terça-feira, 27 de agosto de 2013

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



Festa da Colheita

Nos dias 13, 14 e 15 de setembro será realizada mais uma das festas típicas da área rural de Joinville. Desta vez é a Ertenfest - Festa da Colheita, na Sociedade Dona Francisca, situada na Estrada Dona Francisca ( que leva a Campo Alegre e São Bento do Sul). A programação começa na sexta-feira com baile e na noite de sábado será eleita a rainha da festa. No domingo haverá desfile alegórico, almoço com as maravilhosas delícias da cozinha regional e à tarde, domingueira com banda de música. Como manda a tradição, o teto do salão será decorado com frutos da terra, que ao fim das atividades poderão ser resgatados e levados pelo público. 



Brain Spa Plaza Itapema

Pedras também curam!

O Brain Spa Plaza Itapema Resort  participou do Congresso de Estetika em São Paulo, nos dias 9 e 10 de agosto. Acompanhada da massoterapeuta Jucelia, a gerente Lisiane Viezzer pesquisou novidades, compartilhou habilidades e conhecimentos no segmento de saúde e beleza e, trouxe para o spa um novo aparelho de laser aplicado à  estética da DMC, uma das importantes novidades do congresso. Sempre focado em evoluir para que os spazianos tenham benefícios que revertam em bem-estar e boa forma, os profissionais do Brain Spa de Itapema estão sempre atentos aos lançamentos que contribuem para os resultados estéticos e de saúde. Saiba mais em www.plazahoteis.com.br. 

Destino Iguaçu faz promoção em SC

O arco-íris se infiltrou nas águas das cataratas

A Terra das Cataratas está realizando workshop e ações em Santa Catarina, para divulgar seus atrativos. Intitulada “Foz do Iguaçu, Bem-vindo ao Inesquecível” a ação faz parte do plano de Promoção do Destino para municípios em um eixo de aproximadamente mil quilômetros, hoje os que mais enviam turistas. A ação que começou em Porto Alegre, no dia 15 de agosto, agora acontece em Santa Catarina e depois segue o calendário com mais quatro cidades de alto poder emissivo de turistas. A promoção é uma iniciativa da Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu e seus parceiros: Secretaria Municipal de Turismo (SMTU), Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB), COMTUR, Itaipu Binacional e Fundo Iguaçu.  Os workshops são específicos para agentes de viagem, operadoras turísticas e imprensa local. Realizado em um café da manhã com apresentação do destino, por meio de um filme, entrega de materiais promocionais dos cooperados e uma explanação sobre o Destino Iguaçu. Será realizada também uma rodada de negócios entre o trade turístico de Foz do Iguaçu e os convidados, seguida de sorteios e distribuição de brindes. Em Joinville o workshop será realizado no dia 27 de agosto (terça-feira, às 09 horas, no Hotel Tannenhof.  

Festival Náutico

Já está aberto o credenciamento para os jornalistas interessados em cobrir o 6º Festival Náutico Tedesco Marina. O evento, considerado o principal do setor no sul do país, irá acontecer durante os dias 05 a 08 de setembro em Balneário Camboriú, SC, na Tedesco Marina Garden Plaza. Durante os quatro dias do festival serão apresentados os lançamentos e oportunidades do mercado além de produtos, serviços e novidades do setor náutico. Embarcações luxuosas, esportivas, de design inovador, novas e semi-novas estarão expostas, de grandes marcas nacionais e internacionais.


Hotel 10 abre novo hotel

A Rede Hotel 10 está prestes a concretizar mais uma conquista: a inauguração do hotel de Aparecida de Goiânia – Goiás, com “soft oppening” previsto para outubro e inauguração em novembro deste ano. Com 3.672,82m2  de área construída, o Hotel tem 106 apartamentos, dos quais seis “pns” (pessoas com necessidades especiais). Sala de reuniões (sala de negócios, segundo definição local), restaurante e estacionamento. Em fase de acabamento, o hotel está recebendo pinturas, instalação de equipamentos e mobiliário. Como as demais unidades da Rede, o Hotel 10 Aparecida de Goiânia segue os princípios básicos que orientam as diretrizes como: atender com eficiência e cordialidade, atuar com responsabilidade  social e ambiental  e  compromisso com as atuais e as futuras gerações de estimular a qualidade de vida e a preservação dos recursos naturais através da conscientização dos colaboradores e clientes. De acordo com Lorena Seibt, franqueada do hotel, “a cidade tem carência de meios de hospedagem, tanto que o Sebrae divulgou em 2012 na mídia da capital goiana, que o ramo da hotelaria se encontra entre as cinco principais oportunidades de negócios em Aparecida de Goiânia. Isso significa que, pela localização estratégica do Hotel, nosso público alvo são os viajantes que cruzam o Brasil de Norte a Sul e de Leste a Oeste, bem como empresários e executivos que vem à cidade para tratar de seus negócios”, conclui Lorena. Este é o segundo hotel H10 fora da região Sul (o outro é Dourados – MS). Os demais, em funcionamento estão em Curitiba e União da Vitória (PR), Itajaí e Joinville (SC) e São Leopoldo (RS). Veja sites: 
www.hotel10.com.br e www.hotel10.eco.br.
17ª Festa Nacional do Pirão 


Pirão de peixe, uma delícia!

De 5 a 8 de setembro Barra Velha realizará a 17ª Festa Nacional do Pirão, que foi lançada no último dia 16. Na oportunidade a Rainha e as Princesas da Festa apresentaram a programação aos convidados. Este ano a Festa terá uma área mais ampla para a praça de gastronomia, porque contará com uma maior variedade de pratos a base do pirão. Os ingressos para a Festa já estão à venda nos sites: www.viaingressos.com.br e  www.festadopirao.com.br.

Negócios e eventos no 25º Festuris

Em 2013, Festival do Turismo de Gramado abordará o turismo sustentável, uma das bandeiras da OMT / Cleiton Thiele/Serra Press  

A Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc Brasil) realizará, de forma pioneira, o Salão Mice Abeoc Brasil, incorporado ao 25º Festival do Turismo de Gramado. Além de contar com a presença de expositores diretamente ligados ao mercado Mice, o salão terá sala de capacitação com palestras, oficinas e painel sobre o negócio de eventos. A presidente da Abeoc Brasil seccional Rio Grande do Sul, Ana Cláudia Bitencourt, acredita que o salão será muito concorrido, com palestras de ótimo nível e expositores que proporcionarão a geração de negócios para diversas empresas. Este novo salão é voltado ao segmento de turismo de negócios e eventos e compreende atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo e institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social. No cenário internacional, é usualmente denominado como Mice – Meeting, Incentives, Convention & Exhibitions (reuniões, incentivos, convenções e exposições) ou apenas Meetings Industry (indústria de reuniões). As empresas promotoras de eventos atuam em um mercado que representa 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB) e já movimenta mais de R$ 50 bilhões por ano. A proposta do Salão Mice Abeoc Brasil inclui a abertura de um novo braço de consumidores, dando a oportunidade das agências de viagens participantes negociarem diretamente com organizadores de eventos. O Festuris acontece de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Sites: www.festivalturismogramado.com.br e www.abeoc.org.br/salaomice.


Verbas para cidades históricas

Ponte da cadeia em São João Del Rei, uma das cidades tombadas de Minas Gerais  

O Ministério da Cultura divulgou o Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas - PAC, que prevê o repasse de R$ 1,6 bilhão para obras de restauração e outros R$ 300 milhões como linha de crédito para o financiamento de restauro e obras em imóveis privados localizados em áreas tombadas. As verbas para obras serão destinadas a 44 cidades de 20 estados brasileiros. O PAC Cidades Históricas envolve o Ministério da Cultura, do Planejamento e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). As cidades históricas também receberão do Ministério do Turismo R$ 19 milhões como parte do PAC do Turismo. A verba será usada para implantação de sinalização turística em 34 destinos históricos de 17 estados de todas as regiões brasileiras. O objetivo é tornar a comunicação dos destinos adequada aos padrões internacionais. A região Nordeste receberá com R$ 7,3 milhões para investimento em 13 cidades históricas; o Sudeste, R$ 5,5 milhões; a região Sul terá um total de R$ 3,15 milhões;a região Centro-Oeste, R$ 2 milhões; e a região Norte receberá R$ 1 milhão. (Informações da Agência Brasil).

Cidades históricas

Em julho, as cidades consideradas patrimônio mundial segundo a Unesco  e as cidades históricas que se autodenominam turísticas ganharam duas associações: a Associação Brasileira das Cidades Históricas Turísticas e a Organização Brasileira das Cidades Patrimônio Mundial. Pelo menos 100 municípios brasileiros se autodenominam cidades históricas turísticas e 10 delas constam na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco. 

Termas Piratuba Hotel

ABAV 2013 apresenta os países estreantes 

Países dos cinco continentes marcarão presença na 41ª ABAV – Feira de Turismo das Américas. Neste ano, serão, no total, 62 países expositores, dos quais 50 já são tradicionais e 12 participarão pela primeira vez do evento. Entre os estreantes estão: Áustria, Cingapura, Coreia, Etiópia, França (retornou), Holanda, Ilhas Maldivas, Ilhas Seychelles, Indonésia, Irlanda, Myanmar e Nicarágua. Dentre os países novos, a maioria é considerada exótica e oferece diversos atrativos turísticos e estrutura convidativa para passar as férias de dezembro. O público final, que poderá participar do evento nos dias 7 e 8 (sábado e domingo) de setembro, terá acesso a roteiros de viagens e dicas dos expositores. Será uma oportunidade, ainda, de se aproximar da cultura dos destinos, sobretudo daqueles ainda desconhecidos pelos viajantes. A ABAV 2013 será realizada entre os dias 4 e 8 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Para a entrada do público final, o preço do ingresso para uma pessoa é de R$ 15,00; duas R$ 20,00; três R$ 25,00; quatro R$ 30,00. Menores de 12 anos pagam meia entrada e estudantes, mediante comprovação com carteirinha, também pagam meia.

Casas na árvore em safáris

Dormir sob as estrelas e sobre as feras africanas

Presentes no imaginário de muitas crianças, as casas na árvore são possibilidades de hospedagem reais e muito confortáveis para adultos na África do Sul. Em reservas naturais da região, os viajantes mais aventureiros podem viver a experiência de dormir por uma noite em uma luxuosa suíte na altura das copas das árvores, em contato direto com a natureza e com um inesquecível céu estrelado. A Teresa Perez Tours, com vasta experiência em safáris, oferece a opção ao público brasileiro em roteiros que unem safáris fotográficos, passeios culturais e também gastronomia. Parceira da rede de hotéis More, a agência disponibiliza três opções de acomodações deste tipo, com diferenciais como deck ao ar livre e amenities premium. Com previsão de inauguração de uma nova unidade em março de 2014, a rede dispõe de casas com tamanhos variados, entre 40 e 60m², com comunicação por rádio e iluminação por meio de velas ou tochas. “Recomendamos as casas na árvore para quem procura uma viagem que fuja do comum até na hospedagem. É uma experiência de apenas uma noite, mas muito marcante. São espaços decorados com extremo bom gosto e com paisagens privativas que nenhum hotel pode oferecer. Porém, é precisa ir pronto para viver a aventura, pois não há eletricidade e, no exterior dos quartos, pode ocorrer o contato com pequenos animais desse habitat”, conta Tomas Perez, presidente da Teresa Perez Tours. As casas ficam em reservas integradas ao Kruger National Park, o principal cartão postal sul-africano e mais famoso destino de safáris no país. Ali, os visitantes podem observar com uma proximidade rara os cinco grandes animais da África: elefantes, leões, rinocerontes, leopardos e búfalos. Os roteiros de safáris da Teresa Perez Tours ainda incluem outras possibilidades inusitadas, como: safári no mar (também na África do Sul), safári de canoa (em Botswana) e até safári na neve (no Ártico). Para conhecer, acesse: www.teresaperez.com.br 

Natal Luz

No Natal Gramado vira um palco resplandecente

Uma das novidades do 28º Natal Luz de Gramado será o espetáculo Natalis, l que será apresentado no Lago Joaquina Rita Bier. Dirigido por Sérgio Korsakoff – com vasta experiência em espetáculos natalinos, o novo espetáculo terá um total de 20 apresentações, às segundas e sextas-feiras, a partir das 21h15min. “A ideia é trazer o cunho religioso do Natal, utilizando uma tecnologia inédita”, afirma Korsakoff. “Iremos narrar os sete dias da criação do mundo, com imagens projetadas em telas de água. Serão 200 metros quadrados de projeção cada uma”, complementa o diretor do novo espetáculo do Natal Luz. Natalis fala do nascimento do menino Jesus, e passa por episódios bíblicos como o da multiplicação dos peixes, quando o público terá a sensação de que Ele caminha sobre a água. “É um efeito de projeção, com a tela rente à água”, revela o diretor do espetáculo. “Dá a impressão de que os personagens estão saindo da água”, complementa Sérgio Korsakoff. O espetáculo terá duração de 30 minutos, e a trilha musical será toda em português. Sem revelar toda a trilha, o produtor alter Neto deixa escapar que haverá o Pai Nosso cantado e uma nova versão de Jesus Cristo, hit dos anos 70, composto por Roberto Carlos e Erasmo Carlos. E a narração ficará a cargo de Cid Moreira, conhecido pelo sucesso dos CDs que protagonizou relatando passagens bíblicas. Para que o público tenha visão perfeita dos telões, a capacidade das arquibancadas do Lago Joaquina Rita Bier será reduzida para apenas3,2 mil pessoas por espetáculo. Site: http://www.natalluzdegramado.com.br/.


domingo, 25 de agosto de 2013

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino



PASSAGENS AÉREAS
 
 
Com a desculpa esfarrapada da oscilação do dólar, o diretor de vendas da TAM, Klaus Kühnast, afirmou que a empresa será obrigada a tomar atitudes para reduzir custos, como mudança nas rotas ou repasse de custos ao consumidor. "Neste momento não há nova estratégia de cortar rotas e voos, mas, com certeza, se o dólar continuar neste patamar ou subir, algum impacto poderá ter no futuro. Impacta a empresa e teremos que tomar uma ação ou no preço ou nas rotas", afirmou. Indagado se há um plano B caso o governo não atenda aos pleitos das companhias aéreas por uma nova fórmula de cálculo do preço do querosene de aviação, entre outras medidas operacionais, Kühnast negou. "Não há plano B. O que existe é focar o tempo todo nos custos, que é o que as aéreas e a Latam estão fazendo", disse, ressaltando que a TAM reduziu em 12% a oferta no mercado doméstico desde 2011. 
 
 
PRAIA SEM BARREIRAS
 
A Praia do Bairro Novo, em Olinda, foi a quarta praia em Pernambuco a receber o projeto de acessibilidade Praia Sem Barreiras.  A ação, uma iniciativa da Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), tem como objetivo disponibilizar em algumas praias do Estado esteiras de acesso ao mar, cadeiras de rodas anfíbias e profissionais qualificados para o banho assistido voltado para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Localizado em frente à Praça Duque de Caxias, o Praia Sem Barreiras em Olinda foi lançado nesta última semana. Com uma esteira de acessibilidade de 50 metros de comprimento, quatro cadeiras anfíbias e duas piscinas plásticas para as crianças, o projeto conta ainda com doze estudantes das áreas de Turismo e Saúde da Universidade Maurício de Nassau, escolhidos para serem monitores capacitados para o banho assistido. 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Os equipamentos estarão disponíveis sempre de sexta-feira a domingo, das 8h às 12h. Uma rota acessível, criada pela prefeitura de Olinda, também foi pensada para a melhor locomoção dos usuários do projeto. O percurso tem início na parada de ônibus na Praça Duque de Caxias (Avenida Getúlio Vargas, s/n) e segue até o ponto onde será montada a estrutura do Praia Sem Barreiras, na Avenida Ministro Marcos Freire. Fazem parte da rota: rampas, piso tátil de alerta e faixa de pedestres, um banheiro adaptado, localizado no quiosque próximo ao espaço, e um telefone para surdos, no mesmo local.
 
CAPACITAÇÃO
 
A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) retomaram as ações do Pernambuco é só Chegar com a realização do workshop em Belém, capital do Pará. A expectativa é capacitar entre 120 e 150 agentes e operadores de viagem, público alvo do evento. No primeiro semestre, entre os meses de maio e junho, o treinamento foi ministrado a 950 profissionais do setor. Receberam o evento as cidades de Londrina, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Brasília e Belo Horizonte. A ação é composta por uma apresentação do destino, com foco nos atrativos e equipamentos, e uma rodada de negócios com participação de representantes do trade turístico pernambucano. No encerramento do evento, os convidados tem a oportunidade de assistir a uma mostra da cultura Pernambucana, com apresentação de um artista local, e de degustar a culinária do Estado, com pratos preparados por um chefe pernambucano.
 
 
MAIS CIDADES
 
Além de Belém, receberão o workshop Pernambuco é só Chegar nesse segundo semestre as cidades de João Pessoa (PB), Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP), São Paulo (SP), Campinas (SP) e Ribeirão Preto (SP); somando 13 cidades visitadas em 2013. A expectativa é chegar ao fim do ano com um total de 2.400 profissionais capacitados. A ação, promovida pela Setur-PE e Empetur, conta com o apoio da Azul Viagens, operadora da Azul Linhas Aéreas, que vê o evento como uma grande oportunidade de ampliar a frequência de viagens para o Estado, seja na alta ou baixa temporada. Também são parceiros do workshop a Secretaria de Turismo de Pernambuco, responsável por levar os chefes pernambucanos aos eventos, e do Recife Convention and Visitors Bureau. 
 
FESTURIS JOÃO PESSOA
 
 
A Bahia estará presente na 3ª edição do Festival do Turismo de João Pessoa, que será realizado no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima, nos dias 27 e 28 de setembro. A confirmação foi dada ao diretor comercial do evento, Claudio J S Junior, pelo diretor de Promoção Nacional da Bahiatursa, Fernando Ferrero, durante a realização do 6º Entur (Encontro Nacional do Turismo) em Salvador (BA).  Segundo Ferrero, a presença da Bahia no Festival, em João Pessoa é imprescindível, assim como os outros Estados do Nordeste, em eventos realizados na própria região, a exemplo do Entur e Festuris JPA. Na opinião do executivo, “é importante fortalecer o turismo regional através de ações como esta”.
 
 
Claudio Junior comemorou a confirmação da presença da Bahia no Festuris JPA, pela terceira vez consecutiva, e disse que a participação de vários Estados do Nordeste no evento demonstra o compromisso que todos têm com o desenvolvimento do turismo como fator de geração de emprego e renda, mas, sobretudo, no alinhamento das parcerias. A terceira edição do Festival do Turismo de João Pessoa reunirá cerca de 700 agentes de viagens do Nordeste, além de profissionais convidados pelas principais operadoras de turismo do País. Também estarão presentes executivos de companhias aéreas nacionais e internacionais, assim como de grandes redes hoteleiras, companhias aéreas e operadoras, que buscam uma maior aproximação com o mercado regional. 
 
RODADA DE NEGÓCIOS
 
 
A Rodada de Negócios, promovida pelo Floripa Convention em conjunto com o SEBRAE/SC, em Florianópolis, é uma das ações mais eficazes de relacionamento, com consistente aproveitamento e posicionamento de serviços e produtos voltado ao mercado de turismo e eventos. Nesta última semana, foram cinco horas de conversa e exposição do portfólio. De um lado 17 empresas âncoras da área de organização de eventos e centro de 
convenções, do outro 60 prestadoras de serviços com potencial para atender a demanda carente. O entusiasmo não é por acaso. O modelo do evento é inspirado na boa experiência do Convention de Joinville e Curitiba (PR) e conta com apoio logístico do SEBRAE.
 
 
EM GRAMADO
 
Nascidos no mesmo ano, a Laghetto Hotéis e o Festival do Turismo de Gramado vão comemorar juntos seu 25º aniversário. O novo hotel da rede, o Laghetto Viverone Moinhos, que será inaugurado no próximo mês, em Porto Alegre, sediará a tradicional festa de apresentação do evento, no dia 10 de outubro, a partir das 19 horas. Na ocasião, cerca de 500 convidados, entre representantes do mercado turístico, autoridades e imprensa, serão recepcionados pelos diretores do Festuris, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus V. Rossi. Além de um coquetel e apresentações musicais, está confirmado o sorteio de prêmios entre os participantes. “A Laghetto Hotéis tem muito orgulho de fazer parte da história da Marta e Silvia (empresa promotora do Festuris), que com muita seriedade e competência vem se firmando cada vez mais no mercado nacional como uma das principais organizadoras de eventos do Brasil”, afirma o gestor Comercial e de Marketing da Laghetto, Carlos Augusto Agertt Blödorn. 
 
 Carlos Blödorn, Cristina Petry, Marcus V. Rossi, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello. Crédito: Eduardo Saueressig
 
A parceria foi firmada a partir de reunião realizada entre Blödorn, os diretores Marta, Eduardo e Marcus, e a organizadora da programação social do festival, Cristina Petry. Para Blödorn, a feira está entre os melhores eventos do setor no Brasil. “Durante o Festuris temos a oportunidade de receber nossos maiores e melhores clientes em Gramado, que é a nossa casa. Com o passar dos anos, este apoio cresceu e, nesta ocasião especial, em que a Laghetto Hotéis completa seu 25º aniversário, assim como o festival, não poderíamos ficar de fora dessa grande comemoração”, afirma. Ele ainda comenta que será o primeiro evento do Laghetto Viverone Moinhos. “Isso torna a ocasião ainda mais especial.” “Mudamos de casa e temos a alegria de inaugurar uma nova casa”, diz Marta Rossi. Com a sócia Silvia Zorzanello, ela lembra que, em 1988, o Hotel Laghetto foi seu primeiro cliente. “E também nos cederam o espaço para a abertura do nosso escritório”, recorda Marta, radiante com a parceria nesta 25ª edição.
 
BANDEIRAS
 
Durante a noite, a Laghetto Hotéis lançará suas novas bandeiras. “Nosso maior investimento está ocorrendo justamente com o estudo das novas marcas. Assim, vamos apresentar uma melhor organização e identificação das diferentes categorias de hotéis administrados por nós, para que nossos clientes e investidores saibam exatamente a diferença entre nossos produtos, dando também maior destaque à marca Laghetto”, explica Blödorn.
 
 
CAMINHOS DA NEVE
 
Acontece nesta terça-feira, às 13:30 hs; no Auditório da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, reunião organizada pelo Presidente do Conselho Estadual de Turismo de SC, Ivan Cascaes e pelo Vereador Jaziel de Aguiar Pereira, integrante do Grupo Gestor da Rota Caminhos da Neve. Estarão presentes lideranças catarinenses que integram o Conselho Estadual de Turismo de SC e diversos parceiros que tem impulsionado o Projeto Caminhos da Neve, relevante para o nosso Estado e para o Rio Grande do Sul. Sc está fazendo direitinho o dever de casa, já no Estado vizinho do RS a preocupação é grande com o andamento da parte burocrática junto ao DAER-RS. Houve um acordo na Audiência Pública, que o projeto seria encaminhado para o setor de licitações até o dia 31/05/2013, conforme comprova este vídeo da Audiência Pública realizada na Assembléia Legislativa do RS em 16/05/2013 https://www.youtube.com/watch?v=aJS50YQeTLI. Após pesquisa no site do DAER  o projeto 028756-0435/11-6 da Rota Caminhos da Neve ainda permanece inerte no RS. Na ocasião serão apresdentadas as potencialidades da Rota Caminhos da Neve.
 
 
CAMPOS DE CIMA DA SERRA
 
Para que se tenha uma pequena ideia, a estrada que interliga Gramado e Florianópolis, diminuirá em mais de 100 km e impulsionará o potencial turístico e econômico dos Campos de Cima da Serra e da Serra Catarinense. Do jeito que está é que não pode ficar, conforme se ilustra nesse vídeo http://www.youtube.com/watch?v=fMx5rjO4itg, a Ponte no Rio Pelotas está amarrada, as comunidades estão sem ônibus que fazia a linha interestadual e recentemente a Rota Caminhos da Neve, o trecho Bom Jesus e São Joaquim, foi excluído dos equipamentos de GPS pelos técnicos do Projeto Tracksource Brasil, até que haja providências com relação a Ponte das Goiabeiras. 
 
 
WORKSHOP BROCKER TURISMO
 
A Brocker Turismo, a melhor agência de viagens e receptivo da Serra Gaúcha, realizou deste a última quista-feira a segunda edição do Workshop Brocker Turismo "Eu amo vender a Serra Gaúcha". A cerimônia, no Gramado Master Palace, contou com a presença de autoridades, da imprensa, das 15 operadoras de turismo vencedoras da Campanha Eu Amo Vender a Serra Gaúcha e suas 10 principais agências de viagens e mais 30 operadoras clientes da Brocker. Na abertura, a diretora da Brocker Turismo, Any Brocker Boeira, destacou o principal objetivo do evento: "Este workshop possibilita que os profissionais que trabalham diretamente com a venda de pacotes possam conhecer as cidades e os diferenciais que os turistas podem usufruir, mas principalmente os lançamentos que estão sendo feitos na região em termos de atrativos, parques, hotelaria, espetáculos e produtos turísticos, podendo assim fazer uma venda cada vez mais qualificada do destino". 
 
 
A secretária estadual de Turismo, Abigail Pereira, enalteceu a iniciativa da Brocker: "Este workshop é o nosso sonho de consumo, é onde nós queremos chegar com todos os nossos produtos. E para isto é necessário qualificar a oferta cada vez mais, para nos relacionarmos com o mercado de forma mais competitiva". O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, enfatizou que o trabalho realizado pela agência de receptivo é fundamental para a cidade: "O turismo é um esforço conjunto do poder público, da população que acolhe os turistas e de empresas como a Brocker. Gramado é muito grata a vocês da Brocker e os operadores de turismo, que vendem a nossa cidade para milhares de visitantes a cada ano". As iniciativas para o desenvolvimento do turismo na Serra também foram elogiadas pelo prefeito de Canela, Cléo Port: "Nós ficamos muito felizes quando saímos para divulgar a nossa cidade e percebemos que todos conhecem e admiram o trabalho da Brocker, fundamental para a vinda de cada vez mais turistas interessados em conhecer a região."
 
 
Além das Top 15 operadoras agraciadas com o Troféu Infinito, também estiveram presentes mais representantes de vinte operadoras de diferentes regiões do Brasil, que também comercializam a Serra Gaúcha com a Brocker Turismo, o que tornou o evento ainda mais interessante com a presença de profissionais de todo o país. Para o 2º Workshop, a Brocker contou com o patrocínio de Marcopolo, Snowland, Hollywood Dream Carros, Harley Motor Show, Super Carros e Museu de Cera. O apoio institucional foi da Secretaria do Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Canela, Prefeitura de Gramado, Prefeitura de Nova Petrópolis, Prefeitura de Bento Gonçalves, Prefeitura de Caxias do Sul e Tam Linhas Aéreas.
 
ÔNIBUS DE TURISMO
 
Outra fantástica novidade que à Brocker Turismo apresentou são os quatro ônibus turísticos double deck panorâmicos adquiridos recentemente, que integram o projeto BusTour. Os veículos, pioneiros na região, seguem o mesmo modelo hop on – hop off de ônibus com dois andares usados na Europa e principais cidades turísticas do mundo. Cada modelo do BusTour possui 68 lugares, sendo 54 no andar de cima e 14 na parte inferior, além de compartimento para bicicletas, rampa e espaço para acessibilidade e equipamento moderno customizado pela Marcopolo.
 
 
Com o slogan “Vista de cima, a Serra é mais bonita”, os BusTour oferecerão uma nova forma de apreciar os pontos turísticos e as belezas naturais de cidades de Canela e Gramado. “Mais do que um meio de transporte para levar turistas às atrações da Serra, o BusTour será, por si só, uma atração a parte. Trata-se de mais uma opção de lazer e de entretenimento na região”, afirma Any Brocker Boeira, diretora da Brocker. Segundo Any, este meio de transporte diferenciado atenderá a demanda de um público que busca novidades e formas alternativas de fazer turismo. E outra vantagem é que cada turista poderá fazer o seu próprio tour, escolhendo as paradas e tempo de permanência em cada local, sem as restrições de um tour organizado.
 
ROTEIROS & HORÁRIOS
 
Com a aquisição, a expectativa da Brocker é que os veículos estejam circulando em breve. “Estamos finalizando o roteiro, os horários e pontos de embarque e desembarque exclusivos em cada cidade, todos devidamente sinalizados. Também teremos mapas e áudios, que serão produzidos em português, inglês e espanhol, para atender os turistas a lazer e a negócios, sendo também um importante equipamento turístico para a Copa do Mundo”, revela Any. O ticket será de um, dois ou até três dias, com descontos proporcionais a extensão do pacote. A empresa, que já desenvolve projetos de responsabilidade sócio-ambiental, disponibilizará passeios para crianças carentes e entidades beneficentes.
 
 
CATÁLOGO INTERNACIONAL NA ABAV
 
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) em parceria com o Sistema Integrado de Parques Temáticos e Atrações Turísticas (Sindepat) apresentam  no próximo dia 05, às 15h, o Catálogo Internacional de Parques Temáticos e Atrações Turísticas no Brasil, durante a 41ª Feira de Turismo das Américas. Com objetivo de divulgar atrativos de Lazer junto aos agentes e operadores estrangeiros, a publicação pretende organizar, num único catálogo, diversas opções de entretenimento, facilitando a busca por produtos turísticos do segmento. “Os parques temáticos desempenham um papel importante na atração de turistas que viajam em família, o que potencializa tanto o número de entradas de estrangeiros, como influencia no tempo de permanência desses turistas no Brasil”, disse Flávio Dino, presidente da Embratur. “Se pensarmos, por exemplo, no público latino-americano que deve vir, em família, para os megaeventos, os parques temáticos podem ter um papel interessante em ser um atrativo complementar aos jogos”, ressaltou.
 
 
Dividido em duas partes - parques temáticos e atrações turísticas -, o material traz informações sobre os 18 empreendimentos associados ao Sindepat, além de dados sobre as atrações turísticas, localizações, sites e indicações de programas para família e pessoas de todas as idades e culturas. A publicação está na agenda promocional da Embratur  como forma de aproveitar a megaexposição que o país terá nos próximos anos para promover os parques temáticos brasileiros. A apresentação do catálogo ocorrerá no Centro de Exposições do Anhembi, no dia 05 de setembro, durante a ABAV 2013, às 15h. Participarão do evento os presidentes da Embratur, Flávio Dino, do Sindepat, Alain Baldacci e da ABAV, Antônio de Azevedo. 

 
BAILE DOS CORRETORES
 
 
Em comemoração ao dia do corretor de imóveis, a Associação dos Corretores de Imóveis de Balneário Camboriú (ACIBC) com patrocínio do Grupo Embraed promoveu um tremendo bailão neste último sábado. O tradicional baile dos corretores foi realizado no majestoso Centro de Convenções do Infinity Blue Resort e Spa. Este ano o grande destaque da festa foi o lançamento do Portal Imobiliário Internacional da ACIBC. Houve também a posse da 
nova diretoria da associação e como de costume, a entrega do troféu “Amigo do Corretor de Imóveis” em reconhecimento àqueles que colaboraram para destacar o setor imobiliário e ao desenvolvimento e valorização desse segmento em Balneário Camboriú e região. 
 

Rogério Rosa
 
Segundo Marlon Olsen, presidente reeleito da ACIBC, foi uma ocasião muito importante para a associação. “A reeleição mostra a confiança no trabalho que tem sido realizado e nos possibilita concluirmos os projetos que estão em andamento”, comenta. “Para a Embraed, é um orgulho apoiar uma festa que celebra o desenvolvimento do setor imobiliário na cidade e aproxima os profissionais da área com a sociedade em geral presentes neste baile ”, disse o presidente da Embraed Rogério Rosa. Estiveram presentes mais de 600 pessoas. 
 
TOP OF MIND
 
 
A vinícola Villa Francioni, que produz vinhos finos de altitude em São Joaquim na serra catarinense, comemora novamente a conquista do  Prêmio Top Of Mind – Top Executivo na Categoria: Vinícola, pelo segundo ano consecutivo. O Prêmio tradicional no estado é realizado pelo jornal do Grupo RBS “A Notícia” e o Instituto Mapa. Foram ouvidos mais de 150 diretores de empresas das principais forças econômicas com atuação em Santa Catarina. A edição 2013, premiou também as marcas mais lembradas pelos consumidores em vários segmentos da economia. A Villa Francioni foi fundada em 2001 e produz mais de 150 mil garrafas por ano.  A presidente do conselho da Villa Francioni, Daniela Borges de Freitas, recebeu o prêmio nesta quinta-feira,  na Fiesc em Florianópolis.

 

INFORMATIVO ABIH-SC - por Zeni Rates - Abrajet - SC


ENCATHO 2014 é tema de reunião

O presidente da ABIH-SC, Samuel Koch e o diretor de Operações & Marketing,  João Eduardo M. Neto participaram, no último dia 19, da reunião que teve como pauta as tratativas de parceria da Secretaria de Turismo de Florianópolis (Setur), com a ABIH-SC e o Sebrae-SC, com vistas a realização do Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho 2014) e um encontro de todas as entidades do trade turístico. Além dos dirigentes da ABIH-SC, participou da reunião a titular da Setur, secretária Maria Claudia Evangelista e Wilson Sanches Rodrigues, Coordenador Regional Grande Florianópolis do Sebrae-SC.


Vagas para o PRONATEC Copa na Empresa
tabela

Confira acima a relação de cursos com vagas em aberto do PRONATEC Copa na Empresa. O objetivo do PRONATEC é contribuir para melhoria dos serviços oferecidos aos turistas e facilitar aos empresários o aperfeiçoamento de suas equipes de trabalho. Os cursos, totalmente gratuitos, serão realizados na unidade do SENAC da Prainha. Já os do SENAT acontecerão na unidade do Estreito. Inscrições na ABIH-SC pelo e-mail:comercial@abih-sc.com.br;


Encontro de prefeitos de Estâncias Termais
Foi sucesso o 1º Encontro de Prefeitos e Profissionais de Turismo das Estâncias Termais de SC, nos dias 16 e 17/08, em Gravatal, SC. No evento foi criada a Diretoria de Estância Climática, sendo escolhido o hoteleiro Edson Ziolkowski diretor e Rogério Lebarbenchon da Silveira, vice-diretor. Prefeitos, secretários de turismo e profissionais saíram satisfeitos do evento. Beto Martins, secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esportes anunciou a contratação de uma consultoria para fazer o inventário das estâncias termais e se comprometeu a realizar uma campanha promocional a nível nacional. No âmbito da entidade foi eleito Geraldo José Zanin como novo presidente da ATHISC, para o biênio 2013/2015. Para o prefeito de Gravatal  Leonardo Nesi  “o encontro nos motivou a trabalhar ainda com mais força pelo desenvolvimento do turismo”. 

Carta de Gravatal sintetisa reivindicações do setor

Ao final do encontro de prefeitos de estâncias termais foi divulgada a “Carta de Gravatal”, com aprovação unânime pelo grupo. Três pontos da carta merecem  destaque: criação do GT (Grupo de Trabalho) para tratar do planejamento do turismo de bem estar e saúde; alinhamento das políticas públicas para o desenvolvimento do turismo termal e climático e preservação dos mananciais com prevenção no processo da exploração mineral, conforme a legislação em vigor. O grupo se posicionou contra a exploração de xisto no território nacional, que em outros países já se mostrou danoso, poluindo os lençóis freáticos. Outra preocupação manifestada foi em relação Aquífero Guarani.


Registro de falecimento de Oscar Nunes 

O setor de turismo e a hotelaria receberam com tristeza o falecimento do Sr. Oscar Pessoa Nunes, pai do hoteleiro Luiz Carlos Nunes, ex-presidente da ABIH-SC e da ABIH Nacional. A entidade, em nome da hotelaria, se alia à dor da família e de todos aqueles que conviveram com Oscar Nunes, especialmente seus amigos do Skal Santa Catarina. O sepultamento ocorreu nesta quarta-feira (21) no Parque Jardim da Paz, em Florianópolis, onde compareceu um grande número de amigos para prestar sua última homenagem ao  Sr. Oscar que aparece na foto com o neto Luiz Carlos Gil e o filho Luiz Carlos.


Pousada Natur Campeche prorroga promoção 
Devido ao sucesso da promoção, a direção da Pousada e Hotel Natur Campeche, de Florianópolis, decidiu estender a validade da campanha para quem se hospedar até dia 20 de setembro e efetuar a reserva até dia cinco (05) de setembro próximo. Oferta válida para cliente direto (particular) que já se hospedou ou que  já contatou anteriormente o empreendimento para reserva. A promoção oferece 25% off sobre as tarifas de baixa temporada. Promoção válida para hospedagem até o dia 15 de setembro (excluindo o feriado de Independência do Brasil)

Caminhos da Neve: obra avança em Santa Catarina

A pavimentação da Rodovia Caminhos da Neve (SC-114), que ligará São Joaquim a Bom Jesus (RS), avançou esta semana, com a colocação de sub-base de pedra até próximo à entrada da localidade do Boava. Com quatro frentes de trabalho e equipe noturna, o 10º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção) aproveita o tempo bom para adiantar o cronograma da obra. A secretária de Desenvolvimento Regional em São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani, que visitou a obra no úlitmo dia 21, ficou satisfeita com o ritmo do trabalho.


Inscrições para cursos de Qualificação da ABAV
As atividades de capacitação do Programa de Qualidade ABEOC Brasil – Qualificação em Gestão e Certificação de Micro e Pequenas Empresas de Eventos começaram a ser realizadas em várias capitais brasileiras. Em Florianópolis a previsão é de início dia cinco de setembro (05/09). Inscrições podem ser feitas até o dia 31/08 no site: www.abeoc.org.br/qualidade; onde também está disponível o calendário completo do Programa. Segundo a organização, há poucas vagas restantes na maioria dos Estados.