terça-feira, 18 de agosto de 2009

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa

Airson Soares da Rosa
Fale com o colunista
Dicas de Turismo Airson Soares da Rosa


A bandeira nacional terá lugar de destaque num mastro de 40 metros de altura instalado no Parque Centenário, entre a Prefeitura de Criciúma e o Monumento das Etnias. Nele , no dia 29 de agosto, 130 dias que antecipa o aniversário dos 130 anos da cidade, será hasteada a bandeira nacional brasileira. Segundo o Decreto nº 596, a substituição dessa bandeira será feita com solenidades especiais no último sábado de cada mês. Na base do mastro especial estarão inscritos os seguintes dizeres: “Sob a guarda do povo criciumense, neste Parque Centenário, a bandeira sempre no alto - visão permanente da Pátria”. Os festejos fazem parte do pré-calendário dos comemorativos dos 130 anos do município.


A cerimônia do primeiro hasteamento do pavilhão nacional no parque estará a cargo da Escola Técnica General Oswaldo Pinto da Veiga - Satc. Na foto, o secretário de Comunicação e jornalista Archimedes Naspolini Filho (D) fazendo entrega a este colunista de um ofício assinado pelo Exmo. Sr. Prefeito Municipal Clésio Salvaro, entregue ao Excelentíssimo Senhor Sérgio Antônio Herrera, Diretor do Portal da América, durante o FÓRUM DE PRENSA TURÍSTICA DEL MERCOSUR, realizado nos dias 19 e 20 últimos, na cidade de Colônia Del Sacramento no Uruguai.


Participaram deste encontro, jornalistas especializados em Turismo, além do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia e Portugal. No oficio, o prefeito Salvaro disse que Criciúma está se preparando para se tornar pólo turístico nacional, razão pela qual, convidava os integrantes do FÓRUM, a visitá-la.

PIT STOP

O segmento turístico de Criciúma liderado pela Sulcatur, a Associação Sul Catarinense de Turismo, entidade de utilidade pública municipal, estadual e federal, no início apreensiva com a omissão do governo Clésio Salvaro para com o Turismo, agora respira mais aliviada em saber da construção do monumento da Bandeira Nacional no Parque Centenário, a implantação de uma nova Mina Modelo no bairro São Simão, o Parque das Etnias no bairro Próspera.e a intenção de ser pólo turístico nacional. Na pauta das reivindicações falta a criação da Secretaria de Turismo.

TURISMO DESPORTIVO

No turismo desportivo, a eleição de novos conselheiros do Criciúma Esporte Clube, com a vencedora Chapa 2, o objetivo é aumentar o número de sócios e colocar o Tigre na Série B do Campeonato Brasileiro.

TURISMO POLÍTICO

No Balneário Rincão, distrito de Içara (SC), muitas expectativas de progresso: a emancipação política e administrativa e a eleição do novo Prefeito Municipal ainda em 2009. É o Turismo Político em marcha!

BALEIAS

Nas duas plataformas marítimas de pesca, a alegria é geral com a passagem das baleias Franca, no Balneário Rincão.O turismo de observação das baleias está em alta.

SAÚDE PÚBLICA

Uma coisa mudou no Brasil.... a preocupação com a saúde pública. Antes foi a Dengue, agora a Gripe A. O povo está mais atencioso consigo mesmo. Se minha vózinha mãe Geni estivesse viva diria que isso é o fim do mundo. Assim o Turismo de Saúde...vai indo...

E AGORA?

No turismo comercial, o lucro fabuloso do Banco do Brasil com os juros baixos conseguiu emprestar mais e mostrou que os bancos particulares exploram o povo. E agora como fica?
Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo e Diretor Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET) DRT-SC.02360 JP E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com Msn airsonsoaresrosa@hotmail.com

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa



Dicas de Turismo Airson Soares da Rosa


Fale com o colunista

Os albergues brasileiros se mobilizam na prevenção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids. Os Ministérios da Saúde e do Turismo lançam campanhas com a Federação Brasileira de Albergues da Juventude (FBAJ), com a distribuição de 3,6 milhões de camisinhas, além de materiais informativos. Com o slogan “Viagem legal tem camisinha”, cartazes, folders e cartões-portais em três idiomas (Português,Inglês e Espanhol) são distribuídos para os albergues da rede Hi Hostel Brasil.

A jornalista gaúcha Neneca Campos, assessora de comunicação da rede, que aparece na foto ao lado do presidente da Abrajet/Nacional Cláudio Magnavita, disse que a campanha foi apresentada durante o Salão do Turismo em São Paulo com sucesso e teve que fechar o estande às 16 horas (duas horas antes do encerramento da feira) porque acabaram as 20 mil camisinhas previstas para entregar durante o evento. A expectativa, no entanto, é atingir 1,2 milhão de turistas que viajarem pelo Brasil nos próximos dois anos.
A hostelling internacional é a maior rede de hospedagem do mundo e a forma mais prática, divertida, segura e barata para se viajar. São mais de quatro mil albergues em 80 países, 300 mil leitos e 35 milhões de pernoites em todo o mundo. Esta rede de albergues contribui com US$1,5 bilhão por ano para a economia do turismo mundial. No dia 21 de setembro é comemorado no mundo inteiro o Dia do Alberguista, conhecido também como o Dia da Paz. Os jovens usuários, estudantes ou não, estão comprometidos com o meio ambiente e o turismo sustentável. Contatos no site www.hostel.org.br ou pelos telefones (051) 3224-0819 ou 9176-0644. O movimento alberguista completa 100 anos neste mês de agosto.

PIT STOP

O Aeroporto Diomício Freitas, de Forquilhinha (SC), que atende também Criciúma e a região Sul do Estado, recebe os vôos da NHT Linhas Aéreas, com aeronaves Let 410, com 19 lugares. Agora seus diretores pretendem incorporar a frota com aviões de 50 lugares. No entanto, a empresa solicitou ao governador Luiz Henrique da Silveira a redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços no combustível das aeronaves, além da compra antecipada de passagens. O mesmo que foi prometido à TRIP, que pretende operar na região ainda esse ano. O governador aceitou e concedeu o desconto. Agora é só esperar um vôo direto para São Paulo, o que é um anseio dos empresários.

FRIO & GRIPE

Falam os mais antigos que há mais de 40 anos o Sul do Brasil não sentia “tanto frio continuado” como esse agora do mês de julho. O pior de tudo é que veio acompanhado com a Gripe A (dores pelo corpo, febre, coriza e mal estar) os dias e noites frias, com geada, neve...e chuva de granizo...

FÓRUM

O Ministério do Turismo do Uruguai, nos dias 19 e 20 de agosto de 2009, estará presente no Fórum de Prensa Turística del Mercosur, na cidade de Colônia del Sacramento, no Uruguai,sob a coordenação do jornalista Sérgio Antonio Herrera, diretor do Portal de América (www.portaldeamerica.com). A Rádio Difusora AM910 estará presente com este colunista, que é membro fundador do Fórum, a convite da Abrajet Nacional. Participarão Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Chile.

CICLISMO & ATLETISMO

No turismo desportivo, algumas modalidades orgulham os criciumenses. Quais são elas? O ciclismo, o atletismo, o futebol de campo, o futsal ,o tiro ao alvo... Em breve falaremos sobre os atletas.

CARÊNCIA

A cidade de Criciúma (SC), com quase 200 mil habitantes, continua carente no setor turístico. Não possui postos de informações, não possui mapas e nem folders para os visitantes. A maior âncora de visitas, a mina de carvão Caetano Sônego, a única na América Latina até 2003 entregue a visitação pública, está fechada desde 2004. Por falta de uma Secretaria de Turismo não contamos com um calendário de eventos. É uma pena! Pois verbas sobram no Ministério do Turismo, mas faltam projetos!
Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo e Diretor Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET). DRT-SC.02360 E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com MSN airsonsoaresrosa@hotmail.com

terça-feira, 11 de agosto de 2009

TURISMO DO BRASIL SERÁ PROMOVIDO AOS PRINCIPAIS AGENTES E OPERADORES DA ARGENTINA



Primeiro evento de turismo do Brasil a ser realizado em outro país, a BNT Mercosul (edição argentina) vai intensificar a promoção de empresas e destinos turísticos brasileiros ao seu principal mercado emissor Empresas e produtos turísticos do Brasil serão destaques durante a Bolsa de Negócios Turísticos (BNT Mercosul – edição Argentina), que acontecerá no dia 23 de setembro no hotel Sheraton Libertador, em Buenos Aires. Como se trata do primeiro evento de turismo brasileiro a ser realizado em outro país, o principal objetivo dos organizadores Geninho Goes e Jair Pasquini é intensificar a promoção do turismo e vender o Brasil na Argentina com apoio e participação das principais operadoras de Buenos Aires.

Em formato de workshop, as empresas e destinos brasileiros e operadoras argentinas terão mesas de trabalho e devem receber em um único dia mais de 450 profissionais de turismo responsáveis pelo fluxo turístico do Brasil para manterem contatos e estabelecerem negócios. Além disso, os visitantes argentinos terão a oportunidade de coletar materiais promocionais e tarifários dos expositores, e participarem de um “coffee break” em salas especiais com sorteios durante o evento. Poderão ainda incluir os produtos e serviços brasileiros nos seus pacotes turísticos para a próxima temporada verão. Segundo informações da organização que também é responsável pela realização da BNT Mercosul Brasil (há 15 anos com sucesso absoluto em Santa Catarina), “como os argentinos são os principais “clientes” do Brasil, a BNT também será uma alternativa eficaz para, além de promover o turismo, evitar os possíveis impactos gerados pela gripe suína (H1N1) já que não se pode deixar que esse fator comprometa a próxima temporada e a atividade econômica”, alertam.

“O mês de setembro é o melhor momento para promoção do Brasil na Argentina, uma vez que neste mês os operadores estão lançando os pacotes para o verão, mesmo porque o destino Brasil sempre está à disposição de turistas argentinos”, completam.



SUCESSO COMPROVADO


A equipe da BNT já tem confirmada a participação de importantes empresas e destinos brasileiros para a participação no evento do dia 23 de setembro. A organização pretende mais uma vez superar as expectativas e manter o grande sucesso que obteve em 2.008, quando aconteceu a sua primeira edição.No ano passado, o evento teve a participação de 428 agentes de viagens da capital argentina e - conforme informações de algumas empresas participantes - há muito que um workshop realizado em Buenos Aires não alcançava um número tão expressivo de profissionais para a realização de negócios e contatos comerciais. Além disso, as 14 mais importantes operadoras de turismo da Argentina expuseram seus pacotes turísticos garantindo ótimos negócios para a última temporada de verão. Segundo pesquisa realizada entre os participantes, obteve 100% de aprovação.



A BNT (edição Argentina) é o único evento nacional que se realiza em outro país, o que representa a iniciativa privada trabalhando em conjunto com o poder público com o objetivo de promover e gerar negócios para empresários brasileiros. Informações sobre o evento: http://www.bntmercosul.com.br/. Às empresas e destinos turísticos brasileiros que desejarem participar com sua mesa de negócios ou participações especiais, as reservas ainda podem ser garantidas através do tel: (47) 3367-1119 ou dos e-mails: jair@gwg.com.br; dag@gwg.com.br.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel
nseibel@terra.com.br

26ª OKTOBERFEST


Marcada para 1 a 18 de outubro de 2009, a 26ª Oktoberfest de Blumenau já está com a programação completa das bandas que irão animar a festa. São três bandas alemães -, Heidelberg Quartett of Five, Original Haderlumpen e Alan Best und die Gaudibuam, além dos melhores grupos de bandas da região e da novidade deste ano, que é a participação de DJs internacionais. Serão 925 horas de música durante os 18 dias da maior festa alemã das Américas.

FENARRECO

A 24ª Festa Nacional do Marreco, em Brusque, que acontecerá de 7 a 18 de outubro também já está com as atrações definidas. Música e alegria, tendo como atrativo principal a gastronomia típica, onde o marreco é o ingrediente principal.

COPA 2014


A ABIH-SC, junto com a Embratur irá divulgar a próxima temporada de verão no Chile, Argentina e Paraguai. Santa Catarina será também o primeiro estado a lançar, em parceria com a Embratur, uma campanha para atrair ao Estado, visitantes que estarão no Brasil durante a Copa 2014.

RECANTO DAS ÁGUAS


O empresário e apresentador Amaury Jr. foi uma das recentes visitas de celebridades ao Recanto das Águas Resort e Spa, em Balneário Camboriú. Ele veio para a inauguração de dois empreendimentos e para conhecer as novidades turísticas da cidade. Site: www.resortrecantodasaguas.com.br.

POLINÉSIA

Os encantos da Polinésia estão materializados no Restaurante Polinésia, especializado em frutos do mar. Construído sobre um espelho d’água, o restaurante fica no bairro Espinheiros em Joinville, próximo ao trapiche do Barco Príncipe de Joinville. A sugestão do Chef é o prato Polinésia Exótica, uma seleção de frutos do mar, com acompanhamentos de legumes e saladas cultivadas na chácara local, sem agrotóxicos.

BIRDWATCHING


O ícone de Foz do Iguaçu são as Cataratas, mas um novo atrativo vem ganhando força -, a observação de pássaros. Em torno das quedas d’água existe uma das maiores concentrações de espécies de aves raras e exóticas do planeta. Só o Parque das Aves abriga mais de 900 pássaros tropicais de 150 espécies, sendo o único parque da América do Sul a permitir que o turista entre nos viveiros. A expressão birdwatching (observação de pássaros) foi cunhada na Inglaterra em 1901, pelo ornitólogo inglês Edmund Selous. Porém, um século antes, os americanos já haviam criado uma sociedade devotada ao assunto, a Audubon Society, que hoje possui 70 milhões de adeptos.