quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

GOL & FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA


A Gol Linhas Inteligentes deverá reforçar a parceria com o maior Festival de Turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o Festival do Turismo de João Pessoa - PB, já a partir deste ano, quando o evento chega à sua sexta edição, em outubro. Na noite desta última terça-feira (12), o gerente Comercial e Operadoras e Agências, Roberto Wagner, e a coordenadora Comercial Norte, Adriana Motta, da companhia aérea, estiveram com Cláudio Junior, Breno e Bruno Mesquita, diretores do Festival, para iniciar alguns entendimentos. 

Bruno Mesquina, Claudio Jr. e Breno Mesquita

A Gol deverá levar para o evento algumas caravanas de agentes de viagens. De acordo com Breno Mesquita, uma das ideias discutidas durante o encontro foi a promoção de uma campanha de vendas com a participação de todos os agentes de viagens do Brasil. 


Que vender mais os destinos a serem indicados pela Gol ganhariam o aéreo de graça para o Festival. A companhia aérea, destacou Adriana Motta, seria responsável pelas passagens aéreas, enquanto que alimentação e transporte ficariam aos cuidados de outros parceiros. A parceria, segundo a executiva, tem tudo para dar certo. A executiva da Gol disse que ficou impressionada com a grande repercussão do Festival do Turismo em todo o País. “Onde passo tem alguma pessoa comentando, e bem, sobre o Festival”, disse. O evento é realizado no Centro de Convenções de João Pessoa, um equipamento que também mereceu elogios por parte dos executivos da Gol. Segundo Adriana Motta, o equipamento coloca a Paraíba entre os principais mercados em crescimento no segmento de turismo de eventos. 


“O lazer já tem atraído muitos turistas para João Pessoa, principalmente, mas a realização de eventos de grande porte, a partir do Centro de Convenções, deve alavancar ainda mais o setor”, avalia Adriana Motta. Porém, ela disse que é preciso massificar ainda mais a divulgação da Paraíba como um destino de lazer e eventos.


terça-feira, 12 de janeiro de 2016

CICLOVIAS - TENDÊNCIA MUNDIAL

CICLOVIAS


Andar de bicicleta é uma tendência mundial. Pode reparar que esta aumentando o número de ciclistas, principalmente nas grandes cidades. E olha só esta novidade: uma ciclovia gigante de 70 mil quilômetros de extensão, será construída na Europa até 2020. Ela vai se chamar “Eurovelo” e terá um total de 14 rotas para interligar 43 países. Imagine atravessar os países da Europa pedalando! O percurso começa no norte da Noruega e segue por países como a Rússia, Alemanha e Hungria até chegar ao pequeno vilarejo de Rezovo, que fica na fronteira entre a Bulgária e a Turquia. 


Tomara que essa iniciativa se espalhe por uma certa Ilha da Magia, capital nacional da imobilidade urbana, cujos legisladores costumeiramente, a séculos, costumam "governar" contra o turismo e de de costas para o mar. Não conseguem entender, governando sempre em causa própria, que deveriam governar em favor daqueles que os elegeram e que, pedalar significa saúde e preservação do meio ambiente. Eles lá fazem 70 mil km de ciclovias, nós não conseguimos ter uma ciclovia da Palhoça até a Ilha e tão pouco uma ciclovia em volta da nossa Ilha.


VINHOS DE ALTITUDE


Quatro vinhos da Serra Catarinense estão na lista dos melhores de 2015 elaborada por sommelier. Três deles dominam a lista dos melhores brancos brasileiros em termos de custo-benefício feita por Jorge Lucki para o jornal Valor Econômico. No ranking elaborado por ele, que é um dos mais renomados especialistas em vinho do país, figuram os rótulos de Sauvignon Blanc das vinícolas  Suzin, Sanjo e Pericó. Já o Villa Francioni Sauvignon Blanc está na lista do melhor degustado do país. Tudo leva a crer que a uva originária de Bordeaux se adaptou muito bem ao terroir da serra catarinense.


GASTRONOMIA DO BRASIL


Ao longo de mais de 30 anos dedicados à cozinha, o premiado chef coleciona títulos em sua trajetória profissional, conquistada também pela realização de cursos de aperfeiçoamento na Europa, em países como Itália, França, Espanha e Portugal. O despertar desta veia culinária do chef de quase 50 anos, remete a memórias ainda mais longínquas. Vem da infância, do saudosismo das boas experiências. Vem da Dona Maria, mãe de Helton, “a melhor confeiteira do bairro Santana”, em São Paulo, destaca. Enquanto a matriarca preparava os doces, o menino curioso ficava em volta para provar e aprender. Sem aptidão ao esporte, futebol nunca foi opção de ofício. Chegou aos 18 anos decidido pela gastronomia. 


A partir daí, o gourmand virou gourmet. Hoje, à frente da sua cozinha, rememora a da mãe. Formou-se pelo Senac Águas de São Pedro (SP), em 1986, o cozinheiro paulistano estudou gastronomia e hotelaria em La Rochelle, na França. Na sequência, tornou-se chef executivo do Costão do Santinho Resort, função que exerceu por treze anos. “Nos invernos, quando o movimento diminuía, a administração do hotel custeava estágios no exterior”, lembra. Entre uma e outra viagem, orgulha-se de ter trabalhado com os badalados chefs Jacques Le Divellec, em Paris, e Richard Coutanceau, em La Rochelle. Foi na Toscana, porém, que se encantou pela culinária italiana, sua especialidade, além de outras. Hoje está a frente do Benedito Ristobaretto. Parabéns Chef Helton Costa. Competência tem nome e sobrenome !

GALERIA VILLA FRANCIONI


A Galeria de Arte da vinícola Villa Francioni, localizada em São Joaquim, recebe neste início de 2016, obras da artista plástica joaquinense, Tereza Martorano. Renomada no meio artístico, tem mais de 35 anos de dedicação à arte naïf, tornando-se referência nacional. Esta arte, é considerada ingênua  e primitiva, pois  é definida pela ausência de técnicas usuais. A artista participou de dezenas de exposições individuais e coletivas  tendo sempre como inspiração os cenários da serra catarinense.  As obras de Tereza Martorano integram acervos de museus como: Dronninglund Kunstcenter na Dinamarca, Museu de Pintura Primitiva em Assis-SP, Museu de Arte de Santa Catarina, Museu de Arte de Joinville e Museu de Arte de São Joaquim. 


Além de coleções particulares na Alemanha, França, Espanha, Suíça, Itália, Colômbia, Argentina, EUA, e em vários estados brasileiros. Nesta exposição na Galeria de Arte da Villa Francioni, Tereza expõe pinturas em acrílico sobre tela, esculturas em aço escovado e um toten de madeira. A exposição foi inspirada na poesia "No universo de Tereza", do escritor e ex-governador de SC, Henrique Córdova. A Galeria de Arte da Villa Francioni, já recebeu nomes de expressão internacional, como os franceses, Auguste Rodin e Camille Claudel, além de artistas catarinenses: Juarez Machado, Vera Sabino, Martinho de Haro, Meyer Filho, Pléticos, Rodrigo de Haro, Suely Beduschi, Rodrigo Cunha e Luciano Martins, entre outros. O espaço dedicado à arte, foi idealizado pelo fundador da Villa Francioni, já falecido, Dilor Freitas.


Melhor endereço gastronômico italiano no Centro Histórico de São José

TRANQUILIDADE NA SERRA


Se você quer fugir da folia e entrar em contato com a natureza, é bom se apreçar em fazer tuas reservas na Serra Catarinense. O Urubici Park Hotel está quase completo para o feriadão de carnaval. Ainda da tempo de reservar as últimas unidades! Aproveite o que Urubici tem de melhor para oferecer no feriado Carnaval. 


JUSTA HOMENAGEM

A Câmara de Vereadores de Gramado aprovou o projeto de lei que atribui à praça localizada junto ao Centro de Cultura Municipal, o nome de Praça Silvia Zorzanello. O espaço de lazer de 1,9 mil metros quadrados foi construído durante o ano de 2015, atendendo um pedido da comunidade do Bairro Planalto, que solicitava uma área de lazer principalmente durante o período do Natal Luz. O nome da praça é uma justa homenagem a uma das mulheres que mais contribuíram para o crescimento do turismo e Gramado. Silvia Zorzanello iniciou sua trajetória profissional no antigo Comtur (espécie de Secretaria de Turismo, nos anos 60 e 70), passou pelo Hotel Serrano, até fundar sua própria empresa, que criou eventos como o Festival de Turismo e o Chocofest.

“Vibramos com a informação que Gramado, através do Executivo e Legislativo, prestou essa justa homenagem. Toda a nossa família, bem como a nossa empresa, está honrada e grata, por tão merecido aplauso público”. Destacou Eduardo Zorzanello, filho de Silvia e um dos diretores da Rossi & Zorzanello.

Falando nisso, Eduardo Zorzanello, diretor do Festival de Turismo de Gramado participou da apresentação feita pela Secretária de Turismo de Gramado Rosa Helena Volk, sobre as ações para 2016, cujo fechamento das participações nas feiras nacionais será com uma marcante presença no Festuris!

MARCO DAS TRÊS FRONTEIRAS


O Complexo Turístico Marco das Américas, integrado pelo Marco das Três Fronteiras, Boteco Cabeza de Vaca, centro de visitantes, estacionamento e, futuramente, pelo Espaço das Américas e mais uma série de novas atrações, começará a cobrar ingresso dos turistas que visitarem o local a partir desta segunda-feira, 11 de janeiro. A autorização foi publicada no Diário Oficial do Município nº 2702, de 8 de janeiro de 2015. Os moradores de Foz do Iguaçu terão gratuidade na visitação turística. O público tem à disposição no Complexo Turístico Marco das Américas uma infraestrutura turística integrada à natureza, com estacionamento, centro de visitantes, loja de lembranças, Boteco Cabeza de Vaca e muitas melhorias, como: segurança, acesso, paisagismo e serviços de atendimento. A entrega da primeira fase de revitalização e ampliações na área do Marco das Três Fronteiras garante mais conforto e qualidade na visitação turística. Todo o processo de implantação da infraestrutura foi planejado para integrar e envolver mais as pessoas ao local e à natureza desse ponto geográfico singular no mundo.


CHEF POR UM DIA


O Wish Serrano Resort & Convention Gramado, unidade da rede GJP Hotels & Resorts, já programou a agenda 2016 do projeto “Chef por Um Dia”. A convidada de estreia deste mês de janeiro, a empresária e arquiteta Daniela Bertolucci Guimarães, comandará a cozinha do restaurante Spazio Due na próxima quinta-feira, dia 14, a partir das 20h00. A anfitriã é natural de Gramado, na Serra Gaúcha, e já cresceu apreciando a gastronomia em família junto aos seus pais Luiz Carlos Guimarães e Arlete Bertolucci Guimarães, pertencentes a uma tradicional família gramadense. Mãe de Benício, de dois anos, Daniela é proprietária de um escritório de design de interiores e trata a cozinha como um hobby.“Eu adoro cozinhar e consegui aprimorar meu gosto também por meio de cursos, como o que fiz com o chef Luiz Carlos Moschen, o Moskito”.


Para a noite de festa, a convidada preparou um menu composto por entrada (salada de rúcula com iscas de frango, tomate cereja e croutons ao molho de queijo gorgonzola), primeiro prato (gnocchi de batata ao molho parisiense com nata e requeijão, presunto parma, ervilhas e cogumelo paris),  segundo prato (medalhão de filé ao molho de vinho tinto com risoto de alho-poró e queijo brie) e sobremesa (sorvete de creme e calda de caramelo com raspas de amêndoas). O evento é uma realização do Wish Serrano Resort & Convention Gramado, patrocínio da Vinícola Aurora e apoio da Frutal Gramado, Marfrig Global Foods e Bassi Carnes. Os convites custam R$125 por pessoa, incluindo o jantar e as bebidas (água, refrigerante, suco e vinho). As reservas podem ser feitas pelo telefone (54) 3295-8000.

7ª BENTO EM VINDIMA


O verão é um período muito especial para Bento Gonçalves. É nessa estação que o município, Capital Nacional do Vinho, realiza a colheita da uva. O período da vindima, como é conhecido, é momento de alegria para moradores e turistas. Por um lado, comemorasse o resultado do trabalho anual de milhares de agricultores que dedicam-se ao cultivo da fruta. Por outro, é a oportunidade perfeita para participar das diversas experiências que a colheita da uva possibilita.

É nesse cenário que Bento Gonçalves promove mais uma edição do Bento em Vindima. Em 2016, o evento chega a sua 7ª edição e ocorre de 14 de janeiro a 13 de março. Motivos para visitar a região não irão faltar. Os turistas estão convidados para uma série de atrações, como: colher e pisar uvas – relembrando o antigo método de extração do mosto; cursos de degustação de vinhos, espumantes, geleias e sucos; corrida e passeios ciclísticos em meio aos parreirais; jantares harmonizados; festas típicas nas comunidades; piqueniques e almoços ao ar livre são algumas das atrações do período. As atividades ocorrem em vinícolas, restaurantes, hotéis e outros empreendimentos do setor turístico.

A abertura da edição, no dia 14, ocorre no Sítio de Lazer Zucchi, na Rota Rural Encantos da Eulália, a partir das 18h30min. Além da solenidade oficial, o público participará da colheita simbólica e pisa da uva. Ainda, haverá apresentações musicais e um coquetel. O 7º Bento em Vindima é uma promoção da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR), com apoio de entidades e associações do setor. A programação completa está disponível no www.turismobento.com.br.

CVC & FEIRAS DE TURISMO
Valter Patriani com Adriano Gomes e Claiton Armelin na Abav 2015... última edição em que a operadora teve estande

A CVC, líder em vendas de pacotes turísticos e a maior operadora de turismo do Brasil, conhecida não só aqui mas também no exterior levantou a bandeira vermelha e não participará de nenhuma feira de turismo nacional. A CVC sempre esteve esteve em todas as feiras e com grandes estandes.  Segundo seu vice-presidente Valter Patriani, a empresa decidiu investir em eventos exclusivos da CVC este ano, em encontros regionais, onde irão reunir os agentes de viagens para falarem de vendas, destinos, temporadas..., segundo ele, já há 120 eventos previstos na agenda oficial da CVC, mas o número deve chegar a 160 até o final do ano. "Iremos na feira como participantes, mas sem estande. "Vamos investir na proximidade regional com as agências de viagens”, afirmou ele. "Objetivo é também dar a chance dos agentes regionais participarem dos encontros exclusivos da operadora em suas próprias cidades”.
Cristiano Placeres e Claiton Armelin entre Fernando Souza e Eduardo Pereira do Tripical Tambaú Resort, durante o Festival de Turismo de João pessoa, o maior festival de Turismo do Norte e Nordeste do país.

A aposta em produtos seguirá um caminho mais conservador também. “Vamos apostar em vacas leiteiras, ou seja, onde sabemos que há leite”. Segundo ele, o doméstico deve responder por 70% das vendas em 2016 (contra 75% em 2015). “No doméstico estamos estruturados e somos fortes. Nossos mais de mil voos na temporada estão muito bem, aqui acordamos e dormindo falando em promoções no nacional. Mas não podemos esquecer do inter. O doméstico não compensa as viagens internacionais. Mas seremos mais focados no que apostamos em viagens para o Exterior”, explicou Patriani.

E as vacas leiteiras internacionais, de acordo com ele, são as que a CVC pode vender o ano todo: Orlando e Las Vegas, nos Estados Unidos, Buenos Aires com interior da Argentina, como El Calafate, América do Sul e Caribe, com destaque para Cancun e Punta Cana, e especialmente a Europa. Ele acredita que a Europa deve ultrapassar a venda de Estados Unidos este ano, pois os viajantes não são de oportunidade e sim se planejam para uma viagem mais longa e desejada. “Temos base operacional na Espanha, ônibus em toda a Europa e isso nos diferencia”. Portugal, Espanha, Itália e França são as apostas dentro da “vaca leiteira” da Europa, de acordo com Patriani. Tudo isso será apresentado em detalhes durante a Convenção de Vendas da CVC, na Costa do Sauípe, quando gerentes de lojas, franqueados, máster franqueadores e o staff corporativo da operadora se reunirão.

CALÇADÃO DE JOÃO PESSOA


O calçadão da orla da Tambaú, uma das praias mais visitadas de João Pessoa (PB), onde acontece o maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil, foi entregue à população depois de passar por obras de revitalização, financiadas com recursos do Ministério do Turismo. A padronização do passeio à beira mar, atinge uma área de mais de 4 mil metros quadrados e inclui diversos benefícios para os pedestres e para os praticantes de esportes que usam a ciclofaixa do bairro. Os serviços foram executados pela Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra). Foram construídos dois espaços com bancos de 12m, onde a população pode sentar para contemplar o por do sol em Tambaú. Em cada espaço foi instalado um biclicletario, totalizando 24 vagas. O projeto incluiu ainda a modificação do revestimento da calçadinha da orla, que recebeu piso em blocos de concreto. O material foi escolhido por apresentar fatores como durabilidade e facilidade de manutenção.

Tropical Tambaú Resort - JPA

A ciclofaixa situada em Tambaú, que compreende um trecho de 1.430m, também passou por reforma e o piso, que era de asfalto, foi substituído por um de concreto. Foi feita ainda a revitalização do passeio público em toda a extensão da Avenida Cabo Branco, compreendendo as calçadas que estão do lado das residências, hotéis, restaurantes e outros empreendimentos. No total, foi revitalizada uma área de mais de 14 mil metros quadrados onde, além da modificação do revestimento das calçadas, foram implantadas melhorias na infraestrutura, itens de acessibilidade, projeto paisagístico com canteiros, além de terem sido criadas 112 vagas de estacionamento.


Segundo o secretário de Infraestrutura de João Pessoa, Cassio Andrade, o próximo passo será a execução da segunda etapa da obra, que incluirá a revitalização da calçada à beira-mar de Cabo Branco. “A orla não é apenas para os moradores dos bairros próximos à praia. O local é um espaço de lazer e esporte para a população da cidade e para os visitantes. A revitalização é fator determinante para que o turista volte à cidade, pois a praia é um dos atrativos mais procurados da capital”,diz Andrade

Praia de Tambaú - João Pessoa

O Ministério do Turismo investiu, desde 2003, cerca de R$ 8,9 bilhões em obras de infraestrutura turística em municípios de todo o país. A Paraíba foi beneficiada com mais de R$ 412 milhões na construção de parques e praças; pavimentação de vias em locais turísticos, recuperação de patrimônio histórico e urbanização de orla, entre outras, em várias cidades do estado. Somente para João Pessoa são R$ 167 milhões em contratos. Uma das obras mais emblemáticas do MTur na cidade é o Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima.


MUSEU CAES DO SERTÃO


Um dos mais modernos equipamentos culturais de Pernambuco vai ganhar uma nova administração. A partir de fevereiro, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco - Governador Eduardo Campos (Empetur), será o órgão responsável pelo museu Cais do Sertão, instalado no antigo Armazém 10 do Porto do Recife. O equipamento, anteriormente conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, não sofrerá nenhuma mudança em relação ao funcionamento e estrutura atual, permanecerá como um local de convivência, diversão e conhecimento, e um centro de referência da obra do mestre Luiz Gonzaga.  Com o início da gestão, será lançado um edital para definir a nova Organização Social que irá administrar o equipamento, de forma conjunta, com a Empetur.


Outra novidade foi o lançamento, nesta quinta-feira (07), do edital de licitação para contratação da empresa que será responsável pelas obras complementares e remanescentes do Cais do Sertão (módulo II). A responsabilidade pela ampliação do museu permanece com a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). O projeto prevê a construção de um edifício de 5.000 m², anexo ao prédio de 2.500 m² que já está em funcionamento. O novo espaço terá salas de aula para cursos, auditório para shows e cinema, espaço para exposições temporárias, um bar/café no térreo e um restaurante na cobertura com vista para o mar, para o Porto do Recife e a cidade.


O Cais do Sertão, aberto ao público em 2014, utiliza inovadores recursos expositivos e tecnológicos que dialogam com a tradição e a invenção. “Proporcionar aos visitantes uma experiência única de imersão na cultura e história,  uma forma de demonstrar o devido respeito à obra de Gonzaga”, avalia o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.


VERÃO NO GUARUJÁ


Depois de trabalharem arduamente durante o ano, a chegada do verão no mês de dezembro trouxe um único pensamento à cabeça das pessoas: as merecidas férias de verão. O Guarujá, cada vez mais, revela que tem a combinação perfeita para quem quer descansar, aproveitar o sol, a praia e muita diversão. Com a mais alta oferta hoteleira entre os municípios do litoral do Estado de São Paulo, o Guarujá registra a ocupação plena dos empreendimentos credenciados pelo Guarujá Convention & Visitors Bureau. “No período de sete semanas (Natal de 2015 até o Carnaval de 2016), o destino hospedará cerca de 441 mil dos 2,5 milhões de visitantes previstos para a temporada de verão na localidade”, informa João Carlos Pollak, presidente do GCVB. O Guarujá é uma cidade com inúmeros atrativos, recursos culturais e arquitetônicos. Localizado na Ilha de Santo Amaro e a apenas 80 km de São Paulo, possui 27 praias, divididas em mais de 18 quilômetros de areias brancas, banhadas por um mar que impressiona pelas tonalidades de verde e azul, proporcionando um brilho especial a cada cantinho da cidade, aliado às melhores condições de balneabilidade da região.  

MAJESTOSO RENAR



Além de estar no majestoso Renar, você ainda pode colher maçã. Uma aventura fantástica. mas te adianto, faça tua reserva imediatamente. Últimas unidades !



BETO CARRERO OFERECE TRANSPORTE PARA O PARQUE NOS MESES DE JANEIRO E FEVEREIRO


A novidade irá atender as cidades de Blumenau e Brusque e acontecerá aos domingos


Nos meses de janeiro e fevereiro os moradores de Brusque e Blumenau terão mais um estímulo para vir ao Beto Carrero World. Nos domingos será disponibilizado transporte gratuito para o Parque. Em janeiro, o serviço irá acontecer nos dias 17, 24 e 31 e em fevereiro, dias 07, 14, 21 e 28. Em Blumenau, o embarque está marcado para às 8 horas da manhã, no parque Vila Germânica. Já o retorno, está previsto para depois do espetáculo O Sonho do Cowboy, por volta das 19 horas. Em Brusque, o embarque será no Terminal Rodoviário, nos mesmos horários da cidade vizinha. Para garantir o transporte, será necessário adquirir o passaporte do Parque no site: http://www.betocarrero.com.br/loja, apresentar o e-ticket com a data da visita e ainda, um documento oficial com foto.  Nos casos dos aniversariantes do dia, que têm acesso livre ao Parque, a taxa pelo transporte será de R$30. Vale lembrar, que o Beto Carrero funciona todos os dias até 06 de março.



segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

SOUTH AFRICAN É PRESENÇA CONFIRMADA NO FESTIVAL JPA


SOUTH AFRICAN É PRESENÇA CONFIRMADA NO FESTIVAL JPA


Este ano, investindo no turismo brasileiro e nordestino, a South Africa Airways (SAA) participará pela primeira vez do maior festival de turismo do Norte/Nordeste do país, o Festival do Turismo de João Pessoa, que engloba as maiores empresas do ramo, além de uma grande quantidade de agentes e operadores da região.


A SAA é membro da maior aliança global de empresas aéreas, a Star Alliance. O core business da SAA é o transporte aéreo de passageiros e cargas, juntamente com outros serviços e produtos fornecidos pela SAA e suas subsidiárias: a SAA Technical; a Mango, sua subsidiária low cost; e a Air Chefs, a empresa de catering da SAA. A SAA tem sido a vencedora do prêmio de "Melhor Empresa Aérea na África" ​​por treze anos consecutivos e vencedora do prêmio "Excelência de Serviço na África” por três anos consecutivos. A Mango e a SAA detêm as posições 1 e 2 no ranking de pontualidade na África do Sul.


A South African Airways é a principal empresa aérea da África, servindo 56 destinos em parceria com a SA Express, SA Airlink e sua low cost, Mango, entre a África do Sul e em todo o continente, e nove rotas internacionais a partir do seu hub em Johannesburg.



O Festival do Turismo de João Pessoa é um evento cujo objetivo é reunir grupos hoteleiros, agências, operadoras, consolidadoras e secretarias de turismo para promover a integração do setor e oferecer novos produtos ao mercado. O evento recebe feira, rodada de negócios e diversas capacitações. Desde a sua realização em 2009, o Festival vem sendo organizado pelo João Pessoa Convention & Visitors Bureau e Sophistiqué Eventos, com o intuito de integrar os setores envolvidos no turismo. Com a primeira edição em 2010, em formato de workshop, contou com presença de de 60 expositores e 200 agentes de viagens visitantes, vindos de PE, PB e RN. Chegando ao quinto ano do evento, o Festival JPA 2015 superou todas as expectativas dos próprios organizadores, reunindo mais uma vez no Centro de Convenções de João Pessoa, 188 stands, 3.200 profissionais do turismo e 560 expositores. Também contou pela segunda vez consecutiva com a participação do Ministério do Turismo, além de grandes personalidades, que elogiaram a organização e estruturação desta edição do Festival.