quarta-feira, 1 de outubro de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC - 01571 - JP


ABEOC BRASIL
 
 
Em reunião com representantes do Ministério do Turismo (MTur) durante 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, no Anhembi, em São Paulo, dia 25/09,  a Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil apresentou três propostas da entidade para alteração na Lei Geral do Turismo. Os técnicos do Ministério aceitaram as reivindicações e elas devem ser incluídas na versão revisada da Lei. A ABEOC Brasil solicitou as seguintes alterações na Lei 11.771/2008: Inserção da palavra “eventos” no artigo segundo da Lei Geral do Turismo, buscando reafirmar a importância e alicerçar ações afirmativas para o segmento de eventos de turismo de negócios e eventos. Onde a Lei trata do Cadastro dos prestadores de serviços turísticos, ficou definido que a proposta de alteração da lei retira a possibilidade do cadastramento das empresas com a utilização do Código de Atividade Econômica – CNAE secundário, a inscrição no Cadastur ficará vinculada ao CNAE principal da empresa.
 
 
Solicitou-se também a inclusão da expressão “custos internos” no trecho em que trata das formas de remuneração da organizadora de eventos, ficando o texto proposto da seguinte forma: “o preço do Serviço das empresas organizadoras de eventos é o valor cobrado pelos serviços de organização, a título de custos internos”. Esta nova redação terá reflexos no trabalho da entidade e do trade, para a alteração da forma de tributação das empresas organizadoras, que hoje chegam a ser tributada três vezes e, ainda, não podem emitir nota fatura sobre os serviços de agenciamento realizados. “Com essas proposições, a ABEOC Brasil procura dar mais um passo na profissionalização do setor de turismo de negócios e eventos”, resume a presidente da ABEOC Brasil, Anita Pires.
 
EVENTOS BRASIL
 
Durante a ABAV, Vinícius Lummertz, secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur disse que a importância do setor de eventos para o Turismo é “capital”. “O Turismo de Negócios é prioridade para o Ministério do Turismo e para os planos do desenvolvimento do turismo no Brasil que estão projetados para o crescimento até 2022. É central pelas taxas de crescimento que vem demonstrando, pelas projeções ainda maiores para o futuro”, afirmou o secretário. Lummertz informou que o Ministério investiu perto de 800 milhões de reais em centros de convenções e tem apoiado outras iniciativas diretamente.
 
 
“Nós acreditamos que o crescimento desse setor é compatível com o conjunto de estratégias como, por exemplo, a concessão dos aeroportos, a construção dos aeroportos regionais, além da política de valorização das companhias aéreas, do contexto da desoneração fiscal. Quando se fala em eventos, absolutamente todas as cadeias de produção brasileira estão sendo tocadas direta ou indiretamente. O ganho não é só para o setor de eventos, o ganho é para a economia nacional e produtividade do Brasil”, completou Lummertz.
 
BRASIL FIDELIDADE
 
Outra novidade durante o Eventos Brasil 2014 é o cartão Brasil Fidelidade. Cada participante ganhará esse cartão que é um cartão pré-pago, VISA, e que também vai servir de controle de acesso no evento. “Ele também vai te dar benefícios para alguns estabelecimentos credenciados. Quando você consome, você recebe um cash back, ou seja, ao invés de acumular pontos, você acumula dinheiro”, explica Sérgio Bicca, da Brasil Fidelidade Card. “Estamos em fase de pré teste. Esse cartão tem foco forte para ser implantado no setor de eventos e por isso vamos expor no Eventos Brasil. Oficialmente ele só deverá entrar no mercado o ano que vem, mas estamos usando a oportunidade do evento para entregar o cartão para cada um dos participantes degustar e entender como funciona. Será um evento parceiro Brasil Fidelidade”, completa.
 
PRESIDENTES
 
 
Falando ainda em ABAV, Ely Silveira, presidente da ABAV-SC, que vem mudando e melhorando o perfil, produtos e qualidade da ABAV-SC, recebe o livro "60 ANOS DE ABAV", autografado pelo Presidente Nacional da Entidade, Antonio Azevedo. 

RESORT & SPA DO ANO


O Infinity Blue Resort & Spa, minha casa em Balneário Camboriú, capitaneado pelo amigo Alberto Cestrone, foi reconhecido como Resort e Spa do Ano durante a 29ª edição de Os Dez Mais do Turismo promovida pelo Grupo Travel News na última segunda-feira, dia 22 de setembro, durante a 42ª ABAV-EXPO. Parabéns a toda família Infinity,
 
QUINTA DO BUCANERO
 
 
Já a cinematográfica Quinta do Bucanero (Praia do Rosa- Imbituba/SC) foi eleita a Pousada do Ano na 14ª edição do Prêmio O Melhor de Viagem e Turismo 2014/2015, realizado  em parceria com o  Guia Quatro Rodas. A premiação – que elege os melhores destinos, empresas e serviços do Brasil e do mundo – é considerada a mais importante do turismo nacional. Os 22 vencedores desta edição foram escolhidos pelo público da revista, por integrantes das redações do Guia Quatro Rodas e Viagem e Turismo, correspondentes internacionais, consultores e especialistas convidados.
 
 
Coube aos editores e repórteres da publicação que mais viaja pelo Brasil – o Guia Quatro Rodas – eleger a Pousada do Ano, levando em conta critérios que abrangem estrutura, serviços, conforto, preço, lazer, entre outros.
 
 
Ao receber o prêmio, a proprietária da Quinta do Bucanero, Jaqueline Biazus,  disse que “é uma honra fazer parte da primeira classe de empresas e destinos turísticos que contam com a chancela destas consagradas publicações”. Além de agradecer a todos os envolvidos – jurados, equipe da pousada e hóspedes – fez questão de, também, dedicar o prêmio à Praia do Rosa e à “bela e Santa Catarina”. 
 
 
De frente para a Praia do Rosa (Imbituba/SC) e debruçada sobre uma rara lagoa de águas salgadas, a QUINTA DO BUCANERO tem em seu DNA o romance, luxo despretensioso,  bem-estar e sustentabilidade. Faz parte da Associação Roteiros de Charme desde a sua inauguração, em 1995.

PROJETO DE QUALIFICAÇÃO
 
Santo Amaro da Imperatriz recebe na próxima quinta-feira, 02, a partir das 14 horas, o projeto Avançando na Gestão de Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro, implantado para atender a demanda turística de Santa Catarina e capacitar as MPEs do segmento. A iniciativa prevê o incremento no faturamento de 10% e ampliação da gestão em 60% das empresas participantes. A ação surgiu do convênio entre Sebrae, Confederação Nacional do Turismo (CNTur), Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS) e Federação dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Catarina (Fhoresc). “A ideia é percorrer o estado com o programa, que oferece capacitação inovadora para o aprimoramento das MPEs que trabalham com o turismo”, afirma Estanislau Bresolin, presidente da Fhoresc.


Em Santa Catarina, a meta é atingir mais de 300 empresas em 50 municípios que tem no setor uma de suas principais atividades econômicas. As primeiras turmas de empresários já iniciaram as atividades em Florianópolis e Blumenau. Os empreendedores que participarem terão a oportunidade de duas palestras e duas oficinas, além de contar com um diagnóstico de gestão de sua empresa, consultoria personalizada, informativos mensais sobre a atividade e uma central nacional de reservas e negócios (caso dos meios de hospedagem), entre outros benefícios.
 
PRAIA DO ROSA
 
 
Badalado point praiano do Sul do Brasil, a Praia do Rosa cada vez mais atrai turistas fora da temporada de verão. Além da melhor pousada do Brasil, das belezas naturais, um amplo calendário de eventos, que movimenta a baía o ano todo, faz do Rosa um dos lugares mais bacanas para curtir mar e serra com conforto e muita diversão. Se em setembro a principal atração foi a Travessia da Praia do Rosa, que integra a temporada 2014 do Circuito Mercosul de Travessias, outubro chega com mais esporte, com a 3ª edição do Praia do Rosa Bike Marathon, e uma ode à boa mesa, com as delícias gastronômicas do festival Sabores do Mundo Praia do Rosa. De 16 a 26 de outubro, restaurantes e pousadas da Praia do Rosa realizam a 5ª edição do já tradicional festival gastronômico Sabores do Mundo Praia do Rosa. 
 
 
Durante duas semanas, os estrelados restaurantes do litoral catarinense elaboram pratos especiais para brindar o público com a alta gastronomia local. Com pratos preparados por cada estabelecimento especialmente para o festival Sabores do Mundo, os apreciadores da boa mesa têm a oportunidade desfrutar da culinária estrelada da Praia do Rosa. O pequeno vilarejo do litoral catarinense impressiona pela vasta e qualificada diversidade gastronômica, com etnias e sabores variados. Muitos restaurantes têm qualidade reconhecida pelos famosos guias de turismo e gastronomia, como Trip Advisor e Guia 4 Rodas. 
 
 
No mesmo período, entre os dias 17 e 19 de outubro, a baía também sedia a 3ª edição do Praia do Rosa Bike Marathon, prova de cross country para Mountain Bikes que conta com 31 categorias e 3 pistas de disputa. Serão diferentes percursos, com extensão de 46 km, 29 km e 9km, respectivamente. Com largada do Mar del Rosa, os bikers passam pelos belos cenários da região,  como a Lagoa de Ibiraquera, e as baias da Praia do Rosa, Praia do Luz e da Ribanceira. Detalhe: os eventos ocorrem com um tempero a mais - a presença das baleias francas na baía do Rosa. Nessa época do ano, a Praia é visitada pelos gigantes marinhos, que buscam em suas águas as condições ideais para procriação e amamentação dos filhotes.
 
 
Além da bela e diferenciada estrutura natural, com praias, lagos e belas trilhas, a Praia do Rosa conta com excelentes opções para hospedagem e gastronomia.  Estabelecimentos ligados à ACIM/Núcleo Praia do Rosa oferecem pacotes especiais aos visitantes no período de realização dos eventos, proporcionado uma experiência ainda melhor ao público que aprecia esporte, viagem, natureza e entretenimento. Confira a programação e os pacotes no site da Associação: www.praiadorosa.imb.br e experimente as delícias de uma das 30 baías mais belas do mundo - o Rosa é o único destino nacional que faz parte do seleto grupo internacional Clube das Baías Mais Belas do Mundo, que conta com a chancela da UNESCO.
 
 
CHOCOLATES CARACOL
 
 
O processo de expansão da Caracol Chocolates, através de franquias, é um sucesso. São lojas e quiosques abertos em locais de alta circulação o que possibilita às pessoas consumirem o produto mais tradicional feito na cidade de Gramado. A marca inaugura nos dias 25 e 26 de setembro loja no tradicional e cobiçado bairro Perdizes, na cidade de São Paulo. A unidade, com 55m², é a primeira da capital paulista. Para a direção da empresa esta loja é estratégica, pois leva o sabor do mais puro chocolate Caracol à maior cidade do país. No estado de São Paulo, as cidades de Ribeirão Preto e Santo André já contam com lojas da marca. 
 
 
No mês de outubro, será a vez da cidade de Belo Horizonte (MG) receber sua loja franqueada Caracol Chocolates. A unidade será aberta no Savassi, uma das regiões mais tradicionais e bem frequentadas da Capital mineira. As lojas contam com diversificada linha de produtos. No mix estão barrinhas, bombons, drágeas, as linhas de presentes, infantil e saúde - que conta com uma variedade de chocolates entre os tipos diet, sem lactose, a linha VITA e os chocolates com alto percentual de cacau (48%, 70% e 85%). Também será instalado na loja uma cafeteria, com cardápio de cafés especiais.
 
 
Para que possa estar mais próxima de seu público alvo, a marca expande sua participação no mercado, também, através de quiosques. Nesta semana, o puro chocolate da Caracol ampliou a sua representação no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, com a abertura de dois novos quiosques. Além disso, iniciou a operação no Grand Plaza Shopping, em Santo André (SP), também através de quiosque.
 
 
Precursora na fabricação de chocolates na Serra Gaúcha, a Caracol Chocolates, de Gramado (RS), há mais de 30 anos produz o mais puro chocolate. A empresa utiliza no seu produto com mais baixo teor de cacau (chocolate ao leite), 44% a mais de cacau do que o mínimo permitido pela legislação brasileira. Além disso, não utiliza gordura hidrogenada em seus processos de fabricação, portanto, seus produtos são livres de gordura trans. Essa preocupação, voltada à saúde de seus clientes, vem do amor com que cria e desenvolve seus chocolates artesanais. Inspiração, inovação e saúde são palavras incutidas na filosofia da empresa, que busca sempre surpreender e apresentar produtos com o mais saboroso dos chocolates, sem deixar de lado o cuidado com o bem-estar dos seus apreciadores.
 
 
FESTIVAL DE TURISMO DE JPA
 
 
E a indústria do turismo continua a todo vapor. Faltam 15 dias para o maior festival de turismo do norte/nordeste do país. Trata-se do Festival do Turismo de João Pessoa, um evento que reúne grupos hoteleiros, agências, operadoras, consolidadoras, secretarias e profissionais do turismo, promovendo a integração do setor e oferecendo novos produtos ao mercado.
 
Tropical Tambaú Resort - JPA
 
FESTURIS INOVAÇÃO
 
 
Na última semana os diretores do Festuris Gramado estiveram presentes na ABAV – Feiras das Américas, em São Paulo. Na ocasião da feira, o ministro do Turismo, Vinícius Lages, confirmou a participação no Festuris 2014, onde inclusive fará uma palestra durante o congresso da feira, que acontece nos dias 7 e 8 de novembro, no Palácio dos Festivais.
 
 
O congresso do Festuris traz nesta edição o tema “Inovação, Tecnologia e Entretenimento: Impactos e Resultados nos Negócios Turísticos”. Os participantes do evento são convidados a prestigiar os painéis que abordarão uma série de questões atuais que envolvem o trade turístico. Palestras e painéis focados em inovação, tecnologia, indústria criativa, parques temáticos, megaeventos entre outros assuntos, entrarão em debate. Passada a Copa do Mundo, o trade turístico brasileiro vive um momento de preparação para oferecer ao público, tanto nacional como internacional, as opções procuradas nestes segmentos, mostrando assim um Brasil mais atrativo em diversas áreas. O Ministro do Turismo, Vinícius Lages, tem sua presença confirmada como primeiro palestrante do congresso. Com o tema “Impactos e resultados nos negócios através da inovação, tecnologia e relacionamento em redes: Os desafios mais emergentes na gestão do turismo”, Lages apresentará um panorama atual do setor turístico brasileiro.
 
 
MARKETING PERNAMBUCANO
 
 
Em uma ação inédita do Estado, a Secretaria de Turismo de Pernambuco, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) está elaborando o Plano de Marketing Turístico para os três polos do Programa: Costa dos Arrecifes, Agreste e Vale do São Francisco. Ao todo, os polos envolvem seis destinos, abrangendo 23 localidades do Estado.  “A ideia é complementar as ações de promoção já empreendidas pela EMPETUR, a partir do desenho de um plano de marketing para cada destino turístico, considerando os níveis de desenvolvimento existentes e as ações já desenvolvidas”, informa Romeu Baptista, secretário de Turismo de Pernambuco. Com investimento de R$ 440 mil do Ministério do Turismo, o Plano irá padronizar todas as ações de marketing do Estado, além de aumentar a competitividade do destino e a visibilidade junto aos mercados-alvo, a partir da estruturação da imagem e de ações promocionais.
 
 
O Plano de Marketing está sendo elaborado por um Consórcio de empresas formado pela ‘Pires & Associados’, que tem como diretora Jeanine Pires, ex-diretora executiva do Recife Convention & Visitors Bureau e ex-presidente da Embratur, a empresa espanhola ‘Iber-Geo Consulting e a Chias Markerting’, empresa responsável pelo Plano Aquarela 2020, plano de marketing turístico internacional do Brasil. Para a elaboração do Plano de Marketing, o Prodetur tem como importantes contribuições outros estudos realizados pelo Programa, como o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), o Estudo de Mercado Turístico, o Inventário de Atrativos Culturais e a Avaliação Ambiental Estratégica, todos abrangendo os três polos e elaborados em parceria com a gestão municipal, trade turístico e sociedade civil. A previsão é que o lançamento do Plano de Marketing Turístico seja em dezembro de 2014. 
 
SEIS DESTINOS
 
 
1. Destino Turístico Região Metropolitana de Recife: Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes; 2. Destino Turístico Litoral Norte: Goiana, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Itapissuma e Paulista; 3. Destino Turístico Litoral Sul: Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, São José da Coroa Grande e Barreiros. 4. Destino Turístico de Fernando de Noronha: Arquipélago de Fernando de Noronha; 5. Destino Turístico Polo Agreste: Caruaru, Gravatá, Bezerros e Bonito; 6. Destino Turístico Vale do São Francisco:
Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista.
 
PERNAMBUCO NA ITÁLIA
 
 
As cidades de Milão, Turim e Roma, na Itália, recebem, de 30 setembro a 2 de outubro, a ação Polo Costa dos Arrecifes, com o objetivo de divulgar internacionalmente a costa pernambucana. Idealizada pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), a ação conta com rodadas de negócios, imersão cultural e palestras sobre destinos do litoral norte e sul e Fernando de Noronha. O evento percorrerá, até novembro, um total de seis países com destaque na emissão de turistas para o estado.
 
 
A Itália se destaca em crescimento na emissão de turistas para o estado. No mais recente levantamento do perfil socioeconômico do turista de Pernambuco, realizado pela Empetur, o país aparece no quarto lugar, subindo uma posição em relação ao ano anterior. “Nosso interesse é fazer com que a Itália e países vizinhos continuem emitindo turistas para Pernambuco. O voo que conecta a Europa ao aeroporto do Recife, que parte de Frankfurt, na Alemanha, é um dos facilitadores desse relacionamento”, comenta a secretária executiva da Setur-PE, Luciana Carvalho.
INVESTIMENTOS
 
Com investimento de R$ 2 milhões do Ministério do Turismo, a ação já tem dado sinais positivos.  A primeira temporada do evento, que aconteceu entre 9 e 18 de setembro, nos Estados Unidos, reuniu cerca de 450 agentes do trade americano, em Los Angeles, São Francisco, Chicago, Nova Iorque e Miami. Nas cidades americanas, o destino Fernando de Noronha atraiu a atenção dos agentes, e as principais dúvidas do trade quanto à vinda a Pernambuco estavam relacionadas à emissão do visto, segurança, distâncias entre os municípios do litoral, tempo de voo e conexões. A ação “Polo Costa dos Arrecifes” é itinerante e depois da Itália segue para Portugal, Uruguai, Argentina e Alemanha, mercados de conhecido interesse pelos produtos que Pernambuco oferece, com ênfase em “sol e mar”, gastronomia e cultura.
MÉRITO & TALENTO ABBTUR
 
 
No ano em que é  comemorado   40 anos da criação dos cursos de Turismo no Brasil a ABBTUR NACIONAL,  instituiu o “Premio Mérito & Talento” como forma de valorizar, promover e reconhecer os turismólogos que atuam com responsabilidade e destaque nas mais diversas atividades turísticas do país. A premiação  aconteceu, no dia 27 de setembro, “Dia do Turismólogo” e  Dia Mundial do Turismo,   durante a 42ª ABAV. Na ocasião o Ministro comprometeu-se a regulamentar a lei 12.591/12 que  trata do reconhecimento  da atividade profissional do turismólogo. Foram premiados  os bachareis de turismo  Álvaro Negrão do Espirito Santo, secretário de Estado adjunto de Turismo do Estado do Pará, um dos fundadores e o primeiro presidente da ABBTUR NACIONAL. Wilken Souto, Coordenador Geral de Segmentação do Ministério do Turismo.  Carlos Henrique Falcão, Gerente de Turismo Social do SESC Rio de Janeiro. 
 
 
José Ricardo Natizke Diretor da Vikings Tur – Eventos, Cursos e Agência de Viagens. Edvaldo Doniseti Alipio que  atua no desenvolvimento de projetos e fomento turístico na prefeitura municipal de Mogi Mirim. Fabiana Ribeiro Sena presidente da ACETER – Associação Cearense de Turismo Rural.  Cleida Batista, empreendedora que se tornou conhecida por ter trazido dromedários para o nordeste brasileiro (município de Extremoz/RN). Denise Holleben atua no departamento de eventos, promoção e divulgação da Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves/RS e o turº  Vanilson F. Gracione  que atua no setor de Turismo, elaborando, coordenando e implantando projetos.  Foi homenageado também o Técnologo em Turismo Edmar Luiz Xavier Neto responsável pelo fomento do turismo em Minas Gerais, atuando com gestão de projetos de infraestrutura de obras e serviços para o setor de turismo e agronegócios.
 
 
O evento vai acontecer anualmente e nesta primeira edição contou como patrono o município de Niterói/RJ, com apoio da prefeitura municipal, através da NELTUR- Empresa de Lazer e Turismo, seu Diretor o Turismólogo Rubens Branquinho, participou da cerimonia de premiação. No encerramento da solenidade o presidente da ABBTUR Nacional o Turº Elzário Pereira da Silva Junior anunciou que o “Premio Mérito & Talento ABBTUR  2015” terá como patrono o município de Garibaldi, na Serra Gaúcha, que tem na sua gestão a Turismóloga Ivane Fávero. A empresa Eco Poli de Guaporé/RS ofereceu aos agraciados um original presente com a insígnia dos turismólogos e uma semente de feijão que ao  brotar aparece a palavra Turismo em sua folha.
 
GOVERNO PERONISTA
 
 
O Trade de Turismo argentino estava em peso na 42ª ABAV-EXPO, uma vez que o destino é inquestionável e a alguns deles realmente fantásticos a exemplo de toda a Patagônia. Todavia, o governo deles anda na mais completa contra-mão, controlando absurdamente viagens dos argentinos ao exterior para evitar saída de dólares. Portanto o governo peronista populista está instalando um regime policialesco. Para se ter uma ideia, a Argentina passará a exigir 32 informações pessoais dos passageiros que embarcarem em vôos domésticos e internacionais, segundo despacho publicado na última quinta-feira no Diário Oficial do país. As companhias aéreas e proprietários de aeronaves particulares deverão enviar as informações pessoais dos passageiros para a Administração Federal de Ingressos Públicos (AFIP), equivalente à Receita Federal, o Departamento Nacional de Migrações e a Administração Nacional da Aviação Civil, 72 horas antes da decolagem. As informações deverão ser novamente atualizadas e repassadas 24 horas e 6 horas antes da decolagem e assim que todos os passageiros estiverem a bordo da aeronave. Isto é medida essencialmente policialesca, é um regime estendendo suas garras totalitárias. 
 
 
Dentre as informações exigida pelo governo argentino estão itinerário completo da viagem, bagagem, programa de milhagem, número da poltrona, documento de identidade, data de nascimento, nacionalidade, número do vôo, data da reserva, forma de pagamento e telefone de contato de cada passageiro. A medida entrará em vigor nos próximos seis meses para as companhias aéreas internacionais, enquanto a Administração Nacional da Aviação Civil determinará em breve a data para os proprietários de aeronaves particulares. O governo da peronista populista e muito incompetente Cristina Kirchner informou que o objetivo é “simplificar os procedimentos operacionais alfandegários, migratórios e de segurança aeroportuária, além da prevenção de delitos”. Analistas de Buenos Aires ressaltaram que a medida é uma forma de fiscalizar os gastos em dólares dos argentinos no Exterior e de controlar a saída da divisa norte-americana do país. Não há maneira disso dar certo, porque os argentinos, definitivamente, não confiam em governo, nem na moeda nacional, e levam seus dólares para o Exterior.
 
DEMISSÃO EM MASSA
 
Pesquisa realizada pela consultoria Mercer revelou que das 165 principais empresas instaladas na Argentina, 33% estão demitindo funcionários, 24% cortaram horas extras e 18% lançaram planos de aposentadorias antecipadas. Assoladas pela crise econômica, as empresas apontaram a falta de trabalho e a baixa lucratividade como motivos para os desligamentos. "Neste cenário de estagflação, se a economia não cresce, as vendas e a receita das empresas tampouco cresce, e neste contexto, reconsideram a mão de obra".  Outra pesquisa realizada pela SEL Consultores apontou que os empresários argentinos acreditam que a crise econômica continuará, sendo que 17% deles pretendem demitir funcionários no ano que vem. Relatório do Banco Mundial também mostrou o enfraquecimento do clima de negócios e do mercado trabalhista poderiam levar 40% da população do país latino-americano à pobreza.
 

VOLTA AO MUNDO por Nelci Seibel



CMC é premiada 

A CMC está entre as 16 melhores agências do país para se trabalhar, é o que constatou o Great Place to Work Institute, que hoje está presente em 53 países. A CMC já havia sido premiada na primeira avaliação de empresas de comunicação feita pelo GPTW em 2012, quando ficou entre as 25 melhores. “É um reconhecimento maravilhoso pelo trabalho de toda a nossa equipe. Ganhar o Great Place to Work pelo segundo ano consecutivo é a confirmação de que estamos cumprindo o nosso objetivo de crescer e fazer crescer”, analisa a presidente da CMC Christiane Hufenüssler. Com mais de 20 anos de atuação, a CMC é a maior agência do Norte catarinense e a mais premiada do Estado, fora da capital. A empresa tem uma equipe formada por profissionais com experiência nacional e internacional. Foi a primeira do setor a criar um núcleo de inteligência digital integrada em Santa Catarina, hoje um dos mais completos do Sul do país. 

Canecos da Oktoberfest


A maior festa alemã das Américas já está pronta para começar. No entanto, não é necessário aguardar o dia 8 de outubro para garantir o desejado caneco da 31ª Oktoberfest Blumenau. Já podem ser adquiridos no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC). Feito por uma indústria catarinense, o canecão foi confeccionado em cerâmica com detalhes em alto relevo e toda decoração é produzida à mão. Além disso, é possível escolher o modelo com ou sem tampa, uma das novidades preparadas pela fabricante MondoCeram, responsável pela produção. Como o caneco oficial faz parte da tradição da festa, milhares de visitantes aproveitam a oportunidade para adquiri-lo, para depois colecionar. A 1ª edição da Oktoberfest aconteceu em 1984 com 102 mil pessoas, e naquela época já havia uma caneca oficial. “Só que, com o passar dos anos, os produtos foram aperfeiçoados, com mais tecnologia no processo de produção para oferecer modelos com design diferenciado, alta qualidade, durabilidade e garantia de saúde”, informa o gerente da MondoCeram, Kilian Schroeder.  

Sobre a festa

A 31ª Oktoberfest Blumenau inicia no dia 8 de outubro, às 22h, e deve receber mais de 450 mil pessoas que consumirão cerca de 530 mil litros de chopp até o dia 26. As entradas podem ser adquiridas pelo site oficial da festa, no link http://www.oktoberfestblumenau.com.br/a-festa/ingressos com valores diferenciados para estudantes, pessoas com mais de 60 anos e os visitantes que optarem pelo uso do traje típico. Site: www.mondoceram.com.br.

São Paulo Boat Show 2014

Um dos luxuosos iates da Azimute

Maior salão náutico da América Latina começou na quinta-feira, 25, e seguiu até o dia 30 de setembro. Azimut Yachts apresentou dois de seus luxuosos modelos fabricados na unidade de produção do Brasil, um deles, lançamento exclusivo ao mercado nacional. Já no primeiro dia do evento, o clima foi de suspense para conhecer o primeiro modelo fabricado exclusivamente no Brasil. A embarcação esteve coberta durante o dia até o anúncio e a apresentação, feitos pela diretoria da fábrica a partir das 19h 30min. O charme da embarcação de 42 pés, idealizada com toda a excelência italiana em conjunto com os profissionais do Brasil, surpreendeu o público. No sábado, 27 ocorreu a oficialização do início da produção da premiada Azimut 80 na fábrica brasileira a partir de 2015. Foram apresentados materiais promocionais e vídeo institucional, além da consultoria dos profissionais da fábrica e dos seus revendedores: Yacht Collection e Vip Boat. Também pode ser visitada durante o salão náutico a Azimut 60 – com seus quase 18 metros de comprimento e sucesso de vendas no território nacional. 

Melhores do Brasil

Uma das hospedagens mais aconchegantes de SC

Depois de sete anos consecutivos o melhor destino para fazer turismo, este ano Santa Catarina não recebeu o prêmio o Prêmio “O Melhor de Viagem e Turismo – 2014/2015”, em sua 14ª edição. Promoção da revista Viagem e Turismo, em parceria com o Guia Quatro Rodas, da Editora Abril, Foz do Iguaçu foi eleita como o “Melhor Destino de Ecoturismo”. De Santa Catarina, a fantástica Pousada Quinta do Bucanero, na Praia do Rosa (SC), de propriedade de Jaqueline Biazus e Cezar Pegoraro foi eleita a melhor Pousada do Brasil, enquanto Ponta dos Ganchos (SC) foi eleito o melhor Resort do Ano. 

Opinião dos Leitores

Foram os leitores, a partir de suas próprias vivências, que determinaram os melhores nas categorias mais abrangentes de destinos e de todas aquelas ligadas ao setor de operação de turismo. Os vencedores foram: Melhor Cidade: Rio de Janeiro; Melhor Estado: Rio de Janeiro; Melhor País: Estados Unidos; Melhor Operadora de Turismo do Brasil: CVC Viagens; Melhor Operadora de Turismo de Luxo: Queensberry Viagens; Melhor Operadora de Intercâmbio: CI Intercâmbio; Melhor Agência de Viagens On line: Booking.com; Top of Mind do Turismo: CVC Viagens. 

Escolha dos repórteres

Já editores e repórteres fizeram suas escolhas, abrangendo lazer, estrutura, preços, nível do serviço e conforto, inovação, entre outros. Os eleitos foram: Foz do Iguaçu (PR); Melhor Destino de Inverno: Gramado (RS); Melhor Destino de Praia: Ilhabela (SP); Melhor Parque Temático: Beach Park (CE); Hotel do Ano – Zorah Beach (CE); Pousada do Ano – Quinta do Bucanero (SC); Hostel do Ano – Rioow (RJ). 

Júri especializado

Consultores convidados elencaram os melhores a partir de critérios como inovação, contemporaneidade, pontualidade, atendimento ao cliente, entre outros. E nesta categoria, os escolhidos foram: Melhor Parque Temático no exterior: Magic Kingdom, da Disney World; Melhor Navio de Cruzeiros: Oasis of the Seas; Melhor Companhia Aérea Nacional: Avianca Brasil; Melhor Companhia Aérea Internacional: Singapore Airlines. A Revista Viagem e Turismo premiou a novidade do ano, na categoria inovação: a iniciativa mais importante do ano no ramo do turismo: Pousada Sagi Iti (RN).  

Que as urnas falem!

Na verdade não se pode ganhar sempre. Mas que faltou apoio político para Santa Catarina manter seu título de melhor destino turístico, ah! Isso faltou! Esperamos que o trade de turismo do Estado se lembre dessa derrota, nas urnas, elegendo quem realmente se importe com os investimentos num dos setores que mais gera empregos e renda. 

O poder dos Eventos 

O volume de recursos movimentado pela indústria de eventos no Brasil mais que quintuplicou em 12 anos. Estudo inédito contratado pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC Brasil) revela que esse segmento movimentou R$ 209,2 bilhões em 2013, o que representa uma participação do setor de 4,32% do PIB da economia brasileira. A pesquisa anterior sobre esse mercado, feita em 2002 com dados de 2001, apontou que a renda anual da indústria de eventos foi de R$ 37 bilhões naquele ano. A pesquisa foi realizada pelo Observatório do Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense, com apoio do ForEventos (Fórum do Setor de Eventos), e será divulgada na íntegra no dia 14 de outubro na Fecomércio em São Paulo. A renda total desse mercado é a soma dos gastos feitos pelos participantes de feiras, congressos e outros eventos, pela receita gerada com a locação dos espaços destinados a esses encontros e o faturamento das organizadoras de eventos. Em 2013, o Brasil sediou 590 mil eventos, 95% deles nacionais e metade realizada na região Sudeste. Ao todo, eles tiveram a participação de 202,2 milhões de pessoas que gastaram, em média, R$ 161,80 por dia (o que somou gastos de R$ 99,3 bilhões).

Estrutura disponível

O estudo também mapeou a estrutura disponível para os eventos no Brasil. O país tem 9.445 espaços para feiras, congressos, que totalizam 10,2 milhões de m2 e 9,2 milhões de assentos. A locação desses espaços gerou, em 2013, mais de R$ 37 bilhões. O aluguel de cada assento para reuniões e afins custa, em média, R$ 9,90 por dia. O preço da locação diária do m2  para feiras e afins é R$ 11,26. Os meses de setembro a dezembro são os mais procurados para o aluguel de espaços.

Empresas organizadoras

A receita das empresas organizadoras de eventos aumentou 18 vezes, em 2013, se comparada a 2001. Ano passado, as mais de 60 mil empresas que organizam feiras, congressos e exposições lucraram R$ 59 bilhões e, em 2002, a receita delas não chegava a R$ 4 bilhões. “Desde 2009 o Brasil está entre os 10 países do mundo que mais sediam eventos internacionais, de acordo com o indicador do International Congress and Convention (ICCA). Em dez anos, o número de congressos e convenções de negócios internacionais realizados no Brasil cresceu 408%. Entre 2003 e 2013, o total de eventos internacionais passou de 62 para 315. No mesmo período, o número de cidades que sediaram eventos internacionais subiu 145%, passando de 22 para 54 e ainda há muito espaço para o crescimento do setor”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Opinião da ABEOC

Anita Pires, presidente da ABEOC Brasil

Para a presidente da ABEOC Brasil, Anita Pires, as informações da pesquisa são fundamentais para o planejamento das empresas. “A partir dos dados levantados, os empreendedores podem orientar investimentos, definir a ampliação dos negócios, ver os pontos fortes e fracos do mercado, onde pode haver demandas para novos negócios. Tudo isto é fundamental para a criação de políticas de mercado e de políticas públicas para o setor junto com o poder público”, afirma. Anita Pires ressalta que o dimensionamento é uma ferramenta que vai facilitar a sobrevivência das empresas e motivar o crescimento do setor, que cresce cerca de 14% ao ano. “É um dos setores que mais cresce na economia nacional”, salienta.

Expectativas

As expectativas para os próximos anos para o segmento são promissoras. Os grandes eventos internacionais projetaram o Brasil no mundo e vão alavancar o mercado. Além disso, o aumento da renda do brasileiro faz crescer a demanda por eventos artísticos e culturais. O turismo de negócios e eventos é estratégico para o Sebrae desde 2013, quando a instituição fechou uma parceria com a ABEOC Brasil para qualificar a oferta dos serviços oferecidos por essas empresas, aprimorar a gestão dos empreendimentos e promover a certificação de micro e pequenas empresas do setor de eventos, que representam 94% do segmento.

Parceria

Pelo convênio, as duas entidades fazem, inicialmente, um diagnóstico da situação da empresa. A partir daí são oferecidas oficinas, palestras e uma consultoria direta para aprimoramento da gestão em busca de eficiência e qualidade. Além disso, as empresas participantes do programa podem receber a certificação através do Selo de Qualidade ABEOC BRASIL, que proporciona uma referência no mercado aos contratantes que buscam empresas com excelência nos serviços prestados. 

Prospecção até 2020

O estudo também traçou desafios e perspectivas do mercado até 2020. Os pesquisadores concluíram que esse segmento vai continuar em ascensão nos próximos anos, mas ocorrerão mudanças no perfil do público, que ficará mais exigente. Haverá ainda a criação de novos nichos como eventos on-line, o que exige um maior preparo dos empreendedores da área. “Cada vez mais companhias internacionais se associam a empresas brasileiras, com a venda dessas empresas para players internacionais, o que é um desafio”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. “Por outro lado, deve crescer a demanda por suporte local para a realização de grandes eventos captados por organizadores internacionais, o que é uma oportunidade para as micro e pequenas empresas”, ressalta o presidente do Sebrae. Os dados compõem o Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos do Brasil 2013/2014, estudo que será lançado no dia 14 de outubro na Fecomércio em São Paulo. A pesquisa faz parte do Programa de Qualidade ABEOC Brasil, em parceria com o Sebrae Nacional e apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA)

Rock’nRoll no Costão do Santinho

Para os hóspedes amantes do Rock’nRoll, de 3 a 5 de outubro o resort Costão do Santinho, em Florianópolis, promove o pacote Rock Weekend com shows das bandas Titãs, Blitz! e Jamz. Grande atração, os rockeiros dos Titãs apresentam na capital catarinense o espetáculo de seu mais recente trabalho Nheengatu, sábado, 4, às 22 horas, no Salão Cascaes. Já a Blitz!, liderada pelo carismático vocalista Evandro Mesquita, leva o seu contagiante clima surfista na sexta, 3, às 23 horas. Completam a programação musical os finalistas do programa SuperStar do Jamz, que se apresentam às 16 horas do dia 4. Para aproveitar as atrações, o pacote de duas noites com as comodidades do Sistema VIP Inclusive. Site: www.costao.com.br.

Agências de turismo de SC no E-Commerce  

Em 1999, a Decolar.com implantou no Brasil e nos demais países latino-americanos o inédito modelo de OTA (Online Travel Agency), inovando assim o turismo na região. Com 15 anos de pioneira atuação, a empresa consolida-se como a maior agência de viagens da América Latina e uma das cinco líderes do segmento no mundo com mais de 2 milhões de visitas diárias em seus canais digitais, faturamento de aproximadamente US$ 4 bilhões e mais de 25 milhões de clientes. Agora, o know-how dos cerca de 4 mil funcionários – entre eles, mais de 800 desenvolvedores na área de TI – que atuam nos 11 escritórios localizados nas principais cidades e capitais latino-americanas e a tecnologia de ponta que leva a Decolar.com a 21 países da região passam a servir também às agências de turismo nacionais, que querem adotar o e-commerce nos negócios.

Afiliados Decolar.com

Foi lançado oficialmente no Brasil, durante a 42ª edição da ABAV, de 24 a 28 de setembro, no Anhembi, em São Paulo. Os interessados puderam conhecer pessoalmente os detalhes sobre o programa que já conquistou 1,3 mil agências brasileiras – além das 1,5 mil argentinas, 1,2 mil mexicanas e 900 colombianas. “Somos referência no setor, mantemos investimentos contínuos em desenvolvimento tecnológico e, por esses e outros motivos, sempre fomos consultados sobre eventuais parcerias com agências offline. Com o Afiliados Decolar.com, buscamos democratizar mais o segmento viabilizando o acesso até mesmo de pequenas empresas ao mercado online, utilizando nossa tecnologia, equipe especializada e amplo portifólio de produtos”, conta Alípio Camanzano, diretor da Decolar.com.

Estrutura

“Contamos com mais de 500 executivos dedicados à contratação de produtos disponíveis no site e no app da Decolar.com e, a partir de agora, também nos sites parceiros”, lembra o executivo. Assim, os integrantes do novo Programa passam a contar, por exemplo, com a oferta de mais 150 mil hotéis em cerca de 8 mil destinos; acordos comercias com mais de 200 companhias aéreas e centenas de locadoras de carros; produtos especiais, como passeios a serem realizados durante a viagem; possibilidade de montar pacotes dinâmicos via plataforma online; serviços multicanal de pós-venda e assistência a passageiros 7x24; promoções e formas de pagamento oferecidas pela Decolar.com; ferramentas para autogestão e controle de reservas, entre outros benefícios oferecidos. Interessados em ingressar no Programa Afiliados Decolar.com podem entrar em contato com a equipe responsável pelo e-mail agenciasafiliadasbr@decolar.com ou pelo telefone (11) 2766-1601 – opção 1 – entre 9h e 18h, de segunda a sexta-feira.

Maior da América Latina 

Decolar.com (www.decolar.com) é a maior agência de viagens da América Latina e uma das cinco líderes do segmento no mundo. Fundada em 1999, conta com 11 escritórios nas principais cidades e capitais latino-americanas, atuando em 21 países da região. Com faturamento de aproximadamente US$ 4 bilhões e cerca de 4 mil profissionais, a Decolar.com atua com o objetivo de melhorar a experiência de planejar, comprar e vivenciar uma viagem. Investindo constantemente em inovações tecnológicas, a Decolar.com facilita, em poucos segundos, a busca por passagens aéreas, hotéis, pacotes de viagem, aluguel de veículos, cruzeiros marítimos e ingressos para parques temáticos para que os usuários possam comparar os preços e escolher as opções de sua preferência entre as oferecidas por milhares de parceiros. Para auxiliar ainda mais, cada opção de compra apresenta a recomendação de outros usuários que já qualificaram os respectivos serviços. Site: www.bansen.com.br.
   
Costa Verde & Mar

Em Piçarras

Para colaborar com os visitantes, tão acostumados com as atividades ao ar livre, o Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar (Citmar) realizou um levantamento de dados e acompanhamento técnico de locais que agora passam a integrar um Roteiro Cultural oficial. A união entre os técnicos de turismo e cultura resultou no projeto final. Agora, com os dados formatados, o próximo passo será a criação e produção do material de divulgação. Em seguida, virá à etapa da sinalização. A expectativa dos organizadores é apresentar oficialmente o Roteiro Turístico Cultural ao trade e à comunidade em geral no início de 2015.

O amor está no ar

A paixão foi o item principal na bagagem dos turistas que escolheram Fraiburgo como como destino no mês de setembro. Amantes de motocicletas chegaram à cidade, uma das principais produtoras da fruta do pecado, para mais uma edição do Moto Maçã Casais - evento que reúne casais de motociclistas. O evento aconteceu entre 26 e 28 de setembro. Foram cerca de 100 casais – que ficaram hospedados no majestoso Hotel Renar. Para receber os aventureiros, os organizadores do evento prepararam uma serie de atrações. Além do receptivo, onde petiscos foram servidos, houve distribuição de brindes e um jantar com cardápio especial. A agenda continuou no sábado, com um passeio saindo da Terra da Maçã com destino à Treze Tílias. Para finalizar a passagem pelo meio oeste catarinense, os motociclistas tiveram uma tarde livre, na qual puderam curtir diversos atrativos. Desde o tradicional passeio de Kaigang, onde os encantos de Fraiburgo são apresentados de forma radical, até as mordomias do Hotel Renar, com jantar regado de música de qualidade e um menu especial no salão de festas do Hotel Renar. Site: www.hotelrenar.com.br.

Caracol Chocolates 

O processo de expansão da Caracol Chocolates, através de franquias, é um sucesso. São lojas e quiosques abertos em locais de alta circulação o que possibilita às pessoas consumirem o produto mais tradicional feito na cidade de Gramado. A marca inaugurou nos dias 25 e 26 de setembro loja no tradicional e cobiçado bairro Perdizes, na cidade de São Paulo. A unidade, com 55m², é a primeira da capital paulista. No mês de outubro, será a vez da cidade de Belo Horizonte (MG) receber sua loja franqueada Caracol Chocolates. A unidade será aberta no Savassi, uma das regiões mais tradicionais e bem frequentadas da Capital mineira. Para que possa estar mais próxima de seu público alvo, a marca expande sua participação no mercado, também, através de quiosques. Nesta semana, o puro chocolate da Caracol ampliou a sua representação no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, com a abertura de dois novos quiosques. Além disso, iniciou a operação no Grand Plaza Shopping, em Santo André (SP), também através de quiosque. 

400 mil garrafas pet para o 29º Natal Luz de Gramado

A decoração do Natal Luz de Gramado será ampliada este ano. Além das ruas centrais de Gramado, a ampliação está sendo preparada em toda a extensão da Avenida Borges de Medeiros até o ExpoGramado e a inclusão das ruas São Pedro e Garibaldi. Na principal rótula da cidade, na esquina da Borges com a Avenida das Hortênsias, será instalada uma árvore natalina de 11 metros de altura, com um carrossel. A árvore será totalmente feita com garrafas pet. Haverá, ainda, uma árvore natalina no ExpoGramado, e a Árvore Encantada, em frente à Igreja Matriz, totalmente esculpida em 3D. Esta última tem inspiração no Natal da Alemanha e possui um dispositivo para a queda de neve que será acionado no auge do espetáculo do acendimento de luzes da cidade. Na Praça das Etnias será instalada uma árvore natalina de 9 metros de altura cujo destaque será um presépio na sua parte interna. Muitas outras surpresas estão sendo preparadas na decoração que terá anjos, guirlandas e festões. “Na Rua São Pedro um túnel de festões iluminados fará o diferencial”, adianta Loni Thiele, Coordenadora Geral da montagem da decoração do Natal Luz. A Rua Garibaldi também terá decoração semelhante.

Fabricação artesanal de enfeites de Natal foto: Cleiton Thiele.

Toda a decoração está baseada em garrafas pet, festões e fibra. “Devemos utilizar cerca de 400 mil garrafas pet na decoração deste ano” disse Loni. Todas essas garrafas pet foram arrecadadas em campanhas durante o ano realizadas nas escolas do Município. Além das ruas centrais e EXPOGRAMADO a decoração do Natal Luz chegará até os dois pórticos de entrada da cidade, Carriéri e na Praça da Várzea Grande, além da Rua 1º de Maio naquele bairro. Cerca de 35 pessoas trabalham na montagem da decoração. “De forma indireta este número chega a dobrar”, disse Loni Thiele. Uma das novidades este ano é o trabalho que está sendo proporcionado para artesãs e artesões trabalharem na decoração e que possam trabalhar em suas residências. “São pessoas com crianças pequenas ou com alguma limitação, ou mesmo idosos que não tem como sair de casa, mas estão trabalhando para o Natal Luz”, comemora Loni.

A decoração deve sair dos barracões e começar ganhar as ruas de Gramado a partir do dia 6 de Outubro. “As estruturas da montagem irão antes, mas a decoração já pode ser vista a partir do dia 6”, afirma Loni Thiele. O 29º Natal Luz de Gramado acontece de 30 de Outubro de 2014 a 11 de Janeiro de 2015 e tem o patrocínio Máster do Bradesco, patrocínio da Stemac e co-patrocínio da Benoit, RGE, Liquigás e Blue Ticket. O evento conta com o apoio do Chocolate Caracol, Coca Cola e Brocker Turismo. A promoção e realização do Natal Luz é da Gramadotur Autarquia Municipal. Mais informações: www.natalluzdegramado.com.br

Vila Galé Rio de Janeiro

Vila Galé Resort em Angra dos Reis

O Grupo Vila Galé participou da 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo e na ocasião, a equipe da rede hoteleira apresentou ao trade participante novidades como a inauguração de seu hotel no Rio de Janeiro, a oferta para turistas brasileiros de circuitos em Portugal, e reforçou a divulgação de suas outras seis unidades no Brasil. O mais novo empreendimento do Vila Galé, no centro do Rio de Janeiro, está finalizando suas obras e tem previsão de Soft Opening em 20 de novembro e inauguração em dezembro de 2014. Com uma localização excepcional no bairro da Lapa, o hotel está sendo construído no endereço que entre os anos 30 e 40 abrigou o Hotel Magnífico. Inspirado no tema “Bossa Nova”, o Vila Galé Rio de Janeiro terá um total de 292 quartos e um centro de convenções com oito salas incluindo um Salão Master com 330m². Além disso, contemplará uma área de piscina, bar, academia, SPA Satsanga, Restaurante Inevitável e área de jardim. A Vila Galé possui três hotéis e quatro resorts no Brasil: em Salvador (BA), Fortaleza (CE) e no Rio de Janeiro (RJ), e são perfeitos para quem quer ir à praia, sem abrir mão da infraestrutura e da badalação de uma cidade grande. Fone: (+55) 71 3263 9999.

Equipotel São Paulo

Os números da 52ª edição foram bastante positivos: cerca de 850 empresas expositoras, representando mais de 1.500 marcas, distribuídos numa área de 60 mil m², e mais de 20 países. "Um dos maiores destaques foi o Premium Club, formado por executivos de compras de hotéis e restaurantes. As caravanas, que vieram de importantes centros de consumo do interior de São Paulo e de Minas Gerais, contou com cerca de 500 compradores qualificados somente nos dois primeiros dias do evento. Nesta edição, contamos com o apoio do Sebrae, responsável pelo conteúdo e temas das palestras do Equipotel Conference", destacou  Paulo Octavio Pereira de Almeida. A próxima edição da Equipotel São Paulo já tem data marcada: 14 a 17 de setembro de 2015, no Anhembi, em São Paulo. Fone: (11) 3060-5019.

Reed Exhibitions Alcantara Machado

Criada em 2007, a Reed Exhibitions Alcantara Machado é resultado da joint-venture entre a maior promotora de feiras do mundo, a Reed Exhibitions, presente no Brasil desde 1997, e a maior da América Latina, a Alcantara Machado Feiras de Negócios, fundada em 1956 e líder no mercado latino americano.  Com eventos em 34 setores ativos da economia, no biênio 2010-2011 a empresa realizou somente no Brasil 57 grandes Feiras de Negócios e Consumo, ocupando assim o 1º lugar em quantidade de eventos, volume de visitantes e compradores, e metragem total de expositores, dentre as empresas associadas à UBRAFE (União Brasileira dos Promotores de Feira). A Reed Exhibitions é a principal organizadora de eventos do mundo, reunindo mais de 6 milhões de profissionais ao redor do planeta, gerando bilhões de dólares em negócios. Hoje, 500 eventos da Reed estão presentes em 39 países, distribuídos pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia e organizados por 33 escritórios próprios que empregam mais de 3 mil funcionários. A Reed Exhibitions pertence à Reed Elsevier Group, uma companhia listada entre as TOP 100 da Bolsa de Valores de Londres, e que apresentou em 2012 um total de £6,002Bi (ou €6,902Bi). O Grupo Reed Elsevier é líder na geração de soluções de informação profissional nos setores de Ciência e Medicina, Direito, Análise de Riscos, Educação e Negócios em Geral. Site: 
 www.reedalcantara.com.br

Pontos turísticos mais procurados

A  Getty Images - líder mundial na criação e distribuição de imagens premiadas, vídeos, músicas e produtos multimídia – acaba de divulgar o ranking de pontos turísticos mais buscados no segundo trimestre de 2014. No topo aparece o Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, seguido por um atrativo do outro lado do mundo: a milenar 
Muralha da China.


Também estão no Top 5, nesta ordem, a Tower Bridge, ponte construída sobre o rio Tâmisa, em Londres, a Praia de Ipanema, também no Rio de Janeiro, e o Palácio de Buckingham, residência oficial da família real britânica. A lista reflete as pesquisas feitas em português por imagens criativas no site da Getty Images. Site: www.gettyimages.com.br.

Chocolate Caseiro 29 anos 

Fábrica Chocolate Caseiro Ilhéus

Inaugurada no dia 5 de outubro de 1985, pelo então Governador do Estado da Bahia, João Durval Carneiro, a fábrica do Chocolate Caseiro Ilhéus está comemorando 29 anos de funcionamento ininterrupto. Turistas que visitavam Ilhéus no começo dos anos 80 não entendiam como a Terra do Cacau, como era chamada Ilhéus, não produzia chocolate, enquanto o Rio Grande do Sul, sem cacau, possuía várias fábricas do produto. Esse foi o desafio que o empresário Hans Schaeppi, engenheiro, hoteleiro e jornalista resolveu enfrentar; e que depois de cursos e pesquisas no Brasil e no Exterior, instalou a primeira fábrica de chocolates finos da Bahia e do Nordeste do Brasil, a que chamou de Chocolate Caseiro Ilhéus. A Fábrica em Ilhéus é uma das principais atrações turísticas da cidade, sendo visitada anualmente por mais de 20 mil turistas, que além de ter ao seu dispor uma loja com os considerados chocolates mais gostosos do Brasil, têm a oportunidade de conhecer uma Fazenda de Cacau em tamanho reduzido, ter visão das áreas de produção e embalagem através de janelas envidraçadas, conhecer pés de cacau e fotografar com as figuras da “Gabriela” e do “Nacib”, personagens do famoso escritor Jorge Amado. Comemorando o aniversário, o Chocolate Caseiro Ilhéus fará uma promoção com redução nos preços de seus mais de 100 produtos, entre os quais se incluem os tradicionais licores de chocolate, durante todo o mês de outubro, em todas as suas lojas, inclusive a do Aeroporto Internacional de Salvador.  A promoção também pode ser aproveitada pelo site da empresa, www.chocolatecaseiro.com.br  

La Dolce Vita na Costa Amalfitana

A operadora de turismo Cieli di Toscana, que antes se dedicava apenas a região que lhe dá nome, agora leva seus viajantes para conhecerem outras regiões deslumbrantes da Itália. A pedido de seus clientes, o brasileiro Valdelírio Soares, criador da empresa e grande conhecedor do país há mais de duas décadas, decidiu ampliar os horizontes. O novo destino agora é a Costa Amalfitana. “Começamos a reunir clientes satisfeitos que queriam viajar para outras partes de Itália no mesmo padrão que o tinham feito para a Toscana. Acabamos indo para a Costa Amalfitana por pedido deles, para oferecer aquele padrão da Toscana em uma nova região”, afirma o empresário. Valdelírio Soares, como turista exigente, idealizou a operadora inspirado em serviços impecáveis e de alto padrão que procurava pelo mundo e não encontrava. Seu desejo era que a viagem não fosse apenas turismo, mas uma experiência inesquecível. A empresa surge então com o objetivo de fazer das viagens um "filme" em que seus viajantes são protagonistas.

Costa Amalfitana, deslumbrante 

Não à toa o novo roteiro que a Cieli di Toscana oferece é chamado “La Dolce Vita na Costa Amalfitana”. Valdelírio explica que este nome foi dado ao roteiro “porque a ideia é usufruir do supremo luxo da vida, que é o tempo, e fazê-lo num lugar deslumbrante - nos melhores hotéis, com barcos de uso exclusivo e nos melhores restaurantes”. A Costa Amalfitana é uma das regiões mais românticas e encantadoras da Itália. O mar azul pontilhado de barcos, os pequenos vilarejos debruçados sobre penhascos e as estradinhas cinematográficas compõem o cenário perfeito para um casal apaixonado. As cidades, cheias de atrações e alegria, são lugares onde se pode saborear calmamente o prazer de viver.  As belezas e o glamour de Capri completam o charme da região.

Motocar


A Motocar, primeira fábrica de triciclos a se instalar na zona franca de Manaus e única do Brasil a produzir veículos de três rodas homologados, inaugurou sua concessionária na cidade de Arapiraca, em Alagoas, no último dia 30. É a 17ª unidade da rede e a terceira na região Nordeste. A empresa objetiva finalizar dezembro com o número de 25 concessionárias em funcionamento. A franqueada Aglaé Santos e seu sócio Rendricson Silva dos Santos serão os responsáveis pela concessionária. O investimento dos empresários para levar a unidade à principal cidade do interior do estado foi de R$ 300 mil. O empreendimento espera vender 30 veículos por mês. Site: www.triciclosmotocar.com.br. 

Merece Registro

Ministro do Turismo Vinicius Lages

No quarto dia de ABAV, especialmente no DIA MUNDIAL DO TURISMO, o Ministro Vinícius Lages foi um dos primeiros a chegar a 42ª ABAV EXPO. Vale comentar o comprometimento do Ministro com o evento (trade). Como não é petralha, mudou seu gabinete para o hotel anexo ao evento, sem nenhum aparato, sem seguranças, apenas com a sua assessoria. Circulava entre todos, muito bem acolhido, muito bem quisto e extremamente receptivo. Não faltou a nenhum evento, portanto, como bom profissional que é, não mandou nenhum representante. Vinícius Nobre Lages é alagoano, de Maceió. Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas em 1981 e doutor em Sócio Economia do Desenvolvimento, pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris. Desde 2007 atuava no SEBRAE. O que se espera, o que o trade de turismo espera, em todos os discursos que ouvi, é que o próximo presidente o mantenha no cargo por que realmente ele entende aquilo que faz. (Texto e foto, Jefferson Severino)

sábado, 27 de setembro de 2014

SANTA CATARINA É DESTAQUE NA 42ª ABAV EXPO

Diversas atrações turísticas de Santa Catarina dão vida ao estande do estado na Feira da 42 ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, que acontece até domingo, 28, em São Paulo
Feira 01

Entre os principais destaques estão os serradores artesanais de Pomerode. A atividade que faz parte da história da colonização da cidade virou competição típica. Durante a Festa Pomerana, que acontece no mês de janeiro, ganha a dupla de competidores que serra a tora de eucalipto no menor tempo. As rainhas da Festa Pomerana, da Oktoberfest e da Schützenfest, além da Miss Blumenau, atraem os visitantes pela beleza e simpatia. Integrantes da Banda Alemã Freuenden, também de Pomerode e de Bandoneon (Joinville) animam o público, formado por agentes de viagens, do trade turístico, operadores, órgãos oficiais, imprensa e organizadores de eventos.

Feira 02
 
Outro atrativo é a distribuição de chope fabricado em Pomerode. Expositores da região da Serra apresenta seus atrativos aos visitantes, oferecendo maçãs e degustação de vinhos de altitude produzidos na região. A Grande Florianópolis e a Costa Verde e Mar destacam as belezas naturais de suas praias. Joinville aproveita o evento para divulgar aos participantes a tradicional Festa das Flores, cuja 76ª edição acontece de 11 a 16 de novembro. Diversos secretários de turismo, agências e empresas do ramo turístico de várias cidades do Estado também marcaram presença na feira, para estimular a troca de contatos e a divulgação dos seus destinos.
Feira 03

A cidade de Treze Tílias ocupa um estande de destaque na feira. O motivo é a presença ilustre do Papai Noel do Brasil, que este ano recebe as cartinhas das crianças com um CEP exclusivo da cidade que é considerada o Tirol brasileiro. A decoração natalina atrai o público, que faz fila para tirar fotos com o Bom Velhinho. O melhor parque da América Latina, o Beto Carrero World, situado em Penha, também tem um espaço exclusivo para divulgar seus atrativos.
Feira 04
 ​​​Valdir Walendowsky e Ely Silveira, presidente da ABAV-SC​​​
Para o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, a Feira da Abav é uma vitrine para mostrar o potencial de Santa Catarina para quem visita os estandes. “A cultura e a diversidade étnica são os grandes atrativos do estande de Santa Catarina. Quem conhece o estado, fica encantado e quer voltar. Quem não conhece, fica curioso e quer visitar. Portanto, essa é uma grande oportunidade de atrair esses turistas para nosso estado que é um dos grandes destinos turísticos do Brasil”, destaca.
Todavia, apesar de todos os esforços da SANTUR e do TRADE CATARINENSE, o Governo do Estado se mostra completamente insensivel ao turismo do estado que representa 12,5% do nosso PIB, prova disso é ter perdido destaque nacional e internacional, após sete anos de liderança como melhor destino de turismo do Brasil. No presente “governo”, em menos de quatro anos, passaram seis secretarios de turismo. Santa Catarina perde sua posição de destaque depois de sete anos seguidos. Repito, apenar de todos os esforços da SANTUR – Santa Catarina Turismo, a qual não tem “a caneta na mão”, ficamos literalmente a ver navios. O resultado foi na noite de ontem, 25 de setembro, em solenidade realizada em São Paulo, onde foram revelados os vencedores da 14ª edição do Prêmio “O Melhor de Viagem e Turismo – 2014/2015”, promovido pela revista Viagem e Turismo, em parceria com o Guia Quatro Rodas, da Editora Abril. Foz do Iguaçu foi eleita como o “Melhor Destino de Ecoturismo”
Foram os leitores, a partir de suas próprias vivências, que determinaram os melhores nas categorias mais abrangentes de destinos e de todas aquelas ligadas ao setor de operação de turismo. Os vencedores foram:
Melhor Cidade: Rio de Janeiro;
Melhor Estado: Rio de Janeiro;
Melhor País: Estados Unidos;
Melhor Operadora de Turismo do Brasil: CVC Viagens;
Melhor Operadora de Turismo de Luxo: Queensberry Viagens;
Melhor Operadora de Intercâmbio: CI Intercâmbio;
Melhor Agência de Viagens On line: Booking.com;
Top of Mind do Turismo: CVC Viagens.
A escolha do Guia Quatro Rodas (Brasil) – Editores e repórteres da publicação que mais viajam pelo Brasil fizeram suas escolhas a partir das experiências e rigorosas apurações feitas para o GUIA BRASIL 2015. Os critérios abrangem lazer, estrutura, preços, nível do service e conforto, inovação, entre outros. Os eleitos foram:
Melhor Destino de Ecoturismo: Foz do Iguaçu (PR);
Melhor Destino de Inverno: Gramado (RS);
Melhor Destino de Praia: Ilhabela (SP);
Melhor Parque Temático: Beach Park (CE);
Hotel do Ano – Zorah Beach (CE);
Pousada do Ano – Quinta do Bucanero (SC);
Resort do Ano – Ponta dos Ganchos (SC);
Hostel do Ano – Rioow (RJ).
A escolha do júri especializado – Consultores convidados e a redação da Viagem e Turismo elencaram os melhores a partir de critérios como inovação, contemporaneidade, pontualidade, atendimento ao cliente, entre outros. Nesta categoria, os escolhidos foram:
Melhor Parque Temático no exterior: Magic Kingdom, da Disney World;
Melhor Navio de Cruzeiros: Oasis of the Seas;
Melhor Companhia Aérea Nacional: Avianca Brasil;
Melhor Companhia Aérea Internacional: Singapore Airlines.
A escolha da Revista Viagem e Turismo: Novidade da edição 2014, a categoria Inovação premiou a iniciativa mais importante do ano no ramo do turismo: Pousada Sagi Iti (RN).
Parabéns ao trabalho magnifico da Jaqueline Biazus e Cezar Pegoraro, proprietários da Quinta do Bucanero, na Praia do Rosa, eleita como a melhor pousada do ano. Merecidamente, diga-se de passagem.
Sem surpresa alguma para este jornalista de turismo, durante a manhã de hoje (26/09), Pernambuco recebeu o prêmio “Os 10 mais do Turismo” da Revista Brasil Travel News.
Feira 05
 ​
A premiação aconteceu no estande do Estado na 42º Feira das Américas – Abav, e a Praia do Sancho, em Fernando de Noronha recebeu o prêmio de Melhor Praia do Brasil. O prêmio foi entregue à secretaria executiva de Turismo de Pernambuco, Luciana Carvalho, pelas mãos do presidente da revista, Paulo Miranda. O prêmio acontece há mais de 20 anos e Pernambuco já ganhou mais de 10 prêmios entre as categorias de destinos mais bonitos e estande mais criativo da Feira das Américas – Abav.
FACEBOOK NA ABAV
Dividida em três partes, João Pastore e Marcio Freire, diretor e gerente de Negócios do Facebook, respectivamente, ministraram a palestra “Como o Facebook pode ajudar você a vender mais viagens”. Pastore iniciou a apresentação mostrando, em primeira mão na ABAV Expo, algumas informações da pesquisa realizada pela Sparkle, na qual detectou que o turista utiliza a plataforma em todos os estágios da viagem, por meio de cinco ciclos. O objetivo da pesquisa é identificar o comportamento dos viajantes, além de revelar que o tema “viagem” é o tópico mais discutido no Facebook. Sonhar é o primeiro ciclo detectado pela pesquisa, revelando que 80% das pessoas se influenciam por fotos de amigos para realizar uma viagem e 42% acessam os álbuns para conhecer mais sobre aquele destino. O segundo ciclo é o de planejamento, apontando que 85% dos usuários da rede social ficam propensos a escolher um destino depois de conversar com os amigos que estiveram naquele local e 89% escolhem por indicação.
Feira 06
Comprar compõe o terceiro ciclo da pesquisa, indicando que os indecisos buscam referências nos amigos antes de tomarem qualquer tipo de decisão. Viver o momento se refere ao quarto ciclo, indicando que os usuários estão a todos os momentos conectados ao Facebook, apontando que 98% se conectam durante as férias e 92% acessam a rede social todos os dias da viagem, incluindo check-in em um determinado local, como aeroporto ou restaurante, por exemplo. Pastore apontou o quinto ciclo como o momento de relembrar a viagem, indicando que 93% compartilham o álbum da viagem ao chegar em casa e 38% compartilha ainda em trânsito. Marcio Freire, especializado no segmento de Turismo no Facebook, apresentou as funcionalidades das ferramentas capazes de gerar lucros para os agentes de viagens que tem interesse em tornar a plataforma geradora de negócios. Freire apontou quatro elementos fundamentais para o sucesso. Criar a página e abastecê-la com informações relevantes, identificar e segmentar o público-alvo, segmentar a mensagem por público e promover a mensagem fazendo com que atinja as pessoas certas. Freire mostrou aos participantes o Custon Audiences, uma ferramenta que detecta, por meio dos seus e-mails da base de dados, quem tem cadastro e se utiliza da rede social.
O segundo é o Look Alike, que apresenta o que esse público gosta, permitindo a segmentação das postagens. Por exemplo, indicando que a agência tem uma determinada quantidade de pessoas que apreciam vinho, praia, etc. O palestrante encerrou a apresentação divulgando um link para os iniciantes que queiram implementar o marketing da empresa no Facebook. Para acessar, basta clicar NESTE LINK: https://www.facebook.com/business/go.
Feira 07

Agora pouco, Antonio Azevedo, presidente da ABAV NACIONAL, em coletiva a imprensa, anunciou os primeiros dados desta edição: Até às 16:00 horas de hoje, 39.789 pessoas circularam no Pavilhão da ABAV, programa de Hosted Buyers: 1.245, sendo 1.100 nacionais e 145 internacionais. Foram gerados pelos expositores 7.496 postos de trabalho. Empregos diretor, 2.799. 801 jornalistas credenciados. Até o momento 3.942 participantes nas salas da Vila do Saber.