segunda-feira, 23 de setembro de 2013

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



Chegando a Oktoberfest

A Oktoberfest  de Blumenau evolui ano após ano. Em 2013, uma das grandes mudanças é a diversidade da gastronomia. A Secretaria de Turismo e o Parque Vila Germânica, organizadores da 30ª edição, que acontece de 3 a 20 de outubro, no complexo do Parque, vêm com a proposta de ressaltar os sabores da culinária alemã e valorizar a produção gastronômica local. Todos os pontos de alimentação da festa oferecerão iguarias com ingredientes predominantemente germânicos. Nesta edição, todos os setores do parque terão restaurantes, além de pontos de alimentação também no Kinderplatz e na novíssima e inédita praça de alimentação, construída especialmente para a Oktoberfest, na área externa do pavilhão, em frente ao Biergarten. 

Detalhes gastronômicos

No Kinderplatz haverá sorvete, pipoca, cachorro quente e outras guloseimas. O Empório Vila Germânica engloba os bares e restaurantes que possuem estrutura fixa dentro do Parque. Ali o visitante poderá apreciar os mais de 30 itens gastronômicos do Bier Vila, do Alemão Batata, do Vila Germânia, Estação Vila, Park Restaurante e do Empório Blumenau Deli & Cia. Este último, traz um lanche também inédito na festa, a batata no palito, um espetinho de batata que pode ser acompanhado de calabresa. Os valores nos restaurantes variam entre R$ 15 a R$ 35 e na Praça de Alimentação, de R$6 à R$ 23.
 
Realeza da 31ª Oktoberfest 

Soberanas da Oktoberfest 2012

As 11 finalistas do concurso que escolherá a Rainha e Princesas da 31ª Oktoberfest estão passando por uma fase intensa de cursos preparatórios e palestras de sensibilização desde o início de setembro. A lapidação do conhecimento das moças as prepara não apenas para a final, que acontece no dia 20 de outubro, último dia da 30ª Oktoberfest, mas já para seu reinado. São cursos de oratória e conduta social, automaquiagem e cabelo, palestra sobre Blumenau e atrativos turísticos da cidade, além de um workshop de dança.

Infinity Blue Resort & Spa
 
Workshop

Nos dias 26 e 27 de setembro, na sede da Fundação Cultural de Blumenau, à Rua XV de Novembro, 161, Centro, Blumenau (SC) (Antiga Prefeitura), será realizado o II Workshop Catarinense de Indicação Geográfica e a I Mostra de Produtos Tradicionais do Vale Europeu e Caminho dos Príncipes. O evento organizado e coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGD/UFSC) e Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa (AJORPEME) tem como público alvo empresários, sindicatos patronais, associações, cooperativas, professores e acadêmicos das instituições de ensino superior do Estado de Santa Catarina e do Brasil, pesquisadores dos NITs e demais agentes da sociedade civil formadores de opinião.

Festival do Morango no Holz

Delícias de morango ao dispor no restaurante do Holz Hotel

Com a chegada da primavera, o restaurante do Holz Hotel promove a 11ª edição do Festival de Morango, que iniciou dia 20 e se estende até o dia 30 de setembro. O tradicional café servido diariamente está incrementado com tortas, geleias, merengue, sonho, strudel e pastéis como morangos, que têm propriedades antioxidantes e é rica em vitamina C. Bebidas também compõem o cardápio, como vitamina e iogurte – além dos itens tradicionais do café colonial. O Festival do Morango se encerra no Dia da Secretária, para o qual o Holz está planejando uma promoção especial. O café colonial do Holz, localizado à Rua XV de Novembro é aberto ao público, custa R$ 29,90 por pessoa e é servido diariamente, das 16h às 21 horas. Veja site www.holzhotel.com.br.

Natal no Thermas de Piratuba


O Hotel Thermas de Piratuba preparou pacote especial para o Natal, com 30% desconto, nos dias 22 a 25 de dezembro. Papai Noel com distribuição de presentes, apresentações musicais e culturais, recreação e gastronomia dos deuses no almoço e jantar, além do conforto dos apartamentos são as atrações. Reservas@thermsas piratubahotel.com.br, fone 49 3553-0000.
 
Cursos VivaBem

O Sindicato VivaBem em parceria com a Câmara Setorial de Gastronomia e Entretenimento da CDL Joinville e a Univille está desenvolvendo a segunda etapa do Projeto A Boa Mesa - Módulo Inglês Instrumental. Para esta etapa são apenas 10 vagas para o Sindicato, os 10 primeiros inscritos (1 vaga por casa) que responderem terão vaga nessa turma. O valor do curso é de R$ 240,00 com bolsa de 50% que será paga pelo Sindicato, ficando para cada aluno o valor de R$ 120,00.

Formação continuada

Este curso se destina aos garçons que já cumpriram a primeira etapa e vai  capacitar equipe de salão no atendimento em língua inglesa, através de conteúdos distribuídos em 4 unidades. As aulas serão ministradas das  14h às 18h, às segundas, terças e quarta-feiras, perfazendo uma carga horária total de 60 horas. Na primeira unidade do curso os inscritos tiveram a noção básica de regras gramaticais da língua inglesa, bem como a soletrar palavras, números e tempos verbais, dias da semana, períodos do dia e reconhecer as horas. Na segunda unidade serão trabalhadas as expressões básicas de atendimento em restaurantes e a principais regras de boas-vindas ao cliente.

 
Observação de aves
 
Pássaros brasileiros exibem sua colorida plumagem
 

O Plaza Itapema Resort e SPA sugere um programa atraente: passeio pela praia, passeio pela horta do Resort, trilha orientada na Ilha do Pirata (agendado) e palestra sobre educação ambiental (agendado). E para quem se interessa em observar pássaros, o hotel dispõe de dois pontos fixos: os jardins do SPA e a horta do Hotel. Site: www.plazahoteis.com.br.

Estação de esqui Portillo
 
Portillo a maior e mais antiga estação de esqui

A partir desta semana, a estação de esqui Portillo e a rede Tierra de hotéis passam a integrar a seleta lista dos indicados do guia Hip Hotels, que reúne as mais exclusivas e charmosas hospedagens do mundo. Como parte das comemorações de boas vindas, o Tierra Atacama será tema da primeira “Semana do Chile” promovida pelo guia – durante sete dias os atrativos do empreendimento serão destaque no canal do Youtube, aplicativo e site do Hip Hotels (hiphotels.com). Portillo está localizada a cerca de duas horas da capital Santiago, ao pé do monte Aconcágua e em frente à bela Laguna del Inca. A estação de esqui Portillo oferece a melhor experiência de férias na neve, com infraestrutura da melhor qualidade, gastronomia diferenciada e cenários deslumbrantes.
 
Tierra Atacama Hotel & Spa

Localizado no povoado de San Pedro de Atacama, o Tierra Atacama alia sofisticação e aconchego. Com 32 apartamentos, todos com varanda e vista para o vulcão Licancabur, o empreendimento funciona em sistema all inclusive e possui jacuzzi, piscinas, biblioteca, bar e restaurante. Considerado um dos principais representantes do conceito de hotéis boutique do continente, oferece excelentes serviços, com destaque para a gastronomia e os tratamentos terapêuticos do UMA Spa. Já o

Tierra Patagonia Hotel & Spa

O Tierra Patagonia, instalado na região do Parque Nacional Torres del Paine, conta com 40 apartamentos – todos com vista para as montanhas e o lago Sarmiento. A decoração remete à cultura local, levando os hóspedes a uma imersão na história e tradição patagônicas. A piscina interna, aquecida, é um convite ao relaxamento e o UMA Spa privilegia os elementos locais, como pedras e águas, em tratamentos para o corpo e a mente.  Acesse www.tierrahotels.com ou www.skiportillo.com.

Congresso de Paisagismo

Considerado o principal evento técnico para a troca de conhecimentos e informações do setor na América Latina, o 16º Congresso Brasileiro de Paisagismo terá como tema central “Paisagismo: Processo de Criação” e será realizado entre os dias 10 e 12 de outubro, das 10 às 16 horas, no Grande Auditório do Centro de Exposições Imigrantes/SP. O congresso terá 11 painéis e trará visões multidisciplinares essenciais para o moderno universo do paisagismo, ocorrendo simultaneamente à 16ª Fiaflora ExpoGarden – Feira Internacional de Paisagismo, Jardinagem, Lazer e Floricultura. Informações e-mail: info@expogarden.com.br.

Roteiros da Copa no Festuris

Com a Rodada de Negócios Sebrae preparada para esta edição do Festival do Turismo de Gramado, destinos expositores poderão apresentar seus atrativos aos profissionais presentes na feira e abrir as portas para parcerias comerciais. Operadores nacionais e internacionais poderão conhecer o melhor do Brasil. O público-alvo será formado por destinos, receptivos, equipamentos e serviços organizados em roteiros, operadores participantes e convidados das caravanas internacionais, além da imprensa.

 
Jornalistas nas rodadas

A presença de jornalistas credenciados no Festuris, inclusive, é uma das inovações de 2013 na rodada, que tem como tema “Venda Brasil – Roteiros Segmentados Copa 2014”. Eles serão convidados a conhecer as novidades dos participantes da rodada pela metodologia concebida: a de ser um instrumento de estímulo e fomentação de negócios, vindo a atender uma necessidade de integração empresarial. “Este é um modelo que trouxemos da PowWow (feira em Las Vegas), em que a mídia é integrada às rodadas e participa com sua melhor ferramenta: divulgação e visibilidade aos destinos”, diz a diretora do Festuris Marta Rossi. A Rodada de Negócios Sebrae será realizada nas duas tardes da feira, das 14 às 18 horas. A proposta é dividir as atividades em segmentos: no primeiro dia, histórico-cultural e grandes metrópoles, enoturismo e turismo rural; no segundo dia, ecoturismo e turismo de aventura, sol e praia e turismo LGBT. Poderão ser agendadas até 180 reuniões por dia.

O FESTURIS

Em 2013, o Festival do Turismo de Gramado chega à 25ª edição e abordará com força o tema sustentabilidade, em mais uma antecipação às principais tendências do mercado mundial. Com uma feira de negócios que é frequentada por um púbico altamente qualificado e com poder de decisão, durante dois dias de intensa atividade mais de 14 mil profissionais circulam pelos 20 mil metros quadrados de feira, conferindo os mais de 2.600 expositores, que são distribuídos em cerca de 400 estandes. O Festuris 2013 se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações no www.festurisgramado.com.

 
Antas artistas

O Gramadozoo desenvolve um projeto inédito no Brasil com as antas. Estrelas do mês de aniversário do zoo, os exemplares da espécie que vivem no parque participam do projeto Antas Pintoras. Inspirado no conceito de Animais Artistas, que nasceu em zoológicos dos Estados Unidos e Europa, o projeto começou a ser desenvolvido em Gramado há um ano e meio. Com aproximadamente 120 sessões de pintura no período, a iniciativa busca garantir o bem-estar dos animais em cativeiro e a preservação da espécie, que está ameaçada de extinção. O Zoológico de Houston, Estados Unidos, trabalha com animais artistas desde 2005. O projeto começou a ser desenvolvido com as antas brasileiras por iniciativa da pesquisadora Patrícia Medici, do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ). Em contato com ela, a técnica em veterinária do Gramadozoo, Christina Capalbo, começou a estimular as antas do parque a pintar telas utilizando a pequena tromba (probóscide).
 

“Somos o primeiro zoológico a trabalhar com as antas pintoras no Brasil”, diz. Além de utilizar as antas do zoo como embaixadores para a conservação da espécie, o projeto Antas Pintoras busca tirar um preconceito acerca do animal. “Ao contrário do que muitas pensam, a anta é um animal extremamente inteligente. Queremos que as pessoas conheçam para que ajudem a conservar a espécie, que está quase extinta na região sul do Brasil”, frisa.
Segundo ela, as telas pintadas pelos animais estarão em exposição a partir de novembro. Em breve, o zoo pretende fazer leilão das obras e reverter o valor arrecadado para projetos de conservação da anta brasileira realizados pelo IPÊ. Outra iniciativa do Gramadozoo para ajudar projetos de conservação é o Bicho Salva Bicho, que fará sua próxima doação para a espécie.  O zoo de Gramado completou cinco anos no dia 20 de setembro.

 Hungria Ocidental
 
Cidade de Gyor Hungria Ocidental


A Hungria Ocidental é um atrativo continuado, desde ótimos vinhos a belíssimos lagos. Para quem gosta de história e cultura, pode fazer um passeio nas igrejas e mosteiros medievais, castelos e fortalezas, além de diversos festivais de música. Para voltar ao tempo da monarquia vale conhecer o museu da Abadia Beneditina (Benedictine Abbey) em Tihany, ou a Crowning Basilica, em Székesfehérvár, local onde o primeiro rei húngaro foi coroado. Um local mágico repleto de belezas naturais é Örség, onde a população vive em aldeias espalhadas, em completa harmonia com a natureza. O parque natural Irottko não deve ficar de fora de seu roteiro. Há trilhas, tours culturais, mountainbike e até mesmo aventuras culinárias, como degustações de vinho ou competições de vinhos e bolos. Na parte a oeste do Rio Danúbio, que corta todo o país há diversos jardins botânicos. O Sárvár Botanical Garden, por exemplo, tem 200 anos de história e abriga cerca de 300 espécies de árvores e arbustos. São árvores centenárias, de nomes exóticos e cores vibrantes, entre estes o Vértesszőlős, onde se encontra os passos de animais extintos muito tempo atrás.


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino



VOANDO BAIXO


A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, enviou notificação à VRG Linhas Aéreas (Gol), pedindo esclarecimentos sobre as alterações em seu programa de milhagens. De acordo com a Fundação, a empresa terá de explicar os motivos dessas alterações, se haverá mudanças ou restrições para uso de milhas já acumuladas pelos consumidores e especificar como as alterações foram comunicadas aos investidores. Se ficarem comprovadas irregularidades, a companhia aérea poderá ser penalizada nos termos do Código de Proteção e Defesa do Consumidor. A lei classifica como prática abusiva o fornecedor modificar o conteúdo ou qualidade do que consta no contrato. A Gol havia anunciado na noite da última terça-feira um novo modelo para contagem de milhas, em que as tarifas promocionais não garantiriam mais o acúmulo de pontos aos passageiros.

FESTURIS JPA


O Brasil é um parceiro muito importante dos Estados Unidos em diversas áreas. No geral, o comércio bilateral ultrapassou 75 bilhões de dólares no ano passado. Para viagem e turismo, em 2012, o Brasil ficou em 6º lugar no número de turistas que viajaram para os EUA (1,79 milhões de visitantes); e ainda mais impressionante, foi o 5º no valor gasto pelos turistas em solo americano (9,3 bilhões de dólares). E os números continuam crescendo em 2013. Esta é uma das razões pela qual o Departamento de Comércio dos Estados Unidos dobrou o tamanho do escritório no Consulado do Recife. “Queremos ter certeza que os brasileiros continuem vendo os Estados Unidos como primeiro destino para viagens de negócios e lazer e se sintam bem recebidos em nosso País”. Enfatiza o cônsul Comercial Eric Olson.


Dentro deste cenário, o Consulado do Recife participa pela segunda vez do Festuris JPA, para incentivar mais brasileiros a visitarem os EUA. Na pauta do evento, a promoção dos destinos mais populares para os turistas locais, como Miami e New York, além de outras regiões dos Estados Unidos menos conhecidas pelo público, em especial, dos nordestinos. Por exemplo, o Colorado, conhecido como: O País do Esqui. “Se os brasileiros viajassem durante o nosso inverno, iriam recomendar fazer compras e esquiar no lindo estado do Colorado. E ainda divulgação do processo de obtenção de visto” diz o cônsul.

FÉRIAS NO BRASIL

Por outro lado, muitos americanos sonham com férias no Brasil. O Brasil tem uma boa imagem entre os norte-americanos. Com as praias, cultura, a Amazônia, cidades cosmopolitas – muitos americanos estão ansiosos para vir ao Brasil e ao Nordeste. E para empresários americanos, o Brasil está se tornando um destino inevitável e não somente em termos de turismo. Só este ano, o Departamento de Comércio dos EUA está trabalhando com mais de 20 cidades, estados e associações americanas para organizar missões de negócios para o Brasil com o objetivo de encontrar parceiros locais. O cônsul ainda enfatiza que independente do time americano se classificar ou não para a Copa do Mundo de 2014, turistas americanos vão aproveitar a oportunidade de ver o rico turismo e as maravilhas culturais do Brasil, e de assistir partidas com times de primeira classe. Mas se o time americano se classificar, aí sim, muitos americanos virão ao Brasil para torcer de vermelho, branco e azul.

ROTAS AÉREAS

O surgimento de novas rotas aérea também vem contribuindo para o crescimento do turismo entre os dois países. “Apesar da decisão de operar novas rotas ser feita individualmente pelas empresas aéreas, a decisão dos governos dos EUA e do Brasil de assinar o acordo  “Céu Aberto” (que ainda não foi implementado) é um passo importante para dar às companhias aéreas a flexibilidade para criar mais rotas, facilitando viagens de negócio e lazer, e intercâmbios culturais. Estou em contato com várias companhias aéreas para promover a expansão dos serviços entre os EUA e o Nordeste do Brasil.” Complementou Eric Olson. O processo de liberação de visto para brasileiros que atualmente é fácil e rápido é outro ponto observado pelo cônsul. Na verdade, muitos brasileiros nem precisam mais ir ao consulado para uma entrevista, incluindo crianças com 15 anos ou menos, e adultos a partir dos 66 anos. Nós emitimos vistos para a maioria dos solicitantes, e não há tempo de espera para fazer o agendamento. 3º Festuris JPA acontece nos próximos dias 27 e 28 de setembro, no Centro de Convenções de João Pessoa, com a participação de 700 agentes de viagens e operadores de turismo na Região Nordeste.


FIT ARGENTINA

Até o próximo dia 17 de setembro, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), participa de mais uma edição da Feira Internacional de Turismo (FIT), que acontece em Buenos aires. A feira acontece no pavilhão de eventos La Rural reúne o trade turístico de vários países. Pernambuco leva a divulgação de seus atrativos para a FIT, considerado o maior evento do setor na Argentina, pois o país é o principal emissor de visitantes estrangeiros para o Estado, com uma participação de 35%. Com um estande de 40 metros quadrados (m²) decorado com imagens de Recife, Olinda, Fernando de Noronha e Porto de Galinhas, o Estado mostrará todo o seu potencial turístico através da folheteria de divulgação. 

Clique na imagem para ampliá-la

A ação, durante os quatro dias de evento, acontece em parceria com a Prefeitura de Recife e Associação de Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG). Nesta segunda-feira, terceiro dia de feira, um almoço no restaurante Unik será oferecido a jornalistas argentinos, quando será feita uma apresentação de Pernambuco. Neste mesmo dia, um coquetel para operadores será servido no espaço do Estado na FIT. Além disso, locais que possuem grande movimentação foram adesivados com imagens de pontos turísticos pernambucanos. Nos shoppings Paseo Alcorta, Abasto e Alto Palermo, os visitantes estão encontrando belíssimas figuras que mostram os encantos de Fernando de Noronha, Porto de Galinhas e do próprio Estado. Já no aeroporto de Ezeiza, principal portão de entrada da Argentina, quem chega ao país poderá visualizar imagens da paradisíaca Praia dos Carneiros, de Porto de Galinhas, Fernando de Noronha e Olinda.

1º BIER 7 

Neste último sábado a cidade de Fraiburgo – Terra da Maçã, recebeu a primeira edição do Bier 7. O evento foi criado o objetivo de arrecadar fundos para auxiliar o hospital da cidade que está passando por dificuldades, além de resgatar a cultura alemã dos povos fundadores da região Sul.  O jantar dançante, organizado pelo Clube dos 7, mobilizou toda a cidade. Restaurantes e hotéis de Fraiburgo recepcionaram muito bem como de costume os turistas que chegaram.


A gerente comercial do Hotel Renar, Natalia Latrechia, recepcionou centenas de visitantes: "Fizemos um pacote de viagens bem atrativo para este final de semana, unimos qualidade com preço acessível, o que resultou em uma excelente arrecadação para o Hospital de Fraiburgo". Muitas atrações regionais, destaque para o Chopp artesanal fabricado em Blumenau, a presença da Miss Blumenau, da 1ª Princesa da Oktoberfest e da animada banda Chopp Motorrad, além dos participantes trajados tipicamente. 


FESTURIS NA FIT

Às vésperas da 25ª edição do Festival do Turismo de Gramado – que ocorrerá de 7 a 10 de novembro – os organizadores do evento fazem o fechamento da participação em feiras internacionais neste ano. O diretor do Festuris Eduardo Zorzanello também estará na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT Buenos Aires), onde apresentará a projeção de crescimento de 20% do festival em 2013. “Nos interessa divulgar a feira que realizaremos neste ano, mas também há o propósito de prospectar negócios para 2014”, diz. Para o próximo ano, a data do Festuris está confirmada: será de 6 a 9 de novembro.


Zorzanello lembra que o Festuris terá uma mesa de trabalho junto ao Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). “A FIT reúne os principais destinos dentro da cadeia produtiva, o que fortalece o processo de internacionalização e a possibilidade de ampliar nossa rede de relacionamentos.” Em 2013, o país convidado da FIT será o Equador. Já o Brasil ocupará uma área de 2,5 mil metros quadrados no Pavilhão Internacional. Dos 35 países confirmados, destacam-se Dubai, Jordânia e Turquia. A feira ocorrerá de 14 a 17 de setembro.


SEMANA FARROUPILHA


As atividades da tradição gaúcha contam com cinco dias em Piratuba, em nossa belíssima Rota da Amizade. A programação iniciou na última sexta-feira, com um jantar e apresentações culturais no Centro de Eventos. Neste domingo, uma grande cavalgada aconteceu na Avenida 18 de Fevereiro, que foi até o Centro de Eventos para a abertura oficial da Semana Farroupilha. Logo em seguida aconteceu a Missa Crioula e na sequência almoço. A programação seguiu pela tarde com apresentações e mateada. Já para esta segunda-feira, dia 16, a partir das 18h acontece a noite de trovas e danças. Na terça-feira no mesmo horário é a vez dos gaiteiros e violeiros se apresentarem e na sexta-feira, dia 20, um costelão será servido à noite para encerrar a programação. Tudo no Centro de Eventos.


TURISMO RELIGIOSO


Saiu o resultado final do processo seletivo que vai investir R$ 601,2 mil em cinco destinos religiosos do Brasil. Entre eles, a catarinense Nova Trento, que vai receber R$ 100 mil. A cidade é referência do turismo religioso no Sul do país desde a beatificação de Madre Paulina pelo Papa João Paulo II, em 1991, e da canonização em 2002 quando se tornou a primeira santa brasileira. Segundo o Secretário de Políticas de Turismo Vinicius Lummertz, "o turismo religioso movimenta cerca de 15 bilhões por ano no Brasil e estas cidades tem grande potencial e tradição. Por isso temos que dar apoio para uma melhor estruturação desse segmento e atrair mais recursos para o país". As demais cidades vencedoras são: Aparecida (SP), com R$ 143 mil; Trindade (GO), com R$ 135 mil; Santa Cruz (RN), com 112,6 mil e Bragança (PA), com R$ 110,6 mil.

SABORES DA FRANÇA


Mais um final de semana espetacular no Serrano Resort, minha casa aqui na Serra Gaúcha. Os anfitriões Fabiana Costa e o Gerente Geral Carlos Marin não deixaram por menos e promoveram mais um final de semana pra ninguém, colocar defeito. Desta vez foi o pacote promocional e temático Sabores da França. O resort estava completamente lotado. Todas as mesas vendidas, gente bonita, alto astral, clima contagiante e a balada que foi até altas horas com shows típicos e sorteio de uma viagem para duas pessoas a Paris, com aéreo e hospedagem. 

Clique na imagem para ampliá-la

Coisas que só o Serrano, o melhor hotel montanha do país sabe fazer. E a festa continua, pois já começaram a ser vendidos os pacotes para o SABORES DA GRÉCIA com sorteio de viagem a Atenas. Antene-se pois o evento acontece entre os dias 25 a 27 de Outubro. As vendas logo se encerram por conta da da qualidade e consolidação desses fenomenais eventos. O jantar é aberto também a comunidade gramadense. O projeto gastronômico é realizado com apoio da CVC Viagens e patrocínio do Bradesco. Para ver todas as fotos CLIQUE AQUI

HUBLOT NO BRASIL

Gustavo Kuerten é o novo embaixador da Hublot no Brasil. O tricampeão de Roland Garros assina uma edição limitada de cem relógios que devem chegar ao mercado nos próximos dois meses. Guga participou dos eventos de lançamento do King Power Guga Bang em São Paulo, e no final da tarde, em Curitiba, onde também visitou a nova Unidade da Escolinha Guga de tênis para crianças de 5 a 10 anos. Guga declarou que a nova parceria com a Hublot  é muito estimulante, porque envolve diretamente o IGK (Instituto Guga Kuerten). A fundação criada pela família Kuerten em 2000 receberá um percentual sobre as vendas do novo modelo para financiar os projetos sociais desenvolvidos em Santa Catarina que abrangem estudantes de escolas públicas e pessoas deficientes. "Atendemos anualmente 700 crianças nos Núcleos e já beneficiamos diretamente cerca de 30 mil pessoas deficiente", explicou Guga.



"O momento mais emocionante da minha carreira está aqui, atrás do relógio", declarou ao comentar a imagem estampada (que mostra Guga no coração desenhado na quadra) simbolizando  a virada histórica contra o Russell (nas oitavas-de-final) que acabou culminando com a conquista do tricampeonato em Roland Garros, em 2001. "Me lembro muito bem da sensação daquele jogo, no final parecia que eu estava flutuando na quadra, numa grande sinergia com a torcida", recordou relatando que se envolveu muito com o projeto contribuindo para a evolução do design. Além da imagem de Guga, o relógio traz uma série de elementos relacionados ao universo do tênis, como a pulseira em forma de rede e a cor amarela da bolinha.

PRAIA DO ROSA

Minha praia preferida, à  Praia do Rosa abre temporada de eventos esportivos. A agenda de esportes da praia está repleta de atividades. Neste segundo semestre, os atletas podem desfrutar de modalidades aquáticas e terrestres em meio à natureza local. Na Lagoa do Meio, a temporada de eventos esportivos inicia com a I Travessia da Praia do Rosa, que integra o XV Circuito Mercosul de Travessias. Entre os dias 28 e 29 de setembro, mais de 700 atletas são esperados para completar o percurso da lagoa. Os participantes podem optar por quatro modalidades – 3.000m, 1.500m, 750m e 200m –, ambas separadas por faixa etária, gênero e necessidades especiais. 

Clique na imagem para ampliá-la

As aventuras nas águas não acabam por aí! Está previsto o 2º Campeonato Mormaii Water Polo Contest Praia do Rosa. Na ocasião, será montada infraestrutura com todo o cuidado ambiental exigido e merecido pelo local. E, aos que preferem esportes terrestres, o contato com a areia pode ser apreciado durante a 1ª Copa de Frescobol Praia do Rosa. Já as montanhas fazem parte do percurso da 2º Praia do Rosa Bike Marathon. Adrenalina e aventura para ninguém ficar parado! Acompanhe as edições dos eventos e faça sua inscrição pelo site da ACIM – Núcleo de Turismo Sustentável Praia do Rosa http://www.praiadorosa.imb.br/br/eventos/.

VOLTA AO MUNDO - por Nelci Terezinha Seibel



Porta do Mar

A Porta do Mar, obra de qualificação urbana da orla da Lagoa do Saguaçu, no bairro Espinheiros, Joinville deverá estar concluída em dezembro deste ano. A obra faz parte do programa Linha Verde, que contempla também a reforma no Parque Zoobotânico, no Parque Caieira, no Mirante do Boa Vista e na ligação viária da região Leste até o Aeroporto. Os recursos são oriundos de financiamento com o Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata). O trapiche, com extensão de 126 metros, é uma das principais atrações do equipamento, que também contará com duas praças. “Parte do trapiche será fixa e outra parte flutuante, para possibilitar a atracação de embarcações. Em uma destas praças haverá um deck de contemplação, para apreciar a paisagem da Baía Babitonga e a outra terá equipamentos para ginástica da terceira idade.

Parque Caieira e Zoobotânico

No Parque Caieira, bairro Jarivatuba, as obras atenderão a comunidade, carente de opções de lazer. Na entrada do parque estão em construção uma praça com academia de ginástica, playground e três quiosques”, além da reforma dos banheiros. Já no Parque Zoobotânico o investimento é de R$ 2,5 milhões, também com recursos do Fonplata. Ali, as obras são para qualificar os espaços e dar mais segurança aos visitantes, com reforma dos equipamentos existentes. Próximo do Zoobotânico está o mirante do Boa Vista, cujas obras custarão R$ 3,3 milhoes e deverão ser iniciadas nas próximas semanas. 

Festa da Colheita


A Festa da Colheita é uma das várias festas típicas que são realizadas anualmente nas áreas rurais de Joinville, e que interpretam em toda sua pureza e simplicidade as tradições germânicas trazidas pelos colonizadores.Nesse final de semana ocorreu a 35ª edição, realizada pela Sociedade Dona Francisca, com inúmeras atrações, destacando-se os bailes, desfile alegórico, a gastronomia e a eleição da rainha e das princesas ( de cuja mesa julgadora participamos). Os trajes são inspirados nos trajes típicos da Alemanha, porém adaptados ao colorido e à alegria brasileiros, com ricos bordados manuais, feitos por Carmen Guehrmann, especializada em trajes típicos de festa. O desfile das candidatas é um verdadeiro número de dança, com a coreografia da professora Suzete Dalschau, que se especializou em desfiles deste gênero. 

(E) Luana Maris Borri, 1ª Princesa; Luana Karina Endler, Rainha; Manoele Gislaine Wierner, 2ª Princesa e NOcole Luise Koerber, Miss Simptia 

Inscrições para Rainha da Festa das Flores

Desde dia 10 de setembro até o próximo dia 25 estão abertas as inscrições para o concurso que elegerá a Rainha e as Princesas da 75a Festa das Flores de Joinville. Os pré-requisitos das candidatas para a participação é ser solteira, ter entre 18 e 24 anos, ser residente na cidade há pelo menos um ano e ter disponibilidade para participar de eventos representando a cidade e a Festa das Flores. Este ano, cada uma das eleitas será presenteada com um cruzeiro marítimo, sendo que a rainha terá direito a levar um acompanhante. A seleção das finalistas acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro e o concurso será no dia 12 de outubro, na Sociedade Rio da Prata, distrito de Pirabeiraba. O regulamento está disponível no site festadasflores.com.br e as inscrições podem ser feitas pessoalmente, na Fundação Turística de Joinville (Centro Comercial da Expoville – sobreloja) ou pelo e-mail monique@turjoinville.com.br.

Árvores em vias públicas

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) concluiu neste mês o plantio de cinco mil mudas de árvores em vias públicas de diferentes regiões de Joinville. O trabalho foi coordenado pela Gerência de Manutenção de Áreas Verdes e o plantio obedeceu as normas específicas para as vias públicas. A diretora executiva da Fundema, Maria Raquel Migliorini de Mattos, destaca que em ruas arborizadas a temperatura diminui em até três graus, as árvores retêm partículas em suspensão no ar, aumentam a permeabilidade, aumentam a taxa de oxigênio e reduzem a taxa de gás carbônico, além de melhorarem a paisagem urbana e oferecerem abrigo e alimentação para a fauna.

Aventura e Turismo

Neste dua 18, quarta-feira, às 19 horas, na sede da Ajorpeme Rua Urussanga, 292- bairro Bucarein haverá reunião sobre  Turismo de Aventura e Ecoturismo. A pauta será a denominação do grupo, a divisão dos grupos de trabalho e o plano de ação.

Estudantes estrangeiros

Cresce o número de estrangeiros que chegam a Florianópolis para aprender a língua portuguesa. No The Languague Club, escola especializada no ensino de idiomas, localizada na Lagoa da Conceição, mais de 300 pessoas, entre executivos, estudantes, profissionais liberais e diplomatas, fizeram o curso para adicionar novos conhecimentos e domínio do português falado e escrito nos últimos anos. No momento o TLC  recebe 18 jovens americanos, com idade entre 17 e 19, que vieram junto com a ONG Global Citizen Year (Ano do Cidadão Global) para estudar o português e fazer trabalhos sociais no Estado. A Global é uma organização do terceiro setor com sede na Califórnia e operações no Brasil, Equador e Senegal, que promove experiências transformadoras de aprendizagem intercultural na forma de um "bridge year" ou ano ponte de vivência no exterior para alunos que finalizam o ensino médio, antes de entrarem na universidade. Em sua permanência, os estudantes moram com famílias da região. Site www.thelanguageclub.com.br.

Santa Catarina na FIT

A Santur – Santa Catarina Turismo S/A, órgão, responsável pela divulgação e promoção turística do Estado, está participando esta semana em Buenos Aires, Argentina, da Feira Internacional de Turismo da América Latina – FIT 2013. Uma das mais importantes feiras do gênero no mundo, o evento abre portas para novos negócios. Durante quatro dias profissionais do turismo de vários países do mundo, reúnem-se para estabelecer contatos comerciais, desenvolver novos mercados, além de buscar novas tendências da indústria do turismo. No espaço de 168 m2, representantes do trade catarinense, empresários da hotelaria, operadoras e secretarias de turismo estaduais, com 120 integrantes, apresentam o produto turístico de Santa Catarina, privilegiando os Roteiros de Turismo de Sol e Mar, com ênfase para a temporada de verão. Site www.fit.org.ar.

8ª edição do Restaurant Week


Entre  7 e 20 de outubro, Curitiba receberá a 8ª edição do Restaurant Week. Nas duas semanas da Mostra Gastronômica, os curitibanos poderão apreciar pratos criados exclusivamente para o evento, que nessa edição, segue o tema “Gastronomia Paranaense”, uma novidade do Restaurant Week Brasil. As edições temáticas foram criadas pela sede do evento a partir do 2º semestre de 2013, com o objetivo de desafiar a criatividade dos chefs e presentear o consumidor com novidades saborosas, além de aguçar a curiosidade e o paladar do público. Pela primeira vez o Curitiba Restaurant Week terá um tema específico, propondo aos empreendimentos participantes a valorização de produtos típicos do Estado. O Restaurant Week é um dos mais conceituados e festejados eventos gastronômicos do mundo, surgiu há 21 anos em Nova York e já percorreu mais de cem cidades: chegou ao Brasil em 2007 tendo sua primeira edição realizada em São Paulo. Ele prestigia segmentos, muitas vezes pouco explorados, como a gastronomia e turismo, proporcionando consumo, rentabilidade ao comércio e movimento na cidade onde acontece.

Festuris 2014  na Argentina

Às vésperas da 25ª edição do Festival do Turismo de Gramado – que ocorrerá de 7 a 10 de novembro – os organizadores do evento fazem o fechamento da participação em feiras internacionais do ano cdom a participação na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT Buenos Aires), onde apresentarão a projeção de crescimento de 20% do festival em 2013. “Interessa-nos divulgar a feira que realizaremos neste ano, mas também há o propósito de prospectar negócios para 2014”, diz Zorzanello, diretor do Festuris. No próximo ano, a data do Festuris já está confirmada para 6 a 9 de novembro.

Marta Rossi é personalidade

Há muito conhecida como personalidade no setor do turismo brasileiro, Marta Rossi, diretora do Festival de Turismo de Gramado está listada pelo terceiro ano consecutivo entre as 25 personalidades mais influentes do turismo no Brasil, sendo a única gaúcha. Ela ficou na 9ª posição – seis acima em relação a 2012, quando obteve o 15º lugar. Em 2011, Marta estava em 18º. No topo da lista, mais uma vez, está o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Mês da Cerâmica em Cunha  

 
Conhecida como o maior núcleo de cerâmica de alta temperatura da América do Sul, a Estância Climática de Cunha abriga atualmente cerca de 20 ateliês. A tradição artística, que começou nos anos 70, até hoje orquestra o cenário turístico da cidade. Por isso, a Associação dos Ceramistas de Cunha – Cunha Cerâmica promove em outubro o “Mês da Cerâmica”, reunindo alguns dos mais expressivos trabalhos produzidos na região. O tradicional evento, realizado em parceria com o Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha - ICCC, contará com exposições temáticas e permanentes nos ateliês e pousadas da cidade, além de diversas atividades culturais em vários pontos da cidade. Saiba mais em www.cunha.sp.gov.br, www.cunhatur.com.br

A preferência dos brasileiros

O nordeste brasileiro e a cidade de Gramado somam quase metade da preferência dos turistas, quando se trata de preferência de destinos turísticos dos brasileiross. Com 25% das escolhas, no nordeste os destinos mais procurados são a Praia do Forte e Porto Seguro (BA), Maragogi (AL), e as capitais Fortaleza (CE) e Natal (RN). Já a tradicional cidade da Serra Gaúcha alcança sozinha a marca de 22% dos pacotes comercializados. Completam a lista a cidade de Florianópolis, com 10%, seguida de Caldas Novas, com 9,8%. A pesquisa foi realizada pela agência de viagens online, clickOn (www.clickon.com.br, junto aos clientes, entre janeiro e agosto de 2013.

Eficiência energética 

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) apresentou durante a 41ª edição da Abav, Feira de Turismo das América, o seu Programa de Eficiência Energética, que reduz em torno de 30% os custos do setor hoteleiro com energia elétrica, água e gás. Os gastos com energia elétrica representam em média 15% da planilha de despesas, atrás apenas dos custos com mão de obra, de 20% a 25%. O programa foi apresentado na Abav pelo consultor em eficiência energética da FBHA, Ricardo Bezamat, no dia 5 de setembro. Única federação que tem representatividade legal em âmbito nacional no setor de hospedagem, a FBHA assume a responsabilidade de fomentar práticas sustentáveis junto aos empresários do setor hoteleiro. A Federação quer ajudar o setor a combater o desperdício de energia elétrica, água e gás e a otimizar os resultados financeiros.  “A FBHA trabalha pelo pleno desenvolvimento do setor hoteleiro. O programa de eficiência energética pretende nivelar os hotéis e pousadas do Brasil aos padrões de sustentabilidade praticados pela hospedagem na Europa e nos Estados Unidos.

CNTur perde

A Confederação Nacional do Turismo (CNTur) sofreu nesta semana a terceira derrota em relação à ação em que pleiteia o repasse da cota-parte sobre as contribuições de sindicatos e federações dos setores de hospedagem e alimentação fora do lar, filiados à Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares e à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A 5ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) também não conheceu o mérito da ação. Justiça e Tribunais de Trabalho entendem que CNC e Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares são as únicas representantes legais de seus sindicatos afiliados.


Sairé em Alter do Chão 

Acontece em Santarém de 19 a 23 de setembro e deverá reunir 100 mil pessoas

A vila de Alter do Chão, localizada no  município de Santarém, oeste paraense  realizará  uma das mais tradicionais  manifestações folclóricas   e religiosas do Pará, a festa do Sairé. O ritual expressa a cultura do povo paraense, em especial da tradição dos índios Borari, através das danças regionais, gastronomia, artesanato e outros atrativos da região turística do Tapajós. O Sairé, principal evento do calendário turístico de Santarém, acontece de 19 a 23 de setembro e deve reunir um público superior a 100 mil pessoas, a maioria turistas do Brasil e exterior. Por fazer parte do calendário de promoção turística do Governo do Estado, executado pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), o evento receberá veículos de comunicação especializados nos principais segmentos turísticos apontados pelo Plano Ver-o-Pará: cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios e será transmitido pelo grupo Amazon Sat (Canal Amazon Sat, Portal Amazônia, TV Amazonas – afiliada TV Globo, G1 Amazonas e Rádio Amazonas FM) que tem distribuição nacional do sinal feito por meio de assinatura digital ou a cabo. 

Vila de Alter do Chão, maior pólo turístico de Santarém
O Destino Santarém

O município de Santarém  faz parte da região turística do Tapajós, que integra, junto com Belém, Marajó, Amazônia Atlântica, Araguaia, Tocantins e Xingu,  as regiões do Pará, definida pelo Plano Ver-o-Pará, que tem como objetivo  desenvolver as áreas voltadas para o turismo no Estado, assim como fortalecer e estruturar os  segmentos prioritários - cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios-  para que haja geração de emprego e renda  no setor, direta e indiretamente,  não só nas altas temporadas, mas durante o ano inteiro, transformado o  Pará em um dos  principais destinos turísticos até 2020. O Sairé, nesse contexto de produto turístico, representa também os valores do turismo paraense: originalidade, criatividade, autenticidade, sustentabilidade e diversidade.

O que é Sairé

A palavra, Sairé,  significa “Celebração e Louvor ao Divino Espírito Santo”. Foi introduzido na região durante as missões religiosas pelos jesuítas ao catequizarem os índios Borari, no século XVII. Representado por um semi-circulo de cipó torcido envolvido por algodão e enfeitado por flores e fitas coloridas. No centro  estão três cruzes e em cima, uma  única cruz,  representando um só Deus, que juntas simbolizam  o Pai, o Filho e o Espírito Santo ( forma de uma pomba branca) que formam  a Santíssima Trindade. Até meados do século passado, o Sairé tinha significado puramente religioso, e hoje a comemoração que dura cinco dias,  une o sagrado e o profano. É mais uma festa que integra o rico calendário de manifestações culturais tipicamente regionais. 

 
A Festa do Sairé  arrasta centenas de fiéis  pelas ruas da vila de Alter do Chão durante os cinco dias do evento. Procissões, apresentação de grupos de carimbó, coreografia indígena e dramatizações de lendas amazônicas, como a estória do boto, que seduz a índia, são uma das atrações, que conta  também com  a tradicional rivalidade entre os botos Tucuxi e cor de Rosa – disputa que ocorre há 16 anos, onde cada agremiação se apresenta com pelo menos 10 carros alegóricos animando a plateia com danças regionais e coreografias, onde serão julgados ao final do concurso com o título de melhor boto. Saiba mais em http://turismoparaense.blogspot.com.br/2013/09/alter-do-chao-realiza-saire-e-atrai.html

DICAS DE TURISMO - por Airson Soares da Rosa



Turismo filosófico



Desde os primórdios quando o homem se deu conta da sua identidade começou a construir a sua história. O homem, quem ele é? Este ser biológico e inteligente contém em si o comportamento político conquistado nas relações sociais entre os seus pares. Agregado a esse comportamento, o homem tem um diferencial na sua singularidade. Embora semelhante como ser humano, o homem é um ser místico, dotado de inquietações. A inteligência humana avançou vertiginosamente com o auxílio da ciência, porém este se especializou de tal forma que o observador se limitou apenas a um foco da pesquisa, perdendo a noção do todo. As especializações se encontram em um ponto der vista, de tal forma que o pesquisador desconhece outras facetas deste fenômeno. O homem evoluiu ao longo dos tempos e continuou evoluindo, porém se voltarmos na história as diferentes esferas de entendimento e desenvolvimento humano se mantiveram em categorias.

O conhecimento hoje é acessível à população e as classes sociais menos favorecidas. As disparidades entre as riquezas produzidas, mas principalmente entre o conhecimento cultural, ainda é flagelo social. O uso da inteligência de alguns cidadãos o fazem de forma equivocada quando agridem e depredam com o patrimônio público, entre outros, nem sequer despertaram com a consciência do poder da sua cidadania para compartilhar e trazer desenvolvimento para a comunidade. Quem é o homem? Ser dotado de razão e sentimento, de consciência ética e moral, que oscila entre o bem e o mal? A sociedade está formada de cidadãos, mesclada de analfabetos e intelectuais, pobres e ricos, medíocres e sensatos. Porém há que se chegar ao equilíbrio e a luta daqueles que detém conhecimento uma minoria chamada “elite cultural”, estes que pensam a respeito dos desajustes sociais, cabe a missão de encontrar caminhos. Caminhos que apontam uma luz, uma esperança para esta esfera marginalizada da sociedade, pobres de espírito crítico para poderem emergir do futuro da caverna.

Segundo Platão, os alienados estão acorrentados de frente para o futuro da caverna se desvencilhar das correntes e chegar até a saída da caverna encontrará uma luz muito forte, porém para se acostumar com esta nova realidade, deverá este beber da sabedoria aos poucos, para que o conhecimento desta nova realidade não lhe cegue a visão. Na data de 16 de agosto de 2010, considerada “o Dia do Filósofo, a presidente da Academia Criciumense de Filosofia professora Jádna Valéria (foto), produziu este artigo que ato contínuo, como paraninfo convidado, no dia nove de outubro de 2010, às 20 horas, nos salões da La Vinícola, na cidade de Içara (SC), apresentei-o após o Discurso da Presidente Acadêmica Sonia Therezinha Ribeiro Batista, durante a posse dos Acadêmicos Membros da Academia Içarense de Letras e Artes.

O papel do filósofo é o de acompanhar o uso das ciências na vida cotidiana e questionar a sua aplicabilidade. O filósofo é aquele provocador de mudanças e está a serviço do bem da humanidade, tem a tarefa de indagar e inquirir para construir novos conceitos e assim desencadear evolução no comportamento social, político e econômico. Para o conceituado João Marques Lopes Saramago,” todos somos escritores, só que uns escrevem outros não”. Junto a estas afirmações ainda  “o tempo é muito lento para os que esperam, muito rápido para os que têm medo, muito longo para os que lamentam e minhas particulares palavras” DIVULGUE AS TUAS VIRTUDES PORQUE DOS DEFEITOS OS OUTROS SE ENCARREGARÃO...” contribuindo com o “Turismo Filosófico”

PIT STOP

*O novo Município de Balneário Rincão (SC) com forte potencial turístico, lançando a campanha “Apoia o Rincão”, solicitando a limpeza dos terrenos baldios, o pagamento dos impostos em dia, emplacamento de veículos, descontos para o pagamento dos impostos, manter os seus cães em seus cercados, vem recebendo a atenção dos Munícipes. O desenvolvimento econômico e social.  Os Rinconenses sabem também, que o “Turismo” é uma atividade econômica que mais  produz renda e emprego no mundo e para tanto necessita urgentemente de uma atenção especial da Prefeitura. “Delegar poder é preciso”.

*No Turismo Desportivo, o Criciúma Esporte Clube, no campeonato Brasileiro de Futebol Série A, valorizando as pratas da casa (os jogadores novos e o seu treinador interino Silvio Criciúma) vem conquistando resultados positivos, contrariando o velho ditado que “santo da casa não faz milagres”. Dá-lhe, Tigre!

*A conceituada empresária gaúcha Marta Rossi (foto Beth Sulzbach), novamente entre as 25 Personalidades do Turismo Brasileiro. Agora foi considerada pela Revista Panrotas, durante a Feira das Américas em São Paulo (Abav), a nona personalidade mais influente do Rio Grande do Sul, é representado pela cidade de Gramado, através do Festival do Turismo, um evento disputadíssimo por quase 100 países, que estarão presentes de sete a 10 em novembro de 2013 no Serra Park. Parabéns, guerreira amiga!

*A coluna recebeu do leitor jornalista e advogado doutor  Eduardo Narciso Tonon da Rocha o convite para o curso gratuito a distância “Teosofia Prática”. As inscrições estão abertas. Clicar o site www.uniconsportal.org.br.

*A Plataforma de Pesca Praia do Rincão (foto) - 444 metros de comprimento e com 100 metros de frente, a única em forma de T, dentro do mar (Zona Norte), a conhecida PPPR, com seus diretores e funcionários estão em rítmo acelerado para receber os turistas durante a temporada 2013/2014. No entanto, o atendimento é durante o ano todo aos visitantes com restaurante, lanchonete, torneio de pesca e informações turísticas. Agora com a construção de um mirante para acompanhar a passagem das baleias Franca e seus filhotes será uma nova atração e com isso o fluxo aumentará, segundo a recepcionista Tatiana Ramos (foto).

*O Prefeito Décio Góes, do Balneário Rincão (SC), recebe em audiência os dirigentes da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, da Associação Sul Catarinense de Turismo, Plataforma de Pesca da Praia do Rincão (zona Norte) e vereadores (foto). Para o Jornalista Alberto Gonçalves de Souza, presidente da Abrajet-SC, diante das potencialidades turísticas deste Município, a criação de uma secretaria de Turismo se faz necessário, atendendo assim os apelos do  Ministério do Turismo. 

Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).

DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
http://nossojornalsc.blogspot.com
http://turismoedestinos.blogspot.com
www.abrajetsc.com.br
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com