quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ABAV - FEIRA DAS AMÉRICAS



FALANDO DE TURISMO




FEIRA DAS AMÉRICAS



Com novidades sobre o projeto de expansão e modernização e ainda apresentando os detalhes da festa de Réveillon 2013 e tarifas para o primeiro semestre de 2013, o Jatiúca Resort, pertencente ao Grupo Pernambucanas, está presente na 40ª edição da Feira que está acontecendo aqui no Rio de janeiro até o próximo dia 26 de outubro. O Jatiúca Resort está no espaço da Resorts Brasil, representado pelo diretor geral do complexo, Cláudio Cordeiro; a gerente de vendas, minha sempre amiga Ana Cláudia Nobile; e o executivo de contas da região Mário Gomes. Estão sendo apresentados mais detalhes do grandioso projeto de expansão e modernização, que será iniciado em 2013, onde será dividido em etapas para não prejudicar as atividades do empreendimento, que continuará a receber hóspedes. Previsto para ser entregue em 2014, antes da Copa do Mundo, as obras incluem um novo bloco de apartamentos; ampliação da estrutura de lazer, com piscinas, quadras, restaurantes e bares; a criação de um SPA completo, com tratamentos terapêuticos, relaxantes e estéticos; além de toda a reestruturação do Centro de Convenções do complexo.

JATIÚCA RESORTS




Minha casa em Maceió, complexo composto pelo Jatiúca Hotel e Jatiúca Suítes possui ao todo 176 quartos, distribuídos em 62 mil metros quadrados de muita área verde, com todo o lazer, conforto e tranquilidade de um hotel de luxo com infraestrutura de primeiro mundo, próximo ao centro turístico da capital de Alagoas, para quem deseja desfrutar momentos mais agitados. Com piscinas adulto e infantil, quadras de tênis, vôlei de areia, playground, cabanas de massagem, sala de jogos, lago, ginástica, 4 restaurantes, 4 bares e uma equipe de recreação para a criançada, o Jatiúca Resort se consagra em Maceió por ser o único hotel "pé na areia" da região, um verdadeiro oásis à beira-mar das águas azuis e cristalinas da praia de Jatiúca.



INFINITY BLUE


Clique na imagem para ampliá-la


Já minha casa em Balneário Camboriú, o Infinity Blue Resort & Spa, como sempre, faz a diferença junto ao estande da Santur – Santa Catarina Turismo. Para apresentar a estrutura e serviços do resort, o diretor geral Alberto Cestroni, a gerente de alimentos e bebidas Roberta Schimit e a Coordenadora Comercial Juliana Molina, estão representando a majestoso resort e buscando novos contatos com as operadoras de turismo.


MARCA HISTÓRICA


O aeroporto Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, atingiu neste último domingo, a marca histórica de 1 milhão de passageiros em 2012. A marca foi atingida um mês antes em relação ao ano passado, quando o passageiro 1 milhão chegou no dia 22 de novembro. De acordo com a superintendência da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, no Castro Pinto, o passageiro desembarcou em um voo do período da tarde. No ano passado, cruzaram os portões do Castro Pinto um total de 1.142.181 passageiros.





A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, comemorou a marca histórica. Ela afirma que o ‘Destino Paraíba’ tem apresentado números bastante animadores em relação à movimentação de turistas. Ruth  enfatiza que passageiro de avião nem sempre é turista, mas não deixa de reconhecer que as ações que o Governo vem promovendo a divulgação da Paraíba nos maiores mercados emissores de turistas e no exterior, em parceria com os empresários. "A ocupação hoteleira tem batido recordes históricos também, com uma média de quase 70%", afirmou a executiva. Para a presidente do Convention Bureau de João Pessoa, Elízia Lopes, por conta desses números positivos é que o empresariado, em conjunto com o Governo, deve se preparar para o aumento de demanda turística. "Precisamos de mais hotéis e profissionais capacitados para atender os visitantes da melhor maneira possível", alertou a dirigente do bureau.


DESTINO PARAÍBA


Falando nisso, os principais atrativos turísticos da Paraíba também estão sendo apresentados para mais de 20 mil agentes de viagens de todo o país. A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, avalia como importante e estratégica a presença da Paraíba na feira da ABAV. Ela explica que o objetivo é divulgar e ampliar o número de operadoras que comercializam o ‘Destino Paraíba’. “Este evento é um dos maiores do setor nas Américas e tem um público altamente profissional, em busca e negócios”, afirmou. A executiva ressalta que a participação da Paraíba nas principais feiras nacionais de turismo é uma determinação do governador Ricardo Coutinho, que tem se empenhado pessoalmente na busca da promoção do setor. Tudo é possível graças há uma parceria entre o poder público e o trade turístico representado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PB), Convention Bureau de João Pessoa, SEBRAE, Federação do Comércio (Fecomércio) e Prefeitura do Conde e da Capital.


Clique na imagem para ampliá-la


A estande da Paraíba tem imagens dos principais pontos turísticos, farta distribuição de material de divulgação (CD, DVD e folder e revistas) do destino, além de mostras do artesanato e gastronomia. Além disso apresentação especial de um grupo de Teatro de Bonecos apresentando as belezas naturais da Paraíba, através de encenações e cantorias.


GASTRONOMIA & MÚSICA


Pernambuco trouxe o sabor da sua gastronomia e a criatividade da sua música. O estande de Pernambuco é um passeio pelos principais destinos e atrativos turísticos do Litoral ao Sertão do Estado. “Fernando de Noronha, Litoral, Luiz Gonzaga, o Carnaval de Olinda, o Casario do Recife, o Caboclo de Lança e o Vale do São Francisco. Todos esses ícones pernambucanos aparecem aquarelados. O objetivo é fortalecer a campanha promocional, que imprime um tom artístico em suas peças”, explica o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa.


Clique na imagem para ampliá-la


A área vip do estande será uma réplica do Restaurante Leite, o estabelecimento gastronômico mais antigo em funcionamento do Brasil. Além da gastronomia, Pernambuco aposta na força da sua música. Nesta quinta-feira (25), o cantor Lenine fará um show para 250 convidados da feira, no restaurante/ bar Zozô, no bairro da Urca. A apresentação do artista é uma parceria da Empetur com a operadora MGM, uma das maiores do país. Além de curtirem a turnê Chão de Lenine, os convidados ganharão material promocional de Pernambuco.


PARÁ - A JÓIA DA AMAZONIA


Clique na imagem para ampliá-la


Também com um super estande, o Estado do Pará veio com tudo e fazendo bonito, inclusive com a Escola de Samba Impetatriz Leopoldinense, que entrará na Passarela do Samba do Rio de Janeiro em 2013 com o samba enredo inspirado na Jóia da Amazônia. Vai ter muito o que cantar e contar.


ARGENTINA


Ushuaia em destaque


Boas novas da Argentina no primeiro dia da ABAV – A Feira de Turismo das Américas. O Instituto Nacional de Promoção Turística - Inprotur e a Aerolíneas Argentinas firmam um convênio que estabelece tarifas e condições diferenciadas para operadoras do Rio de Janeiro, visando maior contribuição para a promoção do destino.


 Clique na imagem para ampliá-la


O secretário executivo do Inprotur, Leonardo Boto e Fabián Lombardo junto a Ariel Rodriguez, pela Aerolíneas Argentinas sentam à mesa para selar a parceria com representantes das operadoras cariocas: Bessitur, Expandir/Marsans, Maktour, MK Travel, Shangri-la, Soultraveler, Travel Expert, Turismo Andino e Urbi Et Orbi. Na mesma oportunidade, também será firmado um acordo com operadoras argentinas, para capacitar o trade brasileiro. São elas: Aumara Turismo, Argentina Visión, Tolkeyen e All Seasons.


CHILE


Clique na imagem para ampliá-la


Ja o trade chileno recebeu os jornalistas em seu estande na Abav para falar das novidades e dos resultados da indústria no país, que em 2011 recebeu 3 milhões de turistas estrangeiros. Na pauta também o plano de crescimento, que incluiu uma meta de 4 milhões de chegadas de estrangeiros em 2014 e grandes investimentos no mercado brasileiro. O Brasil é o segundo principal emissor de turistas na América Latina. As estatísticas do Serviço Nacional de Turismo indicam que 26.547 turistas brasileiros estiveram no Chile entre janeiro e agosto de 2012, o que significa um crescimento de 27% em relação ao mesmo período do ano anterior. Durante a Abav o Turismo do Chile anunciou a contratação de um representante no Brasil, que será o reponsável pelo marketing e pela comunicação. Os planos para o mercado nacional incluem, entre outros, campanhas promocionais em mídias impressas e virtuais. Entre os atrativos que foram apresentados está a região de O’Higgins, que por meio da Sernatur mostrou as qualidades que projetam o destino como um polo turístico.


COSTA DO MARFIM

Pela primeira vez, a Costa do Marfim, país africano conhecido em francês como Côte d’Ivoire, participará da ABAV. O destino apresentará aspectos culturais, econômicos, turísticos e artesanais e anunciará o novo bureax de turismo no Rio de Janeiro. “Apresentaremos o projeto do nosso Vôo Charter Peregrinação – um charter religioso entre as cidades de Yamoussoukro (capital do país) e Rio de Janeiro em outubro de 2013”, diz Thierry Attoumo, diretor da TSM Tour, agência que representa o país no Brasil. “Queremos ampliar nossos negócios entrando em contato com operadores turísticos, agências de viagens em geral especializadas em África, setores de hotelaria e outros”, conclui Attoumo. O embaixador da Costa do Marfim, Aka Kassi Sylvestre, também confirmou sua presença no Brasil para participar das ações durante o evento.


ESPANHA


A Espanha, que desde 1992 participa da ABAV vem promover a oferta de destinos do país. Este ano também aproveitará a ocasião para destacar a imagem institucional do território espanhol. Além de apresentar a oferta geral da Espanha, no stand do destino está presente com os escritórios de Turismo da Turgalicia e de Castela e León, regiões de grande importância e que destacam, sobretudo, no segmento de turismo cultural e eno-gastronômico. Também estão cinco operadores de turismo espanhóis que trarão para feira seus catálogos com essas novas ofertas de destinos. Por outro lado, o Turismo da Espanha quer destacar que o país é um dos destinos internacionais que o turista tem mais vontade de retornar. Isso quando eles deixam o turista brasileiro entrar, pois o que vimos nos noticiários e a maneira que muitos foram deportados, é de assuntar e não pisar por lá. Mas como toda a eupora está "passando o chapéu", brasileiro poderá ser bem vindo. Mas eu não pagarei pra ver.


PRESENÇAS


 Clique na imagem para ampliá-la


Além do meu amigo Antonio Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV, estão presentes Gastão Vieira, ministro do Turismo; Sergio Cabral, governador do Rio de Janeiro; Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro; Flávio Dino, presidente da Embratur, Valdir Walendowsky, Presidente da SANTUR, Santa Catarina Turismo, meus confrades da ABRAJET, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, entre tantas outras autoridades e lideranças empresariais de 52 países que participam do maior evento de turismo das Américas.


PATROCÍNIOS




Este ano, o Evento ABAV tem patrocínio do Sebrae (Vila do Saber e Rodada de Negócios), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC (Vila do Saber); Equador (Sala de Imprensa); México (canais de comunicação – portal e newsletter), Travelport (compensação de gás carbônico do evento). E apoio do Instituto Brasileiro de Turismo – Embratur (Programa Compradores Convidados), Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas – Abracorp, Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo – APAVT, associações da América Latina – AAAVYT/ Argentina, ACHET/Chile, ABAVYT/Bolívia, ANATO/Colômbia, ASATUR/Paraguai e Audavi/Uruguai.




TURISMO NO BRASIL


Vale lembrar que cerca de nove entre dez turistas dos 39 mil ouvidos em 16 aeroportos internaiconais do Brasil revelaram que têm intenção de voltar ao País. Os terminais em que a Função Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) realizou a pesquisa respondem por 99% do fluxo internacional aéreo. O estudo também coletou dados de visitantes em 11 portais terrestres, por meio de questionários aplicados nos períodos de alta, baixa e média estações, de janeiro a outubro de 2010. A margem de erro média é de 5%. A série histórica foi iniciada em 2004. O levantamento “Estudo da Demanda Internacional no Brasil” foi encomendado à FIQUE pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Embratur e revela o perfil socioeconômico dos turistas, as características da viagem e a avaliação dos estrangeiros que visitam o Brasil sobre os serviços e equipamentos turísticos do País. O resultado fornece subsídios para a formulação de políticas públicas, a definição de estratégias de promoção turística do País no exterior e norteia decisões empresariais do setor.





CONDOR




Falando nisso, a partir do mês de novembro, a companhia aérea alemã Condor passa a ter dois voos que ligam Recife à cidade de Frankfurt, na Alemanha. Com ligações que já funcionavam semanalmente às sextas-feiras, agora, a companhia passa a operar também às terças-feiras. Já a partir do dia 15, a escala do voo Recife/Miami em Salvador, operado pela American Airlines, deixa de existir. Com esta iniciativa, Pernambuco passa a abrir mais uma porta com o turismo internacional, facilitando a vinda de visitantes estrangeiros e a ida de pernambucanos à outros países.


FESTURIS




O Festival do Turismo de Gramado lança, em sua 24ª edição, o 1º Salão de Enoturismo, promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) através de convênio com Sebrae Nacional, com a participação direta do governo do Estado do Rio Grande do Sul, através das secretarias de Turismo e Agricultura. Com um projeto inovador, o salão terá apresentação de workshops e debates no seu interior, contando com a participação de grandes destinos do vinho no País. O principal objetivo destas ações é apresentar o que existe de  enoturismo no Brasil e no Rio Grande do Sul.




Neste ano, foi publicado o Diagnóstico do Enoturismo Brasileiro, que será apresentado e debatido dentro do salão. Segundo a gestora de Projetos do Ibravin, Janine Basso Lisboa, painéis de negócios também serão realizados no estande: “O salão também terá uma painéis de negócios, onde cada região apresentará seus roteiros e atrativos para as agências de viagens e operadoras interessadas no destino.”, completou.



 



ENOTURISMO


Enoturismo, ou Turismo do Vinho, é um segmento da atividade turística que se baseia na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e nas tradições e cultura da localidades que produzem esta deliciosa bebida. Mais do que apenas saborear o vinho, o enoturista aprecia paisagens, utiliza os equipamentos de gastronomia, hotelaria e diversão, além de comércio local e outras prestações de serviço. O enoturismo deve envolver o visitante na cultura, nos detalhes da bebida: transforma em experiência de cinco sentidos. É o ver os vinhedos, ouvir as histórias, sentir o perfume dos vinhos, provar as delícias da gastronomia, tocar nas garrafas e texturas. Além de conhecer a história, cultura e tradições do local, o turista tem a chance de ver o modo de elaboração das viniculturas, com todas as etapas, entendendo o que compõe aquele produto.


ROTEIRO COSTA ESMERALDA


Clique na imagem para ampliá-la


Já está circulando a terceira edição do Roteiro da Costa Esmeralda, publicação que traz em seu conteúdo todas as informações sobre os atrativos turísticos de Bombinhas, Itapema e Porto Belo, bem como opções de passeios, hospedagem e gastronomia desta que é uma das mais belas regiões do litoral catarinense. Com textos em português e espanhol, o Roteiro é distribuído nos postos de informações turísticas, hotéis e pousadas da região, e em eventos do trade turístico nacional e internacional. Esta edição estará sendo distribuída também na FIT 2012 - Feira Internacional de Turismo, em Buenos Aires, e no Festival de Turismo de Gramado, na Serra Gaúcha. O editor da publicação é o jornalista Valmir Grein, colunista de turismo do jornal "Tribuna Catarinense" e ex-presidente da Abrajet-SC.




TEMPORADA DE VERÃO


As atrações e a data da maior festa jovem da região já estão confirmadas. No dia 1º de dezembro Piratuba realiza a famosa Abertura da Temporada de Verão. O principal show do evento fica por conta do cantor Armandinho. Além dos shows no palco, racha de som automotivo e gente de toda região, os organizadores estão preparando outras atrações. Neste ano, haverá camarotes cobertos, com bar, banheiros exclusivos e capacidade para 800 pessoas. Uma estrutura com pista de dança de 140 metros quadrados e iluminação também será montada “A empresa que está organizando o evento tem experiência e com certeza vai realizar uma grande festa para o público. A expectativa é que mais de 10 mil pessoas participem, e isso vai movimentar o comércio em geral e setor imobiliário do município”, cometa o secretário de Turismo de Piratuba, Ivair Rodrigues.




No palco, antes do cantor Armandinho, estará a Banda V- Rox de Concórdia e o Dj Nando Miatelo, de SP, conhecido no cenário do som automotivo. Como de costume, o evento é realizado próximo a Companhia Hidromineral, na arena de eventos, popular “gramadão”. Os portões são abertos já durante a tarde, às 14h, com o racha de som automotivo.




NEW YORK




A equipe da TM4 Fashion embarca neste semana para Nova York para produzir duas campanhas de marcas catarinenses. A onda agora, é aproveitar os cenários internacionais para oferecer aos clientes novidades mundiais. Modelos internacionais e produção de acessórios de grandes marcas irão compor os looks das grifes de Santa Catarina. Os três sócios, Eduh Silva, Frank Silveira e Diogo Pedro irão acompanhados da produtora de moda, Marina Machado. A diretora de moda da agência, Emanuelle Stahelin, já está na cidade a três meses fazendo pesquisas de moda e irá assinar o estilo das produções. Para a TM4 Fashion os cenários internacionais não são novidades. No início deste ano, dois clientes já tiveram suas campanhas clicadas num dos grandes centros da moda.


SÍFILIS


Que país é esse? Que gente é essa? De 2010 a 2011, o número de crianças de até 1 ano de idade diagnosticadas com sífilis subiu 34% no Brasil. No ano passado, foram diagnosticados 9.374 casos de sífilis congênita em menores de 1 ano. A taxa de incidência no mesmo ano foi 3,3 casos para cada mil nascidos vivos. Segundo o Ministério da Saúde, o aumento reflete o crescimento na identificação dos casos, antes subnotificados, e não avanço da doença. Em crianças menores de 1 ano de idade, a sífilis é transmitida de mãe para filho durante a gravidez (chamada sífilis congênita) e pode causar aborto, má formação do feto ou morte do bebê no nascimento. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa, o tratamento da sífilis congênita é fácil, desde que a mãe receba o diagnóstico precoce. Nordeste é a região com a maior taxa, com 3,8 casos a cada mil nascidos vivos, seguido do Sudeste, com índice de 3,6 casos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário