sábado, 13 de março de 2010

TURISMO


ROTAS & DESTINOS DE VIAGEM - Jefferson Severino
Jornalista - SC-01571 - JP - ABRAJET - SC


TURISMO


O I Salão Catarinense do Turismo - Roteiros de Santa Catarina, evento promovido pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e SANTUR terá sua abertura oficial no dia 22 de março, às 20 horas, no Centrosul, em Florianópolis. O evento promete ser a mais importante vitrine do turismo catarinense e um espaço permanente de conhecimento sobre a atividade econômica que já representa 13% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Anote aí pois o evento acontece entre os dias 22 e 27 , das 10 às 22 horas. Lá você encontrará estandes de promoção e comercialização de produtos e roteiros turísticos das 10 regiões catarinenses, atrações culturais, palestras e workshops programados no Núcleo de Conhecimento do Salão Catarinense de Turismo.

MULTICULTURAL

Quem visitar o Centrosul neste período terá acesso também ao Festival da Integração Multicultural - FIMC - em sua terceira edição. A feira exibe a cultura e as tradições das regiões turísticas de Santa Catarina reproduzindo cenários, personagens e outros aspectos da origem do povo e dos costumes herdados das mais de 20 etnias européias, utilizando efeitos especiais e recursos interativos. No Espaço Cultural Catarinense, cada uma das 10 regiões turísticas do estado comercializará pratos e quitutes típicos da gastronomia que tanto atrai os turistas para o estado.

TURISMO PARA A CAPITAL

Florianópolis terá pela primeira vez um Plano Estratégico Participativo de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Através de um convênio de cooperação, assinado entre a Prefeitura de Florianópolis, pela Secretaria Municipal de Turismo, e o Ministério do Turismo, a cidade receberá pela um Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do setor turístico. O trabalho será coordenado pelo Secretário Executivo de Turismo, Homero Gomes, e realizado pela empresa Result Consultoria, vencedora do pregão eletrônico. A previsão é que o plano seja concluído em junho deste ano. A elaboração do Plano Municipal Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do Turismo levará em conta a Política Nacional de Turismo e o Programa de Regionalização do setor.

PLANOS MUNICIPAIS

Além disso, será feita uma ampla revisão dos Planos Municipais de Turismo, que foram elaborados anteriormente – o último foi realizado em 1995. Vale ressaltar que todas as ações, projetos e programas propostos no plano serão discutidos com base no Estudo de Competitividade do turismo, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas e Ministério do Turismo, entre os anos 2007 e 2009. Um fato inédito do Plano Municipal Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do Turismo é que ele será realizado com base em metodologia participativa, ou seja, com a colaboração efetiva dos órgãos públicos, entidades pertencentes ao trade turístico, do Conselho Municipal de Turismo, Grupo Gestor Local, das universidades, entidades de classe e ONGs.

WORKSHOP

Já nesta segunda-feira, a partir das 14 horas, no auditório do CRC-SC, a SETUR e Result Consultoria realizam um workshop com objetivo de explicar a proposta do Plano Municipal de Turismo e buscar a colaboração de todos os segmentos do setor. Participarão do evento funcionários da SETUR e representantes do Grupo Gestor Local, demais secretarias municipais, Câmara de Vereadores, CASAN, Polícia Militar, CELESC, IPHAN e trade turístico. O workshop contará com a coordenação de um especialista do Instituto Marca Brasil, escolhido pela Result Consultoria.

SERRA GAÚCHA

A Secretaria do Turismo Caxias do Sul, na fenomenal Serra Gaúcha realiza pela primeira vez o 5º Salão Gaúcho do Turismo – Uma Copa de Oportunidades, no período de 18 a 21 de março. Esta é a primeira edição do evento que ocorre fora da capital Porto Alegre. O 5º Salão Gaúcho de Turismo acontece no Centro de Eventos do Parque da Festa da Uva. A expectativa é reunir milhares de pessoas, especialmente ligadas ao setor turístico. No evento, o Rio Grande do Sul apresenta seu potencial turístico promovendo Rodada de Negócios, Encontro dos Coordenadores Estaduais de Prestadores de Serviços Turísticos, Núcleo de Conhecimento, Feira de Artesanato, Feira da Agroindústria Familiar e Encontro Estadual de Secretários Municipais de Turismo.

Este evento busca aumentar o valor turístico dos variados produtos locais, promovendo as 23 Microrregiões Turísticas do Estado, criando capacidades produtivas especializadas, reduzindo a sazonalidade e contribuindo para seu desenvolvimento sustentável, por meio da geração de divisas, emprego e renda. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.caxias.tur.br, ou na SEMTUR fone 3222.1875.


DESEMBARQUES


Só para você saber, somente em janeiro deste ano, a chegada de passageiros ao Brasil em voos internacionais bateu recorde em janeiro, de acordo com os dados da Infraero. Foram 734.636 pessoas em voos regulares e não regulares, 12,23% a mais do que no mesmo período de 2009. Fica mais do que claro que independente da nossa gritante falta de infraestreutura, a indústria do turismo cresce a olhos vistos e de maneira consistente. Somente em voos charters houve um aumento de 15,1%, registrando 44.483 desembarques em janeiro. A América Latina responde por 50,99% das aterrissagens, seguida pela América do Norte (23,4%), Europa (22,19%), Ásia (1,77%) e África (1,66%). O cálculo feito pela Infraero inclui turistas estrangeiros e brasileiros em retorno ao país.

SOLIDARIEDADE




A campanha Unidos pela Solidariedade, lançada há poucos dias, já está recebendo as primeiras doações. A idéia é juntar um grande número de doações para agraciar a comunidade carente de Canela, que conta com 1.504 famílias abaixo do nível de pobreza. Em 2010, a campanha será para reunir roupas de cama, cobertores e roupas de bebê para serem doados a estes tão necessitados. Além do apoio da Associação Comercial e Industrial de Canela - ACIC/Fundo de Turismo e Prefeitura Municipal, Madeiras Caracol-Redemac, Brocker Turismo, Alpen Park, Sinoscar, Espelho Gaúcho e Farmácia Líder de Canela são patrocinadores da campanha, já garantindo um bom número de doações. ACIC, Farmácia Líder e Jornal de Gramado são pontos de coleta de doações, além das duas empresas realizadoras da campanha, SP Imobiliária e
Estratégia Comunicação e Marketing. A realização da Unidos pela Solidariedade, que segue até 30 de abril.

ENCONTRO INTERNACIONAL

Nossa Santa e Bela Catarina deverá sediar um encontro internacional sobre modelos de administração de parques ambientais, em julho deste ano. Durante encontro em Washington com o diretor para Assuntos Internacionais do Departamento Nacional de Parques dos Estados Unidos, Stephen Morris o governador Luiz Henrique e a comitiva do governo catarinense conheceram, o conceito usado naquele país, que faz da visitação aos parques nacionais um grande vetor de incentivo ao turismo.

PARQUES

Vale lembrar a você que SC possui dez parques estaduais (sendo que três reservas biológicas) administrados pelo Governo do Estado, por meio da Fundação do Meio Ambiente - Fatma. Você já conseguiu visitar algum deles? Conhece? Já ouviu falar? Esta lançado o desafio, fazer com que esses nossos parques sejam conhecidos e visitados por todos. Do jeito que está, os veremos somente em fotografias e olhe lá. E não precisamos ir à Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos para ver como funciona um parque de verdade. Façam uma viagem aqui pertinho, na Patagônia e vejam como realmente esse turismo é fenomenal, da lucros e, acima de tudo é extremamente super preservado. Da gosto.

CENTRO DE EVENTOS


Foi assinado a autorização para os próximos passos administrativos que culminarão na contratação de todos os serviços necessários para a construção do Centro de Eventos de Balneário Camboriú. A obra é mais importante e esperada pela cidade turística que recebe a maior demanda de turistas em Santa Catarina, durante a temporada de verão e que está entre as que mais atraem eventos de negócios no estado e no Brasil. Será um dos maiores e mais modernos equipamento turístico do Sul do Brasil, com capacidade para eventos de todos os portes, internacionais, movimentando a economia local durante todo o ano. Terá 51 mil metros quadrados de área construída. Dois pavilhões de eventos previstos para receber feiras, exposições, espetáculos culturais, festas típicas entre outras. Juntos, os dois pavilhões terão capacidade para abrigar 570 estandes.

SUSTENTABILIDADE

O Centro de Eventos será construído na área à margem da BR 101, onde fica o parque da SANTUR e o projeto agrega um conceito de sustentabilidade, promovendo a integração com o zoo e toda a área ambiental que cerca o futuro empreendimento. Teatro para 1.490 pessoas, salas de conferência para 3.600 pessoas, praça de alimentação, áreas de convivência, amplos estacionamentos, restaurante panorâmico, centro de formação técnica em turismo e meio ambiente ganharão forma na obra a ser realizada em etapas que não impedirão o funcionamento de setores prioritários do complexo.

SINALIZAÇÃO TURÍSTICA

Na mesma ocasião, foram assinadas a autorização para a implantação da Sinalização Turística de Santa Catarina no trecho que vai de Palhoça (Grande Florianópolis) até Garuva, na divida com o Paraná, complementando a obra iniciada em 2008. O referido trecho da BR 101 teve de ser adiado no processo de colocação das placas indicativas de distâncias, cidades e atrativos turísticos (representados com fotografias, em modelo inédito no Brasil) por conta das obras de duplicação da rodovia no trecho Sul. Nesta etapa serão colocadas 40 grandes placas de sinalização ao longo da BR 101, em um prazo de 90 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário