MESMO SUA CAIPIRINHA NO HOTEL COSTA NORTE. A caipirinha, bebida tipicamente brasileira, caiu no gosto popular de estrangeiros e amantes da bebida! De uma forma simples e descontraída, nessa experiência o turista aprende a fazer sua própria caipirinha misturando e degustando cada ingrediente até chegar ao ponto adequado ao seu próprio paladar.


Para finalizar o passeio do dia, já que tratava-se de um FANPRESS, seria humanamente impossível o turista fazer tudo isso em apenas um dia. fomos conhecer, vivenciar e divulgar tudo isso afim de que você leitor saiba que realmente é possível fazer tudo isso em Floripa, seguimos para a EXPERIÊNCIA DA TERRA AO PRATO NO JARDIM DO RANCHO. No roteiro de um dia, sentidos são aguçados por elementos da natureza. São aromas, sons, sabores e cores proporcionados num passeio sem pressa por um caminho em meio ao verde. Nessa experiência o turista colhe seus legumes e temperos, direto da terra em uma propriedade orgânica, e os prepara no sítio da família, conhecendo suas propriedades medicinais e formas de uso. Tudo se passa na comunidade de Ratones, um recanto de produção agrícola na Ilha de Santa Catarina. PARA VER TODAS AS FOTOS DESTE PRIMEIRO DIA CLIQUE AQUI.

SÃO JOSÉ, SANTO AMARO DA IMPERATRIZ E BIGUAÇU

Em nosso segundo dia de FANPRESS, por conta do nosso pouco tempo, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais intimamente mais três municípios e suas diversidades turísticas. São cidades com origens açorianas comuns, mas com características diferentes. São José, destaca-se pelo grande centro comercial, além de possuir um importante distrito industrial. Em São José o turista pode caminhar calmamente por ruas planejadas e planas, em especial a Beira Mar que liga o Centro Histórico ao acesso de Florianópolis, sendo bem servido pelo comércio local e hoteleiro a preços convidativos.

São José apresenta ainda um enorme potencial turístico, histórico, cultural e arquitetônico, tendo como destaque o complexo histórico-arquitetônico do Centro Histórico com casarios de origem luso-brasileira dos séculos XVIII, XIX e XX onde o turista poderá fazer uma visita guiada, visitar a Feira da Freguesia e degustar pratos típicos, conhecendo o folclore e artesanato local sob a sombra das árvores e casarios da praça. Além do Centro Histórico, São José encanta pela arte das Olarias, oriunda da cultura indígena, e inúmeras belezas naturais, contempla agora o cenário do turismo de experiência de Santa Catarina com atrativos incríveis relacionados a olaria e sua magia.
Clique na imagem para ampliá-la

Tivemos a oportunidade de conhecer "AS MENINAS DA TERRA", parte de um roteiro cultural. Ali o turista tem o contato com a história dos oleiros, equipamentos e antigas técnicas de barro. As Meninas são especialistas em desenvolver o boi de mamão, passarinhos e anjos do folclore açoriano. A Identidade das Meninas da Terra é marcada pela colcha de retalhos que cobra as peças figurativas. A pintura manual é o toque delicado e feminino realizado para acabamento das peças. Além do prazer de desenvolver uma peça artesanal em barro, as Meninas da Terra oferecem um local extrovertido, acolhedor, de genuína amizade regada a um saboroso café da tarde. Logo após o turista segue para um passeio pelo Centro Histórico de São José, fazendo um resgate da cultura e religiosidade dos casarões.

FEIRA DA FREGUESIA

Com a proposta de movimentar o Centro Histórico de São José e resgatar a tradição dos encontros dos moradores na praça, nasceu a Feira da Freguesia. Idealizado pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo, é aberta ao público e realizada sempre no segundo domingo do mês. A feira é diversificada. Visitantes encontram desde o artesanato tradicional, como louças de barro, até antiguidades e móveis de madeira de demolição. As atrações folclóricas são apresentadas na praça Hercílio Luz, em um palco montado, mas também aproveitam o coreto histórico do local. Dona Maricota, figura carismática, grande amiga, sabe como ninguém, entreter o turista e contar seus "causos" no mais legítimo "manezês". Deveria ser nomeada nossa embaixadora cultural do "manezês". Maricota, "dazzzzz um banho ôoooo!
Clique na imagem para ampliá-la

Em seguida fomos recepcionados pelo grande chef Dino Pisellini, nascido e criado em Veneto que adotou a nossa região como sua casa, nos brindando com a Osteria Dino "L'autentica cucina veneta". Impossível não gostar e tão pouco não sair satisfeito com as legítimas iguarias italianas.

SANTO AMARO DA IMPERATRIZ

Clique na imagem para ampliá-la

Já Santo Amaro da Imperatriz, está localizado nas encostas da Serra. A cidade é cheia de fontes termo minerais com ótima infraestrutura hoteleira. A região da Grande Florianópolis, caracterizada pela imigração açoriana, também foi o centro irradiador da colonização alemã em Santa Catarina. É em Santo Amaro que o turista terá um contato, além de cultural, extremamente radical, mas com toda a segurança possível, pois esta eco-aventura atende de crianças aos jovens da melhor idade. Trata-se da APUAMA RAFTING. A prática da experiência inicia-se com a confecção de bombas de barro e sementes de árvores nativas que serão arremessadas com um estilingue nas margens do rio para semeadura e reparação da mata ciliar. Durante a oficina o turista recebe uma aula sobre o ecossistema local, flora e fauna visando identificar durante o percurso as árvores nativas. Na beira do rio com os equipamentos, o turista recebe a orientação necessária sobre segurança e procedimentos durante a descida do rio Cubatão Sul.
Clique na imagem para ampliá-la

Essa nova modalidade de Rafting busca interagir com o turista para que, além da aventura de descer uma corredeira, ele possa conhecer o percurso e a mata nativa que margeia o rio e assim, aprender a importância da preservação ambiental. Esse passeio terminou em volta de uma mesa, onde fomos brindados com um fantástico café colonial.

De lá retornamos e seguimos pela BR 101, trecho sul/norte, com destino a Biguaçu, que está localizada em situação estratégica entre os maiores polos turísticos do Estado: Florianópolis e Balneário Camboriú, sendo passagem de grande parte do fluxo norte-sul de Santa Catarina. Entre gingas e histórias, a capoeira; patrimônio da humanidade, o turista terá contato com essa arte na Associação Cultural Capoeira na Escola, vivenciando a ancestralidade afro-brasileira com uma imersão no Brasil-Colônia. O turista pisará no chão construído por mãos escravas e será conduzido por um Griot (contador de histórias) para conhecer como surgiu a Capoeira, filha de africanos nascida no Brasil, reconhecida em 2014 como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Terá a oportunidade de aprender os movimentos básicos e a musicalidade dessa arte que encanta os quatro cantos do mundo, além das manifestações culturais que a acompanham: Puxada
de Rede, Maculelê, Samba de Roda e confecção de Abayomis.
Clique na imagem para ampliá-la

Ao final, o turista poderá saborear uma deliciosa feijoada, o prato nascido nas senzalas. A experiência é proporcionada pela Associação Cultural Capoeira na Escola no Museu Etnográfico Casa dos Açores, localizado no Balneário São Miguel, Biguaçu, comunidade que abrigou uma quantidade expressiva de escravos para atividades rurais e de caça às baleias.

Enfim, foram apenas dois dias intensos de muita aventura, além de conhecimento e o convívio entre confrades que respiram e transpiram o mesmo ideal e possuem a missão, por paixão, de levar para todos aquilo que a maior indústria do mundo, o turismo, tem a oferecer. O turismo não gera somente renda e conhecimento, mas principalmente a união entre os de povos, cores, culturas, sabores, tons, aromas... e, essa mistura, "tudo junto e misturado" permite a todos levar um pouco daquilo que conheceram, deixando por consequência um pouco de si mesmos em cada pedaço de chão em que pisam, em cada abraço, em cada adeus, em cada aperto de mão, e, evidentemente, levando dezenas de fotografias, as quais, de quando em sempre, são revistas, lembradas e, no maior marketing do mundo, a propaganda boca a boca, entusiasmando outras pessoas a fazerem o mesmo, isto é, viajar, estreitando ainda mais os laços fraternos, numa bola de neve que vai se agigantando cada vez mais.
Clique na imagem para ampliá-la

Parabéns ao SEBRAE, sempre na vanguarda, tendo a capacidade de aprender e acima de tudo a humildade de repassar seus conhecimentos, já que, o conhecimento em si só é válido quando compartilhado. PARA VER TODAS AS FOTOS DESTE SEGUNDO DIA DE FANPRESS CLIQUE AQUI


O SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas –, é uma entidade civil sem fins lucrativos, instituída sob a forma de Serviço Social Autônomo, presente em todos os estados e criado pela lei 8.029 e 8.154/90. O Sistema SEBRAE é mantido pela iniciativa privada, através do recolhimento compulsório na Guia de Recolhimento da Previdência Social (GRPS). Este recolhimento sobre salários de contribuição varia de 0,3 % a 0,6 % dependendo do ramo de atividade da empresa, podendo ainda esta ser isenta. Trabalha desde 1972 pelo desenvolvimento sustentável das empresas de pequeno porte. Para isso, a entidade promove cursos de capacitação, facilita o acesso a serviços financeiros, estimula a cooperação entre as empresas, organiza feiras e rodadas de negócios e incentiva o desenvolvimento de atividades que contribuem para a geração de emprego e renda. São centenas de projetos gerenciados pelas Unidades de Negócios e de Gestão.