segunda-feira, 24 de março de 2014

VOLTA AO AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


Escola do Teatro Bolshoi

Alunos da Escola Bolshoi em início de sua caminhada 

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, ícone da cultura em Joinville completou no dia 15 de março, 14 anos de fundação. Única extensão do Teatro Bolshoi no mundo. Uma Escola em pleno desenvolvimento, cuja grandeza se verifica pela extensão social, dimensão cultural e pela abrangência educacional que alcança com seus propósitos e atividades. Para celebrar a data a instituição reuniu nos dias 18 e 19 de março, às 20h, no Teatro Juarez Machado em Joinville/SC, para presentear os admiradores da dança, com dois espetáculos de gala. 

Mais um evento 

O Joinville Região Convention & Visitors Bureau confirmou o primeiro resultado de captação do ano de 2014. Trata-se do 12º Congresso Brasileiro Direito Penal e Psicologia Criminal, a ser realizado na Expoville em novembro, com a reunião de cerca de 500 participantes, entre estudantes de direito, psicologia e profissionais da área.  O evento contará com grandes nomes da área do direito e da psicologia.
Novidades na gastronomia de Joinville 

Plantação de palmito cultivado


Alternativas são sempre bem vindas, como o caso do palmito cultivado, que veio com força para substituir o corte da palmeira que fornece o palmito natural há muito é proibido. Mas nem por isso se deixa de saborear esta delícia. Na região rural de Joinville, com a supervisão da Fundação 25 de Julho, os agricultores cultivam palmito que rende em quantidade e rapidez. Para quem quer saber mais pode participar das festividades da 1ª Festa Regional do Palmito Cultivado, no Seminário Regional de Palmeiras (dias 28 e 29/3). A festa, para degustar os pratos com palmito será no dia 30 de março, na Sociedade Rio da Prata. Lasanha, pizza, macarronada, capelone, rondelli, capelete, empadão são alguns dos pratos. 

Iguaria brasileira

Prato delicioso de palmito

O palmito é uma das iguarias mais apreciadas da cozinha brasileira, que as mulheres rurais de Joinville estão aprendendo a transformar em saborosos pratos, diz  Cristina Kuhnen, instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). “A ideia é mostrar a variedade de receitas possíveis com a utilização das palmáceas”. A 1ª Festa Regional do Palmito Cultivado conta com o apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Palmito Cultivado (Abrapalm), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação Catarinense das Indústrias de Conservas, Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Cooperativa Agropecuárua (Coopagro) e Indústria Natupalm. É mais uma novidade que vem agregar valores a já variada gastronomia joinvilense.

Hotel Piçarras na Páscoa

O Hotel Piçarras, localizado na área litorânea de Santa Catarina, oferece um pacote especial para o período de Páscoa. Inclui café da manhã, passaportes para o Beto Carreiro Word e passeio na Escuna Aventura Pirata, do Capitão Ga. A embarcação parte da ponte do rio Piçarras, passa pelas orlas das praias de Penha e Balneário Piçarras, indo até a Ilha Feia, onde se avista a Caverna do Diabo. O passeio é monitorado por salva-vidas profissionais e oferece uma parada de 30 minutos para um banho de mar no Porto da Roça. Mais informações, fone 47 3345-0355.

4º Fórum de Alimentos & Bebidas (A&B) 
  
A sustentabilidade é o tema da vez e chegou à mesa dos brasileiros, com a chamada Gastronomia Sustentável. Inspirados e motivados por iniciativas locais e mundiais a ABIH-SC realiza a quarta edição do Fórum de Alimentos e Bebidas (A&B), no dia 04 de abril, das 16h30 às 18h, como parte da programação do 28º Encatho, de 02 a 04 de abril, no CentroSul, em Florianópolis. O Fórum A&B quer valorizar alguns princípios aplicados nas empresas de alimentação fora do lar, demonstrando a preocupação dos empresários com as fontes das matérias-primas utilizadas no preparo dos pratos e a saúde dos consumidores. Estão programados painéis, palestras, Seminário de Turismo, Simpósio de Governança e cases de sucesso. Para Samuel Koch, diretor presidente da ABIH, que é também empresário da hotelaria, “o setor de A&B é um dos mais importantes serviços de um hotel, tanto pela lucratividade quanto pelo contato direto com os clientes e hóspedes nas principais refeições”, afirma.
             
Festival de Turismo Cataratas 

Estão abertas as inscrições para a 9ª edição do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, a ser realizada na cidade paranaense de 04 a 06 de junho. Em 2013, o Festival de Turismo bateu todos os recordes desde a sua primeira edição, com 220 estandes, 512 empresas expositoras e um público de quase seis mil pessoas. Este ano, o evento estará ainda maior, inaugurando novos eventos dentro da programação oficial, novos salões de atrativos, e mais países que se integram aos já participantes da América Latina.

Melhores praias em SC

Beleza não falta nas praias da Costa Verde & Mar 
Foto: Thiago da Silva Araujo

Em matéria de beleza das praias, Santa Catarina é um estado privilegiado. Das 12 praias definidas como as melhores de Santa Catarina pelo Guia Quatro Rodas, da Editora Abril, quatro são da Costa Verde & Mar e todas elas receberam quatro estrelas na publicação. Quatro Ilhas, em Bombinhas, Ilha de Porto Belo e Estaleiro, em Porto Belo, e Praia Vermelha, em Penha são as eleitas. Mais informações em: http://costaverdemar.wordpress.com/.

Estátua de cera de Santa Paulina 


O Museu de Cera Sacro de Nova Trento instalado dentro do Bondinhos Aéreos Parque Colina desde dezembro de 2013 já pode ser visitado e acaba de receber a segunda peça do acervo: a estátua da Santa Paulina. A imagem juntamente com a do Papa João Paulo II, pontífice responsável pela beatificação e canonização da Santa.  

Ministro do Turismo  

O Turismo tem novo Ministro. É Vinicius Nobre Lages, engenheiro agrônomo, doutorado em Economia do Desenvolvimento na França, especializado em economia de serviços, turismo e desenvolvimento de negócios. Atua desde 2007 como gerente da Unidade de Assessoria Internacional do Sebrae. Foi ainda membro do Conselho Nacional de Turismo de 2003 a 2007 e em 2011. No setor, foi também representante da instituição na Organização Mundial do Turismo no mesmo período. Coordenou o Programa Sebrae 2014, dedicado ao apoio e preparação de empresas para a Copa Fifa 2014. 

Assentos aéreos para a Copa

As companhias aéreas que integram a ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Avianca, Azul, GOL, TAM e TRIP) terão 67,8 mil voos para as 12 cidades-sede da Copa. São 16,1 mil voos adicionais entre o dia de abertura (11/06) e dia seguinte à partida final (14/07), o que representa 31,2% de ampliação na malha aérea tradicional. Ao todo serão 7,2 milhões de assentos, o que representa 9,7% de aumento na oferta, que é de 6,6 milhões de lugares no período. 

MONTAIN DO – Desafio no Fim do Mundo


Aconteceu no último dia 14, no Consulado da Argentina, em Florianópolis – SC, Coletiva de Imprensa, para lançamento da Maratona do Fin do Mundo MONTAIN DO, um dos eventos mais concorridos do mundo e que sempre acontecem em lugares fenomenais/paradisíacos. Desta vez uma das etapas será realizada em Ushuaia – Tierra del Fuego, e, segundo fontes oficiais o evento está sendo disputadíssimo, principalmente pelo local onde irá ocorrer. O MOUNTAIN DO é o mais novo lançamento internacional da Sports Do. O local da corrida é o Parque Nacional Terra do Fogo, o mais austral do continente, que tem 63 mil hectares divididos entre trilhas, matas e o Canal de Beagle. 

Melhores do turismo paranaense

Em prestigiada festa no Buffet Ilha do Mehl, em Curitiba, os destaques do setor turístico paranaense em 2013 foram distinguidos, na noite de 17 de março, com o Prêmio Panorama do Turismo – Profissionais do Ano. Por categoria, os premiados foram: Hotelaria – Alceu Vezozzo Filho (Rede Bourbon de Hotéis), Agenciamento turístico – Íria Rocha (GR Turismo); Gastronomia – Beto Madalosso (Forneria Copacabana); Ente turístico – Aldo César Carvalho (Sebrae-PR); Empresa de Eventos – Júlio Urban (Idealiza); Local de eventos – Marcelo Bueno Franco (Expo Unimed e Expo Renault); Transporte – José Roberto Trinca (American Airlines); Instituição de Ensino – José Manoel Gândara (UFPR); Personalidade do Ano – Marco Antônio Fatuch (SEHA-Curitiba). Na solenidade, o Instituto Panorama do Turismo ainda prestou homenagens especiais aos empreendedores Paulo Colnaghi, Darci Piana e Faisal Saleh. Chancelado pelas principais instituições do segmento, nesse ano, o prêmio contou com o patrocínio da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, da Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Paraná e do Mercosur Shopping Mall, empreendimento localizado na cidade paraguaia de Salto Del Guairá.

sexta-feira, 21 de março de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP



MANÉ GARRINCHA
 
 
E a roubalheira continua a todo vapor. A reforma do estádio Mané Garrincha, a arena mais cara da Copa do Mundo, tem indícios de superfaturamento de R$ 431 milhões, segundo análise do Tribunal de Contas do Distrito Federal. Segundo levantamento feito por técnicos do tribunal, o superfaturamento é resultado de uma série de irregularidades, como compra indevida de material, cálculo equivocado no custo de transporte, além de abono de multa pelo atraso na entrega da obra e atraso na solicitação de descontos na cobrança de impostos prevista em lei. Os contratos analisados pela área técnica do tribunal dão pistas de como o custo do estádio dobrou desde o início da obra, passando de R$ 700 milhões, em 2010, para os atuais R$ 1,4 bilhão. 
 

VOANDO BAIXO
 
 
A TAM que nem é mais brasileira só anda fazendo porcaria e tratando muito mal seus passageiros. Se fosse um piloto brasileiro a conversa teria sido diferente, mas como não era, ameaçou com algemas e expulsão do avião. Da nojo. Isso tudo dentro de um boing que voltava de Miami para São Paulo.
Nas gravações no avião é possível ouvir:  “Vocês estão errados e ainda ameaça a pessoa?”. Na real a TAM vende o que não pode vender, cobra caro e não entrega o produto. A TAM é 171. Se você também marcar seu assento, com antecedência, via WEB, em qualquer lugar, no dia do embarque não conseguirá sentar nele a as desculpas são as mais estúpidas. TAM, nós não somos imbecis. O pior de tudo é que a tripulação não sabe como resolver o impasse. Com as bençãos do cabide de empregos da ANAC, muito bem pago pelas cias aéreas, essas gananciosas empresas vendem os "assentos-conforto" desde 2011. O Procon do Rio de Janeiro entende como  cobrança abusiva. Isso infringe o Código de Defesa do Consumidor. Para os Órgãos de Defesa do Consumidor, a primeira fileira de poltronas das aeronaves também não pode ser vendida por um preço maior. “Não é permitida essa cobrança porque não há nenhuma diferenciação na prestação do serviço”, afirma Mariana Alves Torneiro, advogada do Idec. Segundo o Instituto de Defesa do Consumidor, qualquer um tem o direito de se sentar nesses assentos sem pagar nada a mais por isso, desde que sejam respeitadas as prioridades estabelecidas por lei. Neste país com excesso de leis que só beneficiam a picaretagem, o Brasil continua sendo a terra dos oportunistas  e não das oportunidades.  e não das oportunidades. O tapete vermelho da TAM virou preto, sujo e rasgado. 
 

ABAV SC


Ely Silveira, presidente da ABAV-SC, Associação Brasileira de Agências de Viagens, participou ativamente do 20º Salão de Turismo do Paraná, reunindo-se com todo o Trade nacional e com os demais presidentes das ABAVs estaduais presentes na feira. A continuação desta reunião entre os Presidentes das ABAVs estaduais será durante a reunião internacional das ABAVs que acontecerá em Cuba, no próximo mês de maio. Segundo Ely Silveira, o que cada ABAV tem de ideias e ações que deram certo deve ser compartilhada com todos para fortalecer e melhorar as entidades e beneficiar seus associados.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Já nos dias 15 e 16 Ely Silveira, também diretora da CERETUR OPERADORA, seguiu para natal, Rio Grande do Norte, representando Santa Catarina, dando palestra de divulgação e capacitação em vendas do Estado, na CONVENÇÃO, EVENTO DE CAPACITAÇÃO E RODADA DE NEGÓCIOS DA FOCO OPERADORA, que aconteceu no PRAIA BONITA RESORT & CONVENTIONS. Em seguida, no dia 19, a Presidente da ABAV/SC e membro do Conselho Estadual de Turismo já estará participando do Evento da CVC em São Paulo junto com a SANTUR E a Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes. "Não podemos parar, divulgar o nosso Estado tem que ser uma ação constante e sem interrupção é assim que funciona o turismo no mundo todo", afirma Ely Silveira. 
 
DONA FASHION
 
 
Quem vai assistir a um desfile de moda pode até sonhar, mas certamente não espera ser a estrela do evento. Por isso que o lounge da 22ª edição do Donna Fashion Iguatemi, que acontece de 08 a 10 de abril no Shopping Iguatemi Florianópolis, vai surpreender os visitantes. Idealizado por Alisson Barcelos, publicitário com 20 anos de experiência em eventos, o espaço vai revelar um pouco da atmosfera dos bastidores para o público, recriando uma boca de cena e uma passarela logo na entrada. A inspiração veio de uma recente viagem à Paris, bem na época em que a cidade recebia a semana de moda mais famosa do mundo. “Bati muito a cabeça, observei as pessoas andando, a disputa pelos convites e percebi que todo mundo quer fazer parte desse universo”, conta Alisson.  Foi em uma visita ao Centro Georges Pompidou, cuja estrutura pós-modernista é toda aparente, que teve a ideia de trazer elementos do backstage do Donna Fashion Iguatemi para a entrada do evento.
 
 
A revista Donna também terá um lounge exclusivo, que promete ser ponto de encontro de mulheres dos mais diversos estilos e gostos. O espaço vai trazer uma exposição com as 20 melhores capas já publicadas, em uma celebração aos 11 anos da revista, completados em 2014. Outra novidade vai ser a passarela em formato “U”, que vai permitir que VIPs tenham acesso ao centro do espaço. Em novo formato, o Donna Fashion Iguatemi vai reunir moda e comportamento feminino, com os aguardados desfiles e também palestras sobre o universo da mulher contemporânea. O evento é gratuito e aberto ao público, porém são necessários convites para assistir aos desfiles. Já estão confirmados os desfiles das marcas John John, Le Lis Blanc, Pax, Triton, Spirito Santo, Richards, M.Officer, Brooksfield e Rabusch. O Donna Fashion Iguatemi tem apresentação de O Boticário, patrocínio do Shopping Iguatemi Florianópolis, apoio de Pericó e promoção do Diário Catarinense.
 
 
VINHO JUAREZ MACHADO
 
Foi no terroir de altitude da vinícola Villa Francioni, em São Joaquim, que o artista catarinense, Juarez Machado, buscou inspiração para criar uma série de rótulos exclusivos para o vinho que leva o nome dele. O tema aborda os cinco sentidos (olfato, tato, paladar e visão) além do universo exterior e interior, num total de 7 rótulos diferenciados. A partir das telas pintadas pelo artista, foram feitas as reproduções para os rótulos. Além das ilustrações, Juarez Machado também compôs um poema que está no contra-rótulo de cada garrafa. A ligação do artista com o universo do vinho é antiga, o artista mora há mais de 30 anos em Paris, além de degustar e provar  vinhos de diferentes países, ele também já realizou exposições temáticas como “Chateuax Bordeaux”, resultado de visitas às principais vinícolas da França. A parceria com a Villa Francioni surgiu a partir de uma visita à vinícola, para o lançamento da exposição assinada por ele, “Castelos de Vinho”, ainda em 2012.  
 

Clique na imagem para ampliá-la
 
Em seu depoimento Juarez Machado disse que ao conhecer os vinhedos, a arquitetura e o apreço pela arte (marca do fundador, Dilor Freitas), ele sentiu orgulho de ser catarinense. Após degustar os vinhos da Villa Francioni, ele chorou e se embriagou com tanta inspiração, “voltei para o atelier, para pintar mais mil quadros”, lembra o artista. A elaboração do vinho Juarez Machado coube ao enólogo Orgalindo Bettú, que está na empresa desde a fundação, no ano 2000. O rótulo foi produzido com quatro diferentes uvas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Malbec, a safra é 2007. O vinho de potente estrutura é complexo e equilibrado, lembra os sabores de café torrado. Permaneceu em estágio mínimo de 15 meses em barris de carvalho francês. O teor alcóolico é de 14%.  A obra de arte engarrafada estará a venda na Vinícola Villa Francioni e em lojas especializadas em todo país. Como define o artista, reconhecido internacionalmente: “o vinho é tão sagrado quanto o sangue, um é vida correndo nas veias, o outro é arte, respirando dentro de nobres garrafas".

 
GRAMADO ALELUIA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
O Chocofest traz a alegria e encanto da Páscoa, traduzida em chocolates, coelhos, doces e tudo que faz crianças e adultos relembrarem a data. Mas o evento ainda possui uma celebração religiosa, o Gramado Aleluia. Neste ano, a atração traz à cidade novidades que devem reunir comunidade e visitantes. A programação do Gramado Aleluia inclui procissões, missas e vários momentos que dão o real sentido à data.  Uma das novidades será o novo formato da Procissão de Ramos, que tradicionalmente acontecia com saída do Hospital Arcanjo São Miguel, e que agora terá início na praça das Etnias, percorrendo a avenida Borges de Medeiros até a Igreja Matriz São Pedro. Um segundo momento do Gramado Aleluia é a Via Crucis, quando cruzes são dispostas em frente à igreja, envoltas por panos lilases, fazendo referência ao sofrimento de Jesus Cristo e à mensagem da Campanha da Fraternidade de 2014, cujo tema é o tráfico humano –“ É para a liberdade que Cristo nos libertou”.
 
 
O momento alto da celebração é a Procissão dos Passos, que faz referência às últimas horas de Cristo na Terra, e finaliza com a adoração de Jesus no interior da igreja. Moradores e visitantes que quiserem participar da Procissão dos Passos devem se inscrever antecipadamente pelo e-mail cristina@martaesilvia.com.br. Anualmente, cerca de 500 pessoas participam da celebração. O Gramado Aleluia integra a programação do Chocofest, proporcionando ao evento uma conotação lúdica e religiosa. Monsenhor Américo Cemin ressalta que essa ligação preenche o vácuo que existe em relação a Deus. Já o padre Celestino Fritzen concorda e afirma: “Essa integração sempre deverá existir, pois as pessoas devem refletir e, ao mesmo tempo, se deliciar com chocolates”.
 
 
MONTAIN DO
 
 
Acontece nesta sexta-feira, às 14:30 horas, no Consulado da Argentina, em Florianópolis - SC, Coletiva de Imprensa. Na pauta  o lançamento da Maratona do Fin do Mundo MONTAIN DO, um dos eventos mais concorridos do mundo e que sempre acontecem em lugares fenomenais/paradisíacos e desta vez uma das etapas acontecerá em Ushuaia - Tierra del Fuego - no fim do mundo literalmente e, segundo fontes oficiais o evento está sendo disputadíssimo principalmente pelo local onde irá acontecer. A imprensa terá acesso após confirmar a presença no e-mail abaixo (convite). 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
O Mountain Do Fim do Mundo é o mais novo lançamento internacional da Sports Do, e acontece em Ushuaia, na Argentina. O local da corrida é o Parque Nacional Terra do Fogo, o mais austral do continente, que tem 63 mil hectares divididos entre trilhas, matas e o Canal de Beagle, por onde os corredores passarão. Ao contrário da prova do Deserto do Atacama, as temperaturas em Ushuaia podem chegar a 0°, trazendo um novo desafio aos participantes
 
 
 
O Mountain Do é um evento de corrida de montanha pioneiro no Brasil, inspirado na fusão das corridas populares de rua com as tradicionais corridas européias da região dos Alpes suíços, italianos e franceses, na década de 90. No Brasil, é uma corrida entre trilhas e montanhas, integrando natureza, desafios e superação, nas modalidades individual e de revezamento, cujas distâncias variam entre 4 e 42 km e que acontecem nas principais cidades turísticas brasileiras e no Deserto do Atacama, no Chile. 
 
 
A primeira edição do Mountain Do foi em 2004, com uma corrida de revezamento ao redor da Lagoa da Conceição, em Santa Catarina. Na segunda edição, em 2005, houve um aumento superior a 50% no número de equipes inscritas. Assim, em alguns anos, com o expressivo crescimento do evento, o número de atletas passou a ser limitado a 1200, garantindo sua qualidade e a segurança dos participantes.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Em 2008 foi criado o Mountain Do Costão do Santinho com a modalidade de revezamento que passou a ser individual em 2013, e em 2010 surgiu o Mountain Do Circuito de Charme, apresentando corridas individuais em Campos de Jordão-SP, em Canela-RS e na Praia do Rosa-SC. O mais recente lançamento Mountain Do foi sua etapa internacional, no Deserto do Atacama, no Chile, trazendo mais sucesso e visibilidade à marca. O diferencial do Mountain Do é estar alinhado com os princípios da sustentabilidade, se preocupando com a preservação da natureza e a conservação dos locais por onde passam. Além disso, o evento visa integrar a comunidade local, criando oportunidades de renda para a população através do comércio e da prestação de serviços de forma que valorize e proteja o meio ambiente. É um grande desafio que envolve natureza, saúde, companheirismo e aventura!

INFORMATIVO ABIH-SC -

Trade turístico de Florianópolis discute formas de movimentar a cidade fora da temporada
 
 

 
Na quinta-feira (13), a gerente administrativa da ABIH-SC, Lucia Biazus, participou do Jantar organizado pela empresária Lica Paludo no Hotel Il Campanário. Na oportunidade, o trade turístico discutiu ações para movimentar o Outono e o Inverno em Florianópolis. A Capital é uma das preferidas dos turistas nacionais e internacionais e tem atrativos que podem ser aproveitados em todas as estações do ano.
 

Sapiens Park vai participar do Encatho 2014
 

 
 
O Diretor Presidente da ABIH-SC, Samuel Koch, e o Diretor de Operações e Marketing, João Eduardo Moritz Neto estiveram reunidos na quinta-feira (13), no Sapiens Park, com o diretor executivo José Eduardo Fiates. Entre os diversos assuntos da pauta, estava a participação do Sapiens no 28º Encatho. Para contribuir na abordagem do tema "Sustentabilidade, Turismo e Tecnologia" a instituição levará três especialistas da área. Além de confirmar o apoio e participação no evento, Fiates mostrou-se aberto a novas parcerias com a associação. O Encatho acontece de 02 a 04 de abril, no CentroSul, em Florianópolis.
 

Pesquisa da Fecomércio revela o desempenho do turismo no Carnaval catarinense
 
 
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) realizou uma pesquisa sobre o turismo nos dias de folia em Florianópolis, São Francisco do Sul, Laguna e Joaçaba. 
Entre os resultados descobriu-se que a predominância de turistas era de solteiros, jovens, que vieram de carro com amigos. Apenas 3% dos turistas eram estrangeiros e os 97% brasileiros, vieram de Porto Alegre, São Paulo e Curitiba. 
O predomínio de gastos, no período, foi com pacotes turísticos, seguido de hospedagem e alimentação. Para 39% dos empresários entrevistados, o movimento no comércio durante o feriado foi avaliado como bom.
Os itens da cidade que receberam as melhores avaliações dos turistas foram o atendimento no comércio, sinalização turística, hospitalidade, hospedagem, gastronomia e sensação de segurança.
 

Florianópolis será sede do 32° COCAL

 
 
Organizadores da 32ª edição do Congresso da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina (Cocal) definiram a cidade de Florianópolis como sede do evento em março de 2015. A capital catarinense já começa a preparar a recepção dos convidados que devem chegar de mais de 16 países. A edição 2014 do evento acontece nesta semana na Guatemala, com foco em temas da atualidade, como sustentabilidade e tendências tecnológicas.
 

Joinville será atração do 20º Salão Paranaense de Turismo
 
 
 
 
Nos dias 20 e 21, acontece 20º Salão Paranaense de Turismo, em Curitiba. A Santur (Santa Catarina Turismo S.A.) estará presente no evento com um estande promovendo Joinville como importante destino da região Sul, com destaque à Festa das Flores, o Festival de Dança e a Escola do Ballet Bolshoi, além dos atrativos turísticos das áreas urbana, rural e náutica.
O Salão Paranaense de Turismo reúne agentes de viagens e profissionais do setor de diversos estados brasileiros, além de agentes de viagens de países como o Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile.
 

Vinícius Lages toma posse como Ministro do Turismo
 

 
 
Vinícius Nobre Lages foi empossado pela presidenta Dilma Rousseff na segunda-feira (17), no Palácio do Planalto. Dilma elogiou a atuação do ex-ministro do Turismo, Gastão Vieira, dizendo que ele deixou o MTur totalmente renovado e que o governo devia a ele a implantação dos sistemas de gestão de modernização e de transparência. O novo ministro tem 56 anos, é graduado em Agronomia, especialista em Economia de Serviços, Turismo e Desenvolvimento de Negócios e doutor em Economia do Desenvolvimento. 
 

Ministério do Turismo produz série de vídeos Turismo em Cena
 

 

O Ministério do Turismo produziu uma série de nove curtas sobre as principais ações realizadas no setor. A campanha "Turismo em Cena" destacou os programas de formação e qualificação profissional, investimentos em cidades históricas e turismo de negócios, além de avanços em competitividade, infraestrutura turística e reforço aos parques nacionais. 
Confira todos os vídeos da série 
 

Sectur de Balneário Camboriú inicia divulgação nacional
 
 
 
Na sexta-feira (14) iniciou a ação da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú com o objetivo de ampliar e fortalecer a imagem da cidade. Com um total de 69 participações em eventos projetadas para 2014, 52 delas serão no Brasil. Para reforçar o slogan da cidade, "Seu melhor lugar", mapas, sacolas, brindes, revista institucional e um vídeo de 5 minutos em três idiomas farão parte do kit a ser distribuído a operadores e agências de viagens, imprensa e visitantes.
Confira a matéria completa e a agenda da campanha:

Vídeos institucionais se destacam como ferramenta de marketing

 
Os vídeos institucionais e comerciais são a grande aposta das empresas que querem divulgar a sua marca com um excelente custo-benefício. Se comparada a outros meios de divulgação a produção audiovisual se destaca por ser uma forma prática, moderna e criativa de apresentar uma empresa ou produto. Além disso, um vídeo na internet pode ser compartilhado infinitas vezes, disseminando informações que podem chegar a qualquer lugar do mundo. Os associados da ABIH-SC têm 15% de desconto nos produtora de vídeos Studio de Comunicação. 
Solicite um orçamento! (48) 3371-4438 caroline@studiodecomunicacao.com
 

Festival Brasileiro da Cerveja reúne o Brasil em Blumenau
 
 

Visitantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais lotaram boa parte dos hotéis de Blumenau para participar do Festival Brasileiro da Cerveja.
Durante o Festival uma pesquisa foi feita para saber qual a opinião do público sobre o evento. Cerca de 400 pessoas analisaram em torno de 35 itens. Além de entender o grau de satisfação, o material identificará o perfil dos visitantes. Os resultados serão entregues à presidência do Parque Vila Germânica e apresentados ainda neste mês.
 

quarta-feira, 19 de março de 2014

20° WORKSHOP & TRADE SHOW





Santa Catarina, como sempre, fazendo a grande diferença no 20° Workshop & Trade Show da CVC que começou nesta quarta-feira na Capital Paulista. Nosso Estado, juntamente com Pernambuco e Ceará possuem os maiores estanders destes últimos 20 anos. Num só local 510 expositores, 278 redes e hotéis nacionais, 127 internacionais, 16 companhias aéreas, 14 locadoras de automóveis, cinco parques temáticos, 26 empresas de receptivos, entre outras. A expectativa é de que dez mil visitantes passem pelos corredores do pavilhão, sendo mil de outros Estados. Para a presidente da ABAV-SC, Associação Brasileira de Agencias de Viagens, Ely Silveira, “esse Workshop é a maneira que a gente faz negócios; o principal motor de distribuição do turismo brasileiro é o agente de viagens”. Durante o evento a CVC lançou  o folheto “Completão”, que funciona como um guia turístico, com indicações de valores, passeios imperdíveis, restaurantes e estadias - além de opiniões da CVC sobre a hotelaria e passeios, classificadas por meio de "sorrisos".


Clique na imagem para ampliá-la


Os circuitos europeus operados 100% pela CVC também foram destacados, ainda que os pacotes montados em parcerias com receptivos locais continuem sendo comercializados. A ideia é que os gastos diários médios dos roteiros da operadora pela Europa sejam de US$ 160 e as estadias em grandes cidades sejam mais longas, sem correria. O projeto Mais 40 reforça o empenho da CVC no Nordeste do Brasil – a intenção é que, nos próximos dois anos, mais 40 cidades da região passem a compor os roteiros, começando pela Bahia. Inicialmente, um ônibus fará o percurso de Salvador a Ilhéus diariamente, ida e volta, parando em cidades entre elas. Outra novidade foi o relançamento da série Brasileiros no Mundo, com roteiros para Austrália, Japão e Índia. 



O apelo na Flórida é a venda de pacotes com diária média de US$ 170 com circuitos para conhecer Orlando e Miami, por exemplo, o que vai no contra fluxo do mercado, onde os turistas optam por fly and drive, pois viajam com mais independência. A aposta se fortalece na premissa de que férias com a CVC são para descansar e curtir, sem a preocupação inerente a viagens independentes. Além disso o cartão de crédito co-banded da CVC, será lançado ainda neste mês e servirá para acumular pontos que poderão ser trocados por viagens – para efetuar esta troca, o cliente poderá completar o valor com dinheiro.




Outra presença de destaque foi Alberto Cestrone, (a direita da foto, tendo ao centro Ely Silveira ), Diretor Geral do majestoso Infinity Blue Resort & Spa. Segundo ele, esta edição é a comemoração de um grande marco, afinal são 20 anos de realização deste que já é consagrado como o maior evento privado do turismo nacional.


Infinity Blue Resort & Spa - clique na imagem para ampliá-la


Para comemorar o fato e reiterar o papel da operadora na cadeia do turismo como agente do desenvolvimento do setor, o 20º Workshop & Trade Show CVC 2014 está sendo norteado pelo tema “Construindo juntos o futuro”, cuja proposta é reforçar que a CVC continua ao lado dos agentes de viagem, trabalhando em parceria com seus fornecedores de produtos e serviços turísticos para um futuro de sucesso para todos, e adaptando-se com agilidade às novas dinâmicas do mercado, às novas demandas de produtos que surgem a cada dia e ao perfil dos atuais e novos brasileiros que têm incorporado as viagens ao seu estilo de vida.


Vinicius Lummertz e Ely Silveira

quinta-feira, 13 de março de 2014

Informativo ABIH-SC


ABIH-SC realiza mais uma parceria para beneficiar associados

 
Na quinta-feira (06) o presidente da ABIH-SC, Samuel Koch, esteve em reunião com membros da diretoria da ABRH - Associação Brasileira de Recursos Humanos - Grande Florianópolis, Camila Nunes Machado, Helton Alcioní da Silva e Rosangela Mambrini. A ABRH realiza cursos de capacitação de curta e longa duração e, nesta parceria, o objetivo será capacitar os profissionais da hotelaria e seus gestores. 

Semana de festa para o diretor presidente Samuel Koch
 

Na tarde ensolarada de sábado (8) o diretor presidente da ABIH-SC, Samuel Koch, recepcionou amigos e familiares em sua residência para comemorar seu aniversário que acontece no dia 10 de março. Os convidados de Samuel compartilharam o momento de alegria e descontração e, em homenagem ao dia internacional da mulher, as mulheres presentes foram surpreendidas pelo aniversariante recebendo rosas. 

Organizadores do Encatho 2014 iniciam contagem regressiva para o evento
 
 
Na tarde da segunda-feira (10), o diretor presidente da ABIH-SC, Samuel Koch, reuniu membros da diretoria, entidades parceiras e colaboradores para alinhar as ações do 28º Encontro Catarinense de Hoteleiros - Encatho 2014. Os participantes discutiram itens de organização do evento, entre eles, estratégias de comunicação, recepção de visitantes e convidados, atrações do evento, palestras, Fórum de A&B, Seminário de Turismo e Exprotel.
"Faltando menos de 30 dias para o evento é fundamental que tudo esteja alinhado e em pleno funcionamento" comenta Samuel.
Acompanhe as notícias sobre o Encatho: https://www.facebook.com/encatho
 


Novo Plano Diretor de Florianópolis é revogado

 
 
A lei do novo Plano Diretor de Florianópolis, aprovada no final do ano passado pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Cesar Souza Júnior, foi revogada pelo do Juiz Federal Marcelo Krás Borges, da Vara Ambiental da Capital. O magistrado julgou procedente ação civil pública sob a alegação de que a legislação Federal não foi cumprida. O Ministério Público argumenta que não foram realizadas 13 audiências distritais, inexistiu a audiência geral e foi descumprido o Estatuto das Cidades. A decisão de Borges determina à Câmara que devolva o projeto do Plano Diretor à Prefeitura Municipal de Florianópolis para tomar as providências.

Balanço do carnaval 2014 de Santa Catarina
 
 
Na quinta-feira (6) o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis - SHRBS - divulgou o balanço do feriado de carnaval: durante o período, a taxa de ocupação da rede hoteleira na Grande Florianópolis fechou em 72,5%. Os hotéis de águas termais tiveram alta, a ocupação subiu de 60,5% para 74,2%. Os estabelecimentos nas praias catarinenses sofreram queda, com taxa de ocupação de 87,9% em 2013 para 72,1% em 2014. Conforme Valdir Walendowsky, presidente da Santur e Secretário de Turismo, Cultura e Esporte, 500 mil turistas vieram ao Estado, o que representa 6% de aumento em relação ao ano anterior. Esses turistas vieram principalmente de Estados próximos, como Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Com relação ao abastecimento de água e luz, a Casan informou que não houve problemas com falta de água no Estado e a Celesc divulgou, em nota, que as faltas de energia se deram por breves períodos principalmente no Oeste catarinense.

Fecomércio realiza pesquisa de turismo no Carnaval 2014 de Santa Catarina 
 
 
 
 
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) entrevistou 1.445 turistas e 440 empresários, entre os dias 1º e 8 deste mês, nas cidades de Florianópolis, São Francisco do Sul, Laguna e Joaçaba. O objetivo do estudo é apresentar aos empresários o movimento de turistas, suas percepções com relação à cidade, gasto médio dos consumidores e perfil dos visitantes. O resultado da pesquisa será divulgado pela Fecomércio nesta quinta-feira (13).
 


Praia do Rosa é destaque na ITB-Berlin
 
 
 

A ITB Berlim é a maior feira mundial de turismo, voltada à realização de negócios e troca de informações do setor que aconteceu entre os dias 05 e 09 de março em Berlim, Alemanha. O evento contou com a presença de grandes nomes do trade turístico internacional. A Praia do Rosa (SC) foi apresentada na feira como a única integrante brasileira do Clube das Baías Mais Belas do Mundo, que se destacam pelas belezas locais, desenvolvimento sustentável e respeito ao meio ambiente.

Santa Catarina é um dos destinos preferidos de surfistas de todo o mundo
 
 
 
A prática do surfe em Santa Catarina influencia o estilo de vida das cidades litorâneas e dá impulso ao turismo. Um mapeamento da Santur (Santa Catarina Turismo SA) aponta que o Estado conta com 127 praias ideais para o surfe. Entre elas, há locais conhecidos mundialmente como a Joaquina, a Guarda do Embaú, Praia do Rosa e Ferrugem. É preciso observar a necessidade de haver uma boa infraestrutura nestas praias, como pousadas, restaurantes, postos policiais, salva-vidas, sanitários, chuveiros, estacionamento, iluminação noturna e escolas de surf. Itens que garantem ao surfista segurança para desembarcar no Estado.

Brasil ganha infraestrutura com a Copa

 
 
Para receber a Copa do Mundo 2014 o Brasil precisou de investimentos extras em infraestrutura que ficarão como legado para os brasileiros e turistas após o evento. Aeroportos reformados, rodovias recapeadas, sinalização turística, acessibilidade à portadores de deficiência e mão-de-obra especializada.
O Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae e Fundação Getúlio Vargas, analisou 13 indicadores de evolução do País e a infraestrutura teve o melhor desempenho, ao lado do aproveitamento dos recursos naturais. A maior evolução dos indicadores, porém, foi em relação aos serviços e equipamentos turísticos, como meios de hospedagem. Essas ações aumentam a competitividade e podem atrair mais turistas, gerar mais renda, e assim, reduzir as desigualdades regionais. 
 

Pesquisa do Ministério do Turismo revela perfil do turista brasileiro 
 
 
 

Foram entrevistadas 2.322 pessoas de 11 capitais brasileiras, entre elas Florianópolis, para conhecer suas preferências na hora de viajar. A pesquisa apresentou informações importantes para o setor turístico, como o tempo de planejamento antes de embarcar, meios de hospedagem mais procurados, formas de pagamento, principais atrativos, estratégias de economia, número médio de viagens por ano e destinos preferidos.
O estudo também revelou que as viagens estão entre as cinco prioridades de investimento pessoal do brasileiro, ao lado dos estudos, moradia, poupança e negócios próprios.

PanHotéis realiza homenagens no Dia da Mulher
 
 
 
Na semana do dia Internacional da Mulher (8) o portal PanHotéis homenageou hoteleiras bem-sucedidas e admiradas no setor. Foram entrevistadas cinco mulheres representando o Cana Brava Resort, Blue Tree, Rio Quente, Radisson/Comfort Alpha e Grand Oca Maragogi. Elas falam sobre vantagens e qualidades femininas na hotelaria. 

Lançado novo aplicativo para agentes de viagens

 
 
Segundo o presidente da Trend, Luis Paulo Luppa, o aplicativo dá mais liberdade ao agente para descansar, viajar e estar com a família ou amigos sem perder a venda e ainda aumentando sua lucratividade.
Criado internamente pela equipe de TI da empresa, o app permite que o agente de viagens consulte produtos, reserve, confirme a venda e envie vouchers a clientes de maneira eletrônica.
Desenvolvido nas versões IOS e Android, o APP está disponível para download gratuito na Apple Store e na Google Play. 

Pesquisa aponta preferências de hóspedes ao dormir
 
 
 
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos revela que o barulho é o que mais prejudica o sono dos hóspedes (52%), em segundo lugar a temperatura do quarto (37%) seguido do desconforto na cama (31%). Com o objetivo de embasar o lançamento de sua cama customizada, a Four Seasons Hotels encomendou uma pesquisa para conhecer melhor os hábitos dos hóspedes.
Os participantes ainda revelaram sua rotina que antecede o sono, entre elas, assistir TV, tomar banho e a leitura de um livro. Além disso, para a maioria deles, é importante ter uma tomada próxima ao criado mudo.