domingo, 21 de novembro de 2010

ROTA DA AMIZADE PARTICIPA DE TURISMO TERMAL NO FESTIVAL DE TURISMO EM GRAMADO


ROTA DA AMIZADE PARTICIPA DE TURISMO TERMAL NO FESTIVAL DE TURISMO EM GRAMADO



A Rota da Amizade Conventions & Visitors Bureau esteve presente em evento promovido pela Associação de Turismo Hidrotermal de Santa Catarina (ATHISC) realizado no Restaurante Fritz Hauz, durante o 22º Festival do Turismo de Gramado. A “Noite Termal Catarinense”, reuniu agentes de viagem e imprensa, com o objetivo de divulgar as instâncias termais e climáticas de Santa Catarina.

Clique na imagem para ampliá-la

O evento faz parte do projeto “Encontro de Turismo Termal de Santa Catarina”, que está promovendo workshops em importantes pólos emissores de turistas ao Estado. O primeiro foi em Curitiba, o segundo em Porto Alegre, este agora em Gramado e na próxima semana em São Paulo e em seguida Florianópolis (1º de dezembro), e finalmente em Blumenau no dia 02 de dezembro.

Segundo o Presidente da Rota da Amizade Conventions & Visitors Bureau, Wilson Luiz de Macedo, nosso Estado catarinense em relação ao termalismo tem participação especial, pois possui o fator preponderante de quebra da sazonalidade pelas oportunidades de lazer e bem-estar que proporcionam aos seus usuários ao longo do ano. "Santa Catarina é um dos Estados com maior número de fontes hidrotermais, oferecendo aos moradores e turistas 14 estâncias termais e três climática, e Piratuba e Treze Tílias, em nossa Rota da Amizade, estão entre elas", conclui.

Confraternização e sorteio de viagens com estadia e pensão completa nas Estâncias Termais e Climáticas de SC. Clique na Imagem para ampliá-la

Vale informar que Santa Catarina, apesar de sua pequena extensão territorial - com apenas 94,5%, ou 1% do território nacional - é um dos estados brasileiros com o maior número de fontes hidrotermais, possuindo a segunda melhor fonte de água termal do mundo, a de Caldas da Imperatriz, precedida apenas pela de Vicky, na França.

Passar férias num lugar tranqüilo, longe da agitação e em total harmonia e contato com o que de melhor a natureza oferece, também é outro fator que atrai um número crescente de turistas. Também contribui para isso à melhoria da infra-estrutura hoteleira e das estâncias termais, tornando esses locais ótimas opções de descanso, bem estar e de lazer para toda a família.

Com isso crescem também as alternativas de tratamentos terapêuticos e estéticos, através dos quais os turistas podem gozar das propriedades benéficas das águas, relaxando em banheiras de imersão e hidromassagem e desfrutando de tratamentos com lama e água radioativa em banheiras, piscinas, duchas, hidroginástica, massagens, máscaras, entre outros. As estâncias também dispõem de piscinas abertas ao público nos parques aquáticos com toda infra-estrutura de lazer. As estâncias também oferecem modalidades de lazer ao ar livre como caminhadas, passeios turísticos, roteiros de compras e visitas a atrativos histórico-culturais, além de uma farta e saborosa gastronomia.

Em Santa Catarina, Estado eleito pela quarta vez como o melhor destino turístico do País, as fontes foram descobertas em 1813 por caçadores, em terras da então freguesia de São José. Mais tarde, em 1845, Dom Pedro II e Dona Tereza Cristina visitaram o município de Santo Amaro na Grande Florianópolis. O casal ficou entusiasmado com as propriedades das águas termais da região e mandou construir no local um prédio, o antigo Hotel Caldas da Imperatriz, hoje municipalizado e ainda em funcionamento, dando origem à primeira estância termal do Brasil, a Caldas da Imperatriz. A estância recebeu esse nome em homenagem ao casal real e possui, segundo estudos, a segunda melhor fonte de água termal do mundo em qualidade, precedida apenas pela de Vicky, na França. Suas águas são também as melhores da América do Sul.

As estâncias estão bem distribuídas por todo o território catarinense, localizadas em quatro regiões turísticas do Estado. Na região dos Encantos do Sul encontram-se nos municípios de Tubarão (Termas da Guarda e Termas do Rio do Pouso), além de Gravatal e Santa Rosa de Lima. Na Grande Florianópolis localizam-se em Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas; no Vale do Contestado, na fenomenal Rota da Amizade, as estâncias estão em Piratuba, Itá e Treze Tílias, e no Grande Oeste estão em Águas de Chapecó, São Carlos, Palmitos, São João do Oeste e Quilombo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário