quarta-feira, 8 de junho de 2016

USHUAIA SE PREPARA PARA A TEMPORADA DE INVERNO

USHUAIA SE PREPARA PARA A TEMPORADA DE INVERNO QUE COMEÇA COM A NOITE MAIS LONGA DO ANO


Lá vamos nós ! Artistas locais e nacionais estarão embalando por quatro dias a cidade de Ushuaia, Terra do Fogo, na Patagônia Argentina, em comemoração a noite mais longa do ano (21)  e a abertura oficial da temperada de inverno/esqui (17). Já é uma tradição e todos os anos a cidade se prepara para viver a noite de 21 de junho e os dias que o antecedem. Shows e atividades para toda a comunidade estarão acontecendo entre os dias 17 (Abertura da temporada no Cerro Castor - maior e melhor estação de esqui Latino Americana) até o dia 21, com a comemoração da noite mais longa do ano. 


Segundo Juan Cherañuk,  Secretário de Turismo de Ushuaia: "Juntamente com as instituições públicas e privadas, trata-se de um evento organizado para os reidentes e turistas que começam a chegar de todas as partes do mundo, a fim de que se sintam muito bem acolhidos.  Neste ano é mais especial ainda porque é enriquecido pelo trabalho de outras instituições, assegurando muita alegria nesta noite emblemática para a cidade. Todas as atividades serão gratuitas", conclui. 

Clique na imagem para ampliá-la

REFÚGIO DOS BRASILEIROS


Mas você que pretende ir a Ushuaia nesta temporada que só termina no mês de outubro, a maior de todas as estações de esqui das Américas é bom fazer tua reserva com muita antecedência. Os brasileiros costumam ficar em casa lá, que é o Hotel & Spa Cilene del Faro, da brasileira Ana, que é formada da arte de bem receber e conhece muito bem nosso jeitinho. 


Anote na agenda a progração

SEXTA DIA 17

19hs. Caminhada “Marcha de las luces” na Bahía Encerrada.
21hs. Eleição do embaixador e embaixadora de Ushuaia no Centro Cultural Esther Fadul




SÁBADO DIA 18
Mostra de fotógrafos locais na Casa Beban

A partir das 18 horas, Paseo de las Rosas – nos centros invernais com atrações, stands no Bar Yámana de centros invernales e na Secretaria de Turismo. Paella na Glorieta de Casa Beban organizada pela Gastronomía del Sur.

Bar Patín: A parir das 18 horas patinação artística e partida de hockey sobre o gelo 
A partir das 19hs: Banda Municipal, bandas e  DJ´s locais - DJ Paul e DJ Zeta Bossio.

Das 20 às 24hs: Festival Joven na Casa de la Juventud

Espectaculos itinerantes Electroarte: Paseo de las Rosas, Cancha 4, etc.

22hs – Centro Beagle: Espetáculo La misteriosa Buenos Aires


Hugo Flores e seus Siberianos del Fuego na Estação Invernal "Las Cotorras"

DOMINGO 19  

A partir das 18hs: Mar de Fueguitos en Bahía Encerrada. "Un deseo para el OTRO"

19hs às 5 da manhâ: Peña de Artistas Locais no Ginasio AEP

SEGUNDA- FERIADO - DIA 20  


19hs: Final de Tu Voz en el Fin del Mundo - Ginasio AEP

21hs: Los Auténticos Decadentes - Ginásio AEP

Caso as condições climáticas não sejam favoráveis, novos horários e dias serão marcados. 


GLOBAL WELLNESS DAY BRASIL 2016


Neste sábado, dia 11 de junho, marcará o 5º ano das celebrações do “Global Wellness Day”. O Dia Mundial do Bem-Estar (em português) é um projeto social mundial, sem fins lucrativos, que visa conscientizar e motivar as pessoas a viverem melhor através de uma reflexão de como podem ter uma vida mais saudável e com mais significado. No Brasil, as irmãs Rochele e Mariela Silveira, sócias diretoras do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa são as embaixadoras pelo segundo ano consecutivo, engajando pessoas e promovendo ações com esta finalidade. O Global Wellness Day é um movimento social, sem fins lucrativos, lançado na Turquia em 2012, por Belgin Aksoy. Visa alertar as pessoas para uma vida mais saudável modificando pequenos hábitos diários, através do MANIFESTO DE 7 PASSOS: 


Este ano terão o apoio de diversas empresas na área de comunicação, educação, saúde, alimentação, atividade física e bem-estar. E em Gramado será a comemoração oficial do Brasil, a partir do apoio da Prefeitura Municipal. 


No dia 10 de junho, abrirão as comemorações do GWD com uma aula de Meditação/Yoga para os servidores municipais e a tarde uma palestra sobre bem-estar para os grupos que fazem parte da Secretaria de Saúde (pessoas com diabetes, hipertensão, tabagistas, obesos e bariátricos). 
Já no dia 11 de Junho, DIA MUNDIAL DO BEM ESTAR será realizado um evento aberto ao público junto às secretarias de Turismo, Cultura, Agricultura, Educação, Administração, Saúde, Comunicação e Damas de Caridade. 

PROGRAMAÇÃO EM GRAMADO

SEXTA-FEIRA | 10 DE JUNHO

08h30 - Aula de Meditação/Yoga | dedicada exclusivamente aos servidores municipais.
Local: Prefeitura de Gramado: Av. das Hortênsias, 2029 - Centro, Gramado - RS
14h00 - Palestra sobre saúde e bem-estar | dedicada exclusivamente aos Grupos: diabéticos, hipertensos, tabagistas, obesos e bariátricos.
Local: Secretaria de Saúde | Rua Ernesto Volk, 300 – Centro, Gramado - RS

SÁBADO | 11 DE JUNHO

Grande evento dedicado para a comunidade e turistas.

09h00 - Concentração | Praça das Etnias – Feira Orgânica e Espaço de Artesanato local.
10h00 - Início da caminhada | Presença da Banda Marcial da EMEF Senador Salgado Filho | Saída Praça das Etnias em direção à Rua Coberta.
11h00 - Meditação/Yoga | Atividade na Programação da Feira do Livro | Rua Coberta.
11h30 - Momento com o autor | Bate papo sobre bem-estar com o Dr. Luís Carlos Silveira autor do livro "A Ciência da Cura" - Feira do Livro | Rua Coberta.
12h00 - Intervalo | Utilize esse momento para ter uma boa refeição com a família ou amigos.
13h00 – Atração Musical | Fechamento do evento.

* Terão ainda diversas ações e manifestações na área da educação e bem-estar dos servidores da Prefeitura Municipal de Gramado-RS.


O dia 11/06 foi instituído legalmente como data letiva em Gramado, para se ter o engajamento de todos os alunos e professores das redes municipais. São 3 mil alunos do ensino fundamental, 2 mil alunos do ensino médio, 502 professores de 26 escolas, juntamente com suas famílias.


Assista este vídeo e entenda melhor o Global Wellness Day Brasil - Dia mundial do bem-estar: https://www.youtube.com/watch?v=-FtW6o3qi2Q

terça-feira, 7 de junho de 2016

MEIA MARATONA DAS CATARATAS CELEBRA A NATUREZA COM MILHARES DE CORREDORES



A nona edição da Meia Maratona das Cataratas foi uma verdadeira celebração à natureza no Parque Nacional do Iguaçu. A prova foi realizada em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, com a participação de 1.700 corredores. A corrida, que é uma das mais belas do Brasil e do mundo, contou com atletas de todos os estados brasileiros e países vizinhos que desafiaram os 21 km de subidas e descidas em um Patrimônio Natural da Humanidade.


Para os corredores, a prova foi de superação, emoção, excelente organização e muita adrenalina. De acordo com o campeão geral masculino, Orlando Elizeche, a natureza colaborou no seu resultado. “Correr aqui é excelente. O lugar é fantástico, e a prova é bem organizada. E neste ano, o clima fresco ajudou a baixar meu tempo”, afirmou o paraguaio, que concluiu o percurso com o tempo de 1 hora, 12 minutos e 21 segundos.


Já no feminino, a vencedora foi a iguaçuense Nilma Rezende, que faturou o primeiro lugar com o tempo de 1 hora, 31 minutos e 9 segundos. “É uma alegria muito grande ganhar numa prova tão especial, uma das provas mais lindas e, ainda, em casa. Essa vitória é de todos que me apoiam. Gratidão e satisfação são as palavras que resumem meus sentimentos em relação a esta conquista. Parabéns pela excelente organização, pelo carinho e atenção com cada atleta”, disse a ganhadora.


Segundo Ivan Baptiston, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente na mesma data da Meia Maratona das Cataratas foi fantástico. 


“Tem a ver com o que queremos para o nosso futuro. Tem a ver com as mudanças de comportamento que precisamos tanto. Ano a ano vamos construir maior valorização de nossos parques, de nossas áreas naturais e ampliar esta relação de atividades que buscam a qualidade de vida com conservação da natureza”, avaliou.


Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional, comentou sobre o novo conceito da corrida. “As pessoas vieram para correr em um cenário único do mundo. A prova, a partir desta edição, ficou ainda mais ecológica e turística. Os corredores aprovaram e gostaram do conceito. Em breve as pessoas terão que fazer fila para participar das próximas edições, junto com as comemorações da Semana de Meio Ambiente”, afirmou.


Para Bruno Marques, presidente do Grupo Cataratas, a avaliação é de sucesso. “Cumprimos com a nossa missão de fazer da Meia Maratona das Cataratas uma celebração da natureza na Semana de Meio Ambiente do Parque Nacional do Iguaçu. Foi um evento magnífico, e todos os nossos esforços foram recompensados pela alegria de termos proporcionado um momento inesquecível na vida de tantas pessoas. Queremos agradecer e compartilhar esse sentimento com todos que nos ajudaram na realização deste evento e de todas as ações voltadas da Semana do Meio Ambiente”, destacou. A Meia Maratona das Cataratas é uma realização do Parque Nacional do Iguaçu (ICMBio) e da Cataratas do Iguaçu S.A., com patrocínio da Itaipu Binacional e Fundo Iguaçu.


segunda-feira, 6 de junho de 2016

SEMANA DA ARGENTINA NO BRASIL

SEMANA DA ARGENTINA NO BRASIL

Cordoba - Argentina

Com o objetivo de promover o turismo argentino no Brasil, o Ministério de Turismo da Argentina por meio do Instituto Nacional de Promoção Turística (Inprotur) idealiza e realiza, até o próximo dia 08 de junho, a Semana da Argentina no Brasil, na Casa Argentina, localizada na zona Sul de São Paulo. Organizado pela Promo Inteligência Turística, o evento aborda desde o turismo cultural ao de aventura, passando por outros mais específicos, como neve, LGBT e de bem-estar. 


“Cerca de 30% dos estrangeiros que visitam a Argentina são do Brasil, por isso essa semana de imersão na cultura argentina se torna atrativa para os brasileiros. Entre as metas da Argentina está a intenção de gerar 300 mil novos empregos dedicados ao turismo e atrair nove milhões de turistas para o país até 2020, entre eles 1,5 milhão de brasileiros. Com o evento, vamos mostrar os destaques turísticos do país e promover uma experiência cultural e gastronômica a esses visitantes”, explica Marcela Cuesta, Diretora de Mercados do Instituto de Promoção Turística da Argentina.


E como, nem só de empanadas, tango e vinho a Argentina é feita, no quinto dia de evento haverá apresentação de possibilidades de Turismo Médico & Bem Estar, além de turismo de aventura, sem contar a famosa pesca esportiva, finalizando o dia com a deliciosa gastronomia argentina. No dia 08 de junho, último dia de evento, acontece um workshop gastronômico e para fechar com chave de ouro, um jantar ao som do tango.

Segunda-feira, 6 de Junho

Neve

Clique na imagem para ampliá-la

17h00 - Seminário: Destinos de Inverno

Coquetel. Gastronomia Argentina


Terça-feira, 7 de Junho

Turismo de Eventos, Turismo Médico, Sáude & Bem Estar e Turismo de Aventura

9h00 - Seminário: Turismo de Eventos

13h00 - Seminário: Turismo Médico, Sáude & Bem Estar

17h00 - Seminário: Turismo de Aventura

17h00 - Seminário: Rota 40

18h30 - Seminário: Pesca Esportiva

18h45 – Coquetel. Gastronomia Argentina 

Sobre a Secretaria de Turismo

Fundado, em 2010, o Ministério de Turismo da Argentina, atualmente comandado pelo ministro Gustavo Santos, possui como objetivo principal gerar 300 novos empregos dedicados ao turismo e levar 9 milhões de turistas à Argentina até 2020.

Cilene del Faro - Hotel dos Brasileiros na melhor estação de esqui da Argentina - Cerro Castor

FIT CATARATAS SUPERA EXPECTATIVAS E VEM COM UMA GRANDE EDIÇÃO



FIT CATARATAS


Foi tão grande o interesse de empresas e órgãos públicos em divulgar seus produtos e serviços na 11ª edição do Festival de Turismo das Cataratas que duas semanas antes de sua realização praticamente 100% dos espaços da Feira de Turismo e Negócio já estavam comercializados. Para este ano o número de estandes aumentou 18% em relação a 2015, de 175 para 207. Além disso, a expectativa também é superar o numero de 600 marcas expositoras e 6 mil inscrições, entre agentes de viagens, operadores, hoteleiros e outros fornecedores e profissionais de turismo, além de estudantes e professores da área.


Além do Paraná, estarão expostos atrativos dos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Santa Catarina, Sergipe, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte, que inclusive promove no dia 16 a 'Noite Potiguar'. O evento é exclusivo para convidados e será realizado no Marco das Américas em parceria com a Cataratas S.A. Outros países como Argentina, Uruguai e Paraguai e Peru também estarão representados na Feira, que contará com uma grande variedade de segmentos, como a rede hoteleira, resorts, SPAs, companhias aéreas, destinos nacionais e internacionais, instituições, parques aquáticos e temáticos, destinos termais, destinos religiosos, operadoras de turismo, gastronomia, vinícolas, atrativos turísticos, imprensa, receptivos, turismo rural, produtos sustentáveis e negócios.


Para o idealizador e coordenador do Festival, Paulo Angeli: "A alta taxa de ocupação e diversidade de estandes engrandece ainda mais esta edição do evento, que procura sempre inovar em sua programação". Entre as novidades desta edição do Festival está o 1º Salão Brasileiro de Turismo Termal & Spa, o Salão de Vinhos Argentinos, o Salão de Turismo de Compras e o Hackatour Cataratas, uma maratona de programação de software. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo, com organização da De Angeli Feiras & Eventos, com o apoio estratégico do Ministério do Turismo, Sebrae, Paraná Turismo e Iguassu Convention & Visitors Bureau, e patrocínio da Itaipu Binacional, Fecomércio Paraná / CNC e Fundo Iguaçu e Copel Telecom.


PRESIDENTE DA ABAV ENUMERA DESAFIOS DO TURISMO NO PAÍS - por Silvio Cioffi

PRESIDENTE DA ABAV ENUMERA DESAFIOS DO TURISMO NO PAÍS
por Silvio Cioffi


Crítico das constantes trocas de titulares realizadas no âmbito do Ministério do Turismo (MTur) e da Embratur, Edmar Bull, o presidente nacional da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-Nacional), estima que, hoje, a despeito dos problemas do país, a indústria de viagens responda por 3,5% do PIB brasileiro.

Ele iniciou a sua carreira em 1973 –e, entre as suas primeiras atividades profissionais no mercado de viagens e de turismo, ocupou postos de executivo de vendas em empresas como Transeuropa, Promotur e Expansão.

Em 1982, já como empresário, adquiriu participação societária na Copastur e, hoje, é o diretor-presidente de um grupo que inclui as empresas Corporate Travel, G8a e a representação da empresa global ATPI no Brasil.


Como presidente da Abav, entidade que terá a 44ª edição de sua feira realizada entre 28 e e 30 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, ele está cumprindo um mandato de dois anos. Em sua gestão, Bull afirma que o seu foco é presidir a entidade com clareza e que “em tempos de vacas magras e cenários movediços, os desafios crescem.”

Leia a seguir sobre os planos de Edmar Bull à frente da Abav-Nacional e descubra, nesta entrevista a um blogueiro da Folha, o que ele acha necessário fazer para alavancar o turismo brasileiro e torná-lo um vetor de desenvolvimento nacional.

O MEGAEVENTO DA ABAV/BRAZTOA


“Com relação à 44ª edição da feira da Abav, que será realizada em conjunto com ao 46º Encontro Comercial da Braztoa, reafirmo que a minha expectativa é que ela sinalize a ocorrência de mudanças no turismo nacional.

O evento da Abav sofre um processo de transformação após uma fase itinerante que em muito contribuiu com o desenvolvimento do turismo lançando e promovendo destinos nacionais.

Isso porque, embora tradicional, o congresso e exposição Abav foi realizado, por muitos anos, no Rio de Janeiro pois, àquela altura, a meta era atrair mais expositores e visitantes estrangeiros.

Depois, mudou-se para São Paulo e, hoje, podemos dizer que a força do evento é impulsionada pelo tema do desenvolvimento tecnológico –e, nesse aspecto, antecipo que a 44ª feira da Abav, realizada de 28 a 30 de setembro, vai surpreender. Aberto das 12h às 20h, o evento terá acesso exclusivo para os profissionais do setor de viagens e turismo.

E, se no ano passado alcançamos a marca de 32.176 profissionais do setor e tivemos 3.121 marcas expositoras, numa feira coberta por 926 profissionais da imprensa e mais de 60 destinos internacionais, arrisco afirmar que vamos superar esses recordes.

Entre os maiores espaços confirmados para a próxima edição da feira da Abav deste ano, está a Vila do Saber – estande em formato de arena dedicado às atividades de capacitação, treinamento e atualização dos agentes de viagens, equipado com avançados recursos audiovisuais.

O espaço da Braztoa, bem no centro da exposição, também será destaque e, entre as novidades que atendem aos diferentes segmentos e nichos de mercado do setor de viagens, destinos, produtos e serviços a serviço do desenvolvimento sustentável do turismo, contaremos com recursos promocionais inovadores.

A CRISE NO PAÍS E O TURISMO


O turismo participa com 3,5% do PIB brasileiro (ou cerca de R$ 182 bilhões), considerando apenas a contribuição direta.

Em 2014, respondeu por 8,8 milhões de empregos diretos e indiretos, segundo dados do Ministério do Turismo (MTur).

No entanto, ainda não foi efetivamente reconhecido como vetor econômico estratégico para o desenvolvimento sustentável. Avançamos, mas ainda falta avançar muito.

Não faz sentido para o Brasil, que é detentor de tanta matéria-prima turística, registrar praticamente a mesma quantidade de visitantes estrangeiros há tanto tempo…

JOGOS OLÍMPICOS PELA PROA

Ampliar o ingresso de investimentos e divisas com a vinda de turistas é um desafio coletivo e que está colocado há décadas para quem compreende o turismo como prioridade.

A natureza confere ao Brasil extraordinários recursos, os brasileiros são considerados o que há de melhor no país, segundo todas as pesquisas de mercado realizadas com estrangeiros que nos visitam todos os anos.

Apesar disso, o Brasil estacionou no patamar de apenas 6 milhões visitas de estrangerios/ano.

Investimentos na melhoria da infraestrutura hoteleira e dos serviços aeroportuários, por exemplo, agregam competitividade, mas é preciso evoluir a percepção das oportunidades e dos ganhos econômicos, sociais e ambientais que a atividade turística propicia.

É preciso vontade política, inclusive ao enfrentar problemas como da zyca e da segurança, presentes também em outros países.

MINISTÉRIO e EMBRATUR


A troca de ministros no Ministério do Turismo (MTur) e dirigentes na Embratur, desde que a pasta foi criada, no início do governo Lula, inviabiliza que gestões técnicas de reconhecida competência executem políticas públicas compatíveis com os desafios que precisam ser enfrentados e vencidos pela iniciativa privada e com o apoio dos órgãos oficiais.

Não há dúvida de que temos muito a aprender com o exemplo norte-americano, por exemplo.

O Brasil é um dos dez mercados internacionais nos quais o Brand USA mantém um programa completo de marketing – campanhas voltadas para o consumidor final, parceiros e setores do trade de turismo.

Somos o quinto maior mercado emissor de turistas para os EUA e o terceiro maior quando consideramos apenas destinos de longa distância, de acordo com o Departamento de Comércio do Escritório Nacional de Viagem e Turismo dos EUA. Sem pesquisa de mercado com números/estatísticas confiáveis, não há como planejar e mensurar resultados com eficácia.

O mercado de viagens corporativas é exemplo de investimentos em sistemas de Business Intelligence, CRMs e ERPs são indispensáveis.

E precisaríamos trabalhar em conjunto a outros países da América do Sul, que exercem um papel relevante para o Brasil, como destinos emissivos de turistas. Trabalhar em conjunto? Sim, a união faz a força!

MELHORAR O TURISMO BRASILEIRO



Existem visitantes que vêm ao Brasil atraídos pelas grandes metrópoles, em busca de negócios, compras, vida noturna, prazeres gastronômicos –e tudo o mais de bom que as nossas grandes cidades oferecem.

Os eventos, que mobilizam os mais diferenciados portes e perfis de público, encontram espaços urbanos e rurais onde são realizados com sucesso no Brasil.

A melhoria do desempenho das atividades turísticas, em todos os segmentos e nichos de mercado, requer, como se sabe, capacitação profissional, com investimentos em treinamento e atualização de recursos, humanos e tecnológicos.

Os governantes precisam enxergar as oportunidades que os Jogos Olímpicos de 2016 propiciam e atuar com profissionalismo para posicionar o Brasil no cenário turístico mundial de maneira mais competitiva.

INFRAESTRUTURA TURÍSTICA NO PAÍS

Evoluímos, mas é preciso mais. O Brasil é um destino de baixo custo para os turistas estrangeiros, no atual cenário cambial.

A avaliação custo/benefício depende do grau das necessidades e expectativas dos viajantes, as quais podem ser atendidas de maneira mais ou menos satisfatória.

O ideal é encantarmos o cliente e é por isso que turistas estrangeiros e, também cada vez mais os brasileiros, aumentam a percepção de valor e procuram recorrer ao conhecimento e à consultoria de uma agência de viagens modernamente posicionada como uma consultoria de viagens, que proporciona atendimento sob medida, personalizado.

Os estudos apontam que mais de 90% dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil declaram intenção de voltar.

Confio no futuro do mercado de turismo, que evolui de acordo com a qualidade dos investimentos em capacitação, treinamento e instrumentalização dos atores públicos e privados que apostam no desenvolvimento sustentável do setor, com foco em ganhos de produtividade.

O avanço da economia criativa e colaborativa fortalece a sinergia entre os elos distintos e complementares que compõem a rede de distribuição do setor.

Consolidadores, operadores e OTAs convergem, em última instância, sob o impacto de uma tendência global, estimulada pela pluralidade de destinos, rotas, tarifas, taxas e meios de hospedagem, transportes e das inúmeras opções disponíveis em incontáveis portais, websites, blogs, veículos de comunicação, sistemas de reservas, apps etc.

Ou seja: cada vez mais inflados de informações, os consumidores recorrem ao conhecimento profissional capacitado para atender a demanda turística sob medida, pessoas físicas e jurídicas.

O SETOR NO FUTURO

Cada vez mais especializado, capacitado, treinado e instrumentalizado, é assim que vejo o agente de viagens no futuro.

Estabelecemos, em nosso planejamento estratégico, o objetivo de alcançar em dois anos 50 metas para a entidade, que foram distribuídas com base em três pilares estratégicos: Gestão Participativa, Abav Profissional e Agente Empreendedor.

Já temos 16 metas definidas e as 34 restantes serão construídas com a participação das 27 Abavs regionais. No bojo desta empreitada, está o fortalecimento da imagem da entidade e geração de maiores resultados para os agentes de viagens associados em todo o Brasil.

Lançamos, recentemente, um portal dedicado ao Instituto de Capacitação e Certificação da Abav-Nacional, o ICCABAV, cumprindo mais uma etapa do plano de ações da nossa diretoria de Tecnologia e Integração, que vem trabalhando diretamente em oito projetos prioritários.

Também lançamos o “Projeto Menos é Muito Mais”, que busca estimular a gestão simples, prática e objetiva para facilitar e agilizar decisões internas. Isso passa pela redução ou eliminação de processos repetitivos que possam ser concentrados e unificados na rotina tanto da ABAV-Nacional quanto das ABAVs estaduais e do Distrito Federal.

O desenvolvimento de um sistema digital dedicado ao ICCABAV trouxe uma solução eficiente para a composição, apresentação e viabilização da agenda de cursos, que até então demandava imenso esforço, tempo e custos desnecessários no alinhamento das diferentes pontas envolvidas no processo – os profissionais interessados nos cursos, as secretarias das Abavs, os instrutores, e a coordenação da Abav-Nacional na organização da logística envolvida.

EXCELÊNCIA EM QUALQUER PLATAFORMA


Tenho manifestado, de forma reiterada, a importância do novo agenciamento de viagens em um cenário cada vez mais conectado online – fornecedores e consumidores estão ao alcance de um clique.

O novo agente de viagens é muito mais que um intermediário – é um consultor que ouve, analisa, levanta prós e contras, filtra e opina, com base no seu conhecimento profissional.

Existem muitas ‘pegadinhas’ nos balcões virtuais que se proliferam na web que só a experiência e o conhecimento detectam.

Por isso, o Sistema Abav, capilarizado em todo território nacional, tem investido o máximo em qualificação, treinamento e disseminação das melhores práticas.

O turismo brasileiro precisa (e vai!) crescer – e para isto temos de fazer a nossa parte compromissados com a excelência na prestação de serviços.

O PAPEL DOS CRUZEIROS

Os cruzeiros marítimos contribuem com a inclusão dos destinos nacionais nas rotas e na mídia global, alcançando os milhões de turistas apaixonados pela navegação.

Infelizmente, com a crise econômica, muitos navios deixaram o Brasil –e foram em busca de destinos, na Ásia por exemplo, também devido as elevadíssimas taxas e obrigações burocráticas, além da carência de infraestrutura portuária.

PREFERÊNCIAS PESSOAIS

No exterior, meú destino preferido é a França. Paris e arredores, Bordeaux e a região da Côte D’Azur reúnem inúmeros pontos turísticos e excelente gastronomia.

No Brasil, Ponta dos Ganchos (SC) e Gramado (RS) são duas entre outras opções de destinos que me cativam.

Minha próxima viagem, no entanto, será para Nova Orleans, nos EUA, onde, ainda neste mês, acontecerá a feira de turismo IPW, que antes se chamava Pow Wow.”

VAI NEVAR EM SANTA CATARINA



Rio do Rastro Eco Resort - Bom Jardim da Serra 

Vá se preparando para ter noites geladas típicas de inverno rigoroso. Uma forte e longa massa de ar polar acabou de atingir nossa Bela e Santa Catarina e todo o sul do Brasil desde hoje, 6 de junho e irá se estender até o próximo dia 17. Segundo o Homem do Tempo, Ronaldo Coutinho: "Atenção para dias com geada generalizada já que ao longo da semana poderemos ter temperaturas negativas não só na Serra, mas em áreas do Oeste, Planalto Norte e até pontualmente no Sul. Poderemos ter temperaturas abaixo de -10°C com sensação térmica de -18°C, com madrugadas extremamente geladas. Será a maior onda de frio dos últimos três anos, a última foi a grande nevasca de 2013. Continho sabe exatamente o que diz. 


Começou então a alta temporada de inverno em nosso Estado e a procura pelos hotéis fazendas serra acima é grande e não adianta querer chegar em dia de nevada sem reserva alguma.É bom fazer tua reserva antecipadamente pra não dormir no carro, o que não é aconselhável. 


Em Urubici, com uma rotas gastronômica fenomenal e onde está a Pedra Furada e o Morro da Igreja, já conta com um grande hotel e 105 pousadas. Acreditem ou não. Já vi todas lotadas e gente voltando embora ou arriscando achar em outra cidade lugar para dormir. 


LATAM

LATAM


A marca LATAM (Lan Chile e TAM) tomou forma com três voos comerciais. Além disso, 13 aeroportos em todo o mundo começam a adotar a nova identidade e um novo site entra no ar: www.latam.com. O grupo iniciou ainda as vendas para seu novo voo entre São Paulo e Joanesburgo, na África do Sul, que será operado pela LATAM Airlines Brasil, tornando-se o único grupo de companhias aéreas latino-americano a conectar os dois continentes. Os primeiros três voos comerciais operados com aviões com a nova marca LATAM conectarão Guarulhos - Santiago, operado por Boeing 767, Santiago – Lima, por Airbus A319 e Guarulhos – Brasília, por Airbus A319. 

Eu esperando meu embarque em Ushuaia

Só falta agora caírem na real e fazerem a partir de agora voos entre São Paulo - Ushuaia, destino preferidos dos brasileiros no inverno, que já é operado pela LAN CHILE, todavia o turista brasileiro é obrigado a desembarcar em Ezeiza, fazer a conexão trocando absurdamente de aeroporto, tendo que continuar seu voo a partir do Aeroparque em BS.AS. Tempo de deslocamento entre um destino e outro: absurdas 18 horas. 


“Hoje, inicia-se um novo capítulo da história da aviação da América Latina e do mundo. A LATAM começa a oferecer aos seus clientes mais do que uma nova marca, mas também uma nova experiência de viagem. A marca LATAM nasce para simplificar e melhorar a viagem de todos os passageiros. As mudanças serão feitas de forma gradual, ao longo dos próximos anos, mas muitos dos benefícios serão imediatos”, revela Enrique Cueto, CEO do Grupo LATAM Airlines. A partir do mês de maio, os passageiros também já verão 13 aeroportos com a nova identidade LATAM: Bogotá, Brasília, Buenos Aires/Ezeiza, Guayaquil, Lima, Madri, Miami, Nova York/John F. Kennedy, Quito, Rio de Janeiro/Galeão, Santiago, São Paulo/Congonhas e São Paulo/Guarulhos. Esses locais contarão com nova sinalização nos balcões de check-in e nas lojas, cartões de embarque e etiquetas de bagagem LATAM, além de nova identidade nas salas VIP. Assim como as aeronaves, o processo completo de mudanças em todos os aeroportos onde a companhia opera deverá ocorrer em até 3 anos. E os cartões fidelidade? Como ficam? Eu tenho das duas cias aéreas. 

Clique na imagem para ampliá-la

Hotel & Spa dos brasileiros em Ushuaia

quinta-feira, 2 de junho de 2016

FÓRUM DE TURISMO DO IGUAÇU DIVULGA RECORDE DE TRABALHOS APROVADOS


Consolidado como um dos principais eventos técnico-científicos de turismo no Brasil, o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu registrou recorde no número de trabalhos submetidos e aprovados para esta edição. Ao todo, foram recebidas 264 produções. O volume é 36% superior ao apontado em 2015


Em relação aos trabalhos aprovados, o crescimento é ainda maior (40%), chegando à marca de 199 artigos habilitados para serem apresentados no dia 17 de junho. Entre os 12 eixos estruturantes, "Turismo e Desenvolvimento Local e Regional" é o que terá mais apresentações: 39. Na sequência aparecem "Turismo e Meio Ambiente", com 25, "Turismo e Hospitalidade", com 24, e "Turismo, Marketing e Serviços", com 22.

Os trabalhos representam instituições de ensino de 18 estados brasileiros, além de uma inscrição internacional, proveniente da West Virginia University (Estados Unidos). A lista é liderada pelo Paraná, com 67 trabalhos aprovados, seguido por Rio Grande do Sul com 42, São Paulo com 38, e Santa Catarina com 18. A relação completa dos trabalhos aprovados está disponível no link http://goo.gl/QiJOLh.

TURISMO E MEGAEVENTOS

O Fórum Internacional de Turismo do Iguassu é promovido pela De Angeli Feiras & Eventos em parceria com o Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria da UNIVALI. Nesta edição, "Turismo e Megaeventos" será o tema principal do evento. Além das apresentações dos trabalhos, a programação conta com palestras, oficinas e minicursos. 


O destaque fica por conta da participação da especialista sul-africana Mathilda Van Niekerk, PhD em Gestão de Turismo e autora ou co-autora de quase 90 publicações acadêmicas. Nos últimos anos, o fórum vem possibilitando uma importante discussão sobre os trabalhos produzidos em diversas instituições de ensino do Brasil. Os melhores trabalhos apresentados são publicados em livros (coletâneas), revistas científicas nacionais e anais registrados. Mais de mil pessoas são esperadas para esta edição do Fórum.


FIT Cataratas - É uma realização da Secretaria Municipal de Turismo, com organização da De Angeli Feiras & Eventos, com o apoio estratégico do Ministério do Turismo, Sebrae, Paraná Turismo e Iguassu Convention & Visitors Bureau, e patrocínio da Itaipu Binacional, Fecomércio Paraná / CNC e Fundo Iguaçu e Copel Telecom.