segunda-feira, 27 de julho de 2015

​M​AIS DESTINOS CONFIRMAM PARTICIPAÇÃO NO 8º FTN EM FLORIANÓPOLIS - SC


MAIS DESTINOS CONFIRMAM PARTICIPAÇÃO NO 8º FTN EM FLORIANÓPOLIS - SC



A oitava edição do FTN (Fórum de Turismo de Negócios e Eventos), que será realizado em Florianópolis (SC), nos dias 21 e 22 de Setembro de 2015, terá entre os expositores e palestrantes



​A
 oitava edição do FTN (Fórum de Turismo de Negócios e Eventos), que será realizad
​a​
 em Florianópolis (SC), nos dias 21 e 22 de Setembro de 2015, terá entre os expositores e palestrantes
, p
articipantes Balneário Camboriú (SC), Ouro Preto (MG),  Câmara do Comercio Brasi
​​
l
​ ​
- China e da Itália, 
além de empresários da Alemanha, S
​ANTUR
,  Ministério de Turismo do Brasil, Egito, Turquia, Itália, Urubici, Chile e Argentina,
​além de ​
operadores internacionais e nacionais
​bem como 
rede hoteleira catarinense
​ e dos demais estados do país
.​ 




​A 8ª 
edição do evento vai contar com diversas palestras de qualificação e motivacional direcionadas aos profissionais de turismo, incluindo gastronomia hoteleira que terá uma oficina 
​cujo tema sera "c
omo  atrair turistas para o destino, hotéis e em pacotes turísticos, aumenta
​ndo 
a demanda de clientes, pelo sabor, aroma e detalhes importantes no setor
​"​
.
​As palestras serão ministradas 
por especialistas do
​s​
etor. Os agentes de viagens e demais profissionais de turismo
​terão 
contanto direto com os pacotes e serviços de turismo para vender melhor e obter mais conhecimentos e condições para grupos ou pacotes individuais.




​No evento haverá p
alestras e debates 
​em 
salas determinadas e, em paralelo, no período vespertino, 
​contará com 
espaços para feira de exposição de produtos com horários marcados. Acontecerão 
​ainda ​
palestras de capacitação e qualificação ministradas por especialistas do 
​área 
de turismo e
​ 
​c
​ity tour por Florianópolis. 

​Os FTNs anteriores já realizaram 
edições itinerantes nas cidades de Ribeirão Preto (SP), Brasília (DF) e Lisboa (Portugal) alternados com quatro edições realizadas em Florianópolis
​.​





​​
Na última edição realizada entre os dias
​ ​
29 e 30 de setembro de 201
​4​
, dezenas de expositores nacionais e internacionais e mais de 250 agentes de viagens participaram do evento, 
​que contou coma presença 
de jornalistas, empresários e demais profissionais do turismo. Os profissionais se reuniram nos dois dias
​ ​
onde trocaram
​ ​
contatos,
​ ​
qualificarem-se nas palestras e participarem da
​​
s rodadas de negociações na
​ ​
internacional
​ P
raia de Jurerê.



Nesta próxima edição, o FTN ​ ​​haverá caravanas saindo de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, com transporte free para convidados, agentes de viagens, jornalistas e expositores (aguarde período de inscrição no site www.ftnonline.com). Saídas excepcionais do interior de São Paulo desde Rio Claro e Minas Gerais. Para mais informações favor entrar em contato via ftn@ftnonline.com ou pelo telefone: 048-​3024-4877. Também nesta edição acontecerá o famoso Arroz Amigo, ação social do evento. 


quinta-feira, 23 de julho de 2015

LEONARDO DI CAPRIO EM USHUAIA


Ushuaia é mais uma vez destaque internacional por conta das suas fantásticas paisagens e muita neve



A cidade recebe neste final de semana Leonardo DiCaprio e o último ganhador do Oscar, o diretor mexicano Alejandro González Iñárritu. No último dia 22, em uma conversa com o ator, o site Grantland anunciou que estarão pelo menos durante quatro dias na Terra do Fogo para fechar as filmagens de The Revenant, filme que o realizador qualificou de um "verdadeiro inferno". Graças a Birdman, o Oscar consagrou no fim de fevereiro o Iñárritu (junto com os roteiristas argentinos Armando Bo e Nicolás Giacobone, que não estão neste novo projeto) e ao diretor de fotografia Emmanuel Lubezki, enquanto os dois atravessavam a metade das filmagens de The Revenant sob condições meteorológicas extremas. 


O filme retrata a historia real de Hugh Glass, um explorador e pioneiro forçado em 1822, enquanto atravessava gélidas regiões da América do Norte, a retornar caminhando centenas de quilômetros depois ser atacado por um urso.


DiCaprio, que qualificou a sua participação no projeto como uma "viagem existencial", encontrou no trecho final das filmagens com um obstáculo alinhado com sua outra grande preocupação fora do cinema: o aquecimento global. "Estávamos planejando filmar a cena final em um lugar que supostamente teria neve, mas somente havia abelhas", afirmou Iñárritu, depois de varias semanas de filmagem no duro inverno canadense, em espaços abertos próximos a Calgary (Alberta). Lubezki, ganhador dos últimos dois Oscars de melhor fotografia (por Gravidade e Birdman), filmou o tempo todo com luz natural. 


Diante da necessidade de garantir o final em um cenário invernal, Iñárritu e DiCaprio escolheram o sul da Argentina. "Chegarei muito bem equipado, estou preparado para este clima", disse o ator, que brilha no trailer que circula há vários dias com uma grande barba. The Revenant terá sua estréia nos EUA no dia 25 de dezembro e na Argentina no dia 28 de janeiro. Confiram o trailer




Clique na imagem para ampliá-la

quarta-feira, 22 de julho de 2015

AVIANCA STAR ALLIANCE




A Avianca Brasil passou a integrar, a partir desta quarta-feira, a Star Alliance, considerada a maior aliança de companhias aéreas do mundo. Depois da saída da TAM, a Avianca Brasil se torna a única empresa nacional a ser membro da aliança. Os passageiros que utilizavam os serviços da Avianca já tinham à disposição a possibilidade de voar para 23 destinos nacionais e um internacional. Com a entrada na Star Alliance, é possível se beneficiar das demais companhias aéreas parceiras, com acesso à rede mundial fornecida por 28 empresas, que fazem mais de 1.300 voos diários com atuação em 192 países.



"Hoje é o final do período de integração da Avianca na Star Alliance, que agora passa  a fazer parte da família de 430 mil funcionários da aviação", decretou Schwab. No total, são 13 companhias-membro da Star Alliance que agora servem o território nacional e a Avianca Brasil adiciona 15 novos destinos no país aos 12 já existentes. A expectativa da Avianca é que, com a entrada na Star Alliance, a demanda cresça. Para atender ao crescimento, a empresa está trocando os aviões MK 28, que contam com 100 lugares, por Airbus A320, com 162 vagas. "Já trocamos cinco dos oito MK 28. A sexta troca deve acontecer nas próximas duas semanas. E a previsão é que o último voo do MK 28 deva acontecer na terceira semana de agosto. Desta forma, teremos aumento na oferta de 15% e conseguiremos atender a essa nova demanda que vai chegar", disse José Efromovick, presidente da Avianca Brasil.


A Avianca espera que a entrada na Star Alliance amplie a demanda de passageiros. "Por enquanto não estamos trazendo nenhum avião adicional, mas a troca da frota para este ano já estava nos nossos planos, principalmente porque precisamos suprir a demanda que vai surgir. Também não temos nenhum plano de demissões. Pelo contrário, intensificamos o programa de treinamento e qualificação para melhor atender a esses novos passageiros que teremos", revelou o presidente da Avianca Brasil. 



A Avianca tem mantido o crescimento no mercado nacional. Em 2010, a empresa tinha 2% de participação no mercado brasileiro, com 17 aeronaves atuando em 20 aeroportos. Em 2015, ela já tem 9% de participação até maio e deve fechar o ano com 41 aeronaves e atuação em 24 aeroportos. Só na rota Guarulhos-Recife, são 23% de participação.

Tarcisio Gargioni - Marketing Avianca

A empresa conta hoje com três hubs no Brasil: em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília. Porém, por enquanto, não existe perspectiva de estrear um novo hub no Nordeste. "Estamos olhando as possibilidades, mas ainda não temos a necessidade urgente, ou seja, ainda não temos planos de ter um hub no Nordeste", ressaltou José Efromovick. No entanto, é justamente do Nordeste que sai o único voo internacional da Avianca, de Fortaleza, no Ceará, para Bogotá, na Colômbia. E ainda não há previsão de inaugurar outros voos internacionais. "Até esperávamos voar mais para fora este ano, mas a economia, não só brasileira como mundial, não está favorecendo. Então devemos fechar este ano só com este voo internacional mesmo", decretou o presidente da Avianca Brasil. 


terça-feira, 21 de julho de 2015

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino



OCUPAÇÃO HOTELEIRA



Evidentemente por conta dos presos abusivos da rede hoteleira somando-se ao preços das passagens aéreas que estão nas alturas o resultado não poderia ser outro. Segundo os dados coletados pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) nos estabelecimentos da Grande Florianópolis referentes a junho não deixam dúvida: o setor turístico amargou durante os primeiros seis meses de 2015 um dos piores resultados das últimas décadas. A consulta registrou queda de 6,1% na taxa de ocupação na Capital e cidades vizinhas, tendo como piores índices os registrados nas praias e região central (-11,3% e -7,9%, respectivamente). No Continente e nas áreas termais o resultado foi inverso, conforme tabela abaixo, porém sem força para reverter o quadro. “A chegada do inverno e os negócios contribuíram para este percentual positivo, mas com nenhum motivos para comemorarmos”, explica Tarcísio Schmitt, presidente do SHRBS.


CLUBE DE TURISMO


E é justamente por conta dos preços altos por aqui  que os brasileiros saem em debandada fazendo turismo no exterior, que mesmo com a alta do dólar continua muito mais barato, geralmente, no mínimo, 50% mais barato com aéreo e tudo. Tanto que para atender a uma demanda nova e cada vez mais popular entre os viajantes, a Clube Turismo adicionou ao seu catálogo de produtos uma nova opção de hospedagem: o aluguel de casas em Orlando. Localizado na Flórida, Estados Unidos, atualmente este é o destino internacional mais procurado pelos brasileiros no período das férias, segundo uma pesquisa do TripAdvisor, maior site de viagens do mundo. As variadas opções de residências oferecidas pela rede Clube Turismo se localizam em condomínios fechados e bairros tradicionais, sendo equipadas com todo o mobiliário, decoração e infraestrutura de lazer completa, para acomodar principalmente famílias e grupos de amigos. 


Há poucos minutos das principais atrações, as casas situam-se ainda há poucos minutos de restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência, supermercados e farmácias. Segundo os dados do National Travel and Tourism Office, entre 2006 e 2013 o fluxo de turistas brasileiros que visitaram os Estados Unidos aumentou quase 300%. Cresceu também a procura pela hospedagem em casas em vez de hotéis, opção que possibilita aos viajantes uma maior imersão no dia-a-dia da cultura americana (o conhecido American Way of Life), como ir a eventos esportivos tradicionais do país, fazer churrasco na piscina, poder conhecer a vizinhança dirigindo ou caminhando e muitas outras atividades. Tudo isso além de aproveitar as grandes atrações de Orlando nos diversos pacotes oferecidos pela rede Clube Turismo, que incluem os parques temáticos da Disney e da Universal, parques aquáticos como o Sea World, grandes estádios de futebol americano, baseball e ainda os variados centros de compras, que são sempre parte importante da viagem para o destino.


"TURISMO WEEK" 


Já Pernambuco que tem uma Secretaria de Turismo e um governo atuantes, ao contrário de Santa Catarina, já saiu na frente. O estado ganhará um reforço para a promoção do turismo na baixa estação. Entre os dias 10 e 16 de agosto, os produtos e destinos de Pernambuco e região estarão com descontos promocionais, através da ação ‘Turismo Week Nordeste’, a maior promoção de viagens do país. A apresentação do projeto para o trade turístico de Pernambuco foi nesta última sexta-feira (17/7), no Centro de Convenções de Pernambuco. A iniciativa foi da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE), em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). 


Os destinos e produtos serão promovidos com exclusividade no site www.turismoweek.com.br, e disponibilizados para os agentes e consumidores, que elegem os pacotes de interesse e, via cadastro, solicitam retorno do operador de viagens para efetivar a compra. A iniciativa conta com o apoio de parceiros como companhias aéreas, hotéis, pousadas e receptivos dos destinos. De acordo com a Braztoa, cerca de 500 ofertas serão disponibilizadas durante os sete dias em que o site dará 100% de visibilidade aos destinos da região. Esta é a primeira vez que a ação Turismo Week será exclusiva de uma região brasileira. Os Estados nordestinos tendem as ser beneficiados com o aumento da movimentação turística, apesar da atual instabilidade econômica do país.


VILLA FRANCIONI 


A vinícola Villa Francioni, que produz vinhos finos de altitude em São Joaquim na serra catarinense, comemora novamente a conquista do  Prêmio Top Of Mind – Top Executivo na Categoria: Vinícola, pelo quarto ano consecutivo. O Prêmio tradicional no estado é realizado pelo jornal do Grupo RBS “A Notícia” e o Instituto Mapa. Foram ouvidos mais de 150 diretores de empresas das principais forças econômicas com atuação em Santa Catarina.  A Villa Francioni foi fundada em 2001 e produz mais de 200 mil garrafas por ano.  A presidente do conselho da Villa Francioni, Daniela Borges de Freitas, recebeu o prêmio na Fiesc, em Florianópolis, para ela a premiação significa "o reconhecimento de um trabalho sério que vem sendo desenvolvido pela equipe da Villa Francioni, a marca vem se projetando cada vez mais no mercado. É muito importante este reconhecimento por parte do consumidor, pois a destaca num segmento muito competitivo". 


BNT MERCOSUL


Esse ano, a BNT Mercosul, que realiza uma das principais feiras de negócios turísticos do país, realizada em Santa Catarina há 21 anos, promoverá o Brasil como o grande destino no Chile e no Peru em sua 8ª edição internacional neste formato. Em apenas um dia, os produtos, serviços e destinos turísticos poderão expor para agentes de viagens e operadoras dos dois países em um ambiente onde os profissionais visitantes estão altamente interessados no produto Brasil, com foco em fechar negócios, fortalecer a carteira de clientes e promoção do produto. Uma das principais vantagens apontadas pelos participantes das edições anteriores é a redução significativa de gastos com o “sistema de rodadas”, pois o cliente vem até o produto e assim realiza o contato com um número expressivo de agências de viagens.


O Chile é um dos vizinhos que mais se desenvolvem e nos últimos anos vem se consolidando como um grande emissor de turistas ao Brasil, conquistando o 6º lugar no ranking de países emissores de turistas ao nosso país, em média, cerca de 250 mil chilenos vem para cá anualmente, sendo essa uma das vantagens da estabilidade financeira do país que é extremamente favorável para viagens. 


O Peru foi escolhido com o objetivo de reunir profissionais do turismo em um mercado de emissão de turistas que está em ascensão e pode ser melhor explorado a fim de garantir uma fatia maior deste consumidor potencial, uma vez que, mais de 100 mil peruanos visitam o Brasil anualmente e esses números podem ser cada vez maiores se forem bem trabalhados. O encontro acontece nos dias 20 de outubro em Santiago, Chile e 23 em Lima, capital Peruana, com estimativa de 250 agentes em cada dia e com presença das 15 principais operadoras de cada país.


FESTIVAL JPA


O Presidente da GJP Hotels & Resorts, sócio-fundador e Presidente do Conselho de Administração da CVC Viagens, Guilherme Paulus, confirma participação no 5º Festival do Turismo de João Pessoa pela segunda vez. Em 2013 ele foi palestrante no Fórum que ocorreu em paralelo no mesmo evento. Na ocasião, ele comentou ter a honra de ter recebido o título de cidadão paraibano, em 2005.

Diretor do Festival de JPA, Claudio Jr e Guilherme Paulus

O 5º Festival JPA será realizado nos dias 16 e 17 de outubro de 2015, no Centro de Convenções de João Pessoa. Voltado exclusivamente para profissionais do turismo, o evento contará com feira, rodada de negócios e diversas capacitações.

Tropicam Tambaú Resort - João Pessoa - PB

FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE


Os artistas já estão chegando para o 43° Festival Internacional de Folclore. Integrantes do Pizintli Grupo de Danza Folklórica y Mariachi Ayuntamiento de Guadalajara, Jalisco, México chegaram a Nova Petrópolis neste último dia 15 de julho. Em sua estreia no Festival Internacional de Folclore, o Grupo Folclórico Pizintli apresentará a cultura mexicana, com a participação de aproximadamente 35 pessoas. O grupo ficará em Nova Petrópolis até o dia 25 de julho. O 43º Festival Internacional de Folclore começou dia 17 e só termina no dia 02 de agosto, na Rua Coberta de Nova Petrópolis. O evento é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e Prefeitura de Nova Petrópolis. O festival integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares. Para mais informações e fotos acesse: www.festivaldefolclore.com.br. 


PARAGUAI NO FESTURIS


De sua arquitetura colonial às bem preservadas missões jesuíticas – listadas como patrimônio da humanidade pela UNESCO, o Paraguai, destino confirmado no 27º FESTURIS, apresenta-se como destino turístico não apenas de compras, mas com uma diversidade de atrações culturais, gastronômicas e atrativos naturais. O pais é o verdadeiro paraíso para quem gosta de praticar atividades ao ar livre e para os amantes do ecoturismo. Outras marcas bastante evidentes, tanto na arquitetura quanto na cultura e na alma paraguaia, de certa forma, têm relação com as duas grandes guerras nas quais o país esteve envolvido. A da Tríplice Aliança – Brasil, Argentina e Uruguai – e a do Chaco, contra a Bolívia. Estes dois momentos históricos podem ser revividos em museus e centros culturais da cidade, responsáveis por proporcionar verdadeiras viagens no tempo.


TURISMO & SUSTENTABILIDADE


O Grupo de empresários carioca esteve em visita a Gramado através do Projeto Sustentabilidade do SEBRAE Rio de Janeiro para conhecer o sistema de gestão da sustentabilidade de hotéis e pousadas da cidade. Gramado foi apontado para o benchmarking por se tratar de um case do turismo brasileiro. Na ocasião, os empresários também estiveram cumprindo agenda na empresa Rossi & Zorzanello para conhecer um pouco sobre estratégias e perfil do gestor público e da rede empresarial que tornaram Gramado um destino referência em todo o Brasil. Eventos como o FESTURIS e sua contribuição para a profissionalização do turismo e a Chocofest e sua importância na consolidação do destino Gramado em todo País foram os temas de interesse do grupo e apresentados pelos diretores Marta Rossi e Marcus Vinicius Rossi.

GASTRONOMIA FUEGUINA

Lino Adilon preparando uma Merluza Negra

Como em Ushuaia a temporada de inverno está altíssima, cheia de brasileiros e muitos esperando agosto chegar para levantar voo, sendo que a temporada só termina em outubro (a temporada mais longa das Américas), estão me escrevendo direto perguntando sobre a gastronomia. Informo que Ushuaia além de ser um dos lugares mais lindos do planeta em qualquer temporada, a gastronomia fueguina é algo de espetacular. Não deixo de frequentar alguns restaurantes, eleitos por mim e pela TripAdvisor como alguns dos melhores da Tierra del Fuego, começando peloVolver do melhor chef argentino, Lino Adilon, bem de frente para o Canal de Beagle. Sua Centollas (carangueiros gigantes) e o peixe Merluza Negra são espetaculares.


Pra quem gosta de uma excelente carne, o Andino Gourmet é o local, embora tenha de tudo e tudo é bom. O ambiente é todo envidraçado, localizado numa esquina, com visão privilegiada do burburinho da cidade. 


Já o Kalma Resto, do chef Jorge Monopoli, é pequeno, exclusivo, com comida de autoria. Até a salada é ele quem planta e colhe. Os pratos são fenomenais. A Merluza negra dele e a salada de entrada valem a visita. Essas são algumas dicas que você não pode perder. 


Agora se você quer comer o melhor "Cordero Fueguino" de toda a Patagônia, o endereço é um só, o Morada del Aquila no próprio Cerro Castor. Pela foto você já imagina o ambiente. Aqui vai a dica: Assim que você chegar vá direto ao restaurante, reserve tua mesa e horário exato que você estará lá. É extremamente concorrido, pois além de ser o melhor, está localizado dentro do complexo da melhor estação de esqui das Américas. 


ONDE FICAR


Onde me hospedo ha anos é no Cilene del Faro, da Brasileira Ana. É o nosso quartel general por lá. Somos bem recebidos, bem atendidos e ficamos extremamente bem acomodados. O Cilene del Faro Suites & Spa combina conforto e serviço hoteleiro personalizado, além de excelente localização entre o Canal Beagle e a Cordillera de los Andes, a meia quadra da AV.Maipu e San Martin onde se encontram museus, lojas, restaurantes, bares e cafés. Com 38 suites, oito apartamentos e doas master suítes (todas com living e kitchenette equipadas). Cilene del Faro Suites & Spa se converte na melhor opção para quem visita esta cidade no Fim do Mundo. Além de que fica do lado do Restaurante Volver. 

QUEM CHAMAR


Se você quiser chegar aos melhores destinos e fazer os melhores passeios a opção para nós brasileiros é o Mario Barros do "Brasileiros em Ushuaia". É o guia, o receptivo, o amigo e o primeiro destinos dos brasileiros. 

SNOW & SKY


Outra ótima dica pra você que quer só esquiar ou praticar snow, a escola de esqui do Cerro Castor te oferece a opção de contratar um instrutor para um dia inteiro, meio dia ou apenas duas horas contínuas para você ter uma pequena base. Evidentemente que os serviços de meio dia ou dia inteiro são mais exclusivos. Se você quer realmente aprender e praticar, essas são as melhores opções. Por exemplo é melhor e mais barato ter este mesmo guia o dia inteiro dividindo o tempo dele com os membros da tua família.  Todo mundo aprende com exclusividade. É muito mais econômico. 

Clique na imagem para ampliá-la