domingo, 26 de março de 2017

FENAHORT EM URUBICI E OS ENCANTOS DA REGIÃO - CANYON ESPRAIADO

FENAHORT EM URUBICI E OS ENCANTOS DA REGIÃO - CANYON ESPRAIADO


Somente esse ano já perdi as contas da quantidade de vezes que subi a Serra Catarinense, a convite do visionário e que entende muito de turismo e luta pelo desenvolvimento da região, Wirto Schaeffer, em direção a fantástica cidade de Urubici que cresce a olhos vistos, apostando, aliás, acreditando muitíssimo na fantástica indústria do turismo. A cidade já conta com mais de 130 pousadas e mais de 3000 mil leitos e, a cidade, principalmente nos finais de semana está sempre lotada de gente busca não somente as fenomenais belezas da região, mas também suas pousadas, a excelente gastronomia e o seu povo acolhedor. 


Neste final de semana não foi diferente. Com o feriado na Ilha da Magia, a cidade mais uma vez estava cheia e aproveitei o embalo para conhecer a 13ª Festa Nacional das Hortaliças. Quanta força de gente, quanto cheiro de churrasco, quanta comida gostosa, quanta coisa para se ver e comprar. A festa que começou na última quinta-feira, 23, terminou hoje, domingo, 26. 

Clique na imagem para ampliá-la

O município tem o título de Terra das Hortaliças por ser o maior produtor catarinense nesta área, com produção anual de 74 mil toneladas em mais de 20 variedades. Além dos shows nacionais e regionais, a Festa teve caminhada, cavalgada, encontro de turismo, exposições de produtores, paramotor, carros antigos, montain bike entre outras atrações. No programa há apresentações regionais todos os dias e dois shows nacionais: Thaeme e Thiago e Marcos e Belutti. 

CANYON DO ESPRAIADO


Clique na imagem para ampliá-la

Por telefone, ha pelo menos duas semana antes, entrei em contato com a Carol e com o Douglas, do famoso Canyon Espraiado e fiz minha reserva na 4x4 para conhecer este lugar que me diziam ser o mais espetacular de Santa Catarina. Às 10:30hs da manhã do sábado a Carol veio nos buscar na Pousada Véu de Noiva para nos levar até e seu refúgio. Só o caminho já valia a viagem. 


A Carol é extremamente simpática, boa de conversas e causos, dona do lugar, e uma excelente guia e motorista. É braço essa menina, mulher, mãe de um casal de filhos. Incansável e guerreira. 


Lá fomos nós para o Canyon Espraiado, Localizado a 40 km do centro de Urubici, entre a Serra do Corvo Branco e o Campo dos Padres. Uma paisagem de emocionar que inspira contemplação. Apresenta profundos e imponentes paredões que chegam a ter 700 metros de altura, esculpidos pela erosão ao longo de milhares de anos e ornamentados por uma belíssima queda d´água de 90 metros, infelizmente inacessível. 


Mas existem outras que podem e dever ser vivenciadas. As piscinas naturais, os banhos de água pura, limpa, fria, renova a alma de qualquer cristão. Tem gente que gosta de encarar os 26 km morro acima caminhando. Você pode chegar lá lá de moto, desde que que seja leve e preparada para qualquer terreno. 


Você pode subir de 4x4. Não tenha pena do carro e contrate um guia. Obrigatório e fundamental. O ponto de partida é o Refúgio de Montanha Rio Canoas. Lá, você que vai caminhando ou vai de carro particular, estacione teu carro por aí, siga a pé ou de 4x4. Leve muita água, protetor solar, repelente e teu lanche. 


Nossa primeira visão impactante foi a Pedra da Águia. Coisa que a gente só vê em cinema ou no Discovery Chanel. Pois é, tão aqui pertinho de Florianópolis. 


Abrimos, passamos e fechamos a porteira da RPPN Leão da Montanha, a sigla refere-se a Reservas Particulares de Patrimônio Natural cujo objetivo é a preservação da fauna e flora da região. Todavia, atrapalha, e muito um maior desenvolvimento sustentável da região. Nem gado entra lá. Se entrar o dono é multado. Multa alta. De benefício eles não levam absolutamente nada. A estrada é complicada, esburacada e se depender deles vai continuar assim. Uma praga. 

CANYON ESPRAIADO


A visão do Espraiado é algo que emociona. Não tivemos tanta sorte assim. Tivemos é que ter muita paciência, pois o lugar trocava de roupa a todo momento. Tinha hora que estava todo de branco, feito noiva, escondendo todas as suas curvas magnificas, suas encostas e cachoeiras. 


Não se via um palmo a nossa frente por conta da neblina que subia. Em outro momento ela subia um pouco mais me permitindo fazer algumas fotos. 


O percurso até os paredões, até a borda é fantástico porque você cruza córregos, pequenos riachos, cascatas e piscinas naturais. Se tiver calor, leva rouba de banho por baixo e toalha. Tomar banho por ali é fundamental e obrigatório. Não achei a caminhada lá pesada. 


Para quem desce até o fim da queda, até a base do canyon, deve ter u pouco de preparo físico. Que presente aquelas cascatas e piscinas! Minha vontade nem era mais sair dali, mas o tempo começou a fechar de novo e eu queria fazer mais fotos, ou tentar fazer o máximo possível para eternizar aqueles momentos. A reserva eu fiz direto via whatsapp com a Carol: 49 9 9153-1473 - Você pode tentar também neste endereço:https://www.facebook.com/CanionDoEspraiado

POUSADA CASCATA VÉU DE NOIVA


Clique na imagem para ampliá-la

Este é o melhor local para ficar para quem quer se aclimatar, sentir o clima da montanha, ao lado de Cascata Véu de Noiva, com ótimo atendimento, sono espetacular e um atendimento melhor ainda. Mas não esqueça de fazer a sua reserva via e-mail: reservas@urubiciveudenoiva.com.br ou telefones (49) 9 9134-3409 / (49)9 9135-2121. 



São apenas seis cabanas, charmosíssimas e aconchegantes, com toda a mordomia, localizada na Estrada Geral - do Acesso Morro da Igreja. Ao lado da Cascata Véu de Noiva. Não tem como errar e o Denilso, Andreia e família te farão se sentir em casa. O restaurante é bem caseiro, com comida tropeira e até truta grelhada. Se você quer fugir de tudo, ali é o lugar, mas fique tranquilo que você não estará desconectado. Wifi na pousada e no restaurante. 888650-000 Urubici, SC, Brazil.

PARA VER TODAS AS FOTOS CLIQUE AQUI



segunda-feira, 20 de março de 2017

MAIOR FESTIVAL DE TURISMO DO NORTE/NORDESTE DO BRASIL JÁ PROSPECTA CRESCIMENTO

FESTIVAL JPA & G7 OPERADORA


O maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil segue crescendo a olhos vistos. Segundo Claudio Jr, diretor do festival, mais sete países confirmaram a presença no festival. Claudio estava percorrendo os corredores da Bolsa de Turismo de Limboa em Portugal. Já por aqui a G7 Operadora renovou com o Festival JPA pelo sétimo ano consecutivo e estará presente na feira com um lounge, durante os dias 20 e 21 de outubro de 2017, no Centro de Convenções da capital. A operadora é uma das principais empresas do setor no estado. Mais uma vez a G7 estará distribuindo convites para agentes de viagem das principais cidades do interior da Paraíba, com direito a hospedagem.


"A G7 vem participando do Festival praticamente desde o início e podemos perceber o crescimento do evento. É muito importante para nós ter um evento desta proporção aqui na região e é sempre uma excelente oportunidade de fazer negócios, de expor nossa marca e também de fazer um contato mais próximo com nossos clientes e alguns fornecedores", comentou João Júnior, diretor da G7 Operadora.


Quem também confirma presença no FESTIVAL JPA pelo segundo ano consecutivo é a South African Airways que vem investindo no turismo brasileiro e nordestino. “O Nordeste é um mercado muito promissor para a South African Airways, e estar presente no Festival de Turismo de JPA nos faz acreditar na possibilidade de um incremento de passageiros dessa região para os nossos destinos de África, Austrália e Ásia” – afirmou a representante de vendas da companhia no Brasil, Fernanda Palhares. A South African Airways é a principal empresa aérea da África, servindo 56 destinos em parceria com a SA Express, SA Airlink e sua low cost, Mango, entre a África do Sul e em todo o continente, e nove rotas internacionais a partir do seu hub em Johannesburg.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

ENQUANTO ISSO...

Clique na imagem para ampliá-la

A Comercial do Festival JPADaniele Santos, percorria os corredores da exitosa 23ª edição do Salão Paranaense de Turismo, renovando contratos e fazendo novos contatos comerciais. Por ser um destino fenomenal, com roteiros de sol e praia, além dos roteiros pelo interior e festejos juninos, ha o interesse de todos em estar na feira, por isso é o maior festival de Turismo do Norte/Nordeste do Brasil. 



Junte o mais lindo por do sol, na capital paraibana, João pessoa, e descubra porque o festival é o maior e melhor festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil. O Festival do Turismo de João Pessoa é um evento que reúne e promover a integração do setor de viagens e turismo, além de oferecer novos produtos ao mercado. O evento recebe Feira, Fórum, Capacitações e alguns eventos paralelos. Na edição no ano passado circularam pelo pavilhão do Centro de Convenções de João Pessoa quase quatro mil profissionais de turismo, um acréscimo de 14% em relação ao ano anterior. 


Contou com 207 stands, um crescimento de 10,1% comparando com 2015. Entre as empresas expositoras, 33 eram internacionais, o que também resultou num aumento de 10%. Pela primeira vez recebeu o Panrotas next, que aconteceu paralelo e novamente o Fórum de Gestão de Viagens Corporativas em parceria com a ABRACORP.


Festival JPA 100% negócios & lazer

sábado, 18 de março de 2017

AGENTES DE VIAGENS SÃO RECEBIDOS NO ÚLTIMO DIA DE SALÃO EM CLIMA DE ROCK

AGENTES DE VIAGENS SÃO RECEBIDOS NO ÚLTIMO DIA DE SALÃO EM CLIMA DE ROCK




Os agentes de viagens foram recebidos no 23º Salão Paranaense de Turismo no clima Rock’n Roll. A primeira palestra do dia foi realizada por Rafael Maia, sales and marketing manager do Hard Rock Curitiba, inaugurado em 2015. Ele apresentou curiosidades sobre o empreendimento, que é um conhecido produto turístico mundial e tem em Curitiba sua única operação do Brasil. Para Maia, os turistas querem conhecer esse ícone mundial quando visitam Curitiba e apreciam sua estrutura, organização e grandeza enquanto metrópole. 



“Nossa preocupação é com a cidade. O Hard Rock leva o nome de Curitiba para o mundo inteiro”, diz Maia.

Para garantir a presença forte no Turismo, o Hard Rock tem estado ao lado dos principais eventos da cidade, seja de rock ou os que promovam o estilo de vida propagado pela marca: UFC, Harley Daividson, ações sociais de motoqueiros em defesa do câncer de mama, entre outros projetos.


Durante o Salão, Rafael Maia mostrou que o empreendimento de Curitiba tem uma preocupação sustentável a partir de iniciativas como iluminação em led, reutilização da água da chuva, jardim vertical, entre outras iniciativas.  ”Além de todo o potencial turístico, é importante notar a preocupação sustentável do Hard Rock Café Curitiba, o que condiz com o ano do Turismo Sustentável, que é 2017’’, diz o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe.


O ponto alto da atração foi a participação do showman Rogério Cordoni, o Elvis Presley brasileiro. Ele cantou duas canções consagradas do rei do rock. Depois, o agente de viagens Eduardo Debus da Silva, do Rio Grande do Sul, pediu a mão da agente de viagens Aline Debus da Silva, na presença de todos. Eles vieram ao Salão na caravana da ABAV-PR de Porto Alegre.


Como patrocinador do evento, o Hard Rock Café Curitiba recebeu os presidentes das ABAVs estaduais e jornalistas convidados do evento, na noite do dia 17. Os agentes de viagens que vieram com as caravanas, no dia 18, e jantaram no Hard Rock e conhecerão o empreendimento após participarem do Salão.

Clique na imagem para ampliá-la

O Hard Rock é a maior rede de restaurantes temáticos do mundo, com mais de 200 unidades, entre cafés, hotéis e cassinos, que recebe cerca de 100 milhões de visitantes no mundo. Inaugurado em 1971, reconhecido e considerado ícone do entretenimento universal, o Hard Rock está no imaginário da população mundial e representa uma experiência única. O Hard Rock Curitiba é a única unidade em funcionamento no Brasil, sendo considerada uma atração turística e também ponto de encontro para amantes da música, apreciadores da gastronomia e visitantes curiosos pela atração ícone da cultura popular.

VISIT USA - PALESTRA SOBRE ORLANDO LOTA AUDITÓRIO DO 23º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO



Orlando, um dos destinos mais procurados pelos brasileiros, foi tema da segunda palestra da manhã deste sábado, 18, último dia do 23º Salão Paranaense de Turismo. Por ano, o destino recebe cerca de 770 mil brasileiros interessados nos atrativos, compras e muito mais.


O executivo de contas do Seaworld Parks & Entertainment, Felipe Timerman, foi o primeiro a contar as novidades da atração. Segundo Felipe, 2017 marca o último ano dos espetáculos com as baleias orcas, mas inicia uma fase de mais educação ambiental e adrenalina. Exemplo disso é a montanha russa Mako, que tem 61 metros e altura e passeios que chegam a 118 km/h. Também foi destacada a montanha russa Kraken, que foi repaginada com toques de realidade virtual.


Felipe também aproveitou o público qualificado, formado por agentes de viagens de vários estados brasileiros, para divulgar as novidades dos ingressos para o parque, válidas a partir do dia 1º de abril. Os ingressos passarão a serem vendidos por visita e, ao chegar no parque, o turista pode escolher para qual atração deseja utilizar – Seaworld ou Busch Gardens. Ao adquirir um combo de ingressos, o visitante tem até seis meses para utilizá-lo.


O gerente de treinamentos da Visit Orlando, André Almeida, foi o segundo a falar aos agentes de viagens presentes. Ele aproveitou para divulgar as atrações para 2017: Volcano Bay, World of Pandora, Race Through New York Starring Jimmy Fallon e Miss Fortune Falls. Além destas atrações, André divulgou atrativos da cidade de Orlando, como o potencial para compras, com shoppings e outlets; gastronomia; cultura, e esportes, com o Orlando City Soccer Stadium. “2017 é um ano para trabalhar o esporte como oportunidade de vendas. Brasileiro gosta muito disso”, ressaltou André, divulgando que em 2017 também serão inaugurados outros dois hotéis.


André Almeida reforçou todas as oportunidades ofertadas aos agentes de viagens para se tornar especialista no destino. Há um aplicativo e um site voltado para o atendimento aos agentes de viagens www.visitorlando.com/trade. Há também a oportunidade de se tornar agente de viagens especialista em Orlando, com direito a certificado, ao participar dos cursos online oferecidos pela Orlando Travel Academy. Trata-se de uma plataforma on-line de treinamentos, que traz descontos e vantagens exclusivas para agentes de viagens cadastrados.

AÇÃO SOCIAL



A assistente social Cristiane Noronha, do asilo São Vicente de Paulo, em Curitiba marcou presença no último dia do evento, apresentando a instituição que foi apadrinhada pela ABAV-PR durante o mês de março. Durante a campanha, serão arrecadados itens que ajudam a elevar a autoestima das 160 idosas, acolhidas pelo São Vicente: shampoo, condicionador, tintura para cabelo, acetona, lixa de unha e algodão.

ABAV-PR ENCERRA POSITIVAMENTE MAIS UMA EDIÇÃO DO SALÃO PARANAENSE DE TURISMO


Clique na imagem para ampliá-la

Após três dias de intensa programação, a ABAV-PR (Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná) finalizou a 23ª edição do Salão Paranaense de Turismo satisfeita com os resultados. Cerca de 3 mil participantes entre expositores, agentes de viagens e profissionais do trade turístico passaram pelos corredores da feira de negócios, palestras e eventos paralelos.



Anfitrião do evento, o presidente da ABAV-PR Pedro Kempe destacou os pontos positivos na realização de seu primeiro Salão à frente da entidade. “Trouxemos para o evento uma gestão transparente, simples, salientando aquilo que fazemos e representamos na ABAV. O balanço foi bastante positivo, mas é claro que para o próximo ano queremos mais. Várias ideias já surgiram como forma de aprimorar as ações”.  


Clique na imagem para ampliá-la

Além do grande público presente nas duas palestras principais, durante os dois dias de Salão 555 agentes de viagens puderam se qualificar e se atualizar sobre diversos âmbitos da profissão. Entraram em pauta destinos internacionais e nacionais, além de debates sobre o Turismo no Paraná e a qualificação do agente de viagens para o mercado atual. “Diante de uma programação intensa e variada, com duas salas simultâneas, palestras e painéis, tivemos um bom número de participantes, mas que ainda tem potencial para crescer. É de fundamental importância a criação de consciência por parte dos agentes de viagens acerca da oportunidade que eles têm em se aprimorar gratuitamente, no mínimo uma vez por ano, durante o evento”, destacou a diretora de capacitação da ABAV-PR, Ana Paula Lacerda Garcia.

OKTOBERFEST


Clique na imagem para ampliá-la

Para fechar o evento, os participantes do Salão entraram no clima alemão com o lançamento da segunda edição curitibana e primeira, em outras cidades do Estado – o Circuito Oktoberfest Paraná 2017. Pela primeira vez a confraternização de encerramento do Salão aconteceu no próprio local do evento, selando mais uma edição de sucesso.  LANÇAMENTO NO SALÃO PARANAENSE DE TURISMO DA 2ª OKTOBERFEST CURITIBA E CIRCUITO OKTOBERFEST PARANÁ 2017


Para fechar o evento, aconteceu o lançamento da sua segunda edição curitibana e primeira, em outras cidades do Estado – o Circuito Oktoberfest Paraná 2017. A proposta do evento é reunir gastronomia e cultura, com exposição e muito chope artesanal, em três dias de atrações e entretenimento.

Os participantes do 23º Salão Paranaense de Turismo tiveram uma mostra do que será o evento, que neste ano reuniu 23 mil pessoas em Curitiba. A Oktoberfest encerrou o evento do Turismo, animando a festa de agentes de viagens, expositores e público presente no Salão. Para o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe, a Oktoberfest encerrou com chave de ouro o Salão: “Pela primeira tivemos uma confraternização no local do Salão, fechando de fato mais um evento realizado. Com isso, aproximamos mais as pessoas presentes no evento, comemorando mais essa etapa vencida”, concluiu Kempe. Já Susan Klein, idealizadora e organizadora do Circuito Oktoberfest Paraná 2017, divulgou o evento de forma diferenciada. “Esperamos  que o trade turístico tenha gostado e recebido este evento com a mesma simpatia que o público curitibano recebeu a edição de 2016. Assumimos a responsabilidade de fazer de nosso evento uma festa organizada com o mesmo carinho, atrativos, limpeza e organização da festa-mãe”, diz Susan.


Além da 2ª Oktoberfest de Curitiba, que acontecerá entre os dias 7 e 10 de setembro, também receberão o evento em uma primeira versão as cidades de Londrina (25 a 27/08), Ponta Grossa (01 a 03/09), Maringá (14 a 17/09), Cascavel (21 a 24/09) e Foz do Iguaçu (22 a 24/09). O 23º Salão Paranaense de Turismo aconteceu entre os dias 16 e 18 de março, no Expo Unimed, em Curitiba.


Este jornalista, Assessor de Imprensa da ABAV-SC, cobriu o evento a convite fa ABAV-PR, voando pelas asas da minha transportadora oficial AVIANCA e hospedando-se no Slaviero Hotel Palace.

PARA VER TODAS AS FOTOS DESTE SEGUNDO E ÚLTIMO DIA DO EVENTO CLIQUE AQUI


QUALIFICAÇÕES DERAM O TOM NESTE 1º DIA DE 23º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO

QUALIFICAÇÕES DERAM O TOM NESTE 1º DIA DE 23º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO


Abertura da feira


Distribuídas em duas salas, a agenda de qualificação aconteceram hoje, 17, e seguem até amanha, 18, com painéis e palestras. Quatro grandes temas tomaram corpo e perspectivas diversificadas com os painéis: “Vitrine do Paraná Turístico – motivos de viajar!”, com o presidente da Paraná Turismo, prof. Jacó Gimennes, como mediador, e os debatedores: Daniel Wagner, empresário (Hotel Planalto – Ponta Grossa), Tatiana Turra (presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba), e Paulo de Angeli (Festival de Turismo das Cataratas, Foz do Iguaçu); 


Edmar Bull - Presidente Abav Nacional

Turismo MICE, com Edmar Bull (presidente da ABAV Nacional) como mediador, e com os debatedores Adonai Arruda Filho (presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau), Sergio Takao Sato (diretor da Tasa Eventos) e Jeferson Munhoz (diretor nacional de vendas dos Hoteis Bourbon); “Tecnologia e novos modelos de negócios”, às 12h, mediada por Rafael Tortato (Sebrae Paraná), com participação dos debatedores Marta Poggi Borges (ICCABAV), Danilo Brizola (fundador da SnowmanLabs), Erica Marques (responsável pelo Google Business Group no Brasil) e Fabiano Simm (TZ Systems).


Paulo de Angeli (Festival de Turismo das Cataratas, Foz do Iguaçu)

Entre as palestras estão: “Agente de Viagens Vendedor & Motivado”, com a instrutora do ICCABAV/ABAV Nacional, Kelly Malheiros; “Argentina World Friendly”; “Maranhão: Terra das águas”; “O Gestor de Turismo nos dias atuais”, com o instrutor do ICCABAV/ABAV Nacional, Lúcio Oliveira; “Atendimento e prospecção de clientes para hotéis e operadoras”, com André Berberi, da Signature Brasil; “África do Sul, além do Luxury, by Domus Operadora”, com Fernanda Doria (HIP Hotels International Partners) e Ricardo Velasco (Akilanga DMC); capacitação da Travelport, que trará todos os detalhes sobre o My PNR, com Ricardo Serain; “Segmentação de cruzeiros – a escolha certa está aqui”, com André Mercanti, diretor comercial da Norwegian Cruise Line (MG Travel); “O Gestor de Turismo nos dias atuais”, com Lúcio Oliveira; “Buenos Aires Innovadora”, com Maria Laura Pierini (Inprotur – Argentina);  “Litoral PRa você – destino de experiências”, com Rafael Andregueto; “Agências de viagem on-line: melhor caminho para minha agência”, com Marta Poggi Borges, pelo ICCABAV; “Minas Gerais: venha viver a sua história”, com Ane Machado; “Destinos – Caribe: Cancun e Riviera Maya”, com Lilian Zanon; “Navegando nas novas ondas da MSC Cruzeiros”, com Victor Spirandelli; e “Agência de viagens como negócio turístico inteligente”, com Professor Gandara.

PALESTRAS DIVERSIFICADAS PARA AGENTES DE VIAGENS



O primeiro dia de programação técnica do 23º Salão Paranaense de Turismo reuniu nesta sexta-feira (17), agentes de viagens em painéis e palestras bastante diversificadas. Entraram em pauta destinos internacionais e nacionais, além de debates sobre o Turismo no Paraná e a qualificação do agente de viagens para o mercado atual.



Na primeira palestra da tarde, Paula Fariña, que atua no Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina trouxe para o público ofertas tradicionais e novidades com o foco em Buenos Aires, como o uso de bicicletas e carros elétricos em lugares pouco visitados da região. Ainda na parte de destinos, a África e seus encantos também foram mostrados na palestra da representante e executiva da HIP Hotels Internacional Partners, Fernanda Doria, e do diretor da Akilanga Brasil, Ricardo Velasco. Eles apresentaram os serviços oferecidos e o que o cliente pode encontrar no destino, como os safaris, além das novidades hoteleiras.



Representando os destinos nacionais, pela primeira vez o Maranhão marcou presença no evento, com a palestra do secretário adjunto de turismo do estado, Hugo Veiga. “Quero convencer os agentes de viagens a formatar novos produtos que agucem o interesse dos consumidores”, afirmou o maranhense.



O Paraná também não poderia ficar de fora da programação. No painel “Vitrine do Paraná Turístico – Motivos de Viajar”, o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, apontou que a região possui um elevado potencial turístico, mas que ainda acaba apresentando ao público externo apenas o litoral, a capital Curitiba e a cidade de Foz do Iguaçu. “São ao todo 14 áreas de turismo no Paraná e é necessário falar sobre elas”, destacou. Complementando o tema, foi lançado o Programa de Incentivo ao Turismo Interno no Paraná. A ideia é incentivar as empresas a apostarem nos destinos emergentes do estado.



Na parte de qualificação sobre a profissão de agentes de viagens, o dia contou com três palestras. Para falar sobre a gestão do turismo nos dias atuais, o palestrante do ICCABAV, Lucio Oliveira, foi convidado. Oliveira acredita que o profissional precisa ser um empreendedor de seu próprio negócio, conhecendo todas as possibilidades para a realização de seu trabalho. “Visão de dono, coragem empreendedora e entender as competências do mercado é essencial para saber lidar com as tendências mercadológicas”, argumenta.



Em “Agente de Viagens vencedor & Motivado”, a palestrante do ICCABAV, Kelly Malheiros, destacou que superar as expectativas de quem o contrata é a chave para o sucesso, já que o agente de viagem é um consultor de experiências. Encerrando o tema, o consultor de expansão da Signature Brasil, André Berbéri, mostrou a importância das prospecções e o bom atendimento ao cliente. Berbéri defendeu que é preciso que o agente de viagens crie uma lógica no seu atendimento a fim de melhorar o processo de venda.  Distribuída em duas salas, a agenda de qualificação segue sua programação amanhã, dia 18 de março, com painéis e palestras.  


Clique na imagem para ampliá-la

Completou a programação do dia 17, às 16h30, com o lançamento do Programa de Incentivo ao Turismo Interno (PITI), iniciativa da Paraná Turismo, tendo como anfitrião do evento o seu presidente, Prof. Jacó Gimmenes. 

13ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná


Clique na imagem para ampliá-la

Como principal evento paralelo do Salão acontece a 13ª Mostra de Regiões Turísticas do Paraná, organizada e promovida pela Paraná Turismo e Secretaria do Estado do Esporte e Turismo do Paraná. Neste ano, a Mostra continuar com o objetivo de divulgar o Estado como um destino turístico singular, diferente e muito apropriado para públicos de turistas de todas as idades e perfis.



“Diferente dos anos anteriores, esse ano a Mostra fechou o pavilhão da Feira de Negócios. "Estamos em um novo espaço, mais amplo e diferenciado, com estandes que divulgam as 14 regiões turísticas de nosso Estado”, conta a diretora do setor de Feiras e Eventos da Paraná Turismo, Vania Climinacio. Para o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe, a Mostra faz parte do Salão. “É um privilégio contar com os empresários locais divulgando seus empreendimentos e negócios. A Mostra só engrandece o evento da ABAV-PR”, diz Kempe.



Devido às muitas possibilidades como destino, o Paraná divide-se em 14 regiões e se destaca por belezas naturais inigualáveis, grandes reservas de Mata Atlântica preservada, rios, cachoeiras; um rico acervo histórico e cultural; diferentes alternativas de lazer e gastronomia. 



Estas são as regiões: Campos Gerais; Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu; Corredores das Águas; Ecoaventuras e Histórias e Sabores; Entre Morros e Rios; Lagos e Colinas; Litoral do Paraná; Norte do Paraná; Norte Pioneiro; Riquezas do Oeste; Rotas do Pinhão; Terra dos Pinheirais; Vale do Ivaí e Vales do Iguaçu.



“Nesse ano, convidamos as regiões para elegerem quatro atrativos turísticos prontos para serem divulgados aos agentes de viagens. São produtos concretizados”, comenta Vania. Além dos atrativos turísticos, a Mostra também vai focar no artesanato rural, que é diferenciado e também é fruto de uma parceria com a Emater. A gastronomia regional também estará presente. “Algumas regiões deverão trazer seus práticos típicos para degustação”, adiantou Vania.



A Mostra das Regiões Turísticas do Paraná é um evento tradicional do Governo do Estado do Paraná e há 13 anos ocorre como evento paralelo do Salão. A proposta da ABAV-PR é envolver o público estratégico para o Turismo regional que está reunido em Curitiba nos dias do evento e divulgar o Turismo do Paraná. “Essa parceria entre Paraná Turismo e ABAV-PR deu certo”, finaliza Vania.

SANTA CATARINA NO SALÃO



A presença do estado catarinense foi marcante. Somente a ABAV-SC trouxe cinco caravanas de agentes de turismo além de operadoras. Isso significa muito além da união das ABAVs, mas também a importância que Santa Catarina da ao seu estado vizinho, grande emissor de turistas para o nosso litoral, bem como a importância ao Salão Paranaense de Turismo.


Clique na imagem para ampliá-la

Valdir Valendowisky, Presidente da SANTUR, comandava o estande catarinense. 

PARA VER TODAS AS FOTOS DESTE SEGUNDO DIA DE SALÃO PARANAENSE DE TURISMO CLIQUE AQUI