quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Tendências para o turismo em 2019 são discutidas na Abav Expo

TENDÊNCIAS PARA O TURISMO EM 2019 SÃO DISCUTIDAS NA ABAV EXPO

Clique na imagem para ampliá-la

O dia de hoje começou com o lançamento do seriado áudio visual “Friends Out of the Box”, com foco em turismo e entretenimento. A iniciativa constitui ramificação do prêmio Top Destinos Turísticos 2018 e é protagonizada pelo ator e artista multimídia Thammy Miranda. Resultante de parceria entre ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) e Skål Internacional São Paulo, o TopDT conta com divulgação integral da Agência AMIgo! A produção do reality show optou pelos 10 Top Destinos Turísticos selecionados. Utiliza recursos técnicos de ponta, com veiculação exclusiva no Youtube. 


O quadro protagonizado por Thammy Miranda tem como propósito revelar o que cada destino oferece de atrativos para a audiência ("youtubersepectadores") e que não é possível encontrar no Google. Pautas bem curiosas e inspiradoras para as diferentes mídias e enfoques. Cabe registrar que Thammy possui em média 3.500 interações orgânicas por post/mês no facebook; 83% público feminino; cobertura nacional, com destaque para internautas sediados no eixo São Paulo-Rio de Janeiro; 955.475 (quase um milhão) de seguidores no Instagram, com média de crescimento mensal de 4,27%.


Além de focar a captação de publicidade em outros setores, a estratégia comercial inova também ao priorizar ações de crossmedia cooperada com os veículos do trade. Em evento, especialista do setor indica que o turismo de nicho é a nova tendência para os próximos anos  “O mercado de turismo precisa se reinventar a cada dia”. A afirmação é do especialista no mercado, Ricardo Aly, que comentou as tendências do setor durante o painel Crise: tempo de inovar e diferenciar-se nas vendas. Realizada na 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa, a palestra destacou a importância do olhar atento dos profissionais da área para a geração millennial, que desponta como grande influenciadora nas decisões de compras. 


Inovar é criar estratégias e caminhos diferentes aos já existentes para um objetivo ser alcançado. Ideias, processos, ferramentas e/ ou serviços: o turismo precisa desses movimentos, na opinião do palestrante, para que possa respirar e olhar além dos momentos econômicos desafiadores. “Nosso segmento é totalmente pressionado por preços. Precisamos, então, enxergar algo que ainda não enxergaram, que será diferente de tudo, pois só assim conseguiremos surpreender e atrair nossos clientes".  Outro ponto destacado por Ricardo é o uso da tecnologia. De acordo com ele, é inegável o crescente número de viajantes que usam seus computadores para planejar suas viagens. Hoje, só no Brasil, são 235 milhões de celulares ativos para 200 milhões de pessoas, segundo a BrasilTuris. “Nesse contexto, vemos despontar a geração millennial, que usa toda essa tecnologia para vivenciar experiências, serviços e, assim, empurra o mercado para que pense não apenas nos destinos, mas no que o turista poderá vivenciar lá”, finaliza o especialista.  

AÇÕES DE PROMOÇÃO E CULTURA DESTACAM SANTA CATARINA


Mais de 15 prêmios especiais e centenas de brindes foram oferecidos na “Roleta da sorte”, no estande de Santa Catarina. Por meio da ação promocional, os visitantes tiveram a chance de receber prêmios, como hospedagens e passeios oferecidos pelos parceiros da iniciativa privada que integram o estande. Além da roleta, diversos atrativos de SC estarão em destaque no espaço de 100m² até às 20 h do dia 28/10: integrantes da realeza da Festa das Flores (Joinville) e Schutzenfest (Jaraguá do Sul) recepcionam e fazem fotos com o público presente. O tradicional artesanato em madeira de Treze Tílias também é destaque no espaço, com a presença da artista plástica Ingrid Thaler, que levou algumas de suas obras, que representam o feminino, produzidas em seu ateliê. 


Outra ação realizada colocou a rica cultura dos imigrantes alemães à disposição do público: foram oferecidos chop catarinense e comidas típicas (linguiça, batata recheada e hackepeter, prato típico alemão feito a base de carne crua moída com alguns temperos e condimentos), tudo ao som do Grupo Bandoneon Fest, de Joinville. 


O momento foi prestigiado pelo ministro do turismo, Vinicius Lummertz.  A divulgação durante a ABAV é realizada por representantes de destinos, operadores de turismo, associações e Conventions & Visitors Bureaux de mais de 20 cidades de diversas regiões turísticas do estado. A delegação catarinense conta com cerca de 50 integrantes. 


Voltada para empreendedores e agentes de viagem, as palestras realizadas no primeiro dia da 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa abordam os conceitos de sucesso e quais as formas para alcançá-lo em empresas de turismo. As palestras são ministradas por profissionais gabaritados. Inovação, bom relacionamento com clientes e parceiros e uma equipe comprometida são alguns dos fatores que têm influência direta no que diz respeito ao sucesso nesta área. “Não existem empresas inovadoras sem pessoas inovadoras que buscam criar algo novo rompendo antigos padrões”. 


Os requisitos importantes para inovar são transformar problemas em oportunidades, buscar conhecimentos e “pensar fora da caixa”. O empreendedor também precisa ter noções básicas de sustentabilidade financeira, uma vez que muitas companhias não sobrevivem por muito tempo. “O motivo de empresas fecharem as portas nos primeiros três anos é a falta de controle financeiro”, esclarece Glaucio Silva.

1ª SEMANA DA GASTRONOMIA ARGENTINA


Na tarde de hoje, durante a ABAV EXPO 2018, houve a premiação da 1ª Semana da Gastronomia Argentina, organizada pela Federação Empresarial Hoteleira Gastronômica da República Argentina. Nove restaurantes paulistanos participam, dentre os quais se incluem dois de hotéis. O objetivo do evento é fomentar produtos argentinos no mercado brasileiro, trazendo pratos à base de ingredientes variados. Os empreendimento participantes apresentarão opções exclusivas de entrada, prato principal e sobremesa durante esse período em seus cardápios. 

A premiação pelo Ministro de turismo da Argentina e pelo Consulado Geral da Argentina, em São Paulo

“A iniciativa da FEHGRA é uma oportunidade de crescimento para todos os envolvidos. Desejo que esta primeira edição da semana de gastronomia Argentina seja de muito êxito”, diz o Cônsul. A embaixadora do evento será Carole Crema, chef internacional e jurada do programa "Que Seja Doce", transmitido na GNT. 

Clique na imagem para ampliá-la

A escolha pela capital paulista como sede é estratégica. Maior emissora de turistas brasileiros para a Argentina, São Paulo é destaque no cenário gastronômico mundial, segundo a FEHGRA. Além de estarem disponíveis ao público, as criações serão avaliadas por um comitê especializado, formado por Luis Castillo, Carole Crema e Jordi Busquets, conselheiro da FEHGRA. 

OS LOUCOS GERAM MAIS RESULTADOS?


Em painel apresentado na Vila do Saber, dentro da ABAV Expo, Sergio Lopes destrinchou por completo um dos perfis mais controversos do universo corporativo: o louco. O coach Sergio Lopez, em uma palestra bem diferente. Nela, o autor do livro, Os loucos geram mais resultados, apresenta um novo perfil de profissional: o louco. Em uma palestra motivacional, Lopes fez um convite à autoanálise com um conteúdo que permitiu aos presentes repensar sobre suas contratações e seu próprio perfil. O palestrante também ensinou técnicas de sua loucura produtiva e passou aos profissionais presentes o que é necessário para descobrir os mais de 30 loucos diferentes (resilientes, persistentes, motivados, transparentes, corajosos, entre outros), que ainda vão colaborar em suas empresas. Mesmo com o novo perfil estar em alta, Sérgio esclarece que a ideia não é chegar e fazer loucuras no trabalho. Um bom louco, de acordo com ele, surpreende, mas, para que isso aconteça, o cenário deve ser favorável. “É preciso uma boa gestão, de uma liderança capaz de dar combustível para o seu sucesso".

TECNOLOGIA E PRODUTIVIDADE


A Big Data Corp está mostrando como a tecnologia de big data pode melhorar a produtividade e rentabilidade da cadeia de turismo. Entre as novidades, está o uso da tecnologia para validar a identidade de clientes na boca do caixa ou em uma loja on-line, sem a necessidade de que apresentem documentos. Big data tem, ainda, outros usos com especial apelo ao turismo, conta o executivo. Talvez o de maior importância seja identificar clientes potenciais – que podem ser tanto consumidores finais, quanto empresas - e gerar oportunidades de negócios (leads) a partir dessas informações. Da mesma forma, a atualização de cadastros de clientes – levando em conta dados de contato como telefones e endereços - pode ser automatizada a um custo muito competitivo. Outra aplicação da tecnologia é mapear os relacionamentos entre pessoas e entre pessoas e empresas a partir de informações que deixam na web.


Com o big data é possível, ainda, monitorar os preços da concorrência para todo o tipo de serviço turístico – como passagens aéreas, destinos, passeios e ou serviços turísticos – e como tudo isso é exibido na internet. Desde os dados simples – como diárias de hotéis apresentadas em sites de pequenas pousadas, associadas a seus preços e imagens – até os mais complexos, como a média de desconto das ofertas nas mais diversas plataformas de turismo, podem ser consolidadas em uma única interface para o usuário. A empresa - que captura e processa, continuamente, dados obtidos a partir de mais 800 milhões de sites no mundo todo, dos quais cerca de 21 milhões estão no Brasil – possui vários produtos que organizam um volume gigantesco de dados e agregam a ele uma camada de inteligência, permitindo que executivos do setor que tomem decisões mais precisas, embasadas em movimentos do mercado, detectados a partir da web. 


FESTIVAL JPA ANUNCIA AD90 PARA AGENTES DE VIAGENS


Durante a Abav Expo Internacional de Turismo, os agentes de viagens de todo o Brasil receberam uma grande notícia. A diretoria do maior festival de turismo do Norte/Nordeste deo Brasil, o Festival do Turismo de João Pessoa e a Gol Linhas Aéreas Inteligentes ampliaram a parceria e a companhia aérea vai oferecer passagens com AD90 para os profissionais poderem participar do evento. De acordo com Claudio Junior, diretor comercial do Festival JPA, a Gol decidiu reduzir de AD75 para AD90 o valor da passagem para os agentes de viagens. O empresário acrescentou que a companhia área é a patrocinadora oficial do evento e que mais esse benefício aos profissionais é um reconhecimento da importância da feira para o mercado, considerada pelo Ministério do Turismo uma das oito mais importantes e influentes do país.

Cristiane Cavalli, responsável pelos Assuntos Internacionais de Ushuaia, no estante da Argentina, confirma que já estão confirmados além da própria Secretaria de turismo, mais 14 empresários do trade de turismo da Patagônia Fantástica, no Festival JPA.

Festival JPA chega à sua oitava edição com maior participação de expositores, principalmente internacionais, numa mostra que o evento ganha um caráter maior de internacionalização. A área a ser utilizada no Centro de Convenções de João Pessoa também será maior, com estandes e corredores mais amplos, o que irá facilitar ainda mais a acessibilidade e mobilidade dos participantes. No ano passado, circularam pelo pavilhão do Centro de Convenções 3.348 profissionais do turismo e contou com 216 estandes. Entre as empresas expositoras, 45 eram internacionais. Paralelo ao evento, foi realizado novamente o Fórum de gestão de viagens corporativas em parceria com a ABRACORP. Do total de profissionais que participaram do evento, 1.222 eram agentes de viagens de 25 estados brasileiros, vindos principalmente da região Norte e Nordeste. 72% do público do Festival JPA é do Nordeste. A 8ª edição do Festival JPA acontecerá nos dias 19 e 20 de outubro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário