segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel



Cidadão do Mundo  

A segunda edição do Cidadão do Mundo será novamente em Joinville, reunindo vários eventos em um único lugar: Fórum de Educação Internacional e Intercâmbio, Feira Cidadão do Mundo (com expositores, programação de palestras e oficinas de orientação), Fórum - Compromisso com as Gerações Futuras, Rodada de Negócios, além de homenagens e diversas atrações culturais e de entretenimento. O evento acontecerá no Centro de Convenções Alfredo Salfer, no Centreventos Cau Hansen e pretende difundir para o maior número de jovens o conceito de Cidadão do Mundo, despertando neles a consciência do seu papel transformador nas principais questões globais e na prática para o desenvolvimento sustentável. O evento proporciona às universidades e ao meio acadêmico oportunidades de intercâmbio com instituições de ensino estrangeiras, acesso aos programas internacionais de promoção da educação e da pesquisa, bem como a realização de parcerias entre as instituições. O público alvo são estudantes a partir dos 11 anos de todas as classes e escolas.

Usina do Piraí 

Usina e cachoeira do Piraí, no interior de Joinville

Uma ideia já lançada em administrações municipais anteriores e nunca aceita pela Celesc agora foi concretizada. Alunos das redes pública e particular de ensino terão oportunidade de conhecer mais um atrativo  na área rural de Joinville: a usina hidrelétrica do Piraí. Fundada em 1908, a hidrelétrica foi a primeira construída em Santa Catarina e é uma das únicas do Estado a gerar energia sem sofrer interrupções. Está localizada no final da Estrada do Salto 1, aos pés da cachoeira do Piraí. Além da beleza natural da região, o visitante pode conhecer o sistema de funcionamento da hidrelétrica e a integração existente entre o meio ambiente e a tecnologia. A parceria para visitação foi acordada entre a Fundação Turística e Celesc e, inicialmente acontecerá duas vezes ao mês, mediante agendamento, monitorada por guias de turismo capacitados da região. 

Colheita da maçã


Já começou a temporada da colheita da maçã em Fraiburgo-SC. Segundo os técnicos agrícolas, as frutas já estão maduras e saudáveis para a colheita e a previsão é que a temporada se estenda até o dia 10 de abril.  Além das empresas que trabalham com a produção e o beneficiamento da fruta, a cidade conta com pomares especiais para atender fraiburguenses e turistas e proporcionar a experiência de colher as maçãs direto do pé. É possível ainda fazer passeios guiados pela cidade, passando pelo Lago das Araucárias e a Floresta Nativa René Frey, e desfrutar da cultura e da gastronomia locais. Outra boa dica é se hospedar no Hotel Renar, um dos mais belos e confortáveis da cidade. 

Contém Cultura 

Os moradores e veranistas de Barra Velha podem conferir o Contém Cultura, projeto que propõe diversas formas de interatividade envolvendo poesia, literatura, cinema, dança e artesanato. Está instalado na Rua Teodorico Borba, no Costão da Praia do Tabuleiro, e permanece até o dia 12 de Fevereiro. Há opções para todas as idades. No dia 24 de janeiro, às 19h haverá uma palestra sobre Economia da Cultura. No dia 11 de fevereiro, às 14h, o tema será Segurança Digital. Além de novos conhecimentos, é a oportunidade de interagir com outras pessoas e aproveitar o momento para descontrair. A iniciativa do Contém Cultura é da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura – FUMTEC, que convida as famílias barra-velhenses e os veranistas para conhecerem o projeto e participarem das atividades.

Aquário Marinho em Paranaguá


Foi inaugurado na segunda-feira (13), o Aquário Marinho de Paranaguá e está aberto à visitação pública. O Aquário de Paranaguá tem 23 tanques  de água doce e salgada, para peixes de pequeno a grande porte, além de invertebrados. Dos 23, três são classificados como “tanques de toque”, onde o visitante pode encostar nos peixes. De acordo com os técnicos da empresa, a maior parte dos peixes são espécimes da Baía de Paranaguá e do Litoral, valorizando a difusão do conhecimento sobre a região. Entre os ‘estrangeiros’, o destaque fica para os pinguins (serão quatro) e os tubarões. O espaço foi dividido por ambientes, com ornamentação e espécies diferentes -, Rios Brasileiros, Praia Arenosa, Costão Rochoso, Recife de Coral, Tanque Oceânico, Pinguinário e Manguezal. Está localizado em um terreno de 8.000m² , com 2.200m² de área construída, em três pavimentos. Dispõe ainda de biblioteca, loja temática, lanchonete, auditório, mirante e jardim. Os ingressos custam R$ 20,00 para adultos; R$ 15,00 para crianças entre 2 e 12 anos. São isentos: crianças menores de 2 anos e aposentados ou idosos (mais de 60 anos). Até o fim da temporada, o Aquário Marinho de Paranaguá abrirá todos os dias, a partir das 10 horas.

Efeito Copa para o Carnaval  

A maior festa popular do Brasil, o Carnaval, vai receber cerca de 6,4 milhões de turistas e acrescentar R$ 6,1 bilhões na economia do país, de acordo com um levantamento do Ministério do Turismo. O aumento de arrecadação se deve não só ao ganho de competitividade dos principais destinos turísticos do país, como Salvador, Recife e Rio de Janeiro, segundo o Índice de Competitividade do Turismo Nacional, como também ao ganho de visibilidade do país com os grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016. “O Carnaval deste ano vai celebrar o crescimento do setor e aquecer os turistas para a Copa do Mundo”, disse o ministro Gastão Vieira. O acréscimo na economia do turismo, maior que nos últimos anos, ficará entre 5% e 6%, de acordo com a projeção. Apenas a cidade do Rio de Janeiro, principal destino de turistas no Carnaval, deve contribuir com US$ 734 milhões, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo – a Riotur. A prefeitura de Recife e de Salvador também projetam ganhos percentuais que podem chegar a 8%.

Centro de Turismo de Aracaju 


O complexo turístico de Aracaju, em Sergipe, acaba de receber R$ 260 mil do Ministério do Turismo (MTur) para reforma. O prédio centenário do Centro de Turismo será restaurado sem perder os elementos do romantismo e do neoclassicismo que compõem a sua estrutura. O Centro de Turismo abriga o Bureau de Informações Turísticas e o Museu de Artesanato, com artesãos e expositores que comercializam bordados, cerâmica, couro e palha. Próximos ao prédio estão pontos importantes da cidade, como a Rua do Turista, a Catedral Metropolitana do século XIX, o prédio Cacique Chá, o Palácio Museu Olímpio Campos, a Praça Fausto Cardoso e a Ponte do Imperador. 

Férias Maragogi

Grand Oca Maragogi, em Alagoas oferece privacidade e conforto para aproveitar o tempo livre. A região é conhecida por suas exuberantes paisagens, entre elas os recifes de corais que se transformam em belas piscinas naturais na maré baixa.  Para quem deseja conhecer esse paraíso, o Grand Oca Maragogi Beach & Leisure Resort, um dos principais empreendimentos hoteleiros da Costa dos Corais, oferece tarifas exclusivas para o período. Em janeiro os pacotes são all inclusive para reservas de no mínimo quatro dias, A programação inclui atividades como: caminhadas matinais, aulas de hidroginástica, dança, futebol e vôlei de praia, gincanas, passeios terceirizados de bugue, mergulho recreativo, esportivo  e de snorkel, entre outras. Mais informações: www.grandocamaragogiresort.com

Canela divulga calendário de 2014 

A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, divulga o calendário oficial de eventos do município. Em, 2014 serão 10 eventos oficiais para atrair os turistas, começando com o Carnaval e finalizando com o Sonho de Natal, que iniciará no dia 08 de novembro, e, o Aniversário de 70 Anos da cidade, em 28 de dezembro. O calendário apresenta atrativos para as quatro estações do ano. Reunindo cultura, música, dança, religiosidade, folclore, esportes, literatura, gastronomia, decoração lúdica e muita interatividade. Uma das maiores atrações do calendário é a Temporada de Inverno em Canela, que acontece de 27 de maio a 27 julho. Além dos eventos oficiais, o calendário da cidade apresenta ainda eventos de empresas privadas ou entidades, em que se destacam os internacionais Experience 100k (Triathlon) e o WMOC 2014 (Campeonato Mundial de Orientação Master). Mais informações no site www.canela.com.br ou pelo fone (54) 3282-2200.

JOIAPOF

A Região das Hortênsias recebe uns dos principais eventos corporativos do país, e vê neste mercado infinitas possibilidades de crescimento, tanto turístico quanto econômico. O JOIAPOF - Jogos de Integração dos Aposentados da Polícia Federal (JOIAPOF), que ocorrerá em Canela, de 9 a 13 de Abril, organizado pela empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos. Conhecido em todo o Brasil, o JOIAPOF trará para o Rio Grande do Sul e Canela, mais de 1.200 participantes, oriundos de todos os Estados brasileiros, além de familiares e do público simpatizante ao evento. 

M Brasserie S.I.M 

Após o grande sucesso do Restaurante Manu, empreendimento que revolucionou a gastronomia paranaense, a jovem chef Manu Buffara, um dos grandes nomes da nova geração da culinária brasileira, vai lançar, em sociedade com a sommelière Tháys Ferrão, seu segundo restaurante na cidade de Curitiba: o M Brasserie S.I.M. Com a inauguração marcada para 22 de janeiro, o M Brasserie S.I.M trará um conceito pioneiro para a capital paranaense, oferecendo alta gastronomia e bebidas especiais em um ambiente moderno e aconchegante. Implantado ao lado do Restaurante Manu, na Alameda D. Pedro II, coração gastronômico da capital paranaense, a casa tem capacidade para receber até 90 pessoas. Da cozinha, sairão releituras de preparos clássicos da gastronomia caipira brasileira, mesclados com técnicas culinárias contemporâneas. “O M Brasserie será uma celebração à cozinha regional. Vamos apostar em releituras despretensiosas de sabores que fazem parte da vida dos brasileiros”, conta Manu Buffara. 

Via de acesso a Bonito (MS)

Os turistas que visitarem as cidades de Bonito, Jardim e Bodoquena, no Mato Grosso do Sul, terão, até o final do ano, melhores condições de acesso rodoviário. O Ministério do Turismo, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), investiu R$ 19,1 milhões para asfaltar a rodovia MS-382, no trecho entre Bonito e a Serra da Bodoquena. O valor total da obra é de R$ 21,3 milhões, sendo R$ 2,1 milhões do governo do estado. Bonito é um dos principais destinos de aventura e ecoturismo do país. Suas paisagens naturais, com rios próprios para mergulhos, grutas e cavernas oferecem condições para atividades de lazer aquático, passeios em trilhas, banhos em cachoeiras e modalidades de turismo de aventura. Em 2012, 242 mil turistas visitaram essas atrações. 

10ª Festivalma 

Estande da Mormaii,empresa catarinense de Garopaba 

A 10ª edição do Festivalma celebra com sua essência e DNA, a  arte, cinema e a música do surf e da praia. Esses dez anos da mostra serão festejados com o tema "Transcender". A ideia é romper todos os limites, ocupando o Parque Ibirapuera, em São Paulo, o respectivo Pavilhão das Culturas Brasileiras e o verão paulistano. O evento espera receber cerca de 3 milhões de pessoas no local, entre os dias 25 de janeiro a 02 de março. Depois de 10 anos, o Festivalma ganha reconhecimento e consolidação sendo incorporado à programação oficial da Prefeitura para o aniversário da cidade. A mostra de cultura, arte, cinema e música de praia presenteará a capital com um mural exclusivo de Hilton Alves, com 120 metros quadrados, pintado na lateral externa do Pavilhão das Culturas Brasileiras, que fica no parque. Com o apoio da Prefeitura, o projeto visa reforçar o ambiente do Ibirapuera como a verdadeira praia do paulistano. Veja programação completa no site: www.almasurf.com.br.

Férias em Porto Seguro

Hotel Tropical Oceano Praia 

Localizado em Porto Seguro/BA, em frente à praia de Taperapuan, próximo ao complexo de lazer Axé Moi, o Tropical Oceano Praia oferece tarifas especiais para as férias de verão com diárias bem acessíveis. O Tropical Oceano Praia, que recebeu o certificado de excelência da TripAdvisor, possui 83 apartamentos confortáveis e oferece muitas opções de lazer, incluindo piscinas para adultos e crianças, sala de jogos e sauna a vapor. Mais informações e reservas: www.tropicaloceanopraia.com.br / telefone 0800 70 126 70.

2014 ano de "El Greco"

Uma das telas de El Greco 

Toledo, na Espanha, comemora durante 2014 o IV centenário do falecimento de “El Greco”, um dos artistas mais universais da história, cujas obras influenciaram as vanguardas do século XX. El Greco, de origem grega, alcançou seu máximo esplendor em Toledo, cidade onde morou durante anos e onde podem ser apreciadas algumas das obras mais relevantes do artista. Ampla programação cultural com exposições, visitas guiadas, espetáculos nas ruas e muito mais esperam o visitante para comemorar e celebrar a este grande artista.  
Praias Colombianas 

A beleza do Pacífico colombiano

A Proexport Colômbia, organização governamental com o objetivo de promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia, destaca cinco destinos imperdíveis na Colômbia para o turista brasileiro neste verão. Além das praias paradisíacas do Caribe, alguns locais impressionam pela beleza e colorido. Cartagena das Índias, emoldurada por uma formosa baía é uma das cidades mais belas e conservadas da América, eleita Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco. A 700 quilômetros da costa continental colombiana se encontram o arquipélago de San Andrés, ilhas de corsários e piratas que oferecem excelentes serviços e atrações que costumam ser aproveitados ao som do reggae. em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores Em San Andrés há extensas praias de areia branca onde se praticam esportes aquáticos. Seus atrativos se podem descobrir com a ajuda de nativos amáveis e alegres. Providência, um destino muito sedutor, tem montanhas sempre verdes e uma grande barreira coralina. Há também as ilhas de Providência e Santa Catalina, localizadas a oeste do Mar Caribe, a uns 240 quilômetros da costa da América Central e a 72 quilômetros ao norte de San Andrés. Chega-se a Providência por meio de pequenos aviões que saem de San Andrés diariamente. Veja mais no site: www.colombia.travel.

Me Madrid na Espanha 

Me Madrid um dos melhores hotéis do mundo

A Companhia hoteleira Meliá Hotels International manteve sua liderança durante 2013, e recebe outra boa notícia: O hotel ME Madrid, já transformado em um emblema da promoção turística da cidade por sua fascinante arquitetura e pela experiência que transmite sua filosofia de serviço e seu terraço "The Roof", foi reconhecido também pelos leitores da revista Condé Nast Traveler em sua lista “Gold 2014”, a que seleciona os melhores hotéis do mundo. Os leitores destacaram seu design moderno - que combina as cabeças de touro com elementos de design futurista - e sua excepcional localização no coração mais puro e monumental de Madri, suas Premium suítes The Level e o serviço dos chamados “Aura Experience Managers” dedicados a maximizar a experiência do cliente. Da mesma forma os leitores valorizaram a excelência de seu restaurante "Ana a Santa" já consagrado como destino de moda, e o terraço-ático, The Roof, para os melhores drinques panorâmicos de Madri.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

FESTURIS JPA SERÁ REALIZADO EM OUTUBRO 2014



Quarta edição do maior evento de turismo e negócios do Nordeste acontece no Centro de Convenções, na Capital




A Capital paraibana já tem data para sediar a quarta edição do Festuris JPA - Festival de Turismo de João Pessoa. Nos dias 17 e 18 de outubro de 2014, no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima, acontece o maior evento de turismo na região em número de participantes.  Voltado exclusivamente para agentes de viagens e operadores, o Festuris JPA vai contar com fórum acadêmico, fórum empresarial, feira de exposição, rodada de negócios e diversas capacitações, além de atividades sociais, culturais e de lazer e incluindo a presença de jornalistas especializados convidados especialmente para a cobertura do evento.


Na edição de 2013, o evento inseriu na programação a nova Rodada de Negócios do Sebrae-PB, que incrementou em mais de R$ 2,8 milhões a geração de novos negócios. Ao todo, foram 98 encontros realizados nos dois dias do evento. Foram instaladas 147 stands de empresas, como importantes companhias aéreas, consolidadoras e operadoras de turismo - regionais, nacionais e internacionais. Na última edição, o Festuris JPA recebeu mais de 1.600 visitantes, entre eles, 981 agentes de viagens e 143 operadores de turismo.



Para o diretor Comercial do evento, Cláudio J.S. Júnior, a expectativa para a quarta edição do Festival é especificar o público alvo ainda mais. “Esperamos receber realmente os maiores e melhores agentes e empresas do setor nacional e internacionalmente”, adiantou. Entre os parceiros do Festuris JPA, estão ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – PB), ABAV–PB (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Convention Bureau de João Pessoa, Sebrae-PB, Fecomércio, Governo do Estado a Paraíba, Prefeitura Municipal de João Pessoa e de importantes cidades do interior paraibano. Todos se unem para promover e integrar o setor turístico e oferecer novos produtos ao mercado nordestino, reunindo profissionais, empresas e entidades governamentais e de classe da ampla cadeira produtiva do turismo.

Clique na imagem para ampliá-la

Focada na capacitação profissional e na geração de negócios em toda a cadeia produtiva do trade turístico paraibano, a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) incentiva o crescimento do Festival. “É uma oportunidade de bons negócios, pois além do contato com operadoras, agentes de viagens, companhias aéreas e imprensa especializada, gerando negócios e fluxo turístico, dará mais visibilidade ao ‘Destino Paraíba’”, avalia a presidente Ruth Avelino.


Para o secretário de Turismo da Prefeitura de João Pessoa, Beto Brunet, "esta é um oportunidade ímpar em que, ao mesmo tempo que empresários mostram seus equipamentos do segmento, todos podem conhecer in loco o destino João Pessoa. Como secretário, eu aposto e apoio”, afirmou Brunet.

VISIBILIDADE INTERNACIONAL


A aproximação do Consulado Norte-americano com o Nordeste, em especial João Pessoa, deve ser trabalhado com a presença do Visit USA em participação no evento. “O serviço comercial está vendo a possibilidade de expandir o Visit USA a mais uma cidade no Brasil, no futuro. A realização do Visit USA no Nordeste seria um merecido estímulo para as empresas do ramo que se dedicam a levar turistas brasileiros aos EUA. À medida em que o Festival de Turismo for crescendo, João Pessoa seria um forte candidato para receber um pavilhão do Visit USA no futuro”, disse o primeiro cônsul comercial dos Estados Unidos para o Nordeste, Eric Olson.

De acordo com Eric Olson, Festuris JPA seria uma oportunidade de aumentar ainda mais a visibilidade dos Estados Unidos como o local ideal para aqueles que procuram um destino que oferece um pouco de tudo: compras, turismo de aventura, cultura, monumentos, parques nacionais, belezas naturais. “Enfim, bem parecido com o Brasil”, disse. 



segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

FALANDO DE TURISMO por Jeff Severino - Jornalista - SC-01571-JP


TURISMO ESPACIAL

A Virgin Galactic realizou seu terceiro vôo-teste com a SpaceShipTwo, aeronave que levará turistas ao espaço ainda neste ano. A empresa do bilionário britânico Richard Branson afirmou que o teste supersônico com propulsão de foguete foi completamente bem sucedido. A SpaceShipTwo decolou acoplada a um avião de carga especial que a transportou até uma altitude de 46 mil pés (14 mil metros), quando a espaçonave foi desacoplada e a propulsão de foguete acionada, catapultando a SpaceShipTwo a 71 mil pés (21 mil metros), a maior distancia já atingida nos testes até agora. 


A velocidade atingiu 1.4 Mach (cerca de 1.700 km/h). O vôo serviu para testar dois sistemas importantes. O primeiro é o controle do piloto no espaço, para melhorar a visão que os turistas terão da Terra, além de melhorar o processo de retorno à atmosfera. O segundo é a proteção antitérmica para manter a temperatura agradável enquanto o foguete está em ação. Com o teste, Branson afirmou que a empresa está a caminho de iniciar as viagens turísticas suborbitais em 2014. A experiência exclusiva tem um custo por passagem de US$ 250 mil. Cerca de 630 pessoas já fizeram a reserva e a empresa arrecadou mais de US$ 80 milhões em depósitos.


TURISMO & FÉ 


Para quem está curtindo as férias no litoral de Santa Catarina e quer aproveitar as mais variadas opções de lazer, o Bondinhos Aéreos Parque Colina vale a visita. Está localizado em Nova Trento, a Terra de Santa Paulina – a primeira Santa brasileira. O lugar, por si só, já é uma atração que remete às charmosas cidades do interior da Itália. Fica distante 85 km de Florianópolis e 65 km de Balneário Camboriú. No percurso, casas coloniais para degustação de vinhos, queijos e embutidos já encantam os visitantes, além das pousadas, museus e restaurantes com comidas típicas italianas característica de sua colonização. A religiosidade também é forte na região que abriga diversas capelas e igrejas além do Santuário de Santa Paulina. Na cidade, o Bondinhos Aéreos Parque Colina foi reconhecido como o principal empreendimento turístico do Estado em 2013 através do prêmio TOP Turismo da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing em Santa Catarina (ADBV/SC). O Parque Colina reúne o que Nova Trento tem de melhor: natureza, lazer e fé.


A grande novidade desta temporada é a primeira imagem que chegou dos Estados Unidos e está exposta no Museu de Cera Sacro, inaugurado no fim do ano passado. 


A estátua é a do Papa João Paulo II e a próxima a chegar será a da Santa Paulina. A imagem apresenta detalhes perfeitos como fios de cabelo, a expressão dos olhos, detalhes no rosto além das vestimentas e acessórios. Durante a visitação há um fotógrafo profissional à disposição e os visitantes podem levar suas fotos já reveladas para casa como lembrança. Esse serviço é cobrado à parte do valor do ingresso que dá acesso às atrações do parque.


Com um moderno sistema de teleféricos em cabine fechada, os bondinhos proporcionam um passeio de 440 metros com uma visão privilegiada do Santuário de Santa Paulina e da natureza que há em seu entorno. O complexo turístico possui trilhas ecológicas para quem deseja descansar ou passear em meio à natureza ou ter um momento para se espiritualizar. Há ainda fonte em mármore branco com estátua em bronze da Santa Paulina, velário para preces, árvore para amarrar as fitinhas de pedidos, além da Capela de Nossa Senhora da Paz e loja café, o que torna o passeio perfeito para toda a família. Outra opção de passeio é o Bonde Turístico, em um veículo bem diferenciado ao estilo dos antigos bondes ingleses, com trajeto em torno do parque e do Santuário e pelos principais pontos que mostram a história da Santa Paulina na região.


BAILA FLORIPA


Já iniciou a venda dos pacotes completos para a XIII Mostra de Dança de Salão de Florianópolis – Baila Floripa 2014, que ocorrerá de 18 a 21 de abril. A promoção inclui ingressos para as duas noites de espetáculos no Teatro Ademir Rosa (Centro Integrado de Cultura/CIC), entradas para os quatro bailes no Majestic Palace Hotel, inscrição nos workshops ministrados no mesmo hotel e camiseta oficial do evento. O custo do primeiro lote é de R$ 390 ou R$ 320 para sócios da Associação Catarinense de Dança de Salão (Acads), até 16 de janeiro. Depois desta data, os valores serão majorados mensalmente (ver abaixo). A quantidade de pacotes é limitada e a aquisição, por enquanto, é feita somente pelo site www.bailafloripa.com.br, onde será publicada em breve a grade de cursos. O pagamento pode ser parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito pelo sistema PagSeguro.

NOVO SECRETÁRIO


O bacharel em Direito e auditor licenciado do Tribunal de Contas de Pernambuco, Adailton Feitosa, assumiu o comando da Secretaria de Turismo de Pernambuco. A solenidade de transmissão do cargo aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco e contou com a participação de autoridades políticas e do Trade Turístico do Estado. O ex-titular da pasta e deputado estadual, Alberto Feitosa, também participou do ato público.


Em seu primeiro discurso oficial, o secretário Adailton Feitosa comprometeu-se em dar continuidade aos projetos desenvolvidos pela pasta ao longo dos últimos três anos. Durante a solenidade, o ex-secretário Alberto Feitosa lembrou causos de forma bem humorada e agradeceu o apoio da equipe e do Trade Turístico. Além da nomeação de Adailton Feitosa como secretário de Turismo, Eduardo Figueiredo assume como secretário executivo de Turismo de Pernambuco; Salo Bortman como secretário executivo do Prodetur e Hamilton Falcão como vice-presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).
MELIÁ HOTELS & GRUPO GLOBAIA 

Durante o evento de lançamento dos voos diretos da Espanha para o Brasil da Companhia Aérea Air Europa, que ocorreu no Consulado da Espanha em São Paulo, o vice-presidente da Meliá Hotels International Brasil, Rui Manuel Oliveira, encontrou-se com o Presidente do Grupo Globalia, Juan José Hidalgo. O Grupo traz em seu portfolio diversas empresas espanholas de grande relevância, entre elas, a Companhia Aérea Air Europa. 


Na ocasião, os profissionais conversaram sobre a parceria e os acordos comerciais que acabam de ser fechados entre as empresas. A companhia aérea espanhola Air Europa aterrissou em São Paulo para iniciar um projeto de expansão que pretende realizar na América Latina. Com o atrativo da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, a Air Europa somou São Paulo a sua rede de destinos internacionais com uma rota de cinco frequências semanais passíveis de serem ampliadas para sete.


BRONZEADO


Garantir o bronzeado perfeito não é nada fácil, além de precisar dedicar um bom tempo embaixo do sol, existe o desafio de manter a cor por mais do que alguns dias depois de voltar da praia. Para conseguir um belo bronzeado precisamos ter alimentos ricos em betacaroteno, precursor da vitamina A, que auxilia na produção da melanina, que é um pigmento responsável pela cor da pele.E não é apenas para a cor que o nutriente é importante, ele traz benefícios na prevenção de rugas. Também são antioxidantes, prevenindo o envelhecimento precoce e protegendo quanto aos danos celulares ocasionados pela radiação solar.


Segundo a Dra. Alessandra Fernando Querne, da Conceitualle, o que se coloca no prato é muito importante a exemplo da vitamina A e o betacaroteno que são encontrados em vegetais escuros, como o brócolis, agrião e espinafre, e alimentos alaranjados, como mamão, manga, abóbora e cenoura. Porém, existem nutrientes que agem como antioxidantes para a ação da vitamina A, como é o caso da vitamina C, presente na laranja, acerola, tangerina, caju e goiaba, e a vitamina E, na gema dos ovos, girassol, castanha, amêndoa e azeite. Os flavonoides estão no chá verde, soja, morango, cereja e uva. Quando comer? Apesar de ajudarem bastante, não adianta colocar essas opções saudáveis no prato no dia de se expor ao sol. Os benefícios acontecem de maneira gradual, e por isso devem ser presença constante no cardápio. O ideal seria incorporar esses alimentos no mínimo um mês antes da exposição solar, ingerindo cerca de três a cinco porções diárias de frutas e quatro a cinco porções de verduras e legumes.


BAILA FLORIPA


A Associação Catarinense de Dança de Salão (Acads) selecionará dois novos casais de professores para ministrar aulas durante a XIII Mostra de Dança de Salão de Florianópolis – Baila Floripa 2014. As vagas disponíveis são para duplas já formadas, que farão parte da equipe de profissionais convidados de 
academias conveniadas à entidade, como também de outros estados e do exterior. É necessário que os candidatos sejam associados à Acads e estejam com anuidade em dia, residam na região da Capital, apresentem carta de recomendação da escola onde trabalham e não tenham participado como professores em edições anteriores.


“Por sermos um dos polos da dança de salão no Brasil, acreditamos que a ideia incentiva a formação e profissionalização dos novos talentos da Grande Florianópolis. É uma oportunidade ímpar lecionar em um evento deste porte”, argumenta a presidente Aline Menezes. Os currículos devem ser enviados até o próximo dia 15 pelo email bailafloripa2014@gmail.com, informando os ritmos que se pretende ensinar. As aulas ocorrerão no centro de convenções do Majestic Palace Hotel, de 18 a 21 de abril. Mais informações, no site www.bailafloripa.com.br.



ABAV - SC


Dando início as ações de 2014 a Presidente da ABAV/SC, Ely Ribeiro da Silveira, viaja nesta terça-feira, dia 14/01, para Curitiba onde tem reunião marcada com seu colega Presidente da ABAV/PR, Roberto Bacovis, para tratar assuntos referente a 20ª edição do SALÃO PARANAENSE DE TURISMO, onde se encontrarão todos os 27 Presidentes das ABAVs estaduais em reunião liderada pela presidente da ABAV catarinense, visando a troca de experiências. Segundo ela: “Será um encontro somente para trocarmos idéias, do que cada um já fez e o que deu certo". "Esperamos sair todos com no mínimo 27 novas idéias para serem aplicadas em nossos Estados.” Conclui. De Curitiba a Presidente Ely Ribeiro da Silveira segue para São Paulo onde se reúne com o Presidente da ABAV Nacional, Sr. Antônio Azevedo para tratar vários assuntos referentes à sua gestão na ABAV/SC.


KARTÓDROMO BETO CARRERO


Adrenalina total no Kartódromo Beto Carrero neste final de semana. A competição teve em Vitantonio Liuzzi seu principal protagonista. O italiano, que tem no currículo um título mundial de kart (2001), liderou quatro dos cinco treinos realizados. E o desempenho nos treinos acabou refletido na corrida deste domingo (12), quando Liuzzi derrotou um grid de 24 grandes pilotos com larga experiência internacional. Mesmo liderando treinos e sendo muito veloz, depois de cruzar a bandeira quadriculada, o ex-piloto das equipes Red Bull, Toro Rosso, Force India e HRT sentiu forte emoção. 


O evento ainda reuniu diversos artistas que têm como hobby a velocidade. Eles disputaram a primeira e a segunda etapa do Kart dos Artistas. Ausente na primeira corrida – sábado (11) – por conta das gravações da novela Joia Rara, da Rede Globo, o ator Rafael Cardoso superou o cansaço e, após largar em último, conquistou a vitória nesta manhã.  O segundo lugar ficou com Marcos Pasquim. Pole position, o ator liderou boa parte da prova, mas ao mesmo tempo sofreu com o ataque de Caio Castro. Os dois disputaram lado a lado a ponta. Após trocar posições com o rival, Pasquim se segurou na primeira posição. Porém, em um erro de percepção, não percebeu a chegada de Cardoso, que na sequência o ultrapassou e ganhou a prova. Caio ficou feliz com o seu desempenho no dia. Ele também liderou a prova e levantou os fãs que estiveram nas arquibancadas para prestigiá-lo. 

Clique na imagem para ampliá-la - O grande QG dos pilotos e celebridades foi o Ininity Blue Spa & Resort. 

CENTRO HISTÓRICO

Arquitetos e escritórios de arquitetura e urbanismo de todo o Brasil  podem apresentar ideias para a requalificação urbana do Centro Histórico de São José (SC). O Concurso Nacional foi lançado em dezembro de 2013, com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro de 2014. Segundo Sonia Suzete Roese, Coordenadora do concurso pelo Instituto de Arquitetos do Brasil/Departamento Santa Catarina (IAB/SC), será avaliado e selecionado o melhor projeto preliminar de arquitetura que corresponda ao Termo de Referência  para intervenção na área entre a Praia Comprida e o acesso à Ponta de Baixo com foco no núcleo central do sítio - arredores da Praça Hercílio Luz e Igreja Matriz. “Uma das premissas exigidas é a criação do Parque do Beco da Carioca, uma das mais antigas referências do lugar”, destaca Sônia.


Os três projetos eleitos serão divulgados no dia 25 de março, durante a programação comemorativa do aniversário de São José. O julgamento das propostas acontecerá em duas etapas: o Júri Técnico e após o Júri Representativo composto de membros da comunidade. Os profissionais e/ou escritórios eleitos serão premiados com o valor de R$40 mil para o primeiro colocado, R$20 mil para o segundo e R$10 mil para o terceiro. Formulário de inscrição e regulamento podem ser consultados no site: http://iab-sc.org.br/concursocentrohistoricosj/.


CATARATAS

O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, completou 75 anos nesta sexta-feira, 10 de janeiro, em Foz do Iguaçu (PR). A comemoração foi realizada no primeiro mirante das Cataratas. De acordo com a diretora-presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika, o ano de 2014 terá muitos eventos na cidade. “Em maio a Hidrelétrica de Itaipu, que é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta, comemora 40 anos e em junho acontece a grande festa de 100 anos de Foz do Iguaçu”, disse. Juliana 
também destacou a importância do grande número de atividades que podem ser desfrutadas no Parque Nacional do Iguaçu. “Vôos panorâmicos de helicóptero sobre as Cataratas, trilha do poço preto, macuco safari, arvorismo, rapel, rafting, trilha das bananeiras e o luau das Cataratas são alguns dos atrativos que resultam no aumento do tempo de permanência dos turistas no local”, concluiu.


O Parque Nacional do Iguaçu foi criado em 10 de janeiro de 1939 e abriga o maior remanescente de floresta atlântica (estacional semidecídua) da Região Sul do Brasil. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ambiental do governo brasileiro, com o auxílio da Concessionária Cataratas do Iguaçu S.A., que presta apoio à visitação turística do atrativo desde o ano de 2000, quando a empresa venceu a licitação para operar no Parque Nacional do Iguaçu. Em 2013, o Parque 
recebeu mais de 1,5 milhão de visitantes.


TUDO AZUL


A Azul Linhas Aéreas para detonar com os preços abusivos do cartel informou que adotará a tarifa-teto de R$ 999,00 reais por trecho para passagens aéreas durante a Copa do Mundo. A ação valerá para todos os vôos da companhia, para qualquer destino (não apenas as cidades-sede), durante o período da Copa. A tarifa-teto poderá significar uma perda de 20 milhões de reais no faturamento da empresa em 2014, informou o presidente da companhia, David Neeleman. A decisão da companhia ocorre meses depois de o governo afirmar que "ficará de olho" nos preços das passagens aéreas no período da Copa e principalmente por conta da informação de que o mercado se abriria a empresas estrangeiras. Em outubro do ano passado, os preços de trechos para as cidades-sede no mês de julho de 2014 já mostravam aumentos de cerca de 1.000%.


SERVIÇOS AÉREOS

Falando nisso, a redução da oferta de serviços aéreos em algumas regiões do País é um dos principais problemas apontados em relatório aprovado no fim de dezembro por uma subcomissão da Câmara dos Deputados. Conforme o texto, a região amazônica é a que mais sofre com problemas de infraestrutura aeroportuária e aeronáutica e com a falta de voos regionais regulares. Atualmente mais de 90% da movimentação de passageiros no País ocorre por meio de grandes aeroportos. Embora o Brasil detenha a segunda maior frota de aviação geral do mundo, com aproximadamente 12 mil aeronaves, na Amazônia Legal operam apenas 1.774 desses aviões, a maioria dos pequenos aeroportos da Amazônia não conta com mais de dois voos semanais, ligando-os às capitais Manaus e Belém, lamentavelmente. 

DIFICULDADES

Há ainda uma lista de dificuldades a serem superadas para tornar viáveis os serviços de transporte aéreo naquela região. Pelo relatório, comprometem a regularidade dos serviços aéreos na Amazônia: a falta de normas regulatórias com características especiais, compatíveis com o grau de limitação existente na Amazônia; a dificuldade dos municípios de custear a adequação das instalações (sinalização, manutenção das pistas, condições mínimas de inspeção de passageiros e funcionários) para receber voos frequentes; e a falta de incentivos a empresas áreas regulares e de táxi aéreo para atender essas regiões. Muitas prefeituras, encarregadas de administrar os aeródromos nessas localidades, demonstram total incapacidade de arcar com os custos das instalações. 

SEM PREVISÃO

Assim, os 270 aeroportos regionais brasileiros contemplados no plano – 67 deles na região Norte – terão obras e intervenções necessárias a seu aperfeiçoamento sem que certas contrapartidas – difíceis de cumprir, especialmente na Amazônia – sejam cobradas. Até o momento, no entanto, as obras do plano, que prevê investimentos de R$ 1,7 bilhão na região Norte, ainda não foram iniciadas.


Já começou a colheita da maçã em Fraiburgo e o ponto de partida é o Hotel Renar. Uma aventura inesquecível.
SONHO DE NATAL


O Sonho de Natal encerrou sua programação trazendo uma nova perspectiva do Natal de Canela. Nesses 60 dias de evento, mais de um milhão e duzentas mil pessoas visitaram Canela e se encantaram com as mais de 100 apresentações da programação do Sonho de Natal 2013, evento que foi totalmente repaginado, trazendo a magia do natal de volta a cidade. Com atrações inéditas o 26º Sonho de Natal chamou a atenção por manter uma inovadora programação, cumprindo a proposta da Secretaria Municipal de Turismo, que era tocar a alma das pessoas. Esse projeto do Natal vem investindo na qualificação do talento da população canelense, mostrando que 95% dos artistas são do município.


Entre a tradicional Chegada do Papai Noel, Cantores, Teatros, Festival de Danças, tiveram espetáculos inéditos. Os principais destaques  foram o Espetáculo Simplesmente Natal, a Parada de Natal- A Trupe de Noel com sua colorida trupe, o espetáculo de projeção mapeada Mosaicos de Natal, a contagiante orquestra Christmas in Concert e o divertido Encantorias de Natal. 


O resgate do orgulho de Canela como cidade e como destino turístico através do Sonho de Natal, é somente o começo de um grande ciclo virtuoso para o município, mostrando sua vocação natural, e criando uma base sólida e sustentável para um futuro brilhante, futuro que já começou. “Atingimos nossos objetivos de realizar belos espetáculos, shows e eventos, onde a comunidade, visitantes e a mídia aprovaram. Canela esta de Parabéns. Temos muito trabalho pela frente e agora é fazer uma avaliação com todos os envolvidos pois já estamos pensando na próxima edição e divulgar tudo aquilo que fizemos para que em 2014 tenhamos mais sucesso do que foi em 2013.” relata o secretário de Turismo Leandro Oliveira

O melhor Bistrô de Canela


FESTURIS GRAMADO

A internacionalização do Festival do Turismo de Gramado, consolidada ano a ano especialmente na última década, se evidencia por meio de publicações de veículos de comunicação de todo o mundo. O ano de 2013 foi o de maior retorno de mídia espontânea internacional para o evento, que teve representação de 65 países nesta edição, realizada de 7 a 10 de novembro. Em torno de 250 jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e blogueiros se credenciaram para conferir o festival. O diretor Marcus Vinícius Rossi avalia o reconhecimento da mídia mundial como resultado de um trabalho que vem sendo realizado especialmente na última década. “Cada vez mais, ‘o mundo’ tem eleito Gramado como palco de negócios, o que atrai a imprensa internacional, pois aqui são geradas notícias importantes que envolvem o trade turístico”, avalia. Além disso, os três diretores do evento – Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus  – percorrem as principais feiras da Europa e América do Norte, abrindo portas para dialogar com empresários de turismo dos quatro continentes. E, por fim, o ingresso na Organização Mundial do Turismo (OMT), em abril deste ano, consolidou todo este processo de internacionalização. “São aspectos que se unem e concretizam nosso maior objetivo: ser o melhor evento business to business para o setor.”


Cloque na imagem para ampliá-la

A comprovação deste trabalho com publicações de todo o mundo está evidente em veículos como a revista italiana Travel Quotidiano, que na edição de outubro destacou o Festuris, realçando a atuação do diretor Marcus Vinícius Rossi – filho de Marta, que fundou o evento em 1989, ao lado da sócia, Silvia Zorzanello (falecida em 2010). A 26ª edição do Festuris será realizada de 6 a 9 de novembro de 2014, no Serra Park, em Gramado. No Jubileu de Prata, o evento recebeu em torno de 14 mil profissionais do trade turístico, que conferiram 400 estandes e 2,5 mil expositores, além de ter 65 países representados. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos e palco de negócios turísticos mundiais, introduz temas de relevância para o segmento, como sustentabilidade, acessibilidade e eventos corporativos. Informações no www.festurisgramado.com.



TAM & CONVENTION

A Diretoria do Convention & Visitors Bureau de João Pessoa selou uma convênio de cooperação técnica comercial com a TAM Linhas Aéreas que irá impulsionar o processo de captação de eventos para a capital paraibana. Por meio do convênio, a companhia aérea concederá descontos especiais nas tarifas em trechos nacionais para a equipe técnica da instituição ao longo de 2014. Também haverá descontos especiais para o custo do volume de bagagem. O convênio representa uma ferramenta importante no apoio aos processos de captação de congressos e eventos realizados pela entidade, irá reforçar a vocação da cidade como destino para a realização de eventos profissionais e associativos e intensificar a versatilidade turística. Esta é uma ação que fortalece e amplia o networking do grupo, no intuito de fomentar o turismo de eventos na capital da Paraíba. 


Clique na imagem para ampliá-la

Danielle Lemos, gerente de Vendas da TAM para os mercados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas, revela que o ‘casamento’ selado com o Convention Bureau é fruto de um ‘namoro’ que vinha sendo mantido há alguns anos e que foi consolidado nesse momento “abrindo uma série de oportunidades de bons negócios”, tanto para a cidade, com maior volume de captação de eventos, como para a empresa, que pode ampliar o número de passageiros nesse processo. Para à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba, o advento do Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima irá gerar uma expectativa de realização maior de eventos para a cidade e a necessidade de mais ações de captação desses eventos. A parceria será fundamental porque reduzirá os custos dos processos de captação, desde a aquisição das passagens aéreas até a redução do valor das bagagens, com material de divulgação.




A presidente da Empresa Paraibana de Turismo, Ruth Avelino Cavalcanti, comemora essa nova parceria entre o Convention e a TAM destacando que desde que assumiu a presidência do órgão acreditando que a gestão só caminha com parcerias de forma constante e sustentável. “Ninguém caminha sozinho”, aponta a executiva, que aponta como indicadores a média de ocupação dos hotéis como reflexo positivo. “Praticamente não tivemos baixa estação em 2013 e estamos mantendo uma média de ocupação superior a 60% durante todo o ano”, revela a executiva.




O secretário de Turismo de João Pessoa, Beto Brunet, disse que não se faz turismo sem avião, e que as companhias aéreas têm entendido que não se conquista turistas/passageiros se não houver ações conjuntas entre os setores público e privado. Na opinião dele, com a abertura do Centro de Convenções de João Pessoa aumentou a responsabilidade e o trabalho para buscar novos eventos e mais turistas. Nesse processo, essa parceria, segundo disse, será fundamental para o sucesso das captações.




DESTINO PARAÍBA

Clique na imagem para ampliá-la

Falando nisso, João Pessoa e outras cidades do litoral da Paraíba deverão receber em janeiro de 2014 cerca de 200 mil turistas. A previsão é do Setor de Estatística da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), que divulgou uma pré-estimativa do Fluxo Global de Turistas para o período da Alta Estação (Verão). A capital do estado deverá receber mais de 138 mil turistas. Computados os dados de todo o estado o número total deve ficar na casa dos 197 mil turistas. A pesquisa prevê que ao longo de 2013 mais de 1,6 milhão de turistas tenham visitado o estado, o que representa um implemento no fluxo global de visitantes na casa dos 6,02%.  No mesmo período do ano passado foram registrados 1.513.468 turistas. Para João Pessoa, o principal portão de entrada de visitantes, os números previstos são de crescimento da ordem dos 6%, ou seja, 1.127.397 turistas.