segunda-feira, 22 de março de 2010

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

Chocofest 2010


Clique ba imagem para ampliá-la

Até o dia 4 de abril, a cidade de Gramado é a atração no Rio Grande do Sul, com a 15ª Chocofest, que está em toda parte em forma de simpáticos coelhos, ovos de Páscoa e decoração alusiva. Dezenas de eventos paralelos atraem turistas de todas as partes do Brasil. As atividades são as mais variadas, como o desfile de roupas e acessórios de chocolate, organizado pelo Senai-RS no último sábado. Um dos destaques foi o vestido de noiva, de tule, coberto com chocolate (foto). Nas mãos a noiva levava um buquê de rosas de chocolate com recheio de morango, que depois foi arremessado ao público.

Salão de Turismo

Neste sábado é o último dia do I Salão Catarinense do Turismo - Roteiros de Santa Catarina, que iniciou no dia 22 de março, no CentroSul de Florianópolis. O evento é aberto ao público, a partir das 10 horas, a mais importante vitrine do turismo catarinense, que representa 13% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.


Natureza

O governador Luiz Henrique da Silveira, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional – Joinville, Manoel Mendonça; prefeitos da região e presidentes das Colônias de Pescadores do Norte, lançaram no dia 18 de março os primeiros cinco mil, dos 500 mil alevinos de robalos que serão lançados na Baía da Babitonga, cumprindo o projeto de repovoamento “Babitonga Sustentável”. A instalação de um centro de referência tecnológico ambiental, a utilização da Ilha da Rita como centro de pesquisa e de turismo, a organização de um fórum permanente de discussão ambiental da baia, além da implantação de bóias oceanográficas para monitoramento das águas e do clima também fazem parte deste projeto, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional.

4ª Meia Maratona

No dia 16 de maio será realizada a mais fascinante corrida de 2010, num percurso único no mundo, com saúde, esporte e natureza. A 4ª Meia Maratona das Cataratas. A prova ocorrerá dentro do Parque Nacional do Iguaçu, com a chegada nas Cataratas do Iguaçu e a premiação é uma das melhores do país. Serão distribuídos R$ 60 mil, do primeiro ao quinto lugar, masculino e feminino. São 21.097 metros de trajeto em meio à natureza, dos quais nove km são pela Rodovia das Cataratas e 12 km dentro do Parque. Inscrições em www.meiamaratonadascataratas.com.br.

Road Show


No dia 19 de março começou o Road Show Destino Brasil, uma realização do Instituto Cia do Turismo, com o apoio do Ministério do Turismo. O roteiro começou em Caxias do Sul (RS) e durante três meses percorrerá 18 municípios de seis estados da região Sul, Sudeste e Distrito Federal, apresentando o melhor do turismo brasileiro. É um caminhão adaptado com sala de cinema 3D e recursos multimídia, onde será mostrado um filme com cerca de 5 minutos. Painéis com TVs de plasma com telas sensíveis ao toque incrementam os recursos para o público interagir e explorar o visual encantador das imagens dos destinos brasileiros. No caminhão o trade turístico, tem ainda acesso a informações sobre Cadastur – Sistema de Cadastro dos Empreendimentos, Equipamentos e Profissionais da Área de Turismo. Site www.turismo.gov.br.

Canindé 23 anos

A simpática cidade de Canindé do São Francisco, em pleno sertão sergipano comemorou no dia 20 de março 23 anos de fundação da sua nova sede, transferida em 1987, em função do represamento do Rio São Francisco, com a construção da Usina Hidrelétrica de Xingó. O prefeito Orlandinho Andrade e a secretária de Turismo, Silvinha de Oliveira prepararam uma grande festa popular para comemorar a data.



Vale dos Vinhedos

Evento tradicional que integra as comunidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul (RS), a 12ª edição da Paixão de Cristo deve reunir mais de dez mil pessoas na Sexta-Feira Santa. A concentração é na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, na Linha Ceará, de onde sairá a procissão, com encenação da Via Sacra por atores locais, com orações e cânticos durante o percurso até chegar ao Morro da Vindima.

Menos aperto

Por determinação da Anac - Agência Nacional de Aviação Civil, os sistemas de venda de passagens aéreas e as aeronaves deverão exibir uma etiqueta, que informa a distância em centímetros entre uma poltrona e outra, que deve ter de 67 cm a 73 cm. A base da medida foi a medição, entre o glúteo e o joelho, realizada em 5,3 mil passageiros de 15 a 87 anos, nos 20 principais aeroportos brasileiros. Foi uma iniciativa louvável. Se depender só das companhias aéreas, em breve irão espremer os passageiros em 50 cm de espaço. (Isso sem falar nos “maravilhosos” lanches que oferecem a bordo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário