sábado, 2 de junho de 2018

Latam inaugura voo ligando São Paulo a Las Vegas

LATAM INAUGURA VOO SÃO PAULO A LAS VEGAS 
por Antonio Salani em São Paulo


“Em média, lançamos um novo voo por mês para destinos no Brasil e no exterior neste ano, que se encerra com mais um importante anúncio.” afirma Jerome Cadier, CEO da LATAM Airlines Brasil

Clique na imagem para ampliá-la

No espaço do Sutton Night Club na Vila Olímpia em São Paulo, a Interamerican Network escritório que representa Las Vegas Convention and Visitors Authority (LVCVA) no Brasil e a Latam Airlines, lançam o Vôo Direto, alias o primeiro da America do Sul partindo de São Paulo (Guarulhos) para a capital do entretenimento dos Estados Unidos, Las Vegas, com saídas sempre às terças, quintas e sábados, em caráter experimental em duas temporadas, isto é, de junho a setembro de 2018 e de 15 de dezembro a 1º de março de 2019. apos esta temporada poderá tornar-se permanente pois o Brasil este entre os 10 emissores de turistas para esse msmo destino, que recebeu mais de seis milhões de viajantes em 2017. 

Aline Fregnani entre a equipe do primeiro voo Guarulhos - Las Vegas

A operação temporária contará com aeronaves modelo Boeing 767, com capacidade para 191 passageiros em classe Economy e 30 passageiros em classe Premium Business. Outras cidades da costa oeste dos Estados Unidos serão acessadas em conexões com companhias parceiras. A nova rota da LATAM Airlines Brasil será a única ligação direta entre a América do Sul e o destino norte-americano, complementando outras operações regulares atuais da Latam Airlines para destinos na América do Norte, como Miami, Orlando, Boston, Nova York e Los Angeles.


Durante a alta temporada, o voo JJ9460 da LATAM Airlines Brasil decolará de São Paulo/Guarulhos às 23h55 (hora local) nas segundas-feiras, quintas-feiras e sábados, e pousará em Las Vegas às 8h30 (hora local). O volta será realizada pelo voo JJ9461, às 13h05 (hora local) nas terças-feiras, sextas-feiras e domingos, com pouso em São Paulo/Guarulhos às 5h25 (hora local).



sexta-feira, 1 de junho de 2018

Missão de negócios na China. Ampliação de negócios com o Brasil

EMBRATUR REALIZA MISSÃO DE NEGÓCIOS NA CHINA PARA AMPLIAR A COMERCIALIZAÇÃO DO DESTINO BRASIL

Em parceria inédita com a Argentina, Instituto e empresários do trade brasileiro passam por quatro cidades da China para promover seus atrativos


Diretora de Mercados Internacionais da Inprotur Argentina, Nachi Vilardo, e o coordenador-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo da Embratur, Alisson Andrade 

Cerca de 600 representantes de empresas do trade turístico chinês participaram de roadshows promovidos pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), entre os dias 14 e 23 de maio, nas cidades de Pequim, Shanghai, Cantão e Hong Kong. Em parceria com a Argentina, destinos e atrativos dos dois países sul-americanos foram apresentados a empresas, operadores, emissivos, agências governamentais, agências de turismo e companhias aéreas chinesas. 


A EMBRATUR considera uma missão ousada, por estar em lugares onde o Brasil ainda não havia sido promovido pela Embratur. Além disso, é um mercado com características muito peculiares em relação a outros mercados tradicionais. Para o chinês, o Brasil ainda é um mistério. Por isso, nessa missão, teve a chance de apresentar e revelar o quão interessante nosso País é. Hoje, a China é o principal parceiro comercial do Brasil e se quer fortalecer negócios no setor do turismo também. As relações entre os países são muito boas. O povo chinês vê o brasileiro com bons olhos. 

Dando continuidade às ações de promoção conjunta de Brasil e Argentina na China, a comitiva trabalhou, em especial, Foz do Iguaçu, destino compartilhado entre ambos e uma das sete maravilhas da natureza do mundo. 


“No mercado chinês é importante explorar o segmento de Ecoturismo, com foco em destinos de natureza. O turista chinês busca pelo mundo destinos únicos, onde ele vai ter experiência em contato com a natureza, de uma forma muito particular. E, hoje, o Brasil, que é o número um em recursos naturais, tem atrativos que não se compara a nenhum outro lugar, principalmente pelo tamanho do nosso País e pelo o que temos a oferecer. O potencial de oferta que o Brasil tem combinado com a Argentina é imbatível a outros concorrentes”, explicou o coordenador-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo da Embratur, Alisson Andrade. 

Além das capacitações ministradas, o coordenador da Embratur esteve reunido com representantes da Embaixada do Brasil em Pequim e com os consulados-gerais das três cidades chinesas, para alinhar estratégia de promoção do Brasil no país. Além disso, eles debateram a possibilidade de mais eventos futuros para promover os destinos brasileiros na China.   

Atualmente, a China emite para o mundo mais de 135 milhões de turistas e são aqueles que mais gastam em suas viagens. Desses, vêm para o Brasil cerca de 60 mil todo ano. “Isto é, o que recebemos está muito aquém daquilo que a gente poderia receber”, destacou Alisson. O objetivo dessa missão foi levar o setor privado brasileiro para trocar experiência com o trade chinês e fazer negócios.  



Além de Foz do Iguaçu, outros destinos que também são demandados pelo público chinês, foram apresentados ao trade como é o caso de Rio de Janeiro, Manaus e o Pantanal, conhecidos por oferecer atrativos com foco nos segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Após as apresentações, os empresários brasileiros presentes na missão se encontravam com os representantes do trade chinês para rodada de negócios, evento de networking e de relacionamento para aprofundar a relação entre as duas nações. 

De acordo com o representante da Embratur na ação, a atuação no mercado chinês se deu em um momento propício, já que, no fim do ano passado, houve facilitação do visto brasileiro para viagens com o período mais extenso de entrada e de múltipla entrada. “O conjunto desses fatores abre uma excelente janela de oportunidade que é a potência chinesa. Eles viajam e gastam cada vez mais”, concluiu.


quarta-feira, 30 de maio de 2018

Eduardo Zorzanello e o setor de eventos em destaque no Uruguai

EDUARDO ZORZANELLO E O SETOR DE EVENTOS EM DESTAQUE NO URUGUAI


O presidente do Convention & Visitors Bureau Região das Hortênsias e diretor da Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos, Eduardo Zorzanello, palestra esta semana no Uruguai a convite do Ministério de Turismo do país vizinho. A ação faz parte do projeto de desenvolvimento do Corredor de Los Pájaros Pintados, corredor turístico à beira do rio Uruguai.


A palestra ocorre durante o seminário: Nuevos desafios para la comercialización y promoción de destinos turísticos, que será realizado nos dia 1º e 2 de junho na cidade de Fray Bentos. Eduardo falará sobre a importância do setor de Eventos para um destino turístico e usará como case de sucesso Gramado/RS e a Região das Hortênsias, seus atrativos e eventos. O tema será: Como desenvolver um destino turístico através de Eventos: o case Gramado. “Ser convidado a participar de um evento tão importante, levando o case Gramado e Região das Hortênsias, seus eventos e o sucesso do Turismo através do setor de Eventos é gratificante. Estou feliz pelo convite do Ministério do Turismo do Uruguai”, destaca o executivo.


Eduardo Zorzanello é formado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com obtenção de Láurea Acadêmica. É sócio-diretor da empresa organizadora de eventos Rossi & Zorzanello, empresa sediada em Gramado no Rio Grande do Sul e que possui uma história de 30 anos de atuação no setor de Turismo e Eventos nacionais e internacionais. A Rossi & Zorzanello é detentora de marcas e cases de sucesso como FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo, Chocofest e Gramado Summit. Eduardo Zorzanello é também presidente do Convention & Visitor Bureau Região das Hortênsias e vice-presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC) do Rio Grande do Sul.


domingo, 27 de maio de 2018

Hotel Renar prepara um super feriadão na capital nacional da maçã

HOTEL RENAR PREPARA UM SUPER FERIADÃO NA CAPITAL NACIONAL DA MAÇÃ


Tem feriado chegando! E não é qualquer feriado, é prolongado. Para refrescar a memória trata-se do feriadão de Corpus Christi que começa nesta quinta-feira, dia 31 de maio. 


O Hotel Renar, referencia em hotelaria em todo o Vale do Contestado, está com as portas abertas e uma programação voltada à família e grandes amigos. Entre os dias 31 de maio e 3 de junho, os hóspedes do hotel terão atividades recreativas reservadas a todas as idades, passeios por pontos turísticos da cidade, jantar mexicano, arraiá do Renar, música na piscina, luau e muito mais. E o melhor de tudo é que os preços foram mantidos iguais o do feriadão do ano passado. 


É neste feriadão que acontece a festa junina do Renar, evento que já se tornou tradicional na cidade. Não esqueça da roupa típica e muito alto astral para se divertir muito com música ao vivo, apresentações, brincadeiras e se deliciar com o cardápio de comidas e bebidas típicas dessa época do ano com o toque especial da cozinha do Restaurante das Estações. Vale ressaltar que a previsão do tempo diz que nesta período a cidade vai estar com o friozinho típico do inverno fraiburguense. Mas, o teu sono está garantido com o sistema de calefação do hotel, piscinas aquecidas durante e durante e aproveitar a lareira a noite para saborear um bom vinho. Outras atrações que fazem parte da estrutura do Renar são: Apfel Bar com música ao vivo, salão de jogos, quadra poliesportiva, hidromassagem, jardins, deck com vista para a cidade e redes para descanso.


É no Restaurante das Estações que você irá conhecer a gastronomia regional, com pratos feitos à base de maçã. A carta de vinhos é exclusiva da própria região. Já no sábado a melhor feijoada da cidade e no domingo é dia de Festival de Massas, onde sua "pasta" é preparada em sua frente, por especialista e do jeito que você quiser. A dica de sobremesa é não deixar de provar a torta de maçã e o chopp da mesma fruta. Você vai se encantar. 


Festival de Turismo de João Pessoa - PB concretiza negócios na BNT Mercosul

FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA - PB CONCRETIZA BONS NEGÓCIOS NA BNT MERCOSUL

Roberto Vertemati (Parque Beto Carrero) e Claudio Jr.

Claudio Jr; Diretor do maior festival de Turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o Festival JPA, que acontece em Outubro no Centro de Convenções da capital paraibana, confirmou a presença no maior parque temático da América do Sul, o Beto Carrero World. O Festival também terá a presença do Viagens Clube, operadora de Santa Catarina e que formata o pacote Epicentro Nordeste, conectando os destinos João Pessoa, Recife, Porto de Galinhas e Pipa, tendo a capital paraibana como passagem e estadia obrigatória.


Além de participar do Festival JPA ocupando uma área maior do que no ano passado, o Beto Carrero World irá realizar uma série de ações de marketing dentro do evento e na região Nordeste, aproveitando a ida até a Paraíba. “Ainda não temos informações concretas do que a equipe do Beto Carrero pretende promover, mas esse trabalho aqui terá a nossa parceria e será realizado em paralelo ao Festival”, disse Cláudio Junior, diretor do Festival JPA. 


A Viagens Clube, que conhece bem o mercado nordestino, terá como foco os países da América do Sul e os pacotes estudantis, que estão em alta na região sul do país. “Somos especialistas em roteiros terrestres e conectando os países como Argentina. Uruguai e Chile, além de cidades aqui do Sul mais próximas”, afirmou Miguel Fajardo, diretor da operadora.

Bob Santos, Ministro interino do Turismo, Claudio Jr, Geninho Goes (BNT) e Tufi Michreff Neto, Secretário de Turismo de Santa Catarina

As parcerias com Beto Carrero World e Viagens Clube foram apenas duas negociadas por Cláudio Junior durante a realização da 24ª BNT Mercosul, que terminou neste sábado (26) em Balneário de Camboriú, Santa Catarina. Na avaliação do diretor do Festival JPA, que participou pela terceira vez do evento, a BNT Mercosul atualmente é uma das melhores promovidas no país, pela qualidade dos expositores, profissionalismo e resultados.




sábado, 26 de maio de 2018

Infinity Best Premia 10 Operadoras de Turismo

INFINITY BEST PREMIA 10 OPERADORAS DE TURISMO

4ª edição do Infinity Best, promovido pelo Infinity Blue Resort & Spa, premia 10 operadoras de turismo

Alberto Cestrone - Diretor Geral do Infinity Blue REsort & Spa

Cerimônia aconteceu durante a BNT Mercosul 2018, com celebração aos destaques nas vendas dos pacotes do local Como forma de reconhecer o trabalho das empresas de destaque do mercado de turismo, o Infinity Blue Resort & Spa – localizado na Praia dos Amores, em Balneário Camboriú – promoveu na noite da última sexta (25), a 4ª edição do Prêmio Infinity Best, durante a BNT Mercosul 2018. O evento visa enaltecer as operadoras de turismo que se destacaram ao longo do ano nas vendas e na divulgação de pacotes do local. A premiação é um momento muito importante para o resort por reunir os parceiros e celebrar novas oportunidades de negócio.


“O Infinity Best é para nós uma forma de agradecimento aos nossos parceiros do mercado do turismo brasileiro, que acreditam em nosso trabalho e estão conosco há muitos anos. É uma honra poder homenagear a todos os que contribuem diariamente para o nosso desenvolvimento. Este reconhecimento são os nossos votos de um futuro ainda mais promissor e repleto de novas conquistas a todos os vencedores”, afirma Alberto Cestrone, diretor geral do Infinity Blue.

Clique na imagem para ampliá-la

Ao todo, 10 operadoras foram premiadas nesta 4ª edição do Infinity Best: Hotel Urbano, Groupon, CVC Corp, Litoral Verde Operadora, Flytour MMT Viagens, Orinter Tour Operator, TAM Viagens, Decolar.com, FRT Operadora de Turismo LTDA e MGM Agencia de Viagens e Turismo. “Para o próximo ano, o desejo de todo o Infinity Blue Resort & Spa é de celebrar novamente as conquistas e os bons resultados de todos os que trabalham incansavelmente para alcançar o sucesso, colaborando fortemente para o crescimento de todo o turismo nacional”, completa o executivo.


Localizado no Litoral Norte catarinense, na badalada Balneário Camboriú, o Resort possui piscinas, área verde, restaurantes, bistrôs, e ainda fica na orla de uma praia semi-exclusiva. São 800 mil m² de puro encanto, o ano inteiro. O requinte e o conforto são marcas do serviço Infinity. O Blue Marine Restaurante, Acqualina Bistrô, Acquamarine Deck e Bistrô do SPA, são espaços elaborados para que hóspedes e visitantes possam apreciar os sabores da alta gastronomia nacional e internacional, marcados pela criatividade dos pratos e pela qualidade da vasta carta de vinhos e cervejas artesanais. 




Existem quatro opções de acomodações, da Superior até a Suíte Master, um SPA que reúne o que há de melhor em técnicas e terapias de relaxamento, além das mais diversas opções de entretenimento: slackline, waterline, escalada, mini golf, academia, caminhadas, arco e flecha, e atendimento exclusivo para crianças de 0 a 3 anos no Espaço Baby, tornando a estadia ainda mais incrível para toda a família. Para reservas entre em contato no telefone (47) 3261.0300, ou pelo e-mail reservas@infinityblue.com.br.





Santa Catarina é Capital do Turismo com a 24ª BNT Mercosul

SANTA CATARINA É CAPITAL DO TURISMO COM A 24ª BNT MERCOSUL EM ITAJAÍ 

O evento tem 100% de ocupação dos estandes oferecidos


Nesta sexta-feira, 25, iniciou a 24ª edição da BNT Mercosul 2018. Com ocupação total dos estandes disponibilizados para a Feira de Negócios, o evento já aponta ótimos resultados. O encontro que mais reúne profissionais de turismo da América do Sul receberá até amanhã, 26, mais de seis mil participantes em Itajaí, Balneário Camboriú e Beto Carrero World.


“Estamos preparados para que esta edição seja um sucesso. Todos os anos inovamos para que a BNT Mercosul fique cada vez melhor e para que os profissionais de turismo façam cada vez mais negócios, aumentem sua rede de contatos comerciais e se atualizem sobre o que tem de melhor no mercado do turismo”, declarou Geninho Goes, diretor do evento.


A programação começou às 14hs do desta sexta-feira, 25, no Centreventos de Itajaí, com a abertura oficial da Feira de Negócios. Ao longo do dia também acontecem as Capacitações para os Agentes de Viagens. 


Já neste sábado, 26, os expositores participarão do Business Center, um evento no formato rodada de negócios, no Hotel Sibara em Balneário Camboriú. À tarde segue a exposição das marcas e capacitações no Centreventos. 


Para finalizar, o Beto Carrero World recebe neste sábado, 26, todos os participantes da feira para o coquetel de premiação na Festa dos Campeões de Vendas. Segundo Rogério Siqueira, CEO do Parque Beto Carrero World, que está no exterior e com quem conversei: 


"À BNT, com o passar dos anos, vem se tornando um dos maiores eventos de turismo do Sul do Brasil e o maior de Santa Catarina. Evento como esse só valorizam nossa região e coloca Santa Catarina no lugar de destaque no turismo nacional e do Mercosul. Segundo constatei com minha equipe que está no evento, a ausência do nosso amigo Leonel Pavan foi muito sentida, espero que ele se recupere logo. O turismo de Santa Catarina precisa muito dele. Ele é um grande amigo e luta muito pelo turismo catarinense". 

Capacitações marcaram o dia todo da feira

SANTA CATARINA NA BNT


Uma novidade tecnológica faz parte do estande de Santa Catarina na BNT Mercosul. Por meio de uma parceria com a Smart Tour Brasil, a SANTUR, empresa de promoção do turismo vinculada à Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, promove no estande o "Beacon Direct", dispositivo de localização que se comunica com smartphones via bluetooth e web repassando conteúdo diretamente na tela do aparelho do usuário. Os participantes recebem em tempo real uma revista em formato pdf sobre os diversos segmentos do turismo de SC. O material, criado pela Secretaria de Turismo, possui 40 páginas com conteúdos distribuídos em cinco segmentos do turismo. 


A mesma tecnologia dos beacons está sendo utilizada ainda para realizar uma pesquisa sobre o perfil dos agentes e operadores de viagens participantes do evento. A proposta inovadora da diretoria de marketing da SANTUR pertitirá reunir dados relevantes sobre o público que participa da feira. Todos as pessoas que respondem à pesquisa, que leva cerca de 60 segundos, concorrem ao sorteio de passaportes para o Beto Carrero World. 


Além de disponibilizar um estande de 97m² aos municípios do estado que participam da feira, divulgam seus atrativos, a SANTUR está promovendo o "Experience SC". A ação especial, que foi um sucesso em 2017 é uma oportunidade para os operadores de turismo da feira provarem diversos itens da rica culinária catarinense, além de chop da cidade de Brusque. A animação do público ficará por conta da banda de música da Fenarreco e do coral infantil Vivaz, de Itapema.


Para o novo Secretário de Turismo de Sata Catarina, Tufi Michreffa com 30 dias apenas de gestão, afimarma que tem muitos desafios pela frente. Segundo ele: “O Centro de Convenções terá 35.300 metros quadrados e capacidade para 18.000 pessoas e será o maior da região Sul. O investimento chega a R$ 135 milhões, uma prioridade para Santa Catarina. Além disso, temos outros projetos para desenvolver o estado, como um convênio com o MTur para fazer a capacitação das 12 regiões turísticas de SC. Outro projeto tem a fazer com a bandeira azul em nossas praias. Queremos passar de duas para sete praias já para a próxima temporada de verão”. 

Presidente da SANTUR Valdir Valendowsky, Secretário Tufi e o CEO do M&E Roy Taylor

Também foi confirmado um grande plano de turismo sendo preparado para a grande Florianópolis, a fim de desenvolver ainda mais a capital catarinense. “Estamos revendo a construção dos três centro de atendimento ao turista, reorganizar  recursos e colocá-los nas principais entradas de nosso estado, que obteve crescimento de 3,1% de economia de turismo neste 1° trimestre. Os números são animadores”. Para o Secretário, esta tendência deve continuar para este ano, visto que a economia do país vem sendo retomada. Santa Catarina, por exemplo, foi o estado que mais gerou vagas no Brasil. 


“Há uma série de hoteleiros querendo investir em SC. Queremos também destravar a burocracia da observação embarcada de baleias, um de nossos grandes atrativos. Temos ainda o calendário de eventos para seguir e o aeroporto de navegantes para investir cada vez mais, fazer dele um grande terminal de passageiros visto que a região de turismo o ano todo”, encerrou.


FERNANDO DE NORONHA


A Ilha de Fernando de Noronha pela primeira vez está nesta 24ª edição da BNT Mercosul. Esta é a primeira vez que a Administração do Distrito Estadual participa do evento, em parceria com empresários do Trade Turístico da ilha. A presença de Fernando de Noronha neste evento fortalece ainda mais a imagem do destino na América do Sul. 

O stande de Noronha foi um dos mais visitados e a grande novidade da BNT

Segundo o administrador geral de Fernando de Noronha, Plínio Pimentel, importância do mercado do Sul praticamente “obrigou” Fernando de Noronha a participar da BNT Mercosul, uma das maiores feiras de turismo desta região do Brasil. É a primeira vez que o arquipélago participa da BNT e, logo de cara, já realizou ação especial para agentes e operadores que participam do evento. A ideia é não só fomentar o doméstico, mas aproveitar o potencial do Cone Sul para incrementar a presença de estrangeiros. 

Plinio Pimentel, Bob Santos, Ministro Interino do Turismo e Manuela Fay, Superintendente de Turismo, Cultura e Esportes, Manuela Fay, de Fernando de Noronha

“O turista da Região Sul e de todo o Mercosul é extremamente importante para nosso arquipélago. Atualmente, 8% dos turistas são estrangeiros, e os argentinos representam 34% desta fatia de mercado. Agora é a hora de explorar e trazer cada vez mais visitantes de toda a América do Sul, um trabalho em conjunto com o trade”, encerrou.


A Superintendente de Turismo, Cultura e Esportes, Manuela Fay, reforça a importância da parceria com o trade turístico. "Estamos em um estande exclusivo de 12m², distribuiremos kits especiais e o novo folder turístico, divulgando a ilha como destino. No contexto estadual, para este ano, a BNT Mercosul traz ainda as ligações aéreas de Pernambuco com mercados emissores como Montevidéu, Buenos Aires, Bogotá, Córdoba, Rosário e Santiago, que beneficiam Fernando de Noronha, acrescentou Manuela. 


O domingo, 27, será destinado às visitas nos pontos turísticos parceiros. Os participantes tiveram a oportunidade de visitar as atrações Beto Carrero World, Cristo Luz e Parque Unipraias.

A melhor água Termal do Brasil e a terceira do mundo presente na BNT. Hotel Termas de Gravatal - SC

NOVOS BONDINHOS


A imprensa pode conhecer com exclusividade nesta sexta-feira, pela manhãm os novos bondinhos do Parque Unipraias. Após 19 anos de uso, os clássicos bondinhos brancos e azuis do Parque Unipraias foram substituídos por novos modelos. As 47 cabines novas - importadas da empresa suíça ROWEMA - são produzidas em alumínio e policarbonato e possibilitam uma visibilidade 360 graus das belas praias de Balneário Camboriú. 


Com investimento na ordem de R$ 4 milhões, design moderno e nas cores vermelha e amarela - cores fornecidas pela empresa fabricante e que seguem os padrões de outros bondinhos no mundo, em países como Áustria, Itália, Suíça e Nova Zelândia - cada cabine possui comprimento de dois metros, altura de 2,10 e profundidade de 1,77 metro. Assim como nos antigos bondinhos, as portas se abrem e fecham automaticamente. O Parque Unipraias reabriu já com as novas cabines em funcionamento.



sexta-feira, 25 de maio de 2018

O Brasil está entre os 20 países que mais recebem eventos internacionais no mundo

BRASIL ESTÁ ENTRE OS 20 PAÍSES QUE MAIS RECEBEM EVENTOS INTERNACIONAIS NO MUNDO

O ranking da ICCA, divulgado nesta semana, mostra também que o Brasil continua ocupando a 1ª colocação entre os países da América Latina

Local de eventos em São Paulo, a cidade brasileira que mais recebeu movimentações dessa natureza 

O Brasil se mantém entre os 20 países que mais sediam eventos internacionais no mundo. De acordo com os critérios da ICCA (sigla em inglês para Associação Internacional de Congressos e Convenções), responsável pelo banco de dados do segmento turístico de Negócios e Eventos, o País se manteve, ainda, na primeira colocação entre os que mais receberam na América Latina em 2017. 

O ranking global tem na liderança dos Estados Unidos com 941 eventos, seguido pela Alemanha com 682 e o Reino Unidos com 592. O Brasil aparece na 16ª posição com 237 eventos. 


A presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Teté Bezerra, reforçou que a chance de incrementar ainda mais esses números está na modernização da autarquia e na aprovação dos projetos do Brasil+Turismo, plano de desenvolvimento do setor do Ministério do Turismo, que trará mais investimentos para o setor. 


"A Embratur, responsável pela coordenação do assunto, investe no Programa de Apoio à Captação e Promoção de Eventos Internacionais desde 2004, com o intuito de sensibilizar e mobilizar a cadeia produtiva do turismo MICE para consolidar o Brasil como um destino de encontros e eventos internacionais. Essa estratégia traz muita visibilidade para o nosso País, porém ainda precisamos de mais investimento", comentou. O MICE (Meetings, Incentives, Congress & Events) é o segundo segmento que mais contribui no fluxo internacional de visitantes para o Brasil, logo após do Lazer. 



“Muitos países entenderam o potencial do turismo de eventos como solução para sazonalidade de fluxo turístico, manutenção de infraestrutura turística e melhorias logísticas dos destinos tornando, assim, o segmento uma prioridade de promoção. Em dez anos, países como Portugal, China e Austrália despontaram no ranking alcançando lugares de destaque. O Brasil, que já sediou grandes eventos, é um destino excelente para sediar congressos e convenções agregando todo o potencial natural e cultural inerente ao País. Faz-se necessário, assim, priorizar a promoção turística de forma segmentada para ocupação da infraestrutura de eventos e hotelaria em geral com os turistas de negócios”, explicou o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur, Gilson Lira. 

Dentre as cidades brasileiras, São Paulo é a primeira (com 55 eventos), seguida do Rio de Janeiro (48) e Florianópolis (15). São considerados para o calendário da ICCA apenas os eventos associativos e itinerantes, que tenham três edições ou mais, com o mínimo de 50 participantes. A capital paulistana está na frente, por exemplo, de cidades como Washington (51) e Nova York (47).