VERÃO BRASILEIRO EM FLORIPA
A pouco mais de um mês para 2017, o tabloide argentino Clarín oferece dicas sobre como curtir as férias de fim de ano da melhor maneira: à beira-mar. Na lista, o Brasil aparece em 13 de 20 dos points mais quentes e paradisíacos para quem espera celebrar a virada sozinho ou em boa companhia. A reportagem deve fomentar a procura pelo verão brasileiro na Argentina, que historicamente lidera o ranking dos países emissores de turistas para o Brasil. Começando pela capital de Santa Catarina, a publicação destaca as práticas desportivas, bastante populares na região:
“Em Florianópolis, pescaria, surf e vela são algumas das opções favoritas de quem tem espírito aventureiro. Àqueles que preferem sossego, a cidade oferece shoppings, museus e boliches. Grandes hotéis e pousadas garantem o conforto da estadia”.
Na mais recente Feira Internacional de Turismo da América Latina, em Buenos Aires, o Brasil demonstrou o potencial turístico para o verão de 2017. “Os sul-americanos se aproximaram do País e dos destinos de Sol e Praia. Além disso, o ecoturismo tem ganhado cada vez mais espaço entre os estrangeiros”, destacou o presidente da Embratur. A Argentina lidera o ranking dos países emissores de turistas para o Brasil. Em 2015, dos 6,3 milhões de visitantes internacionais, 2 milhões eram argentinos. Desse total, 80% escolheram o segmento Lazer, com Sol e Praia, Cultura e Ecoturismo. Atualmente, 267 voos semanais ligam os dois países.
TURISMO NA AMÉRICA LATINA
O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, sugeriu a ministros e autoridades que trabalham com turismo nos países da América Latina que sejam pragmáticos e se dediquem para melhorar o fluxo de visitantes estrangeiros para o continente. “Com todas as belezas que temos, com a melhoria da infraestrutura logística e a ampliação da conectividade aérea, não podemos ser o destino de apenas 2% dos viajantes internacionais”, alertou Lummertz. A defesa aconteceu nesta terça-feira (8) em Londres, para um grupo de profissionais do setor e representantes da imprensa especializada que acompanhava o Seminário A new focus in Latin America, organizado pela World Travel Market (WTM), principal evento global para a indústria de viagens.
TRUMP E O TURISMO
Segundo a Agência Brasil e Folha de são Paulo, a indústria de Viagens e Turismo americana vive grande expectativa. Com discurso protecionista e radical contra imigrantes ilegais, Trump soltou farpas pesadas contra mexicanos e muçulmanos e disse que irá rever acordos que não são vantajosos aos Estados Unidos. Uma priorização da indústria americana é prevista, assim como uma diminuição dos impostos aos cidadãos dos Estados Unidos.
O primeiro tema pode acarretar uma imagem não tão positiva na América Latina, Ásia e Europa, o que afeta o Turismo, incluindo o acesso às compras nos Estados Unidos. O segundo aumenta o poder de compra dos americanos e pode mais uma vez compensar uma possível retração de visitantes internacionais. O lado empresarial com certeza é um ponto forte de Trump, mas um trabalho de imagem já começa a ser feito. Ele mesmo disse, no discurso de vitória, que governará para todos os americanos. O Turismo do país espera não retroceder, mas como os republicanos devem manter o controle do Congresso, avanços em nossa indústria devem ser mantidos. Agora é esperar para ver as medidas reais do presidente Trump.
Eu sinceramente acredito que a vaca foi para o brejo com cincerro e tudo. Estamos naquela do "quanto pior melhor". Eu em minha ignorância não vejo ajuda dos céus e se tudo está escrito, o que eu não acredito, pois acredito que fazemos o nosso destino, o nosso futuro, a cada manhã, em cada ação que tomamos. O "céu" simplesmente está lavando as mãos. A exemplo daqui, quando o povo se cansa de esperar o que lhe foi prometido, quando seus heróis se corrompem e se perdem em atos e omissões bem na frente dos seus olhos, o resultado é esse: qualquer um serve, tanto faz, as consequências pouco importam. Os americanos não elegeram um novo presidente. Eles expressaram da forma mais triste e desesperada possível que o dane-se está ligado. E se ele representa uma tempestade, uma onda, um tsunami, um vulcão ou uma guerra mundial ... salve-se quem puder.
PENSANDO BEM ...
Vão pagar o pato... com "Donald e nós aqui vamos Temer".
PENSANDO BEM MESMO
NATAL & RÉVEILLON
Já decidiu onde será o seu natal e réveillon pé na areia? Restam pouquíssimas unidades no melhor resort para famílias do Sul do Brasil.
PREMIADO
Falando nisso, o audiovisual do majestoso resort já está na final do FIACULT, Festival Internacional de Audiovisual do Comércio, Cultura e Turismo que ocorre anualmente no Brasil, sendo coordenado por uma Comissão Executiva e mais a empresa organizadora e apoio SEBRAE. A divulgação do vencedor e entrega dos troféus/premiações acontecerá no dia 19, às 19 horas, em Castelfranco - Itália, em noite de Gala, com coquetel oferecido pela marca Treviso para os convidados, produtores de cinema inscritos no FIACULT e jornalistas. Durante o dia haverá uma palestra sobre a importância dos audiovisuais, filmes de turismo, debates deste assunto com o produtor de filmes da UNESCO e vencedor de diversos prêmios, o inglês David Cooper.
O FIACULT tem o objetivo de abrir uma concorrência de audiovisuais de diversas modalidades para um mercado sustentável e com a intenção de desenvolver a cultura e arte dos destinos, divulgando produtos, aplicando criatividade e desenvolvimento da inteligência visual. Adiciona aos participantes uma mídia de valor inestimável, pois esta circulará por diversas localidades do Brasil e do mundo todo.
PROJETO VISITE BALNEÁRIO CAMBORIÚ
A antepenúltima etapa do projeto Visite Balneário Camboriú e Região surpreendeu positivamente o trade turístico de Balneário Camboriú, Blumenau e Penha e confirmou a expectativa para a excelente temporada de verão que se aproxima. Uma equipe de aproximadamente 10 pessoas do trade, junto do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, entidade que organiza o projeto, participou dos Workshops Rosário e Paraná e de um brunch em Mar del Plata, todos na Argentina.
A maior surpresa foi a quantidade de público interessado em visitar Balneário Camboriú e região. Boa parte deles já conhecem os municípios e demonstravam grande interesse em vir para a região nesse próximo verão. As últimas duas etapas do projeto Visite BC e Região já estão se aproximando. A penúltima é a press trip de jornalistas da América do Sul que visitarão a região entre os dias 23 e 28 de novembro. Serão profissionais da imprensa dos principais veículos de comunicação da Argentina, Chile, Peru e Uruguai. A 9ª e última etapa é a Expo VTN Encotur, acontece em Montevidéo, no Uruguai, nos dias oito e nove de dezembro.
ARGENTINOS NA PARAÍBA
O Instituto Brasileiro de Turismo apoiou famtour realizado entre 30 de outubro e 05 de novembro. 11 operadores de turismo de Córdoba, na Argentina, conheceram as melhores ofertas de destinos, produtos e equipamentos turísticos brasileiros. Os membros do trade estrangeiro visitaram diversas praias da Paraíba. A programação passou pela PBTur (Empresa Paraibana de Turismo) e o grupo conheceu as praias da Costa do Conde, no litoral sul paraibano, além de realizarem city tour por João Pessoa. Em ambos os destinos, os integrantes da famtour conheceram instalações de hotéis e resorts nas regiões.
Tropical Tambaú Resort
A Argentina é o maior emissor de turistas do mundo para o Brasil. Historicamente, o País vizinho responde por mais de 20% do total estrangeiros que desembarcam no Brasil. Com esta ação, coloca-se a Paraíba entre os destinos que serão indicados para os sul-americanos e, assim, diversifica-se as escolhas desses visitantes que já preferem o Brasil entre outros países do mundo.
PATAGÔNIA FANTÁSTICA NO URUGUAI
Clique na imagem para ampliá-la
O fenomenal destino argentino "Patagônia Fantástica" (Península Valdés, El Calafate e Ushuaia), realizaram mais uma grande capacitação, desta vez na Embaixada Argentina em Montevideo. A capacitação feita pela brasileira Cristiane Cavalli, que reside na Terra del Fuego ha mais de 19 anos, foi destinada a operadoras, agências de viagens e jornalistas especialistas na área. Estavam presentes os Secretários de Turismo dos três destinos; Juan Cherañuk de Ushuaia, Mariela Branco de Puerto Madryn, e Alexis Simunovic de El Calafate.
Além da capacitação foram entregues materiais informativos sobre os destinos e realizados sorteiros de estadias e excursões aos participantes do evento. Também estavam presentes Roberto Gelpi da Aerolíneas Argentinas, Dario Ozan, Adido da Embaixada Argentina, e Fabian Aouad, conselheiro da mesma.
TURISMO NA BAHIA EM CRISE
Glicério Lemos (ABIH-BA) e Guilherme Paulus (foto: divulgação/ABIH-BA)
Guilherme Paulus, presidente da CVC e da GJP Hotels & Resorts, esteve em Salvador, nesta quarta-feira (9), para uma homenagem da ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira da Bahia), durante o jantar que comemorou o Dia do Hoteleiro. A homenagem prestada pelo presidente da ABIH-BA, Glicério Lemos, foi em reconhecimento ao apoio incondicional das empresas das quais Paulus preside, detendo na Bahia, o Hotel Sheraton.
Em seu discurso de agradecimento, o empresário, que comanda a operadora que mais vende a Bahia no mercado nacional, não poupou críticas ao governo estadual pela condução do turismo. "A Bahia e o único estado brasileiro que tem dez destinos fortes, mas o governo acabou com o turismo. A prefeitura vem trabalhando, mas o governo do Estado, não. E temos que ter coragem pra falar a verdade”, frisou Paulus para uma plateia atenta e formada por autoridades, políticos e empresários do turismo.
Guilherme Paulus também comentou a situação critica a que chegou o Centro de Convenções, culpando o governo pelo total descaso com o equipamento a ponto dele ter desabado. “Pagamos impostos e este dinheiro tem que retornar em melhorias para o setor. Caso contrário, vamos morrer como está morrendo vagarosamente o destino. E Salvador sofre ainda mais com tudo isto”, disse incentivando os empresários a “protestar" na porta do governo. "Se outros fazem isso porque nós não? Governo não quebra, mas empresário sim. Precisamos perder a vergonha e falar as verdades. Batalhar e brigar. Temos que nos unir porque uma andorinha só não faz verão", pontuou sob aplausos dos presentes.
Coberto de Razão sem dúvidas. A Bahia abre eventos de turismo, estão presentes nas feiras, fazem propaganda, recebem jornalistas da área, distribuem panfletos e fica por isso mesmo. Não recebemos nem releases, que dirá convite para press trip e famtours. Na teoria uma coisa, na pratica bem outra. Nota zero.
BARRA DO GARÇAS
A região de Barra do Garças recebe importantes investimentos do Governo do Estado para fortalecer o potencial turístico, firmar o município como segmento econômico de destaque e dar melhores condições à população, totalizando R$ 12.334 milhões em obras em andamento e outras já entregues. Um exemplo são os projetos do Programa de Desenvolvimento Sustentável de Turismo de Mato Grosso (Prodestur), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Um deles é o Centro de Eventos de Barra do Garças, que está com obras em pleno andamento e a previsão é que seja entregue ainda no primeiro trimestre de 2017.
Quando concluído, o espaço promete ser um incremento ao turismo de eventos e de negócios na região, atividade considerada como um dos segmentos que mais contribui na captação de turistas para o local. “A melhora da qualidade de vida no município através do desenvolvimento da estrutura urbana facilitará o acesso de turistas para a cidade, que juntamente com Barra do Garças, forma um importante polo turístico de Mato Grosso. Toda a região é bastante procurada para o turismo de aventura, o ecoturismo e o etnoturismo”, ressalta Nigro. A Prefeitura de Pontal também passou por reforma, com recursos da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), no valor de R$ 432 mil.
Uma ação de destaque bastante aguardada pelos moradores da região é a reforma do aeroporto local, que passa a receber voos regionais da empresa aérea Azul. A reforma é resultado da parceria entre o Governo de Mato Grosso, por meio das Secretarias de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e de Desenvolvimento Econômico (Sedec), e a Prefeitura Municipal. O voo Cuiabá-Barra do Garças faz parte das ações do Programa Voe MT, idealizado pela Sedec com intuito de fomentar a aviação regional, contribuindo para transformar o turismo em um dos principais pilares do desenvolvimento econômico do estado.
PNEU QUE NUNCA FURA
Chega de passar sufoco com os pneus da bicicleta. Se depender de uma empresa americana, isso nunca mais deverá acontecer. A companhia Canyon Crawler desenvolveu um pneu de bike que não precisa encher e nunca fura.
Enquanto os pneus comuns possuem uma camada externa de borracha e uma câmara de ar interna, os modelos Ever Tires e Nexo Tires, desenvolvidos pela empresa, têm apenas a forma sólida da borracha, descartando a necessidade do enchimento a ar. Segundo a Canyon Crawler, os pneus podem rodar por oito mil quilômetros sem estragar e sem precisar ser trocados. Além disso, eles são certificado com selos ambientais.
As opções foram desenvolvidas para serem aplicadas em qualquer tipo de bicicleta. No Ever Tires, a borracha tem pequenos furos, que garantem mais conforto aos ciclistas, evitando que o pneu fique duro demais ou instável. Já no Nexo, que foi desenvolvido especificamente para bicicletas de estrada, o pneu não tem furos, mas tem um design criado para manter a qualidade das pedaladas e garantir a segurança dos ciclistas.