quarta-feira, 9 de outubro de 2013

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP



DESTAQUE NO TURISMO


O “Troféu Beto Carrero de Excelência no Turismo 2013” já está em Piratuba. O Parque Termal do município foi escolhido, por visitantes e pela SANTUR, o melhor empreendimento turístico de Santa Catarina. Autoridades municipais estiveram na cidade de Penha, na noite da última terça-feira, para receber o prêmio. O prefeito Claudirlei Dorini, o secretário de Turismo, Adélio Spanholi e o diretor Presidente da Companhia Hidromineral de Piratuba, Mauri Lenhardt, receberam do deputado Estadual Gilmar Knaesel, o troféu de primeiro lugar na categoria “Empreendimento”. A cerimônia de entrega foi realizada no Parque Beto Carrero World. Membros do Conselho Municipal de Turismo de Pirtatuba também participaram do evento. Anualmente a SANTUR faz este reconhecimento para a personalidade, o município e empreendimento que mais contribui para a divulgação e desenvolvimento turístico do estado. 


A escolha passa por duas fases. Na primeira, é o voto popular, através do site oficial da SANTUR, que elege os destaques. No segundo momento, os primeiros colocados são avaliados pelo Conselho Estadual de Turismo, que aí sim, define os vencedores. O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowski, parabenizou Piratuba e destacou que a premiação é um reconhecimento importante para os vencedores. “Quando se fala em turismo no Estado de Santa Catarina, Piratuba é um dos ícones sempre. O trabalho feito no município é destaque, o Parque Termal também, e é por isso que foi agraciado com este prêmio”, elogia. “Além do reconhecimento das pessoas que viajam por SC, o Parque Termal de Piratuba passou pelos rigorosos critérios de avaliação do Conselho Estadual de Turismo, por isso merece o prêmio, sem dúvidas”, ressaltou Walendowski.


ESTRUTURA DE COMUNICAÇÃO

A ESTRUTURA de Comunicação, agência de Florianópolis, foi a responsável pela produção do case Mountain Do Praia do Rosa – Evento esportivo com potencial de multiplicador turístico na baixa temporada, um dos grandes vencedores da noite desta última quarta-feira no Beto Carrero World. O Mountain Do Praia do Rosa, que é realizado pela Sports Do, recebeu em 2012 cerca de 1,2 mil inscritos na prova, que é aguardada pelos empresários da região devido ao potencial turístico. Durante o Mountain Do a ocupação chega a 90%, número que supera a média da alta temporada. Além do trabalho de Assessoria de Imprensa, que visa mediar o relacionamento entre a imprensa, a ESTRUTURA de Comunicação também realiza projetos diferenciados, visando atender todas as necessidades de comunicação dos seus clientes. 


Entre esses projetos especiais estão a produção de livros, revistas,  conteúdos para sites e mídias sociais, relatórios anuais e pesquisa e produção de cases. Entre os últimos trabalhos realizados pela equipe da ESTRUTURA de Comunicação e estão a revista Universo Ferretti, publicação de luxo Grupo Ferretti Brasil e a edição e organização do livro Ferramentas da Administração, da ADM S.A. Na foto ss sócios da Sports Do Eduardo Gutierrez, André Andrade, Doreni Caramori e Kiko Neto, com Karyna Pereira e Roberta Tomasini, da ESTRUTURA de Comunicação, e Fabiana Bessen, responsável pela pesquisa do case vencedor.

CONVENTION BUREAU

Com o intuito de promover cada vez mais Balneário Camboriú como destino turístico de eventos e negócios, o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau tem investido cada vez mais na captação e no apoio de eventos para a cidade. Somente neste ano, a entidade já tem confirmado o envolvimento em 39 eventos, um aumento de quase 25% com relação a todo o ano passado. De janeiro a setembro deste ano, os eventos com participação do Convention Bureau tiveram uma movimentação de público de mais de 16 mil pessoas, gerando um impacto econômico superior a R$6 milhões na cidade.  Para a Presidente do Convention & Visitors Bureau, Margot Rosenbrock Libório, este aumento no número de eventos é resultado de vários investimentos do poder público e da iniciativa privada no que se refere a infraestrutura voltada para o turismo. 


Vale salientar que, de acordo com dados do Ministério do Turismo, o turista de negócios e eventos, tanto o doméstico quanto o internacional, costumam apresentar características comuns, como escolaridade superior, poder aquisitivo elevado, além de gastos mais elevados em comparação com outros segmentos. Opinião essa compartilhada por Margot, que ressalta que o turista de negócios chega a gastar, em média, três vezes mais do que o turista de lazer gasta, além do que, movimenta mais de 50 segmentos da cadeia produtiva do turismo em épocas de sazonalidade.


TAXAS DE TURISMO

Enquanto isso, para "ajudar", a "Comissão" de Turismo e Desporto aprovou o Projeto de Lei 5402/09, que destina parcela da Tarifa de Embarque Internacional e do correspondente Adicional de Tarifa Portuária (Ataero) para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e para o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). A Portaria 861/97, do então Ministério da Aeronáutica, determinou o aumento da Tarifa de Embarque Internacional e do correspondente Ataero. O objetivo do projeto é alterar a destinação dos recursos decorrentes desse aumento, que, caso o texto seja aprovado pela Câmara, passarão a ser considerados receita próprias da Infraero e da Embratur, sendo igualmente dividido entre as duas entidades. 


A isso se dá o nome de picaretagem pois, afinal de contas, quem sempre acaba pagando o pato e alimentando o cabide de empregos da embratur/infraero, somos nós o os consumidores, sabedores que somos que este dinheiro vai para lugar algum, aliás, vai, para um poço sem fundo e absolutamente nada melhora, continuamos embarcando e desembarcando em "puxadinhos", denominados aeroportos internacionais a exemplo do nosso Aeroporto Hercílio Luz, onde om passageiro embarca e desembarca na pista, sem fingers, com chuva, vento sul/nordeste e com apenas uma pista de pouco e decolagem. Já em João Pessoa a reclamação é geral, do consumidor à agências de viagens. Não tem WIFI, não tem 1G, 2G, 3G, 4G e a OI, responsável pela telefonia diz que nada pode fazer porque o "armário de telefonia" não tem mais suporte. Diversas correspondências já foram enviadas a infraero que absolutamente nada faz a respeito, tão pouco EXIGIR que a OI coloque a disposição do terminal mais um armário de comunicação resolvendo o problema. 


No Entanto, para se criar aumento de tarifas não se pensa duas vezes. Se hoje está assim, pensem na copa do mundo e, a bem da verdade, é justamente pensando na copa do mundo, com a chegada dos turistas internacionais é que eles "pensaram" em aumentar as tarifas. Essa gente realmente é nefasta , pois sabemos que o dinheiro arrecadado vai para um "maldito poço sem fundos". 


INFREAERO

Falando nisso, a incompetência desse cabide de empregos é gritante. Ficou para 15 de outubro o final das obras de instalação do novo sistema antineblina no aeroporto Salgado Filho, que se arrastam a partir de verborragias da Infraero, desde o século passado. A última previsão era setembro deste ano. Desta vez, a Infraero disse que o adiamento "é culpa é das chuvas de agosto". É que a estatal não sabia que agosto é, caracteristicamente, um mês chuvoso no RS.  Resta agora torcer para que novo adiamento não transfira o início da operação do sistema para primeiro de abril... A propósito, em seu saite, a Infraero anuncia que "pratica um plano de obras arrojado, executado com receita própria, em praticamente todos os aeroportos por ela administrados e que gera mais de 50 mil empregos em todo o Brasil". Bota cabide de empregos nisso !!

DIA DAS CRIANÇAS


Gustavo Kuerten marcou presença num evento com motivos para comemoração em dobro: o Encontro da Integração dos Núcleos Esportivos do IGK celebrou antecipadamente o Dia das Crianças, e os dez anos de edição de uma festa que reúne anualmente os educandos do IGK da Grande Florianópolis. O tricampeão de Roland Garros se divertiu com as 530 crianças, adolescentes e pessoas com deficiência que frequentam as atividades do programa Campeões da Vida que utiliza o esporte para facilitar a inclusão social dos jovens. O trabalho do IGK representa uma conquista, e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade. Fundado em 2000, o Instituto Guga Kuerten, promove ações sociais em todo o Estado de Santa Catarina. 


Guga participou do Encontrão do IGK ao lado da mãe, Alice Kuerten, responsável pelo Instituto, do irmão, Rafael Kuerten que preside o Grupo Guga Kuerten, dos sobrinhos (Leonardo, Gabriel, Larissa e André) e da filha, Maria Augusta. “Meu principal sonho é continuar envolvido nas ações coletivas para retribuir as alegrias que o tênis me proporcionou”, declarou o anfitrião da próxima Semana Guga Kuerten, evento que começa no próximo dia 10, em Florianópolis.  Foram cinco horas de brincadeiras, abraços e muitas fotos. “Com toda essa energia vou ficar recarregado, pelo menos, até o final do ano. Já me sinto preparado para enfrentar Nadal, Federer e quem mais for preciso”, concluiu.

OUTUBRO ROSA


Para estimular o diagnóstico precoce do câncer de mama, o Hotel Renar não ficou de fora. Durante o mês de outubro, uma faixa ficará exposta na fachada, todos os colaboradores do Hotel e do Restaurante das Estações estão usando a fitinha símbolo da campanha e, em algumas ocasiões, o tradicional uniforme das colaboradoras será substituído por camisetas rosa que fazem referência ao movimento. Parte da renda obtida com a venda das camisetas será encaminhada à Rede Mulher de Fraiburgo. 


No ano passado o número de mamografias realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS), por mulheres na faixa prioritária – de 50 a 69 anos – cresceu 37% em comparação com 2010. Os procedimentos somaram 2,1 milhões no ano passado, contra 1,5 milhões em 2010. Se incluídas todas as faixas etárias, o número de exames realizados no último ano atingiu a marca de 4,4 milhões, representando um crescimento de 26%.


BETO CARRERO

Neste mês, que chama a atenção para ações de combate ao câncer de mama, o Parque Beto Carrero também exalta a importância da data junto com as colaboradoras. Por isso, vai oferecer um exame de mamografia para as funcionárias que estiverem interessadas, com mais de 40 anos. A ideia, conforme explica o diretor de Comunicação Interna, Qualidade e Incentivo, Geninho Goes, é baseada no planejamento que o Parque elaborou para os colaboradores. De acordo com ele, a intenção é incentivar o cuidado e trabalhar com a prevenção. Dentro do Parque, cerca de 50 mulheres se encontram nesta faixa etária e podem se inscrever para fazer o exame. Além de custear o procedimento, o Parque também irá agendar o exame e se encarregar do transporte até a Unimed, em Itajaí, ainda neste mês. De acordo com Geninho, esta é apenas uma das ações estabelecidas para 2013 com foco na saúde do colaborador. 


Clique na imagem para ampliá-la 

Outros projetos como atividades envolvendo fumantes, prevenções contra o vírus HIV, e pessoas com sobrepeso, também estão em andamento ou já foram agendadas. Nesta semana, representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer visitaram o Parque para dar mais instruções sobre o assunto e distribuir materiais informativos. Junto com a visita, o BCW também elaborou alguns detalhes diferenciados, para chamar ainda mais a atenção dos colaboradores: laços rosas foram espalhados pela área de bastidores e distribuídos entre os colaboradores. 


TEATRO FLORIPA

Comemorando 20 anos, o Floripa Teatro - Festival Isnard Azevedo movimenta o calendário cultural da cidade no mês de outubro. A edição de 2013 começou neste final de semana, com participação de 25 grupos e coletivos teatrais de sete Estados do país, oferecendo programação gratuita, com qualidade, para diferentes públicos e faixas etárias ao longo de sete dias. A abertura do festival aconteceu neste sábado no Teatro Ademir Rosa / CIC, com apresentação do espetáculo Viúva, Porém Honesta, obra de Nelson Rodrigues encenada pelo premiado grupo Magiluth, de Recife (PE). Até 12 de outubro, adultos e crianças vão poder conferir a agenda do festival, que este ano soma 68 apresentações em 25 espaços na Ilha e região continental, divulgando diversas linguagens teatrais. 

Clique na imagem para ampliá-la

No sábado (12), Dia das Crianças, a programação tem como destaque a peça Gigantes de Ar, que foi apresentada pela Cia Pia Fraus, de São Paulo (SP), no Teatro Ademir Rosa. Participam da edição 2013 grupos teatrais convidados e selecionados de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Ceará, Pernambuco e Paraíba, além de um espetáculo da Austrália. O Festival Isnard Azevedo é uma realização da Prefeitura da Capital, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). O evento conta com apoio da Tractebel Energia, Sesc, Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart/Udesc), Fundação Catarinense de Cultura e Associação Cultural Alquimídia.

ENUTURISMO & FESTURIS


Uma das marcas do Festival do Turismo de Gramado é a organização da feira por segmentos, o que fortalece a realização dos negócios entre os profissionais participantes. E um dos espaços que se destaca é o Salão do Enoturismo, que chega à segunda edição e será lançado oficialmente na próxima sexta-feira (11), durante a Festa da Champanha (Fenachamp). Este salão, coordenado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), será apresentado em Garibaldi pelo diretor-executivo da entidade, Carlos Raimundo Paviani. O salão terá expositores específicos do setor, além de painéis explicativos sobre o tema.


O acordo foi firmado após visita da diretora do Festival do Turismo de Gramado Marta Rossi e da gerente comercial do evento, Rose Ott, à secretária do Turismo de Garibaldi, Ivane Fávero, no último dia 19. Elas definiram detalhes do salão e do lançamento, além de conferirem o local de realização da festa. 


Para Paviani, o Festuris é uma oportunidade única para divulgar o setor: “Nossa expectativa é que o Salão de Enoturismo no Festival do Turismo seja, mais uma vez, uma plataforma importante para a promoção dos diversos destinos de enoturismo que temos no Rio Grande do Sul e no Brasil. Cada vez é maior o interesse por vinhos e pelo processo de produção de uvas e vinho. Por isso, o enoturismo transforma-se em importante ferramenta para construção da imagem, pois permite aos visitantes vivenciar experiências e, para as vinícolas, transforma-se num canal de comercialização direta dos produtos vitivinícolas, do suco de uva aos vinhos e espumantes”, lembrou. 

DESTINOS ENOTURÍSTICOS

Já a secretária Ivane Fávero lembra da importância do governo do Estado, do Ibravin e da empresa promotora do evento como grandes responsáveis pelo aumento de turistas na região: “A Fenachamp tem a honra de receber o lançamento do Salão de Enoturismo, importante segmento do Festival de Turismo de Gramado. A consolidação do Rio Grande do Sul como um dos principais destinos enoturísticos do Brasil e do mundo passa pelo trabalho realizado pela Marta Rossi & Silvia Zorzanello, juntamente com o governo do Estado e o Ibravin, no sentido de termos um espaço destinado à promoção deste segmento do turismo que tanto identifica nossa região. A proximidade da Fenachamp com o Festuris enriquece nosso evento e volta-o ao trade turístico estadual. Em novembro participaremos do Salão do Enoturismo, divulgando a Rota dos Espumantes e a Estrada do Sabor. O lançamento do Salão de Enoturismo na Fenachamp faz com que o Festuris se aproxime das vinícolas que recebem turistas e das rotas enoturísticas, que estarão expondo no evento mais festivo do setor."


FENACHAMP

Com mais de 30 anos de história, a Festa Nacional do Champanha (Fenachamp) apresenta sua 12ª edição. Com sede em Garibaldi, a Fenachamp promove apresentações artísticas em todos os horários de funcionamento da festa. Além disso, também oferece aos visitantes cursos de degustação de espumantes, onde as vinícolas expositoras têm a oportunidade de apresentar seu produto e incentivar o consumo do mesmo. Também são realizados cursos de gastronomia, onde o principal ingrediente do prato culinário é o espumante. Em 2011, durante os 14 dias do evento, foram totalizados 70.598 visitantes e 24 mil garrafas de espumantes comercializadas. Neste ano, a festa ocorrerá de 3 a 27 de outubro, no Parque de Exposição da Fenachamp.

O FESTURIS

Em 2013, o Festival do Turismo de Gramado chega à 25ª edição e abordará com força o tema sustentabilidade, em mais uma antecipação às principais tendências do mercado mundial. Com uma feira de negócios que é frequentada por um púbico altamente qualificado e com poder de decisão, durante dois dias de intensa atividade mais de 14 mil profissionais circulam pelos 20 mil metros quadrados de feira, conferindo os mais de 2.600 expositores, que são distribuídos em cerca de 400 estandes. O Festuris 2013 se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado.

OKTOBERFEST EM GRAMADO

O Maggiore Lounge Bar, um dos cinco restaurantes do Serrano Resort Convenções & Spa (unidade da GJP Hotels & Resorts em Gramado, na Serra Gaúcha), promove a Oktoberfest, festa típica alemã. O evento acontece até o próximo dia 12 de outubro e tem gastronomia e cultura germânica em parceria com a cervejaria Rasen Bier. O bar recebeu decoração especialmente preparada para a ocasião e a equipe de atendimento estará vestida a caráter. Uma bandinha alemã toca diariamente no local, das 19h à 0h, e nas sextas-feiras tem apresentação de danças típicas germânicas. Um cardápio com o melhor da gastronomia foi elaborado pelos chefs, com petiscos como verschiedene würstchen (mix de salsichas com vinagrete) e pretzel com manteiga, saladas como a kartoffelsalat (de batata), entradas (como a gulaschsuppe im brot serviert, sopa goulash servida no pão) e pratos como o rippenspeer (carré suíno defumado sobre chucrute com batata coquinho). Para nachtische (sobremsa), haverá delícias como o apfelstrudel (folheado de maçã com canela e passas acompanhado de sorvete de creme) e zimmt-nusskuchen, vanilleeis mit warmer rotweinsauce (bolo de canela com nozes acompanhado de sorvete de creme e calda de vinho quente).


Minha casa em gramado é considerada pela revista Veja o melhor hotel de montanha do País, o Serrano Resort Convenções & Spa tem tudo o que se espera de um resort de alto padrão: excelente infraestrutura, conforto, requinte e ótima gastronomia. Localizado na fenomenal Gramado (RS), oferece 272 apartamentos elegantemente decorados e cercados por um bosque natural de araucárias, seis restaurantes, spa, recreação e outras atrações. Vale lembrar que a GJP Hotels & Resorts é a rede hoteleira responsável pela administração de empreendimentos localizados em Maceió (AL), Natal (RN), Porto de Galinhas (PE), Aracaju (SE), Foz do Iguaçu (PR), Itacaré (BA), Gramado (RS) e São Paulo (SP). Atualmente, desenvolve projetos em Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES). Fundada em 2005 pelo empresário Guilherme Paulus, a GJP conta com mais de 1.300 colaboradores que trabalham diariamente para garantir a melhor experiência em hospedagem nos melhores destinos do Brasil.


ALPEN BLIZZARD

Com a chegada da Primavera, a Serra Gaúcha deixa de lado as baixas temperaturas e abre espaço para um clima mais ameno e ruas mais floridas, proporcionando inúmeras opções e atrações ao ar livre. Uma das sugestões para esses momentos de contato com o meio ambiente é o Alpen Park, localizado em Canela (RS), que conta com diversas atividades para empolgar crianças e adultos.  A Alpen Blizzard, montanha russa do parque, é um dos destaques do empreendimento. Podendo ser operada com um ou dois trens, com capacidade para 12 pessoas em cada um, a atração executa um percurso de 438 metros e chega a uma altura de 15 metros, o que possibilita a incrível vista do parque, localizado no topo de um vale de montanhas que corta a Serra Gaúcha.  Alcançando uma velocidade média de 55 km/h, adrenalina e diversão são os melhores adjetivos para resumir o passeio, que dura, em média, dois minutos. 


Essa é uma atividade que sempre desperta a atenção do visitante. Além de proporcionar uma aventura emocionante, quem opta pela Alpen Blizzard tem a oportunidade de apreciar uma vista deslumbrante a uma altura de 15 metros?, destaca diretor do parque, Renato Fensterseifer. Para completar o variado leque de atividades ao ar livre que o Alpen oferece estão algumas opções de atrações radicais, como rapel, escalada, bungee trampolin, arvorismo e tirolesas. O parque também conta com o Super Salto, que envolve a força da gravidade, possibilitando a sensação de liberdade de estar voando. São cordas elásticas, firmemente amarradas à pessoa, que é lançada para o alto, chegando até 20 metros de altura. Para completar, o parque ainda apresenta passeios de quadriciclo, realizados pela mata nativa da região, e a pista de trenó, com uma descida de 950 metros repleta de curvas.  Localizado a cinco minutos do centro de Canela (RS), o Alpen Park se destaca como um dos parques que mais traz novidades aos seus visitantes. Inaugurado em 2003, consolidou-se como um dos maiores complexos de aventura, diversão e de entretenimento da Serra Gaúcha, registrando um crescimento de público a cada ano. 

Cantina del Viculo - Gramado - RS

VOLTA AO MUNDO - Nelci Terezinha Seibel




Festa das Flores 2013

As orquídeas comandam o espetáculo, mas outras flores compõem o colorido cenário

Com uma série de inovações, a 75ª Festa das Flores já iniciou no dia 4 de outubro com show do grupo “Só Prá Contrariar” e continuará com  atividades envolvendo diversos segmentos da comunidade, até o dia 17 de novembro. No dia 12 de outubro, próximo sábado será eleita a rainha e as princesas da festa, na Sociedade Rio da Prata, seguida de baile. Haverá Galeria de Arte, Túnel Sensorial, variada gastronomia, Stammtisch, Mercado de Pulgas, diversos shows nacionais entre outras atrações. A festa abre dia 12 de novembro, quando o horário de funcionamento será no primeiro das 14h às 22h e nos demais dias, das 9h às 22h. O ingresso custará R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 para estudantes, enquanto crianças até 10 anos e maiores de 60 anos não pagam. No dia 14.11 haverá programação especial para o público da Melhor Idade, com manhã e tarde dançantes. A tecnologia também estará presente na 75ª Festa das Flores, especialmente para reunir dados e contabilizar resultados. A Festa das Flores 2013 foi apresentada à imprensa e autoridades no dia 4 de outubro, na sede da AJAO, pelo presidente da Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas, Wilson Quandt e pelo presidente da Fundação Turística, Serginho Ferreira.    

Eventos e Ideias

Nessa terça-feira (8), o Joinville Região Convention & Visitors Bureau realizou mais um Eventos e Ideias, na sede da CDL. A proposta do encontro foi apresentar aos associados e parceiros, os próximos eventos programados para serem realizados em Joinville, com intuito de preparar a cidade para recebê-los. 75ª Festa das Flores, CONEMB – Congresso Nacional das Engenharias da Mobilidade pela UFSC e Encontro Regional de Vendas pela CDL, cada um com 20 minutos. Os participantes foram recepcionados com um welcome coffee e a programação seguiu até as 10h.  

Reunião do COMTUR

O Conselho Municipal de Turismo de Joinville, sob a presidência de Rosicler Dedekind realizará nesta quinta-feira (10) a sua reunião mensal, às 8h, na Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, à Av. José Vieira 315.

Trajes típicos na Oktoberfest



A Oktoberfest 2013 segue movimentada e muita alegria. Trajes típicos são um dos atrativos e a Secretaria de Turismo aproveita para apresentar as regras do traje, conforme portaria, elaborada pela Secretaria de Turismo e Parque Vila Germânica e pela Fundação Cultural, com o suporte da Associação de Grupos de Caça e Tiro de Blumenau e da Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí. Chapéus, tiaras floridas, meias, vestidos típicos, blusas com mangas bufantes são algumas peças essenciais para homens e mulheres que pretendem curtir a 30ª edição da Oktoberfest tipicamente trajados. As roupas retratam as tradições dos colonizadores alemães e dão um charme especial para a maior festa alemã do Brasil. Quem vai de traje típico tem não paga ingresso de domingo a quarta-feira, e de quinta a sábado paga meia-entrada ao entrar na Vila Germânica.  

Características

O traje masculino é composto de chapéu (de uso opcional), em vários tons e forrado de pins; suspensório de couro ou embutido do mesmo tecido e cores da bermuda; colete (de uso opcional), de cor idêntica ou de tons que combinem com a bermuda ou a calça e camisa de tecido, com colarinho, de manga curta ou comprida, lisa e em tons claros ou xadrez. A bermuda, calça longa ou até a altura do joelho; meia, de uso obrigatório, na altura do joelho, com sapato ou botina fechado nas cores marrom ou preto também são consideradas peças que compõem o traje típico. Gregas no suspensório não fazem parte do traje. 

Traje feminino

Para os trajes femininos, são considerados características típicas o chapéu ou tiara florida (de uso opcional), blusa em tons claros ou xadrez, com mangas bufantes, acompanhada de colete, que não deixe a barriga à mostra e que combine com as cores do traje; avental, também de uso opcional, em tons combinando com o traje; vestido típico ou saia, com detalhes em renda ou bordado, de comprimento longo ou até a altura do joelho; meia na altura do joelho e sapato ou sapatilha fechados. Saiba mais no site: www.oktoberfestblumenau.com.br.

Príncipe no Hotel Ritta Höppner

O Hotel Ritta Höppner Residenz, Gramado/ RS, receberá o príncipe da Baviera, Heinrich Prinz Von Bayern, de 3 a 5 de outubro. Neste período, o hotel sediará em seu Restaurante Otto a II Semana da Bavária, de 3 a 6 de outubro, uma programação de eventos gastronômicos sob o comando do chef alemão Alexander Zimmerman, que acompanha a comitiva do Príncipe. A promoção, em comemoração ao Ano da Alemanha-Brasil 2013-2014 é de iniciativa da diretoria Executiva da Rota Romântica, do Neuschwanstein Hotels & Events e do Hotel Ritta Höppner. Almoços alemães, e o renomado Chá da Tarde, das 16 às 18 horas. O ápice da Semana da Bavária no Ritta Höppner será o jantar de 5 de outubro, com a presença do príncipe Heinrich Prinz Von Bayern. Para esta noite, foi criado um convite especial, que prevê a harmonização dos pratos desenvolvidos pelo chef com vinhos e cervejas. O ingresso custa R$ 110,00 com as bebidas, e pode ser adquirido com o presidente da Associação Rota Romântica, Cláudio José Weber, ou no Hotel Ritta Höppner (54) 9609 0075 ou 9609 0074.

O Príncipe Henrique da Baviera

Heinrich Prinz Von Bayern

Seu nome completo é Heinrich Prinz von Bayern e nasceu em Landsberg am Lech, sul da Alemanha,  em  23 de janeiro de 1986 e cresceu no Castelo de Kaltenberg. É quarto filho do Príncipe Heinrich Luitpold Rupprecht Prinz von Bayern e de sua esposa, Katrin Beatrix Wiegand, neto do Príncipe Ludwig da Baviera e de sua esposa, a Princesa Irmingard, e trineto do último Rei, Ludwig III. Como bisneto da arquiduquesa Maria Tereza da Áustria-Este, Henrique está também na linha de sucessão dos tronos da Inglaterra, Escócia, França e Irlanda. A Família Real da Baviera possui vários castelos, a maioria situada no sul da Alemanha. Também é proprietária da Cervejaria "König Ludwig", que iniciou suas atividades por volta do século XIII, no Castelo de Kaltenberg, o qual até hoje abriga as principais instalações da cervejaria. A cerveja König Ludwig tem como slogan "A cerveja de Sua Alteza Real". A cervejaria é um segmento importante do patrimônio da família, o qual pode ser pesquisado pela expressão “Reino da Baviera”.

Brilho de Natal

A menos de dois meses para o início do projeto natalino de Balneário Camboriú, a quinta edição do Brilhos de Natal movimenta equipes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) local pela montagem e complementação de parceiros para o evento de 2013. A CDL tem essa tarefa desde 2009, quando firmou parceria com a Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Sectur, para "dar vida" às comemorações do advento do Menino Jesus. "O projeto está lindo", garante o elaborador e coordenador do Brilhos de Natal, Jorge Ribas, que há duas semanas mobiliza cinco pessoas para remodelar peças de natais passados, criar novos itens e deixar tudo pronto para a abertura, marcada para 15 de novembro. O Brilhos de Natal irá iluminar Balneário Camboriú de 15 de

O sol de Araxá

Águas curativas ricas em nióbio e apatita

Araxá é uma cidade do Estado de Minas Gerais famosa por sua formação geológica rica em minerais como as águas sulfurosas e radioativas, o nióbio e a apatita. O nome "Araxá" é de origem tupi guarani e significa - de um lugar alto onde primeiro se avista o sol. Nessa região, além de, há milhares de ano terem vivido animais pré-históricos, existiu um dos maiores Quilombos de Minas Gerais, o Quilombo do Ambrósio. Os colonizadores foram atraídos principalmente pelo sal natural das águas do barreiro, hoje cidade que se tornou turística e o valor medicinal das suas águas e da lama termal a fizeram Estância Hidromineral, importante por seus banhos terapêuticos.

Atrações

O turista ao chegar a Araxá encontra várias opções de divertimento. Mas o Parque do Cristo, o Museu Histórico e o Complexo do Barreiro são os locais mais visitados, para passeios e até tratamentos. No Parque do Cristo o turista tem uma vista panorâmica de parte da cidade de Araxá, no Museu Histórico tem a oportunidade de conhecer o nióbio, observar documentos e objetos relacionados à cultura e tradições da cidade e avaliar a influência de Dona Beja, personalidade marcante, mito do século XIX. O auge do passeio acontece no Complexo Hidrotermal e Hoteleiro do Barreiro (tombado pelo IEPHA - Registrado com Categoria Conjunto Paisagístico - 1ª Metade Século XIX). É o principal atrativo turístico de Araxá, perfeito para banhos medicinais, tratamentos de pele, aromaterapia, cromoterapia, duchas, saunas, fisioterapia, ginástica, saúde e beleza. Caminhadas pelo Lago do Barreiro e visitas a Fonte Dona Beja, cuja água é a mais radioativa do Brasil, completam o roteiro. Saiba mais em http://goo.gl/otFHO2.

Mirante do Encanto


Para atender aos moradores e turistas que visitam Itapema, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico estendeu o horário de funcionamento do Mirante do Encanto. Agora o público poderá apreciar as belezas naturais da cidade, das 7h às 19h. O Mirante do Encanto fica localizado no Morro do Cabeço, no Canto da Praia, com acesso pela Rua 109 e funciona diariamente. Mais informações pelo telefone (47) 3267- 1595.

Viaja Mais

Nordeste é a região com o maior número de pacotes oferecidos pelo Viaja Mais Melhor Idade, um programa do Ministério do Turismo lançado em setembro de 2013. Do total de 356 ofertas do site, 245 ofertas são da região, 45% do total. A Bahia é o estado que oferece mais pacotes (87), seguida por Pernambuco (49) e Alagoas (42). No total são 356 ofertas nas cinco regiões brasileiras.  O objetivo do programa é movimentar o mercado brasileiro de turismo especialmente nos períodos de baixa temporada. “O programa, que atualmente tem oferta para 70 destinos do país, oferece oportunidades de viagem a um público cada vez mais numeroso”, disse o ministro do Turismo, Gastão Vieira. De acordo com a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), a população com mais de 60 anos deve movimentar R$ 1,62 bilhão no mercado de turismo este ano, 8% a mais que em 2012. 

Capacitação e workshops no Festuris

Com o foco nos profissionais de turismo, principalmente os agentes de viagens, o Festival do Turismo de Gramado aposta em 2013 na qualificação de seu público. Além da já conhecida sala de workshop, três salas de capacitação terão programação intensa durante os dois dias de feira. Além destes espaços, ocorrerá no Salão Mice Abeoc Brasil um seminário com diversos palestrantes, apresentando a força do turismo de eventos no País e no mundo. Na 25ª edição, os destinos internacionais são os principais interessados em apresentar seus atrativos e suas ações perante o mercado brasileiro, tanto que a grande maioria de painéis são de estrangeiros. África do Sul, Uruguai, Turquia e Magallanes são alguns dos que ocuparão as salas de workshop nos dias 8 e 9, sempre a partir das 14 horas. Já na sala de capacitação do evento, aparecem destinos nacionais e internacionais de grande relevância para o setor, como Vêneto, Argentina, México, Bento Gonçalves, Espanha e Las Vegas, além de uma agência especializada em intercâmbios, que é um dos segmentos que continua a crescer entre os jovens no País. Saiba mais em (www.festurisgramado.com). 

Solar Mirador Exclusive Resort


O mês de outubro é marcado pela primavera, que traz alegria e enche os olhos dos amantes da natureza. Rodeado por paisagens de tirar o fôlego, a Praia do Rosa, é a única brasileira no Clube das Baías mais belas do mundo. Em meio a este paraíso tropical, está o Solar Mirador Exclusive Resort. Com 1,8 hectares de muita beleza, o Resort tem uma estrutura diferenciada e está pronto para oferecer uma estadia inesquecível. Reservas pelo e-mail reserva@solarmirador.com.br.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

FALANDO DE TURISMO por Jeff Severino - Jornalista SC-01571-JP




SECRETÁRIO DE TURISMO
 
Ministro do Turismo Gastão Vieira e Valdir Walendowsky
 
Por conta de sua competência tanto frente à Secretaria de Turismo bem como Presidente da SANTUR - Santa Catarina Turismo S/A, Valdir Walendowsky volta a ocupar o cargo de Secretário de Estado sucedendo Beto Martins, que mesmo estando pouco tempo a frente da Secretaria, deixou sua marca e agora se despede do cargo para concorrer a deputado estadual pelo PP. A bancada do PSDB na Assembleia selou o apoio e obteve aval do governador, segundo o jornal Zero Hora. Beto Martins, frente a pasta, deixou sua marca, obtendo imenso respeito do Trade de Turismo por conta do trabalho desempenhado, sendo uma das peças chaves que permitiu que Santa Catarina conquistasse pela 7ª vez consecutiva a posição de melhor destino de turístico do País.
 
Vice Governado Eduardo Pinho, Secr. Turismo Beto Martins, Secretário  Nacional de Políticas de Turismo Vinícius Lummertz e Valdir Walendowsky
 
Walendowsky é reconhecido pelo Trade de Turismo de longa data, já que vem trabalhando arduamente buscando e conquistando o reconhecimento de Santa Catarina que possui belezas em todas as suas regiões, pois num raio de 250 km quadrados possui praias, águas termais, neve, região dos lagos, vales, Enfim, verdadeiros tesouros que encantam a todos os que por aqui aportam. Vem atuando no comando da Santur, órgão responsável pela promoção e divulgação do turismo de Santa Catarina. Com 47 anos, Valdir Rubens Walendowsky, nasceu na cidade de Brusque, formou-se em Engenharia Civil na Fundação Regional de Blumenau e Administração de Marketing na Universidade do Sul de Santa Catarina. Na Prefeitura Municipal de Brusque iniciou sua atuação no turismo; área onde está desde 1980. Exerceu a função de Presidente da Comissão Municipal de Turismo e também foi Secretário Municipal de Turismo e da Indústria e Comércio daquele município.
 
 Beto Martins, V ice Governador Eduardo Pinho e Ely Silveira, presidente da ABAV-SC
 
Entre os anos de 1999 a 2002, Walendowsky foi diretor-executivo do Joinville Convention & Visitors Bureau. Em 1995; assumiu a diretoria de Marketing da Santa Catarina Turismo S/A (Santur) e até 2007 exerceu tal função. Nos últimos anos é presidente da empresa responsável pela promoção do turismo catarinense SANTUR. A presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem de Santa Catarina Ely Silveira, em nome de toda entidade, comemora e saúda o novo presidente desejando não só a ele mas ao Secretário Beto Martins votos de pleno sucesso.
 
PARQUE TERMAL
 
Clique na imagem para ampliá-la

O Conselho Estadual confirma que, dentre as inúmeras opções de Santa Catarina, o Parque Termal de Piratuba foi eleito o melhor empreendimento do Estado e vai receber o “Troféu Beto Carrero de Excelência no Turismo 2013”. A cerimônia de entrega acontece na próxima terça-feira, dia 1º, em Penha. Este prêmio é concedido anualmente para uma personalidade, um município e também para um empreendimento que, de acordo com a SANTUR tenha contribuído de forma relevante na divulgação, no desenvolvimento e no engrandecimento do turismo no Estado de Santa Catarina. A escolha é feita por voto popular, através do site oficial da SANTUR e também a partir da avaliação do Conselho Estadual de Turismo. “Este prêmio significa muito para Piratuba, temos o melhor empreendimento do Estado, escolhido pelos visitantes e pelo Conselho de Turismo, que conta com pessoas especialistas no assunto. Isso é fruto de um trabalho sério e focado”, comemora o secretário de Turismo de Piratuba, Adélio Spanholi.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Dados da Companhia Hidromineral dão conta de que mais de 500 mil banhos são comercializados anualmente e este número vem crescendo nos últimos anos. “Não é por acaso que tantas pessoas escolhem Piratuba para os momentos de descanso e lazer, acredito que nosso município tem muito a oferecer, são vários os atrativos e o principal deles, nosso complexo termal, mostra com este reconhecimento estadual, que estamos trabalhando da forma certa. Quem ganha com isso é a nossa população, considerando o fato de que o turismo é a principal atividade econômica de Piratuba”, comenta o prefeito, Claudirlei Dorini.
 
Clique na imagem para ampliá-la

Piratuba é conhecida por contar com um parque de águas termais, com temperatura natural de mais de 38 graus o ano inteiro. São mais de 10 piscinas que atendem crianças, jovens, adultos e idosos. As opções variam, com complexos de duchas, hidromassagem, rampas de deslizamento, piscinas cobertas, rasas ou com mais profundidade. O espaço de camping também é amplo. De acordo com o diretor presidente da Companhia Hidromineral de Piratuba, Mauri Lenhardt, a premiação é um reconhecimento dos turistas. “Nos últimos anos fizemos vários investimentos no Parque. Um novo complexo de piscinas foi construído, melhorias em todas as piscinas foram feitas e estamos investindo em mais um empreendimento para utilização no inverno. Isso tudo, com certeza reflete na hora da escolha dos turistas”, destaca.
 

MUSEU DE CERA
 
Durante a sua participação no 6º Festival Náutico da Tedesco Marina, o Bondinhos Aéreos Parque Colina chamou a atenção por divulgar uma fotografia ilustre estampada em frente ao seu estande: a do Papa João Paulo II. A imagem do então Papa junto à da Santa Paulina, a primeira Santa brasileira irão compor as duas primeiras figuras religiosas que farão parte do 1º Museu de Cera Sacro do país. A de João Paulo II já chegou dos Estados Unidos em terras catarinenses e está guardada a “7 chaves” em ambiente refrigerado para o evento inaugural. “A imagem impressiona pela perfeição nos detalhes, o olhar, a expressão... A impressão é que se está diante do real”, conta o sócio-proprietário do empreendimento Aristides dos Santos Junior. A atração será inaugurada nos próximos meses. Está localizada dentro do Parque Colina, na cidade de Nova Trento, próxima ao Santuário de Santa Paulina. O município é reconhecido como um dos principais destinos turísticos religiosos do país.

 
O projeto surgiu durante uma viagem feita pelos sócios-diretores do empreendimento, Aristides dos Santos Júnior e Juliana Tedesco dos Santos. Com quase um ano entre planejamento e fase da execução, a primeira peça do acervo já se encontra no parque (Papa João Paulo II) e a próxima a chegar dos E.U.A. é a da Santa Paulina. “Queremos que os fieis católicos e visitantes em geral possam se sentir mais próximos dessas personalidades tão importantes na história religiosa. Para inaugurar o Museu Sacro consideramos o Papa João Paulo II já que foi ele que beatificou e canonizou Santa Paulina, a primeira Santa brasileira. Durante a visita as pessoas também poderão conhecer mais as suas histórias, o trabalho, o exemplo e dedicação em vida,” comenta Juliana Tedesco dos Santos.  
 
FESTURIS JOÃO PESSOA
 
Clique na imagem para ampliá-la

João Pessoa - PB, transpira turismo com a 3ª edição do FESTURIS, que se consolida como uma das grandes feiras do turismo do Brasil. Durante o 3º Festival que acontece até o próximo dia 28 de setembro. Operadoras, agências de viagens, cias aéreas, enfim, todo o trade especializado marca presença e , a CVC anunciou duas programações, uma que foca João Pessoa como destino turístico que recebe brasileiros de outros Estados; e outra que a considera como cidade emissora de turistas para outros destinos do País. Com embarques a partir de João Pessoa e da vizinha Recife, a novidade da maior operadora da América Latina é o lançamento da programação de viagens e bloqueios aéreos com preços já definidos até Maio de 2014, que começa a ser vendida neste mês, rumo a destinos turísticos do Brasil e exterior, incluindo opções para Natal e Réveillon 2013, Temporada de Verão e Carnaval 2014.

Entre os novos roteiros partindo de João Pessoa, estão: “Foz do Iguaçu no Dia do Trabalho”, para o feriado de 1º de Maio de 2014, que custa a partir de R$ 1.368 por pessoa; e o roteiro para a maior festa temática de Páscoa do Brasil, a “Chocofest 2014”, que acontecerá em Abril na cidade de Gramado (RS), com opções a partir de R$ 1.408 por pessoa, em até 10x sem juros. Partindo de Recife, as novidades ficam por conta do bloqueio aéreo rumo ao “Festival de Verão de Salvador”, de 29 de janeiro a 1º de fevereiro de 2014, já incluindo passagens, traslados, city tour e três noites de hospedagem com café da manhã, a partir de R$ 888; e o roteiro “Orlando e Miami no Carnaval 2014”, com saída específica em 26 de fevereiro voando TAM, a partir de US$ 1.818. Por outro lado, para que o destino João Pessoa seja cada vez mais conhecido entre brasileiros de outros Estados, a CVC aproveitou o evento para também divulgar sua oferta de pacotes rumo à Paraíba. 


São 4.500 lugares garantidos para vendas imediatas com embarques de Brasília (DF), Campinas (SP), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro e São Paulo, e desembarques na capital paraibana entre o período de 20 de dezembro a 31 de janeiro de 2014. Outra novidade de peso é o lançamento do roteiro “João Pessoa com Costa do Conde”, que integrará em breve a série de viagens “Mais 40”, que consiste no desenvolvimento de 40 novos destinos e a inclusão, via terrestre, de cidades e vilarejos no mapa turístico da CVC. Localizado a 20 km da capital João Pessoa, o município de Costa do Conde concentra praias paradisíacas, sendo uma das mais famosas a Praia de Tambaba, que permite o naturismo e atrai turistas do mundo inteiro.
 
Os lançamentos apresentados no FESTURIS JPA estão em linha com a estratégia de mercado tem acompanhado as tendências do setor e, como especialista em vender férias aos brasileiros e desenvolver novas regiões turísticas, também tem investido cada vez mais na antecipação do lançamento de sua programação de lazer e novos produtos, o que exige também antecipar e ampliar as negociações com a cadeia de fornecedores para estimular o abastecimento de produtos nos mais de 8.000 agentes de viagens parceiros da CVC no Brasil e de suas 742 lojas exclusivas. Como expositora do 3º Festuris, a CVC também esteve presente na palestra de abertura do evento, sob o comando do empresário Guilherme Paulus, fundador e presidente do conselho de administração da CVC, que falou sobre a história de sucesso da CVC em 41 anos de atuação no Brasil, além do potencial turístico da região Nordeste. A solenidade de abertura aconteceu na Estação Ciência Cabo Branco.
 
3º FESTURIS
 
 
O 3º Festival de Turismo de João Pessoa, encontro que tem como objetivo promover a integração do setor e oferecer novos produtos ao mercado, contará com cerca de 150 expositores, entre redes hoteleiras, agências, operadoras, consolidadoras e secretarias de turismo, que estarão presentes no Centro de Convenções de João Pessoa. O evento é fruto de uma parceria da Sophistiqué com o Convention Bureau de João Pessoa. Para ver todas as fotos do 1º dia clique aqui.
 
FÓRUM EMPRESARIAL
 
Focado na capacitação profissional e na geração de negócios em toda a cadeia produtiva do Trade Turístico paraibano, o Fórum Empresarial do Turismo de João Pessoa acontece e na tarde deste dia 27 de setembro na Estação Cabo Branco. Consolidado como espaço para novos contatos, trocas de informações, criação e renovação de parcerias e acordos comerciais imediatos e futuros entre os mais diversos segmentos da cadeia produtiva e econômica do turismo paraibano, o Fórum foi coordenado pelo Convention & Visitors Bureau de João Pessoa e SEBRAE. Realizado, anualmente, dentro da programação paralela do Festival do Turismo de João Pessoa, Festuris JPA, o fórum atua, como uma via de mão dupla no mercado de viagens de lazer, eventos e negócios. Ao mesmo tempo em que projeta a Paraíba como destino para congressos e eventos associados ao lazer e entretenimento, proporciona novas e melhores opções de atualização e qualificação empresarial para os participantes.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
O evento gratuito reuniu apresentações de cases e palestrantes de destaque no cenário turístico nacional e internacional para um público de empresários, executivos, políticos e acadêmicos. Este ano, a programação contaou com a participação de três grandes lideranças empresariais do turismo nacional, da CNT e com a apresentação internacional de Maria José Alves, Diretora Executiva do Convention Bureau de Estoril/Portugal. Segundo os coordenadors do do Fórum Empresarial Ferdinando Lucena e Regina Amorim, "O sucesso do Fórum Empresarial do Turismo de João Pessoa consolida o Festuris JPA como o encontro profissional e de negócios de turismo na região Nordeste que o inclui, definitivamente, no calendário nacional de eventos de turismo, como um dos maiores e melhores eventos de turismo e negócios do país".
 
TAM NO FESTURIS JPA
 
A TAM Linhas Aéreas participou  do 3º Festival do Turismo de João Pessoa, estando presente com a equipe de vendas do núcleo Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas, conversando com os agentes locais sobre as melhores práticas para o atendimento ao cliente final.  A proposta foi, sobretudo, o desenvolvimento do turismo na Paraíba. A relevância do Festival de Turismo para TAM é enorme. "Temos 48,6% de market share em João Pessoa (período de janeiro a agosto de 2013), somos responsáveis por cerca de 45% do movimento do aeroporto local, ofertando voos diários para Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), Aeroporto Internacional do Galeão (RJ) e (Brasília)" disse Danielle Lemes, gerente regional do núcleo de vendas Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas, da TAM.
 
 
A TAM apoia e incentiva o desenvolvimento do turismo no estado da Paraíba, assim como em todos os estados brasileiros em que está presente. "Para isso, capacitamos funcionários locais com o intuito de formar equipes preparadas para atender o exigente mercado de turismo do País em diferentes cenários", completa a gerente.

PARAÍBA 100% LAZER

Clique na imagem para ampliá-la

No sábado pela manhã jornalistas, agências, operadoras tiveram a oportunidade de conhecer mais um pouco de João Pessoa. Uns através de City Tour e outros a bordo do Catamarã 100% Lazer, navegando pelo Rio Paraíba, saindo e chegando na Praia do Jacaré, onde acontece o mais lindo por do sol da região ao som do Bolero de Ravel, tocado pelo super saxofonista Jurandir. Um passeio imperdível.
Para ver todas as fotos clique aqui.
LITORAL DO CONDE
 
Uma dica muito importante, você não pode vir a João Pessoa e deixar de conhecer o litoral sul, isto é o Litoral do Conde, cidade vizinha e que possí praias paradisíacas. Entre em contato com a Paraiba Travel e agende o passeio. Imperdível. Confira as fotos aqui.


GUIA TURÍSTICO EM BRAILE
 
A partir da próxima semana, todos os Centros de Atendimento ao Turista (CAT) do Estado passarão a oferecer o guia Pernambuco de 1 a 8 Dias em braile. Desenvolvido pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), a iniciativa tem como objetivo oferecer aos cegos e pessoas com baixa visão um roteiro dos principais destinos turísticos.Pernambuco é o primeiro Estado do Brasil a publicar um guia turístico em braile. “A acessibilidade é um dos eixos prioritários da Setur-PE por acreditarmos que o turismo é uma ferramenta de inclusão social. Desta forma, esperamos proporcionar às pessoas com deficiência visual o acesso aos atrativos e equipamentos turísticos”, explica o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa.  
 
 
Mil guias em braile foram produzidos. Além dos CATs, as publicações serão distribuídas para todas as instituições voltadas para cegos e pessoas com baixa visão no Brasil. O guia traz alternativas de passeios por Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Tamandaré, Litoral Norte (Paulista, Itapissuma, Ilha de Itamaracá e Goiana) e Agreste (Moreno, Glória do Goitá, Gravatá, Bezerros, Caruaru, Brejo da Madre de Deus/Nova Jerusalém). Pontos históricos, igrejas, museus, teatros, praças e etc enriquecem o conteúdo da publicação. Além disso, o Pernambuco de 1 a 8 dias também traz dicas de programas alternativos, para aqueles que desejarem outras opções. Um calendário de eventos e telefones úteis de cada cidade e região também podem ser encontrados. 
 
 
FESTURIS GRAMADO
 
Uma referência que se torna mundial. Este é o Festival do Turismo de Gramado, sendo cada vez mais procurado por embaixadas, consulados, representantes e empresas dos mais diversos países de todos os continentes do mundo, que buscam mostrar seus principais atrativos ao trade brasileiro e, acima de tudo, fazer negócios com este mercado. Nesta última quarta-feira (25 de setembro), foi a vez do embaixador da Turquia no Brasil, Ersin Erçin, visitar a empresa idealizadora e organizadora do evento. Acompanhado do cônsul geral da Turquia em São Paulo, M.özgün Arman, e do responsável pelas Relações Diplomáticas e Consulares do Rio Grande do Sul, Dilmar Portela, o embaixador veio até a cidade de Gramado buscar mais informações e detalhes sobre a estrutura da feira, seus principais objetivos e as priorizidades dos organizadores. Com um resultado bastante positivo, a Turquia e o leste europeu ficaram muito próximos de aumentar sua participação no evento, já que diversas empresas importantes do setor já se fazem presentes no evento, como é o caso da Turkish Airlines.
 
Os diretores Eduardo Zorzanello e Marcus V. Rossi apresentaram o evento ao embaixador Ersin Erçin / Eduardo Saueressig
 
Os diretores do Festuris, Eduardo Zorzanello e Marcus V. Rossi, destacaram a busca do embaixador por Gramado, e em especial o Festival do Turismo: “A Turquia se divide entre o continente Europeu e a Ásia, e isso torna a sua importância ainda maior para nossa feira, pois o país se tranforma em um elo de informações entre nós, como feira e mundo de negócios, para eles e todos os outros destinos”, destaca Zorzanello. Com esta procura, o Festuris se consolida como um ícone de informações e negócios gerados no turismo em toda a América Latina. Com esta aproximação aos mercados internacionais, o evento busca atrair ao Brasil e a Gramado os destinos e empresas já consolidados no setor, unindo ao seu público altamente profissional, e com poder de decisão, os negócios acontecem naturalmente duranto o Festival do Turismo.
 
SUSTENTABILIDADE
 
Todos os anos, o Festival do Turismo de Gramado se preocupa em não apenas fomentar negócios com o trade turístico, mas também chamar a atenção dos profissionais e abrir espaço para debates e novas abordagens às principais tendências do mercado. Em 2013, com o foco do evento na sustentabilidade, o Festuris traz ao seu congresso grandes nomes do turismo, apresentando os planos e mostrando o que o profissional do turismo deve fazer para estar completamente apto a se adaptar às novidades do segmento.
 
 
Com o tema “Turismo: a vanguarda da economia sustentável”, o evento apresentará cases, reflexões e soluções em torno do turismo verde. O diretor-executivo de Competitividade, Relações e Associações da Organização Mundial do Turismo (OMT), Márcio Favilla, abrirá o congresso abordando a sustentabilidade. “O Salão de Sustentabilidade a ser lançado no Festuris, símbolo este ano da capacidade de inovação de sua empresa organizadora, chamará a atenção para este tema de fundamental importância para o desenvolvimento dos destinos turísticos. A reflexão em torno das dimensões econômica, sócio-cultural e ambiental da sustentabilidade em destinos turísticos é de especial relevância e se faz absolutamente necessária, inclusive para que Gramado possa dar continuidade nos próximos anos e décadas a sua trajetória de sucesso”, salientou Favilla.
 
O CONGRESSO
 
O congresso do Festuris traz nesta edição o tema “Turismo: a vanguarda da economia sustentável”. Nas manhãs dos dias 8 e 9 de novembro, no Centro de Convenções do Serrano Resort, os participantes do evento são convidados a prestigiar os painéis que abordarão uma série de questões que envolvem o trade turístico. Confira a programação:http://www.festurisgramado.com/indexPaginasInternas.php?p1=274.
 
DIA DAS CRIANÇAS
 
No Infinity Blue Resort e SPA, o Dia das Crianças se estende ao longo de todo o mês", indica o diretor do resort Alberto Cestrone. Segundo ele, o objetivo é garantir pacotes atrativos para que toda a família possa aproveitar dias agradáveis no empreendimento e gerar opções divertidas para as crianças de todas as idades. A equipe de recreação está preparando uma programação especial com shows infantis, gincanas, esportes, brincadeiras e jogos educativos, dividida por faixas etárias (de 4 a 6 anos e de 7 a 12 anos). Os adultos também terão um programa específico de recreação. Além disso, profissionais especializados atendem bebês de 0 a 4 anos no berçário.
 
 
Destaque ainda para a infraestrutura do Infinity Blue -  à beira de praia semi-privativa e ao lado da praia central de Balneário Camboriú. Piscinas externa e aquecida, quadra poliesportiva, espaçoso deck em frente ao mar, fitness center, sala de pilates e agradáveis espaços para descanso e relaxamento são algumas das alternativas. O resort conta ainda com um completo e elegante SPA com salão de beleza e extenso menu de terapias estéticas, anti estresse e programas de emagrecimento. Entre as opções gastronômicas, um mix de influências nacionais e internacionais atende os mais diversos paladares no Blue Marine Restaurante. Já o requintado Acqualina Bistrô encanta pelo charme do espaço e sabores da alta gastronomia. Bares do deck da praia e molhado (da piscina) completam as atrações. O Infinity Blue é uma empresa do Grupo Embraed e é associado à Resorts Brasil.

 
MUNDO A VAPOR
 
O Parque Temático Mundo a Vapor em Canela, esteve em clima de Semana Farroupilha, honrando as tradições gaúchas. Logo na entrada do parque, prendas e gaúcho receberam os visitantes num cenário típico de uma mateada. O chimarrão foi sempre oferecido, gentilmente cedido pela Erva Mate Natural de Gramado, que cedeu pacotes de erva para distribuir aos visitantes e a Alambique Flor do Vale, ofereceu degustação aos visitantes. Foram os  próprios funcionários, que vestidos a caráter, informaram aos turistas detalhes sobre as vestimentas e os costumes do gaúcho, um dos públicos mais hospitaleiros do Brasil.
 
JORNALISMO EM DESTAQUE
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Um dos prêmios brasileiros mais importantes na área de jornalismo é o prêmio Comunique-se, quem acontece uma vez por ano, dessa vez, o evento ocorreu na zona sul de São Paulo, no HSBC Brasil, foi realmente um espetáculo. Os grandes vencedores das 12 categorias do Oscar do Jornalismo contaram com apresentação comandadas por Marina Person, Luciano Huck, Cid Moreira, Rafael Cortez, Marcelo Tas e Astrid Fontenelle. A festa revelou o nome dos verdadeiros profissionais, diplomados, que se destacaram no último ano. Não se trata desses prêmios, troféus e destaques distribuídos a granel por aí. São realmente profissionais que fazem a diferença. O evento também homenageou Roberto Civita e Ruy Mesquita e contou com a apresentação do Universo Casuo, grupo comandando pelo único artista brasileiro a protagonizar apresentações no Cirque Du Soleil. O mundo mágico do circo foi apresentado aos jornalistas, os verdadeiros artistas da informação.