terça-feira, 28 de março de 2017

SERIEDADE NO TURISMO por Estanislau Bresolin

SERIEDADE NO TURISMO
por Estanislau Bresolin


Fica fácil fazer um balanço da temporada e dizer simplesmente que todo o turismo catarinense precisa ser repensado diante dos resultados insatisfatórios deste verão. Concordo que temos muitos avanços por fazer, pois precisamos de mais equipamentos, não temos marinas e outros equipamentos e necessitamos urgentemente avançar nesses quesitos, mas infelizmente temos entraves que não nos deixam progredir.

É preciso ponderar também sobre as dificuldades enfrentadas pelos empreendedores do setor turístico de Santa Catarina. Necessário observar que para o empresário do segmento a situação está uma calamidade - temos o maior salário mínimo regional do país (maior que RJ e SP), o ICMS dobrou no ano passado para empresas fora do Simples e a cesta básica é das maiores do país - então não é correto culpa-lo por preços elevados. 

É notório que o Ministério Público Federal, com acolhimento da Justiça Federal, inviabilizou qualquer iniciativa de investimento. Desde hotéis a marinas e beach clubs, tudo está proibido e ameaçado de demolição e alguns já não existem mais, como uma pequena marina e o Restaurante Recanto dos Brunidores, ambos na praia dos Ingleses.

É muito mais fácil criticar os empresários por falta de investimentos, mas é imperativo lembrar que fomos nós, empreendedores do setor, que há mais de 30 anos fizeram visitas a inúmeros estados e países para atrair turistas, muito antes da cidade pensar o turismo. As conquistas da Serra Catarinense merecem ser exaltadas como novidades empresariais que crescem por contra própria. Ao invés de se criticar suposto “amadorismo” dos empresários, o correto seria cobrar das autoridades, estas, sim, amadoras, pois não apoiam como deviam o setor e sequer fazem sua parte investindo na divulgação institucional.

 Experimentem contratar um empregado devidamente regularizado e sintam a dureza da legislação trabalhista. Por último, nosso turismo organizado tem 50 anos, exatamente a idade da Embratur. Enquanto isso, a Europa tem séculos de dedicação a essa atividade, que em nosso país ainda não é tratada com o devido cuidado.

Estanislau Bresolin, extremamente respeitado pelo trade catarinense de turismo, é Presidente da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de SC (Fhoresc).

Nenhum comentário:

Postar um comentário