sexta-feira, 14 de novembro de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP



AZUL
 
 
Assim age o desgoverno, favorecendo o cartel de sempre, tanto que a Azul, terceira maior empresa aérea do Brasil, pode adiar ou cancelar encomendas de jatos regionais da Embraer se o Congresso Nacional aprovar um projeto sobre aviação regional, disse o presidente-executivo da companhia à Reuters. As mudanças propostas para um projeto de lei elaborado pela presidente Dilma Rousseff tiraria vantagem competitiva de jatos feitos pela Embraer em rotas regionais que o governo quer incentivar. "O que está acontecendo é uma distorção do plano, que torna mais atraente voar com aviões maiores", disse o presidente-executivo da Azul, Antonoaldo Neves. Ele disse que poderia adicionar aviões maiores da Boeing ou da Airbus. Segundo Neves, um pedido de 30 unidades da próxima geração de aeronaves E195-E2 da Embraer, que entrará em serviço em 2019, está em jogo. Ele disse que também não teria necessidade de oito jatos da geração atual E195, que devem ser entregues em 2015
 
 
O plano de aviação regional está se transformando em uma das primeiras grandes lutas legislativas desde a reeleição de Dilma no mês passado, já que ele enfrenta parlamentares encorajados por vitórias regionais da oposição. O senador Fernando Flexa Ribeiro (PSDB-PA), relator do projeto de lei, vai se reunir com ministros, antes de uma votação por uma comissão. Flexa Ribeiro disse que quer remover o limite de 60 lugares subsidiados em vôos regionais e em vez disso propor subsídio de 50% dos assentos. Neves reclamou que a medida incentivaria o uso de aviões maiores e desencorajaria companhias aéreas a adicionar mais rotas para aeroportos mais carentes. "Se o plano for aprovado sem limite de assento, eu vou sair de 20 cidades no próximo ano", disse: "Vou levar esses recursos e colocá-los em cidades onde posso voar aviões maiores". O presidente da Embraer, Frederico Curado, também mostrou preocupação na semana passada sobre os últimos movimentos de parlamentares com o assunto. "Esperamos que o Congresso não distorça o projeto de lei enviado pelo Executivo, mas agora depende da base política no Congresso", disse numa conferência de resultados semana passada. Portanto, nunca foi e nunca será tão fácil e barato viajar pelo Brasil.
 

MOBILIDADE URBANA


A cidade catarinense de Balneário Camboriú procura desenvolver alternativas para promover a mobilidade urbana de forma saudável e em respeito ao meio ambiente. Uma das iniciativas é trocar o carro pela bicicleta. Além do estudo da ampliação das ciclovias e ciclofaixas pela prefeitura, empresas também têm investido em ações para promover o uso das bicicletas. É o caso da parceria estabelecida recentemente entre a loja de locação de bicicletas Ecoride e a construtora Embraed.

Com uma loja localizada no Boulevard da rua 1200 em menos de seis meses de funcionamento já conta com mais de 600 pessoas cadastradas. Além disso, em breve, a Embraed disponibilizará à empresa uma nova área na Barra Sul para ampliar o processo de locações. O objetivo da Embraed e da Ecoride não é apenas incentivar o uso da bicicleta, mas o de conscientizar os ciclistas habituais e os de final de semana a usarem as ciclovias e ciclofaixas de forma correta. Além de apoiar ações como a Pedalada da Segurança – evento realizado para promover o uso consciente da bicicleta – a Embraed também tem estudado para os próximos empreendimentos aprimorar a estrutura para as bicicletas nas áreas comuns. Ao invés de ser um apenas um bicicletário, passará a ser uma sala devidamente estruturada para guardar e cuidar das bicicletas e, dessa forma, atender a demanda dos moradores e também dos veranistas.
CICLOTURISMO EM ALTA
 
Não apenas na cidade, mas as bicicletas têm sido incluídas também em viagens e passeios através dos roteiros de cicloturismo. Conhecer um local dessa forma se torna muitas vezes mais atrativo devido às possibilidades de interação com o ambiente além de experimentar com mais intensidade as opções de lazer que o local tem a oferecer. Para aproveitar ao máximo a experiência o ideal é percorrer os roteiros oficialmente instalados para se ter o suporte de informações e serviços. Alguns deles são os circuitos de Santa Catarina pelas regiões do Vale Europeu e o da Costa Verde & Mar – que inclui a cidade de Balneário Camboriú. O Rio Grande do Sul deverá lançar no próximo mês quatro rotas na região turística de Bento Gonçalves e, assim, aumentar o número de opções quando o assunto é cicloturismo.
 
 
TURISMO - DIREITO DO IDOSO
 
 
A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 7534/14, que inclui o turismo no conjunto de direitos fundamentais atribuídos aos idosos, como a educação, a cultura e o esporte. Para garantir esse novo direito, o texto determina que o poder público crie políticas de turismo e estimule a oferta de serviços aos cidadãos com pelo menos 60 anos de idade. A proposta acrescenta o dispositivo ao Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03). Para o autor do projeto, o crescimento da expectativa de vida da população aumenta a demanda por serviços voltados à terceira idade. Ele ressalta que essa faixa etária tende a se tornar cada vez mais importante para o mercado de consumo. O projeto, de caráter conclusivo, ainda será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
SOBERANIA ARGENTINA
 
 
Em pleno século 21 nós nem deveríamos ter mais fronteiras, todavia a ignorância humana não tem limites e não trata o planeta como um todo, mas insiste em dividi-lo, dominá-lo, segregá-lo e em nome disso poluir, desmatar, matar... Exemplo disso é o que fazem os britânicos. Todavia o Parlasul declara apoio à soberania da Argentina sobre as Ilhas Malvinas. A reunião aconteceu em Montevidéu, no Uruguai. Parlamentares do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela aprovaram uma declaração pela qual consideram "legítima e imprescritível” a soberania da Argentina sobre as Ilhas Malvinas, Georgias do Sul, Sandwich do Sul e seus espaços marítimos circundantes. 
 
 
Atualmente, essas áreas são consideradas territórios britânicos ultramarinos. A declaração aprovada também considera necessário cumprir os objetivos propostos pela Resolução 41/11 da Assembleia Geral das Nações Unidas, que considera as ilhas uma Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul e manifesta oposição à presença militar do Reino Unido na área. O Parlasul manifestou ainda repúdio a operações não autorizadas pelo governo argentino de exploração de hidrocarbonetos na plataforma continental daquela região.
 
 
CAMINHOS DA FRONTEIRA
 
 
Nesta semana o Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina visita algumas cidades da região turística “Caminhos da Fronteira”, com o propósito de conhecer os principais atrativos do Extremo Oeste. “Temos que voltar nossas atenções para esta região que certamente tem muitos projetos interessantes para o turismo”,destaca o presidente do Conselho Ivan Cascaes. NESTA quinta-feira, 13, a primeira atividade será uma reunião com trade, prefeituras e SDR no Salão de Atos da Prefeitura de São Miguel do Oeste, a partir das 18h. Na ocasião será apresentado o PDIF (Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço do Estado de SC), elaborado pela Diretoria de Políticas Integradas do Lazer (Pdil) da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.
 
 
Na sexta-feira, 14, os conselheiros e uma comissão formada por membros da 10ª Região Turística, bem como representantes das Secretarias de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, Itapiranga e Dionísio Cerqueira, visitam alguns pontos turísticos da região, como Itapiranga que é o município conhecido como Berço Nacional da Oktoberfest e Dionísio Cerqueira, que faz divida com o país vizinho, a Argentina.  
 
 
EXPOSIÇÃO DE RENAS
 
A Rua Pedro Benetti no centro de Gramado recebe este ano doze Renas em tamanho natural na já consagrada Exposição de Renas. Sem dúvida será um espaço lúdico onde Renas Decoradas farão os visitantes viajar para um mundo imaginário. Esse é o sentimento das pessoas que poderão visitar a Exposição deste ano no Natal Luz de Gramado, que a partir desta quinta-feira,13, às 18 horas. “Temos a certeza que o trabalho dos artistas plásticos gramadenses, que pintaram de forma belíssima as Renas, darão um charme todo especial ao evento”, afirma João Pedro Till, Presidente da GramadoTur, Autarquia que promove o Natal Luz de Gramado.
 
 
O tema deste ano é “Natal no Mundo” onde pelo quinto ano consecutivo artistas plásticos de Gramado pintam renas de três metros de altura. Os artistas se inspiraram nos diferentes tipos de natais que acontecem no mundo inteiro e pintaram sua versão artística. A Exposição tem o apoio da Secretaria da Cultura de Gramado e conta com a participação de artistas locais, que juntos decoram as 12 Renas que fazem parte da mostra. As Renas são um dos símbolos mais conhecidos do Natal. Participam do projeto os artistas: Leili Maria Cassales Kutt, Raphael Karmann Jaques,  Sônia da Rocha Costa, Gilmar Stahl, Iracema Spanenberger Dal-Ri, Magda Sinara Bertoni Birck, José João Menezes Martins, Miriam Adelaide Birck, Gisela Kluffke Reis, Aristotelina Pinto de Azevedo, Lourdes Cristina Weber de Abreu e Clary Accorsi Sartori. A Exposição de Renas do Natal Luz segue até o dia 11 de janeiro quando encerra o 29º Natal Luz de Gramado. Mais informações: www.natalluzdegramado.com.br.
 
 
BUSTOUR
 
 
Turistas que passarem por Gramado e Canela já podem conferir uma das novas atrações da Serra Gaúcha. O Illumination Bustour é a novidade da temporada natalina. Dois ônibus double deck, com 54 lugares cada, enfeitados com cordas luminosas, traçam a rota central das duas cidades, fazendo lembrar os antigos passeios com as famílias para ?apreciar as luzes de natal?  De acordo com a empresária Adriane Brocker Boeira, idealizadora do projeto Bustour, a ideia é que as pessoas possam apreciar a decoração do alto, proporcionando uma vista diferenciada das cidades, à noite.  No passeio, que tem duração de 1h30min, o visitante tem a oportunidade de contemplar o trajeto ao som de músicas natalinas, disponíveis em áudio individual no veículo.
 
 
O Illumination Bustour nasceu em comemoração ao aniversário de um ano do projeto Bustour, idealizado pela empresa Brocker Turismo, como mais um diferencial para o turismo regional. Atualmente, o ônibus double deck passa pelos principais pontos turísticos das cidades de Gramado e Canela, a exemplo do que existe nas principais cidades do mundo. A atração poderá ser conferida até 12 de janeiro de 2015, com saídas sempre às 20h30, da Brocker Turismo de Canela (Rua Borges de Medeiros, 851, Centro - telefone 54 3282-5400). 
 
 
CARACOL CHOCOLATES
 
 
Falando em Serra Gaúcha, a Caracol Chocolates tem em sua filosofia a essência de oferecer o melhor chocolate aos seus consumidores. Mas também está inserido em seu conceito, enquanto empresa, de que é preciso ser parceiro de boas ideias, sobretudo quando se tratam de ações sociais e culturais. Exemplo disso é que a Caracol é patrocinadora, juntamente com o Galeto Mamma Mia, do Calendário do Bem, lançado no dia 10 de novembro. O projeto reuniu pessoas e empresas para preparar um calendário cuja renda de sua comercialização será destinada integralmente ao Lar de Idosos Maria de Nazaré. Já na área cultural, a Caracol Chocolates estará patrocinando o Projeto Moda & Arte, um concerto a 20 mãos, nos dias 13 e 14 de novembro. O recital de piano ocorre no Museu da Moda de Canela (MUM), apresentado pelo Grupo Pianistas de Bagé.
 
TURISMO MÉDICO
 
 
Hospitais de excelência unem-se ao poder público e a entidades empresariais e lançam o portal +Porto Alegre. Agora, quem vai a Porto Alegre para tratamento médico em busca das destacadas especialidades com excelência na capital gaúcha conta, agora, com um portal que une informações de receptivo turístico às atrações da cidade e informações sobre os mais recentes tratamentos e eventos de saúde disponíveis por lá.
 
 
O portal +Porto Alegre (www.maisportoalegre.com) foi criado para atender esse nicho de turistas e conta informações sobre os principais pontos turísticos,restaurantes, bares, casas noturnas, shows, teatros e museus, entre outras particularidades. No portal também é possível se informar sobre as últimas novidades da medicina disponíveis nos hospitais que integram o Porto Alegre Health Care – Hospital Mãe de Deus, Hospital Moinhos de Vento, Hospital São Lucas da PUCRS e Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
 
 
Além dos hospitais, o grupo Porto Alegre Health Care (PAHC) conta com a parceria da Secretaria Municipal de Turismo e Federasul. A intenção do grupo sem fins lucrativos é divulgar a capital gaúcha como um centro de excelência médica, promovendo o destino no cenário do turismo médico mundial, sobretudo Brasil e países do Mercosul.
 
"AGENTE.COM.VOCÊ"
 
 
A ABAV Nacional lança oficialmente esta semana a segunda etapa da Campanha de Valorização do Agente de Viagem com a criação de peças que unificam a imagem institucional das agências associadas. A iniciativa vem ao encontro dos anseios da classe e da missão da entidade, que inclui ações em prol das associadas em todo o território nacional. A concepção da campanha, assinada pelo publicitário Dil Mota, passou por um estudo acurado do turismo brasileiro, dados estatísticos evolutivos, contextualização macroeconômica, identificação de tendências e percepção das mudanças que ocorrem no perfil dos viajantes. Uma vez esboçado o cenário e identificado o novo papel do agente de viagem em tempos de internet, foram criadas peças publicitárias que combinam apelos verbais fortes e imagens sugestivas. Meta básica da campanha: Estimular a percepção dos consumidores para a importância de ter um agente de viagem associado à ABAV a seu lado.
 
 
As 27 ABAVs estaduais receberam um kit de comunicação da campanha contratada pela ABAV Nacional para que cada uma delas assine as peças utilizadas no respectivo estado, contemplando a homogeneização da linguagem e, também, os traços regionais peculiares. A proposta estabelece um padrão para o País todo, mas é flexível e customizável. Busca, em última análise, aproximar o agente de viagem do seu cliente por meio de ícones e dizeres que humanizam esta relação.“Queremos despertar no consumidor as vantagens de contar com um consultor de viagens – entre elas a redução de riscos, sobressaltos e aborrecimentos. Só um agente de viagem capacitado e qualificado pode proporcionar isso, e queremos que nossos associados sejam identificados por esse diferencial”, sustenta o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo.
 
 
“O melhor da sua viagem começa com a gente e “O melhor da viagem é viajar. Deixe o resto com a gente” são alguns dos apelos verbais das peças, ancorados pelo mote Agente.com.você. “A ABAV é uma marca referencial no setor. Com a unidade e padronização da nossa comunicação visual, queremos que os agentes de viagem se reconheçam como classe e como profissionais, e tenham orgulho do serviço que prestam. Estamos confiantes no sucesso da campanha e certos de que ela será um divisor de águas para toda a categoria, e uma oportunidade para que mais agências possam se associar à entidade”, conclui o dirigente.

 
GOLF & ENOTURISMO
 
 
A partir das 8h deste sábado, 15, o Belém Novo Golf Club, na Zona Sul de Porto Alegre, torna-se o campo oficial do Circuito Internacional de Golf pelos Caminhos do Vinho – Copa Los Haroldos, evento esportivo amador que percorre a Argentina, Chile e Uruguai e pela primeira acontece no Brasil com jogos em Porto Alegre e, numa seguda fase, em Cutiriba.  Na capital gaúcha o torneio segue até domingo, 16, quando acontecerá a cerimônia de premiação marcada para as 16h. São esperados de 70 a 90 participantes no campo de 36 buracos. De Porto Alegre sairão cinco jogadores, os melhores por categoria, que irão disputar a final internacional com os melhores jogadores dos demais países em Córdoba, na Argentina, entre 12 e 15 de dezembro. Quem vencer a final, participará em junho de 2015 de torneios nos Estados Unidos. As inscrições para o torneuio em Porto Alegre se encerram nesta sexta-feira, junto ao Belém Novo Golf Clube.
 
 
Criado na Argentina em 2012, o Circuito Internacional de Golfe pelos Caminhos do Vinho tem como conceito conjugar e difundir o turismo e a atividade vitivinícola da América do Sul através da prática do golfe. De acordo com Lencinas, Porto Alegre reúne todas as credenciais para receber o torneio, que se desenvolve ao logo de todo o ano. A relação entre golfe, vinhos e turismo foi ressaltada também pelo presidente da Federação Rio-Grandense de Golfe. A chegada do projeto argentino ao Brasil foi estimulada pela Unidade de Turismo das Mercocidades, rede de governos locais dos países do Mercosul coordenada por Maldonado (Uruguai) e Porto Alegre. O Circuito de Golfe faz parte do Calendário de Eventos Mercocidades lançado em outubro deste ano, com a agenda de 28 cidades do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai para o próximo ano. Moraes destacou ainda o fato do Circuito Internacional ser um evento regular, com torneios anuais, o que potencializa as praças de golfe e vitivinícolas dos países participantes.
 
 
ROADSHOW EM PORTUGAL
 
Desde a última segunda-feira, 10, o belíssimo Destino Paraíba está participando de um Workshop em quatro cidades portuguesas (Lisboa, Porto, Coimbra e Albofeira), na região do Algarve. As ações estão sendo promovidas em parceria com a Embratur – Instituto Brasileiro de Turismo – e as operadoras de turismo de Portugal Solférias e Exótico. Ao todo, a estimativa é de que os quatro eventos devam reunir um público de 600 operadores e agentes de viagens lusos. Além da PBTur, estão na comitiva paraibana o Tropical Hotel Tambaú, o resort Mussulo by Mantra e a Luck Receptivo João Pessoa, com apoio do Convention Bureau de João Pessoa e Associação da Indústria Hoteleira, secção Paraíba.


Para incrementar as vendas na Paraíba, a TAP está instalou um escritório para a vendas de seus produtos direto com os clientes paraibanos. A TAP Partner funcionará em João Pessoa, em uma loja numa galeria no bairro de Manaíra, mas, segundo a assessoria da empresa lusa, está em reforma e ainda não há data para a sua inauguração. Segundo Fernando Souza, Gerente Geral do Tropical Tambaú Resort, está sendo excelente , este ano vieram ainda mais agentes do que em 2013. 
 

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP


MELHOR IDADE EM PIRATUBA


A noite de abertura já mostrou como será o Festival Nacional de Dança da Terceira Idade de Piratuba. Com o Centro de Eventos lotado, o município deu início, neste domingo, ao espetáculo que reúne mais de 30 grupos de danças de diversas regiões do país. São mais de 600 bailarinos, todos acima de 50 anos de idade, que se apresentam até quinta-feira, competindo em quatro categorias.


Após a solenidade de abertura e pronunciamento das autoridades, o público contou com um show protagonizado por grupos de danças e artistas de Piratuba. Não houve competição. O espetáculo “Na Pele da Terra”, mostrou, através de uma mistura de vídeo, dança e cantorias, um pouco da história da colonização do município. “A intenção foi levar o nosso pessoal para o palco, valorizando os artistas locais. Foi um show bem elaborado, preparado com muito trabalho e ensaio. O resultado foi surpreendente, o público ficou encantado, todos aplaudiram de pé”, conta a coordenadora do Festival, Gelci de Souza.


O evento segue e os idosos disputam a premiação na Dança Coreográfica, Danças Populares Folclóricas, Dança de Salão em Conjunto e Dança de Salão em Duplas. Neste ano a novidade é a Mostra Livre, aonde os grupos vão apenas mostrar o trabalho no palco aberto, instalado em frente ao Centro de Eventos. Além da premiação, haverá show nacional com o cantor, compositor e humorista, Moacyr Franco.

BAZAR DE NATAL


Começa no próximo dia 18 o famoso Bazar de Natal do Centro Espírita Seara dos Pobres. Bazar este que já é tradicional na Grande Florianópolis, cujos produtos são de altíssima qualidade, confeccionados que são pelo departamento de artesanato, composto de voluntárias, que semanalmente se reúnem para trabalharem e além de tudo, para ensinarem gratuitamente esse fantástico trabalho. Vale a pena conferir pois toda a renda é destinada aos idosos e crianças da instituição.

APOIO AO ADOLESCENTE


A Global Travel Assistance (GTA) comemora o sucesso da parceria com o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC) na campanha que reverteu parte do faturamento obtido entre os dias 06 e 12 de outubro para a entidade. Contando com o apoio de todos os colaboradores e agentes que se sensibilizaram com a causa, os valores arrecadados em 2014 superaram o do ano passado, que também teve uma semana de duração da campanha.


Com o sucesso de 2013, tanto a empresa de cartão de assistência quanto a instituição sem fins lucrativos, se uniram para promover uma nova campanha de incentivo que revertesse o faturamento obtido em prol das crianças e adolescentes vítimas do câncer. A entrega do cheque foi muito comemorada pela instituição que agradeceu o apoio da GTA em aliar trabalho e solidariedade. “É muito gratificante ver o sorriso dessas crianças e adolescentes e saber que a dedicação da sua empresa contribuiu para isso. A GTA apoia e incentiva campanhas que valorizem o próximo e, enquanto presidente, esse será o lema da nossa empresa”, declara Celso Guelfi, presidente da empresa.

RÉVEILLON NO INFINITY BLUE


Os turistas que passarem as noites de Natal e Réveillon em Balneário Camboriú, em São Catarina, têm destino certo para as ceias que celebram as duas datas: o lnfinity Blue Resort & SPA. Entre as opções do menu preparadas especialmente para as celebrações, destaque para os tradicionais pratos natalinos e receitas que prometem sorte e dinheiro no Ano Novo. Ideais para as famílias que desejam comodidade e requinte, o jantar nas duas datas ainda irá contar com uma programação com shows que mesclam apresentações de música, teatro e dança. Veja abaixo detalhes dos menus e valores para adultos e crianças. Em ambas as noites, buffet com entradas, pratos principais e sobremesas.

Entre as 28 opções destaque para o tradicional Peru preparado com fios de ovos e frutas. Também podem ser degustados Camarões flambados com curry, coco fresco e avelã torrada, jarré de cordeiro ao molho vinho do porto, nhoque de semolina ao pomodoro com queijo cammembert e amêndoas tostadas, garoupa em crosta de ervas ao bisque de lagosta, medalhão de filé ao molho de queijo brie com compota de cebola roxa, entre outros pratos.  Atrações: Apresentação do Grupo Boulervard, que mesclam teatro, cinema, música e dança, e a chegada do Papai Noel.

CEIA DE RÉVEILLON

São 33 opções de entradas e pratos principais. Poderão ser degustados parppardeli com polvo grelhado e páprica, camarão Rosa ao molho de mostarda L’anciene, filé de pintado em manteiga de coentro e fettuccine de pupunha, caneloni bicolor de ricota com nozes ao pomodoro com manjericão roxo, pernil suíno aromatizado com essência de fumaça acompanhado de compota de frutas, confit de pato ao molho de castanhas portuguesas, lentilha da fortuna, entre outros pratos. Atrações: Fogos de artifício, apresentação do grupo circense Tholl e show com a Banda Brazillian Sound Club.Mais informações e reservas: www.infinityblue.com.br e (47) 3261.0300

Sobre o Infinity Blue Resort & SPA: Localizado a dez minutos do centro urbano de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, o lnfinity Blue Resort & SPA é reconhecido por unir charme e sofisticação em meio à natureza e à beira mar. Com 122 apartamentos cuidadosamente construídos em um complexo com 800 mil m², o empreendimento oferece a hóspedes e visitantes uma série de opções em entretenimento, gastronomia, lazer e bem-estar. Único resort de Balneário Camboriú, o Infinity Blue possui quatro diferentes espaços gastronômicos que trazem um mix de influências nacionais e internacionais para atender os mais diversos paladares. Com estrutura completa para receber os mais variados formatos de eventos, o resort ainda conta com 13 espaços que acomodam de 10 a 1.200 pessoas. Em seu SPA oferece diferentes tratamentos estéticos e terapêuticos e um completo salão de beleza. www.infinityblue.com.br.

CORRIDA DOS VINHEDOS


A segunda edição do Circuito dos Vinhedos realizada na vinícola Villa Francioni em São Joaquim, exigiu dos mais de 300 atletas algo além da superação. Muitos nunca haviam competido num circuito de estrada de chão, e por entre os vinhedos da propriedade, que fica à 5km do centro de São Joaquim. 


As provas de 5 e 10km foram realizadas no meio da tarde, onde os termômetros chegaram perto dos 30 graus, além disso eles tiveram que superar também a altitude, os vinhedos estão à 1.260 metros acima do nível do mar. Mas depois de tanto esforço, a vitória foi comemorada com muito entusiasmo pelos atletas inscritos de vários estados, e principalmente de SC. Na prova dos 5 km, o vencedor no masculino foi Cezar Alonso, no feminino, Elisangela Gutz. 


No circuito dos 10km no masculino o vencedor foi Ramiro Isoton e no feminino Scheila Cavalheiro. No ano que vem a terceira edição está confirmada, também para o mês de novembro.

TROFÉU INFINITO


Na noite da última sexta-feira,07, em evento paralelo a 26ª Edição do Festuris, a noite foi de comemoração para a Brocker Turismo, agência de viagens e receptivo na Serra Gaúcha. Isso porque a empresa realizou mais uma edição do Troféu Infinito, prêmio que elege as 15 operadoras que mais comercializaram o destino Serra Gaúcha com a Brocker Turismo. Durante o evento, realizado na Fancy Club Lounge, em Gramado (RS), esteve presente a Diretora Geral da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, Camila Mumbach; representantes do DAER, Sonia Maria Bortoluzzi e Lígia Salete Quines Pacheco; representante do Fundo de Turismo de Canela, Ricardo Ruivo, além de operadores, agentes de viagem e imprensa de todo o país.


Para esse ano, a Brocker preparou uma confraternização ainda maior, pois o Troféu Infinito marcou o início das comemorações do aniversário de 20 anos da agência, celebrado no mês de setembro de 2015. “Além de premiarmos as operadoras, também brindamos o ano de aniversário da agência. Foi um momento especial, pois estivemos ao lado dos nossos principais parceiros, que muito contribuíram para a Brocker alcançar essas duas décadas de trabalho”, salientou a diretora da Brocker Turismo, Adriane Brocker Boeira.


A premiação contou como uma intervenção artística da trupe de artistas do Korvatunturi, que despertou a atenção dos presentes com o encanto de um dos espetáculos mais prestigiados de Gramado. Após a entrega do Troféu Infinito, a noite ficou por conta da Infinity Party, festa promovida pela Brocker para os convidados e também para o público externo. Além dos 15 trofeús entregues às operadoras, a Brocker Turismo também entregou o troféu na categoria Colaborador, entregue para Flávia Oliveira, do departamento financeiro da Brocker Turismo.

OS TOP 15


1 - Tam Viagens – São Paulo
2 - Visual Turismo - São Paulo
3 - Flytour Viagens - São Paulo
4 - Azul Viagens - São Paulo ?
5 - Tourlines Operadora – Vitória
6 - Viagens Master – Belo Horizonte
7 - MGM Operadora – Curitiba
8 - Turise Operadora - Aracajú
9 - Maxtour Operadora - Receife?
10 - Bancorbrás Operadora - Brasília?
11 - Nascimento Turismo - São Paulo ?
12 - NewIt Operadora – Rio de Janeiro?
13 - Embarque Turismo – Teresina
14 - Fábrica de Viagem - Fortaleza
15 - Quality Brasil Operadora - Fortaleza

BROCKER 20 ANOS


Assim como em todos os anos, a Brocker Turismo, agência de viagens e receptivo na Serra Gaúcha, participa do Festival do Turismo de Gramado, evento que chegou a 26ª edição no Serra Park, em Gramado (RS). Para esse ano, a Brocker preparou uma participação especial, destacando, em todas as atividades, o início das comemorações do aniversário de 20 anos da agência, comemorado no mês de setembro de 2015. Ao chegar ao estande da empresa, o visitante era recepcionado em clima de festa, em um estande colorido e vibrante. 


A Brocker recebeu operadores de viagem para um coquetel de boas vindas. O encontro acontece no Bistrot Brillat, em Gramado. Já na sexta-feira dia (7 de novembro), a agência preparou o lançamento de novos produtos que passam a integrar seus pacotes. Em parceria com uma empresa e aviação executiva, a Brocker lançou passeios de helicóptero por Canela, Gramado, São Francisco de Paula e ainda a região do Vale dos Vinhedos. A apresentação desse novo serviço aconteceu no aeroporto de Canela, no hangar da TRI Táxi Aéreo, empresa responsável pela realização dos passeios.


Além disso, como em todas as edições do Festival do Turismo, a Brocker foi uma das organizadoras do Futebol Oficial do Festival, que reuniu os participantes do evento para um jogo de futebol, que aconteceu no sábado (dia 8 de novembro), no Hotel Continental Canela. 


Para completar, a agência levou operadores convidados para assistir a apresentação do espetáculo Simplesmente Natal, em Canela, sábado, às 21 horas. O show integra a programação do Sonho de Natal de Canela, evento que, juntamente com o Natal Luz de Gramado, conta com o apoio da Brocker Turismo.

PERNAMBUCO NA ALEMANHA


Entre os países europeus, a Alemanha é a primeira colocada no envio de turistas a Pernambuco, e o segundo lugar no ranking geral, perdendo apenas para os Estados Unidos, de acordo com a pesquisa do Perfil Socioeconômico do Turista, realizada pela Empetur no último ano. Com intuito de estreitar laços entre os trades de turismo pernambucano e alemão e também aumentar o número de visitantes nos destinos do estado, a Secretaria de Turismo de Pernambuco, por meio da Empetur, leva a quatro cidades alemãs a ação Polo Costa dos Arrecifes, entre os dias 10 e 13 de novembro.


As cidades de Frankfurt (10/11), Hannover (11/11), Munique (12/11) e Berlim (13/11), na Alemanha, marcam a última etapa do projeto, que tem foco na promoção dos destinos Sol e Mar de Pernambuco. Durante o roadshow serão realizadas rodadas internacionais de negócios, workshops sobre as praias do litoral norte e sul, além de Fernando de Noronha, e imersão cultural com foco na gastronomia e na tradição do Frevo.


“Da lista dos dez países com maior emissão de turistas para Pernambuco, sete são europeus, e nesse cenário, a Alemanha representa 13% dos visitantes estrangeiros ao estado. Queremos não só manter, mas ampliar esse relacionamento, que já é facilitado pelo voo direto Recife-Frankfurt, operado pela Condor”, afirma a secretária executiva de Turismo de Pernambuco, Luciana Carvalho. Através do Polo Costa dos Arrecifes, que encerra as atividades no dia 13 de novembro, mais de mil agentes do trade turístico internacional de 15 cidades da Itália, Portugal, Estados Unidos, Uruguai e Argentina conheceram as possibilidades turísticas de Pernambuco.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

CAMPANHA DA ABAV "AGENTE.COM.VOCÊ"

CAMPANHA DA ABAV "AGENTE.COM.VOCÊ" VISA VALORIZAR A ATIVIDADE DAS AGÊNCIAS DE VIAGENS


A ABAV Nacional lança oficialmente esta semana a segunda etapa da Campanha de Valorização do Agente de Viagem com a criação de peças que unificam a imagem institucional das agências associadas. A iniciativa vem ao encontro dos anseios da classe e da missão da entidade, que inclui ações em prol das associadas em todo o território nacional.


A concepção da campanha, assinada pelo publicitário Dil Mota, passou por um estudo acurado do turismo brasileiro, dados estatísticos evolutivos, contextualização macroeconômica, identificação de tendências e percepção das mudanças que ocorrem no perfil dos viajantes. Uma vez esboçado o cenário e identificado o novo papel do agente de viagem em tempos de internet, foram criadas peças publicitárias que combinam apelos verbais fortes e imagens sugestivas. Meta básica da campanha: Estimular a percepção dos consumidores para a importância de ter um agente de viagem associado à ABAV a seu lado.


As 27 ABAVs estaduais receberam um kit de comunicação da campanha contratada pela ABAV Nacional para que cada uma delas assine as peças utilizadas no respectivo estado, contemplando a homogeneização da linguagem e, também, os traços regionais peculiares. A proposta estabelece um padrão para o País todo, mas é flexível e customizável. Busca, em última análise, aproximar o agente de viagem do seu cliente por meio de ícones e dizeres que humanizam esta relação. “Queremos despertar no consumidor as vantagens de contar com um consultor de viagens – entre elas a redução de riscos, sobressaltos e aborrecimentos. Só um agente de viagem capacitado e qualificado pode proporcionar isso, e queremos que nossos associados sejam identificados por esse diferencial”, sustenta o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo.


“O melhor da sua viagem começa com a gente e “O melhor da viagem é viajar. Deixe o resto com a gente” são alguns dos apelos verbais das peças, ancorados pelo mote Agente.com.você. “A ABAV é uma marca referencial no setor. Com a unidade e padronização da nossa comunicação visual, queremos que os agentes de viagem se reconheçam como classe e como profissionais, e tenham orgulho do serviço que prestam. Estamos confiantes no sucesso da campanha e certos de que ela será um divisor de águas para toda a categoria, e uma oportunidade para que mais agências possam se associar à entidade”, conclui o dirigente.


segunda-feira, 10 de novembro de 2014

COM SUCESSO, TERMINA A 26ª EDIÇÃO DO FESTURIS GRAMADO - RS


Gramado na fenomenal Serra Gaúcha é mágico. Por isso a cidade transpira turismo o ano todo e não poderia ser em outro lugar para encerrar o ano falando de turismo do que nesta cidade. Não se precisa ir muito longe para aprender como se faz, como se trabalha e como se vive de turismo. Não é à toa que constantemente recebe o título como melhor destino (cidade) do país. 


Em nenhum festival se congrega tantos negócios, eventos, encontros, parcerias. Aqui o trade não apenas faz negócios, mas também se diverte por conta dos diversos eventos paralelos, onde os participantes tem a oportunidade de estarem juntos, ao ar livre, batendo bola, "churrasqueando" como bem diz o gaúcho. 


Assim começou a segundo dia do FESTURIS, com todo o trade reunido no Hotel Continental em Canela para bater bola, nosso esporte nacional. Nunca o país teve um Ministro do Turismo tão competente, participativo, comunicativo e atuante. Um ministro que tem escola, 15 anos de SEBRAE. Doutor em Socio-economia do Desenvolvimento, pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS), Paris, titulação em 1997, com tese sobre estratégias comparadas de desenvolvimento Índia-Brasil. Validação do diploma pela UNB. Mestre (M.Sc.) em Gestão Ambiental, pela Universidade de Salford, Inglaterra (titulação em 1988). 


Engenheiro Agrônomo, pela Universidade Federal de Alagoas (graduação em 1981). Atua desde 2007, exercendo a função de Gerente da Unidade de Assessoria Internacional do SEBRAE Nacional, ligada à Presidência da instituição (exerceu as funções de Gerente da Unidade de Estratégias e Diretrizes, Secretário Geral, Assessor da Presidência e Gerente da Unidade de Atendimento em Comércio e Serviços, tendo coordenado o Programa SEBRAE 2014, dedicado à preparação de empresas para as oportunidades da Copa FIFA 2014); Exerceu a função de Diretor Técnico do SEBRAE Alagoas; Exerceu a função de Professor Adjunto na Universidade Federal de Alagoas, de 1991 a 2000, tendo sido também coordenador da Área de Cooperação Internacional daquela Universidade em 1998. Vinicius Lages sabe o que diz e faz o que fala. 


É do FESTURIS que saiu a primeira dama do turismo nacional, Marta Rossi, incansável ao lado dos seus diretores Marcus Rossi e Edurardo Zorzanello, filho da saudosa Silvia Zorzanelo. 


É com este clima de congraçamento que terminou mais esta edição. Esse ano, passaram pelos pavilhões do Sierra Park 14 mil visitantes. O crescimento de expositores foi de 3,5% em comparação a última edição. Segundo Eduardo Zorzanello, coordenador do evento, os números foram um sucesso. "Num ano de eleição e Copa os resultados superaram nossas expectativas". Já Marcus Rossi, confirmou que o número de agendamentos do Buyers Club superou os números de reuniões previstos. "Tivemos 1.147 agendamentos e 324 realizadas, o que já representa um grande passo para o nosso objetivo que foi alcançado". A próxima edição acontecerá de 5 a 8 de novembro e terá como novidade para os agentes, o lançamento de um 'GPS' que permitirá a localização dos estandes. 


O anuncio dos números foi precedido de homenagens a Marta Rossi e ao Festuris. Já o estande de Santa Maria foi considerado o mais criativo do Festuris. Para Marta Rossi, idealizadora do evento o objetivo do Festuris foi plenamente alcançado. "Tivemos quase dois mil acessos a nova ferramenta digital lançada este ano mostrando o sucesso que foi. Os salões permitiram aos visitantes a oportunidade de conhecer produtos e serviços das áreas segmentadas", lembrou.


O evento também recebeu homenagem da RED MUNDO COMUNICACION como melhor evento de turismo da América Latina. A Red Mundo Comunicação, com mais de 30 anos atuando no mercado de jornalismo (Radio/TV) também premiou diversas personalidades, empreendimentos, redes hoteleiras, empresas jornalísticas, agências e operadoras de turismo, assessoria de imprensa, parque temático, etc, que mais se destacaram na área em 2014. 

Fato que causou estranheza ao Trade de Turismo foi a lamentável declaração do Secretário de Turismo de Santa Catarina, o sexto secretário em menos de quatro anos do governo catarinense, que demostra claramente não entender/saber que quase 13% do PIB de Santa Catarina vem exatamente do turismo. Segundo ele, em busca de ampliar a promoção do Estado de Santa Catarina, apresentou ao M&E o novo plano de divulgação da região que consiste em reformular as apresentações com a atribuição de ferramentas tecnológicas e interatividade com os agentes de viagens e publico final, que não se acredita, pois se comenta nos bastidores o fim da SANTUR. A preocupação é tanta que a presidente da Abav-SC, Ely Silveira, revelou ao M&E que o trade de Santa Catarina está se mobilizando para ter com o governador do estado, Raimundo Colombo, uma audiência que tem como objetivo impedir a extinção da Santur, da Fundação Cultura e da Fesporte. "Sem a secretaria nós sobrevivemos, mas sem a Santur não", comentou.


Atualmente , Santa Catarina é o terceiro destino mais procurados do país, atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo. O projeto para impedir que a Santa Catarina Turismo acabe tem o apoio do Fortur - entidade que representa as empresas de turismo privadas de SC. "O melhor técnico em turismo no país é o Valdir Walendowsky", disse.

Vinicius Lages e Ely Silveira

"Entregamos uma carta de intenções, porem não obtivemos resposta", comentou Ely. No teor da carta, reivindicações sobre a nomeação de um técnico para o cargo de secretário de turismo feita pelo trade, e a escolha de um profissional.