terça-feira, 6 de março de 2018

AÇÕES DA EMBRATUR CONTRIBUEM PARA MELHORAR A ECONOMIA BRASILEIRA

AÇÕES DA EMBRATUR CONTRIBUEM PARA MELHORAR A ECONOMIA BRASILEIRA

Janeiro registra recorde do gasto de turista estrangeiro no Brasil 

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) participou diretamente do resultado que, de acordo com o levantamento do Banco Central, foi o maior registrado para o primeiro mês do ano em toda a série histórica iniciada em 1990. Comparado com os demais meses, a receita com o turismo internacional só não foi maior que junho e julho de 2014, meses da Copa do Mundo, quando o montante foi de US$ 793 milhões e US$ 785 milhões, respectivamente. 

A primeira campanha totalmente digital do Instituto, por exemplo, registrou em dois meses mais de 50 milhões de views dos vídeos, o que resultou melhor movimento de turistas sul-americanos ao Brasil dos últimos cinco anos. As interações atingiram a marca de 300 mil no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube, contabilizando apenas os canais da Embratur.

A implantação do visto eletrônico, certamente, fará com que fevereiro esse número aumente. No balanço feito após a adoção da medida, levando-se em conta os primeiros 22 dias do mês de fevereiro, comparado ao mesmo período de 2017, o Ministério das Relações Exteriores registrou um aumento de 80% nos pedidos de visto nos Estados Unidos. Também foi apontado um aumento de 35% nos pedidos feitos no Japão, assim como de 64% na Austrália. Quanto ao Canadá houve um aumento de 23%. 


“Não há dúvida que o nosso resultado influencia no aumento de atração dos turistas estrangeiros e, consequentemente, no gasto desse viajante no País. Acreditamos, também, que o plano Brasil + Turismo, medidas para fortalecer o setor no País, irá contribuir para este aumento. O pacote engloba, além da emissão de vistos eletrônicos, a ampliação da conectividade aérea, modernização da Lei Geral do Turismo, melhor aproveitamento de áreas da União, qualificação profissional, fortalecimento dos órgãos estaduais de turismo, a transformação da Embratur em serviço social autônomo (agência)”, destaca o presidente do Instituto, Vinicius Lummertz. 

O PL 2724/2015, que eleva, também, a participação do capital estrangeiro com direito a voto nas empresas de transporte aéreo está para ser votado, em caráter de urgência, na Câmara dos Deputados. “Com o aumento da conectividade seremos mais produtivos, e chegar próximos a patamares internacionais. Isso fará com que o Brasil consiga subir alguns degraus na competitividade, tanto para o turismo, quanto na atração de investimentos para o País”, afirma Lummertz. 


Segundo o presidente da Embratur diante dos entraves burocráticos, o Brasil consegue avançar de maneira mais eficaz, impulsionando a economia e fortalecendo diversos setores da cadeia produtiva. “É preciso haver um reforço na promoção e na modernização da autarquia como forma de ampliar ainda mais o faturamento do País com os visitantes internacionais e reduzir o déficit na balança comercial do turismo”, finaliza.  



Na comparação entre janeiro de 2018 e o mesmo mês de 2017, o salto na receita com o turismo internacional foi de 17,86%. No primeiro mês do último ano, os estrangeiros injetaram US$ 661 milhões contra os US$ 779 milhões deste ano.



domingo, 4 de março de 2018

PERU LEVA DESTAQUES DO TURISMO E RICA GASTRONOMIA PARA UGART 2018

PERU LEVA DESTAQUES DO TURISMO E RICA GASTRONOMIA PARA UGART 2018

Turismo de luxo e aventura integram passeio para conhecer o Candelabro de Paracas (ICA). Foto: Marco Garro

País participa pelo segundo ano consecutivo da 33ª Feira de Negócios Turísticos da UGART/BRAZTOA como expositor e reforça a promoção do destino através dos pacotes turísticos oferecidos por empresas associadas das duas entidades, sediadas na região Sul do Brasil. Foi realizada, na última sexta-feira (02/03), a capacitação "Peru Fascinante - Novidades e Segmento Luxo", para mais de 200 agências de viagens. Além do destaque para o turismo, uma aula de culinária peruana com degustação será oferecida na área de convivência da feira, com o chef peruano Luiz Yagui, do restaurante Zero Sen, de Porto Alegre. 

Milagros Ochoa de Koepke e Roque Della-Méa

Dando continuidade às ações de promoção do Peru na região Sul do país, considerada uma das mais fortes em potencial turístico para o Peru, o país participou pelo segundo ano consecutivo da 33ª Feira de Negócios Turísticos da UGART/BRAZTOA, realizada nos dias 02 e 03 de março de 2018, em Porto Alegre (RS). Além de participar como expositor, com um stand institucional, foi realizada capacitação "Peru Fascinante - Novidades e Segmento Luxo", para mais de 200 agências de viagens. A apresentação foi feita pela diretora de Turismo do Escritório Comercial do Peru no Brasil, Milagros Ochoa, no auditório da feira.


Milagros Ochoa de Koepke,  chef Luis Yagui e Ariadne Pereira

Além do destaque para o turismo, uma aula de culinária peruana com degustação foi oferecida na área de convivência da feira, com o chef peruano Luiz Yagui, do restaurante Zero Sen, de Porto Alegre. A partir das 17h, aconteceu a aula de Ceviche clássico, e na sequência, de Pisco Sour. Além de aprender a fazer o prato e drink icônicos da culinária do Peru, os participantes puderam provar as iguarias.


Ariadne Pereira

Dos estados emissores do Brasil ao Peru, o Rio Grande do Sul representa 8%, registrando crescimento significativo em sua participação, que em 2013 era de 5%. São mais de 10 operadoras de turismo associadas à UGART, que comercializam o destino Peru e participam da Peru Week desde 2014. Além disso, outras operadoras associadas à BRAZTOA e que vendem o destino Peru também estiveram como expositoras na feira da UGART, fortalecendo ainda mais a divulgação do destino através dos pacotes turísticos pra o Peru, com roteiros para Lima, Paracas, Cusco, Puno e Arequipa, destacando os segmentos de Luxo, Gastronomia e Turismo de Aventura.

Além de promover o país, o Escritório Comercial do Peru no Brasil, em coordenação com a PROMPERÚ (Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo), tem incrementado o relacionamento com os profissionais do trade turístico dos estados do Sul do Brasil para promover também a conectividade aérea Porto Alegre-Lima, que conta atualmente com voos diários da companhia Avianca. No total, são 56 voos diretos semanais ligando o Brasil ao Peru, partindo de São Paulo (33 voos), Rio de Janeiro (11 voos), Porto Alegre (sete voos) e Foz do Iguaçu (cinco voos), através das companhias aéreas LATAM e Avianca.

Informações sobre destinos turísticos do Peru: http://www.peru.travel/pt-br/




REDE TERMAS GRAVATAL - UM DOS STANDES MAIS VISITADOS NA 33ª FEIRA UGART/BRAZTOA EM PORTO ALEGRE - RS

REDE TERMAS GRAVATAL - UM DOS STANDES MAIS VISITADOS NA 33ª FEIRA UGART/BRAZTOA EM PORTO ALEGRE - RS


A Rede Termas de Gravatal (Hotel Termas e Hotel Termas do Lago) comemoram o sucesso de sua estande, um dos mais visitados na 33ª Feira UGART/BRAZTOA, que terminou neste último sábado, em Porto Alegre - RS. O sucesso aconteceu por conta dos hotéis possuírem a melhor água termal do Brasil e a terceira do mundo. Além disso, foi servido aos visitantes o melhor sagu, cujo segredo é justamente ser feito com a melhor água termal. 

Clique na imagem para ampliá-la

Essa última edição da Feira de Negócios Turísticos UGART / Braztoa apresentou várias novidades, na sua localização, formato e atrações. O resultado foi um sucesso, confirmado pela grande maioria dos participantes. Focada exclusivamente no agente de viagem, a feira reafirma seu slogan: UM MUNDO DE IDEIAS - Atualização, Conhecimento, Network e Negócios. Além de ÁREA DE CONVIVÊNCIA para network, experiências e DEGUSTAÇÕES GASTRONÔMICAS, ÁREA DO CONHECIMENTO com palestras e capacitações, RODADA DE NEGÓCIOS entre os expositores, LOUNGE DE MARKETING e LOUNGE JURÍDICO para dúvidas legais. A Feira aconteceu no moderno Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, com todas as facilidades de um shopping como: estacionamento, praça de alimentação e lojas para as mais variadas necessidades. 


Localizado na cidade de Gravatal-SC, o Hotel Termas oferece o que há de melhor em hotelaria para você relaxar com sua família e amigos. É o mais tradicional e completa da cidade de Gravatal, aliando tradição e modernidade em meio a muita natureza, piscinas, lazer, gastronomia e água termal. É o mais procurado de Santa Catarina tendo próximo o Aeroporto de Jaguaruna, servido pela LATAM e AZUL. O Rede Termas faz o transfer. 



sexta-feira, 2 de março de 2018

FESTA DA COLHEITA DA UVA COMEÇA SÁBADO NA ABREU GARCIA

FESTA DA COLHEITA DA UVA COMEÇA SÁBADO NA ABREU GARCIA

Foto: Antonio Carlos Mafalda

Evento aguardado o ano todo especialmente pelos apaixonados pelo vinho, a festa da colheita da uva (Vindima) da Abreu Garcia abre neste sábado com receptivo e almoço harmonizado na sede da vinícola, em Campo Belo do Sul. 


A programação se estenderá durante todo o mês. A exemplo dos anos anteriores, a época de colheita das uvas anima a região e impulsiona o desenvolvimento do que se convencionou chamar enoturismo, segmento para o qual a Serra catarinense e entorno têm comprovada vocação.

Jean Pierre - Foto: Antonio Carlos Mafalda

Ao ser aberta neste sábado, os turistas, visitantes e moradores das diversas regiões poderão participar de passeios que incluem a colheita, degustações, almoços, sunset, entre outros atrativos. Para que se tenha uma noção mais exata das atrações na Abreu Garcia, o agrônomo e enólogo Jean Pierre Rosier explica que a safra deste ano é de excepcional qualidade: "Com índices de maturação raramente verificados”. Isto é, "Vinhos com um sabor intenso e profundo. Um aroma complexo, de notas diferentes que compõem uma só sensação. Uma cor limpa e viva. É esperar para saborear e comprovar”.


Rosier estima que a safra deste ano, em termos de quantidade, se encontra dentro das previsões e próxima das colheitas anteriores. “Estimamos uma produção de aproximadamente 45 toneladas”, comemora o especialista. 

Foto: Antonio Carlos Mafalda

Segundo acrescenta o enólogo Leonardo Ferrari, também da Abreu Garcia“Os tintos de variedades precoces que já foram colhidos estampam a intensidade de cor, sabor, aroma e elegância em taça. Exemplo o nosso potente e promissor Pinot Noir”.


Quem experimentar subir a Serra Catarinense nessa estação, não esquecerá jamais. Além da variedade dos vinhos, numa das regiões mais ricas em biodiversidade, a harmonização com a gastronomia é um show à parte. São muitos os sabores para quem deseja se surpreender à mesa. Na Abreu Garcia, o chef Fabrício Kleis vai comandar a cozinha.


A Abreu Garcia está localizada no interior do município de Campo Belo do Sul. Para chegar ao local, é preciso observar o Km 266 da BR 282 e entrar na estrada de acesso que leva ao local, conhecido por Alto Travessão. Qualquer dúvida, ligue (49) 98848-4658 e terá todas as orientações sobre que rumo tomar. É recomendável fazer reservas antecipadas.



quinta-feira, 1 de março de 2018

CAMPANHA DIGITAL DA EMBRATUR ATINGIU MAIS DE 50 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES

CAMPANHA DIGITAL DA EMBRATUR ATINGIU MAIS DE 50 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES

Pela primeira vez 100% digital, as peças da campanha também tiveram grande impacto nas redes sociais

Imagem da campanha da Embratur "Aqui hablamos Portuñol: en Brasil todo mundo se entiende"

A primeira campanha totalmente digital da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) foi um sucesso. Em dois meses, foram mais de 50 milhões de views dos vídeos da campanha. As interações atingiram a marca de 300 mil no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube, contabilizando apenas os canais da Embratur.

"Aqui hablamos Portuñol: en Brasil todo mundo se entiende" – em tom de bom humor a campanha da Embratur convidou os vizinhos latino-americanos a desfrutarem das belezas do verão brasileiro por meio das redes sociais, portais e influenciadores, mostrando que apesar de ser o único país da região a falar português, a hospitalidade é um traço marcante do brasileiro, e o portunhol poderia ser o idioma oficial do verão.

Além disso, influenciadores locais, de países da América do Sul, foram convidados para passar alguns dias em diferentes destinos do Brasil, e produziram materiais com muita autenticidade, em uma linguagem direta, fácil e ágil, características muito buscadas pelos turistas na busca por informações na hora de viajar.

A campanha contemplou dois filmes, oito vídeos em ‘Portuñol’ com a youtuber Consuelo #dicaboa; um Guia de Expressões em ‘Portuñol’ em formato colaborativo; playlists de verão no Spotify, além de ações no Instagram, Facebook e Twitter. Além disso, no VisitBrasil – portal oficial da Embratur para divulgar o Brasil no exterior – os agentes de turismo encontraram um kit completo de peças para download gratuito.


"O viajante em busca por informações de viagens, invariavelmente, passa pela internet, através principalmente dos dispositivos móveis.  A ideia, para ampliar o alcance, foi usar as muitas plataformas digitais com focos nos países prioritários da América do Sul", declara Walter Vasconcelos, diretor de Marketing da Embratur. "As histórias das outras pessoas são determinantes no início da jornada. A ideia, para ampliar o alcance, foi usar influenciadores digitais de vários países da América do Sul, além dos espaços de mídia digital, para potencializar a mensagem para os turistas potenciais", completa o diretor.

Impacto


O alcance desta campanha garantiu grande destaque para o Brasil e para seus diversos destinos. "Conseguimos criar um posicionamento singular, que reflete a identidade do Brasil e dos brasileiros, formando uma conexão simpática do País com os turistas", comemora Vinicius Lummertz, presidente da Embratur. "Mais do que isso: este verão vem apresentando indicadores de que baterá recordes na chegada de turistas estrangeiros. Regionalmente, as secretárias e entidades estaduais comemoram a vinda dos estrangeiros. Somente no carnaval tivemos a estimativa de 400 mil turistas de fora do país vindo para nossa festa. Isso mostra que os esforços bem direcionados trazem bons resultados", completa o presidente.

Investimento

No total, a Embratur investiu na campanha R$ 5 milhões e, pela primeira vez, a campanha teve foco no digital. O presidente destaca que os resultados foram significativos, apesar do baixo investimento e lembra a necessidade de aprovação do PL 2724/2015 que transforma a Embratur em agencia e dará mais musculatura ao orçamento, já que não dependerá apenas da União.

"Desenvolvemos um bom trabalho, direcionando os esforços. Foi uma experiência que mostra também que a promoção está mudando, e com um bom planejamento conseguimos extrair um bom resultado. Isto não quer dizer que não precisamos de grandes investimentos. Com aportes significativos na promoção internacional, conseguiremos resultados ainda mais expressivos ", reforça o presidente.

Além da campanha publicitária para a América Latina, o instituto tem promovido ações pontuais como a emissão do visto eletrônico para turista da Austrália, Japão, Canadá e Estados Unidos. No primeiro mês em vigor, a medida gerou um aumento de expressivos 80% na procura por vistos de turistas norte-americanos.



EMBRATUR BUSCA INCREMENTAR TURISMO BRASILEIRO EM PORTUGAL

EMBRATUR BUSCA INCREMENTAR TURISMO BRASILEIRO EM PORTUGAL

Instituto apresenta destinos e atrativos do Brasil e promove ações de relacionamento com o trade internacional na BTL 2018

Luiz Machado, Embaixador do Brasil em Portugal; António Costa, primeiro ministro de Portugal; Fátima Vila Maior, da BTL, e Gilson Lira, da Embratur, no estande do Brasil na BTL 2018 

Portugal é considerado um mercado prioritário para o turismo brasileiro. Na lista dos turistas que mais visitam o Brasil, o país ocupa a 5ª posição em âmbito dos países europeus. Por isso, com o objetivo de apresentar novos atrativos e destinos turísticos brasileiros ao trade internacional, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) participa, a partir desta quarta-feira (28), de mais uma edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que acontece até o próximo domingo, dia 4.


Além dos destinos já conhecidos pelo turista português, Rio de Janeiro e São Paulo, Salvador, Ilhabela, Caraguatatuba, São Sebastião (SP), além dos estados de Pernambuco, Amazonas, Mato Grosso, Alagoas, Rio Grande do Sul, Paraíba e Pará, estarão presentes no estande da Embratur. A exposição do Brasil também contará com o setor privado, com operadores de turismo, meios de hospedagem e companhia aérea. O programa de hosted buyers (compradores internacionais), apoiado pela Embratur, também se apresentará como ferramenta de geração de negócios para o Brasil durante a feira. Os operadores russos, britânico, francês e italiano se reúnem com os representantes do trade brasileiro no estande da Embratur.


Para o presidente Vinicius Lummertz, a feira é, ainda, o momento ideal para estreitar a relação com os profissionais do setor e fortalecer a imagem da marca Brasil no exterior. “Precisamos fortalecer a imagem do País, garantir mais negócios e gerar emprego renda no turismo brasileiro, setor que movimenta 52 (cinquenta e dois) setores da economia do nosso País”, destaca.

Reunião de relacionamento com representantes do Brasil, Cabo Verde e Portugal

Além das ações de relacionamento, a Embratur participou de um encontro promovido na Embaixada do Brasil em Portugal, pela Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV), para tratar da possibilidade de novos voos operados pela empresa. A ideia dos representantes da TACV é fazer com que os voos que partem da Europa passem pelo país. 


“A Embratur busca ampliar a conectividade com mercados prioritários, com o objetivo de potencializar a competitividade do país e diversificar os destinos brasileiros comercializados”, completou Raíssa Neumann, técnica especializada da Coordenação de Inteligência Competitiva e Mercadológica, da Embratur. A companhia aérea irá, ainda, oferecer um coquetel no pavilhão da BTL para relacionamento entre o trade brasileiro e o português.


terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

JOÃO PESSOA-PB DESEMBARCOU EM USHUAIA - PATAGÔNIA FANTÁSTICA ARGENTINA

JOÃO PESSOA-PB DESEMBARCOU EM USHUAIA - PATAGÔNIA FANTÁSTICA ARGENTINA


Aconteceu nesta segunda-feira a noite, 26, em Ushuaia, a cidade mais astraL do planeta um importante encontro dentro do convênio realizado entre as cidades de João Pessoa e Ushuaia, convênio este que foi assinado durante o maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o FESTIVAL JPA. O evento foi realizado na Antiga Casa Beban, um espetacular espaço cultural de Ushuaia.


Participaram do evento o Secretário de Turismo de Ushuaia, Juan Cherañuk, o Secretário de Cultura e Educação, David Ferreyra, Cristiane Cavalli, Diretora Assuntos Internacionais do Município de Ushuaia de mais artistas e autoridades do trade de João Pessoa, a exemplo de Ana Flávia Campos, Diretora de Marketink da SETUR´JP, Clovis Júnior, artista de reneme e que está expondo suas obras na Terra do Fogo, Saulo barreto, Diretor de Projetos de João pessoa - PB e o cantos e compositor Welinton REGADAS. 


Às 18hs Ana Flávia Campos, Diretora de Marketing da Setur-JP foi realizou capacitação do destino João Pessoa que contou coma presença de várias pessoas do trade turístico de Ushuaia, interessados nesse destino maravilhoso.


Às 19hs foi aconteceu a inauguração oficial da mostra artística assinada por Clóvis Júnior, quem expôs 18 telas que exibem todo seu grande e reconhecido talento seguido de um coquetel para os presentes. O cantor e compositor Wellington Regadas, brindou todos os presentes com a música alegre e contagiante da Paraíba que fez com muitos dos brasileiros presentes dançassem curtindo a alegria da cultura do Brasil no Fim do Mundo.

Clique na imagem para ampliá-la

Dando continuidade ao Convênio de Cooperação, as duas Secretarias de Turismo já planejam as próximas ações que será em Outubro na cidade de João Pessoa, durante o Festival de Turismo de João pessoa, onde Ushuaia pela terceira vez, com um Festival Gastronômico, capacitações do destino. O 8º Festival de Turismo de João Pessoa faz parte do calendário de eventos que a Argentina participará em 2018 e que acontecerá nos dias 19 e 20 de Outubro.

Clique na imagem para ampliá-la


domingo, 25 de fevereiro de 2018

WORKSHOP TURÍSTICO NA REGIÃO DAS MISSÕES

WORKSHOP TURÍSTICO NA REGIÃO DAS MISSÕES


Nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2018, desde às 8:00 estará ocorrendo o Workshop com empresas ligadas ao turismo na Região das Missões. A Organização é da Operadora Caminho das Missões com apoio da Pousada das Missões, com parceria com a Gloss Turismo de Porto Alegre que estarão trazendo 40 participantes entre agentes e guias de turismo.


Workshop é um método de marketing turístico e é uma designação para viagens onde comercializadores e técnicos na área de turismo conhecem determinado destino a fim de se familiarizar com os produtos que estão sendo ofertados aos diferentes nichos e mercados. 40 participantes estarão conhecendo, através de guiamento técnico, os atrativos de Santo Ângelo, onde visitarão a Catedral, Memorial Prestes, Verzeri e outros atrativos como a questão indígena Guarani. 


No Caaró conhecerão a história da canonização dos Santos Missioneiros elevarão para seus locais de origem a água milagrosa, responsável pela cura de câncer e outros males e que levou a santificação de Roque Gonzales, Afonso Rodrigues e João de Castilhos. Em São Miguel estarão junto ao Patrimônio Histórico da Humanidade aprofundando estudos e conhecendo uma das mais belas histórias que o cristianismo produziu em toda a humanidade.


Estão previstos cafés da manhã, almoços e jantares que encantarão os comercializadores. A ideia é que estas empresas a partir de seu retorno até suas cidades comecem a comercializar o Destino Missões. O turismo exige que a conexão comercial seja muito além das fronteiras dos municípios, para isto técnicas de relacionamento mercadológico são fundamentais para abarcar o máximo de territórios em curta, média e longa distância.


sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

MOUNTAIN DO NA ILHA MAIS ASTRAL DO PLANETA

MOUNTAIN DO NA ILHA MAIS ASTRAL DO PLANETA


Você que é corredor/maratonista, não importa se é amador ou profissional, pois o Mountain Do é uma prova mais de contemplação, companheirismo, superação e da mais pura diversão nos lugares mais espetaculares do mundo. 


Some-se a isso correr e desfrutar da melhor estação de esqui da América Latina, o Cerro Castor, andar de trenó com os huskyes do Vale Encantado Siberianos Del Fuego, desfrutar do Valle Las Cotorras e Ushuaia Blanca, fazendo esqui nórdico, passeios de 4x4 e motos de neve de dia ou a noite, navegar pelo Canal de Beagle, provar de uma gastronomia impecável de Ushuaia...


Isso é apenas um pouco, eu disse um pouco do que será o Mountain Do Ushuaia, Terra do Fogo, na patagônia Fantástica Argentina, uma prova onde você percorrerá trilhas, bosques, vales nevados, montanhas e muita neve num dos lugares mais espetaculares do Globo. 


A hora de fazer a inscrição é agora, pois você poderá já comprar a sua passagem aérea e reservar hotel. Agora todos os preços são de baixa temporada. Deixar para última hora o preço pode mudar muito. Confira o vídeo acima, veja o cenário onde até o filme "O Regresso" com Leonardo DiCaprio foi filmado. Impossível não se encantar. Aproveite e faça já sua inscrição

Cilene Del Faro, o hotel dos Brasileiros em Ushuaia, e a Criollos a nossa Agência de Turismo


EMBRATUR APOIA PROPOSTA DE TRANSFORMAR DESTINO CATARINENSE EM DISTRITO TURÍSTICO

EMBRATUR APOIA PROPOSTA DE TRANSFORMAR DESTINO CATARINENSE EM DISTRITO TURÍSTICO

Prefeito de Penha apresenta projeto para criação de área para investimentos em parques temáticos, entretenimento e lazer

Vinicius Lummertz se reúne com prefeito de Penha, Aquiles da Costa e equipe 

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz recebeu, nesta quarta-feira (21), o prefeito do município catarinense de Penha, Aquiles da Costa, que apresentou projeto de transformação da cidade em Distrito Turístico com a criação de uma área designada especialmente para investimentos em parques temáticos, hotéis, entretenimento e lazer. 

O objetivo é reservar terrenos às margens da BR-101 e ao longo da rodovia Transbeto, que passa em frente ao parque temático Beto Carrero World, para reunir novas atrações e equipamentos turísticos para atrair mais turistas para a região. A proposta é bem vista pelo presidente da Embratur já que existe potencial na região, mas considera necessária a desburocratização dos processos para atração de investidores nacionais e internacionais. 


“É preciso melhorar o ambiente de negócios para que os empresários invistam no turismo brasileiro. A insegurança jurídica é outro entrave que precisa ser trabalhado para que os investidores internacionais apostem cada vez mais no Brasil. A região tem potencial para esse segmento, como mostra o sucesso do Beto Carrero World”, explica Lummertz.


O Beto Carreiro World recebe mais de 2 milhões de visitantes por ano e a ideia é oferecer mais infraestrutura turística e opções de entretenimento e, assim, aumentar a demanda. O prefeito estuda a possibilidade de redução da alíquota de ISS para 2% como forma de atenuar o impacto negativo que os altos impostos geram para os investidores e empresários do turismo e incentivar investimentos no projeto. 

Aquiles da Costa lembra que, além do potencial para parques temáticos, Penha tem 31 quilômetros de orla, com 19 praias e tradição no estado para o Turismo de Eventos. “Temos um amplo calendário com eventos culturais, religiosos e esportivos. A vocação da cidade para o turismo é grande e pretendemos fazer de Penha a capital nacional do turismo temático. Será o primeiro distrito turístico do país", afirma o prefeito.

PENHA


Localizada no litoral norte de Santa Catarina, Penha tem 31 mil habitantes, com grande densidade demográfica e crescente participação no PIB do estado. A região tem belas praias e gastronomia rica, com destaque para os frutos do mar – a cidade é uma das principais criadoras de mariscos do país. A rede hoteleira já conta com 4 mil leitos e a ideia é que os investimentos no turismo e em meios de hospedagem como hotéis e resorts potencializem esses números para melhor receber a demanda crescente de visitantes nacionais e internacionais.


quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

EMBRATUR LEVA DIVERSIDADE TURÍSTICA DO BRASIL PARA A COLÔMBIA

EMBRATUR LEVA DIVERSIDADE TURÍSTICA DO BRASIL PARA A COLÔMBIA

Instituto inicia as agendas e as ações promocionais no país por meio da participação na ANATO 2018

Estande do Brasil na ANATO 2018

Começou nesta quarta-feira (21) o evento internacional de turismo mais importante da Colômbia: a Feira Vitrina Turística ANATO. A participação do Brasil, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), será marcada pela apresentação no mercado colombiano da diversidade de ofertas, com o lançamento do voo Bogotá-Recife, segmentos já consolidados (Sol e Praia, Cultura, Ecoturismo e Aventura, Negócios e Eventos e Esportes) e nichos que estão sendo muito procurados, como compras e lua de mel. A feira acontece até o dia 23, em Bogotá.

Bahia; cidades de São Paulo, como Caraguatatuba e Ilhabela; Foz do Iguaçu, Pernambuco e Rio de Janeiro serão os destinos representados na feira. A exposição do Brasil também contará com o setor privado, com operadores de turismo, meios de hospedagem e agência de turismo.

Durante o evento, o Instituto oferece aos visitantes a possibilidade de uma "viagem" para as paisagens incríveis do Rio de Janeiro através de óculos de realidade virtual, bem como uma oficina de preparação de itens da gastronomia brasileira.

A ação é mais uma iniciativa conjunta da Embratur, do Comitê Descubra Brasil e da Embaixada do Brasil em Bogotá, realizada com o apoio do Ministério das Relações Exteriores. O Brasil pretende ampliar o conhecimento do trade internacional sobre a diversidade da oferta turística nacional. Com um estande de 108m², terá como públicos-alvo o trade e potenciais turistas, com apresentação de multiprodutos.

De acordo com a assessora da Diretoria de Inteligência Competitiva e Promoção Turística do Instituto, Leila Holsbach – que participou, em dezembro do ano passado, do lançamento oficial do voo Bogotá-Recife – a presença brasileira reforça a promoção turística do País na América do Sul. “O colombiano está acostumado a viajar ao Brasil. Com o crescente número de turistas anualmente, as ferramentas de promoção da Embratur na feira estão focadas para alcançar todos os principais públicos, como o trade, a imprensa e o público final com novas diversidade turísticas”, disse.

O presidente do Instituto, Vinicius Lummertz, reforça que a atuação do Brasil no evento vai contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento da atividade turística. “Iremos reforçar o relacionamento com clientes regulares e posicionar nossos produtos e serviços, gerando benefícios comerciais para o País. Participar da ANATO é uma oportunidade de estimular novas parcerias e gerar negócios entre operadores emissivos internacionais e receptivos brasileiros. Também teremos acesso a parceiros públicos e privados do mercado mundial”, destacou.

Atualmente, 42 frequências semanais ligam diretamente Bogotá, a capital da Colômbia, a destinos brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Recife.

Ação de promoção e divulgação do Brasil

A Embaixada do Brasil em Bogotá, por meio do Comitê Descubra Brasil, promoveu na terça-feira (20) um encontro para promover os destinos turísticos brasileiros. No evento, os operadores turísticos colombianos puderam estabelecer uma troca de informações com os representantes dos diferentes estados brasileiros que estão na Colômbia, durante a feira, para disseminar as atrações turísticas de sua região.

O Comitê Descubra Brasil da Colômbia é composto por representantes do Ministério das Relações Exteriores, Ministério do Turismo, Embratur, operadores turísticos colombianos, empresas hoteleiras, companhias aéreas e agências de viagens.

Marcos Mendes, Kátia Bitencourt e Leila Holsbach, da Embratur, com o ministro conselheiro da Embaixada do Brasil na Colômbia Maurício Fávero.

Representando a Embratur estiveram presentes, Kátia Bitencourt, assessora da Presidência; Leila Holsbach, Paulo Neves e Marcos Mendes, da Diretoria de Inteligência Competitiva e Promoção Turística; Mariana Freitas e Sabrina Janne, da Diretoria de Marketing e Relações Públicas. 

A feira em 2017

A ANATO do ano passado, recebeu mais de 36 mil pessoas; 29.078 visitantes profissionais, o que representou 15% a mais em relação a 2016; 120 mil reuniões e interações comerciais que resultariam em negócios no valor de US$ 100 milhões para os mais de 40 países participantes.