domingo, 27 de setembro de 2015

ABAV 2015 - PAINEL "TURISMO ACESSÍVEL" APRESENTA NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS


ABAV 2015 - PAINEL "TURISMO ACESSÍVEL" APRESENTA NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS 

Leandro Zillig, da Azul Transportes e Turismo; Maria de Fátima Estephan, da Acessible Consulting; Esmeralda Macedo Serpa, do Centro Paula Souza; e Lúcia Helena Ferraz, da Acessible Consulting

O painel “Turismo Acessível”, programação da Vila do Saber, realizada neste sábado, na Sala 4 – Destinos, destacou as oportunidades de negócios disponibilizados com o segmento. Segundo apresentou Lúcia Helena Ferraz, instrutora do ICCABAV e consultora em Gestão de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, 25% da população necessita algum tipo de auxílio na hora de viajar, o que representa 50 milhões de brasileiros, sendo que 10% deles estão inseridos hoje no mercado de trabalho. 


Para Maria de Fátima Estephan, da Acessible Consulting, 32 milhões de pessoas farão parte desse mercado que precisa de condições especiais de mobilidade e acessibilidade para viajarem em 2025, graças aos avanços previstos na legislação, principalmente. “O turismo acessível é dar movimento para quem não tem. Há oito anos, trabalhamos com essa proposta de realizar sonhos e, mais do que isso, geramos novas oportunidades de negócios”, afirma Fátima.


Para Esmeralda Macedo Cerpa, do Centro Paula Souza, é preciso pensar em levar pessoas com limitações não só para alguns destinos já estruturados, como a cidade de Socorro (SP), mas é preciso que eles tenham possibilidade de ir para qualquer lugar do mundo. “É um grande nicho de mercado para quem hoje está estudando poder atuar no futuro”, entende a professora.

Diretores do FESTURIS Gramado

Thailana Frizzo, gerente de Vendas e Marketing da Cassinotur, apresentou as potencialidades do destino turístico de Foz do Iguaçú, que recebe anualmente mais 1,5 milhões de visitantes na atualidade. “Somos o quarto maior parque hoteleiro do país e grande parte dos meios de hospedagem hoje estão de braços abertos e preparados para receber todo tipo de visitante”, explica a gerente.


Já, Leandro Zillig, diretor da Azul Transportes e Turismo, que iniciou operações em 2009, já conta com 80% de sua frota adaptada (52 veículos), incluindo opções de veículos acessíveis sem a necessidade de motorista. “Lançamos no início deste ano o primeiro carro acessível sem motorista e a procura foi tamanha que mal ele já estava pronto e já tínhamos procura por ele. Mesmo com a crise, nosso negócio cresceu mais de 25% em 2015. Há espaço para negócios com pessoas com deficiência em São Paulo e em qualquer outra cidade do mundo”, acredita Zillig.

PLENÁRIAS 


Temas contemporâneos e relevantes conduzidos por especialistas reconhecidos compuseram a pauta de atividades nas salas da Vila do Saber. Foram proferidas 10 palestras, realizados dois painéis e uma sessão plenária. Mais uma vez, o fluxo de visitantes demonstrou o acerto na escolha dos temas e dos enfoques, confirmando o interesse dos profissionais do turismo na obtenção de informações e conhecimento para superar a conjuntura econômica adversa do país. Segue o resumo das atividades do Congresso Abav de Turismo, na Vila do Saber, na sexta-feira, dia 25.

Claudio Jr. Diretor do FESTIVAL JPA

Sala 1 – Negócios

Painel intitulado ‘O que é NDC (New Distribution Capability) e o impacto nas via-gens’, conduzido por Antonio Carbone (IATA), gerente regional para as Américas na implementação do NDC.

Palestra intitulada ‘A Agência de Viagens como Canal de Distribuição’, apresentada por Cássio Salles de Oliveira, diretor executivo da AirTKT e expert reconhecido em consolidação de bi-lhetes aéreos.

Palestra tematizada em ‘Conceito, Diferenças e Oportunidades no segmento de Resorts’, conduzida por João Bueno, dirigente da Resorts Brasil - Associação Brasileira de Resorts.

Alberto Cestrone (Dir. Geral Infinity Blue Resort & Spa e Juliana Campeonoto Molina

Sala 2 – Conhecimento

Das 14h00 às 15h30: palestra sobre ‘Banco e Linhas de Crédito para PME´s’, apresentada por Rodrigo Leite, gerente de relacionamento empresarial da Caixa Econômica Federal, especialista em pequenas e médias empresas.

Painel ‘Eventos - Tendências, Nichos e Inovação’, apresentado por Ana Cláudia Bittencourt (Presidente ABEOC) e Toni Sando (Presidente Executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau.


Sala 3 – Relacionamento

Palestra ‘CRM - Gestão de Relacionamento com Clientes’, proferida por Renato Camargo, ex-Grupo Accor e atual Head de Fidelidade, CRM e Inteligência de Mercado do Pão de Açúcar.

Palestra ‘Gestão da Reputação Online’, conduzida por Gabriela Otto, da GO Consul-toria e Profª da ESPM. 

Palestra ‘Capital Intelectual e o valor da empresa’, apresentada por Trícia Neves (MAPIE). Discorreu sobre o valor do conhecimento e deu dicas sobre como capitalizar a inteligência de operações e negócios.


Sala 4 – Destinos

Palestra ‘Como aumentar sua presença digital - 10 passos e dicas práticas’, condu-zida por Maurício Salvador - CEO da ComSchool, presidente da ABComm e Mestre em Comunicação.

Palestra ‘Operações de Eventos’, apresentada por Douglas Assis – docente da Uni-versidade Anhembi Morumbi e Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. 

Palestra ‘Turismo Esportivo’. Fabiano Nakamura, do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos 2016, demonstrou as diversas oportunidades de negócios no evento que se realiza no Rio.



Programação da Sala 5 (Plenárias)

Palestra sobre o tema ‘Franquias’, conduzida por Alexandre Sita, MBA pela Univer-sity of Dallas, instrutor da ABF e atuante no programa Franquias Brasil, do Sebrae. Falou sobre mitos, verdades, oportunidades e riscos do Franchising.


Sessão plenária focalizando ‘Uma visão global do turismo no Brasil’. Contou com a participação de Antonio Azevedo - Presidente Abav Nacional; Eduardo Sanovicz - Presidente ABEAR; Henrique Eduardo Alves - Ministro do Turismo; Jayson Westbury – Presidente da WTAAA-World Travel Agents Associations Alliance; Pedro Costa Ferreira - Presidente APAVT, e Márcio Favilla – Diretor Execu-tivo da OMT.

UMA VISÃO DO TURISMO GLOBAL NO BRASIL


Personalidades de notória relevância para o turismo brasileiro e internacional protagonizaram sessão plenária para discutir temas pertinentes a “Uma Visão Global do Turismo no Brasil”. Evento fez parte do Congresso Abav de Turismo e se realizou na Sala 5 – Plenárias – da Vila do Saber. A mesa foi composta por Antonio Azevedo - Presidente da ABAV Nacional; Márcio Favilla-Diretor Executivo da OMT – Organização Mundial de Turismo; Eduardo Sanovicz - Presidente ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aéreas; Jayson Westbury – Presidente da WTAAA -World Travel Agents Associations Alliance; Pedro Costa Ferreira – Presidente APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo; e Raimundo Coimbra Junior, Secretário Nacional de Políticas do Turismo.


Das exposições que se sucederam, mediante o anúncio do anfitrião, Antonio Azevedo, o diretor executivo da OMT, Márcio Favilla, apresentou um painel sobre a evolução e mudanças históricas dos destinos mais destacados no mundo, a partir de 1950. Também discorreu sobre os fatores-chave para o desenvolvimento do Turismo Sustentável, que incluem investimentos em infraestrutura, em qualidade de serviço, em acessibilidade, em segurança – entre outros. Quando mencionou o item relacionado à segurança e o vínculo deste atributo à imagem do país, lembrou o caso da Colômbia, que chegou a um ponto crítico e hoje é exemplo de superação para o mundo todo.


Eduardo Sanovics estabeleceu um paralelo entre o cenário do Brasil entre 2002 e 2003, em termos de turismo e o que se apresenta na atualidade. Naquela época, a imagem do turismo brasileiro estava vinculada ao binômio lazer/natureza, a Varig estava dando os últimos suspiros, o mercado consumidor interno praticamente inexistia. Hoje, verifica-se uma série de mudanças socioculturais, onde os jovens opinam, as mulheres trabalham e os mais velhos vivem cada vez mais. O chamado ‘rei sol’ perdeu sua hegemonia e outras opções se consolidaram em todo o mundo. Assinalou que “é preciso resgatar a Embratur enquanto modelo de gestão e aprofundar as políticas de captação de eventos”. Finalizou tocando na questão da reciprocidade entre Brasil e Estados Unidos – “uma prática cada vez mais equivocada” e a urgência de se repensar o calendário de férias do país, que por suas dimensões e diferenças climáticas.


O presidente da Associação Portuguesa de Agências de Viagem, Pedro Costa Ferreira, enumerou alguns aspectos que influenciam decisivamente no avanço dos negócios de turismo no Brasil. “O que era bom há 10 anos tornou-se obsoleto. É necessário repensar a organização das cidades, a limpeza pública, as questões cruciais de segurança. E, também, as questões estruturais de longo prazo”. Acrescentou que “urge promover melhor o país na Europa como um todo e em Portugal”. O presidente da WTAAA relatou sua visão de políticas consequentes para o incremento da indústria do turismo e relatou que teve dificuldades para conseguir visto para vir ao Brasil, a convite da Abav. Mencionou o fato de que nosso país dispõe de orçamento irrisório para divulgação no exterior – uma verba em torno de 10 milhões de dólares, quando o México dispõe de US$500 milhões. 


A sessão plenária foi encerrada com a exposição do Secretário Nacional de Políticas do Turismo, e Raimundo Coimbra Junior. Exibindo otimismo na superação da crise econômica do país, assinalou que a Câmara dos Deputados está trabalhando para a facilitação da isenção de visto para a entrada de norte-americanos no Brasil. “Todos sabemos que os americanos gostam de Olimpíadas, viajam com a família toda e nós não podemos continuar criando dificuldades e desestimulando a entrada deles em nosso país, especialmente agora, que está mais barato fazer turismo no Brasil”. Finalizou afirmando que o câmbio, da forma que está, favorece as chances de o Brasil equilibrar sua balança no setor de turismo, com menos gente gastando no exterior e mais estrangeiros trazendo divisas para o nosso país.

Opiniões de players importantes do trade turístico brasileiro


“A Abav Expo acontece num momento em que todos estamos buscando alternativas. Assim como ocorreu em outros momentos do país, a crise deve ser superada e vamos aprender com ela”. Guilherme Paulus – Presidente da CVC.

“O evento maior do turismo brasileiro se realiza em que o país precisa encontrar caminhos. Vejo o cenário com positividade. Acredito que o governo vai desencadear ações para conter a volatilidade do câmbio e alcançar a superação da crise”. Marco Ferraz – Presidente da Abremar.

“A 43ª Abav vem para dar uma injeção de ânimo em todo o trade turístico. Creio que a indústria turística deve encarar o momento econômico adverso com otimismo e realismo. E aproveitar para aprofundar a reflexão e reinventar alternativas”. Mário Carvalho – Diretor Geral da TAP.

“Todos sabemos que a Abav Expo deste ano está acontecendo num cenário de grave crise financeira. Porém, temos de exercitar e aprimorar a criatividade, com requalificação, melhoria dos serviços e promoções. Talvez esta se confirme uma das melhores feiras dos últimos anos”. Juarez Cintra – Presidente da Ancoradouro.

FIT PANTANAL


A Feira Internacional de Turismo do Pantanal-FIT, promovida pelo Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso/Sindetur, através do trade turístico e o Governo do Estado, conta com o apoio do Ministério do Turismo, Embratur e de outras entidades. O evento será realizado em Cuiabá, no período de 20 a 24 de abril de 2016, no Centro de Eventos do Pantanal. A FIT foi lançada. No lançamento, compareceram o secretário de Politica Nacional do Ministério do Turismo, Júnior Coimbra; presidente da Embratur, Vinicius Lummertz; presidente da ABAV nacional, Antonio Azevedo; presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio, além do presidente do Sindetur-MT, Oiran Gutierrez e o presidente da ABAV-MT, Joari Proença.

O secretário Nacional de Política do Ministério do Turismo, Júnior Coimbra, enalteceu o potencial econômico de Mato Grosso com o agronegócio e disse que o estado tem um potencial turístico gigantesco que deve avançar ainda mais com as ações políticas. Na sua avaliação, se deve priorizar a preservação, pois este é o caminho do turismo no Brasil. “Estamos mostrando ao mundo que preservamos para as futuras gerações.  É a contribuição que damos ao nosso País” disse ele.

O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, frisou que entre as bandeiras da instituição, está o incentivo ao desenvolvimento sustentável. Ele ressaltou que é preciso ter coragem para enfrentar os desafios para avançar no crescimento do turismo em todas as regiões. Ao garantir que  estará em Cuiabá, na feira do Pantanal, disse que o evento marcará as ações. “A FIT será de suma importância para marcar o turismo da região Centro Oeste e.... ......


O secretário Adjunto de Turismo do Estado, Luís Carlos Nigro, agradeceu a oportunidade de lançar o evento na ABAV e  na ocasião, ressaltou o apoio do governador, Pedro Taques e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo.  Ele explicou que a  FIT será o mais importante evento do setor da região Centro Oeste e da Amazônia Legal. “Através da Feira do Pantanal, Mato Grosso, busca a abertura para o pacífico e a integração com  outros estados, abrindo novos corredores turísticos com produtos e oportunidades. Mato Grosso tem muito o que oferecer aos turistas”, garantiu.


Durante a FIT em Cuiabá, serão apresentados os produtos associados ao turismo, que apresentam Mato Grosso como um estado diferenciado. No mesmo espaço, uma mostra do potencial do agronegócio, o turismo tecnológico; aventura; contemplação e o turismo de eventos, além da gastronomia, artesanato regional e as manifestações culturais. Outra bandeira é a internacionalização do aeroporto Marechal Rondon. O trade turístico de Mato Grosso luta pelo retorno do vôo entre Cuiabá e Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, que com menos de duas horas e sem escalas, possibilita a conexão com os vários  países. Durante a Copa do Mundo em Cuiabá, o aeroporto Marechal Rondon operou em caráter provisório com diversos vôos internacionais. 

DADOS PARCIAIS DA 43ª ABAV - Expo Internacional de Turismo 


Na coletiva realizada neste 26/09/2015 às 17 horas, foram divulgados os seguintes dados: 

• Estandes: 304

• Marcas expositoras: 3.121

• Hosted buyers: 1.137

• Profissionais de imprensa: 926

• Total de visitantes até 17 horas, em 26/09/2015: 32.176

Média de visitantes/dia em 2015: 10.725 (três dias de evento)

Média de visitantes/dia em 2014: 8.219 (cinco dias de evento)



Parabéns a essa gigantesca industria que rema intensamente contra a maré, gerando milhões de empregos e gerando divisas. Parabéns a esse imenso trade que impulsiona nosso país !

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