terça-feira, 7 de abril de 2015

TROFÉU “JORNALISMO DE TURISMO - DESTINO PARAÍBA 2015 – ABRAJET PB”

TROFÉU “JORNALISMO DE TURISMO -  DESTINO PARAÍBA 2015 – ABRAJET PB”



A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seccional Paraíba, sob a presidência do jornalista Rogério Almeida acaba de lançar o Prêmio “JORNALISMO DE TURISMO - DESTINO PARAÍBA 2015 – ABRAJET PB”.



A premiação é uma forma de homenagear os jornalistas que publiquem as melhores reportagens sobre a Paraíba no período de 01 de abril de 2014 a 15 de maio de 2015. As inscrições devem ser feitas, impreterivelmente, até o dia 15 de maio, através do email:  concursoabrajetpb@yahoo.com.br. Para este endereço eletrônico devem ser enviados os dados de identificação do jornalista, conforme formulário de inscrição, bem como o material comprovadamente publicado.


Só podem participar os jornalistas de meio impresso, webjornalismo, televisão e fotografia, associados da Abrajet. O tema das reportagens deve ser o destino Paraíba, podendo envolver matérias sobre João Pessoa ou qualquer região do Estado da Paraíba. O prêmio “JORNALISMO DE TURISMO - DESTINO PARAÍBA 2015 – ABRAJET PB” é uma realização da Abrajet Paraíba, com apoio do Governo do Estado, através da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR), Secretaria de Turismo da Prefeitura de João Pessoa, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado da Paraíba (ABIH-PB), João Pessoa Convention Bureau, Paraíba Convention Bureau, e Guia Mundo Turismo Receptivo.


O prêmio “JORNALISMO DE TURISMO – DESTINO PARAÍBA 2015 – ABRAJET – PB” será entregue durante a realização do XXXII Congresso Brasileiro de Jornalismo de Turismo, a se realizar, de 25 a 28 de maio de 2015, na cidade de Búzios, no Rio de Janeiro. O troféu será concedido aos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares em cada categoria. As categorias são: Jornalismo Impresso, Webjornalismo, Televisão e Fotografia.


Os primeiros lugares nas quatro categorias serão premiados com 1 (uma) passagem aérea de ida e volta para João Pessoa, vindo de qualquer destino do país, traslado, hospedagem e city tour na capital paraibana, e terão a obrigatoriedade da contrapartida de produzir uma outra reportagem sobre o Destino Paraíba. Todos os três classificados nas quatro categorias serão premiados com troféu e certificado.


CATEGORIAS  

REPORTAGENS IMPRESSAS

Poderão concorrer reportagens, coberturas sequenciadas de eventos e cadernos especiais veiculados em revistas e jornais brasileiros, no período de 01 de abril de 2014 a 15 de maio de 2015. Critérios de avaliação: Adequação ao tema “Destino Paraíba”; qualidade editorial (texto, desenvolvimento, abordagem e edição); iconografia (qualidade e equilíbrio de fotos e ilustrações); criatividade e inovação (introdução de novas ideias e conceitos); serviços e pesquisas de interesse do público-alvo.


WEBJORNALISMO

Poderão concorrer nesta categoria reportagens eletrônicas sobre o tema estabelecido, veiculadas em sites brasileiros na Internet, no período de 01 de abril de 2014 a 15 de maio de 2015.
Critérios de avaliação: Adequação ao tema; design com a mensagem turística e jornalística; qualidade editorial; estrutura de navegação; interatividade e narrativa; recursos audiovisuais e multimídias; criatividade e inovação; serviços e pesquisas de interesse do público-alvo.



TELEVISÃO

Poderão concorrer reportagens sobre o tema estabelecido, veiculadas em emissoras de televisão (canal aberto ou fechado) brasileiras, no período de 01 de abril de 2014 a 15 de maio de 2015

Critérios de avaliação:

Adequação ao tema para TV; apresentação; qualidade editorial (texto, desenvolvimento, abordagem e edição); qualidade de imagem quanto à valorização da informação; fotografia; qualidade da trilha sonora; criatividade e inovação (introdução de novas ideias e conceitos); serviços e pesquisas de interesse do público-alvo.



FOTOGRAFIAS

Poderão concorrer nesta categoria fotos veiculadas em revistas e jornais brasileiros, no período de 01 de abril de 2014 a 15 de maio de 2015.

Critérios de avaliação:

Adequação ao tema para fotografias; qualidade técnica da imagem; qualidade estética; criatividade e inovação (introdução de novas ideias e conceitos).


terça-feira, 31 de março de 2015

CONGRESSO INTERNACIONAL DE TURISMO


CONGRESSO INTERNACIONAL DE TURISMO


Acontece entre os dias 21 e 23 de Junho, na cidade do Porto, em Portugal, o Congresso Internacional de Turismo, que contará com algumas das principais personalidades do turismo no mundo. O Congresso foi criado em 2010, na cidade do Porto, com a presença de mais de 30 países. Posteriormente o congresso aconteceu em Odense, Valência e Antuérpia e agora regressa a sua cidade natal com o apoio institucional do Turismo de Portugal.


Estão previstas palestras, visitas de estudo pelo Porto, workshops e animações de rua. O tema do congresso é "O TURISMO E O MAR", já que a relação entre o mar e o turismo assume uma importância cada vez importante e constantemente renovada, pois o mar sempre estabeleceu diferentes e distantes pontes de encontros e intercâmbios entre povos e culturas ao longo da história. Esse encontro, que acontece a distância mas que o mar aproximo, foi pioneiro na busca do desconhecido e de novos destinos. Destinos onde outros caminhos foram projetados e visitados por diversas vezes, tornando-se visita obrigatória a qualquer turista, pois são verdadeiros patrimônios da humanidade. 


O mar, destino contemporâneo, tem dado novas dimensões e potencialidades de natureza cultural, econômica e social. Portanto, é extremamente importante para se reunir pesquisadores, professores, estudantes, agentes de turismo, os gestores públicos/políticos responsáveis ​​pela área de segmentação e estudiosos em geral. Isso permitirá a troca de experiências, para acessar os resultados da investigação, aumentando não só os projetos e dados de avaliação, mas criando novos vínculos, novas perspectivas de desenvolvimento do turismo em sua conexão multidimensional com o mar enquanto recurso imenso em termos de transporte e lazer, no quadro da implementação de atividades sustentáveis.

TEMAS PROPOSTOS



1- Turismo e o mar: contribuições para uma história que ajuda a compreender o presente.

2 - Turismo e o mar: sua importância nas economias locais, regionais e nacionais.

3 - Turismo e o mar: novas ofertas, novos produtos e novas demandas; turismo de saúde, gastronomia.

4 - Turismo e o mar e do seu patrimônio material e imaterial: fortificações, faróis, passeios à beira-mar e a arquitetura inerente em geral; tradições e representações culturais.

5 - Turismo e o mar: desportos náuticos e atividades de exploração culturais dos recursos marítimos.

6 - Turismo e o mar: os rios que correm para o mar e as suas ligações econômicas, culturais, naturais e sociais com o mar.

7 - Turismo e o mar: os cruzeiros como uma atividade turística dominante e sua interação com os usuários e comunidades de acolhimento.

8 - Turismo e o mar: as ilhas e praias como espaços de relação privilegiada com o mar.

9 -Turismo e o mar: transporte, segurança e capacidades tecnológicas.

10 - Turismo e o mar: identificação e caracterização de turismo rotas marítimas longas e curtas.


Entre os palestrantes estão Adalberto Dias de Carvalho, Diretor Presidente do Conselho Técnico-Científico de ISCET e diretor de CIIIC, professor aposentado e principal pesquisador da Universidade do Porto. Doutorando em Turismo da Universidade de Girona. Professor visitante em várias universidades estrangeiras e autor de vários artigos científicos. Christian Bataillou, Professor e pesquisador da Universidade de Perpignan, tem um doutorado em Sociologia e mestre em Direito. Ele é um especialista da OMC em turismo sustentável, cultura e património, com uma vasta experiência como coordenador de mestrado e doutorado graus e como diretor de equipas de investigação. James Guia, EMTM diretor do programa - Faculdade de Turismo da Universidade de Girona, Michael Hall, Professor em Marketing. Ensino, publicações e interesses de investigação em turismo, desenvolvimento regional e marketing social / verde, com especial ênfase nas questões de lugar branding e marketing, bem como a conservação e mudança ambiental, gestão de eventos e marketing, e a utilização do turismo como desenvolvimento econômico e conservação mecanismo. Ele é o autor e editor de mais de 40 livros, bem como mais de 250 artigos científicos e capítulos de livros.


Em entrevista ao Ambitur.pt, Jorge Ricardo Pinto, membro do Comitê de Organização do CIT2015 e coordenador do mestrado e da licenciatura em Turismo no ISCET, explicou que o evento pretende "ser um veículo de troca de experiências, resultados de trabalhos de pesquisa, dados sobre o incremento e avaliação de projetos, perspectivas de desenvolvimento do turismo na sua conexão multidimensional com o mar. Serão seguramente três dias muito intensos, cheios de descobertas, em que os participantes terão, ao mesmo tempo, oportunidade de partilharem os seus avanços e conhecerem as novidades do setor, combinando um programa científico com um programa social muito dinâmico. Será um encontro muito importante para o avanço do conhecimento em turismo, tanto a nível nacional como internacional". Sobre a escolha do tema,"O turismo e o Mar", lembrou  que, nos últimos anos, "o turismo deu novas dimensões ao mar e às suas potencialidades de natureza cultural, econômica e social. Impõe-se, pois, que se renove também o encontro de investigadores, professores, estudantes, agentes da atividade turística, responsáveis políticos pelos setores envolvidos e estudiosos em geral".


O jantar oficial do International Congress on Tourism será realizado na segunda-feira à noite, 22 de junho de 2015, no World of Discoveries. O jantar inclui uma visita ao Museu Interativo & Theme Park. Será um buffet de pratos quentes com oitos 8 pratos do Mundo. 

segunda-feira, 30 de março de 2015

FALANDO DE TURISMO por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP


TURISMO NO BRASIL
 
 
O turismo movimentou R$ 492 bilhões no Brasil no ano passado, entre atividades diretas, indiretas e induzidas, de acordo com novos dados divulgados pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). O montante representa 9,6% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e leva em conta que o setor teve investimentos de R$ 59,6 bilhões no país no ano passado. A entidade reúne os maiores empresários do setor e coleta informações em 184 países, com análise dos resultados econômicos e projeções para o futuro.
 
Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB
 
Quando considerada apenas a contribuição direta, a participação do turismo no PIB brasileiro é de 3,5% (R$ 182 bilhões), revela o relatório. O documento aponta ainda que o Brasil está em nono lugar entre as economias do turismo no mundo. Segundo dados da consultoria internacional, o turismo respondeu por 8,8 milhões de empregos diretos e indiretos no país em 2014, ou 8,8% do total de postos. A estimativa da WTTC é que este ano sejam nove milhões de empregos.
 
 
O setor movimentou US$ 7,6 trilhões no mundo no ano passado, o que representa 10% de toda a riqueza gerada no período. Além disso, o setor é responsável por 277 milhões de empregos, ou um a cada 11 na economia global.
 
 
MELHOR DESTINO
 
 
A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, foi eleita o melhor destino de viagem do Brasil, no prêmio Traveler’s Choice 2015, promovido pelo site TripAdvisor. A cidade obteve ainda a terceira colocação no ranking que considera as cidades preferidas da América do Sul, de acordo com votação dos usuários do site. Entre as principais atrações do município gaúcho estão o Festival de Cinema e as comidas típicas como churrasco e chimarrão, além, é claro, do chocolate artesanal. Florianópolis ficou em quarto lugar, apesar dos pesares. 
 
 
VIAJAR MAIS
 
 
Fica claríssimo que o turismo é uma das experiências mais marcantes que se pode ter na vida. Na balança, a satisfação que se tem com uma viagem tem pesado mais, bem mais do que a aquisição do carro do ano e ou bens de consumo como celulares. Reduzir o consumo para investir em viagens é uma tendência que também abre oportunidades para o turismo no Brasil. Segundo o ministro do Turismo, Vinicius Lages, o mercado interno tem um grande potencial de crescimento. “No ano passado, 62 milhões de brasileiros viajaram, quase um terço da nossa população, e ainda tem mais 70 milhões de brasileiros que ainda não tiveram essa experiência e podem vir a tê-la nos próximos anos”, afirma.
 
 
ENCATHO & EXPROTEL
 
 
Adaptar-se ao novo consumidor, cada vez mais conectado, que busca informação, compara e compartilha experiências antes de consumir é o novo desafio da hotelaria. Para responder muitas dúvidas e apresentar as últimas novidades do setor, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC traz como tema do ENCATHO & EXPROTEL deste ano a Tecnologia na Hotelaria. De 26 a 29 de maio de 2015, no CentroSul, em Florianópolis, o evento irá promover ciclo de palestras, THOR - Turismo-Hotelaria Recebe, Simpósio de Governança Hoteleira, Fórum de A&B, Rodada de Negócios realizada pelo Sebrae/SC entre hotéis e agências de viagem, Simpósio de Manutenção Hoteleira e a maior feira de produtos e serviços para a o setor, a EXPROTEL.
 
 
Há quase 30 anos o evento reúne profissionais, estudantes e empresários dos meios de hospedagem, agências de viagens e restaurantes, além de fornecedores, entidades e imprensa especializada para discutir, trocar experiências e conhecer novos produtos e serviços para aperfeiçoar seus empreendimentos. Em sua última edição circularam mais de três mil pessoas de 70 cidades e dez Estados. Somente a Exprotel contou com 64 expositores, um aumento de 20% em relação ao ano anterior. O evento é referência no cenário nacional.
 
 
ABIH-SC 50 ANOS
 
 
Fundada em 1965 como uma Seccional da ABIH Nacional, a entidade foi conquistando cada vez mais o seu espaço no cenário político-econômico do Estado. Hoje a ABIH-SC é uma referência nacional e possui representatividade em todas as regiões de Santa Catarina. Para comemorar seus 50 anos de história a entidade irá produzir uma Revista Comemorativa. Saiba como fazer parte e vincular sua marca e/ou história na publicação que será editada de forma digital interativa e impressa. 

 
FESTIVAL JPA NO PANROTAS
 
 
Superar desafios, trocar experiências, fechar novos negócios e ampliar parcerias. Com a participação de mais de 1,1 mil profissionais do turismo, a 13ª edição do Fórum Panrotas discute em São Paulo as principais tendências desse setor com as maiores lideranças do País, que avaliam e debatem os novos rumos do turismo nacional, atentos ao mercado internacional. O Fórum foi encerrado nesta última quarta-feira no Golden Hall do WTC Events Center. Antenados nesse processo de acelerada transformação, os diretores do Festival do Turismo de João Pessoa, Cláudio J S Junior e Breno Mesquita, participaram do evento ativamente, buscando também fechar novas parcerias e renovar as que já estão presentes no Festival JPA. A maioria dos fornecedores do Festival paraibano está presente no Fórum, criando uma expectativa otimista de fechamento de parcerias. O evento na capital paulista é um momento único para esse relacionamento. 
 
 
Um dos palestrantes do Fórum, o ministro do Turismo, Vinicius Lages, deu o tom do atual momento do turismo brasileiro e que serve de referência para todo o segmento. “Não é ano para ficar de braços cruzados”, pontuou o ministro, afirmando ainda que “o brasileiro precisa sonhar com o Brasil. E é isso que queremos fazer por meio de uma estrutura digital com material de qualidade para promoção de experiências”, enfatizou. Na foto, Breno, Cláudio e a coordenadora de Turismo de Campina Grande, Catharine Brasil, e a presidente da PBTur - Empresa Paraibana de Turismo, Ruth Avelino, que estão participando do Fórum. O Festival do Turismo de João Pessoa será realizado nos dias 16 e 17 de outubro de 2015, no Centro de Convenções de João Pessoa, e já é considerado o maior evento de turismo na região em número de participantes.
 
 
O Festival do Turismo de JPA contará este ano com a participação especial do fotógrafo paraibano Cacio Murilo. Durante todo o ano serão divulgadas nas mídias sociais do evento fotos do projeto ‘Fauna Vegetal’, produzido pelo fotógrafo. Além disso, durante os dias da feira, serão expostas fotos deste projeto pelos pavilhões do Centro de Convenções. O Festival JPA decidiu firmar essa parceria por acreditar que a arte de Cacio casa muito bem com o evento, trazendo mais cores e beleza para o festival que se tornou referência no turismo brasileiro.
 
 
Paraibano de Campina Grande, filho de fotógrafos e biólogo graduado pela Universidade Federal da Paraíba, Cacio Murilo uniu sua criatividade à arte 
da fotografia. O artista diz que a fotografia faz parte da sua vida por prazer. Hoje, ele conta com um banco de imagens com mais de 30 mil fotografias, 
dentre elas, fotos na área de turismo, hotelaria e gastronomia, a que tem se dedicado atualmente. Compartilhando o sucesso desse grande projeto, o Festival JPwww.riodorastro.com.brA fará essa exposição de cores, imagens, criatividade e arte durante a sua 5ª edição.
 
 
PARQUE DE CHOCOLATE
 
 
Em um cenário onde a magia e a realidade se confundem, o chocolate é o protagonista e ganha vida em diferentes formas e tamanhos. Assim é o Mundo de Chocolate, novo parque temático localizado na cidade de Gramado, na Serra Gaúcha e considerado um dos principais lançamentos de entretenimento do país. O empreendimento foi inaugurado nessa última sexta-feira, dia 27 de março e estará com as portas abertas a partir das 9h. Ao entrar no parque, o visitante é convidado a conhecer a história do Sr. Suisse e sua neta Avelã, que moravam juntos em uma fábrica de chocolate, localizada na cidade de Lugano, na Suíça. 
 
 
Durante a visita, é possível apreciar mais de 200 peças desenvolvidas em chocolate, distribuídas em três mil metros quadrados do empreendimento. Casa Branca, Monte Rushmore, Torre Eiffel, Cristo Redentor e Estátua da Liberdade são alguns dos cenários emblemáticos que integram o parque. Além disso, peças como Buda, animais, bolsas, sapatos, objetos de decoração e um rio de chocolate também despertam a atenção pela perfeição dos detalhes. “O parque é dividido em países e cada espaço conta com monumentos turísticos e detalhes que remetam ao local. Nosso objetivo é convidar os visitantes para essa viagem ao universo do chocolate, um mundo mágico e delicioso”, salienta um dos diretores do parque, Guilherme Luz.
 
 
Entre os destaques do empreendimento está a dimensão das peças de chocolate e os cuidados na fabricação e conservação. Algumas esculturas chegam a quatro metros de altura e outras pesam até uma tonelada. Produzidas com chocolate meio amargo, as peças são maciças e somadas totalizam 20 toneladas de chocolate no parque todo. “Contamos com uma equipe de escultores especializada e com ampla experiência no manuseio da iguaria. Para que as peças sejam conservadas, o parque estará sempre na temperatura de 18ºC”, destaca Luz.
 
 
PÁSCOA NA SERRA
 
Já decidiu onde passará o feriadão da Páscoa? É bom se apressar pois a hotelaria já está comemorando. Aqui vai uma ótima dica na Serra. Rio do Rastro Eco Resort. Um lugar único para poder relaxar, apreciar a natureza exuberante com todo o conforto e sofisticação que se pode desejar. 
 
FLORIPA HARLEY DAVIDSON
 
 
Consagrado mundialmente, esta é a primeira vez que o Open House acontecerá em  todas as 19 concessionárias da Harley Davidson no Brasil.  Em Florianópolis, a concessionária  Floripa Harley Davidson, abrirá suas portar a partir das 9 horas da manhã deste domingo, dia 29 de março. Além de condições especiais e taxas de juros a partir de 0,39% ao mês (dependendo do modelo), várias atrações estão previstas, entre elas a apresentação da banda de rock, On Fire, além do tradicional café da manhã. A oportunidade é perfeita também para os aficcionados pela marca poderem conquistar o sonho de conhecer de perto a fábrica da Harley-Davidson do Brasil, em Manaus. Oito clientes que comprarem motos zero quilômetro, nos meses de março e abril, concorrerão à viagem que será realizada no segundo semestre deste ano. 
 
 
CATARATAS DO IGUAÇU
 
 
Cerca de 25 mil pessoas poderão visitar o Parque Nacional do Iguaçu, no feriadão de Páscoa, de 3 a 5 de abril. O atrativo irá abrir uma hora mais cedo, às 8 horas, durante os três dias. O horário de fechamento será mantido inalterado, às 17 horas. E para melhorar ainda mais o atendimento, a operação irá reforçar as equipes de apoio e aumentará a frota de ônibus do parque, de 18 para 23 veículos, na sexta e no sábado. A expectativa é que na Sexta-Feira Santa, 3, o parque receba o maior fluxo de visitantes de todo o feriadão. Os turistas que quiserem poupar tempo e melhor organizar o passeio, tem a opção de adquirir o ingresso on-line para visitar uma das sete Maravilhas da Natureza, também para o sábado ou domingo. A compra do ingresso pela internet é simples, rápida e prática.
 
CONVENTION & VISITORS BUREAU
 
 
Acontece nesta segunda e terça-feiras acontecerá nos dias 30 e 31 de março, no Auditório Paulo Kobayashi da  Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o 7º Congresso Brasileiro de Convention & Visitors Bureaux, promovido pela Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux em parceria com a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado de São Paulo (FBCVB). Na ocasião, os gestores de convention & visitors bureaux do País e associados, autoridades públicas e integrantes de diversos destinos turísticos estarão presentes na capital paulista para participar de mesas redondas e palestras sobre o mercado de Turismo e sua importância para a economia do país. 
 
 
A Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux é formada por entidades afiliadas que atuam no país, responsáveis por promover o turismo por meio de ações para profissionalização do setor, promoção do destino como sede para eventos e visitação, além de realizar pesquisas e estudos na busca de estratégias para o crescimento da atividade turística de cada região. Essas atividades geram receita, criam empregos e colaboram para melhorar a qualidade de vida da população. Além disso, os representantes da CBC&VC atuam junto com o poder público, propondo soluções e auxiliando na tomada de decisões que visem o fomento do turismo brasileiro. A Confederação Brasileira faz parte da rede mundial de Convention & Visitors Bureaux, que soma mais de dois mil pelo mundo.
 
 
ABRACORP
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A Abracorp celebrou nesta última quinta-feira (26/3), durante reunião mensal da associação, realizada no Hotel Radisson Vila Olímpia, em São Paulo, os cinco anos de atuação da entidade no mercado brasileiro de viagens corporativas. Todos os diretores das agências de viagens associadas ganharam uma miniatura de avião de presente e na sequência brindaram a data com uma taça de champagne. Na reunião também foi comemorado os 30 anos da Jet Stream, presidida por Francisco Leme, que recentemente assumiu a presidência da Abav-SP. 
 
KUROTEL, 33 ANOS
 
 
O Kurotel – Centro Médico de Longevidade e SPA – celebrou no dia 26 de março de 2015 o seu 33º aniversário. Para comemorar esta data especial preparou uma programação diferenciada para seus clientes que são a motivação para o crescimento do Centro a cada dia. Após o jantar, a Família Silveira brindou com os clientes a data reforçando a importância de cuidados com a saúde e bem-estar para a conquista de mais vitalidade e longevidade. Em seguida, o harpista Roberto Navillat fez uma bela apresentação musical no Salão Ouro para os clientes hospedados na semana. 
 
 
Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem estar). É referência nacional e internacionalmente como um dos melhores do mundo no segmento em que atua. Foi recentemente premiado como o Melhor Spa da América Latina e já foi eleito sete vezes um dos seis melhores do mundo. Já foi também premiado como o melhor SPA para emagrecimento do Brasil.