sexta-feira, 30 de agosto de 2013

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista SC-01571-JP



VOANDO BAIXO


A companhia aérea TAM informa que seu programa de demissão voluntária teve adesão de mais de 50% dos tripulantes envolvidos. A empresa havia adotado o programa formado por licença não-remunerada e desligamento voluntário de funcionários para cortar 811 postos de trabalho em meio à redução da oferta de vôos no Brasil, para fazer frente ao aumento de custos. O programa de adesão voluntária foi acordado entre a empresa e o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) em 1º de agosto. Em nota enviada à imprensa, a TAM considerou o índice de adesão alto e ressaltou que isso permite reduzir os desligamentos compulsórios. "Com o ajuste, a companhia vai adequar o quadro de comandantes, copilotos e comissários à realidade operacional em vigor na empresa - funcionários de outras áreas não foram afetados. A companhia convive com alta significativa dos custos, o que a levou a reduzir a oferta, no acumulado de 2011 até agora, em 12% no mercado doméstico", afirmou a TAM no comunicado. Pobres daqueles que ficarem. A carga de trabalho será grande. Já vimos esse filme antes. 

CARTEL AÉREO

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica condenou por unanimidade, um grupo de companhias aéreas pela prática de formação de cartel no mercado brasileiro de transporte de cargas. As investigações comprovaram que as companhias combinaram não apenas os valores, como também as datas para a aplicação do chamado "adicional de combustível" sobre os valores dos contratos com os clientes, pelo menos entre os anos de 2003 e 2005. As multas aplicadas somam 289 milhões de reais. Após quase cinco horas de julgamento, foram condenadas a italiana Alitalia, a norte-americana American Airlines e as brasileiras Varig Log (atualmente fora de atividade) e ABSA Cargo Airline (vinculada ao Grupo LAN e que atualmente opera com a TAM Cargo). A maior multa foi aplicada à Varig Log, estipulada em cerca de 145 milhões de reais, seguida pela ABSA com punição de 114 milhões de reais. Já as estrangeiras American e Alitalia foram condenadas a pagar 26 milhões de reais e 4 milhões de reais, respectivamente. Executivos e funcionários das companhias também foram condenados e multados. Além das quatro companhias condenadas, a francesa Air France e a holandesa KLM já haviam assinado um Termo de Cessação de Conduta (TCC) com o Cade em fevereiro deste ano, confessando terem participado de acordos e trocas de informações sobre a cobrança de adicional de combustível. Na ocasião, as companhias se comprometeram com o órgão antitruste a pagarem 14 milhões de reais em contribuição.

FLORIPA TOP


A pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo traz informações sobre o perfil e hábitos do turista estrangeiro que visitou o Brasil em 2012. Realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o estudo apura, entre outros dados, a procedência, perfil, gastos, principais destinos, motivação da viagem e grau de satisfação do turista internacional. Foram ouvidos mais de 31 mil viajantes em 15 aeroportos e 10 postos de fronteira terrestre. Nossa Ilha da Magia é o segundo destino turístico de lazer mais visitado por estrangeiros. Balneário Camboriú e Bombinhas também estão entre os top 10. 


O secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, diz que Santa Catarina tem todas as condições de ampliar a demanda de turistas estrangeiros. “Para que isso ocorra é preciso investimentos na internacionalização da cadeia turística, melhorar a infraestrutura e qualificação profissional”, ressaltou. Ainda sobre a pesquisa do Ministério do Turismo, a cidade de Balneário Camboriú ficou em sétimo lugar entre os destinos de lazer mais visitados, com 5% da demanda, enquanto Bombinhas aparece em oitavo lugar (4,8%). A maioria dos estrangeiros que buscam as cidades catarinenses, cerca de 93%, estão em busca de sol e praias.

ESTRANGEIROS

Balneário Camboriú

A intenção de retorno ao país é de 95,7% entre os visitantes internacionais. Os serviços mais bem avaliados são a hospitalidade (97,7%), a gastronomia (95,5%) e a hospedagem (93,2%). O Brasil recebeu um número recorde de turistas estrangeiros no ano passado, de acordo com o estudo de Demanda Turística Internacional, divulgado hoje pelo Ministério do Turismo. O levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) revela que 5,67 milhões de estrangeiros visitaram o país em 2012. A Argentina se mantém na primeira posição como emissor, com 29% dos turistas que visitam o Brasil (1,67 milhão), seguida pelos Estados Unidos (586 mil). A Alemanha, com 258 mil visitantes ultrapassou o Uruguai (253,8 mil) e conquistou a terceira colocação. Os maiores emissores de turistas residem na América do Sul (50%), seguidos pelos europeus (29%) e norte-americanos (13%). A maioria dos estrangeiros vem a lazer (46,8%), uma parcela menor, porém importante pela média de gastos no país, vêm a negócios (25,3%) e os demais chegam ao país para visitar parentes, destinos religiosos, fazer cursos e compras (27,9%).  Em comum, os turistas estrangeiros têm a satisfação com a experiência de viagem ao Brasil. A maioria (84,5%) declarou que a viagem atendeu plenamente ou superou suas expectativas, de modo que 95,7% afirmou que pretende voltar ao país.

SATISFAÇÃO


“Temos muito a evoluir, mas os dados mostram que estamos no caminho, que o turista estrangeiro tem tido boas experiências em nosso país”, diz o ministro do Turismo, Gastão Vieira. A intenção de retorno se explicada pela boa avaliação dos principais serviços turísticos. Os serviços mais bem avaliados são a hospitalidade do povo (97,7%), os sabores da gastronomia (95,5%) e a hospedagem (93,2%). Os serviços com menor grau de satisfação são os preços de produtos e serviços (56,1% de aprovação), a telefonia (67,7%), as rodovias (70%) os aeroportos (73%) e a sinalização (76,5%). O gasto nas viagens de negócios é quase o dobro (US$ 1599) das viagens de lazer (US$ 877). Os destinos mais visitados a lazer são Rio de Janeiro (29,6%), Florianópolis (18,1%) e Foz do Iguaçu (17,3%) e o ranking das três cidades que mais recebem turistas de negócios é composto por São Paulo (48,3%), Rio de Janeiro (23,9%) e Curitiba (4,4%).

MEIOS DE HOSPEDAGEM

A maioria dos turistas ainda se hospeda em hotéis (52,1%) e casas de amigos e parentes (27,4%). Mas há um crescimento consistente de hospedagens alternativas, como casas alugadas (de 8% para 11,9% nos últimos seis anos); de camping ou albergues (de 2,4% para 4,9% no mesmo período). Os europeus são os turistas que mais tempo permanecem no país (23,7 dias em média), mais que o dobro dos sul-americanos (10,7 dias). Os europeus são também os que mais gastam: os espanhóis ocupam a primeira posição (US$ 1.703), seguidos pelos portugueses (US$ 1.582) e franceses (US$ 1.509). Os Argentinos gastam em média US$ 648. A maior parte dos turistas estrangeiros tem nível superior (43,5%), renda familiar mensal de US$ 4.639 e chega ao Brasil de avião (70%). A internet é a principal fonte de informação para a maioria deles (33,6%). “O levantamento mostra que as pessoas têm recorrido a novas fontes de informação. Os destinos devem estar atentos a essa tendência para atrair não apenas os estrangeiros, mas o próprio brasileiro”, comentou o Secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz.  O Ministério do Turismo, por meio da Fipe, entrevistou 31.039 pessoas em 10 regiões de fronteira terrestre e 15 aeroportos internacionais brasileiros.

NOVA PRESIDÊNCIA

Clique na imagem para ampliá-la

Foi apresentado aos colaboradores na noite ddo último dia 29 o novo presidente do Beto Carrero World, Adalgiso Telles. Após mais de cinco anos de dedicação exclusiva para levar o sonho de seu pai adiante, Alex Murad, presidente do Beto Carrero World e filho de João Batista Sérgio Murad (o Beto Carrero), assume a presidência do Conselho e deixa a presidência do empreendimento. Em seu pronunciamento, Murad destacou o fato da empresa ser referência internacional em público e faturamento e falou da necessidade de um contato mais próximo com os colaboradores, o que a função não permitia. Durante a noite, Murad já divulgou qual será seu próximo projeto. "Vou a Londres na próxima semana. Tenho um encontro com Bernie Ecclestone e minha intenção é construir um autódromo internacional e trazer a Fórmula 1 para Santa Catarina. Meu pai apostou muito no Estado, e é isso que vamos continuar fazendo", encerrou.

TURISMO RECEPTIVO DA ABAV-SC


A presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Santa Catarina ABAV-SC, Ely Ribeiro da Silveira, apresentou a Câmara de Turismo Receptivo da entidade, CÂTUR, ao Secretário de Turismo Beto martins. A Câmara tem como objetivo  desenvolver de forma sincronizada a prestação de Serviços Turísticos em território Catarinense. A CÂTUR desenvolvida pela ABAV-SC, trabalha em conjunto com as Agências de Turismo Receptivo, Hoteis, Pousadas, Secretarias de Turismo Municipais, SANTUR e Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, entre outros, cujo objetivo é sincronizar as ofertas de serviços e maximizar as promoções turísticas promovidas pelas iniciativas públicas e privadas. 


Visando recepcionar os turistas que chegaram a Santa Catarina na temporada de Verão 2013/2014, estão elaborando em parceria com as administrações do Aeroporto Hercílio Luz e Rodoviária Rita Maria ambos em Florianópolis, um trabalho de receptivo envolvendo os municípios catarinenses, onde cada município terá disponível uma data para receber e apresentar seus atrativos a todos os visitantes que desembarquem no Aeroporto e rodoviária citados. Esse trabalho servira de base para a elaboração do plano anual, onde será desenvolvido um calendário de receptivo para todo ano de 2014, no qual serão analisadas as datas das principais festas e eventos regionais, proporcionando aos municípios a divulgação de seus atrativos aos turistas que já estejam visitando Santa Catarina.

FOMENTAR O TURISMO


Essa iniciativa visa exclusivamente fomentar o turismo interno Catarinense, apresentando ao consumidor final as atrações disponíveis durante sua estadia em nosso território, entendendo assim que a participação dos municípios é de suma importância para o sucesso do projeto e para disseminação das informações de cada região. Cabe ainda informar que a Presidente da ABAV-SC, visitou no último dia 23 de agosto a sede da ABAV-RJ onde esteve com o presidente daquela sucursal George Irmes, tratando de assuntos relacionados à gestão da entidade. Já no dia 29 esteve no Rio Grande do Sul, onde visitou a sede da ABAV daquele Estado, reunindo-se com o Presidente Danilo Kehl Martins, com o objetivo de estreitar os laços entre as entidades.



TOP TURISMO ADVB/SC

A Sports Do, empresa de eventos esportivos, é uma das vencedoras do Prêmio Top Turismo ADVB/SC 2013 com o case Mountain Do Praia do Rosa – Evento esportivo com potencial de multiplicador turístico na baixa temporada. Em 2012 foram cerca de 1,2 mil inscritos na prova, que é aguardada pelos empresários da região devido ao potencial turístico. Durante o Mountain Do a ocupação chega a 90%, número que supera a média da alta temporada. As corridas de montanha organizadas pela Sports Do atraem corredores de todas as regiões do Brasil e em outubro completam 10 anos em uma das provas mais charmosas, o Mountain Do Lagoa da Conceição, em Florianópolis. De 11 a 13 de outubro atletas de todo o país se reúnem em um dos principais cartões postais da cidade para percorrer 73 km de costões, trilhas, dunas e estradas rurais no norte da ilha. A prova pode ser feita em duplas, quartetos e octetos. Mais informações no site www.mountaindo.com.br.

RALLY 2013

Neste último sábado, dia 31 de agosto, a cidade de Fraiburgo foi sede do Rally SC 2013. A trilha com um total de 80 km, é conhecida pela ótima qualidade, desafios naturais, florestas de pinos e pomares de maçã que completam a paisagem única do município que é conhecido nacionalmente como a Terra da Maçã. O Hotel Renar, localizado em uma região privilegiada da cidade, foi o palco principal da prova na cidade. Praticamente toda a rotina do Hotel foi alterada neste final de semana para atender os participantes do Rally, que lotaram os apartamentos. O hotel recebeu os organizadores da prova, que fizeram na véspera do rally, a vistoria junto com a secretaria de provas e passando por todo o percursso da competição. A noite um jantar tradicional com Michuim, prato típico de Fraiburgo, foi servido aos participantes. A 3ª e 4ª etapas acontecerm neste domingo (31. A largada do primeiro carro aconteceu  às 9h30. A premiação dos vencedores foi no Salão de Festas do Hotel Renar.


Nos últimos anos, o Renar tem apoiado grandes eventos esportivos realizados no estado como o Transcatarina, Moto Casais, Campeonato Catarinense de Enduro de Regularidade, campeonatos de Futsal e Handebol, todos voltados, por exemplo, à prática de esportes, responsabilidade social e educação, tornando-se um dos nomes de referência de apoiadores da região. O evento reunirá participantes apaixonados por adrenalina, vindos de todos os estados do país, além de suas famílias, amigos, moradores da região e de cidades de Santa Catarina.
PROJETO CRIANÇA ARTE


A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes inicia no próximo dia 4 de setembro o projeto Criançarte, que oferece programação artística gratuita para o público infantil, todas as quartas-feiras, no turno vespertino. Dirigido a escolas de ensino fundamental e entidades que prestam atendimento a crianças, o projeto vai funcionar das 14h às 17h, no Centro Cultural Bento Silvério, na Lagoa da Conceição, mediante agendamento pelo telefone (48) 3232-1514 ou pelo e-mail do CCBS (centroculturalbentosilverio@gmail.com). Entre as atividades programadas para a garotada estão oficinas demonstrativas de renda de bilro e a Hora do Conto, envolvendo a contação de histórias de tradição oral da cultura africana. A programação inclui ainda o espetáculo “Causos do Frankolino”, que mescla teatro de animação, contação de histórias e música em narrativas sobre crenças e costumes da cultura açoriana, relatados pelo pesquisador e folclorista Franklin Cascaes.


O atendimento do Projeto Criançarte está limitado a um grupo mínimo de 10 pessoas e ao número máximo de 30 participantes. A programação pode ser agendada para uma ou mais atividades, que serão realizadas no Casarão da Lagoa, na Casa das Máquinas ou na Praça Bento Silvério. A iniciativa tem como objetivo proporcionar às crianças o acesso aos bens culturais e ao fazer artístico de diversas linguagens, incentivando a formação de público para as artes.
BONDINHOS ÁEREOS

No mês de agosto o empreendimento Bondinhos Aéreos Parque Colina recebeu a visita da primeira turma do ensino infantil para participar da nova modalidade do projeto Embarque no Parque. Com a grande aceitação e procura das escolas do ensino fundamental e médio para a participação do programa, a diretoria do parque juntamente com os coordenadores técnicos do projeto desenvolveram o “Embarque no Parque Kids”. O projeto - que proporciona aos alunos conhecimento sobre a fauna e a flora da Mata Atlântica através de vivências pelo passeio guiado no Parque - passa agora a receber crianças entre 3 e 5 anos. “Queremos que os estudantes desde pequenos já interajam com o meio-ambiente proporcionando um aprendizado fora da sala de aula. A intenção é que eles possam conhecer desde cedo sobre a importância da preservação ambiental”, explica o diretor do parque Aristides dos Santos Junior.


O Centro de Educação Infantil Ponta Russa da cidade de Brusque trouxe a primeira turma para participar do projeto “Embarque no Parque Kids”. Cerca de 20 alunos com idade entre cinco e seis anos estiveram no Parque Colina no último dia 15 de agosto. Durante o passeio as crianças caminharam com os monitores do projeto pela Trilha Ecológica Nossa Senhora Aparecida, visitaram o Mirante do Lago, conheceram a Praça da Canonização e a Praça Santa Paulina, além da Capela Nossa Senhora de Lourdes e foram até a Estação do Bonde Turístico. O bonde os levou até a Estação de Embarque onde tiveram a oportunidade de andar pela primeira vez nos Bondinhos Aéreos que os deixou na Estação Colina. Antes de finalizar a visitação as crianças assistiram à sessão de cinema 3D e receberam lanche e a Cartilha Ambiental. Qualquer escola da região pode participar do projeto. Para inscrever a sua turma basta agendar um dia e horário através do telefone 48 – 3267-4047 ou pelo e-mail embarquenoparque@parquecolina.com.br.

RÉVEILLON GREEN VALLEY


Mais uma vez a Pousada Praia do Estaleiro Guest House será palco de um dos maiores réveillons do País. Pelo quinto ano consecutivo a pousada e a Green Valley se unem para realizar a festa que será recheada de muito luxo, glamour e sofisticação. Sucesso absoluto o réveillon na Guest House reúne um público cool e descolado que vai em busca de uma festa descontraída e repleta de alegria. E para quem não quer enfrentar trânsito a pousada terá pacotes para o público curtir a virada de ano sem preocupações. Os hospedes também terão um camarote especial com open bar, ceia, ingressos para a festa e ainda um mimo exclusivo. 

FESTURIS GRAMADO

Está confirmada a realização da festa de abertura do 25º Festival do Turismo de Gramado sob a organização do Governo do Rio Grande do Sul, por meio da 
Secretaria Estadual do Turismo (Setur-RS). A partir das 22 horas de 7 de novembro (quinta-feira), após a solenidade oficial do Festuris, no Palácio dos Festivais, os participantes serão convidados a prestigiar o evento na Sociedade Recreio Gramadense. A secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira, está fechando os detalhes com a equipe da Setur-RS e em breve deve divulgar a programação social que prepara para a primeira noite do festival. A exaltação à cultura gaúcha deve ganhar destaque sob o comando de Abgail, que é uma das homenageadas com o troféu “Amigos do Festival” em 2013.


ATRAÇÕES

Faltando pouco mais de dois meses para a realização do Festuris, a grade de programação do evento tem confirmadas atrações paralelas além do congresso e da feira de negócios, que ocorrerão nos dias 8 e 9 de novembro (sexta-feira e sábado): Na noite de apresentação: a Laghetto Hotéis e o Festival do Turismo de Gramado vão comemorar juntos seu 25º aniversário. O novo hotel da rede, o Laghetto Viverone Moinhos, que será inaugurado no próximo mês em Porto Alegre, sediará a tradicional festa de apresentação do evento, no dia 10 de outubro, a partir das 19 horas. Na ocasião, cerca de 500 convidados, entre representantes do mercado turístico, autoridades e imprensa, serão recepcionados pelos diretores do Festuris, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus V. Rossi. Além de um coquetel e apresentações musicais, está confirmado o sorteio de prêmios entre os participantes.

FUTEBOL DO FESTIVAL

Realizado desde a primeira edição da feira, o Futebol do Festival ocorrerá no dia 9 de novembro, a partir das 9 horas, no Hotel Continental, em Canela. Já estão confirmados TAM, Costão do Santinho, Fly Tour e Brocker Turismo como patrocinadores. São aguardadas cerca de 800 pessoas de todo o trade turístico na confraternização, marcada por um almoço após as partidas.



MARTA ROSSI

Falando nisso, a diretora do Festival do Turismo de Gramado Marta Rossi foi homenageada durante o Workshop Brasil Destino Sensacional, promovido pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), em parceria com a Embaixada do Brasil no Peru e Comitê Descubra Brasil, em Lima. Ao dedicar o troféu, a gerente geral do comitê no Peru, Norma Navarro, destacou o Festuris como a principal ferramenta para a consolidação do mercado de turismo entre o Rio Grande do Sul e o Peru.  Emocionada e surpresa com a homenagem, Marta Rossi agradeceu ao público que prestigiou a entrega do troféu, formado por representantes e autoridades do segmento, operadores e agentes de viagens e representantes das embaixadas do Brasil e Peru. 


Ela recorda que o trabalho de promoção do Peru no Rio Grande do Sul se iniciou há vários anos, quando a sócia Silvia Zorzanello, já falecida, abriu contatos com o país. “Fico feliz com o resultado gerado nesta aproximação com o mercado sul-americano, que não se limita a ações pontuais na promoção de negócios, mas também na valorização das pessoas que conhecemos e na amizade que criamos neste caminho”, diz. Além da apresentação do Brasil como destino turístico, o workshop contou com a participação de secretarias estaduais e municipais de Turismo, que participaram com exposições sobre gastronomia, cultura, esportes e atrativos locais. Além do Estado do Rio Grande do Sul, Gramado e Porto Alegre também divulgaram seus atrativos aos peruanos.

CAMINHOS DA NEVE

Temos que fazer muita pressão no governo petralha do RS. A papelada do projeto da Rota Caminhos da Neve, só depende de um “canetaço” para ser licitada. Vejam essa matéria que a RIC TV fez! O RS está atravancando inclusive o desenvolvimento de SC. Aqui em SC as obras estão avançando e no RS ainda se está na fase da papelada. Nesta última semana completou 23 meses que o Governador do RS Tarso Genro autorizou que o projeto seja feito. Essa demora petralha é absurda. Essa estrada é a redenção dos Campos de Cima da Serra. A previsão é que mais de 700 mil turistas vão injetar mais de R$ 100 Milhões no trade turístico (hotéis, restaurantes, postos de combustíveis, artesanato, passeios, no comércio... ao longo dessa rota). Já usou-se todas as vias de negociações possíveis, reuniões, ofícios, abaixo-assinados, cavalgadas, e-mails, matérias na imprensa... o que mais tá faltando? Este é o link da matéria feita pela RIC TV: http://ricmais.com.br/sc/turismo/videos/rio-grande-do-sul-atravanca-projeto-de-estrada-de-integracao-das-serras/.

21º ECOMAC SUL

O 21º Ecomac Sul, promovido pela Associação dos Comerciantes de Matérias de Construção de Porto Alegre – AcomacPOA, juntamente com a Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção (Anamaco) consolida-se como um dos maiores encontros diversificados de empreendedores comprometidos com os rumos progressivos do mercado econômico e financeiros do Estado. O encontro ocorrerá no Hotel Laje de Pedra, em Canela, de 12 a 15 de setembro. São esperados cerca de 900 participantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, sendo em torno de 750 representantes de lojas do segmento e 150 de indústrias do setor, entidades e autoridades. 

Clique na imagem para ampliá-la

Entre diversos temas apresentados, estará também em debate o futuro do setor no Brasil que, mesmo enfrentando constantes quedas no varejo, tem previsão de crescer 6,5% neste ano.Para consolidar mais uma etapa deste comprometimento econômico do setor empresarial com os diversos segmentos, o presidente da comissão organizadora, Arcione Piva, reitera a importante e necessária participação, contribuição e colaboração para o êxito do evento. “Estamos preparando um grande encontro, com palestras para fazer com que o movimento dos materiais de construção seja representado através desse evento de uma maneira bastante ampla e valorosa”, ressaltou Arcione. 

3º FESTURIS JPA



Aproximadamente mil profissionais do turismo, sendo 700 agentes de viagens e operadores de turismo, estão sendo aguardados no 3º Festuris JPA que acontece nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro de Convenções de João Pessoa. Entre os participantes, os mais atuantes profissionais de turismo da Região Nordeste. Diversas caravanas serão recebidas no festival, trazendo agentes de viagens de diversas cidade do Nordeste. Organizadas pelas princiapis operadoras de turismo da região, as caravanas trarão grupos de Alagoas (Master, CVC e Trend); Bahia (Iberoservice e Online); do interior da Paraíba (Classe A Online e CVC); Pernambuco (CVC e Trend), Rio Grande do Norte (CVC, MMTGapnet e Trend). Além da grande caravana nacional de Schultz e dos grupos de agentes do Ceará e de Sergipe. Os convidados das caravanas serão contemplados com hospedagem, transfers e city tours. Os agentes de viagens que não estão incluídos nos grupos das caravanas e desejarem participar do festival devem fazer a inscrição on line, no site www.festivalturismojoaopessoa.com.br com seus dados pessoais e da empresa onde trabalha. Esta inscrição não dá direito a hospedagem e transfers.

PERNAMBUCO EM NEW YORK


Os ritmos pernambucanos, os bonecos gigantes de Olinda e a diversidade da cultura do Estado ganharam às ruas de Nova York entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, durante a Semana de Pernambuco na Big Apple, promovida pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). O frevo, maracatu, forró, ciranda e caboclinho deram o tom da festa, um verdadeiro Carnaval fora de época. A programação 
pernambucana em Manhattan começou no dia 29 de agosto, com um treinamento para cerca de 100 profissionais das principais operadoras de viagem de Nova York e das companhias aéreas Copa Airlines, American Airlines e Latam. A capacitação, nos moldes do workshop Pernambuco é só Chegar, contou com apresentação do destino, coquetel e show do cantor André Rio, que mostrou aos presentes um pouco dos principais ritmos regionais. No dia 30, André Rio e os Bonecos Gigantes de Luiz Gonzaga, Pelé, Michael Jackson e Serginho Groisman fizeram um grande carnaval em Seaport, uma área de lazer à beira do Rio Hudson.


No sábado (31), a comitiva de Pernambuco participou da Lavagem da Rua 46. Novamente, André Rio e os Bonecos Gigantes fizeram a festa no evento que antecedeu as comemorações do Brazilian Day. Já neste domingo, a comitiva se integrou à programação do Brazilian Day, com um cortejo até o palco do evento, na Little Brazil. Pernambuco contou ainda com estande na área da festa, onde ficou disponível material promocional do Estado. Os visitantes puderam ainda tirar fotos com os bonecos gigantes e nos cenários dos destinos montados no local. Paralelamente às ações de rua, Pernambuco participou ao lado de outros cinco Estados, da exposição Lavagem Expo Brazil, na Galleria HSA. Não faltaram sobrinhas de frevo, material promocional, além de peças do artesanato pernambucano e do famoso bolo de rolo. Este será o terceiro ano consecutivo que Pernambuco realiza ações em Nova Iorque, que têm como objetivo fortalecer o Estado como destino turístico entre os norte-americanos.

FEIRA DAS AMÉRICAS


Tecnologia e inovação. Estes são os elementos que Pernambuco levará para a 41º Feira de Turismo das Américas, promovida pela Associação Brasileiras das Agências de Viagem (ABAV), que acontecerá entre os dias 4 e 8 de setembro, no Anhembi, em São Paulo. A feira é o principal evento do turismo brasileiro e uma grande vitrine para os destinos turísticos. Com uma área de 128 metros quadrados (m2), o estande de Pernambuco contará pela primeira vez com elementos tecnológicos. Um vídeo-wall de 6m x 3m projetará imagens dos destinos do Estado (Recife, Olinda, Fernando de Noronha, Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros e Praias do Litoral Norte), além do Carnaval. Outra atração do estande ficará por conta do cenário. Réplicas de elementos do Marco Zero, no Bairro do Recife, como a Rosa dos Ventos, as ciclofaixas e a representação dos “botecos de Pernambuco” levarão os presentes a se sentirem em Recife. Outro destaque no estande serão as cinco ilhas de atendimento, onde os principais destinos e o trade pernambucano poderão divulgar e mostrar seus produtos. A Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) aproveita a grande visibilidade da ABAV para apresentar também seu novo material promocional, que vem com novo conceito, layout criativo e novas peças confeccionadas.

VOOS SEMANAIS

Em 2012, os Estados Unidos foram responsáveis por 10,8% dos visitantes estrangeiros que chegaram a Pernambuco, figurando como terceiro maior emissor de turistas internacionais para o Estado, atrás apenas da Argentina e de Portugal. Atualmente, Pernambuco conta com cinco voos semanais diretos entre o Recife e Miami e demais conexões, operado pela American Airlines, além de outras quatro ligações semanais pela Copa Airlines, via Panamá. “Aproveitando a recuperação econômica dos Estados Unidos e a ampliação da oferta de voos entre Pernambuco e os Estados Unidos, decidimos fortalecer nossa imagem no país para ampliar o número de turistas norte-americanos que visitam nosso Estado”, explicou o secretário pernambucano de Turismo, Alberto Feitosa.


Em parceria com o projeto de marketing digital CurtaPE,  a Empetur promove novamente o Café Curta PE, que ficará localizado na área onde acontece o 40º Encontro Comercial Braztoa. Nessa edição, a Ilha de Pernambuco será toda ambientada com o tema “Sol e Mar”, com características e ícones das praias do Estado. A gastronomia ficará sob o comando do chefe Alcindo Queiroz, do Restaurante Patuá, localizado em Olinda. Por reproduzir o clima de praia, o cardápio contará com caldinhos, queijo na brasa, tapioca, amendoim e outras delícias típicas. “Aproveitando que já estamos entrando na temporada de verão, nada melhor que homenagear nossas lindas praias, trazendo um pouco delas e das nossas delícias gastronômicas para o público da ABAV”, ressalta o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco, André Correia.

EM NATAL


O mercado de luxo no Brasil está em constante ascensão. Uma recente pesquisa apontou que 60% dos operadores de turismo afirmaram que a procura por pacotes e roteiros exclusivos vem aumentando expressivamente. A expectativa é que o setor de luxo cresça até 25% nos próximos cinco anos. Ser luxuoso passou a ser sinônimo de exclusividade. Antevendo esta tendência de mercado, o Hotel Majestic Natal realizou uma pesquisa para conhecer qual era a expectativa do público classe A antes de idealizar o empreendimento. A pesquisa norteou como seria a atuação do hotel. Com o lema “exclusivo e para pouco”, o Majestic Natal se tornou após um ano de inauguração referência de luxo, conforto e sofisticação na região nordeste do Brasil.Na coletiva de imprensa do próximo dia 6 de setembro, o diretor do Hotel Majestic Natal, Abdon Gosson, falará sobre as tendências do mercado de luxo e como a hotelaria deve se adaptar a esta demanda. Além disso, ele apresentará o case de sucesso do hotel que em pouco tempo já tem avaliação dos hóspedes superior ao do Copacabana Palace.

INFINITY BLUE

Clique na imagem para ampliá-la

Minha casa em Balneário Camborií, o Infinity Blue Resort e Spa também marcará presença na 41ª edição da ABAV –  maior feira de turismo das Américas. O resort estará junto ao estande da Resorts Brasil. Durante a feira os agentes de viagens, operadores de turismo e público final poderão se interar das últimas novidades, das promoções, das facilidades oferecidas aos profissionais de turismo, além dos produtos e serviços de alto padrão do único resort de Balneário Camboriú, a Capital Catarinense do Turismo.  Na ocasião, será apresentada a sua ampla infraestrutura de lazer, eventos, descanso, recreação, gastronomia e spa para todas as idades. “O Infinity Blue Resort e Spa tem ganhado destaque com sua participação em importantes feiras de turismo. Ao participarmos da edição da ABAV queremos nos aproximar ainda mais dos profissionais da área e apresentar os vários diferenciais que o resort oferece para seus clientes”, afirma o diretor geral Alberto Cestrone. 

VALE EUROPEU CONVENTIONS




Pela primeira vez, o Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau apresentará os equipamentos turísticos da região na 41ª Feira de Turismo das Américas. A novidade foi apresentada na manhã desta última quinta-feira (29) para associados e autoridades do setor. O presidente do BVECVB, Murilo Benini, apresentou a proposta e o material que será levado ao evento. O estande será decorado com imagens de pontos da região. Para o executivo, este é um primeiro passo que terá resultados a médio e longo prazos. “Precisamos de mais gente para semear boas iniciativas relativas ao turismo. Colher é uma consequência do que começarmos a planejar agora. Contamos com a colaboração do trade turístico regional para que estes frutos apareçam”, aponta. O Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau é um escritório de negócios ligados ao turismo. Além da captação de eventos para a região, a entidade atua também em programas de melhoria para o atendimento ao turista através de cursos, eventos e indicações aos cerca de 50 associados.

CORRIDA DE GARÇONS

Clique na imagem para ampliá-la

Garçons e garçonetes deixaram os restaurantes de lado e foram para a Avenida 18 de Fevereiro, pista da quarta edição da corrida em Piratuba, em nossa belíssima Rota da Amizade. O evento contou com a participação de cerca de 50 “atletas”, divididos em 15 equipes. O Hotel Vila Germânica foi o campeão e o Hotel Paraíso ficou com o 2º e o 3º lugar. A competição é em homenagem ao dia do Garçom, “é uma forma de valorizar o trabalho dos garçons e garçonetes, que têm uma atividade extremamente importante para o município, pois estão em contato diário com os turistas e se atenderem bem, o visitante sai falando bem, sai satisfeito e volta em outra oportunidade e é isso que acontece. Piratuba é conhecida pelos atrativos turísticos e também pela hospitalidade, sem dúvida os garçons contribuem para isso”, avalia o secretário de Turismo de Piratuba, Adélio Spanholi. 


Entre lanchonetes e restaurantes o município conta com mais de 20 estabelecimentos, a maioria nos hotéis.  O número de garçons e garçonetes passa de 200 e são eles que atendem os cerca de 400 mil turistas que Piratuba recebe todos os anos. Vsale lembrar que a Rota da amizade Convention & Visitors Bureau também estará na 41ª da ABAV, representada pela sua presidente Dirlei Barbieri Rofner. 


OPEN SHIMANO 2013

O Open Shimano, um dos principais campeonatos de Downhill em circuito na América Latina, chega à sexta edição com locais inéditos. Em 2013, Brasil e Chile passam a receber duas etapas, atribuindo um caráter internacional ao Open Shimano e consolidando-o como competição sul-americana da modalidade. O Parque Unipraias, no Balneário Camboriú (SC), praia de Laranjeiras, será o palco das disputas nos dias 14 e 15 de setembro. Atletas de destaque no País, como Bernado Cruz, Markolf Berchtold, Robert Sgarbi, Djone Fornari e Roger Vieira já estão confirmados. "Nossa expectativa é muito boa para a etapa de estreia do Open Shimano no Brasil. 



O evento é tradicional na Argentina, onde já está consolidado, e acreditamos que também será um sucesso aqui no Brasil", deseja Roberto Boldrin, o "Alemão", organizador da prova. A pista de Downhill do Parque Unipraias, localizado na praia de Laranjeiras, possui padrão internacional. O local já foi sede de diversos eventos importantes de mountain bike. Por duas vezes recebeu a Copa do Mundo de Downhill, em 2005 e 2006, além do Pan-Americano de 2006 e de três etapas do Campeonato Mundial Máster, entre os anos de 2010 e 2012. O circuito começa no alto do Morro da Aguada, a 252 metros acima do mar, e é finalizado a poucos metros da praia de Laranjeiras, com uma extensão de 1230 metros e inclinação máxima de 30%. O acesso à largada, para ciclistas e público, será feito pelo teleférico do Parque Unipraias, adaptado ao transporte das bicicletas.


MAGIC ISLAND

Não por acaso, ‘Ilha das Bruxas’ – como também é conhecida a cidade de Florianópolis, de acordo com a lenda popular da cidade – é o tema que vai ilustrar a segunda edição da Magic Island, a festa à fantasia que será realizada pela House Mag no Devassa On Stage, dia 6 de setembro. A primeira edição da Magic Island, em 2012, reuniu 4,5 mil pessoas com as mais diversas fantasias. Neste ano, o objetivo é levar o dobro de fantasiados que poderão se divertir nas três diferentes pistas, novidade para a edição deste ano: o principal Mystic Stage, e os outros dois Ilusion Land e Nation Stage. Com mais de 30 DJs no line up, entre eles Christian Luke, Keemo, Aninha, Chrizz Luvly e Flow & Zeo, os baladeiros de plantão poderão se divertir até o amanhecer de sábado (7), feriado da Independência, com música de qualidade e fantasias dos mais diversos estilos. Tite Clausi, parceiro da Magic Island e idealizador de uma das principais festas à fantasia do país, que acontece há 16 anos em Curitiba, estará presente desfilando uma de suas criativas fantasias.

Clique na imagem para ampliá-la

Para dar espaço a todos os artistas, novos DJs podem participar do Concurso Warm Up Magic Island. Para participar, deve ser enviando um mini set de trinta minutos para o e-mail magicisland@housemag.com.br. A partir daí, os organizadores do evento vão escolher um dos DJs para fazer o warm up da festa no palco principal. Com objetivo de garantir a diversidade de fantasias e integrar os cursos de moda da Grande Florianópolis, o blog Assim Que Rola comanda o 1º Concurso de Fantasias Magic Island. Dividido em três etapas, o concurso vai levar o ganhador com mais sete amigos para representar seu curso de moda na Magic Island, no camarote do Assim Que Rola, com direito a consumação.  Para participar, os alunos dos cursos de moda deverão fazer um croqui da fantasia e enviar por e-mail para contato@assimquerola.com.br até às 12h do dia 29 de agosto e ficar atento às instruções do blog. O resultado final sairá dia 6 de setembro. Para mais informações, acesse o link assimquerola.com.br. 

Ótica Quevedo

VOLTA AO MUNDO - por Nelci Terezinha Seibel



75ª Festa das Flores 

Orquídeas das mais variadas cores e formatos estarão expostas na 75ª Festa das Flores

Está se aproximando a mais tradicional festa de Joinville, a Festa das Flores. Em sua 75ª edição, que acontecerá de 12 a 17 de novembro, o tema será “Um passeio pela história da Festa das Flores”. Haverá  inúmeras atrações, não só na Expoville, como em diversos pontos da cidade. Entre as ações inéditas estão a feira itinerante de flores; Casa das Flores, com exposição fotográfica; Jardim do Tempo, contando a história da Festa das Flores; concerto de música erudita; plantio de mudas de flores, com a participação de cinco mil alunos da rede municipal; inauguração do Relógio das Flores; semana gastronômica, com pratos à base de flores; e Festival da Cerveja, no Mercado Público. O governador do Estado, Raimundo Colombo está confirmado como patrono da festa.  “A Festa das Flores mobiliza os joinvilenses. Além de um belo espetáculo, estimula o turismo e o cuidado com a cidade. As flores não estão apenas na mostra da Expoville, mas no dia a dia das pessoas”, comentou o governador ao aceitar o convite de patrono.

O público acorre com entusiasmo para apreciar tanta beleza  

As mudanças serão notadas no formato da festa, em função da remodelação da Expoville pelo e no seu tamanho, visto haver mais opções de lazer e entretenimento; na sua programação, com atrações de diferentes gêneros, buscando contemplar todos os públicos; na sua abrangência, por meio de ações interativas que acontecerão durante todo o período da festa, em diferentes locais da cidade; e no seu calendário de eventos paralelos, que serão realizados nas áreas rural e náutica de Joinville. Para o presidente da AJAO, Wilson Quandt, os 75 anos de história merecem ser celebrados de forma especial. “Há cem anos Joinville é considerada a Cidade das Flores e há 75 a Festa das Flores celebra essa tradição que está presente no dia a dia e na alma do joinvilense. Estamos trabalhando para presentear o público com uma festa que retribua todo o amor que a nossa cidade tem pelas flores”, declara Quandt. A disseminação das flores por toda a cidade, não apenas durante o período da Festa, é incentivada pelo prefeito Udo Döhler: “A Festa das Flores simboliza fielmente o que é Joinville. Fazer da nossa cidade um bom lugar para viver inclui o culto permanente à cidade das flores”. O calendário oficial da 75ª Festa das Flores terá início no dia 4 de outubro, quando será realizado o lançamento do evento, com uma grande festa e show especial no Centreventos Cau Hansen. Os ingressos para a 75ª Festa das Flores custarão R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 (meia-entrada). Menores de 10 anos e maiores de 60, não pagam. Estudantes pagam meia-entrada, mediante apresentação da carteira de identificação. Na quarta-feira (13/11), a entrada será franca durante todo o dia. Já na quinta-feira (14/11), a programação é especialmente dedicada ao público da Melhor Idade.

Seminário de Boas Práticas 

O Joinville Região Convention & Visitors Bureau, participou no dia 23 de agosto, do 3º Seminário de Boas Práticas, promovido pela Federação de Convention & Visitors Bureau que aconteceu no Centrosul em Florianópolis. Representantes de nove CVB`s do estado estiveram presentes no evento, bem como  o superintendente do São Paulo CVB, Toni Sando, que apresentou o destino São Paulo e a atuação do SPCVB. Na oportunidade, o Joinville Região CVB, compartilhou a experiência da realização da Rodada de Negócios, que é promovida anualmente, como forma de aproximar fornecedores e potenciais clientes. 

Joinville recebe Top Turismo ADVB/SC 2013


Alunos da rede pública de ensino, conhecendo nascentes nas áreas rurais de Joinville 

O Viva Ciranda, projeto de turismo rural pedagógico de Joinville, foi um dos ganhadores do Prêmio Top Turismo ADVB/SC – Medalha João Batista Sérgio Murad – Beto Carrero. O resultado foi anunciado na sexta-feira,  4pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC), e comemorado pela Fundação Turística. O Top Turismo ADVB/SC tem como objetivo reconhecer lideranças, empreendimentos e ações públicas ou privadas que contribuam para o crescimento do turismo catarinense. A comissão analisou critérios como criatividade no contato com o público alvo, estratégias adotadas e resultados obtidos, dos projetos apresentados. A cerimônia de premiação do Top Turismo ADVB/SC acontece no dia 1º de outubro, no Parque Beto Carrero. Na ocasião, será revelado o projeto Top One, case de maior nota entre os premiados. 

Espaço Expositivo Juarez Machado

O recém criado Espaço Expositivo Juarez Machado, no foyer do Teatro Juarez Machado, recebe mais uma mostra: a exposição de Arte Digital “A causa do Caso”, do artista italiano Gibell. O evento é promovido pela Escola Livre de Artes (ELA) da Udesc, com o apoio da Fundação Cultural de Joinville e do Circolo Italiano di Joinville. Gianfranco Campana, conhecido como Gibell, nasceu no Trentino, Itália em 1950. Com quase quatro anos de idade veio com os pais para o Brasil, onde permaneceu até 1968. exposição traz 16 quadros pintados digitalmente, com técnicas únicas na Itália, já expostas em diversas mostras e galerias internacionais. Ficará  aberta para visitas até 26 de setembro, de segunda à sexta das 9 às 17h, com entrada gratuita. 

Estudo de Demanda Turística

Estudo da Demanda Turística Internacional confirma Florianópolis como o segundo destino turístico de lazer mais visitado por estrangeiros. A pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo traz informações sobre o perfil e hábitos do turista estrangeiro que visitou o Brasil em 2012. Realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe),  o estudo apura, entre outros dados, a procedência, perfil, gastos, principais destinos, motivação da viagem e grau de satisfação do turista internacional. Foram ouvidos mais de 31 mil viajantes em 15 aeroportos e 10 postos de fronteira terrestre.

Quem visita quer voltar

A intenção de retorno ao Brasil é de 95,7% entre os visitantes internacionais. Os serviços mais bem avaliados são a hospitalidade (97,7%), a gastronomia (95,5%) e a hospedagem (93,2%). O Brasil recebeu um número recorde de turistas estrangeiros no ano passado, de acordo com o estudo de Demanda Turística Internacional, divulgado pelo Ministério do Turismo. O levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) revela que 5,67 milhões de estrangeiros visitaram o país em 2012. A Argentina se mantém na primeira posição como emissor, com 29% (1,67 milhão), seguida pelos Estados Unidos (586 mil). A Alemanha, com 258 mil visitantes ultrapassou o Uruguai (253,8 mil) e conquistou a terceira colocação. Os maiores emissores de turistas são da América do Sul (50%), seguidos pelos europeus (29%) e norte-americanos (13%). A maioria dos estrangeiros vem a lazer (46,8%), uma parcela menor, porém importante pela média de gastos no país, vêm a negócios (25,3%) e os demais chegam ao país para visitar parentes, destinos religiosos, fazer cursos e compras (27,9%).  


Fecomércio consegue a exclusão das gorjetas 

A Secretaria de Estado da Fazenda atendeu o pleito da Fecomércio-SC e determinou a exclusão da gorjeta da base de cálculo do ICMS incidente sobre o fornecimento de alimentação e bebidas em bares, restaurantes, hotéis e estabelecimentos similares em Santa Catarina. A medida foi publicada no Decreto nº 1677, do dia 15 deste mês, incorporando o Convênio ICMS 23/2013 à legislação tributária e passou a valer desde o dia 1º de agosto. O decreto regulamenta o benefício da exclusão da gorjeta no cálculo do ICMS e define que o valor não poderá ultrapassar 10% da conta e deverá ser registrado no cupom fiscal com a descrição da palavra "Gorjeta". O benefício tributário também foi estendido às empresas que optam pelo Simples Nacional.

Empresas de turismo no Cadastur 

Itapema é um dos balneários mais bonitos do Sul do Brasil 

Os municípios de Itapema, Porto Belo e Bombinhas estão organizando uma ação conjunta de sensibilização para o cadastramento de prestadores de serviços envolvidos com a atividade turística. O Cadastur é um sistema do Ministério do Turismo para formalizar e oferecer aos turistas informações de serviços com credibilidade, para melhor atender a todos. O sistema também é uma forma de legalizar os prestadores de serviços em turismo no Brasil. Assim, contribui para dar credibilidade ao setor perante os consumidores. Além de auxiliar na divulgação desses prestadores de serviço no mercado internacional, através das políticas públicas, do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). O cadastro é gratuito e obrigatório por Lei, (nº 11.771), para as seguintes empresas: meios de Hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos,  guias de turismo e ainda em caráter opcional por restaurantes, cafeterias e bares, centros de convenções, parques aquáticos entre outros. Veja site www.cadastur.turismo.gov.br, ou ligue para (47) 3267-1593.


Marta Rossi é homenageada no Peru



A diretora do Festival do Turismo de Gramado, Marta Rossi foi homenageada durante o Workshop Brasil Destino Sensacional, promovido pelo Instituto Brasileiro de Turismo - Embratur, em parceria com a Embaixada do Brasil no Peru e Comitê Descubra Brasil, em Lima, na última terça-feira (27). Ao dedicar o troféu, a gerente geral do comitê no Peru, Norma Navarro, destacou o Festuris como a principal ferramenta para a consolidação do mercado de turismo entre o Rio Grande do Sul e o Peru. “O evento com certeza abriu portas para aproximar o Brasil, especialmente o Rio Grande do Sul e Gramado, do nosso país”, afirma Norma. Em 2012, quase 92 mil peruanos visitaram o Brasil. O país ocupa o 14º lugar no ranking de emissão. “O Peru é um dos mercados promissores para o Brasil, pela proximidade geográfica e o crescimento econômico entre as duas nações”, explica a diretora de Mercados Internacionais da Embratur, Leila Holsbach. Marta ficou emocionada com a surpresa, que ela dedica a sua parceira Sílvia Zorzanello, já falecida, e que anos atrás iniciou o relacionamento com o Peru. A 25ª edição do Festuris acontecerá de 7 a 10 de novembro.


RS fará a abertura do Festuris 2013

Está confirmada a realização da festa de abertura do 25º Festival do Turismo de Gramado sob a organização do Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual do Turismo - Setur-RS. A partir das 22 horas de 7 de novembro (quinta-feira), após a solenidade oficial do Festuris, no Palácio dos Festivais, os participantes serão convidados a prestigiar o evento na Sociedade Recreio Gramadense. A exaltação à cultura gaúcha deve ganhar destaque sob o comando de Abgail Pereira, que é uma das homenageadas com o troféu “Amigos do Festival” em 2013.

Atrações 

Faltando pouco mais de dois meses para a realização do Festuris, a grade de programação do evento tem confirmadas atrações paralelas além do congresso e da feira de negócios, que ocorrerão nos dias 8 e 9 de novembro (sexta-feira e sábado). Noite de Apresentação – junto com a Laghetto Hotéis, que comemora 25 anos junto com o Festuris e o novo hotel da rede, o Laghetto Viverone Moinhos, em Porto Alegre, que será inaugurado no próximo mês e sediará a tradicional festa de apresentação do evento, no dia 10 de outubro, a partir das 19 horas. 


Futebol do Festival

Realizado desde a primeira edição da feira, o Futebol do Festival ocorrerá no dia 9 de novembro, a partir das 9 horas, no Hotel Continental, em Canela. Já estão confirmados TAM, Costão do Santinho, Fly Tour e Brocker Turismo como patrocinadores. São aguardadas cerca de 800 pessoas de todo o trade turístico na confraternização, marcada por um almoço após as partidas. Informações no www.festurisgramado.com

21º Ecomac Sul em Canela

O 21º Ecomac Sul, promovido pela Associação dos Comerciantes de Matérias de Construção de Porto Alegre – AcomacPOA, juntamente com a Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção (Anamaco) consolida-se como um dos maiores encontros diversificados de empreendedores comprometidos com os rumos progressivos do mercado econômico e financeiros do Estado. O encontro ocorrerá no Hotel Laje de Pedra, em Canela, de 12 a 15 de setembro e são esperados cerca de 900 participantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Exercícios a bordo da TAP

Procurando oferecer uma viagem saudável a bordo de suas aeronaves, a TAP dá sugestões como beber bastante líquido devido o ambiente seco, principalmente água. Para prevenir problemas de circulação ou dores no corpo, evite permanecer de pernas cruzadas e levante-se de vez em quando para andar um pouco, a menos que a tripulação não recomende. E se sentir algum mal-estar, avise imediatamente um comissário de bordo que está treinado para lidar com as mais variadas situações. 


Litoral Verde Viagens

Desde a sua fundação, em 2003, a Litoral Verde Viagens se consolida a cada dia como uma das principais operadoras de resorts, hotéis boutique, pousadas de charme no Brasil e roteiros diferenciados pelo mundo. A pesquisa e a busca contínua por produtos diferenciados e exclusivos, aliado a frequentes visitas técnicas de monitoramento do padrão dos serviços, faz da empresa referência no quesito qualidade.  Atualmente, são mais de 30 hotéis boutique na exclusiva Linha Essencial, que traz produtos minuciosamente personalizados para os clientes Litoral Verde. 

32ª Expoflora começa dia 30


A Expoflora, em Holambra - SP começou no dia 30 de agosto, dando as boas vindas à primavera e mostrando as tendências de flores e plantas ornamentais nas cores verde e amarelo, uma aposta dos produtores de Holambra no paisagismo e decoração para a Copa do Mundo. O foco são os hotéis, as empresas, os restaurantes, as residências e até os estádios. Nessa linha do verde e amarelo estão os sunpatiens, as callas, os hibiscos, os lírios da linha Brasil, as alstroemeria hybridas e até uma orquídea verde, colorida artificialmente. O trevo de quatro folhas, cultivado em grandes canteiros para atrair muita sorte, também traz as cores da bandeira brasileira e, por isso, volta com tudo nos vasos e jardins fortalecendo a torcida pela seleção. Saiba mais em www.expoflora.com.br.