MAPA TURÍSTICO
O Ministério do Turismo (MTur) adotou uma nova metodologia para categorizar os municípios brasileiros. A partir de quatro variáveis de desempenho econômico: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais, os 3.345 municípios do Mapa do Turismo Brasileiro foram agrupados em cinco categorias, de A até E.
Santa Catarina teve 132 cidades agrupadas em categorias de A até E. Florianópolis, assim como todas as capitais brasileiras, e os municípios Bombinhas e Balneário Camboriú ficaram na categoria A, que representa os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem. Outros 12 municípios catarinenses, como Blumenau, Lages e Garopaba, foram inseridos na categoria B; e 30 na categoria C, incluindo a fenomenal Urubici, com suas mais de 100 pousadas e o fantástico Morro da Igreja e sua excelente rota gastronômica.
Morro da Igreja - Urubici
A categorização, como é chamada, atende à necessidade do MTur de aprimorar os critérios para definir políticas públicas para o setor e criar um instrumento capaz de subsidiar, de forma objetiva, a tomada de decisões de acordo com o tamanho da economia do turismo de cada localidade.
Urubici Park Hotel
As 87 cidades restantes foram categorizadas como D e E como Urupema e Bom Jardim da Serra. A categorização contempla as 303 regiões turísticas inseridas no Mapa do Turismo Brasileiro. O fato de um município ser categorizado em D ou E não significa que ele receberá menos apoio que um município categorizado como A ou B. O processo de categorização, uma estratégia do Programa de Regionalização do Turismo do MTur, teve sua metodologia avaliada pelas secretarias estaduais e municipais de Turismo e foi reconhecida em diversas instâncias do poder público.
A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado a classificou como “essencial” para o aperfeiçoamento da política de Estruturação dos Destinos Turísticos. A Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) expressou sua aprovação à ferramenta, desenvolvida por técnicos do Ministério do Turismo. O Mapa do Turismo Brasileiro – É o instrumento que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas do turismo e define a área – o recorte territorial – que deve ser trabalhada prioritariamente. O mapa é atualizado periodicamente e sua última versão, de 2013, conta com 3.345 municípios, divididos em 303 regiões turísticas.
TEMPORADA DE VERÃO
E começou a temporada de verão dos argentinos em Santa Catarina. Os voos começaram na última terça-De hoje até o fim de dezembro, teremos um voo diário em nossa "pista de pouso internacional Hercílio Luz". De janeiro a fevereiro teremos três voos diários.
HOTELEIROS & ATRATIVOS TURÍSTICOS
A abertura oficial do verão de Balneário Camboriú aconteceu no último sábado, 12, com um desfile envolvendo os principais atrativos turísticos do município e região. A expectativa para esta temporada é grande: espera-se que muitos turistas do Mercosul retornem a cidade e que os brasileiros viajem preferencialmente pelo país. A rede hoteleira da cidade já comemora ocupação de quase 100% nos leitos.
A Presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau,Margot Rosenbrock Libório, afirma que a entidade espera uma excelente temporada, incentivada principalmente pela valorização do dólar, que aumenta o poder de compra dos principais emissores de turistas do Mercosul. Ela afirma que nas últimas temporadas esse público estava visitando pouco a cidade, mas neste verão se espera uma volta com força total.
O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, concorda com Margot e afirma que as expectativas para a temporada são as melhores. “Estamos vivendo um ótimo momento, pois sentimos o aumento da procura por Balneário como destino turístico, não apenas pelo momento econômico favorável, como também pelo fato de que estamos trabalhando nos últimos seis anos para firmar nossa cidade e região como uma das melhores propostas nacionais de turismo”, informa. Ademar salienta também a importância do atendimento na consolidação do destino. “O grande trabalho que temos é de recepcionar bem os nossos turistas, oferecendo o que temos de melhor, valorizando o nosso morador e trabalhador, que nessa época redobram as energias e deixam nossa cidade muito mais capacitada”, comenta.
O Parque Beto Carrero World, que é uma das atrações favoritas de quem visita a região, espera um crescimento de 30% em seu movimento, ou seja, um público de 750 mil visitantes. Outro atrativo bastante visitado e que está com nova atração é o Parque Unipraias. Sônia Lopes Pimentel, que atua no Marketing do empreendimento, confessa que a expectativa é a melhor possível. “Não gostamos de criar muita expectativa, mas para esse verão estamos esperando muito movimento. Com o dólar alto, a tendência é atrairmos muitos brasileiros, além dos nossos vizinhos argentinos, chilenos, paraguaios e uruguaios”, afirma.
A nova atração do parque é voltada para o público infantil. A Fantastic Forest é uma trilha de 200m, onde os pequenos poderão conhecer de perto o mundo dos guardiões da floresta e duendes. “É um espaço lúdico, com vários locais interativos e áreas lindas para tirar fotos”, diz. Além disso, há também a tirolesa Zip Rider, o trenó de montanha Youhoo! e o parque de arvorismo, além de diversas trilhas e um belo mirante.
Alberto Cestrone e a Gerente de Vendas Juliana Campeonoto Molina
Alberto Cestrone, Diretor Geral do Infinity Bloue Resort & Spa, um dos 10 melhores resort do Brasil para famílias, a temporada já vem superando as expectativas, a ocupação do resort ocupa quase 100%. "Nossos hóspedes costumam fazer reservas de um ano para o outro, principalmente em datas comemorativas a exemplo da Páscoa, Natal, Réveillon. São hospedes cativos e sempre esperados, vindos dos nossos estados vizinhos, além de todo o Brasil e agora fortemente do Mercosul, principalmente da Argentina e do Chile. Para as festas de final de ano estamos lotados e até o Carnaval seguimos com ocupação próxima dos 100%”. Além do atendimento da nossa equipe, que permite que nossos hóspedes sempre retornem, a alta do dólar com certeza fez a diferença, incentivando quem é de fora vir para cá, e os brasileiros ficarem aqui”,afirmou.
Infinity Blue Resort & Spa
PESQUISA ABRACORP
Referência setorial para o mercado de viagens corporativas, a Abracorp realizou pesquisa de vendas extraordinária focada nos meses de outubro e novembro de 2015, exclusivamente no segmento aéreo, que representa mais de 70% do volume de transações e de faturamento das associadas. Considerando o cenário econômico, a entidade obtém e compartilha uma fotografia mais clara das atuais tendências que movimentam o segmento.
A pesquisa apontou, de outubro para novembro, recuo de 7,3% nas transações aéreas domésticas e uma queda ainda maior – 10% – no volume faturado. No entanto, em novembro, tivemos um cenário inédito.
No mercado internacional, também registramos queda de outubro para novembro, na casa dos 16,1%, na indústria. Notou-se que as maiores quedas ocorreram nas viagens para a Área 2 (Europa e Oriente Médio), onde as companhias aéreas europeias apresentaram maior redução. A TAM viu o faturamento encolher 19,5% de outubro para novembro - acima, portanto, da queda média de mercado (16,1%). Enquanto isso, a American Airlines teve as vendas reduzidas em 12,2%.
“Em janeiro de 2016, a Abracorp realizará a sua pesquisa de vendas anual, contemplando todos os setores como hotelaria e locação, dentre outros resta-nos aguardar para analisarmos como foi o cenário de 2015”,pondera Gervásio Tanabe, diretor executivo da Abracorp. Confira a íntegra da pesquisa.
KERBFEST
A famosa festa típica alemã de Piratuba, o Kerb, inicia dia 08 de janeiro, com a escolha da Rainha e Princesas do evento. Serão 10 dias de festa, com o encerramento no dia 17. A programação vai contar com bailes, desfiles, brincadeiras alusivas, encontros de confraternização e momentos religiosos. Esta é a 102ª edição que é realizado em comemoração ao aniversário da Igreja Evangélica Luterana de Piratuba. O Kerb acontece em parceria com a Prefeitura, Associação de Hotéis e Associação Atlética Riopeixense. De acordo com os organizadores, a expectativa é de que mais de 10 mil pessoas passem por Piratuba entre os 10 dias de programação.
TURISMO EM JOINVILLE
Infraestrutura de hotéis e serviços, preços competitivos e atrativos locais atraem cada vez mais visitantes A poucos dias do início da temporada de verão, muitos turistas já preparam as malas e contam os dias para sair em férias. Enquanto isso, as cidades destino já estão prontas para bem atender ao público, colocando em evidência os seus melhores atrativos e serviços. Nos últimos anos, é crescente o número de turistas que vêm veranear em Santa Catarina e que escolhem Joinville para se instalar. Atentos a essa demanda positiva, empresários do setor turístico estão se adaptando e oferecendo mais serviços. No comércio, além das lojas de rua, três shopping center reúnem as principais lojas de departamentos do país e renomadas grifes internacionais. Mais informações nos links: www.fundacaoturistica.joinville.sc.gov.br ou na fanpage da facebook.com/descubrajoinville.
Endereço francês em Balneário Camboriú - SC
CONVENTION GUARUJÁ
Neste quinta-feira, 17 de dezembro, o Guarujá Convention Visitors & Bureau comemora o sucesso dos dez anos de sua fundação, completados em novembro. A missão do órgão é promover e fortalecer o destino Guarujá, com auxílio da iniciativa privada, entidades parceiras e poder público. O GCVB e seus parceiros apoiam a captação de eventos nacionais e internacionais, que promovem o aumento no fluxo de turistas na cidade. Localizada na Ilha de Santo Amaro, a 80 quilômetros de São Paulo, o Guarujá possui a melhor infraestrutura do litoral paulista, gastronomia diversificada e 27 praias, divididas em mais de 18 quilômetros de areias brancas, banhadas por um mar com tonalidades de verde e azul. Além de ser composta pelas melhores condições de balneabilidade, destaca-se pela praia do Tombo, que conquistou seis vezes a Bandeira Azul, e também pela Marinas Nacionais, que recebeu pelo terceiro ano consecutivo o selo da Fundação para o Meio Ambiente e a Educação (FEE – em inglês).
FESTURIS GRAMADO 2016
Clique neste baner e faça a sua reserva para o melhor Festival de Turismo do Brasil.
WISH SERRANO
Gramado Empreendedor é um evento anual, onde a prefeitura entrega troféus para as empresas que tiveram diferencial com arrecadação de impostos ISSQN e ICMS ao município. Neste ano, mais uma vez, a GJP/ Wish Serrano ficou em primeiro lugar na categoria ISSQN. Na foto, o gerente geral do resot Carlos Marín recebendo das mãos do prefeito de Gramado Nestor Tissot o troféu.
SUPER MULHERES
A empresária gramadense Marta Rossi foi homenageada na noite de 09/12, com a menção Supermulheres, promovida pelo Jornal Integração. Autoridades e convidados especiais prestigiaram a entrega do prêmio. O Supermulheres é a homenagem concedida a grandes mulheres que se destacaram em seu ramo de atividades.
CARACOL E NATAL LUZ
A Caracol Chocolates, patrocinadora do Natal Luz de Gramado, tem encantado os visitantes e a comunidade com sua Kombi iluminada. Em cada espetáculo do evento, as mamães noeis da Caracol e o soldadinho de chumbo chegam na Kombi, que por si só já uma atração. Com iluminação especial e um cenário interno que lembra a sala de uma residência, enfeitada para o Natal, o veículo agrada a todos. A equipe – mamães noéis e o soldadinho de chumbo - fazem sucesso, chamando a atenção de adultos e crianças, que não se cansam em fotografá-los. A Caracol é o chocolate oficial do Natal Luz, seguindo a filosofia da empresa em investir nos eventos da região.
As lojas da Caracol Chocolates, bem como os restaurantes Mamma Pasta e o Galeto Mamma Mia, que pertencem ao mesmo grupo empresarial, também receberam decoração especial.
FACHADAS DECORADAS
A Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC), promove o Concurso de Fachadas, junto as empresas canelenses. O grande objetivo desta ação é incentivar e difundir a criatividade, nas empresas locais, agregando ao evento Sonho de Natal, tendo como desafio, encantar seus clientes e o público em geral. Criatividade e beleza, originalidade e inovação são os quesitos a serem julgados pela comissão composta por representantes da ACIC, Fundação Cultural de Canela e veículos de comunicação da cidade: Rádio Clube de Canela, Jornal Integração, Jornal Nova Época e Jornal Folha de Canela. Os estabelecimentos serão avaliados no período de 12 dezembro de 2015 a 10 de janeiro de 2016. Os três melhores, receberão, respectivamente: 1º Lugar: passagem área para duas pessoas. 2º Lugar: jantar para duas pessoas no Hotel Continental. 3º Lugar: jantar para duas pessoas no Chalé Pizzaria. A divulgação dos resultados, bem como a entrega da premiação acontecerá no dia 28 de janeiro de 2016, na sede da ACIC.
EXPEDIA TAAP INVESTE NO NORDESTE
A Expedia é uma das maiores empresas de turismo online do mundo, e criou em 2013 a Expedia TAAP, um portal que atende aos agentes de viagem, disponibilizando milhares de hotéis no mundo todo, além de diversos produtos. Acreditando no mercado promissor do turismo nordestino, a Expedia TAAP estará participando da 6ª edição do Festival JPA. ''Esta é a primeira vez que estaremos no Nordeste apresentando nosso produto Expedia TAAP. Estamos ansiosos e confiantes que este é um mercado importante a ser explorado", afirmou Mariana Garcia, gerente de vendas Expedia TAAP Brasil. O 6º Festival JPA será realizado nos dias 21 e 22 de outubro de 2016, no Centro de Convenções de João Pessoa. Voltado exclusivamente para profissionais do turismo, o evento contará com feira, rodada de negócios e diversas capacitações.
EXPEDIA TAAP INVESTE NO NORDESTE
A Expedia é uma das maiores empresas de turismo online do mundo, e criou em 2013 a Expedia TAAP, um portal que atende aos agentes de viagem, disponibilizando milhares de hotéis no mundo todo, além de diversos produtos. Acreditando no mercado promissor do turismo nordestino, a Expedia TAAP estará participando da 6ª edição do Festival JPA. ''Esta é a primeira vez que estaremos no Nordeste apresentando nosso produto Expedia TAAP. Estamos ansiosos e confiantes que este é um mercado importante a ser explorado", afirmou Mariana Garcia, gerente de vendas Expedia TAAP Brasil. O 6º Festival JPA será realizado nos dias 21 e 22 de outubro de 2016, no Centro de Convenções de João Pessoa. Voltado exclusivamente para profissionais do turismo, o evento contará com feira, rodada de negócios e diversas capacitações.
Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB
PRESENTES DE NATAL NO POLO JOALHEIRO DO PARÁ
Pra quem ainda não sabe e está em Belém do Pará, o Espaço São José Liberto é um ótimo lugar para quem procura o presente ideal para dar neste natal ao amigo secreto e/ou familiares e deseja fugir da correria dos shoppings e comércio nesta época do ano. No local podemos encontrar o artesanato marajoara, tapajônico, araguaia entre outros. Lá é possível também visitar o Polo Joalheiro e adquirir cheiros do Pará, cosméticos, bombons regionais, licores de jambu e de frutas. Se você prefere dar de presentes joias, o Polo Joalheiro é o lugar certo. Design exclusivos com matéria prima natural da Amazônia fazem a combinação perfeita para um presente sofisticado e autêntico. O São José Liberto é ainda um espaço cultural, que valoriza e reconhece a arte amazônica, as cores, e os sabores.
USHUAIA SOB NOVA DIREÇÃO
Na manhã de ontem, 16, tomaram posse as novas autoridades do Município de Ushuaia. Como prefeito assumiu Walter Vuoto e como Secretário de Turismo, Juan Cherañuk. Walter Vuoto, recebeu um importante apoio da comunidade refletido nas centenas de pessoas presentes, onde anunciou as primeiras decisões políticas da sua gestão dando destaque à importância da atividade turística como ferramenta de desenvolvimento para a cidade.
Nesse contexto, tomou posse o Juan Cherañuk que já trabalhava na Secretaria de Turismo há mais de 10 anos e agora passa a comandar a pasta seguindo a linha de trabalho de captação de mercados externos como foi feito todos estes anos, posicionando Ushuaia como destino turístico de excelência tanto dentro da Argentina como no exterior. O Brasil continua sendo o principal mercado turístico para Ushuaia e novas ferramentas de trabalho serão anunciadas nas capacitações que continuarão sendo realizadas, como o novo App em português onde será possível ter todas as informações turísticas deste fenomenal destino: "A Cidade do Fim do Mundo".
Cristiane Cavalli, que tão bem vem representando seu papel na referida secretaria, continua como Assessora dos Assuntos Internacionais de Ushuaia.