segunda-feira, 1 de setembro de 2014

FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO 2014 - por João Zuccaratto

Jornalista especializado em turismo baseado na cidade de Vitória, capital 
do Estado do Espírito Santo

Toronto apresenta uma arquitetura magnífica aos seus visitantes Equador é mais um dos países da América Latina possíveis expositores nas Serras Gaúchas
clique na imagem para ampliá-la

Toronto, maior cidade do Canadá, representará aquele país no Festival de Turismo 2014Considerado um destino acolhedor, a quarta maior cidade da América do Norte e a maior do Canadá, Toronto vem ganhando destaque entre turistas mundo afora. Em 2013, bateu recorde de visitantes estrangeiros, com 1,42 milhão de pessoas. Porém, uma vez que a pesquisa não incluiu visitantes oriundos dos Estados Unidos, aquele número é ainda maior. Este magnifico destino estará presente na edição 2014 do Festival de Turismo de Gramado.

O Brasil tem uma grande parcela no crescimento do turismo no Canadá. No último ano, 79 mil brasileiros embarcaram para aquele país, deixando por lá cerca de US$ 160 milhões. Isto representa uma média de US$ 1,9 mil por pessoa, sendo este o maior gasto frente às outras nacionalidades. Além disso, somos também o que mais tempo permanecemos, com uma média de 19 diárias. Ou seja: o mercado daqui não pode mais ser deixado de lado.

É importante lembrar, ainda: Toronto é hoje a cidade no exterior que mais recebe estudantes brasileiros, em busca de aprendizado e fluência no inglês. E dispõe de variada gama em alternativas para lazer e entretenimento. São variadas opções de passeios, restaurantes, shows e exposições. No verão, de junho a setembro, megaeventos gratuitos, frequentados, em sua maioria, por jovens, sejam eles canadenses e um sem número de estrangeiros.

Outra grande vantagem está na obtenção do visto. Com uma burocracia simplificada, pode ser feito sem sair de casa, através de um despachante autorizado. Pedidos de permanência temporários são emitidos em menos de uma semana, período bem mais curto em relação aqueles exigidos por nações de língua inglesa como Austrália, Estados Unidos ou Inglaterra. Mais complicados, podem demorar até dois meses para serem concedidos. 

A diretora Marta Rossi, a embaixadora do Equador, Laura Donoso Gonzalez, e o diretor Eduardo Zorzanello

Cada vez mais, o mercado latino americano vê o Festival de Turismo de Gramado como a ferramenta ideal para trocar ideias e fazer negócios com os profissionais do setor. Na atualidade, é evento apresentando o maior número de agentes de viagem circulando por seus corredores da América do Sul. E, por este motivo, os países latinos têm-se voltado para a feira das Serras Gaúchas como referência para apresentar seus principais atrativos.

Na última semana, dois dos diretores da realização, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, estiveram na embaixada do Equador em Brasília, para discutir a participação daquela nação na edição 2014. Afinal, somente ano passado, aquele destino recebeu mais de 19,4 mil turistas brasileiros, significando 7% a mais que em 2012. Destes, muitos são da Região Sul do Brasil, o que fortalece ainda mais o potencial de negócios a serem gerados por aqui.

Além do território na América do Sul, o Equador possui também as Ilhas Galápagos, 1.000 quilômetros distantes do continente. Seu território de 256 mil quilômetros quadrados, é cortado ao meio pela linha que divide o globo terrestre em duas metades iguais, a Norte e a Sul. Sua principal língua é o espanhol, falada por 94% da população. Mas, entre os idiomas oficiais em comunidades nativas estão quíchua, shuar e outros 11 menos conhecidos. 

Sua capital, Quito, é Patrimônio da Humanidade da Unesco desde 1970, pelo centro histórico mais preservado e menos alterado de toda a América Latina. Também Cuenca recebeu esta láurea, em 1999, como exemplo de cidade planejada no estilo espanhol colonial. Considerado das regiões de maior biodiversidade do planeta por unidade de área, a atual Constituição foi a primeira no mundo a reconhecer legalmente os direitos da natureza.

Festival de Gamado fecha parceria com a TTG, mais feira da Itália voltada para o turismo

A feira italiana TTG de 2014 terá 1.400 expositores e receberá mais de 50 mil visitantes

Dois eventos mundiais referência de qualidade e bons negócios estão agora com uma parceria que promete atrair ainda mais o trade turístico. Em 2014, tanto o Festival de Turismo de Gramado estará presente com stand na TTG Itália quanto aquela mostra terá seu espaço no evento brasileiro. Esta é mais uma demonstração da forte aproximação de uma das mais importantes realizações nacionais com o mercado internacional. No caso, a Europa. 

Com estantes próprios na feira parceira, cada evento terá a oportunidade de apresentar seus objetivos e o que oferece de melhor para o profissional de um potencial destino. A TTG, com 1.400 expositores e 51 mil visitantes, acontece de 9 a 11 de outubro, na cidade de Rimini. Ela ocorre exatamente um mês antes do Festival. Estas datas tão próximas servirão para manterá o foco de todo o setor turístico mundial nestas duas grandes promoções. 

Caravanas internacionais impulsionam turismo do Estado do Rio Grande do Sul

A tradicional recepção que o Festival de Gramado faz para os agentes de viagens, operadores e jornalistas especializados vindos do exterior revela, nesta edição 2014, roteiros criativos pelo Estado do Rio Grande do Sul. Dentre os Municípios já engajados para consolidar ainda mais as caravanas internacionais está Garibaldi. Sua secretária de Turismo, Ivane Fávero, ressalta a importância de receber estes visitantes e o diferencial da região.

— O Festival exerce importante papel na promoção de nossa Serra Gaúcha para todo o mundo. Receber caravanas dos mais diversos países, e mesmo aquelas nacionais, possibilita divulgar para destinos emissores onde teríamos dificuldades de nos promover isoladamente. Seus integrantes contribuem com feedback para a oferta local, auxiliando na qualificação constante de nossos produtos e serviços turísticos — declara 

Garibaldi aproveita esta oportunidade para intensificar a publicidade de seus principais atrativos. Um deles é Rota dos Espumantes, cobrindo 20 vinícolas. Outro, é o Passeio de Maria Fumaça, divertido e regado a vinho e música tradicional. Há, também, a Estrada do Sabor, diferente roteiro no qual, além de ótima comida, é possível apreciar as belezas do interior. Estas serão algumas das riquezas a serem conhecidas pelos profissionais de fora.

Os roteiros das caravanas foram modificados, de maneira que os visitantes percorram mais cidades da Serra e, assim, conheçam melhor o conjunto de produtos a serem exibidos. Segundo a diretora Marta Rossi, essa relação pretende fortalecer o turismo em toda a região. “A intenção é consolidar ainda mais a parceria com empresas e países, com o intuito de atrair um maior número de turistas para a Serra Gaúcha e o Estado” — finaliza.


O passeio de Maria-Fumaça é uma das atrações do Município de Garibaldi, localizado nas Serras Gaúchas e muito próximo à cidade de Gramado Festival presente em Encontro Nacional de Agências de Viagem Membros da diretoria do Festival de Turismo de Gramado participaram do mais recente Encontro Nacional das Agências de Viagem. Esta importante realização aconteceu de 15 a 18 de agosto, no Centro de Eventos Taiwan, no Município de Ribeirão Preto, situado no interior do Estado de São Paulo. Os executivos Andréia Oliveira e Eduardo Zorzanello foram prospectar clientes e estreitar laços com o mercado paulista e Nacional.

A feira, caminhando para 20 anos, reúne agentes de viagens e profissionais do setor de todo o País. Estes, além de participar de palestras técnicas, podem conhecer as novidades do mercado, projetadas para a próxima temporada. Neste sentido, tanto Andréia quanto Eduardo tiveram como contribuir. O Festival, com 80% dos espaços vendidos, terá muitas coisas novas. E uma da mais importantes está voltada a parques e entretenimento.

— Queremos mostrar este segmento, um dos que mais crescem no mundo, como grande instrumento de atração de visitantes. No Salão de Parques e Entretenimento, os visitantes poderão também experimentar as atrações e vivenciar um pouco da experiência dos parques” — ressaltou Andréia. No espaço, agentes de viagens e jornalistas especializados terão contato com personagens e vivenciarão shows relacionados a este importante segmento.

Os executivos do Festival de Turismo de Gramado, Andréia Oliveira e Eduardo Zorzanello, ao lado do presidente do evento, Emerson da Silveira Congresso do Festival de Turismo 2014 foca em entretenimento e inovação

Todos os anos, o Festival do Turismo de Gramado mantém a preocupação em não apenas fomentar negócios em o setor, mas também chamar atenção possibilitando debates sobre novas abordagens das principais tendências do mercado. E, em 2014, não será diferente. O evento trará os resultados e as tendências que tanto a indústria do entretenimento quanto a evolução da tecnologia têm viabilizado para este tão importante segmento da economia.

Tudo isto será exposto em diversas painéis e palestras, durante o congresso do Festival, a ser desenvolvido nos dias 7 e 8 de novembro, no Serrano Resort Hotel, localizado no Centro daquela cidade das Serras Gaúchas. A coordenação destas atividades é responsabilidade de Rita Vasconcellos, vice-presidente de Relações Institucionais da seccional do Estado do Rio Grande do Sul da Associação Brasileira das Agências de Viagem.


Temas como inovação e indústria criativa, além de parques temáticos e megaeventos, dentre outros assuntos, entrarão em debate. Os agentes de viagens, expositores e visitantes presentes ao congresso terão oportunidade de acompanhar o crescimento de tendências do setor, alinhavando suas estratégias para os principais negócios e garantindo espaço no mercado. A intenção é mostrar um Brasil bem mais atrativo naquelas diversas áreas.

O ministro do Turismo, Vinícius Lages, já confirmou sua presença como primeiro palestrante. Abordando o tema dos “Impactos e resultados nos negócios através da inovação, tecnologia e relacionamento em redes: os desafios mais emergentes na gestão do turismo”, aproveitará para exibir o panorama mais atualizado do setor dentro da realidade brasileira. Tudo isto acontece durante a parte da manhã, pois as tardes são dedicadas à feira.



quarta-feira, 27 de agosto de 2014

FALANDO DE TURISMO por Jeff Severino - Jornalista SC-01571-JP


GASTOS NO EXTERIOR
 
 
Como se já não bastasse a desgraça dos 7x1,  a conta de transações correntes (resultado de todas as trocas de serviços e do comércio do país com o resto do mundo) teve um resultado negativo de US$ 6 bilhões em julho. Segundo os números do BC, de janeiro até o mês passado, o déficit do país soma US$ 49,3 bilhões. Já os gastos com viagens internacionais bateram recorde. O fato de o país sediar a Copa do Mundo não impediu o brasileiro de viajar, muito pelo contrário. Julho foi o mês em que o turista daqui mais gastou em viagens internacionais em toda a história. As despesas chegaram a US$ 2,4 bilhões: as maiores para qualquer época do ano desde quando o BC começou a registrar os dados, em 1947. 
 
 
Já os torcedores estrangeiros que vieram para assistir à competição gastaram US$ 789 milhões no mês passado. "A Copa não foi assim uma Brastemp no sentido de atrair turistas estrangeiros. Houve um aumento dos gastos de turistas estrangeiros aqui entre junho e julho, mas nada que compense as despesas de brasileiros no exterior" avaliou o economista-chefe da corretora Gradual, André Perfeito. Para Sergio Vale, economista da MB Associados, a Copa foi ruim em termos de resultados econômicos. Segundo ele, a paralisia da atividade em junho e julho nunca aconteceria em uma situação normal. Nos sete primeiros meses deste ano, o Brasil recebeu US$ 35,2 bilhões em investimentos. É exatamente a mesma quantia captada no mesmo período do ano passado. No entanto, em relação ao PIB, os investimentos apresentaram uma queda de 2,85% para 2,66%.
 
PASSAGENS AÉREAS
 
 
E o pior de tudo é que não tem como conhecer e desfrutar o Brasil com os preços atuais das passagens aéreas e pelo tempo que se leva até o destino. Até João Pessoa pela Gol/Tam você leva até 25 horas para voltar a Florianópolis. Para se retornar de Maceió a mesma coisa. 
 
 
O preço das passagens e o tempo de voo é superior a um voo até New York ou Frankfurt. Isso sem contar o preço da nossa hotelaria, obrigada a cobrar preços exorbitantes por contas das altas taxas de impostos (alguns casos é pura ganância - os hotéis permanecem vazios mas não abaixam os preços - não caem na real nunca - preferem ficar no vermelho, quando somente empatar já seria lucro. Outro problema que que a maioria dos grandes resorts brasileiros sequer oferecem serviços "all inclusive", perdendo clientes potenciais em massa para o Caribe.
 
SE ARRASTANDO
 
 
E as obras em nossa pista de pouso internacional Hercílio Luz continuam se arrastando, tanto que o andamento das obras e as perspectivas de entrega do novo terminal de passageiros do aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, foram debatidos nesta quarta-feira (27) na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). O superintendente Regional Sul da Infraero, Carlos Alberto da Silva Souza e o superintendente do aeroporto, Antônio Felipe Bergman Barcelos, participaram de reunião da Câmara de Assuntos de Transporte e Logística da Federação. No começo do mês, a Infraero determinou a paralisação da construção do novo terminal por 120 dias. A estatal alegou que precisava rever o planejamento e o cronograma das obras, previstas para serem concluídas no começo de 2015.
 
 
OFF ROAD
 
O OFF ROAD ADVENTURE TEAM realiza no próximo dia 13 de setembro o OFFLORIPA 4x4 2014, evento comemorativo aos 15 anos de atividades, ao longo dos quais foram organizados 70 Passeios. Luciano Dellarole considera muito satisfatório o que já foi obtido com o apoio da mídia, de empresas parceiras e de off roaders. Para este passeio já foram arrecadados até agora 290 quilos de alimentos não perecíveis que serão destinados a entidades assistenciais. Confirmada a presença de off roaders de Balneário Camboriú-SC, Curitiba-PR e São Paulo-SP. A NOVA SANTA Ssangyong Criciuma e São José-SC cedem o 4x4 "madrinha" que será o carro-guia e está patrocinando camisetas. O OFFLORIPA 4x4 2014 é promovido pelo www.sulacontece.com, criado com objetivo de levar ao internauta tudo de bom sobre o Sul do Brasil. Para colaborar com as doações ou obter informações diretor@sulacontece.com.
 
Infinity Blue Resort & Spa
 
NATURISMO NA GALHETA
 
Você já pode andar pelado (a) na Praia da Galheta em Florianópolis. Foi arquivado o Projeto de Lei Complementar n. 1.327/2014, que proibia.  Todavia mantem-se uma maior fiscalização para evitar práticas sexuais e uso de drogas no local, situações denunciadas frequentemente pelos moradores da região e rejeitadas pelos próprios naturistas. As normas previstas no Código de Ética da Federação Brasileira de Naturismo que, entre outras, considera como falta grave ter comportamento sexualmente ostensivo e/ou praticar atos de caráter sexual ou obscenos nas áreas públicas, e praticar violência física como meio de agressão a outrem. A punição vai desde uma simples advertência até a proibição de entrar em qualquer ambiente naturista.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Será elaborado pelos vereadores um requerimento para encaminhar aos órgãos competentes solicitando mais segurança, fiscalização e infraestrutura no Parque da Galheta. Ficou acertado ainda a instalação de placas ao longo da trilha e da praia para tentar inibir a prática sexual e o uso de drogas na região. Os vereadores vão pedir ainda que sejam colocados guarda-vidas frequentes e que o acesso à praia seja melhorado.
 
 
CULTURAS URBANAS
 
O I Festival de Culturas Urbanas de São José, foi transferido para os dias 17, 18 e 19 de outubro, no Centro Multiuso da cidade. Com isso, as inscrições foram prorrogadas até o dia 26 de setembro. Os Interessados em participar devem enviar seus materiais e conferir o regulamento completo através dos site www.festivaldeculturasurbanas.com.br. O evento tem como objetivo movimentar ​e reconhecer a cultura do hip hop, grafitagem, artes urbanas e outras atividades, que ganham cada vez mais adeptos pelo país. Mais informações: www.facebook.com/festivaldeculturasurbanas.
 
 
VALE DO CONTESTADO
 
 
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC volta ao Vale do Contestado semana que vem para dar sequência ao projeto de interiorização da entidade. Em parceria com o Senac e apoio da Fecomércio, a ABIH-SC busca capacitar o trade turístico e os meios de hospedagem das 10 regiões turísticas catarinenses. Concomitantemente, a iniciativa está sendo implantada na Serra Catarinense. A ação teve início no mês de julho, quando a diretoria da ABIH-SC se reuniu com representantes das principais cidades da região, para organizar as melhores datas para as oficinas. A primeira, chamada Oficina de Elaboração de Calendário de Eventos, foi realizada em agosto, quando participaram as cidades de Canoinhas, Curitibanos, Frei Rogério, Porto União, Treze Tílias, Fraiburgo e Videira. Em seguida, os representantes tiveram o dever de casa de compilar e organizar as informações de cada cidade para formatar o calendário turístico do destino Vale do Contestado. 
 
 
O fechamento da Oficina de Elaboração de Calendário de Eventos será no dia 2 de setembro, em Joaçaba. Em seguida, dia 3, haverá a Oficina de Roteirização e Pacotes Turísticos. O objetivo desta ação é a elaboração de um calendário para promover e divulgar os eventos e a oferta turística atual. “Essa será a segunda vez que pegamos a estrada junto com o Senac e vamos auxiliar o trade a colocar as ideias em prática. Até então, muitas cidades não conversavam entre si e agora estão trabalhando todas juntas para fomentar o turismo do Vale do Contestado”, explica Samuel Koch, diretor-presidente da ABIH-SC.
 
 
ABIH-ROAD SHOW
 
O resultado das oficinas será apresentado no dia seguinte, 11 de setembro, durante o ABIH-SC Road Show, o primeiro grande evento da entidade no interior do Estado. O evento irá apresentar vantagens, produtos e serviços aos meios de hospedagens, bem como as parcerias recentes, feitas pela ABIH-SC, que beneficiam o setor. O principal objetivo é aproximar o segmento hoteleiro e criar um canal de comunicação entre os meios de hospedagem e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura, Agronomia de Santa Catarina – CREA SC, que estarão presentes ministrando palestras. Na Serra Catarinense, as mesmas oficinas serão dias 16 e 17 de setembro, em São Joaquim. E dia 18 de setembro terá o 2º ABIH-SC Road Show, evento que será realizado em todas as 10 regiões turísticas de Santa Catarina. “Nosso grande intuito com todas essas ações é levar a ABIH-SC para perto dos hoteleiros, capacitando-os e, com isso, ajudando a desenvolver o turismo de nosso Estado”, explica Samuel Koch.  
 

QUALIFICAÇÃO PARA O TURISMO
Apesar de Santa Catarina ser um dos principais polos turísticos do país, com visibilidade internacional e figurando nos melhores rankings do setor, sem o apoio governamental que merece, a qualificação ainda é um dos gargalos desta atividade que representa 12% do PIB estadual.  Com a ideia de capacitar as micro e pequenas empresas do segmento, foi lançado na sede do Sebrae/SC, em Florianópolis, o projeto Avançando na Gestão de Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro, que prevê o incremento no faturamento de 10% e ampliação da gestão em 60% das empresas participantes. 

Clique na imagem para ampliá-la

A iniciativa surgiu do convênio entre a entidade e a Confederação Nacional do Turismo (CNTur), o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS) e a Federação dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Catarina (Fhoresc). Em Santa Catarina, a meta é atingir mais de 300 empresas em 50 municípios que tem no setor uma de suas principais atividades econômicas. As primeiras turmas de empresários já iniciaram as atividades em Florianópolis e Blumenau. Os empreendedores que participarem terão a oportunidade de duas palestras e duas oficinas, além de contar com um diagnóstico de gestão de sua empresa, consultoria personalizada , informativos mensais sobre a atividade e uma central nacional de reservas e negócios (caso dos meios de hospedagem), entre outros benefícios.
CANOAGEM ONDA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A Praia do Rosa é sempre pura ferveção. Neste final de semana (30) acontece a 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem em Onda 2014, no dia seguinte, 31, no mesmo palco, o Campeonato Catarinense de Long Board e Stand Up Padlle. A famosa Praia do Rosa não é só conhecido por suas boas ondas e belezas naturais, mas também pelos resorts, pousadas, bistrôts com altíssima gastronomia... Minha dica evidentemente é o Vida Sol e Mar Eco Resort e Beach Vilage, de frente para o palco do evento e com uma estrutura invejável. As reservas podem ser feitas com a Sabrina (sabrina@vidasolemar.com.br). Não deixa para a última hora porque você vai dançar. 
 
 
Com relação ao campeonato, as vagas serão limitadas a 16 vagas para atletas waveski, 16 atletas do kayaksurf e 10 atletas do Shark Paddle. O valor da inscrição será de R$130,00 a primeira categoria e R$ 30,00 por cada uma das demais categorias disputadas. As pré inscrições estão abertas até o dia 15 de agosto através do e-mail fabrica@supbless.com.br informando nome, modalidades, categorias e CPF. Caso esteja irregular no seu cadastro com a confederação, acesse: www.canoagem.org.br, link cadastro e se regularize. Para dúvidas relacionadas ao cadastro, entrar em contato pelo e-mail cadastro@cbca.org.br ou pelo telefone 41 3083 2600. A I Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Onda 2014 tem apoio da Fecesc - Federação Canoagem do Estado de Santa Catarina, Pousada Fazenda Verde do Rosa, Shark Paddle e RPF Kayaks. Uma realização de ALI - Associação de Longboard de Imbituba e CBCa - Confederação Brasileira de Canoagem. Patrocínio de BLESS SPORTS, TRUZZ e New Impact.
 
FESTIVAL DE DANÇA
 
Servidores da Fundação de Cultura de Piratuba participaram do Festival Internacional de Folclore, realizado na última quarta-feira em Passo Fundo, no RS. O objetivo foi divulgar o Festival de Dança da Terceira Idade, que acontece em novembro na cidade das águas termais. O Festival de Folclore de Passo Fundo reuniu grupos de vários Estados do Brasil e também de outros países. Dançarinos da Alemanha, Colômbia, África do Sul, Argentina, México, entre outros, marcaram presença. Os piratubenses distribuíram material de divulgação e também fizeram contatos com representantes de inúmeros grupos de dança.
 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Na cidade gaúcha um contato também foi feito com a presidente da Seção Brasileira do CIOFF – Conselho Nacional das Organizações de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais, Socorro Maciel. De acordo com Solange, ela gostou do modelo do Festival de Piratuba e acenou com a possibilidade de contribuir, indicando grupos para a participação.
 
FESTA DO AGRICULTOR
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A Tradicional Festa do Agricultor de Piratuba é o principal evento do interior do município e beneficia uma localidade a cada ano. Nesta edição, ela está sendo organizada pela comunidade de Zonalta e a novidade é que ela será realizada no Parque de Eventos do município, que foi inaugurado no mês de fevereiro. Na última sexta-feira, dia 22, moradores de Zonalta e a secretária de Agricultura, Márcia Dupont, estiveram no Parque, discutindo alguns detalhes da festa. Juntos eles definiram os locais onde serão instaladas as estruturas de cobertura, churrasqueiras, brinquedos infláveis, espaços para a exposição de animais, máquinas e equipamentos e para a feira de artesanato. O evento, que acontece no dia 07 de setembro, vai contar com atividades já pela manhã, iniciando com Roda de Viola, às 09h. Ao meio dia o tradicional almoço e no decorrer do dia também acontece a 7ª Mostra de Terneiras e Novilhas e a 5ª Feira de Máquinas e Equipamentos Agrícolas. Já à tarde, matinê com a Banda Modello. 
 
PROJETO EDUCANTUR
 
 
O EDUCANTUR é uma grande inovação para o turismo e para a educação e vai representar uma revolução para Santa Catarina. O objetivo do EDUCANTUR é criar um produto turístico inovador voltado para os estudantes do ensino fundamental, ensino médio e universitário, que proporcionará aprendizagem e diversão. Os pacotes EDUCANTUR consistirão em roteiros turísticos, que além de entretenimento, incluem atividades pedagógicas de fixação do conteúdo escolar conduzidas por especialistas nos locais de interesse. Quando uma escola escolher um pacote EDUCANTUR, os alunos vão optar por um destino memorável, onde amigos vão viver experiências que vão acompanhá-los pelo resto de suas vidas, com seus colegas. 
 
 
Os pedagogos irão eleger um nos conteúdos EDUCANTUR para o destino e a escola receberá todo o material pedagógico relacionando o destino para o qual viajarão e as atividades pedagógicas que vivenciarão com a matéria do nível que os alunos estão cursando, para que utilizem em sala de aula. Durante a viagem, além de visitar atrações turísticas e de entretenimento, os estudantes participarão de atividades práticas com os profissionais selecionados pelo EDUCANTUR. São geólogos, biólogos, engenheiros, artistas, empresários e outros profissionais que atuam em temas relacionados com o conteúdo que mostrarão aos alunos como aquilo que aprenderam acontece na vida real! Clique neste link e apoie
 
FESTURIS GRAMADO
 
 
Destino perfeito para os amantes da natureza, a Nova Zelândia é um país de primeiro mundo, conhecido pelo turismo sustentável e de aventura, além de suas paisagens de tirar o fôlego. Presença confirmadíssima na 26º edição do Festuris Gramado!
 
 
BUSTOUR
 
 
Falando nisso, Marta Rossi com Aninha Marques e Any Brocker montando o espaço temático do BUSTOUR, dentro do SALÃO DE ENTRETENIMENTO do FESTURIS. A Brocker Turismo é a minha transportadora oficial. 
 
 
FEBRACHOCO
 
 
O Brasil é o terceiro mercado mundial em volume produzido e consumidor de chocolate, que é cerca de 500 mil toneladas por ano com faturamento aproximado de R$ 9 bilhões. O potencial do segmento Premium para negócios e tendências para especializações deste setor, representam hoje entre 6% e 8% do deste volume de chocolate, chegando a 35 mil toneladas por ano segundo a Abicab (associação brasileira as indústria de chocolate e cacau) que tem à sua frente, como Diretor de Chocolates Premium, o gramadense, Caio Tomazeli. Esse chocolate de alta qualidade é o alvo da Febrachoco - Feira Brasileira do Mercado de Chocolate que acontece em sua terceira edição de 10 a 12 de setembro, no Serra Park, em Gramado.
 
CAFÉ DE NEGÓCIOS ABAV-SC
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 27, no Hotel InterCity Premium Florianópolis, da rede InterCity de Hotéis Inteligentes, o 2º Café de Negócios promovido pela ABAV-SC, em parceria com o Intercity, através do seu Gerente Geral Luiz Branas Valenzuela. Presentes no evento além do trade de turismo, o Sr. Roberto Meneses, da Coordenadoria Regional do SEBRAE na grande Florianópolis, da Presidente da ABAV-SC, Ely Silveira e da Secretária de Turismo de Florianópolis, Maria Claudia Evangelista, que brindou a todos com a palestra FLORIPA PRÓ-TURISMO, abordando o fomento na inovação do turismo, plano de marketing, capacitação, inovações tecnológicas e serviços no turismo de gestão. Segundo a Secretária: "Não basta inovar, é necessário praticar". Comentou também sobre as principais ações tais como o ordenamento do receptivo turístico de Florianópolis, turismo participativo em feiras, fanpress, materiais promocionais, além do cronograma e investimento da Secretaria de Turismo Municipal. "Estamos construindo a marca de Florianópolis a exemplo dos grandes destinos, tal como New Ypork (Big Apple) e cada um de vocês podem opinar, participando da construção da marca turística da nossa cidade! E só acessar a fanpage SETUR FLORIANÓPOLIS e seguir o exemplo do nosso Guga Kuerten" finalizou. Para ver todas as fotos clique aqui.
 
CARAVANAS ABAV
 
 
A ABAV Nacional abriu, as inscrições para que agências de viagens não associadas à entidade também possam integrar o Projeto Caravanas, que oferece condições especiais para a participação no 42ª ABAV - Expo Internacional de Turismo. Formatado em três etapas, o programa foi lançado em maio, durante a participação da ABAV na 37ª Aviestur – Feira de Turismo do Estado de São Paulo, realizada em Holambra, contemplando as agências de viagens localizadas em dez cidades do interior paulista, como resultado de uma parceria firmada com a Aviesp, entidade associada congênere da ABAV Nacional. No dia 16 de julho, a ação foi ampliada para todo o Brasil, mas ainda concentrada nas agências de viagens associadas, com a mobilização a cargo das ABAVs estaduais.
 
 
“Apesar da adesão que tivemos, os acordos comerciais obtidos este ano nos permitiram uma oferta extra de vagas em algumas localidades. Estendendo essa vantagem às empresas não associadas, esperamos alcançar o objetivo de termos, nesta edição, um número recorde de agentes de viagens presentes e ainda os motivamos para que se tornem associados”, afirma o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo.  “Abrimos também, dessa forma, oportunidades para que mais profissionais possam beneficiar-se do amplo programa de palestras que integram a programação do 42º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e das capacitações da Vila do Saber, que acontecem paralelamente à feira”, completa Azevedo.
 
 
As vagas remanescentes podem ser pleiteadas por agências de viagens dos seguintes estados: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão,  Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Minas Gerais,  Paraíba, Pará, Paraná (exceto Curitiba), Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal. Há opções para viagens bate/volta, com um pernoite ou dois pernoites, e os interessados podem efetuar a inscrição diretamente no site do evento www.abavexpo.com.br/caravanas ou tirar dúvidas pelo e-mail caravanas@abavexpo.com.br. A 42ª ABAV - Expo Internacional de Turismo será realizada de 24 a 28 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
 
 
FESTURIS JOÃO PESSOA
 
 
Já os diretores  do Festival de Turismo de João Pessoa, estiveram em Brasília, oficializando a visita do ministro do Turismo Vinícius Lages, ao maior Festival de Turismo do Norte/Nordeste que acontece agora no mês de Outubro na fantástica Capital paraibana. 
 
 
PLANO ESTRATÉGICO
 
 
Pernambuco possui uma imagem turística consolidada no mercado nacional e internacional, ultimamente segue como um dos principais estados do Nordeste brasileiro no que diz respeito à recepção de turistas. Com o objetivo de transformar o Estado num destino turístico ainda mais representativo, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur) está atualizando o Plano Estratégico do Turismo. Criado em 2008, pelo consultor Paulo Gaudenzi, a proposta apresenta diretrizes e programas a serem seguidos para o desenvolvimento do turismo em Pernambuco até 2020.
 
 
A Secretaria de Turismo de Pernambuco está coletando informações nas áreas de Infraestrutura, Estrutura básica de apoio, Organização da Cadeia Produtiva do Turismo, Recursos e Atrativos Turísticos, Marketing, Sensibilização e Capacitação de RH, e Gestão Pública do Turismo. Uma vez com as informações reunidas, o trade turístico terá, de maneira rápida, todo o panorama de atividades já desenvolvidas e que poderão ser realizadas dentro dessa perspectiva da política de turismo traçada pelo plano,tendo com isso, um instrumento de gestão do turismo atualizado.
 
BELLA DA SEMANA
 
 Clique na imagem para ampliá-la
 
Estreou nesta quarta-feira, dia 27, o ensaio da modelo Steffani Prudêncio no site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Aos 20 anos, ela foi a Bela da Torcida pelo São Paulo em 2014, e agora chega determinada a causar um grande alvoroço com as fotos que fez para o site brasileiro.