domingo, 5 de março de 2017

TURISMO NO ESTADO PRESICA SER REPENSADO, DIZ PRESIDENTE DA SANTUR por Larissa Linder

TURISMO NO ESTADO PRESICA SER REPENSADO, DIZ PRESIDENTE DA SANTUR 
por Larissa Linder



Para o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, há uma necessidade urgente de repensar o turismo no Estado. Se os turistas não estão vindo como se gostaria, diz, é preciso entender o porquê. Para Walendowsky, há um conjunto de fatores.

— Os aeroportos são ruins, as rodovias são ruins e, além disso, somos um destino caro. Os restaurantes são caros. Ainda por cima, os empresários aqui ficam esperando o turista vir, enquanto hoje você tem que ir até o turista, investir em publicidade - afirma.

Ele também reitera que, com a internet, o turista pesquisa muito antes de decidir para onde vai, e uma das coisas que procura saber é se há novidade no destino: 

— O Beto Carreiro mantém um público alto porque sempre tem atrações novas.Quando Florianópolis veio com os beach clubs isso era uma novidade no país. De lá pra cá, o que a cidade apresentou de novo? O Rio de Janeiro tem três museus novos por exemplo - diz Walendowsky.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel SC), Raphael Dabdab, concorda que é preciso haver um esforço para melhorar a atratividade em Santa Catarina. Sobre o custo dos restaurantes, ele aponta o alto preço da cesta básica da Capital - a segunda mais cara do país conforme o Dieese -, o valor dos alugueis e da mão de obra. Segundo ele, o piso salarial dos garçons na Capital, de R$ 1235, é um dos mais elevados do  Brasil.

— Além de o poder aquisitivo das pessoas ter reduzido, o custo dos restaurantes aumentou. Nosso ICMS quase dobrou e o imposto sobre bebidas também aumentou. No começo do ano passado, 30% dos restaurantes no litoral do Estado estavam com prejuízo. No final do ano eram 40%  - afirma Dabdab.

Para discutir maneiras de melhorar o turismo no Estado,a Santur, junto com a Secretaria de Estado do Turismo e a Embratur passarão a fazer reuniões mensais com entidades do segmento.

Um comentário:

  1. PARA QUE TUDO ISSO SE TORNE REALIDADE, JÁ... PRÁ ONTEM, É SÓ PARAR DE "FIRULA", CORTAR ESSAS VIAGENS "TURÍSTICAS" DE PRESIDENTES E DIRETORES DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS DO SETOR E TRABALHAR MAIS... MAIS... MUITO MAIS... ALÉM DE CAPACITAR DONOS, DIRETORES, GERENTES E FUNCIONÁRIOS EM GERAL DOS RESTAURANTES (PRINCIPALMENTE), PARA ACABAREM COM A INDÚSTRIA DA EXPLORAÇÃO AO TURISTA E E SIM, EXPLORAR O T U R I S M O !!!! - Feijão com arrôz, minha gente... Senão os frutos do mar vão "azedar", e o turista extrangeiro vai lotar cada vez os voos "charter" para os destinos do N O R D E S T E """"

    ResponderExcluir