quinta-feira, 17 de março de 2016

FALANDO DE TURISMO - por Jeff Severino

MASCOTES OLÍMPICOS

Atleta alemã Charlott Becker

Os mascotes da Olimpíada e Paraolimpíada Rio 2016, Tom e Vinicius, definitivamente caíram no gosto do público europeu. Depois do grande sucesso em Portugal, eles mais uma vez ganharam destaque na 50ª feira internacional de turismo de Berlim, a ITB Berlin, na Alemanha, onde ficaram até este último domingo, (13). Durante a abertura do evento na última quarta-feira (9), o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, afirmou que a dupla já é sensação da maior feira de turismo do País europeu. Turistas, atletas e autoridades fizeram questão de registrar imagens com os mascotes. A Alemanha é o país europeu que mais exporta turistas para o Brasil. Dados do Ministério do Turismo mostram que, somente em 2014, 265.498 mil alemães estiveram no Brasil. 


A expectativa para a Olimpíada e ParalImpiada é, segundo Lummertz, manter ou superar as recentes taxas de crescimento de grandes eventos, de 4% a 5%. O Brasil possui um estande de 405m² com multiprodutos. De acordo com a demanda turística local, a Embratur aborda os segmentos de Natureza, Ecoturismo e Aventura, Sol e Praia, e Cultura, além dos nichos de Turismo gastronômico, turismo de luxo, terceira idade e lua-de-mel. O País também conta com a participação de expositores do Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e do Rio de Janeiro. Entre os 49 cooperados brasileiros presentes, estão operadores de turismo, meios de hospedagem e companhia aéreas.


A ITB Berlin é considerada fórum central para o marketing e para a comunicação no setor das viagens, além de ser a maior feira de serviços deste setor. A feira possibilita ao expositor se dirigir tanto ao profissional do ramo como ao público geral. Em paralelo à 50ª edição da ITB Berlin decorrem seminários, simpósios, workshops e conferências de imprensa.


BALEIA FRANCA EM BERLIN


Quem está em Berlin com muito frio é o Enrique Litman, executivo do Vida Sol e Mar Eco Resort & Beach Village, e Presidente do Instituto Baleia Franca, representando a fenomenal Praia do Rosa - Imbituba-SC, e relançando o turismo de observação de Baleias Francas na APA da Baleia Franca. Ao seu lado o presidente da EMBRATUR, Vinicius Lummertz.


FIATCULT

O FIACULT já tem milhares de visualizações nos vídeos inscritos. Investidores estarão assistindo o teu, de seu negócio ou do teu destino. Acesse para assistir! Conheça para inscrever-se! Clique no baner acima e confira ! 


BNT TOURISM EXPERIENCE


Atentos as constantes transformações do mercado os organizadores da BNT Mercosul criaram o BNT TOURISM EXPERIENCE, encontro onde empreendedores, gerentes e diretores de diversos segmentos participaram de dinâmicas com o objetivo de encontrar soluções para os novos desafios, focando no aproveitamento comercial de suas atividades. Balneário Camboriú, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre foram as cidades escolhidas para realizar o evento. Sabendo que as histórias de sucesso inspiram, a BNT começou a buscar e publicar alguns destes cases em suas redes sociais, como Facebook e Youtube. O objetivo é que elas sirvam de exemplo e inspiração para quem busca alternativas para superar momentos desafiadores como o atual. 

Geninho Goes e Margot Rosenbrock, idealizadora do Balneário Saboroso

Alguns dos cases já gravados são o Balneário Saboroso, evento gastronômico aberto ao público (com valor e menu diferenciados) que reúne restaurantes da região de Balneário Camboriú durante 21 dias; Jô Cintra, agente de Florianópolis que encontrou no segmento de viagens feitas sob medida a alternativa para diversificar através do turismo de experiência; e a Favela Scene, projeto de Gilson Fumaça que leva turistas do Brasil e do mundo para conhecer o dia-a-dia do Morro Santa Marta (RJ), proporcionando uma troca de experiências entre moradores e turistas, cada um com seus ideais e culturas.

Pascoa Infinity BluePreparamos um mundo de surpresas deliciosas para você, no resort mais charmoso de Santa Catarina.Infinity Blue

INVESTIMENTO EM TURISMO INTELIGENTE


Santa Catarina reúne todas as condições que o turista busca. No entanto, para avançar nesse mercado que movimenta US$ 1,5 trilhão por ano no mundo, o Estado precisa investir no turismo inteligente, que é oferecer ao visitante a integração entre infraestrutura, serviços, sustentabilidade e urbanização. Esta é uma das recomendações trazidas pelos estudos sobre turismo, realizados no âmbito do Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC 2022). A partir do trabalho, feito pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) em conjunto com a Fecomércio-SC e com o Sebrae-SC, será criada a rota estratégica do turismo, que mostrará os pontos críticos e as ações necessárias para garantir o crescimento do setor no Estado até 2022. Empresários, especialistas e autoridades municipais, estaduais e federais debateram os rumos do setor na última quarta e quinta-feira (9 e 10), em Florianópolis.


O setor propicia grandes oportunidades para a economia e para o desenvolvimento de Santa Catarina, pois o Estado tem atrativos que estão entre os melhores do mundo. “Sem descuidar de nossos importantes recursos naturais, devemos potencializar o setor, tornando-o mais integrado e alinhado às necessidades dos visitantes. A indústria catarinense conhece os desafios de se manter competitiva em relação aos mercados com os quais concorre, e no turismo não é diferente. Trata-se de um setor globalizado, altamente competitivo, que movimenta 9% do PIB mundial e 1,5 trilhão de dólares. Para Santa Catarina elevar sua participação nesse mercado, precisa definir prioridades e novas estratégias. É isso que o Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense propõe com a seleção de 16 setores portadores de futuro",afirma o presidente da FIESC, Glauco José Côrte. 


O estudo revela que países como Estados Unidos, União Europeia e China, por exemplo, têm investido fortemente no planejamento e na execução de estratégias para atrair cada vez mais visitantes, criando um ambiente que ofereça uma experiência positiva para o turista. Atualmente, Santa Catarina é bem avaliada pelos visitantes, mas o turismo no Estado precisa ser potencializado, pensando nos próximos anos. “Para nós, do Sebrae, é muito importante participar desse Programa porque mais de 95% das empresas que trabalham com turismo são de micro e pequeno portes. No ano passado, tivemos mais de 10 projetos para o setor em Santa Catarina”, diz o diretor da entidade, Sérgio Cardoso, lembrando que é fundamental planejar. “Quem planeja tem foco e sabe onde vai chegar. Com esse projeto, estamos no caminho certo. Aqui está a união de esforços. Sozinho não se faz nada”, completa.


A internet tem transformado o mercado global de viagens e contribuído para o surgimento de novos modelos de negócios, baseado no uso de tecnologias. O estudo traz diversos exemplos de iniciativas ao redor do mundo, como o robô mensageiro, que faz entregas nos quartos dos hóspedes de uma rede de hotéis na Califórnia. Em relação à gestão sustentável, a publicação traz exemplos de hotéis brasileiros certificados por suas práticas. Outros, além de investirem no meio ambiente, promovem a cultura local. Da Espanha, vem a referência na acessibilidade das praias, também encontrada em pontos no Leblon e na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.


MELHORES AEROPORTOS DO BRASIL

Tufi Michreff Neto (à dir.), entre representantes da aviação civil brasileira na entrega do prêmio Aeroporto + Brasil à Antônio Pallu, Superintendente do Aeroporto Afonso Pena (Curitiba)

O presidente interino da Embratur, Tufi Michreff Neto, participou na última quarta-feira (9), do 2º Prêmio 2016 Aeroportos + Brasil, promovido pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). O Aeroporto Internacional Afonso Pena, de Curitiba, foi o grande vencedor. A iniciativa visa estimular melhorias na prestação dos serviços aos usuários do transporte aéreo, avaliados por meio da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, realizada a cada trimestre. O Aeroporto Internacional Afonso Pena, de Curitiba, foi eleito pela eficiência da restituição de bagagem, do raio-x e como o aeroporto mais cordial. O terminal paranaense também ganhou o Prêmio de Aeroporto + Brasil. Acabei de passar por aquele aeroporto. Não concordo mesmo, tudo por acabar, falta de sinalização, escadas rolantes por terminar, elevadores por terminar, enfim, falta muita coisa para ser considerado o melhor. Já uma certa pista de pouso internacional numa certa ilha ao Sul do Brasil nem é mencionada.


CATARATAS DO IGUAÇU


O Parque Nacional do Iguaçu espera receber 20 mil pessoas no feriadão de Páscoa, de 25 a 27 de março. Para garantir mais comodidade e tranquilidade aos visitantes, existe a opção da compra antecipada de ingressos pelo site (www.cataratasdoiguacu.com.br). Após a compra pela internet, basta imprimir o voucher e seguir até a bilheteria especial no Centro de Visitantes para retirar o ingresso. Em função das diferentes modalidades de bilhetes, o visitante precisará confirmar os dados informados por meio de documentos pessoais com foto. A retirada do ingresso adquirido pela internet pode ser realizada pelo titular da compra ou terceiros. Para estes é preciso constar nome e RG no tíquete, para ser efetuada a entrega. Atendimento – O Parque Nacional do Iguaçu espera receber na sexta-feira (25), feriado de Paixão de Cristo, o maior número de pessoas – cerca de dez mil. Para agilizar o acesso nesse dia e no sábado, a unidade abrirá uma hora mais cedo, às 8 horas, e também reforçará sua frota de ônibus. Uma dica para quem gosta de mais sossego: organize a visita para sábado ou domingo.


INFRAESTRUTURA TURÍSTICA 


O governador do Estado de Mato Grosso, Pedro Taques, e os secretários de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, e de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, lançam no próximo sábado (12), às 9h, a obra de pavimentação da MT-020, que liga Chapada dos Guimarães ao Lago do Manso. A obra faz parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Pró-Turismo) criado e gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e será executada por meio de parceria com a Sinfra. Incluindo as obras do Pró-Turismo realizadas via parceria com a Sedec, dentro do programa governamental será contemplado um pacote 66 obras em rodovias estaduais com investimentos superior a R$ 1 bilhão oriundo de diversas fontes de recursos.

PESCA ESPORTIVA


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) participou entre os dias 10 e 13 de março, em São Paulo, do maior evento de pesca esportiva da América Latina, a 11ª Feipesca 2016. A feira visa proporcionar negociações entre operadores e os diversos setores do turismo oportunizando a comercialização de produtos e destinos turísticos. São esperados cerca de 40 mil visitantes este ano. Para o secretário-adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, esta é uma  oportunidade de promoção e divulgação visando aumentar a competitividade entre os destinos turísticos. “A Feipesca é a maior vitrine da pesca esportiva da América Latina, tanto em público como em presença de todo o mercado. Ali teremos oportunidade de divulgarmos o nosso grande potencial para a pesca esportiva”.
Na edição passada, o volume de negócios gerados atingiu a casa dos R$ 24 milhões para os 80 expositores, 120 marcas e 40 mil visitantes em uma infraestrutura de 12 mil m². A participação em feiras e eventos voltados à divulgação e comercialização de destinos turísticos faz parte da estratégia da pasta em alavancar o turismo no Estado. Para tanto a secretaria vem atuando fortemente na divulgação e promoção, qualificação de mão de-obra e execução de obras de infraestrutura turística em municípios com potencial de ampliar a atividade.


ABRASEL & JOÃO PESSOA


O presidente nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Paulo Somucci, esteve nesta ultima quinta-feira (10) fazendo uma visita ao Centro de Convenções de João Pessoa para conhecer o equipamento paraibano. A visita extra oficial visa ter conhecimento da infraestrutura do complexo de eventos, onde acontece o maior festival de turismo de João Pessoa, o FESTIVAL JPA, no sentido de ter uma referência para elaborar uma linha de ação para tentar levar para a capital paraibana dois dos maiores eventos nacionais da área, as Feiras Fispal Tecnologia Nordeste e a Fispal Food Service Nordeste, que serão realizadas em Recife em 2016, de 3 a 6 de novembro.


Paulo Somucci estava acompanhado do presidente da Abrasel-PB, Paulo Amaral, do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Laplace Guedes, da presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, entre outros, e foi recebido pelo gestor do Centro de Convenções, Ferdinando Lucena.


O executivo foi encantado com o complexo de eventos e se mostrou plenamente satisfeito e interessado de estabelecer uma agenda para a realização de uma visita técnica oficial, para fazer uma inspeção mais detalhada, com maior tempo disponível. “Estaremos recebendo em breve uma comissão para uma visita técnica para podermos começar o processo de captação destes eventos”, disse Ferdinando Lucena.  


Ambos os eventos apresentam todas as novidades industriais de cerca de 300 marcas expositoras de indústrias de alimentos e bebidas e setor food service. O presidente nacional da Abrasel está em João Pessoa desde terça-feira para participar da solenidade de inauguração da cozinha-escola criada pela Abrasel-PB e do lançamento do Guia Abrasel, que permitirá aos turistas ter conhecimento dos estabelecimentos do setor de alimentação da Paraíba. Os dois eventos foram realizados na sede da associação, em Tambaú. 

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

GESTOUR BRASIL NA ABAV-PR


Terminou nesta sábado (12), na Expo Unimed, em Curitiba (PR), a 22ª edição do Salão Paranaense de Turismo, promovido e organizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens de Paraná (ABAV-PR). O evento reuniu profissionais do setor do Brasil e do Mercosul. Estava presente o cofundador e CEO da Gestour Brasil, Vadis da Silva. A empresa paranaense é desenvolvedora do e-Marketplace do Turismo Brasileiro, único do mundo no segmento.


A plataforma tecnológica, baseada nas redes sociais, é considerada o mais avançado e eficaz modelo de promoção e vendas de destinos no ambiente online. Ela permite às empresas e empreendedores, num único lugar, gerir, promover, distribuir e comercializar produtos e serviços de forma autônoma, em tempo real e a custo zero. Com a integração de todos os municípios brasileiros, unidades federativas e regiões turísticas, até o ano passado, o e-marketplace vem ajudando a promover e fortalecer o turismo brasileiro e acabar com o 'apagão digital' do setor, visto que cerca de 10% da oferta turística está hoje disponível para comercialização na web.


ABAV-PR É PIONEIRA


Durante o 22º Salão Paranaense de Turismo, que terminou neste último sábado, em Curitiba, a ABAV-PR aproveitou para divulgar ainda mais o seu benefício mais inovador: o seguro de responsabilidade civil, gratuito para associados. Em estande próprio para esse fim, a TZ Seguros e a ABAV-PR estiveram disponíveis para mostrar as vantagens do seguro e, em consequência, em ser associado. “O seguro protege contra os erros das agências, não em casos de má fé. Tem sido muito interessante a resposta dos associados pelo produto”, diz Rafael Turra, sócio-gerente da TZ Seguros.
A ABAV-PR é a única entre as ABAVs Estaduais a incorporar esse benefício a seus associados. Está incluso na mensalidade a cobertura de R$ 10 mil por ocorrência, limitando-se a duas ocorrências ao ano. A agência também tem a opção de ampliar a cobertura para R$ 50 mil, com um valor adicional na mensalidade.


“Se o seguro for contratado a parte, sem a ABAV-PR fica caro. Ao associar-se, a agência tem esse e outros benefícios da Associação”,ressalta Rafael Turra, que em 2015 teve seis ocorrências entre as agências associadas, arcando com um montante de R$ 40 mil. Outro estande parceiro no 22º Salão Paranaense de Turismo é o da Associação Comercial do Paraná. As agências filiadas à ABAV-PR usufruem dos benefícios da ACP como plano de telefonia celular; plano de saúde Unimed; plano odontológico; MyRp – Software Gestão; NFe – Nota Fiscal Eletrônica; seguro de vida; emissão certificado digital; emissão certificado de origem; Escola do Comércio – treinamentos / locações de salas; parcerias educacionais (FAE, FESP, OPET, UP, SPEI, etc.); Câmara de Mediação e Arbitragem – Arbitac; Espaço do Empresário (SEBRAE, Junta Comercial, Fomento Paraná, Assessoria Jurídica, SICOOB); E-Social; Câmara de Contratos ACP – Digitalização de documentos; entre outros.


PERU NA ABAV - PR


O Peru participou pela primeira vez, do Salão Paranaense de Turismo, organizado pela ABAV Paraná com realização do seminário "Peru Fascinante", destinado a operadoras e agências de viagens interessadas em conhecer mais os atributos e diferenciais do Peru. Escolhido pelo Grupo BWT, Peru é destino convidado do estande da empresa, que vem desenvolvendo extensa campanha de promoção e venda de produtos e serviços turísticos do Peru. Entre as atividades programadas para a participação no Salão estão classe e degustação de Ceviche, bebidas e doces típicos com o chef Francisco Jede Orejuela, exposição de imagens e marca Peru, e sorteio de bilhetes aéreos. 


Consolidando sua participação no Salão, o Peru será tema do estande do Grupo BWT durante os dias de feira, com a exposição de imagens de seus principais destinos turísticos e da Marca Peru, entrega de material promocional e fornecimento de informações institucionais. E para abrilhantar a ação, haverá um charmoso balcão para ativação para o público presente: aulas e degustação de Ceviche, Pisco Sour, Chicha Morada e Alfajor, com o chef Francisco Jede Orejuela, do restaurante peruano Quina do Chef, localizado em Campina Grande do Sul, Paraná. Sem dúvida, será uma rica oportunidade para os profissionais do trade conhecerem de perto as delícias da premiada e reconhecida culinária do Peru. Para brindar os agentes de viagens que visitarem o estande, haverá o sorteio de duas passagens aéreas a Lima, oferecidas pela Avianca.


Complementando o conjunto de ações e aproveitando a plataforma do Grupo BWT na região Sul, tanto no que diz respeito à sua entrada junto a operadoras de turismo e agências de viagens dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, quanto em suas áreas de atuação local, uma ação especial voltada para o público final será desenvolvida em um dos trens da Serra Verde Express, uma das empresas do Grupo BWT. Um vagão do Trem da Serra do Mar Paranaense, que faz viagens diárias pela maior área preservada de Mata Atlântica do Brasil por uma ferrovia com 130 anos de história, ligando Curitiba à cidade de Morretes, ficará envelopado com a Marca Peru durante quatro meses. Além disso, 40 mil caixinhas com imagens de Lima, Ica e Machu Picchu serão distribuídas aos passageiros do trem. A BWT Operadora tem realizado capacitações do destino Peru desde fevereiro deste ano, com uma série de visitas a agências de viagem de Curitiba. Denominada “Star ABAV”, a ação tem o objetivo de associar o produto “Peru” à operadora e convidar os agentes para visitar o estande da BWT na feira. Mais de 15 agências já foram visitadas durante as capacitações do destino Peru.

PÁSCOA NA FAZENDA



PARA LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI

terça-feira, 15 de março de 2016

FESTIVAL JPA NO FÓRUM PANROTAS 2016



Está terminando agora o primeiro dia do FÓRUM PANROTAS 2016, marcado pela diversidade de temas, que foram da tecnologia em distribuição de hotéis, com o vice-presidente global de Marketing, Soluções Digitais, Distribuição e Sistemas de Informação da Accor Hotels, Vivek Badrinath, aos desafios do Turismo frente a um momento de incertezas, com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. Segundo um dos diretores do maior Festival de Turismo do Norte/Nordeste do país, o FESTIVAL JPA, Claudio Jr.: "O encontro também deu lugar a cases de sucesso, como o da empresária Sonia Hess, que presidiu por 12 anos a marca de roupas Dudalina". Já à tarde, o editor-chefe da PANROTAS, Artur Andrade, entrevistou Luiz da Gama Mor, que falou sobre os novos caminhos da Tap.


O Fórum PANROTAS 2016 ocorre nos dias 15 e 16 de março, no Golden Hall do WTC Events Center, na capital paulista. Em sua 14ª edição, o evento tem aliança institucional com a CNC, Sesc e Senac, o apoio institucional do Ministério do Turismo e patrocínio do Chile, CVC, Air France-KLM, Delta, Gol, Best Western Hotels & Resorts, GJP Hotels & Resorts, HRS Global Hotel Solutions, México, Pernambuco, R1 Soluções Audiovisuais, Sabre, Tap, Beto Carrero World, Esferatur Orinter, GTA Global Travel Assistance, Localiza, Omnibees, Reserve, Visit Orlando, B4T Comm, Cep Transportes, Vice Versa Traduções e programa carbono neutro pela Tour House.


BETO CARRERO WORLD LANÇA APLICATIVO OFICIAL


Disponível para sistemas Android e IOS, o principal objetivo é auxiliar os visitantes


O novo aplicativo oficial do Beto Carrero World já é sucesso. Com o objetivo de auxiliar os visitantes durante a estada, a principal funcionalidade é feita a partir da localização do usuário. Com a assistência do aplicativo, é possível saber o horário e a localização das atrações mais próximas através do mapa interativo, ilustrado em escala real do Google.  Se o visitante estiver na área de brinquedos radicais, próximo ao horário do Show Velozes e Furiosos, receberá uma notificação sugerindo o espetáculo, informando local e horário, por exemplo. Dessa forma, quem estiver conectado consegue escolher o que assistir. O serviço também dispõe da opção Check In no Facebook, link direto para a loja virtual (compra de produtos) e dicas para os futuros visitantes.

Para adquirir a novidade basta acessar o Play Store para Android ou a Apple Store para IOS, digitar "Beto Carrero World", fazer download e aproveitar o melhor Parque da América Latina. Com o novo serviço, serão reduzidos o consumo de mapas, diminuindo a produção de material impresso em papel. Assim, p parque se torna ainda mais sustentável e ajudam no consumo consciente dos nossos recursos naturais.



22º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO - VITRINE DO TURISMO DO ESTADO ENCERRA COM SUCESSO



Vitrine do Turismo no Estado do Paraná, evento promovido e organizado pela ABAV-PR chegou à 22ª edição, terminou neste último sábado, 12 de março. Um grande evento profissional dedicado ao setor do Turismo que vem se posicionando ano após ano como o grande encontro do trade na região Sul do país. Idealizado, promovido e inteiramente organizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR). O Salão possui uma feira de negócios, capacitação, eventos sociais visando a promoção do networking e uma programação paralela, que traz a 12ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná – organizada pela Paraná Turismo e Secretaria de Estado do Esporte e Turismo do Paraná.

Clique na imagem para ampliá-la​

O evento começou com sessão solene reunindo autoridades, imprensa especializada e convidados. Após a solenidade, os presentes tiveram a oportunidade de degustar alguns pratos da culinária paranaense, no coquetel realizado em parceria com a Abrasel Paraná. Na na sexta-feira (11), a Feira é aberta para visitantes a partir das 13h e ocorre a exposição de produtos e serviços turísticos. “A Feira é uma grande oportunidade para os agentes de viagens conhecerem seus fornecedores, fazerem networking e fortalecerem contatos já realizados”, comentou o presidente da ABAV-PR, Roberto Bacovis. “O cenário de crise econômica, alta de impostos, câmbio desfavorável, clientela com menor poder aquisitivo fazem com que esse assunto precise ser discutido. Não tem nada melhor do que fazer isso na presença desse grande volume de profissionais do Turismo”, explicou Bacovis.

Feira de Negócios - O trade turístico esteve representado nas várias categorias de expositores, dispostos em 1.640 m2 de espaço:

 Clique na imagem para ampliá-la

Operadoras: Abreutur, Andes Operadora, Athos Operadora, Brasil Total Receptivos, BRT Repasse, Cassinotur, BWT/Serra Verde Express, Domus Viagens, Edwards Tur, Flot Operadora, Flytour, FRT Operadora, Giratours/Lusanova, Hamburguesa Turismo, Loumar Turismo, Magic Way, MGM Operadora, MMTGapnet, Ok Operadora, Personal Tour Operator, Queensberry, Schultz/Vital Card, Transtupi, Visual Turismo/E-HTL. Hotelaria: Águas do Verê, Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas, Costa do Sauípe Resort, Costão do Santinho, Di Roma/Bertoldi Turismo, Fazenda Virá, GJP, Harbor Hotéis, Hotéis Vila Galé, Hotel +, Hotel Dunamys, Hotel Rayon, Iberostar, Loi Suites Hoteles, Max Savassi Apart Service, Rio Quente Resorts, Slaviero Hotéis, Termas de Jurema Resort Hotel, Via Lisboa. Destinos: Alto Paraná / Paraguay, Balneário Camboriú, Bento Gonçalves, Caldas Novas, Centro Histórico de Curitiba, Curitiba - Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Foz do Iguaçu, Gramado, Mato Grosso do Sul, Núcleo de Turismo Receptivo, Petrópolis, RioTur, Santa Catarina - Santur, Sergipe, Porto Alegre e Uruguai.

Clique na imagem para ampliá-la

Atrações: Beto Carrero World, Hot Beach, Ody Park, SeaWorld, Cascaneia. Cias Aéreas: Avianca, Gol, TAM, TAP. Entidades: ACP-PR, ABIH-RJ, Fecomércio Paraná, Infraero, Serviços turísticos: GTA, Identificare, Intelly, Travelport, TZ Seguros, Universidade Positivo. Câmbio: Banco Daycoval. Cruzeiros marítimos: Bluesea, Discover Cruises, MSC Cruzeiros, Royal Caribbean. Outros: Si­ndiloc, FIT Cataratas.


Como um benefício, a ABAV-PR traz todos os anos agentes de viagens de cidades próximas a Curitiba para participarem do evento. Neste ano, foram planejados nove roteiros, que passam por cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul: Foz do Iguaçu, Guarapuava e Cascavel; Londrina e Ponta Grossa; Maringá; Itajaí, Blumenau, Balneário Camboriú; Criciúma, Araranguá, Garopaba, Laguna e Tubarão; Florianópolis e Itapema; Joinville; Porto Alegre, São Leopoldo e Caxias do Sul; Chapecó, Xaxim e Xanxerê. Patrocinam as caravanas as empresas FRT Operadora, Grupo BRT, Domus Viagens Operadora de Turismo, Magic Way Tours Operador e BWT Operadora. Na noite de sábado, a programação das caravanas que permanecerão na cidade inclui um tour com guia especializado pelo Largo da Ordem, cartão postal boêmio do centro da cidade de Curitiba. Esta ação é uma parceria da ABAV-PR com o Núcleo de Turismo Receptivo.


Clique na imagem para ampliá-la


Neste ano, atentos ao perfil dos participantes do evento e às demandas dos expositores, a ABAV-PR estabeleceu apenas uma palestra para integrar a sua programação oficial. Intitulada “Desafios do Turismo 2016: Liderança, Engajamento, Gestão”, a palestra ocorrerá no sábado, 12, pela manhã e vai reunir três profissionais experientes e atuantes no mercado. Kelly Malheiros, sócia fundadora da KM Partners do Ceará, é facilitadora em treinamentos com foco em liderança, atendimento, produtividade e engajamento. Ela falará sobre Liderança aos agentes de viagens. Para falar sobre Engajamento, foi convidado Charles Calmucci, de São Paulo. Ele realiza treinamentos para agentes de viagens há 16 anos, como sócio da Forward Consultoria & Treinamento. Por fim, para falar sobre Gestão, foi convidado o pernambucano Lúcio Moreira, que possui formação internacional em Business e Executive Coaching. Ele atua há 20 anos nas áreas de vendas, atendendo a entidades do Turismo, sempre na área de gestão estratégica e planejamento. “Com esse time de peso, pretendemos dar ferramentas aos agentes de viagens, para que a sua autoestima seja impactada positivamente. Como resultado, esperamos ajudar as agências de viagens a superarem mais um ano de desafios”, comenta a vice-presidente de Capacitação, Ana Paula Lacerda Garcia.



Lúcio Moreira, atuante há 20 anos nas áreas de vendas, iniciou o encontro falando sobre gestão, tendência, realidade e positividade. Com a apresentação do cenário atual, Moreira esclareceu pontos importantes para os
profissionais, como ações e atitudes para superar a crise, além da concorrência digital. “Essa indústria do turismo nunca irá acabar, pois o cliente precisa de vocês, agentes de viagens. Vocês só precisam saber o que ele realmente quer, a famosa clientologia - entender e atender o cliente”, disse. Durante sua fala, Moreira também mostrou números importantes para o setor: 10 milhões de pessoas voaram pela 1ª vez de avião em 2014, e o transporte aéreo superou o rodoviário. De acordo ainda com o profissional, em 2020 serão 200 milhões de pessoas viajando. “Os profissionais do setor vendem o mundo e todo mundo quer fazer esse tipo de compra. Por isso é importante se adequar, conscientizar e se capacitar para encarar o mercado”.



A segunda apresentação foi realizada por Charles Calmucci, que enfatizou as pessoas e suas capacitações. “O foco está nas pessoas, em treinamentos comportamentais. Além disso, é de grande importância fidelizar clientes,
construir confiança, fazer um marketing de relacionamento”,
diz. Calmucci também motivou os agentes a buscarem novos conhecimentos, atitudes, nova visão de mercado, criatividade, disciplina, comportamento, proatividade, entre
outros pontos importantes para o crescimento profissional e pessoal. “Não é só a empresa que deve promover a capacitação de seu colaborador, essa é uma responsabilidade compartilhada, que deve partir de ambos os lados”. Para finalizar, Charles enfatizou: “clientes compram com pessoas. Se você sair da empresa, seu cliente irá procurá-lo em outro lugar”.



Kelly Malheiros, sócia fundadora da KM Partners, fechou a apresentação falando sobre liderança. A profissional deu exemplos de bons gestores e falou sobre como eles atuam, e o que é preciso fazer para se ter um bom comando. “Na maioria das vezes é preciso mudar nosso estilo de gestão para se obter resultados. Liderança é um estado, e é muito importante trabalhar o todo, delegar função e dividir seus propósitos”, afirmou. Kelly também motivou os agentes de viagens com cases de outros clientes, dando dicas de como trabalhar e ser um ótimo líder e profissional. “A palestra foi muito interessante e motivacional. Os agentes receberam uma excelente capacitação, importante no momento para enfrentar o cenário atual. Os três profissionais – Lúcio, Charles e Kelly – repassaram experiências que servirão de conhecimento para os agentes que participaram do encontro”, comenta a vice-presidente de Capacitação da ABAV-PR, Ana Paula Lacerda Garcia.



Para o presidente da ABAV-PR, Roberto Bacovis, o evento tem se superado a cada edição. “Ano após ano, procuramos melhorar as edições do nosso evento. Hoje realizamos uma pesquisa em tempo real, durante o evento, com os expositores e outra com os participantes. Recebemos esses dados com bastante seriedade e como elemento crucial para nosso planejamento”, relata Bacovis. Em 2015, o evento chegou a mais de 5 mil participantes em 3 dias de evento. Para os expositores, o evento foi positivo (92,3%), bom para aprimorar contatos comerciais (82,4%), com público de qualidade (84,7%), boa divulgação (78,7%) e bom local (80,4%). Para os participantes, o evento foi bom para networking (92%) e 89% desejam participar do 22º Salão Paranaense.


A ABAV-PR também está comprometida com seus expositores na repercussão de suas novidades. Por isso, trouxe uma comitiva de jornalistas do Brasil e Mercosul para cobrirem o evento e conhecerem mais sobre Curitiba e o Paraná. “Entendemos que alguns agentes de viagens e profissionais do trade não puderam estar conosco no Salão. Então, por meio da imprensa especializada, pretendemos atingir essas pessoas e gerar negócios, indiretamente”, finaliza Bacovis, reforçando o trabalho de cobertura dos jornalistas locais, que prestigiam a ABAV-PR ao longo de todo o ano.



Na sexta, 11, o dia começou cedo para os jornalistas e agentes de viagem. Pela manhã citytour pelos principais pontos turísticos da capital paranaense com pit stop no fenomenal Jardim Botânico e na Ópera de Arame. 



Ao meio dia já estavam no Salão Paranaense para almoço e a abertura oficial do evento que surpreendeu pela quantidade de profissionais da área de turismo. Na noite anterior o anfitrião do evento, o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), Roberto Bacovis, reforçou em seu discurso que 2016 será um ano muito desafiador. “Precisamos, no Turismo, reinventar a roda. Cabe a nós olhar além da crise e identificar onde estão as nossas oportunidades de sucesso”, disse o presidente, feliz em salientar que o evento chegou a março de 2016 com o mesmo número de expositores que em 2015. Com um novo layout, mais enxuto, conseguiu-se manter o profissionalismo que marca o evento. E hoje constatamos o trade se reinventando, pois em minha modesta opinião, crise significa oportunidades de novos negócios. 



O cenário de crise brasileiro não foi esquecido pelas autoridades que compareceram ao evento. O diretor de operações do Sebrae-PR, Júlio Cezar Agostini, parabenizou a ABAV-PR pela coragem na realização do evento. “Estamos encarando um momento difícil, mas com uma visão única de que poderemos superar esse momento de maneira conjunta”, pontuou. O Sebrae-PR vai apresentar durante o evento as primeiras 50 micros e pequenas empresas agraciadas com um selo de qualidade do setor turístico criado pela entidade.



O superintendente da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, contou estar rebatendo a crise com o lançamento de novos produtos turísticos. Também provocou o secretário de turismo paranaense para a redução de impostos relacionados a aviação, tal como outros estados. “Não estaríamos perdendo todos esses voos que estamos correndo risco de perder”, disse.



Diante de todos os apontamentos referentes ao setor, o vice-presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Carlos Borges da Silva, destacou que o Turismo é um grande responsável pelo movimento do comércio. 



O presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Caíque Ferrante, também lembrou que o setor movimenta 52 segmentos da sociedade. Durante o Salão, Curitiba vai lançar oito novos roteiros turísticos.

Clique na imagem para ampliá-la

O dia terminou com o famoso e tradicionalíssimo "Clube do Feijão Amigo" no Bourbon Convention Hotel, em homenagem ao presidente da FEVOMÉRCIO/PR, Darci Piana. Todo o trade compareceu nesse grande evento que se tornou uma gigantesca confraternização e homenagens, onde além do Darci, o grande confrade e amigo Antonio Salani foi também homenageado.



Durante o Salão foi foi apresentada a coleção “Roteiros Turísticos” de Curitiba, com a implantação de oito novas opções para os turistas conhecerem na capital paranaense. Enfocando passeios a pé, de bicicleta e monumentos da cidade, os roteiros chegam para atrair mais os visitantes e para que todos conheçam mais sobre Curitiba.



Uma das opções é “Rotas religiosas”, que abrange Curitiba e entorno, e está dividido em três rotas: legados da fé, inter-religioso e roteiro devocional. Como o próprio nome diz, os passeios têm como mote a religião e as festas que são realizadas. O roteiro “Curitiba de Leminski” percorre espaços onde o poeta viveu, morou e trabalhou na capital paranaense. É um roteiro emocional que aborda a vida do artista. Tem ainda o “Curta Curitiba a pé”, com dois roteiros realizados na área central da cidade – centro histórico e Centro Cívico. Para quem gosta de bicicleta tem o “Poty by bike”, com 3,5 km e 14 lugares visitados ao longo dos painéis de Poty espalhados por Curitiba. E o “Curta Curitiba pedalando”, no qual os passeios são divididos em três níveis – de 13 a 40 km – principalmente pelos bairros da cidade e ciclovias. São quatro roteiros diferentes de passeios de bicicleta. “Sabores de Curitiba”, com nove rotas gastronômicas pelas feiras da capital, e também com foco no Mercado Municipal e no Mercado Orgânico. “Aventura e Ecoturismo”, que integra Curitiba e arredores, com diversas atividades de aventura. E por fim, “Flora e Fauna”, um roteiro tem um guia de observação em Curitiba, pelas diversas áreas verdes na cidade, animais e plantas.


O Sebrae, em parceria com a ABIH-PR, Abrasel-PR, CCVB, Governo do Paraná, ABAV-PR e Tecpar, realizou a entrega do selo “Qualidade no Turismo do Paraná 2016”. Por meio de uma série de análises e qualificações, a hotelaria e a gastronomia paranaenses foram analisadas com base em seus serviços. “As empresas acreditaram no projeto e tivemos uma boa adesão, com a participação de mais de 100 empresas. Para 2017, vamos ampliar o quadro, incluindo também as agências de viagens, e temos certeza que mais empresas vão querer participar”, disse o diretor do Sebrae-PR, Vítor Tioqueta. Os ganhadores foram divididos por região – Litoral, Curitiba, Campos Gerais / União da Vitória, Londrina, Maringá e Cascavel / Foz do Iguaçu. Além do selo, também foram premiados os três melhores estabelecimentos em cada categoria – hospedagem e alimentação.




Durante o 22º Salão Paranaense de Turismo aconteceu em paralelo a 12ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, realizada pela Paraná Turismo. Dividida em 12 regiões, a Mostra apresentou e ressaltou diferentes roteiros espalhados pelo Estado, e suas centenas de atrações, festas, pratos típicos e cultura local. Segundo o presidente da instituição, Manoel Jacó Gimenes, esse ano a Mostra trouxe inovações como a Rota do Café, Rota do Rosário e o Enoturismo. “A participação durante o Salão da ABAV-PR é uma vitrine para as regiões paranaenses, um momento de aprendizagem e divulgação muito importante para todos”, afirma. Conheça um pouco mais sobre cada região participante do 22º Salão Paranaense:

- Riquezas do Oeste


Formada por 18 municípios, a região é famosa por suas diversas festas, que atrai muitos turistas para as cidades. Entre os destaques estão a Festa do Peixe e Orquídea, em Maripá; Festa Porco no Rolete, em Toledo; Festa do Frango, em Cafelândia; e o Show Rural, em Cascavel, uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina. Outro roteiro que se destaca na região é a conhecida prainha da Boa Vista da Aparecida.

Vale do Ivaí

A região representa 25 municípios da Amuvi (Associação de Municípios do Vale do Ivaí), que foca no turismo religioso e também nas belezas naturais dos locais, como rios, cachoeiras e bosques. Um dos atrativos é a caminhada ecológica, promovida em 17 municípios. As festas também conquistam visitantes, entre elas a Festa do Dia Nacional do Artesão, que acontece em Apucarana; e a Festa de Santa Rita de Cássia.

Entre Morros e Rios



Os 14 municípios da região turística se destacam com roteiros religiosos, de eventos, rural e ecológico. Já a caminhada internacional da natureza é um grande chamariz da região, pois acontece em nove municípios diferentes. Ainda engloba a região a cidade de Pitanga, considerada a capital do centro do Paraná.

Rotas do Pinhão

Composta por Curitiba, e municípios da região metropolitana, como Quatro Barras, Colombo, Balsa Nova, São José dos Pinhais, Campo Largo, Araucária, Campina Grande do Sul e outros, a região tem atrativos que complementam a oferta da capital paranaense. É um conjunto das cidades, que atuam como forma integrada, para oferecer ainda mais opções aos seus visitantes. Para quem quer conhecer mais a região, pode aproveitar passeios como o turismo rural em Araucária; os caminhos históricos da Serra; lazer, gastronomia e natureza; entre outras muitas opções, que são próximas a Curitiba.

Campos Gerais



A região dos Campos Gerais é formada pelos municípios de Castro, Carambeí, Jaguariaíva, Palmeira, Ponta Grossa e Tibagi. Neste ano, durante o 22º Salão, a região trouxe para o evento o famoso “pão no bafo”, prato típico e tombado patrimônio imaterial da cidade de Palmeira. Entre os destaques da região também está o Parque Estadual de Vila Velha, localizado em Ponta Grossa, que está com dois novos passeios – a caminhada noturna e a trilha
Fortaleza, passeio feito sob agendamento e que percorre 16 km no interior que parque que antes não era aberto ao público. Já o município de Castro, conhecido como capital nacional do leite, também está realizando ações bem
interessantes com cartilhas infantis em escolas municipais para a divulgação do turismo local.

Terra dos Pinheirais



Prudentópolis, Irati, Mallet, Guarapuava, Bituruna e União da Vitória formam a região da Terra dos Pinheirais. As etnias ucraniana e polonesa se destacam na região, principalmente no artesanato. As belezas naturais, como as cachoeiras, também atraem muitos visitantes para as cidades. Já Mallet, conhecida como a capital estadual do kiwi, promove a Kiwi Fest – tradicional evento que recebe muitas turistas na cidade e região.

Rota do Rosário / Norte Pioneiro

O destaque dessa região durante a 12ª Mostra foi o turismo religioso e os santuários localizados em municípios da região. Entre eles estão o Santuário Vicente Pallotti, em Ribeirão Claro; Santuário São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes; Santuário Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, em Jaguariaíva; Santuário da Mãe Rainha de Schoonstatt, em Jacarezinho; Santuário Senhor Bom Jesus da Cana Verde, em Siqueira Campos; e o Santuário Eucarístico do Sagrado Coração de Jesus, em Ibaiti. Além desses, tem a Igrejinha São João Batista, localizada em Arapoti, e tombada pelo patrimônio histórico, que ficou por mais de 20 anos desativada.

Corredores das Águas

A abundância em água doce faz da região um grande atrativo turístico natural, conhecido como os mares doces do Paraná. Compõem essa atração o Parque Nacional de Ilha Grande, e os rios Paraná, Paranapanema, Ivaí e Piquiri. Além
disso, a diversidade de belezas é muito grande, e isso complementa o polo turístico. O turismo de negócios e de esportes também é forte na região. Maringá, Paranavaí e Umuarama são as principais cidades que formam os Corredores das Águas.



- Cataratas do Iguaçu / Caminhos ao Lago de Itaipu Uma das principais atrações do Paraná e do Brasil, a cidade de Foz do Iguaçu já é internacionalmente conhecida. Mas a região não oferece apenas os pontos de Foz aos seus visitantes. Atividades estão despontando na região, como o cicloturismo regional e a pesca esportiva. O Lago de Itaipu é o local no qual mais é realizada a pesca esportiva no país. A região ainda oferece o Parque Aquático Termal do Lago de Itaipu – Itaipulândia.

Litoral do Paraná



O Festival de Sabores, promovido pela Adetur e com apoio da Ecovia, é um dos principais eventos do litoral do estado. A festa que envolve todos os municípios do litoral promove a gastronomia e a cultura local, além de atrair mais visitantes para Morretes, Antonina, Paranaguá, Ilha do Mel e demais localidades litorâneas. Já a Ilha do Mel é o destino no litoral paranaense que mais recebe turistas durante o ano todo.

Ecoaventuras, histórias e sabores

A região, composta por 24 municípios, agrega atividades naturais e aventuras na gastronomia. Cada cidade tem o seu prato típico, que atraem muitos visitantes. Entre os destaques estão o “carneiro no buraco”, de Campo Mourão; “peixe na cerâmica”, de Fênix; o “carneiro ao vinho”, de Peabiru.

Lagos e Colinas

Uma região de beleza ímpar, composta por mais de 20 municípios. Assim é formada a região Lagos e Colinas - Cantuquiriguaçu, que oferta o turismo para descanso como uma das suas principais atividades. A região também destaca o 2º Inverno Gastronômico, com a divulgação de 17 pratos típicos locais.



Além das 12 regiões, a Mostra também trouxe outros destaques como a Vinopar, o novo polo de enoturismo brasileiro, que está localizado no Paraná e engloba a região da Grande Curitiba, de Bituruna, os entornos de Londrina e Maringá, Toledo e municípios do Sudoeste. A Emater também marcou presença no evento pela 3ª vez, destacando as caminhadas na natureza, realizada por 105 municípios paranaenses, as belezas naturais, como as cachoeiras de Faxinal, o turismo pedagógico no qual crianças acompanham visitas em propriedades rurais para conhecer todo o trabalho feito; entre outros. Também esteve presente a Rota do Café, com o resgate da história cultural cafeeira do norte do Paraná. Experimentar e vivenciar toda a produção, bem como a experiência rural, é o chamariz da Rota. A Mostra ainda teve um espaço gastronômico, intitulado de “Nelson Uberna”, que homenageou aquele que durante anos levou o barreado a eventos pelo Paraná.

URUGUAI REFORÇA INTERESSE PELOS TURISTAS BRASILEIROS



As belas paisagens do Uruguai mais uma vez chamam a atenção do público do 22º Salão Paranaense de Turismo, realizado e promovido pela ABAV-PR, em Curitiba. Além dos atrativos tradicionais como Colonia del Sacramento e Montevideo, este ano o Ministério de Turismo do Uruguay destacou os 200 anos de Carmelo em 2016, importante destino da enogastronomia, e povoados como Cabo Polonio, na Costa Atlântica de Rocha, que conta com cerca de 80 habitantes, não tem energia elétrica, mas chama muito atenção pelos atrativos naturais.



Entre as novidades para 2016 também estão os 20 anos de Colonia del Sacramento como Patrimônio Histórico da Humanidade e o novo centro de convenções de Punta Del Este, a ser inaugurado em julho deste ano, com capacidade para 5 mil pessoas. A hotelaria uruguaia aproveitou o evento para divulgar alguns empreendimentos, como o Sacramento Management e o Solanos Vacation Punta Del Este. Esteve presente no estande também a Camara Hoteleira de Colonia.



O espaço foi muito prestigiado pelas autoridades do país, como Alejandra Larrosa, assistente de dirección da Intendencia Departamental de Rocha; Cristina Otero, sub directora de Turismo da Intendencia de Colonia; Valeria Duarte, do departamento de Difusión da Dirección de Turismo do Uruguay; e Javier Báez, assistete del diretor general de Turismo da Intendencia de Maldonado. Também passaram pelo estande o Consul do Uruguai em Curitiba, Joaquin Pires, e Ana Caram, diretora de Turismo da Intendencia de Rocha.


Clique na imagem para ampliá-la


Já no domingo, 13 de março, foi dia de pular mais cedo da cama, às 07 da manhã o tranfer já estava buscando jornalistas, agentes e operadores que participaram do 22º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO, para conhecer um dos destinos mais disputados do estado. Complementando o conjunto de ações e aproveitando a plataforma do Grupo BWT na região Sul, tanto no que diz respeito à sua entrada junto a operadoras de turismo e agências de viagens dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, quanto em suas áreas de atuação local, esse passeio especial voltado para o público final foi desenvolvido em um dos trens da Serra Verde Express, uma das empresas do Grupo BWT. 



Um vagão do Trem da Serra do Mar Paranaense, que faz viagens diárias pela maior área preservada de Mata Atlântica do Brasil por uma ferrovia com 130 anos de história, ligando Curitiba à cidade de Morretes, ficará envelopado com a Marca Peru durante quatro meses.


Além disso, 40 mil caixinhas com imagens de Lima, Ica e Machu Picchu serão distribuídas aos passageiros do trem. A BWT Operadora tem realizado capacitações do destino Peru desde fevereiro deste ano, com uma série de visitas a agências de viagem de Curitiba. Denominada “Star ABAV”, a ação tem o objetivo de associar o produto “Peru” à operadora e convidar os agentes para visitar o estande da BWT na feira. Mais de 15 agências já foram visitadas durante as capacitações do destino Peru.



E assim terminou, com muito êxito, mais uma edição do Salão Paranaense de Turismo - ABAV-PR. Até o ano que vem, aliás, até o próximo encontro do trade em alguma parte deste nosso gigantesco Brasil.


Clique na imagem para ampliá-la
   
Enfim, o 22º Salão Paranaense de Turismo reuniu até sábado operadoras de turismo, empreendimentos hoteleiros, destinos, companhias aéreas, entidades do turismo, empresas de serviços turísticos, atrações turísticas, cruzeiros marítimos e câmbio. O Salão Paranaense de Turismo tem como patrocinadores Bourbon Hotéis, BWT/Serra Verde Express, Fecomércio PR, Gol, Grupo BRT e Vital Card. São parceiros estratégicos Abrasel-PR, Feijão Amigo, Paraná Turismo, Secretaria do Estado do Esporte e Turismo do Paraná, Infraero, Slaviero Hotéis e Transtupi. Apoiam o evento: ABIH-PR, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Federação dos Conventions & Visitors Bureau- PR, Instituto Municipal de Turismo, Sebrae/PR, SEHA e Sindetur-PR
. O Salão Paranaense de Turismo tem como patrocinadores Bourbon Hotéis, BWT/Serra Verde Express, Fecomércio PR, Gol, Grupo BRT e Vital Card. São parceiros estratégicos Abrasel-PR, Feijão Amigo, Paraná Turismo, Secretaria do Estado do Esporte e Turismo do Paraná, Infraero, Slaviero Hotéis e Transtupi. Apoiam o evento: ABIH-PR, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Federação dos Conventions & Visitors Bureau- PR, Instituto Municipal de Turismo, Sebrae/PR, SEHA e Sindetur-PR.



Este jornalista cobriu o evento a convite da ABAV-PR, hospedando-se no Bourbon Convention Hotel e voou pelas asas da AVIANCA, minha transportadora oficial.

Para ver todas as fotos do evento clique nos ícones abaixo: 

FOTOS DA ABERTURA

FOTOS CITYTOUR, 1º DIA DE SÃO DO TURISMO E FEIJÃO AMIGO

FOTOS 2º DIA DO SALÃO PARANAENSE DE TURISMO

FOTOS PASSEIO DE TREM ATÉ MORRETES-PR