FERIADÃO DE SETE DE SETEMBRO MOVIMENTOU A HOTELARIA E O TRADE CATARINENSE
Vôos e ônibus extras para Florianópolis - SC. Para quem pegou a estrada na quinta-feira a tarde para subir a serra ou para a região das águas termais teve que encarar um trânsito pesado. O movimento é sempre esse, quem está na beira da praia sobe a serra e quem está na serra desse para colocar o pé na areia. De acordo com Ministério do Turismo, o feriadão movimentou um total de R$ 4,9 bilhões nas cidades turísticas brasileiras. Ainda segundo o MTUr, entre esta quinta-feira (06) e domingo (09) foram realizadas aproximadamente 2,3 milhões de viagens em todo o país.
“Os feriados prolongados impulsionam o turismo pois representam uma oportunidade de realização de viagens curtas fora dos períodos de férias escolares. E assim, movimentam a rede hoteleira, o comércio, os atrativos das cidades com possibilidade de geração de empregos temporários”, avalia o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.
Santa Catarina é privilegiada neste sentido, num raio de 200 km, temos dezenas de praias, serras, temperaturas baixas, alta gastronomia e águas termais, inclusive a melhor do Brasil. O Hotel Termas em Gravatal esteve com 100% de ocupação.
Na Serra Catarinense, o Hotel Fazenda Boqueirão, ícone do Turismo Rural já estava com 100% de ocupação 15 dias antes do feriadão.
Dados da CVC apontam também informam que Balneário Camboriú também este entre os destinos mais procurados, além do Parque Beto Carrero World, em Penha - SC.
Em Fraiburgo, Capital nacional da Maçã não foi diferente, principalmente pelos pomares estarem completamente floridos. Este é o terceiro feriado prolongado do ano, depois do Dia do Trabalhador e Corpus Christi. Até o final de 2018, outros quatro feriados prolongados (Nossa Senhora de Aparecida, Finados, Proclamação da República e Natal), devem fazer o brasileiro botar o pé na estrada e movimentar as economias de municípios de todas as regiões do país.
Já as cidades Urubici e Bom jardim da Serram, aqui pertinho, estiveram lotadas e o carro chefe, além do frio, o famoso Festival da Truta - uma espetacular experiência gastronômica.
CALENDÁRIO DE EVENTOS TURÍSTICOS DE PIRATUBA-SC
Representantes de comunidades e entidades da cidade e interior de Piratuba participaram no último dia 5 de setembro, de uma reunião no Centro de Informações Turísticas (CIT). O objetivo do encontro foi realizar levantamento dos eventos que serão realizados em 2019 para que, após definição das datas, seja montado e impresso o calendário de divulgação. A secretária municipal de Turismo e superintendente da Fundação de Cultura e Eventos de Piratuba, Simara Teixeira Petry, destaca que quem não pode participar da reunião deve procurar a Secretaria o quanto antes, pois o prazo para definição dos eventos que ocorrerão em 2019 encerra no próximo dia 20 de setembro. “O calendário organiza as datas, ajudando a divulgar e a dar mais visibilidade aos eventos oficiais e das comunidades e associações do município”, completa a secretária.
Pensou em reformar? Tudo o que você precisa para construir/reformar sua pousada/hotel/resort, vale a pena no mínimo, consultar
INFINITY BLUE MONTA NOVO TIME
Cada diretor/gerente geral que assume um novo empreendimento, costuma montar seu próprio time. Quem passa a fazer parte do novo time do Infinity Blue Resort & Spa, localizado em Balneário Camboriú (SC), é Ricardo Meinberg como seu novo gerente de Operações. Experiente no setor, o novo contratado chega para aprimorar processos e acompanhar as mudanças na área de A&B. "Vamos trazer novas ideias para o serviço, sempre primando pelo requinte e cuidado nos detalhes", antecipa o executivo. Nos planos de Meinberg estão ações como oferecer mais serviços personalizados, criar novos pontos de vendas, eventos temáticos e consolidar o perfil de luxo do resort.
O gerente terá também participação ativa no setor de eventos. "Neste setor, o objetivo é proporcionar uma experiência única para cada organizador, com foco em atender de forma personalizada cada segmento”, afirma. Já em lazer, o planejamento envolve a organização de novas atrações. "Faremos implementações com opções nas diversas faixas etárias", revela. "Em resumo, vamos disponibilizar, ainda mais, variedades em lazer, entretenimento e gastronomia, em um único destino. Este é o nosso objetivo principal", conclui.
Foto: M&E
Ricardo Meinberg é hoteleiro experimentado, já passou por hotéis em diferentes partes do Brasil. Em seu currículo constam passagens por Atlântica Hotels e BHG (Brazil Hospitality Group). Antes de chegar ao Infinity Blue, o profissional esteve na rede Vila Galé, onde implementou um novo sistema de A&B. Segundo informam os gestores do meio de hospedagem, a chegada do novo gerente faz parte do novo conceito de trabalho do Infinity Blue, alinhado às estratégias do Grupo Embraed. O dirigente terá participação ativa no retrofit e nos investimentos já em andamento na propriedade.
7ª ETAPA VISITE BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Seis ações em três países diferentes. O saldo da 7ª etapa do Projeto “Visite Balneário Camboriú & Região”, é motivo de comemoração para a organização. Um dos maiores projetos de divulgação conjunta do Brasil, que nesta fase contempla alguns dos maiores emissores internacionais da nossa região, passou por Montevidéu, no Uruguai, Santiago e Vinã Del Mar, no Chile, e Mendoza, Tucumán e Salta, na Argentina. Durante as quase duas semanas, os profissionais participaram de rodadas de negócios, brunch, almoço e happy hour de capacitação. Somente no Chile, nas cidades de Vinã Del Mar e Santiago, a etapa recebeu mais de 200 agentes e operadores de turismo, superando todas as expectativas.
Ao todo, 55 empresas da iniciativa pública e privada apoiam o projeto, que tem pela frente mais cinco etapas. De acordo com a Assessora Técnica de Consórcio de Turismo da Região Turística Costa Verde & Mar, Vivian Floriani, a participação nestas ações são sempre muito proveitosas. Após o final desta ação, o projeto segue para a 8° etapa na Feita Internacional de Turismo, a maior mostra de setor na América Latina, que acontece a partir do dia 29, em Buenos Aires.
7ª ETAPA VISITE BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Seis ações em três países diferentes. O saldo da 7ª etapa do Projeto “Visite Balneário Camboriú & Região”, é motivo de comemoração para a organização. Um dos maiores projetos de divulgação conjunta do Brasil, que nesta fase contempla alguns dos maiores emissores internacionais da nossa região, passou por Montevidéu, no Uruguai, Santiago e Vinã Del Mar, no Chile, e Mendoza, Tucumán e Salta, na Argentina. Durante as quase duas semanas, os profissionais participaram de rodadas de negócios, brunch, almoço e happy hour de capacitação. Somente no Chile, nas cidades de Vinã Del Mar e Santiago, a etapa recebeu mais de 200 agentes e operadores de turismo, superando todas as expectativas.
Ao todo, 55 empresas da iniciativa pública e privada apoiam o projeto, que tem pela frente mais cinco etapas. De acordo com a Assessora Técnica de Consórcio de Turismo da Região Turística Costa Verde & Mar, Vivian Floriani, a participação nestas ações são sempre muito proveitosas. Após o final desta ação, o projeto segue para a 8° etapa na Feita Internacional de Turismo, a maior mostra de setor na América Latina, que acontece a partir do dia 29, em Buenos Aires.
TURISMO NOS ESTADOS UNIDOS
No ano passado, 1,91 milhão de turistas visitaram os Estados Unidos, um "pequeno" aumento de 10,8% comparado com o anterior. Já em 2018 esse número deve ser ainda maior. O crescimento em 2017, manteve o Brasil na liderança da América do Sul com folga, seguido pela Argentina que enviou 1,01 milhão de turistas. Colômbia (842 mil), Venezuela (500 mil), Equador (418 mil), Chile (330 mil) e Peru (268 mil) completam a lista. Ao todo, os Estados Unidos receberam 5,56 milhões de turistas de toda a América do Sul. De acordo com o M&E, a América Latina representou 36% de todas as chegadas de turistas internacionais em 2017, mais uma vez o continente emissor que lidera o ranking.
Já para este primeiro trimestre de 2018, a chegada de sulamericanos aos Estados Unidos já começa a ser influenciada pelo acordo de Open Skies com Brasil e Colômbia. Tanto é que o aumento chegou a 18% nos três primeiros meses do ano. Em 2017, o total gasto por todos os turistas internacionais chegou a US$ 251 bilhões. Com relação somente a América Latina, o gasto alcançou a casa dos US$ 59,9 bilhões em 2017, aumento de 23% se comparado a 2012 (intervalo de cinco anos). E neste caso, os mexicanos lideram com US$ 20,9 bilhões, logo seguido pelos brasileiros que deixaram US$ 11,2 bilhões nos EUA em 2017, aumento de 21% se comparado com 2012.
ABIH-SC - 53 ANOS
Dia 5 de setembro foi um dia especial para a ABIH-SC. Segundo o Osmar Vailatti, Diretor/Presidente da ABIH-SC: "Para todos nós que fazemos parte dessa instituição, quero inicialmente agradecer e parabenizar a diretoria, gestão 2017/2018, que tem conduzido com muita dedicação, carinho e profissionalismo os destinos desta conceituada Entidade, fazendo jus ao nosso slogan – ABIH – a serviço da hotelaria catarinense. E dizer que, estamos perseguindo as metas estabelecidas e conquistando bons resultados. Quero agradecer todas as pessoas, empresas que estão nos dando apoio nesta caminhada. Os líderes anteriores, os ex-presidentes, e especialmente os hoteleiros, os associados, os apoiadores e os parceiros, que nos fortalecem, nos estimulam e nos motivam. Parabéns ABIH-SC pelos seus 53 anos de história. Que venham muitos outros!"
WI-FI É INDISPENSÁVEL
Qualquer desculpa para não fornecer internet nos hotéis/pousadas ou cobrar por isso é erro fatal. O brasileiro é o viajante que mais dá importância ao acesso à internet durante suas viagens. A afirmação é resultado de uma pesquisa feita pela Expedia – empresa que controla plataformas como Hoteis.com e Trivago. De acordo com o levantamento, 85% passageiros oriundos do Brasil contam que conexão com a internet é o serviço mais importante durante a hospedagem.
TRADE TURÍSTICO TERÁ DOIS NOVOS PRODUTOS DIGITAIS
Embratur afirmou em Brasília, durante a conferência Turismo Summit 2018 - Destinos Turísticos Inteligentes e Inovadores - que a cadeia produtiva do turismo terá à disposição, ainda este ano, dois novos produtos no meio digital para contribuir com a promoção dos destinos, informações de mercado e apoio à comercialização dos produtos turísticos brasileiros. São eles: o Visit Brasil Marketplace e o Visit Brasil Capacitação. Os produtos fazem parte da estratégia de digitalização da atuação do instituto e da busca constante por inovação nesta atividade que, cada vez mais, é impactada pelos avanços tecnológicos e as mudanças no processo de comercialização do turismo, desde a pesquisa sobre os atrativos dos destinos, passando pela procura por passagens e meios de hospedagem, até a compra das viagens. Os dois novos produtos se juntam ao Visit Brasil Connect, um canal de comunicação e relacionamento para a comunidade turística brasileira.
Cilene del Faro - o farol dos brasileiros na Terra do Fogo
EXPEDIÇÕES EM VELEIROS À ANTÁRTIDA
Ushuaia - A cidade mais austral do planeta
As viagens a Ushuaia e ao continente coberto de neve atraem cada vez mais estrangeiros para o Brasil. No litoral de Santa Catarina, há pelo menos três veleiros oceânicos atracados na Marina Itajaí de países como Austrália, Inglaterra e Polônia que oferecem cruzeiros com passageiros. Embarcar em um veleiro para uma aventura pelos mares rumo à Antártida, a maior reserva de água doce na Terra. Viver a experiência de desbravar o continente gelado e conhecer de perto as principais espécies que compõe a fauna marinha como as colônias de pinguins, as aves e as baleias. O mercado de expedições turísticas é uma oportunidade de negócios cada vez mais comum na América do Sul e tem como ponto de apoio o Brasil, na Marina Itajaí, litoral norte de Santa Catarina.
Foto: Podorange
“O mercado de viagens náuticas turísticas é uma oportunidade de negócios na América do Sul e a Marina Itajaí é a última parada de muitos velejadores que oferecem roteiros para o Ushuaia, as Ilhas Malvinas ou a Antártida. Está consolidado como ponto de apoio, manutenção, descanso e lazer dos navegadores por sua localização, infraestrutura e atendimento e também pelas características da cidade, considerada um polo náutico e pesqueiro do país. Para se ter uma ideia, o nosso auxílio vai desde entrada do canal, na atracação e nas conexões de cais, até o apoio nos processos de controle e entrada na Polícia Federal, Capitania dos Portos e Receita Federal”, diz a gerente comercial da Marina Itajaí Natasha Secchi.
No ano passado, 1,91 milhão de turistas visitaram os Estados Unidos, um "pequeno" aumento de 10,8% comparado com o anterior. Já em 2018 esse número deve ser ainda maior. O crescimento em 2017, manteve o Brasil na liderança da América do Sul com folga, seguido pela Argentina que enviou 1,01 milhão de turistas. Colômbia (842 mil), Venezuela (500 mil), Equador (418 mil), Chile (330 mil) e Peru (268 mil) completam a lista. Ao todo, os Estados Unidos receberam 5,56 milhões de turistas de toda a América do Sul. De acordo com o M&E, a América Latina representou 36% de todas as chegadas de turistas internacionais em 2017, mais uma vez o continente emissor que lidera o ranking.
Já para este primeiro trimestre de 2018, a chegada de sulamericanos aos Estados Unidos já começa a ser influenciada pelo acordo de Open Skies com Brasil e Colômbia. Tanto é que o aumento chegou a 18% nos três primeiros meses do ano. Em 2017, o total gasto por todos os turistas internacionais chegou a US$ 251 bilhões. Com relação somente a América Latina, o gasto alcançou a casa dos US$ 59,9 bilhões em 2017, aumento de 23% se comparado a 2012 (intervalo de cinco anos). E neste caso, os mexicanos lideram com US$ 20,9 bilhões, logo seguido pelos brasileiros que deixaram US$ 11,2 bilhões nos EUA em 2017, aumento de 21% se comparado com 2012.
ABIH-SC - 53 ANOS
Dia 5 de setembro foi um dia especial para a ABIH-SC. Segundo o Osmar Vailatti, Diretor/Presidente da ABIH-SC: "Para todos nós que fazemos parte dessa instituição, quero inicialmente agradecer e parabenizar a diretoria, gestão 2017/2018, que tem conduzido com muita dedicação, carinho e profissionalismo os destinos desta conceituada Entidade, fazendo jus ao nosso slogan – ABIH – a serviço da hotelaria catarinense. E dizer que, estamos perseguindo as metas estabelecidas e conquistando bons resultados. Quero agradecer todas as pessoas, empresas que estão nos dando apoio nesta caminhada. Os líderes anteriores, os ex-presidentes, e especialmente os hoteleiros, os associados, os apoiadores e os parceiros, que nos fortalecem, nos estimulam e nos motivam. Parabéns ABIH-SC pelos seus 53 anos de história. Que venham muitos outros!"
WI-FI É INDISPENSÁVEL
Qualquer desculpa para não fornecer internet nos hotéis/pousadas ou cobrar por isso é erro fatal. O brasileiro é o viajante que mais dá importância ao acesso à internet durante suas viagens. A afirmação é resultado de uma pesquisa feita pela Expedia – empresa que controla plataformas como Hoteis.com e Trivago. De acordo com o levantamento, 85% passageiros oriundos do Brasil contam que conexão com a internet é o serviço mais importante durante a hospedagem.
TRADE TURÍSTICO TERÁ DOIS NOVOS PRODUTOS DIGITAIS
Embratur afirmou em Brasília, durante a conferência Turismo Summit 2018 - Destinos Turísticos Inteligentes e Inovadores - que a cadeia produtiva do turismo terá à disposição, ainda este ano, dois novos produtos no meio digital para contribuir com a promoção dos destinos, informações de mercado e apoio à comercialização dos produtos turísticos brasileiros. São eles: o Visit Brasil Marketplace e o Visit Brasil Capacitação. Os produtos fazem parte da estratégia de digitalização da atuação do instituto e da busca constante por inovação nesta atividade que, cada vez mais, é impactada pelos avanços tecnológicos e as mudanças no processo de comercialização do turismo, desde a pesquisa sobre os atrativos dos destinos, passando pela procura por passagens e meios de hospedagem, até a compra das viagens. Os dois novos produtos se juntam ao Visit Brasil Connect, um canal de comunicação e relacionamento para a comunidade turística brasileira.
Cilene del Faro - o farol dos brasileiros na Terra do Fogo
EXPEDIÇÕES EM VELEIROS À ANTÁRTIDA
Ushuaia - A cidade mais austral do planeta
As viagens a Ushuaia e ao continente coberto de neve atraem cada vez mais estrangeiros para o Brasil. No litoral de Santa Catarina, há pelo menos três veleiros oceânicos atracados na Marina Itajaí de países como Austrália, Inglaterra e Polônia que oferecem cruzeiros com passageiros. Embarcar em um veleiro para uma aventura pelos mares rumo à Antártida, a maior reserva de água doce na Terra. Viver a experiência de desbravar o continente gelado e conhecer de perto as principais espécies que compõe a fauna marinha como as colônias de pinguins, as aves e as baleias. O mercado de expedições turísticas é uma oportunidade de negócios cada vez mais comum na América do Sul e tem como ponto de apoio o Brasil, na Marina Itajaí, litoral norte de Santa Catarina.
Foto: Podorange
“O mercado de viagens náuticas turísticas é uma oportunidade de negócios na América do Sul e a Marina Itajaí é a última parada de muitos velejadores que oferecem roteiros para o Ushuaia, as Ilhas Malvinas ou a Antártida. Está consolidado como ponto de apoio, manutenção, descanso e lazer dos navegadores por sua localização, infraestrutura e atendimento e também pelas características da cidade, considerada um polo náutico e pesqueiro do país. Para se ter uma ideia, o nosso auxílio vai desde entrada do canal, na atracação e nas conexões de cais, até o apoio nos processos de controle e entrada na Polícia Federal, Capitania dos Portos e Receita Federal”, diz a gerente comercial da Marina Itajaí Natasha Secchi.
Clique na imagem para ampliá-la
Bolo de Fubá com cobertura de doce de amora. Pensa num bolo espetacular - Bolo da Madre - São José - SC