A economia em Santa Catarina tem no turismo papel preponderante
Turismo ocupa posição de destaque na economia catarinense - Foto Markito Santur
Com um número estimado de 16,3 milhões de visitantes em 2019, o turismo ocupa posição de destaque na economia catarinense. O setor responde por 12% do PIB estadual e R$ 630 milhões em arrecadação de ICMS em 2019. A movimentação econômica induzida pelas atividades turísticas, entre 2018 e 2020, foi de aproximadamente R$ 33 bilhões, conforme levantamentos da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e Fecomércio, considerando a ocupação hoteleira, visitação a atrativos e realização de feiras e eventos.
Os dados integram um diagnóstico realizado pela Santur e trazem uma visão geral da economia do turismo em Santa Catarina, num documento com 56 páginas. O levantamento também buscou estimar as consequências da pandemia do novo coronavírus para o setor, diretamente impactado pelas restrições de circulação de pessoas a partir de meados de março. Outros objetivos do documento foram apresentar o posicionamento da Santur frente à situação e as ações e projetos empreendidos para apoiar a retomada das atividades turísticas no estado.
Além das cifras positivas, o estado tem a seu favor a imagem de qualidade e segurança dos produtos e destinos turísticos, reconhecida com inúmeros prêmios, como o título de “Melhor Estado Brasileiro para Viajar”, da revista Viagem e Turismo. Santa Catarina conquistou o troféu 12 vezes e por anos consecutivos em várias ocasiões. As 13 regiões turísticas abrigam perto de 400 atrativos de destaque e quase 3,5 mil pontos turísticos, conforme mapeamento realizado pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam).
De acordo com estudo da FGV sobre os impactos da pandemia no turismo, as atividades somente retornarão ao nível próximo da normalidade em meados de 2021, isso se situação estiver estabilizada até julho de 2020. Com a retomada, o setor deverá crescer 16,9% ao ano até 2022 e 2023 para compensar a perdas estimadas em R$ 116,7 bilhões no biênio 2020-2021 em todo o Brasil.
FESTURIS CONECTION
Provocar conexões internacionais e discutir os caminhos para a reconstrução do turismo brasileiro no pós-pandemia. A princípio, este é objetivo que apresenta o Festuris Connection, novo produto de uma das principais marcas do turismo da América Latina. Dessa forma, , um evento híbrido que vai conectar o Brasil com Portugal, Uruguai e Estados Unidos em busca de soluções e boas práticas para a reinvenção dos destinos. Portanto, se o mundo mudou, o Festuris quer fazer desta mudança algo positivo.
DIÁLOGOS
Dessa forma, entenderam que para traçar caminhos é preciso dialogar com quem está um passo à frente deles, como é o caso dos países que irão se conectar nesta primeira jornada. Diante disso, coloque na sua agenda, o evento será de 4 a 6 de agosto com as transmissões diretamente de Gramado, na Serra Gaúcha. Igualmente, em breve irão divulgar os palestrantes e os painéis, mas já pode garantir que será imperdível!
REINVENÇÃO DE PROFISSIONAIS
Naturalmente o conteúdo de qualidade leva à sabedoria, que por sua vez derruba qualquer barreira. A primeira vista, o evento quer ser o farol para a reinvenção de profissionais, empresas e destinos! Assim, tudo isso vai passar e o turismo dará a volta por cima. Definitivamente, quando isso acontecer, quer que estejamos um passo à frente! Primordialmente o Festuris Connection será realizado pela Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos e contará com a curadoria de Luciana Thomé.
LATAM VOANDO MUITO BAIXO
Primeiramente, já perdemos um montão com a saída da Avianca. Perdemos conectividade, os preços aumentaram, os tempos de conexões ficaram absurdos. Agora, vem a Latam ferrar ainda mais com o mercado tão carente. Assim sendo, em meio a negociações de redução de jornada, com uma possível dispensa de 2,7 mil pilotos e comissários, a companhia aérea está propondo flexibilizar a convenção coletiva, com novas regras de remuneração de tripulantes. Sendo assim, a proposta de mudança permanente no plano de remuneração tem levado a um impasse nas negociações com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). Diante disso, o presidente do SNA, Ondino Dutra, pediu publicamente a demissão do presidente da Latam Brasil, Jerome Cadier, durante uma transmissão ao vivo no último dia 17 de junho.
DEMISSÃO VOLUNTÁRIA
Igualmente, na tentativa de reduzir custos em um ambiente de forte queda na demanda por viagens de avião, a Latam apresentou duas propostas ao SNA. Assim, ambas começam com programas de licença não remunerada e demissão voluntária. Portanto, na primeira proposta, caso a adesão aos programas voluntários não alcance 2,7 mil tripulantes – 2 mil comissários e 700 pilotos –, a empresa fará demissões até atingir o número. E os 4.965 tripulantes restantes terão a jornada reduzida em 50%. Enquanto isso, a segunda proposta prevê trabalho em meio período (redução de 50% de jornada) para todo o quadro de tripulantes até dezembro de 2021.
TURISMO RELIGIOSO
Os impactos da pandemia do novo coronavírus no Turismo Religioso será o tema da 4ª edição do Fórum Nacional do segmento, que começa nesta quarta-feira (24.06). Neste ano, o evento será transmitido no facebook e youtube do Fórum e contará com a participação de membros da academia, jornalistas e empresários desse setor que é um dos principais do país. De acordo com o Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, anualmente são feitas 8,1 milhões de viagens domésticas movidas pela fé (turistas, sem contar excursionistas).Canal do Fórum no Youtube: www.youtube.com/channel/UCh4_6wV5sZDfj6jBHlkaSYw. Facebook: www.facebook.com/forumnacionaldeturismoreligioso/.
AMERICAN AIRLINES
Por sua vez, a American Airlines afirmou no último domingo (21), que planeja obter US $ 3,5 bilhões em novos financiamentos, para melhorar a liquidez da companhia, uma vez que lida com restrições de viagem causadas pelo coronavírus. Sendo assim, a companhia planeja arrecadar US $ 1,5 bilhão com a venda de ações e títulos seniores conversíveis até 2025. Além disso, a companhia aérea disse que oferecerá US $ 1,5 bilhão em títulos com garantia sênior e que pretende entrar em um novo empréstimo a prazo de US $ 500 milhões com vencimento em 2024.
DELTA
Dessa forma, espera usar os recursos líquidos das ofertas de ações e notas conversíveis para fins corporativos gerais e melhorar sua posição de liquidez, acrescentou a companhia aérea. Igualmente, a American Airlines e Delta Air Lines Inc, disse na semana passada que uma modesta recuperação na demanda estava ajudando a diminuir as taxas de consumo de caixa diários em junho depois que o governo dos EUA informou os números baixos de passageiros recorde em abril em meio à pandemia de coronavírus.
SWISS ARLINES
Conforme comunicado, a Swiss Airlines retomará sua operação entre Zurique e São Paulo a partir do dia 2 de julho. Portanto, o B777-300ER da aérea sairá da cidade suíça em direção ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU). No dia seguinte, 3 de julho, a aeronave faz o voo de volta. Os bilhetes já estão disponíveis para compra no site da Swiss e agências de viagens. Serão três frequências semanais nesta retomada.
LUFTHANSA GROUP MANTÉM VOOS
Igualmente, o Lufthansa Group, que continuou servindo ininterruptamente o mercado brasileiro com três voos semanais mantidos na rota São Paulo–Frankfurt já foram expandidos para cinco frequências semanais em junho. Sendo assim, com os três voos da Swiss, o grupo passará a oferecer oito voos semanais do Brasil para a Europa a partir de julho. Zurique-São Paulo: toda segunda, quinta e sábado a partir de 2 de julho.
REABERTURA DO TURISMO CHILENO
Enfim, para os amantes da neve, que iriam para à Argentina, nosso destino preferido, o turismo do Chile poderá retomar suas atividades seguindo os novos protocolos sanitários estabelecidos pelo Ministério da Economia, Desenvolvimento e Turismo, juntamente com a Subsecretaria de Turismo e o Sernatur. Dessa forma as medidas visam a reativação gradual do setor com base em protocolos e recomendações de saúde, apoio financeiro às PMEs e um plano nacional de promoção turística. Portanto, às autoridades destacaram que, em um segundo momento, serão disponibilizadas recomendações para segmentos mais específicos do turismo, como centros de esqui, eventos corporativos, agências de viagens e operadoras, guias de Turismo, vinícolas e áreas de proteção ambiental. Enfim, resta saber se haverá neve.
Leia ainda: A retomada do turismo será mais forte e melhor
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Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos pessoais
Fonte: Assessorias de Imprensa
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