quinta-feira, 3 de março de 2016

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino

EMBRATUR NO MÉXICO


Para reforçar a promoção turística do Brasil no exterior e estreitar o relacionamento com os principais operadores de viagens emissivas do México, a Embratur, em conjunto com a Embaixada do Brasil no México, participou da Expo Mayoristas 2016, feira realizada em sete cidades do país latino-americano. A Expo Mayoristas passou por D.F, Guadalajara, León, Queretaro, Monterrey, Puebla e Mérida entre os dias 15 e 26 de fevereiro. O evento contou com mais de 2 mil visitantes e 400 expositores, entre operadores de turismo, atrativos, destinos e empresas aéreas. Estiveram presentes representantes da Embratur, Maíra Chianca, do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT), e a técnica da Embaixada do Brasil do México, Anaid Martinez.


A Embratur também buscou identificar novos players e oportunidades de inserção do destino Brasil no catálogo de operadores que ainda não comercializam o destino. Em todas as etapas do evento, foram distribuídos materiais promocionais do Brasil para os agentes de viagens das diferentes regiões mexicanas. Os agentes de viagens se mostraram interessados na apresentação do Brasil e informaram se sentir mais confiantes para comercializar o destino Brasil após conhecerem melhor o potencial turístico do País. Na Cidade do México foi realizada uma capacitação para 80 agentes de viagens, com o objetivo de qualificar o trade para comercializar o destino Brasil. Em Guadalajara e Monterrey, 60 agentes de viagens foram capacitados.


FEIRAS INTERNACIONAIS


A Embratur abre as inscrições para os interessados em participar como co-expositores nos estandes do Brasil em mais duas feiras internacionais de turismo deste ano: a IMEX FRANKFURT (Alemanha) e FIEXPO (Peru), ambas do segmento MICE (Reuniões, Incentivo, Congressos e Eventos) e Negócios. Empresas e entidades públicas e privadas interessadas em divulgar seus produtos e destinos podem se inscrever até o dia 08 de março. A IMEX FRANKFURT será realizada na Alemanha de 19 a 21 de abril.


Já a FIEXPO ocorrerá de 30 de maio a 1º de junho, em Lima, no Peru. A inscrição para cada feira deve ser feita por meio do preenchimento completo da ficha de inscrição eletrônica. Para efetuar o cadastro, operadores, agências de turismo, meios de hospedagem, transportadoras, organizadoras de eventos, parques temáticos e acampamentos turísticos deverão preencher a Ficha de Inscrição, além de enviar, obrigatoriamente, o Certificado do CADASTUR válido para o email inscricao.feiras@embratur.gov.br. Para o preenchimento das vagas, a confirmação da participação dependerá da análise das inscrições e aprovação das áreas técnicas competentes da Embratur, além da disponibilidade de postos de trabalho nos estandes do Brasil em cada feira.


Como procedimento padrão, o Instituto entra em contato após análise das inscrições para confirmação (ou não) da participação do inscrito em cada feira. A Embratur solicita o preenchimento criterioso das informações solicitadas, pois, caso a instituição ou empresa seja selecionada, essas informações serão fundamentais para a triagem e o direcionamento eficiente dos atendimentos durante os eventos. O Brasil, por meio da Embratur, estará presente em 17 grandes feiras internacionais previstas na Agenda de Promoção Comercial do Turismo Brasileiro no Exterior em 2016. Elas serão realizadas em 12 importantes mercados, seguindo as diretrizes do Plano Aquarela, sendo eles: Alemanha, Argentina, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Paraguai, Peru, Portugal, Reino Unido e Rússia. Além do enfoque geral de produtos e destinos, as feiras contemplam os segmentos Cruzeiros, Intercâmbio de estudantes, MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) e Negócios.


FESTURIS GRAMADO

Eduardo Zorzanello em São Paulo em encontro com Mohamed Youssef Mostafa Darwich, gerente Geral da EGP

O FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo, que ocorre de 3 a 6 de novembro, inicia o ano com motivos para comemorar. Principalmente quando o assunto é captação de representações e destinos internacionais. Nesta segunda-feira, dia 29 de fevereiro, ocorreu a confirmação da participação de mais um país no evento. O Egito estará representado pela EGP Turismo, que renovou sua participação na feira em Gramado. Na edição de 2015, todos os continentes do globo estiveram representados no evento. Além do Egito, já estão confirmados representações de destinos como El Salvador, Espanha, Itália, África do Sul, EUA e México. “Esta presença internacional está potencializada principalmente pelo investimento que fazemos na captação no Brasil e no exterior”, comentou o diretor Eduardo Zorzanello durante sua estadia em São Paulo. A visita resultou no encontro com Mohamed Youssef Mostafa Darwich, gerente Geral da EGP.

Iniciando as atividades na BTL com Secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena e o amigo Kraiéski. GRAMADO e o FESTURIS pelo mundo.

Uma prova de que a captação internacional é uma das prioridades da organização da feira, além de atualização e busca por tendências, é a ida da diretora Marta Rossi para a BTL, feira de Turismo que ocorre em Lisboa de 2 a 6 de março. “A Europa aponta as tendências do turismo a nível mundial e por isso cada vez mais investimos na participação de eventos e feiras pelo mundo”, destaca Marta Rossi que já está em terras lusitanas. A Feira Internacional de Turismo terá sua 28ª edição de 3 a 6 de novembro de 2016, em Gramado no Sierra Park. O evento é considerado pelo trade a mais importante e rentável feira de negócios turísticos da América Latina e a melhor plataforma de negócios B2B para o mercado brasileiro e sul-americano.


O FESTURIS, que engloba a feira, congresso e eventos paralelos, reúne anualmente mais de 14 mil profissionais do setor de viagens e turismo, empresários e executivos com poder de decisão em negócios. Em sua última edição, o evento teve um impacto econômico de 212 milhões de reais em geração de negócios, segundo dados do Observatório do Turismo da Universidade Federal Fluminense.


HOMENAGEM À ABAV


Eduardo Loch, Presidente da ABAV-SC, Associação Brasileira de Agentes de Viagens-SC, me informa que entre os dias 2 e 6 de março acontecerá a BTL, Feira Internacional de Turismo, em Lisboa, onde o Brasil será o “país convidado” do evento. Aproveitando o evento, a TAP fará uma homenagem à ABAV no dia 3 de março no seu stand, no pavilhão 3, às 16horas. A companhia agradece a ABAV Nacional pelo apoio dos últimos anos e pela forte parceria. A TAP também apoia o programa de hosted buyers, destinado ao mercado brasileiro que registra este ano uma forte procura por parte das empresas e entidades do Brasil.


Segundo o Presidente da ABAV-SC, Eduardo Loch, a TAP desenvolveu durante o passar dos anos, diversas atividades em conjunto com a ABAV NACIONAL e as ABAVs estaduais que culminaram sempre em diversas viagens de negócios e o aumento do fluxo turístico de Portugal como um todo através da comercialização das operadoras de turismo e agências de turismo brasileiras, resultando em um aumento significativo do fluxo turístico entre os dois países, tanto que por consequência, ao longo dos anos, a TAP aumentou sua malha aérea para o Brasil. "Portanto, o conjunto de ações que aconteceram fizeram que um número muito grande de brasileiros fossem a Portugal e de portugueses para o Brasil. Agregado a isso também, o governo português fez uma ação conjunta de promoções alinhadas aos acordos comerciais promovidos entre as diversas operadoras e agências de viagens. Ações muito bem orquestradas que uniram promoção com comercialização", conclui.  


CONVENTION BC


O Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau recebeu hoje, 29, os executivos Giorgio Augusto Souza, de Joinville, Ariane Raizer, de Jaraguá do Sul e Juliana Castanho, de Florianópolis. A iniciativa, que acontece uma vez por ano, visa a troca de experiências sobre o mercado de eventos e também o networking. Na oportunidade, os profissionais que atuam nos Conventions Bureaux de diferentes cidades do estado falaram sobre os seus projetos e ações e também discutiram as dificuldades do setor e possíveis alternativas para problemas comuns. Quem recebeu os profissionais foi a gerente executiva do Convention de BC, Adriana Both De Pin, que acredita que estes encontros são uma excelente oportunidade para troca de ideias e de aprendizado. “Já nos reunimos em outras ocasiões pois entendemos que isso nos fortalece como entidades. Passamos a trabalhar cada vez mais integrados, e com isso aproveitamos melhor todas as oportunidades do mercado ”, diz Adriana.


OLHARES DE CRIANÇAS HAITIANAS


Um olhar que marca, uma foto que impacta. As fotografias do curitibano Bruno Santos integram a exposição “Olhares do Haiti”, que acontece neste sábado, 5, a partir das 18h, na loja Empty, do Atlântico Shopping. São 13 imagens  que trazem os olhares de esperança dessas crianças, apesar da realidade dura que vivem. As fotos de crianças surgiram quando Bruno começou a acompanhar o trabalho da ONG Transforme Sorrisos, em 2013.


A partir daí o fotógrafo estreitou o olhar para os pequenos em vulnerabilidade social. Ano passado, Bruno acompanhou um grupo de ajuda humanitária em uma viagem de duas semanas para o Haiti e são essas fotos que ele traz para a exposição. O fotógrafo planeja repetir a viagem neste ano, mas dessa vez vai oferecer oficinas de fotos para as crianças. “É minha forma de ajudar e oferecer uma oportunidade diferente para estas crianças”, diz.


TURISMO RURAL PEDAGÓGICO


Os resultados obtidos com o Viva Ciranda, programa de turismo rural pedagógico de Joinville, serão apresentados no X Citurdes – Congresso Internacional de Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável, que acontecerá no mês de outubro, na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. A trajetória do Viva Ciranda, sua estruturação, implementação e resultados gerados para os produtores rurais e para o turismo da cidade, foram relatados no artigo “O turismo rural pedagógico sob o olhar do produtor rural – O caso do Programa Viva Ciranda”, produzido pelas turismólogas e professoras da Univille, Yoná Dalonso e Elaine Scalabrini, em parceria com a pedagoga Anelise Rosa, coordenadora do programa criado pela Fundação Turística de Joinville. O Viva Ciranda é um dos projetos de maior relevância no segmento de turismo rural de Joinville e é referência para profissionais e estudantes da área, de diversas regiões do país.


BELLA DA SEMANA


Os homens terão que respirar fundo antes de acessar o Bella da Semana (www.belladasemana.com.br) nesta quarta-feira, dia 02 de março. A modelo Nalu Kasmierski, natural de São José dos Pinhais (PR), estreia um ensaio nu em comemoração ao 15º aniversário do site, comemorado este ano. Apesar de paranaense, a loira de 23 anos mora em Santa Catarina. Nalu é pura alegria e diz que “tudo fica perfeito quando estamos próximos de pessoas que nos querem bem.” 


QUINTA JAZZ


Finalmente retorna o Quinta Jazz no Benedito Ristobaretto, o melhor happy hour de Floripa. Arte, gastronomia e música são os ingredientes principais. O restaurante comandado pelo chef Helton Costa, anexo ao Shoppping Casa & Design, retorna com seu happy hour versão Jazz, neste 03 de março, a partir das 19H, na SC-401. "Unir gastronomia, arte e música é um projeto antigo que agora ponho em prática no Beneditto”,revela Helton. O som fica pro conta do músico Felipe Coelho, um dos grandes artistas de Santa Catarina. Apesar da pouca idade, já tem discografia sólida, que se desdobra em discos solo e com a banda MusaDiversa. 


TRILHEIROS EM PIRATUBA


O Piratuba Moto Clube já preparou as trilhas para o 12º Encontro de Trilheiros do município, que será realizado entre sábado e domingo, dias 05 e 06. De acordo com os organizadores, a expectativa é de que aproximadamente 500 motos estejam no evento. Equipes de toda a região já confirmam presença. Os Trilheiros chegam em Piratuba no sábado pela manhã para a inscrição. À tarde, 14h, eles largam do Parque de Eventos para as trilhas do interior. Serão aproximadamente 45 quilômetros de percurso. 


Já no domingo ele voltam para as trilhas, mas pela manhã. A largada acontece no Centro de Eventos às 08h. O trajeto é mais longo e os pilotos vão percorrer mais de 70 quilômetros. O Encontro de Trilheiros também faz parte da programação de aniversário de Piratuba, que completou 67 anos de emancipação.


CHAPADAS


Você já conhece o Mato Grosso? O Pantanal ? A espetacular Chapada dos Guimarães? Este ano por conta a alta do dólar é a vez de conhecer o Brasil. Só para você ter uma ideia, encontrei no ano passado muito mais estrangeiros do que brasileiros. O interesse estrangeiro pelas Chapadas brasileiras reforça o potencial do País para o segmento do Ecoturismo e do Turismo de Aventura, que já é reconhecimento mundialmente. São os turistas da natureza. Segundo o Fórum Econômico Mundial (WEF), o País ocupa o 1º lugar em recursos naturais no planeta. 


Dados do Ministério do Turismo registram que 19% do total de estrangeiros que visitam o Brasil apontam o Ecoturismo e o Turismo de Aventura como motivação central de sua viagem. Dispostos a pagar mais por experiências emocionantes e autênticas, os turistas de aventura e de ecoturismo gastam, em média, US$ 3 mil por viagem, valor que representa quase o dobro da média geral. Na Embratur, o segmento é trabalhado em parceria com a Abeta e Atta (Adventure Travel Trade Association) e este ano já foi divulgado em feiras como a ITB Berlim, WTM Latin America, BNTM, AdventureELEVATE – Snowmass, no Colorado; e a Adventure Travel World Summit – ATWS, no Chile.


TECNOLOGIA DA ABRACORP ANTIFRAUDE

Eduardo Marin de Matos, representante comercial do CPqD; Alexandre Gomes, gerente de negócios; Rubens Schwartzmann, presidente em exercício da Abracorp e Bruno Nicoletti, gerente comercial. 

Durante a última reunião mensal das associadas Abracorp, foi apresentado painel dedicado a soluções tecnológicas antifraude desenvolvidas para atender o setor de turismo. Técnicos do renomado Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), de Campinas, com base em prova de conceito calcada na realidade da Maringá Turismo, expuseram diferentes aspectos do modelo matemático utilizado, incluindo robôs de alta performance. A tecnologia apresentada, segundo o CPqD, é flexível e permite que as regras do sistema antifraude sejam construídas sob medida, de acordo com as necessidades e peculiaridades de cada TMC.


APAGÃO DIGITAL NA HOTELARIA


O e-Marketplace do Turismo Brasileiro oferece inúmeros benefícios para a promoção e vendas de meios de hospedagens no ambiente online. Por meio de uma plataforma tecnológica inédita no mundo no setor de turismo, a ferramenta possibilita a integração na web de pensões, pousadas, hotéis, apart-hotéis ou resorts, independentemente de seu tamanho, a um custo zero e com possibilidades de obter novas fontes de receitas. Segundo o cofundador e CEO da Gestour Brasil, Vadis da Silva, o setor de hospedagens no País depara-se com um “apagão digital”, já que menos de 10% dos meios de hospedagem disponibilizam e-commerce próprio e menos de 20% do total são comercializados por operadoras ou OTA´s (Online Travel Agencies). Ainda dentro do cenário atual brasileiro, 60% dos meios de hospedagens sequer possuem sites institucionais, mais de 80% não pertencem a redes, ou seja, atuam de forma independente e 75% possuem menos de 50 Unidades Hoteleiras (UHs). “É um setor composto por valorosos pequenos empreendedores e por micro e pequenas empresas. Precisamos urgentemente acabar com o 'apagão digital' desse setor tão importante na cadeia do turismo nacional”, afirma o CEO.


Com investimentos de R$ 10,8 milhões e mais de 15 anos de estudos e desenvolvimento de sistemas, o e-Marketplace do Turismo Brasileiro tem como missão oferecer parcerias com todos os segmentos do turismo, promovendo oportunidades iguais para todas empresas dentro do mercado virtual, além de garantir autonomia e independência no gerenciamento dos negócios. “Deixando de lado as preocupações com a parte tecnológica, que serão solucionadas pelo e-marketplace, o hoteleiro pode focar em seu corebusiness, que é oferecer um produto de qualidade e relacionar-se da melhor forma com seus potenciais e atuais clientes, sem desviar seu foco”, acredita Silva. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo (ABIH-SP), Bruno Omori, destaca a facilidade de utilização da ferramenta, que pode ser feita sem a necessidade de grandes conhecimentos tecnológicos, e pontuou a necessidade dos meios de hospedagem trabalharem em conjunto para o fortalecimento da plataforma. 


Outra grande vantagem de estar na rede e em rede é que a empresa poderá obter uma nova fonte de receita, além do seu próprio negócio. Ao afiliar-se ao e-marketplace, o portal do meio de hospedagem passa a disponibilizar, além dos seus produtos, todos os produtos e serviços das empresas e destinos nacionais integrados na plataforma. “Os hóspedes poderão planejar todas as suas necessidades de viagens futuras para qualquer destino brasileiro enquanto está hospedado em determinado estabelecimento. E com isso todos ganham”, resume. Atualmente, o Gestour eMarketplace disponibiliza mais de seis mil lojas virtuais, todos os 5.570 municípios brasileiros, 27 lojas estaduais, cinco lojas das macrorregiões, 303 lojas para cada região turística brasileira e 89 lojas de empresas do setor. 

FESTIVAL JPA


A divulgação da sexta edição do maio Festival do Turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o Festival JPSA, que acontecerá em outubro no Centro de Convenções da capital paraibana, será ampliada. Até abril, segundo Claudio JS Junior, um dos diretores do evento, já estão confirmadas ações em Portugal, durante a Feira de Turismo de Lisboa; Salão Paranaense de Turismo; Fórum RN, em Natal; Fórum Panrotas; WTM Latin América; Feijoada Masterop Al e Tianguis, no México. Além da Expo Internacional ABAV, em São Paulo, e Festival de Turismo de Gramado (RS). A comitiva para esses eventos será integrada por Claudio Junior, Bruno Mesquita, Karine Sarmento, Paula Floriano. As ações começam nesta terça-feira (02) em Portugal, oportunidade em que a equipe estará no espaço da Paraíba reservado pela Embratur - Instituto Brasileiro de Turismo para a PBTur - Empresa Paraibana de Turismo. 


Claudio Junior disse que o Festival terá ampliada a participação de expositores internacionais, que vem apresentando forte interesse e crescimento ao longo dos últimos dois anos de consolidação do evento. A Bolsa de Turismo de Lisboa é uma feira que apresenta forte resultado, tendo em vista a presença de mais de 400 compradores de roteiros e o ambiente bastante favovárel para os negócios. Os turistas europeus, em especial, os portugueses, estão retornando ao Brasil em virtude da elevação do euro e dólar em relação ao real.


Claudio Jr, que está em Portugal, também me informa que uma palestra do presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, durante o VIII Fórum do Turismo Portugal - América Latina, marcou nesta quarta-feira (02) o início da participação da delegação brasileira na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Segundo Claudio, o País terá uma importante missão: convidar agentes e operadores de turismo de todo o mundo para visitar o Brasil este ano, com a realização da Olimpíada e Paralimpíada. Durante a BTL, que só termina no próximo dia 06 de março, o público irá conhecer um pouco do que pode ser visto no Brasil. A 28ª edição da BTL acontece no Parque das Nações, em Lisboa, e conta com a presença de mais de 1.000 expositores. Os três primeiros dias do evento são dedicados a profissionais do trade turístico e os dois últimos dias abre as suas portas ao público em geral. Ainda segundo Claudio, a BTL é uma oportunidade para o trade encontrar compradores profissionais, conhecer melhor o mercado nacional e internacional, analisar a tendência dos mesmos e posicionar as ofertas dos profissionais ligados ao setor do turismo. Já o público, pode conhecer novos destinos, comparar propostas e comprar a preços competitivos. A programação inclui conferências, workshops, encontros empresariais, entre outras atividades.


A BTL é uma das principais vitrines da Paraíba para o mercado europeu e a aposta da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) é no aumento do fluxo de turistas portugueses na próxima temporada de verão, tendo em vista o forte investimento na divulgação naquele mercado, mas, sobretudo, em virtude da valorização do euro em relação ao real. De acordo com a presidente da PBTur, Ruth Avelino, o turismo no Brasil para os europeus ficou bastante atrativo por conta da queda do real em relação às outras moedas, como o euro e o dólar. Acrescenta-se nisso,  os atrativos naturais e o potencial do Destino Paraíba, que tem sido um ponto forte para incentivar a vinda de mais portugueses para o Estado. “O fluxo de turistas portugueses tem crescido nos últimos anos na Paraíba”, atesta a executiva.


WOSKSHOPS


Após uma semana na capital paulista, São José dos Campos e Santo André promovendo processos de capacitação para mais de 500 agentes de viagens das principais operadoras de Turismo, os hoteleiros de João Pessoa e Costa do Conde retomaram as ações nesta terça-feira (01), em Ribeirão Preto, na sede da Operadora Visual. A comitiva paraibana seguirá ainda para Campinas, na quarta-feira (02), e depois encerra os workshops em Belo Horizonte, com capacitações na Visual e Flytour. O presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira da Paraíba - ABIH-PB, José Inácio Junior, disse que essas ações são essenciais para manter o Destino Paraíba nas vitrines das principais operadoras do país, que estão instaladas basicamente em São Paulo, que é o maior mercado emissor de turistas para o Nordeste. “É um processo necessário para capacitar os agentes de viagens e, principalmente, idealizá-los para que ofereçam o roteiro para os seus clientes”, disse o empresário. 


A ação promovida pela ABIH-PB conta com apoio da PBTur - Empresa Paraibana de Turismo, Federação do Comércio, e da prefeitura e Campina Grande. O Tropical Tambaú Resort, minha casa em João Pessoa também participou. 


VITÓRIA DO TURISMO


Finalmente foi assinado a Medida Provisória que será publicada hoje, quarta-feira, 03 de março, que reduz dos abusivos 25 % de impostos no turismo para os 6,8% acordados com o Ministério da Fazenda.


O REGRESSO


Uma das últimas cenas do filme "THE REVENANT" estrelado por Leonardo DiCaprio, que levou o Oscar de melhor ator, foram filmadas em Ushuaia. Especialmente um desses locais, a curva do Rio Oliva, na Estrada Nacional 3 (Ruta 3) onde se desenvolve a cena final. Na ocasião eu estava em Ushuaia, de "férias", nevava como nunca. No local tinha no mínimo um metro de neve. Não é à toa que a cidade que já era um destino emblemático, mágico, especial, explodiu nesta temporada de cruzeiros, até agora mais de 400 já atracaram para conhecer a cidade mais austral do mundo e também conferir o local que virou atração turística. 

Clique na imagem para ampliá-la

O acesso é complicado, mas pode-se chegar caminhando. É lindo ! DiCaprio ficou hospedado no Arakur, numa suite de 70m², que também ficava ao ao lado dos salões que usaram para ensaios. Viajou com seu próprio cozinheiro, embora provou os pratos típicos, a exemplo do fenomenal "Cordero Fueguino" e Centollas (carangueijo gigante). 



Seu lugar preferido era o Kalma Resto do super chef Jorge Monopoli. 


Já os índios da Nação Sioux batiam ponto costumeiramente no Andino GourmetA carne servida lá é fenomenal. Já todos os tipos de chocolates era sempre nLaguna Negra

E temporada de esqui/inverno está chegando. Já fez tua reserva? OCilene del Faro é o hotel dos brasileiros em Ushuaia.


PARA VER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI

terça-feira, 1 de março de 2016

EMBRATUR DIALOGA COM TRADE EM PORTUGAL



Comitiva brasileira reforça momento propício para impulsionar a vinda de estrangeiros ao Brasil devido à desvalorização da moeda naciona

Encontro de Vinicius Lummertz com o embaixador do Brasil em Lisboa, Mário Vilalva, ministro Henrique Eduardo Alves e o presidente da TAP, Fernando Pinto 

As oportunidades de crescimento do fluxo turístico de Portugal para o Brasil são o centro da agenda do presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, em Portugal. Acompanhado do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e do embaixador do Brasil em Portugal, Mario Vilalva, Lummertz participou nesta terça-feira (1º), de reuniões com o presidente da TAP, Fernando Pinto, e com Jorge Fernando Abreu, CEO da Viagens Abreu, operadora portuguesa para a Olimpíada e Paraolimpíada 2016. 

Nos encontros com os grandes atores do setor, as autoridades buscaram debater novas estratégias para aumentar a vinda de turistas portugueses ao Brasil. Na TAP, companhia aérea que oferece 67 voos semanais ao Brasil saindo de Porto e Lisboa, o ponto principal foi o potencial de promoção junto a públicos de interesse, que hoje contam com ampla conectividade aérea com os destinos brasileiros. 

Já na visita à sede de Viagens Abreu, maior operadora de viagens lusitana, a comitiva brasileira reforçou a valorização do câmbio como benefício para a comercialização de pacotes em 2016. Na oportunidade, os brasileiros também foram presenteados com um livro da história da empresa, criada em 1840 na cidade do Porto.  

“Portugal é o 11º país que mais envia turistas ao Brasil. Nosso país é sinônimo de Sol e Praia, tendo como principais atrativos as belas praias, diversidade natural, com paisagens impressionantes e clima tropical o ano inteiro. Participar de ações in loco é fundamental para conseguirmos uma visão completa do que o mercado demanda”, afirmou Vinícius Lummertz. 

Por sua vez, o ministro Henrique Alves destacou que é preciso investir em promoção e mostrar as melhorias realizadas no País: “Investimos em infraestrutura, qualificação de mão-de-obra, e hoje ainda temos um componente importante que é a questão do preço. O Brasil se tornou um destino barato, não só para visitar, mas também para investir".

No país europeu, o presidente da Embratur tem marcados encontros com o ministro da Economia de Portugal, Manuel Caldeira Cabral, e com a Secretária de Turismo de Portugal, Ana Maria Godim, além de cumprir agenda com a imprensa local. Lummertz também irá ministrar palestra no VIII Fórum do Turismo Portugal - América Latina, na abertura da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), uma das maiores feiras internacionais do setor, que acontece de 02 a 06 de março.

O Brasil estará presente no evento com um estande de 312m², apresentando destinos, produtos e serviços que tornam o País uma das nações mais relevantes do turismo mundial. A estratégia do Instituto é ampliar o conhecimento de agentes de viagem e de potenciais visitantes estrangeiros sobre a diversidade da oferta turística brasileira, com foco na promoção do Brasil como sede da Olimpíada e Paraolimpíada Rio 2016.