quinta-feira, 4 de outubro de 2012

FALANDO DE TURISMO - por Jefferson Severino


FALANDO DE TURISMO




PERNAMBUCO & JOÃO PESSOA

Pernambuco foi um dos grandes destaques do 2º Festival de Turismo de João Pessoa. O evento aconteceu entre os dias 28 e 29 de setembro no Centro de Convenções da cidade e contou com a participação de 542 agentes de viagens do Nordeste; 140 empresas expositoras do trade turístico nacional e internacional; autoridades e o público em geral. Além de apresentar as belezas naturais do Estado, a Secretaria de Turismo de Pernambuco, através da Empetur, levou aos convidados a alegria da festa do Galo da Madrugada, uma das grandes manifestações artísticas do Carnaval de Pernambuco.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Durante a noite da sexta-feira (28), agentes e operadores visitaram o estande Pernambuco, um espaço destinado para a divulgação dos principais produtos e atrações turísticas do Estado. Sombrinhas de frevo e o artesanato pernambucano deram ainda mais destaque ao ambiente. Materiais promocionais de Recife, Olinda, Fernando de Noronha, Ipojuca e Porto de Galinhas foram distribuídos. Além disso, os presentes também receberam informações sobre o Litoral Sul e Norte, Zona da Mata, Agreste e Sertão. O Guia Rota 232, o Rota Litoral e o Guia Artesanato 232 também foram divulgados durante o festival.
 
PALESTRA

A gestora do Marketing Nacional da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Maria Garibaldi, levou ao evento uma palestra sobre as potencialidades do Estado, além de destacar o Turismo Rural, de Saúde, o Natal de Gravatá e o calendário festivo pernambucano. “Durante a capacitação divulgamos e explanamos sobre os principais destinos indutores do Estado, além de também destacarmos o Turismo Rural e o Natal de Gravatá, que foram os destinos mais procurados no evento”, afirmou.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
No sábado (29), a festa “Noite Pernambucana” encerrou o evento. O desfile da agremiação Galo da Madrugada levou muito frevo e alegria aos que participavam do encontro. Um show de Gustavo Travassos, filho mais novo de Enéas Freire, fundador do bloco, e da Orquestra Oficial do Galo da Madrugada animou agentes, operadores e todos os convidados. Além disso, ainda abrilhantaram a noite, passistas de Frevo,  cabeções alegóricos e os bonecos gigantes de Luiz Gonzaga e  do próprio Galo. Diretores da agremiação também marcaram presença. O 2º Festival de Turismo de Pernambuco também contou com a presença de representantes da Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife, do Arquipélago de Fernando de Noronha e da Secretaria de Turismo do Município de Gravatá.  Luciana Petribú, representante da Associação do Turismo Rural de Pernambuco, também esteve presente.
 
“DESTINO PARAÍBA”
 
Cerca de 80 agentes de turismo de Belo Horizonte (MG) receberam treinamento sobre o “Destino Paraíba”. A capacitação foi promovida pelo Governo do Estado, por intermédio da Empresa Paraibana de Turismo ( PBTur) e pela Cliotur Receptivo. O objetivo foi apresentar aos agentes e operadores de viagens mineiros os atrativos turísticos paraibanos. O evento conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH-PB), da Fecomércio-PB e das operadoras mineiras Master e Interpool. Durante a apresentação os 80 agentes de viagens convidados para participar da capacitação tiveram a oportunidade de conhecer a infraestrutura hoteleira e gastronômica do Estado.
 
QUINTA DO BUCANERO
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Planejar com antecedência as férias de verão – época em que as tarifas sobem em função da demanda – pode trazer boas vantagens para o turista. A exemplo das companhias aéreas, alguns meios de hospedagem também estão oferecendo descontos para quem reserva a sua estada com antecedência. É o caso da Pousada Quinta do Bucanero, na Praia do Rosa (Imbituba/SC), que acaba de lançar uma promoção com descontos nas tarifas de alto verão que chegam a 15%.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Para ter direito à promoção, é preciso reservar o alto verão dentro do mês de outubro. Os descontos são válidos para permanência mínima de quatro noites, no período compreendido entre 06 de janeiro e 28 de fevereiro de 2013, exceto Carnaval. O valor pode ser parcelado em seis vezes nos cartões de crédito. Recomendado pela National Geographic Traveler e pelo The New York Times, a Quinta do Bucanero é considerado um dos melhores hotéis para casais no Brasil. Tem em seu DNA - além do romance - o luxo despretensioso e a sustentabilidade. Integrante da Associação Roteiros de Charme, aposta nos mimos e detalhes para proporcionar aos seus hóspedes uma atmosfera de sonhos e vivências memoráveis.
 
 
MARATONA USHUAIA
 
Clique na imagem para ampliá-la

Belíssimo exemplo o que acontece em Uhsuaia, de onde sempre surgem ótimas notícias. Acontece por lá uma ultra maratona solitária que irá arrecadar fundos para a compra de um Mercedes Benz Sprinter, para a Fundação para "Um Lugar no Mundo", que atende  as necessidades das pessoas com deficiência. Além disso, o objetivo é gerar uma mensagem de otimismo, unidade e força para a sociedade em geral e as pessoas com deficiência e / ou doenças. A Fundação  "Um Lugar no Mundo"   foi criada na cidade de Ushuaia, Tierra del Fuego, Argentina pela iniciativa privada de um grupo de professores de atividades alternativas Centro de Ushuaia Deficiência (CAAD), que após ter identificado várias necessidades dos alunos e famílias da instituição, decidiu, promover novas alternativas, serviços de atendimento e ampliar e complementar os benefícios existentes, para responder às necessidades das pessoas com deficiência do setor privado.
 
 
Com isso desenvolvem e promovem atividades e ações para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência/necessidades especiais, independentemente de sua origem (patológico, etnia, idade, religião, etc), desenvolvem empreendimentos que promovem a aquisição e criação de recursos, promovem a criação de uma rede de segurança social, e promoção da saúde e desenvolvimento das pessoas, que por sua vez gera um efeito multiplicador. Promovem e incentivam outras instituições, associações, etc. Entre essas ações está às  melhorias localizadas no Vale de Andorra fornecida pelo Município de Ushuaia, que desenvolveu o projeto "Fazenda da Educação. Este projeto criou um espaço onde todas as pessoas com deficiência (PCD), suas famílias e outras instituições, possam desfrutar da paisagem e da natureza (animais, plantas, ar, etc) como espaços educativos e terapêuticos.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Vale lembrar que quem começou a ultra maratona solidária e solitária foi meu amigo e prefeito de Ushuaia Federico Sciurano. Serão nada mais nada menos do que 210 quilômetros e que unirá três cidades da Tierra del Fuego -  Ushuaia, Tolhuin e Río Grande em favor da Fundación Un Lugar en el Mundo. Na largada Federico contou com a presença de muita gente, como seus vizinhos, instituições, crianças da Fundación Un Lugar en el Mundo, sua equipe de trabalho e sua família, cuja ultra maratona tem leva o nome de  “Una causa que nos une”. Outro detalhe é que ele é um prefeito nota 10, reeleito com louvor e não está concorrendo a cargo público algum e nem se alto promovendo, já que é de família riquíssima. Além disso, outro grande desafio é vencer a sua diabetes tipo 1, já que é dependente químico de insulina. A ultra maratona só terminrá no dia 8 de outubro. Isso é que é político que representa seu eleitorado, que através do seu esforço próprio, suando a camisa, junto com sua equipe, vem transformando, e muito Ushuaia, cidade que também considero minha, pois vivo constantemente por lá e conheço toda sua equipe muito bem. Lá não tem picaretagem, isso eu garanto.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
BOEING & GOL
 

A GOL, que entrou no mercado aéreo com a proposta de ser a mais barata, mas na real é a mais cara e ainda vende lanche a bordo não está mal das pernas? Não promoveu a demissão "voluntária"? Pois então, agora anuncia que encomendou 60 aeronaves 737 MAX A GOL pretende utilizar os eficientíssimos 737 MAX para renovar sua frota no futuro e, assim, aumentar a "eficiência operacional e reduzir custos. Segundo eles o novo avião será um dos equipamentos com o melhor custo benefício do mercado, por apresentar uma economia operacional incomparável. E isso irá refletir no preço das passagens? Duvido! 
 
737 MAX
 
Esse avião usa como plataforma os pontos fortes do 737 Next Generation, que é campeão de vendas da Boeing, e traz grandes avanços no que diz respeito a eficiência de combustível e desempenho. Por ser equipado com as novas turbinas, os novos motores LEAP-1B da CFM International, e oferecer melhorias como o Advanced Technology winglet, o 737 MAX reduz a queima de combustível e as emissões de CO2 em 13% e mantém uma vantagem de 8% no custo operacional em comparação com o futuro concorrente. Vale lembrar que a GOL recentemente cancelou algumas rotas fundamentais.
 
TAM
 

 Tremenda picaretagem é a TAM vender os acentos da primeira fileira e os acentos de emergência como preferenciais e, por considerarem isso cobram mais caro. Voei neste último final de semana com os tais bancos vazios e mesmo depois do avião decolar e alguém tentar sentar nas poltronas era retirado pelos comissários de bordo. Preferem que ninguém sentem ali do que vender como bancos normais. A isso se da o nome de ganância, pouca vergonha, abuso, picaretagem, e não tem ANAC, Ministério Público, INFRAERO, ou seja lá o cabide de empregos que for que de jeito nessa roubalheira.

 
PONTOS FIDELIDADE

Outra grande sacanagem das cias aéreas está com os dias contados. Está em análise na Câmara o Projeto de Lei 4015/12, que proíbe a prescrição do direito do consumidor aos pontos acumulados em programas de fidelidade de qualquer fornecedor, especialmente de cartões de crédito e programas de milhagem das companhias aéreas. Segundo o projeto, os pontos somente poderão ser extintos, quando não utilizados, nos casos de encerramento da conta pelo consumidor e com anuência expressa do cliente. O fornecedor que descumprir a regra deverá creditar na conta do consumidor o dobro dos pontos prescritos ou expirados. Esse fornecedor também estará sujeito às sanções administrativas e penais previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90). 


PERDAS DE PONTOS

Para você ter uma idéia do tamanho da roubalheira, segundo o levantamento do Banco Central, o consumidor brasileiro perdeu 101 bilhões de pontos nos programas de recompensa dos cartões de crédito somente em 2010. O relatório mostra ainda que a quantidade de milhas expiradas em um ano seria suficiente para emitir mais de 5 milhões de passagens aéreas entre o Brasil e qualquer destino da América do Sul. Hoje, na prática, o que ocorre é o cerceamento do direito de uso de pontos licitamente adquiridos pelo consumidor, obrigando-o a utilizá-los em determinado período de tempo, independentemente de seu desejo ou possibilidade. Caso nossos "para"lamentares tenham coragem, além de honra e nos representem verdadeiramente, a proposta se transformará em lei e entrará em vigor no prazo de 90 dias após a promulgação. O problema é que ela tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas "COMISSÕES" De Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
TAM & GOL

A ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) deu declarações preocupada com a “crise” na TAM e na GOL. Essas empresas aéreas registram grandes prejuízos, apesar dos aviões lotados e de serem amplamente beneficiadas com medidas protecionistas, em desfavor da clientela. Segundo especialistas, o problema não de crise, mas de gestão, sob o manto e a proteção da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Tanto a GOL quanto a TAM são geridas com a mesma expertise de empresas de ônibus, em termos de rotas. Não tem como dar certo. TAM e GOL estabeleceram malha aérea sem nexo, onde os custos não justificam os investimentos. Nem os preços extorsivos de suas tarifas. O duopólio TAM/GOL é dono de rotas que não usam e impedem que concorrentes de menor porte o façam. E o passageiro sai prejudicado.



HORÁRIO DE VERÃO
 
Parece mentira mas dia 21 próximo começa de novo o espetacular horário de verão. Onde o dia fica mais longo. Tem gente que não gosta. Eu que moro na beira da praia, não existe coisa melhor e o horário poderia se estender pelo ano todo. Não me acostume mesmo é com o horário normal.
 
DISCÓRDIA
 
Clique na imagem para ampliá-la

Um dos ícones da Oktoberfest, em Blumenau (SC) está sub-judice. A propriedade da caminhonete responsável pelo transporte da "Choppmotorrad" - a incrementada moto que leva um barril de chope em sua garupa nos tradicionais desfiles de rua está sendo discutida absurdamente nas barras dos tribunais. Ingo Penz e Vasco Lauschner já se enfrentaram em ação na comarca de Blumenau e voltaram a medir forças em apelação junto ao TJ catarinense. Nas duas ocasiões, Vasco obteve vitória. Ingo alega o usucapião em busca do que acredita ser seu direito. (Proc. nº 2009.055419-1). Na real, eu só conheço um "Choppmotorrad", aliás, conhecido nacionalmente e internacionalmente. O do Ingo, figura carismática e presente em toda boa festa do chopp. Do outro nunca ouvi falar. Essa é a primeira vez. Mas pelo amor de Deus, com tanta festa do chopp, não tem espaço para os dois? Não tem espaço pra mais uns 30 desses?

  
NAVIOS
 
 
O Complexo Portuário do Itajaí passará a operar com navios de até 300 metros de comprimento e 40 metros de boca nesta semana, em caráter experimental. O novo parâmetro de navegação foi homologado pela Autoridade Marítima. A primeira operação com o novo parâmetro está programada para ocorrer nesta quinta-feira, com a atracação do navio MSC Luiza, de 300 metros, no terminal Portonave, em Navegantes. Independente da autorização para operar navios de maior porte, a Autoridade Portuária continua com os estudos para a implementação de uma nova bacia de evolução para o Complexo do Itajaí, com 450 metros de largura e que possibilitará operações com navios com até 336 metros de comprimento e 48,2 metros de boca.


FOLIANÓPOLIS 2012 
 
O Folianópolis, que chega à sua sétima edição no próximo feriado de novembro, se consagra, não apenas, como a maior micareta do Sul do Brasil, mas, também, como a melhor opção para as tradicionais festas de fim de ano. Ações de confraternização entre colaboradores, fornecedores, clientes ou outros parceiros já se tornaram ferramentas de marketing adotadas por grandes e pequenas empresas. O segundo maior evento privado de Santa Catarina, tem investido em sua estrutura para disponibilizar áreas exclusivas a este público que busca, estrategicamente, estreitar suas relações. Além de terem uma visão privilegiada das atrações, os Camarotes Grupos ainda oferecem acesso diferenciado e descontos no consumo de bebidas. 
 
PASSARELA

Ocorrendo entre os dias 15 e 17 de novembro, na Passarela Nego Quirido, na Capital, o Folianópolis 2012 trará os maiores nomes do axé, em três noites de pura alegria, dentro de um complexo com praça de alimentação, serviços básicos, atendimento médico e segurança em todos os espaços. No caso dos Camarotes Grupos, os convidados ainda contarão com banheiros e serviço de bar exclusivos. Empresas como Centro Sul, Pauta Equipamentos, Central Floripa, Grupo Kallas, Intelbrás, Orsegups, Motel 2001 e Activa Formaturas já garantiram seus camarotes e vão poder chamar até 150 pessoas para assistirem aos shows do Folianópolis 2012. Além de fortalecer os laços com determinado público, a empresa que aluga o espaço ainda poderá expor sua marca aos milhares de foliões que lotam o complexo do Folia.
 
ATRAÇÕES
 
Clique na imagem para ampliá-la

Mais uma vez a micareta mais bonita do Brasil não decepciona e anuncia os maiores e melhores nomes do axé para Florianópolis. Ivete Sangalo já confirmou, Durval Lellis e seu Asa de Águia também, Saulo Fernandes e Banda Eva não poderiam faltar, Bel Marques e o Chiclete com Banana estão dentro, a energia de Tomate vai estar presente e o estreante, Alexandre Peixe, está contando os dias. Quem recepciona os foliões na avenida será Diana Dias. Com uma voz envolvente e um carisma sem igual, a cantora manezinha vai abrir as três noites, apresentando os grandes sucessos da música popular, em cima do Trio Esquenta Folia.

 
SUGAR RAY
 
Consagrados por ‘Someday’ e ‘Every Morning’, e famosos por misturar estilos que vão do dance ao punk, formando o beach rock, o Sugar Ray volta a fazer turnê com o álbum de 2009, ‘Music for Cougars’, e se apresenta em Florianópolis (SC) no dia 26 de outubro, no Stage Music Park. Juntos há 20 anos, Mark McGrath, Rodney Sheppard, Jesse, Justin Bivona e Al Keith vão relembrar os sucessos mais antigos ao lado dos atuais ‘Girls are made to love’ e ‘Love 101’, entre muitas outras canções.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Em 1999, a banda norte-americana foi indicada pela primeira vez ao Video Music Awards, da MTV, com o álbum ‘14:59’. Porém, apesar de não ter levado o prêmio para casa, o grupo foi muito elogiado, provando que sabia fazer bons vídeo clipes. Após os trabalhos seguintes, ‘Sugar Ray’ e ‘In the persuit of leisure’, eles resolveram desligar as turbinas por um tempo que acabou durando seis anos. Para retomar a estrada, diversos países entraram na rota da turnê. Peru, Paraguai, EUA e Brasil fazem parte da turnê que promete levar fãs de diversas gerações para prestigiar a banda.
 
PRESS TRIP

Nos dias 28 de setembro a primeiro de outubro, o resort La Torre, em Porto Seguro, recebeu um grupo de jornalistas do I press trip da jornalista baiana, mas radicada em Natal, Cristina Lira que levou um grupo de jornalistas de Natal, Teresina, Aracaju, Ilhéus, Foz do Iguaçu, João Pessoa em parceria com a TRIP linhas aéreas. O press trip contou com apoio da Assist-Card Brasil no La torre com sistema all inclusive foram recepcionados com um jantar de boas vindas no novo espaço do resort, o lounge fechado especialmente para receber o grupo com um menu baiano, desde delicias como vatapá as sobremesas baianas e regionais. O grupo foi recebido pelo staff, pelo assessor de imprensa, Antonio Alberghine, mais a diretora Leila Dipp e equipe.
 
Clique na imagem para ampliá-la

Em Porto Seguro, o press trip contou com apoio da Yes Receptivo. Também conheceram um pouco da noite de Porto, e visitaram a Squadra Club, a mais nova casa noturna na cidade. Os jornalistas também foram a Santo André, a 40 minutos de Porto Seguro, conhecer o Costa Brasilis Resort, bem como a Vila de Santo André com apoio da AR Receptivo. Lá conheceram lugares exóticos. Depois os jornalistas se deslocaram a Trancoso e seu famoso quadrado. Já no último dia desfrutaram do Nativa Club , barraca de praia all inclusive do La Torre Resorts, e apreciaram a bela vista e seus drinks e petiscos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário