terça-feira, 30 de agosto de 2011

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel


Operadoras de Turismo
Existe uma certa confusão entre operadora de turismo e agência de viagens. Pois no sistema de distribuição de produtos e serviços na cadeia produtiva do turismo, as operadoras atuam na formatação dos pacotes turísticos, incluindo a hospedagem, o transporte, o receptivo local, cruzeiros, parques e atrações, escolas de intercâmbio, cartões de assistência, locação de veículos, ingressos a espetáculos entre outros serviços. A operadora trabalha junto aos principais fornecedores para garantir uma programação competitiva e de qualidade para o mercado. Já as agências de viagens, seja no meio físico ou virtual, são os principais canais de distribuição dessa cadeia. São elas que se responsabilizam pelo atendimento e venda direta ao consumidor que escolhe a comodidade de uma viagem organizada em forma de pacote, sem a necessidade de dispensar horas para fazer pesquisas e reservas por conta própria. Por isso, a utilização de uma agência de viagens e turismo, que possui todo aparato profissional, ainda é a melhor opção para o planejamento e a programação de uma viagem.

Guia Turístico ou Guia de Turismo?
Outro erro, cometido com freqüência é denominar os Guias de Turismo de Guias Turísticos. Os Guias de Turismo são o cartão de visita de uma cidade, tão ou mais importante quanto o cartão- postal. O Guia de Turismo representa para as operadoras e agências de viagens um fator de segurança, confiabilidade, ética, respeito e guardião dos procedimentos de uma viagem acompanhada! Por isso ele deve ter curso específico e credencial emitida pela Embratur. O Guia de Turismo tem um grande poder, mas às vezes não lhe é dado o merecido valor e importância. Com conhecimento e responsabilidade, o Guia de Turismo tem o poder de transformar uma pequena excursão de fim de semana, em um evento que jamais será esquecido pelos participantes. Ele informa, divulga as atrações locais, cuida do grupo, faz observar horários, resolve pequenas situações e torna-se amigo dos turistas em excursão. Já o Guia Turístico, fique claro, é um folder, um livreto ou folheto, composto de capa colorida, páginas impressas e numeradas, traz as informações e descreve os atrativos turísticos de um determinado destino.

Rainha da 73ª Festa das Flores


Clique na imagem para ampliá-la

Estão abertas as inscrições para a eleição da Rainha da Festa das Flores 2011 e as interessadas poderão se apresentar na Fundação Turística de Joinville, no Centro Comercial da Expoville ou nas Secretarias Regionais dos bairros, até o dia 30 de setembro. O concurso acontecerá no dia 12 de novembro, durante a 73ª Festa das Flores, que se realiza de 11 a 16 de novembro.


Clique na imagem para ampliá-la

Para a inscrição são necessários alguns requisitos: ser solteira, não estar grávida, ser brasileira ou naturalizada, ter entre 18 e 22 anos até a data do concurso mediante comprovação com documento, residir em Joinville no mínimo um ano, ter ensino médio completo, desfilar em traje determinado pela comissão organizadora e não ter sido eleita em nenhuma edição anterior da Festa das Flores. Mais informações pelo telefone 3453-2663.

Vídeo Turístico

Joinville tem um novo vídeo turístico, que mostra os atrativos do município. A apresentação ao trade acontecerá no dia 6 de setembro (terça-feira), a partir das 10 horas, no auditório do Centro Cultural Deutsche Schule, localizado no Colégio Bom Jesus, à rua Princesa Izabel. O material foi viabilizado através de um convênio com o Ministério do Turismo. Guiada por uma borboleta, a atriz principal do vídeo e ex-rainha da Festa das Flores, Heloisa Gonçalves Martins, passeia de bicicleta por diversos locais da cidade, apresentando com delicadeza os principais pontos turísticos de Joinville.



Equipotel 2011

De 12 a 15 de setembro será realizada no Pavilhão de Exposições do Anhembi, São Paulo a maior e melhor feira de hotelaria e gastronomia da América Latina. Aberta das 13h às 20 horas, serão 1.384 empresas em exposição nos 682 estandes, que apresentam 60 segmentos da economia, entre decoração, equipamentos para cozinha, lavanderia e refrigeração, alimentos e bebidas, cama, mesa e banho, higiene e limpeza, informática e eletroeletrônicos entre outros. Espera-se 50 mil visitantes. É uma excelente oportunidade para os empresários do setor se atualizarem com as novidades destes ramos da economia. Informações e inscrições no site www.equipotel.com.br.



Rua 24 horas

A Rua 24 Horas, no centro de Curitiba, que estava fechada para reformas, foi recentemente entregue ao público pelo prefeito Luciano Ducci. O custo da renovação foi de R$4,1 milhões. A partir de setembro, novas lojas e serviços estarão disponíveis, exatos 20 anos após a sua inauguração. A Rua 24 horas é um ponto de turismo, serviços e comércio e também de encontro das famílias curitibanas.

Dromedários de Jenipabu

Há 13 anos divulgando o turismo de Natal, capital do Rio Grande do Norte, os dromedários que fazem passeios pelas dunas de Jenipabu poderão ser transferidos para outro estado. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA), IBAMA e Gerência Regional do Patrimônio da União (GRPU) decidiram que o estábulo dos dromedários na Praia de Jenipabu será demolido por estar localizado em uma Área de Proteção Ambiental - APA. Para encontrar uma solução, foi formada uma comissão entre os órgãos de proteção ao meio ambiente, com representantes da Secretaria de Turismo do RN e demais integrantes do trade turístico local.

Novas Sete Maravilhas da Natureza



O Comitê Local de Apoio da candidatura das Cataratas do Iguaçu criou uma estratégia de campanha para a reta final do concurso que vai escolher as Novas Sete Maravilhas da Natureza. O concurso se encerra em 11 de novembro de 2011 e as Cataratas do Iguaçu disputam posição com outras 27 candidaturas do mundo todo. A nova fase da campanha é o uso do telefone celular. Os brasileiros poderão votar mandando uma mensagem pelo sistema SMS para o número 22046, com a palavra “Cataratas”. O custo é de R$ 0,31, mais impostos. Podem participar clientes de todas as operadoras de telefonia celular e não há limite para o número de votos por pessoa. Site www.turismoemfoco.com.br.

Pequenos meios de hospedagem

Ainda este ano, os empresários de pequenos meios de hospedagem terão à disposição uma ferramenta que reunirá informações importantes para potencializar as condições de competitividade dos empreendimentos. Trata-se de pesquisa inédita sobre o setor ─ uma das ações do Programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem, realizado pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e o Instituto Brasileiro de Hospedagem (IBH) para oferecer a esses negócios uma série de soluções sobre gestão, além de dados estratégicos com foco no desenvolvimento e na sustentabilidade. Os interessados em contribuir com a pesquisa podem responder ao questionário, disponível no endereço www.pequenosenotaveis.com.br. O resultado geral do levantamento será divulgado em novembro, durante o Congresso Nacional de Hotelaria (Conotel). Mais informações em www.agenciasebrae.com.br ou 0800 570 0800.



Programa Sebrae Mais

O trade da região e na sua maioria, os associados do Convention Bureau de Balneário Camboriú dos segmentos da gastronomia, hotelaria e agência de viagens participaram no dia 11 de agosto do Encontro Empresarial do Programa Sebrae Mais, realizado em Itajaí. O Convention Bureau de Balneário Camboriú foi parceiro do evento. Entre as discussões abordadas, destacou-se o cadastro de fornecimento no segmento de petróleo e gás, as oportunidades para as empresas catarinenses na Copa do Mundo 2014 e a Regata Volvo Ocean Race – evento esportivo mundial, que acontecerá no próximo ano em Itajaí. O Encontro Empresarial do Programa Sebrae Mais também fez parte da programação da Equipaindústria, feira que movimenta o setor de petróleo e gás na região Sul do Brasil, que aconteceu de 9 a 12 de agosto em Itajaí.

Viagem a Bonito

A Bertoldi Viagens e Turismo criou um pacote de três noites para passar o feriado de 7 de setembro em Bonito, a capital do Turismo Ecológico e de Aventura. Inclui transporte aéreo ou rodoviário, hospedagem, almoços e jantares, ingressos e equipamentos para os passeios, acompanhados de guias credenciados, seguro viagem, transfers e uma festa “Luau Pantaneiro”. Saiba mais pelo telefone 47 3028-1115.

Fórmula 1

A rede BHG S.A - Brazil Hospitality Group - ainda tem pacotes de hospedagem disponíveis para o período do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, que acontecerá no dia 27 de novembro, na cidade de São Paulo. Com oito hotéis no destino, a rede apresenta boas opções de localização. A reserva mínima de permanência para o período é de três noites. reservas.sp@goldentulip.com.br.

Hotel subaquático

Prevista para ser inaugurado no final de 2012, em uma lagoa de corais a nordeste das ilhas Fiji, o Poseidon Undersea Resort vai oferecer incrível experiência de viver no fundo do mar. Serão 24 suítes de 51 m2, lounge e restaurante a 12m de profundidade, em pleno Oceano Pacífico. Entre as opções de lazer, o resort oferecerá aulas de pilotagem de submarinos, esportes náuticos, mergulho e exploração de cavernas na ilha. Em terra firme serão 48 vilas e bangalôs ligados à estrutura princpal por meio de uma rede de píeres e elevadores. Site www.podeidonresorts.com.

Hospedagem de rei

A pitoresca Amberley, localizada no município de West Sussex, conhecido como jardim da Inglaterra, abriga um castelo de 900 anos transformado em hotel. A suntuosidade da realeza foi mantida ma arquitetura medieval, decoração dos quartos e áreas comuns do Amberley Castle, proipriedade do grupo Von Essen Hotels. São apenas 19 quartos, muitos deles com camas com dossel e banheira de hidromassagem (esta acrescentada porque na época não havia banheiros nos castelos), mesclando a moderbidade com a magnificência de quase mil anos. Site www.amberleycastle.co.uk.



Hospedagem de rainha

Em 1993, o Palácio de Buckingham, na capital do Reino Unido, abriu seus apartamentos oficiais no verão para receber hóspedes e assim angariar fundos para a reconstrução das áreas danificadas do Castelo de Windsor após o incêndio ocorrido no ano anterior. Como o resultado foi positivo, desde então a abertura desses apartamentos faz parte do calendário turístico. Em 2011, a abertura acontece desde 1º de agosto a 23 de setembro. E como será a sede das Olimpíadas em 2012, e acaba de ser palco do casamento do século com o enlace de William Spencer e Catherine Middleton, para o qual nada menos de 600 mil visitantes se deslocaram de algum lugar do planeta, que injetaram aproximadamente 50 milhões de libras na economia local, o Reino Unido continua em grande voga. Além dos jogos olímpicos, 2012 será marcado também pelo ano do Jubileu de Diamante da Rainha Elisabeth II, que celebrará 60 anos de reinado.

Brasilturis

O Brasilturis Jornal, um dos principais veículos de comunicação na área do Turismo noBrasil, de propriedade do jornalista Horácio Neves completou em julho 30 anos de atuação. Nessas três décadas contribuiu imensamente para o engrandecimento do Turismo e dos seus profissionais. Uma grande festa marcou o acontecimento, com a presença de muitos dos veteranos do setor, que acompanharam e continuam acompanhando a trajetória do Brasilturis, que faz parte da própria história do turismo nacional. Parabéns ao Horácio e sua equipe.

Luxo em Buenos Aires

O Hotel Panamericano de Buenos Aires criou um pacote de luxo, aproveitando suas “Upper Suítes” do empreendimento, que inclui a oportunidade de assistir a uma ópera no Teatro Colón e jantar no premiado restaurante Tomo 1, considerado o melhor do país.





Nenhum comentário:

Postar um comentário