MASCOTES OLÍMPICOS
Atleta alemã Charlott Becker
Os mascotes da Olimpíada e Paraolimpíada Rio 2016, Tom e Vinicius, definitivamente caíram no gosto do público europeu. Depois do grande sucesso em Portugal, eles mais uma vez ganharam destaque na 50ª feira internacional de turismo de Berlim, a ITB Berlin, na Alemanha, onde ficaram até este último domingo, (13). Durante a abertura do evento na última quarta-feira (9), o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, afirmou que a dupla já é sensação da maior feira de turismo do País europeu. Turistas, atletas e autoridades fizeram questão de registrar imagens com os mascotes. A Alemanha é o país europeu que mais exporta turistas para o Brasil. Dados do Ministério do Turismo mostram que, somente em 2014, 265.498 mil alemães estiveram no Brasil.
A expectativa para a Olimpíada e ParalImpiada é, segundo Lummertz, manter ou superar as recentes taxas de crescimento de grandes eventos, de 4% a 5%. O Brasil possui um estande de 405m² com multiprodutos. De acordo com a demanda turística local, a Embratur aborda os segmentos de Natureza, Ecoturismo e Aventura, Sol e Praia, e Cultura, além dos nichos de Turismo gastronômico, turismo de luxo, terceira idade e lua-de-mel. O País também conta com a participação de expositores do Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e do Rio de Janeiro. Entre os 49 cooperados brasileiros presentes, estão operadores de turismo, meios de hospedagem e companhia aéreas.
A ITB Berlin é considerada fórum central para o marketing e para a comunicação no setor das viagens, além de ser a maior feira de serviços deste setor. A feira possibilita ao expositor se dirigir tanto ao profissional do ramo como ao público geral. Em paralelo à 50ª edição da ITB Berlin decorrem seminários, simpósios, workshops e conferências de imprensa.
BALEIA FRANCA EM BERLIN
Quem está em Berlin com muito frio é o Enrique Litman, executivo do Vida Sol e Mar Eco Resort & Beach Village, e Presidente do Instituto Baleia Franca, representando a fenomenal Praia do Rosa - Imbituba-SC, e relançando o turismo de observação de Baleias Francas na APA da Baleia Franca. Ao seu lado o presidente da EMBRATUR, Vinicius Lummertz.
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BNT TOURISM EXPERIENCE
Atentos as constantes transformações do mercado os organizadores da BNT Mercosul criaram o BNT TOURISM EXPERIENCE, encontro onde empreendedores, gerentes e diretores de diversos segmentos participaram de dinâmicas com o objetivo de encontrar soluções para os novos desafios, focando no aproveitamento comercial de suas atividades. Balneário Camboriú, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre foram as cidades escolhidas para realizar o evento. Sabendo que as histórias de sucesso inspiram, a BNT começou a buscar e publicar alguns destes cases em suas redes sociais, como Facebook e Youtube. O objetivo é que elas sirvam de exemplo e inspiração para quem busca alternativas para superar momentos desafiadores como o atual.
Geninho Goes e Margot Rosenbrock, idealizadora do Balneário Saboroso
Alguns dos cases já gravados são o Balneário Saboroso, evento gastronômico aberto ao público (com valor e menu diferenciados) que reúne restaurantes da região de Balneário Camboriú durante 21 dias; Jô Cintra, agente de Florianópolis que encontrou no segmento de viagens feitas sob medida a alternativa para diversificar através do turismo de experiência; e a Favela Scene, projeto de Gilson Fumaça que leva turistas do Brasil e do mundo para conhecer o dia-a-dia do Morro Santa Marta (RJ), proporcionando uma troca de experiências entre moradores e turistas, cada um com seus ideais e culturas.
INVESTIMENTO EM TURISMO INTELIGENTE
Santa Catarina reúne todas as condições que o turista busca. No entanto, para avançar nesse mercado que movimenta US$ 1,5 trilhão por ano no mundo, o Estado precisa investir no turismo inteligente, que é oferecer ao visitante a integração entre infraestrutura, serviços, sustentabilidade e urbanização. Esta é uma das recomendações trazidas pelos estudos sobre turismo, realizados no âmbito do Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC 2022). A partir do trabalho, feito pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) em conjunto com a Fecomércio-SC e com o Sebrae-SC, será criada a rota estratégica do turismo, que mostrará os pontos críticos e as ações necessárias para garantir o crescimento do setor no Estado até 2022. Empresários, especialistas e autoridades municipais, estaduais e federais debateram os rumos do setor na última quarta e quinta-feira (9 e 10), em Florianópolis.
O setor propicia grandes oportunidades para a economia e para o desenvolvimento de Santa Catarina, pois o Estado tem atrativos que estão entre os melhores do mundo. “Sem descuidar de nossos importantes recursos naturais, devemos potencializar o setor, tornando-o mais integrado e alinhado às necessidades dos visitantes. A indústria catarinense conhece os desafios de se manter competitiva em relação aos mercados com os quais concorre, e no turismo não é diferente. Trata-se de um setor globalizado, altamente competitivo, que movimenta 9% do PIB mundial e 1,5 trilhão de dólares. Para Santa Catarina elevar sua participação nesse mercado, precisa definir prioridades e novas estratégias. É isso que o Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense propõe com a seleção de 16 setores portadores de futuro",afirma o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.
O estudo revela que países como Estados Unidos, União Europeia e China, por exemplo, têm investido fortemente no planejamento e na execução de estratégias para atrair cada vez mais visitantes, criando um ambiente que ofereça uma experiência positiva para o turista. Atualmente, Santa Catarina é bem avaliada pelos visitantes, mas o turismo no Estado precisa ser potencializado, pensando nos próximos anos. “Para nós, do Sebrae, é muito importante participar desse Programa porque mais de 95% das empresas que trabalham com turismo são de micro e pequeno portes. No ano passado, tivemos mais de 10 projetos para o setor em Santa Catarina”, diz o diretor da entidade, Sérgio Cardoso, lembrando que é fundamental planejar. “Quem planeja tem foco e sabe onde vai chegar. Com esse projeto, estamos no caminho certo. Aqui está a união de esforços. Sozinho não se faz nada”, completa.
A internet tem transformado o mercado global de viagens e contribuído para o surgimento de novos modelos de negócios, baseado no uso de tecnologias. O estudo traz diversos exemplos de iniciativas ao redor do mundo, como o robô mensageiro, que faz entregas nos quartos dos hóspedes de uma rede de hotéis na Califórnia. Em relação à gestão sustentável, a publicação traz exemplos de hotéis brasileiros certificados por suas práticas. Outros, além de investirem no meio ambiente, promovem a cultura local. Da Espanha, vem a referência na acessibilidade das praias, também encontrada em pontos no Leblon e na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
MELHORES AEROPORTOS DO BRASIL
Tufi Michreff Neto (à dir.), entre representantes da aviação civil brasileira na entrega do prêmio Aeroporto + Brasil à Antônio Pallu, Superintendente do Aeroporto Afonso Pena (Curitiba)
O presidente interino da Embratur, Tufi Michreff Neto, participou na última quarta-feira (9), do 2º Prêmio 2016 Aeroportos + Brasil, promovido pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). O Aeroporto Internacional Afonso Pena, de Curitiba, foi o grande vencedor. A iniciativa visa estimular melhorias na prestação dos serviços aos usuários do transporte aéreo, avaliados por meio da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, realizada a cada trimestre. O Aeroporto Internacional Afonso Pena, de Curitiba, foi eleito pela eficiência da restituição de bagagem, do raio-x e como o aeroporto mais cordial. O terminal paranaense também ganhou o Prêmio de Aeroporto + Brasil. Acabei de passar por aquele aeroporto. Não concordo mesmo, tudo por acabar, falta de sinalização, escadas rolantes por terminar, elevadores por terminar, enfim, falta muita coisa para ser considerado o melhor. Já uma certa pista de pouso internacional numa certa ilha ao Sul do Brasil nem é mencionada.
CATARATAS DO IGUAÇU
O Parque Nacional do Iguaçu espera receber 20 mil pessoas no feriadão de Páscoa, de 25 a 27 de março. Para garantir mais comodidade e tranquilidade aos visitantes, existe a opção da compra antecipada de ingressos pelo site (www.cataratasdoiguacu.com.br). Após a compra pela internet, basta imprimir o voucher e seguir até a bilheteria especial no Centro de Visitantes para retirar o ingresso. Em função das diferentes modalidades de bilhetes, o visitante precisará confirmar os dados informados por meio de documentos pessoais com foto. A retirada do ingresso adquirido pela internet pode ser realizada pelo titular da compra ou terceiros. Para estes é preciso constar nome e RG no tíquete, para ser efetuada a entrega. Atendimento – O Parque Nacional do Iguaçu espera receber na sexta-feira (25), feriado de Paixão de Cristo, o maior número de pessoas – cerca de dez mil. Para agilizar o acesso nesse dia e no sábado, a unidade abrirá uma hora mais cedo, às 8 horas, e também reforçará sua frota de ônibus. Uma dica para quem gosta de mais sossego: organize a visita para sábado ou domingo.
INFRAESTRUTURA TURÍSTICA
O governador do Estado de Mato Grosso, Pedro Taques, e os secretários de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, e de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, lançam no próximo sábado (12), às 9h, a obra de pavimentação da MT-020, que liga Chapada dos Guimarães ao Lago do Manso. A obra faz parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Pró-Turismo) criado e gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e será executada por meio de parceria com a Sinfra. Incluindo as obras do Pró-Turismo realizadas via parceria com a Sedec, dentro do programa governamental será contemplado um pacote 66 obras em rodovias estaduais com investimentos superior a R$ 1 bilhão oriundo de diversas fontes de recursos.
PESCA ESPORTIVA
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) participou entre os dias 10 e 13 de março, em São Paulo, do maior evento de pesca esportiva da América Latina, a 11ª Feipesca 2016. A feira visa proporcionar negociações entre operadores e os diversos setores do turismo oportunizando a comercialização de produtos e destinos turísticos. São esperados cerca de 40 mil visitantes este ano. Para o secretário-adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, esta é uma oportunidade de promoção e divulgação visando aumentar a competitividade entre os destinos turísticos. “A Feipesca é a maior vitrine da pesca esportiva da América Latina, tanto em público como em presença de todo o mercado. Ali teremos oportunidade de divulgarmos o nosso grande potencial para a pesca esportiva”.
Na edição passada, o volume de negócios gerados atingiu a casa dos R$ 24 milhões para os 80 expositores, 120 marcas e 40 mil visitantes em uma infraestrutura de 12 mil m². A participação em feiras e eventos voltados à divulgação e comercialização de destinos turísticos faz parte da estratégia da pasta em alavancar o turismo no Estado. Para tanto a secretaria vem atuando fortemente na divulgação e promoção, qualificação de mão de-obra e execução de obras de infraestrutura turística em municípios com potencial de ampliar a atividade.
ABRASEL & JOÃO PESSOA
O presidente nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Paulo Somucci, esteve nesta ultima quinta-feira (10) fazendo uma visita ao Centro de Convenções de João Pessoa para conhecer o equipamento paraibano. A visita extra oficial visa ter conhecimento da infraestrutura do complexo de eventos, onde acontece o maior festival de turismo de João Pessoa, o FESTIVAL JPA, no sentido de ter uma referência para elaborar uma linha de ação para tentar levar para a capital paraibana dois dos maiores eventos nacionais da área, as Feiras Fispal Tecnologia Nordeste e a Fispal Food Service Nordeste, que serão realizadas em Recife em 2016, de 3 a 6 de novembro.
Paulo Somucci estava acompanhado do presidente da Abrasel-PB, Paulo Amaral, do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Laplace Guedes, da presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, entre outros, e foi recebido pelo gestor do Centro de Convenções, Ferdinando Lucena.
O executivo foi encantado com o complexo de eventos e se mostrou plenamente satisfeito e interessado de estabelecer uma agenda para a realização de uma visita técnica oficial, para fazer uma inspeção mais detalhada, com maior tempo disponível. “Estaremos recebendo em breve uma comissão para uma visita técnica para podermos começar o processo de captação destes eventos”, disse Ferdinando Lucena.
Ambos os eventos apresentam todas as novidades industriais de cerca de 300 marcas expositoras de indústrias de alimentos e bebidas e setor food service. O presidente nacional da Abrasel está em João Pessoa desde terça-feira para participar da solenidade de inauguração da cozinha-escola criada pela Abrasel-PB e do lançamento do Guia Abrasel, que permitirá aos turistas ter conhecimento dos estabelecimentos do setor de alimentação da Paraíba. Os dois eventos foram realizados na sede da associação, em Tambaú.
Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB
GESTOUR BRASIL NA ABAV-PR
Terminou nesta sábado (12), na Expo Unimed, em Curitiba (PR), a 22ª edição do Salão Paranaense de Turismo, promovido e organizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens de Paraná (ABAV-PR). O evento reuniu profissionais do setor do Brasil e do Mercosul. Estava presente o cofundador e CEO da Gestour Brasil, Vadis da Silva. A empresa paranaense é desenvolvedora do e-Marketplace do Turismo Brasileiro, único do mundo no segmento.
A plataforma tecnológica, baseada nas redes sociais, é considerada o mais avançado e eficaz modelo de promoção e vendas de destinos no ambiente online. Ela permite às empresas e empreendedores, num único lugar, gerir, promover, distribuir e comercializar produtos e serviços de forma autônoma, em tempo real e a custo zero. Com a integração de todos os municípios brasileiros, unidades federativas e regiões turísticas, até o ano passado, o e-marketplace vem ajudando a promover e fortalecer o turismo brasileiro e acabar com o 'apagão digital' do setor, visto que cerca de 10% da oferta turística está hoje disponível para comercialização na web.
ABAV-PR É PIONEIRA
Durante o 22º Salão Paranaense de Turismo, que terminou neste último sábado, em Curitiba, a ABAV-PR aproveitou para divulgar ainda mais o seu benefício mais inovador: o seguro de responsabilidade civil, gratuito para associados. Em estande próprio para esse fim, a TZ Seguros e a ABAV-PR estiveram disponíveis para mostrar as vantagens do seguro e, em consequência, em ser associado. “O seguro protege contra os erros das agências, não em casos de má fé. Tem sido muito interessante a resposta dos associados pelo produto”, diz Rafael Turra, sócio-gerente da TZ Seguros.
A ABAV-PR é a única entre as ABAVs Estaduais a incorporar esse benefício a seus associados. Está incluso na mensalidade a cobertura de R$ 10 mil por ocorrência, limitando-se a duas ocorrências ao ano. A agência também tem a opção de ampliar a cobertura para R$ 50 mil, com um valor adicional na mensalidade.
“Se o seguro for contratado a parte, sem a ABAV-PR fica caro. Ao associar-se, a agência tem esse e outros benefícios da Associação”,ressalta Rafael Turra, que em 2015 teve seis ocorrências entre as agências associadas, arcando com um montante de R$ 40 mil. Outro estande parceiro no 22º Salão Paranaense de Turismo é o da Associação Comercial do Paraná. As agências filiadas à ABAV-PR usufruem dos benefícios da ACP como plano de telefonia celular; plano de saúde Unimed; plano odontológico; MyRp – Software Gestão; NFe – Nota Fiscal Eletrônica; seguro de vida; emissão certificado digital; emissão certificado de origem; Escola do Comércio – treinamentos / locações de salas; parcerias educacionais (FAE, FESP, OPET, UP, SPEI, etc.); Câmara de Mediação e Arbitragem – Arbitac; Espaço do Empresário (SEBRAE, Junta Comercial, Fomento Paraná, Assessoria Jurídica, SICOOB); E-Social; Câmara de Contratos ACP – Digitalização de documentos; entre outros.
PERU NA ABAV - PR
O Peru participou pela primeira vez, do Salão Paranaense de Turismo, organizado pela ABAV Paraná com realização do seminário "Peru Fascinante", destinado a operadoras e agências de viagens interessadas em conhecer mais os atributos e diferenciais do Peru. Escolhido pelo Grupo BWT, Peru é destino convidado do estande da empresa, que vem desenvolvendo extensa campanha de promoção e venda de produtos e serviços turísticos do Peru. Entre as atividades programadas para a participação no Salão estão classe e degustação de Ceviche, bebidas e doces típicos com o chef Francisco Jede Orejuela, exposição de imagens e marca Peru, e sorteio de bilhetes aéreos.
Consolidando sua participação no Salão, o Peru será tema do estande do Grupo BWT durante os dias de feira, com a exposição de imagens de seus principais destinos turísticos e da Marca Peru, entrega de material promocional e fornecimento de informações institucionais. E para abrilhantar a ação, haverá um charmoso balcão para ativação para o público presente: aulas e degustação de Ceviche, Pisco Sour, Chicha Morada e Alfajor, com o chef Francisco Jede Orejuela, do restaurante peruano Quina do Chef, localizado em Campina Grande do Sul, Paraná. Sem dúvida, será uma rica oportunidade para os profissionais do trade conhecerem de perto as delícias da premiada e reconhecida culinária do Peru. Para brindar os agentes de viagens que visitarem o estande, haverá o sorteio de duas passagens aéreas a Lima, oferecidas pela Avianca.
Complementando o conjunto de ações e aproveitando a plataforma do Grupo BWT na região Sul, tanto no que diz respeito à sua entrada junto a operadoras de turismo e agências de viagens dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, quanto em suas áreas de atuação local, uma ação especial voltada para o público final será desenvolvida em um dos trens da Serra Verde Express, uma das empresas do Grupo BWT. Um vagão do Trem da Serra do Mar Paranaense, que faz viagens diárias pela maior área preservada de Mata Atlântica do Brasil por uma ferrovia com 130 anos de história, ligando Curitiba à cidade de Morretes, ficará envelopado com a Marca Peru durante quatro meses. Além disso, 40 mil caixinhas com imagens de Lima, Ica e Machu Picchu serão distribuídas aos passageiros do trem. A BWT Operadora tem realizado capacitações do destino Peru desde fevereiro deste ano, com uma série de visitas a agências de viagem de Curitiba. Denominada “Star ABAV”, a ação tem o objetivo de associar o produto “Peru” à operadora e convidar os agentes para visitar o estande da BWT na feira. Mais de 15 agências já foram visitadas durante as capacitações do destino Peru.
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