Hotéis independentes debaterão situação atual do mercado
Pratas Thermas Resort & Convention - Foto: Divulgação
Hotéis independentes debaterão situação atual do mercado. A primeira vista, e com apoio da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, o “Encontro da Hotelaria – Edição Virtual de julho” receberá os hoteleiros de importantes cidades mineiras nesta quarta-feira (15), às 16h.
ENCONTRO DA HOTELARIA INDEPENDENTE
A primeira vista, e com apoio da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, o “Encontro da Hotelaria – Edição Virtual de julho” receberá os hoteleiros de importantes cidades mineiras nesta quarta-feira (15), às 16h. Igualmente, no dia seguinte (16), no mesmo horário da primeira transmissão, o bate-papo continuará com os profissionais de hotéis de outros estados. Diante disso, o projeto visa debater a situação atual da hotelaria e as perspectivas para o segundo semestre de 2020. Portanto, para acompanhar a programação, é necessário realizar a inscrição no canal oficial do evento.
Em vista disso, já estão confirmados Ivone Ferraz, Diretora da Ficare Hotéis, presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Litoral do Rio Grande do Sul; Márcio Abdo, Diretor do Hotel Pousada do Arcanjo; Marcos Cesar Almeida, Sócio-diretor da Pousada Águia Dourada, Pousada SPA Mirante da Colina e Kuriuwa Hotel, presidente do Sindicato Hotéis, Bares e Restaurantes Serras Verdes do Sul de Minas; Marco Antônio Dias, Diretor do Hotel Dias; Germano Valente, Diretor do Casa Blanca Center Hotel e Hotel Vale Real; Amaro Gadbem, Diretor do Hotel Caxambu, Alexandre Moreira, Diretor do Hotel Green Hill; Neuso Rafain; Diretor Rafain Palace Hotel & Convention, presidente do Sindhotéis de Foz do Iguaçu. Igualmente, Luis Carlos Nigro, Diretor do Paiaguás Hotel, Raul Spinelli, Diretor do Hotel União;
Christian Silveira Bastos, Diretor da Pousada Marília de Dirceu e da Associação Empresarial de Tiradentes.
A saber, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor. Dessa forma, é uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. Em conclusão, está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.
HOTEL RENAR – TECNOLOGIA & SERVIÇOS
Como fazer as pessoas amarem um destino turístico? De fato, para mim está claro que o design, investimentos e superação de serviços traz excelentes respostas. Além disso, foco na experiência do visitante, encontrar as lacunas nos pontos de contato. Diante disso, o destino turístico precisa se comunicar da forma certa com o público certo. Investir para atenuar suas dores, para mostrar os ganhos onde esse visitante quer percebê-los. Afinal, entender o hóspede pensa, fala, observa e escuta. Por exemplo, o Hotel Renar em Fraiburgo-SC, Terra da Maçã, ícone hoteleiro do Vale do Contentado, que aproveitou sua própria história para superar-se e, nesse sentido transformou-se completamente. Além de estar totalmente novo por dentro, investiu também em sua área externa. Desta forma, conta agora com uma nova garagem coberta com 32 vagas, vagas para deficientes e vaga para carro elétrico. Igualmente, investiu em placas placas fotovoltaicas que no final trarão uma economia de 25 a 30% de economia na energia elétrica.
58ª EQUIPOTEL É ADIADA
Falando em hotelaria, a 58ª edição da Equipotel se une à outras feiras no calendário, remarcando a data para 2021. Devido à pandemia, a Reed Exhibitions decidiu não realizar o evento este ano, em princípio programado para os dias 15 e 18 de setembro. Dessa forma, consequentemente o Conotel (Congresso Nacional de Hotelaria), organizado pela ABIH-Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), que aconteceria paralelamente à feira, também ficará para o ano que vem. Portando, a feira programada para acontecer em Salvador, a feira será realizada entre 26 e 28 de maio de 2021. Igualmente a Equipotel foi adiada para 14 a 17 de setembro do ano que vem, no São Paulo Expo.
MOSTRA GASTRONÔMICA
Frequentemente, valorizando os sabores da culinária local e incentivando o consumo gastronômico na região, a 1ª edição do Balneário Camboriú Convida à Mesa iniciou na ultima quarta-feira, 8, e seguirá até o dia 31 de julho. Assim, com 24 restaurantes participantes, os pratos serão ofertados no valor de R$39,90 para uma pessoa ou R$69,90 para duas pessoas, com opção também em delivery. Diante disso e, a cada três pratos consumidos nos restaurantes ou por delivery, o cliente ganhará um brinde especial do evento, que poderá ser trocado diretamente no Hotel Negrini e Hotel Plaza Camboriú. A mostra também terá como bandeira o comprometimento em seguir todas as normas sanitárias e de higiene, desde o preparo dos pratos até a entrega dos pedidos, pensando na segurança dos clientes em tempos de pandemia.
PÃO SOLIDÁRIO
Além disso, paralelo ao evento, está acontecendo a ação social “Pão Solidário”, com a arrecadação de insumos como trigo, leite, ovos, fermento biológico, óleo, chocolate em pó, açúcar e fermento químico, para a confecção de pães e bolos destinados às entidades carentes do município. Diante disso, as doações deverão ser entregues no Hotel Negrini, em horário comercial. Naturalmente, o BC Convida à Mesa é uma realização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e conta com a parceria da,Printbag, Masterfarma Manipulação, Nutricionista Michelli Wilhelms, Copa Inox, Termonos e Barbieri Litoral.
“MEU DESTINO É BRASIL”
Definitivamente, Foz do Iguaçu passará a divulgar peças promocionais da campanha “Meu Destino é Brasil”. Desde já, assinada pela BBG Brasil, grupo de empresas de marketing e de inteligência turística que atua com destinos e empresas de turismo, a campanha foi lançada na primeira quinzena de junho e busca estimular o mercado turístico interno quando da normalização dos setores. Assim, em Foz, Visit Iguassu e a Secretaria Municipal de Turismo, serão os propagadores das peças, já criadas pela BBG, disponibilizando uma série de opções de artes adaptadas para as mídias sociais.
Portanto, “Meu Destino é Foz” será usado como mote e irá ganhar artes com os atrativos da cidade, gastronomia e natureza da região. Por lá, a ideia é contar com o apoio de empresas e da população na distribuição através da internet, com início nesta quinta-feira (16), com um #TBT coletivo entre empresas e atrativos turísticos, convidando moradores e pessoas que já estiveram na cidade a postar suas recordações. Dessa forma, será replicado por várias cidades e regiões do Brasil, a ideia da campanha é inundar as mídias com mensagens positivas e até de esperança.
LATAM NA CORDA BAMBA
Enfim, acredito que tudo mundo já viu esse filme. Portanto, depois da Avianca, o Grupo Latam Airlines decidiu incluir a operação brasileira no processo de recuperação judicial, solicitado em um tribunal de Nova York, em 26 de maio. Dessa forma a decisão foi tomada devido à recuperação mais lenta que o esperado no setor aéreo e à demora na liberação do empréstimo da ordem de R$ 2 bilhões negociado com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e bancos privados.De fato, o Brasil representa 50% das operações do grupo. A recuperação judicial também inclui as operações de Chile, Colômbia, Peru, Equador e EUA. Ficaram de fora a operação da Argentina, encerrada em junho, e do Paraguai.
Diante disso, fique bem atento, uma vez que a Latam Brasil tem um passivo total em torno de R$ 13 bilhões, incluindo cerca de R$ 6 bilhões em passagens vendidas a clientes que ainda não voaram. Parte desse valor deve ser reembolsado em 2021. Dívidas com parceiros e fornecedores somam R$ 7 bilhões. Desse montante, cerca de R$ 3 bilhões são devidos a empresas de arrendamento. O restante são débitos com fornecedores, provedores de serviços, bancos e outros.
MERCADO DE VIAGENS NO BRASIL
A princípio, uma parceria entre o BTM – Brazil Travel Market -, Sebrae e Grupo VC irá reunir grandes nomes do mercado turístico nacional e internacional em uma série especial de webinars, a partir de agosto. A série irá debater ‘Cenários do Turismo’ em duas etapas. A primeira, de 10 a 14, e a segunda nos dias 17 e 18. Os debates serão transmitidos às 19h no canal do BTM no YouTube. Entre os nomes confirmados estão Carolina Feitosa, diretora da Masterop; Rebeca Ferreira, gerente regional de Vendas Norte/Nordeste da Trend; Jefferson Santos, do governo da Tailândia; Fernanda Longobardo, do governo da Itália; Celso Guelfi, CEO da GTA, Luis Gustavo, CEO da April Seguros; Gol e os secretários de Turismo, Arialdo Pinho, do Ceará, e Gilmar Piolla, de Foz do Iguaçu. A proposta dos debates, segundo os realizadores, é apresentar o novo momento das atividades turísticas no mundo. “A pandemia trouxe muitas mudanças de comportamento e relacionamentos e ouvir grandes players é importante antes de planejar suas próximas viagens”, disse o BTM.
GRAMADO NOS ESPERA
A priori, Gramado continua aberta. Dessa forma, a decisão foi bem recebida por autoridades, empresários e trabalhadores, especialmente pelo fato do município registrar poucos casos positivos de coronavírus e adotar medidas de distanciamento social desde o início da pandemia, na segunda quinzena de março. Além disso, julho sempre foi um dos períodos de alta temporada turística de Gramado, atividade que responde por cerca de 85% da economia local. Sendo assim, apesar da bandeira laranja, o secretário de Turismo Rafael Carniel faz um alerta aos visitantes: “Estamos abertos, mas isso não significa que podemos andar descuidados”. Ele lembra que o Estado está na 27ª semana do ciclo epidemiológico, com temperaturas baixas e que sempre inspira cuidados para as síndromes gripais.
Diante disso, durante os finais de semana, a Prefeitura de Gramado realiza barreiras sanitárias nas duas principais entradas da cidade. Nas abordagens, profissionais entrevistam ocupantes de veículos e orientam sobre o uso de máscara em locais públicos e estabelecimentos comerciais, sugerindo evitar aglomerações. Na abordagem, também é feita a verificação de temperatura corporal, com termômetro infravermelho.Além disso, a Secretaria de Turismo de Gramado aposta em novos roteiros ao ar livre, criando novos atrativos. Por isso, foram lançado sete roteiros de cicloturismo. Portanto, os diferentes passeios turísticos oferecem a experiência de pedalar por paisagens do interior, conhecer comunidades e sabores da gastronomia local, além de pontos praticamente não visitados por pessoas que não são da região.
Cada rota é sinalizada com placas indicativas, para melhor navegação e segurança durante o trajeto. Também possui classificação, dividida em quatro categorias, que são severidade do meio, orientação do percurso, condições do terreno e intensidade do esforço físico. A atual bandeira laranja da região de Gramado vai até o dia 13 de julho. Na próxima sexta-feira (10), o Governo do Estado realiza uma nova avaliação das condições da Covid-19.
FESTEJAR GRAMADO
A princípio, à Festejar Gramado – tradicional evento que conecta o mercado de eventos – tem sua quinta edição confirmada para os dias 7 e 8 de outubro, no Expogramado. O conteúdo será destaque neste ano com o Fórum de Ideias, apostando em uma grade temática diversa, que contempla o universo dos eventos corporativos, sociais e live marketing. A feira de negócios também ocorrerá com estandes cooperativados e individuais. Diante disso, as vendas de espaços para feira de negócios já estão abertas e as inscrições para acompanhar o conteúdo serão abertas em breve, nas modalidades presencial ou online. A entrada na feira será gratuita. Mais informações no site www.festejargramado.com.br. A Festejar Gramado é realizada em parceria com a Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos e conta com o apoio da GramadoTur.
CAROLINNY VIEIRA – A BELLA DA SEMANA
Com apenas 21 anos, Carolinny Vieira (nossa loirinha mignon) vai deixar você completamente apaixonado… A estudante de Biomedicina, está de volta para exibir ainda mais todo o seu charme! E nós sabemos que você estava morrendo de saudades… Assista agora o vídeo de divulgação AQUI. Prepare-se para a segunda parte do ensaio exclusivo que vai ao ar na quarta-feira (15)! Quer ver tudo na íntegra? Faça parte do Bella da Semana e garanta acesso VIP ao conteúdo exclusivo. Clique neste LINK.
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos pessoais
Fonte: Assessorias de Imprensa
Leia mais: