quinta-feira, 24 de setembro de 2015

ABERTA A 43ª ABAV EXPO NO PAVILHÃO DE EXPOSIÇÕES DO ANHEMBI



Um espetáculo de cores, sons, cultura, gastronomia e imagens marcou a abertura da maior e mais importante feira do setor de imagens e turismo da América Latina e do Hemisfério Sul, que se só termina no próximo dia 26 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista.


Entre as inúmeras atrações os profissionais do setor e convidados estão vivenciando um pouco de como funciona este setor, que movimenta 52 segmentos da economia. A feira é a tradicional passarela na qual desfilam os melhores atrativos turísticos  naturais e culturais, do Brasil e do exterior, em disputa pela atenção do público profissional visitante. Agrega em sua  programação o 44º Encontro Comercial Braztoa, o Abeta Summit e a Ilha Corporativa – Encontro de Negócios Abracorp.


As 10:30 hs, aconteceu no Auditório  Elis Regina a abertura solene, com a participação do Ministro do Turismo, Henrique Alves, e do governador do estado de São  Paulo, Geraldo Alckmin, entre outras autoridades. O presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo, primeiro a fazer uso da palavra, saudou os presentes e enfatizou as três pilastras que norteiam a realização da 43ª Abav – Expo Internacional de Turismo: Negócios, Conhecimento e Relacionamento. “Aqui, temos uma oportunidade especial para a superação da crise instalada no País, por meio da nossa união, do aprimoramento da nossa prestação de serviços ao viajante e da requalificação contínua”, afirmou Azevedo. Finalizou bradando: “A hora é aqui e agora!”.


Depois da manifestação do presidente da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação) Alexandre Sampaio, que externou a certeza de que a crise será superada, o diretor da Organização Mundial do Turismo (OMT), Márcio Fávilla, lembrou que “turismo é emprego. É renda. 


É desenvolvimento sustentável. Não é uma atividade trivial e, sim, um instrumento valioso para o desenvolvimento”. Atualizou números da movimentação turística internacional, que chegou a 1,3 trilhão de viajantes no ano passado. E o turismo como um todo, incluindo a atividade interna dos países, movimentou mais de seis trilhões de viajantes. “Pelo que representa em termos econômicos e sociais, os governos precisam reconhecer o valor do turismo”, assegurou o executivo.


O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, abriu seu pronunciamento dando conta de reunião com a presidente Dilma Rousseff, quando ficou claro que o Ministério do Turismo (MTur) não pode ser extinto. “Ao contrário: temos de fortalecer o Ministério do Turismo!” Lembrou que a atividade turística está instalada em cada município brasileiro e é aquela que mais rapidamente gera emprego e renda. Ao comentar o potencial da Olimpíada 2016, falou das tratativas que vem fazendo para modificar o procedimento padrão de vistos para norte-americanos entrarem no País. 


“Queremos a liberação de vistos por um período mínimo de seis meses”, salientou. Em outras palavras, Ministro falou, falou e falou mundo. Rouco de tanto falar, esbravejar e ser  interrompido inúmeras vezes por conta dos aplausos, falou exatamente o que o trade sabe, o que nós jornalista sabemos e tudo  aquilo que gostaríamos de ouvir ou melhor, que gostaríamos que se concretizasse. Reafirmou que o Ministério do Turismo não será  extinto, confirmação que lhe foi dada pela Presidente da República, o que não significa absolutamente nada. Apesar do  espetacular e inflamado discurso do Ministro, e até da sua boa vontade, trata-se de um político profissional que tem em seu  curriculun 11 mandatos como Deputado Federal. Sabe exatamente o que falar e o que gostamos de ouvir. 


O evento de abertura da 43ª ABAV Expo foi encerrado com a fala do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. “Atravessamos um momento difícil e, por isso, é hora de somarmos esforços. Momento de nos unirmos para proteger o emprego. A nossa moeda sofreu grande desvalorização e isso tornou o nosso País muito barato para os turistas internacionais”, sustentou Alckmin. Ao mencionar fala do ministro Henrique Eduardo Alves, o governador paulista disse que, “em vez de seis meses, sugiro que a liberação do vistos para turistas norte-americanos seja de um ano. É preciso rever essa questão da reciprocidade e como governador de São Paulo, oferecemos todo apoio ao Ministério do Turismo". Alckmin resumiu os esforços que tem feito para fortalecer o turismo paulista, incluindo o processo de criação de 140 municípios com vocação turística, que vão se somar às 70 estâncias deste setor no Estado. “Deixo aqui meu cumprimento a todos os agentes de viagens brasileiros, pela importância que eles têm no fortalecimento da atividade no País”, finalizou.


Às 12:30hs houve o corte simbólico da fita e o pavilhão oficialmente aberto. Quanto a feira,  participam cerca  de 3,5 mil  marcas expositoras de 60 países, com novidades e antecipação de tendências, que  marcarão a retomada do crescimento do setor em 2016. Líder mundial na geração de empregos, a indústria de viagens e turismo cresce em âmbito global e movimenta trilhões de dólares por ano. Em 2014, o turismo movimentou só no Brasil R$ 492 bilhões, contribuindo com 9,6% do Produto Interno Bruto (PIB). Foi o setor que obteve investimentos recorde de R$ 59,6 bilhões, de  acordo com o último relatório divulgado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).

Guilherme Paulus - Grupo GJP

O evento aponta também as tendências do setor em um cenário de dificuldades econômicas. Algumas questões poderão ser  respondidas por especialistas e maiores autoridades do setor, como o que acontecerá com a desvalorização do real, como  ficarão os preços praticados em dólar (passagens aéreas internacionais, diárias hoteleiras, locação de automóveis, cruzeiros  
marítimos, pacotes turísticos, entre outros itens de consumo). Como ficará o comportamento do consumidor? Compensa viajar  para o exterior agora? E os jogos olímpicos, ajudarão a atrair mais turistas estrangeiros para o Brasil.

Tarcisio Gargioni - Avianca

Palco de informação e atualização para as agências de viagens visitantes, a ABAV Expo definirá os lançamentos competitivos que devem conquistar a preferência dos consumidores. Muitos adotam critérios distintos para avaliar opções e escolher onde, quando e como realizarão as suas viagens de lazer, de intercâmbio e de negócios.


Descontos promocionais, facilidades de pagamento, incluindo gratuidade para que duas crianças, de até 12 anos, possam viajar  do Brasil para o Caribe com os pais, é uma das estratégias que estão sendo apresentadas por operadores turísticos que projetam aumento de vendas no segundo semestre de 2015 e até o Carnaval de 2016.


Com foco no mercado de viagens corporativas, esta edição do evento anuncia também o lançamento de roteiros e tarifas aéreas  promocionais de volta ao mundo. A feira promoverá debates e palestras com presidentes de empresas aéreas, redes hoteleiras,  
operadoras, Online Travel Agencies (OTAs), seguradoras, locadoras, administradoras de cartões de crédito, entre outros, com a  presença dos gestores de viagens convidados, que atuam em corporações dos mais variados ramos e portes.


O câmbio favorece as exportações e, sob essa perspectiva, não surpreende o setor também reivindicar redução da carga  tributária; adoção de novos recursos tecnológicos e capacitações que elevam a produtividade; fim da bitributação, mais  
frequências de voos, serviços de bordo diferenciados, diversidade de hubs, melhoria na infraestrutura aeroportuária, entre outras medidas favoráveis à competitividade de produtos e serviços turísticos nacionais.


Deve-se entender acima de tudo que em tempos de desgoverno e a consequente época de vacas magras, empatar é lucro. 



No final do dia de hoje São Paulo nos brinda com um belíssimo por do sol. Para ver todas as fotos deste primeiro dia CLIQUE AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário