terça-feira, 29 de dezembro de 2009

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa


DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa

Parque dos Lençois Maranhenses

Com muito prazer recebemos de vários colegas jornalistas especializados em Turismo contribuições para a Coluna “Dicas de Turismo” e, claro, como o espaço é democrático, ainda mais tratando-se de um artigo escrito pelo jornalista João Zuccarato, presidente da Abrajet de Vitória (ES). Leiam esta:

“O Parque dos Lençois Maranhenses”. É um deserto de areia branca entremeado de lagoas de água doce. Se existe lugar que toda pessoa devia conhecer antes de morrer este local é o Parque dos Lençóis Maranhenses. Pode-se descrevê-lo de forma simples dizendo que é um deserto de areia branca à beira mar, com média de 30 quilômetros de largura por 90 de comprimento, entremeado por lagoas formadas pelas chuvas entre dunas que atingem 50 metros de altura.

Mas é bem mais que isso, apesar da paisagem remeter à monotonia como um tapete que alcança as nuvens. Num primeiro olhar parece uma região morta, mas a vida é intensa mostrando a adaptação de plantas e animais a um ambiente inóspito. E vale lembrar que as dunas parecem vivas, mudando de lugar devido à ação constante dos ventos.

A primeira curiosidade de todos que visitam esta parte única do Brasil é sobre como tudo aquilo foi formado. Pode-se dizer que a história começou há milhões de anos pela a erosão das águas nas planícies centrais do Estado do Maranhão, terreno no fundo do oceano. Os grãos de areia ali arrancados são levados pelos rios para o litoral. A maré vai acumulando o material nas praias e as correntes de ar, sempre no sentido Leste para Oeste, fazem o resto. Com uma beleza singular, os Lençóis Maranhenses podem ser apreciados o ano todo. Mas o melhor período vai de dezembro a Julho. Época das chuvas, com as lagoas cheias e muito convidativas parta banho e mergulho. O Parque dos Lençóis Maranhenses está sob a gestão do Instituto Chico Mendes, que promove estudos para controlar o fluxo de visitantes. O que se procura é reduzir ao mínimo impacto sobre o frágil equilíbrio natural ali existente. O plano de manejo vai limitar à quantidade de pessoas a serem admitidas por dia e à forma como elas chegarão lá.

Hoje há portas de acessos pelas cidades de Barreirinhas, Humberto de Campos, Primeira Cruz e Santo Amaro. É importante estar sempre acompanhado por um “guia regional” que conhece os melhores caminhos e evitam as armadilhas que as dunas aprontam para os mais afoitos. Além da visita à pé, outra boa opção é descer e subir o Rio Preguiças.

PIT STOP

* Atenção proprietários de terrenos baldios localizados no Município de Balneário Rincão. Devido a falta de atenção e respeito para com os moradores e turistas, a partir de 2010 a Municipalidade tomará medidas severas de acordo com o Código de Postura. Limpeza geral, calçadas, lixeiras nos prédios e condomínios serão prioridades. VAMOS AGUARDAR E CONFERIR!

* A todos os leitores e a direção da Rádio Difusora AM910, os votos de Bom Natal e Bom ano de 2010. Sucesso!


AIRSON SOARES DA ROSA é consultor de Turismo, Diretor Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET) e Membro Titular da Prensa Turística Del Mercosur.
DRT-SC. 02360 –JP- OAB-SC. 2281(Membro Jubilado)
E-Mail:
airsonsoaresrosa@gmail.com.br
Site:
www.difusora910.com.br
http://abrajet-sc.blogspot.com
www.jornaltribuna.com.br

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

VIAGEM À PATAGÔNIA

A Allestur, de Joinville programou uma viagem rodoviária imperdível a Patagônia, com saída marcada para 11 de março. O trajeto inclui algumas cidades catarinenses, várias do Rio grande do Sul e depois, uma sucessão de interessantes cidades da Argentina como Santo Tomé, Azul, Bahia Branca, Viedma. Porto Madry, Comodoro, Trelew, Punta Tombo, entre outras, até chegar ao fantástico deserto da Patagônia, onde fica Gran Bajo de San Julian, uma depressão com 130 metros abaixo do nível do mar. Inclui ainda a travessia do Estreito de Magalhães, a chegada em Ushuaia, capital da terra do Fogo, passeio no Trem do Fim do Mundo e de barco pelo Canal de Beagle, além de visitas aos mais impressionantes parques chilenos são algumas das inúmeras atrações ao longo dos 17 dias de viagem repleta de surpresas e aventuras. O pacote inclui passagem em ônibus leito turismo, 16 pernoites com café da manhã, passagem aérea de El Calafate a Buenos Aires, visitas, seguro de viagem, guia entre outras regalias. Ligue 47 3433-1503 ou e-mail / msn: luciana.cartapasso@allestur.com.br para mais informações.


ORQUIDÁRIO PURPURATA

A Laelia purpurata é a flor símbolo de Santa Catarina e de Joinville, servindo também de inspiração para o início da história do Orquidário Purpurata, localizado no centro de Joinville. Pertencente à Família Kricheldorf, o cirurgião dentista Heinz Kricheldorf, apaixonado por orquídeas iniciou sua coleção em 1968 e hoje é um dos orquidófilos mais conhecidos da região. Suas milhares de plantas fazem parte das 25 mil espécies naturais e 35 mil híbridas registradas e a emoção é sempre grande ao desabrochar de cada flor. Com a participação ativa da esposa Norma e da filha Débora, o Orquidário Purpurata alça novos vôos e além de mudas e orquídeas em flor, oferece uma linha de perfumaria e cosméticos com o delicado perfume das orquídeas. Por tudo isso é hoje um dos pontos mais visitados pelos turistas em Joinville. Fone: 47 3422-9066.

ACCOR HOSPILALITY

Presente na América Latina desde 1977, a Accor Hospitality – unidade de negócios hoteleiros do Grupo Accor – detém a maior e mais completa oferta de hospedagem da região, onde opera suas redes internacionais Sofitel, Novotel, Mercure, ibis e Formule 1. Os hotéis operados pela Accor Hospitality na América Latina somam 163 unidades com 26.364 quartos, sendo 142 no Brasil e 21 nos demais países latinos. Os hotéis são responsáveis pela geração de cerca de 10 mil empregos diretos. Oferecem, ainda, estrutura completa para a realização de eventos de grande, médio e pequenos portes. O Brasil é o quarto mercado da empresa no mundo, atrás somente de França, Alemanha e Estados Unidos.


MELHOR DESTINO

Foz do Iguaçu foi eleita pelo Ministério do Turismo como o melhor destino turístico do Brasil entre localidades do interior do país. A cidade, que abriga as Cataratas do Iguaçu e a Usina de Itaipu, ficou em primeiro lugar na categoria “não capital” do Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional – Relatório Brasil 2009. Nesta categoria, além de Foz do Iguaçu foram premiadas Ouro Preto, em Minas Gerais, Porto Seguro e Maraú na Bahia, Balneário Camboriú em Santa Catarina, Gramado e Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul. Entre as capitais, a cidade de São Paulo aparece como a mais bem estruturada do Brasil para receber turistas.


MONTANHAS CAPIXABAS
O Governo do Espírito Santo através da Secretaria de Turismo lançou pacotes turísticos do Trem das Montanhas Capixabas, a ser operado pela Serra Verde Express, a partir do início de 2010. O trecho ferroviário que integra a Malha Centro-Leste sob concessão da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) gera um passeio incrível, que parte de uma altitude de 15 metros acima do nível do mar chegando ao destino a uma altitude de 530 metros. O passageiro vislumbra impressionante paisagem da serra, do mar e da Mata Atlântica, com pontes, túneis e cachoeiras. A cultura também é fato marcante no trajeto. Em Viana, local de partida impera a cultura açoriana. Já Domingos Martins, eleita em 2008 como a Cidade Mais Romântica do Brasil, mostra suas raízes alemãs. E chegando a Marechal Floriano, encontra a alegria contagiante dos italianos. Consulte seu agente de viagens.
PARA RICOS

O bilionário americano James Chanos, presidente do banco de investimentos Kynikos Associates de Nova York vai passar dez dias de férias na praia de Jurerê Internacional, em Floripa. Já alugou casa, lancha e jatinho. O executivo de 51 anos escolheu passar a virada do ano num camarote no Réveillon Boutique, do empresário Ricardo Kurtz. O espaço vip, com capacidade para receber até 20 pessoas, conta com segurança exclusivo e fica ao lado da mesa dos DJs.

Acqualândia

No último sábado foi inaugurado em Balneário Camboriú – SC o primeiro parque aquático inflável do Brasil e o maior da América Latina: o Acqualândia. De fabricação alemã, o parque é uma combinação de brinquedos infláveis de alta resistência, para crianças, jovens e adultos, instalados dentro da água e fixados com bóias de segurança. O equipamento já é sucesso em mais de 50 países, como Austrália, África do Sul, Emirados Árabes, França, entre outros. Os brinquedos têm diferentes graus de dificuldade, com capacidade para atender 150 pessoas simultaneamente, sempre acompanhadas por monitores treinados. O preço é 20,00 por 30 minutos e 90,00 o passaporte para o dia inteiro. Site: http://www.acqualandia.com.br/.


Reveillon deslumbrante

Só pode ser a Praia do Rosa, Imbituba – SC o lugar para uma romântica virada do ano. Pousadas e restaurantes cercados pela exuberante Mata Atlântica harmonizam o chique e o rústico com boa gastronomia. Para quem deseja exclusividade, o cenário ideal é a Ilha do Papagaio, no município de Palhoça, bem próximo à capital catarinense. Tranqüilidade e sofisticação, atividades aquáticas, e queima de fogos tornarão a virada de ano inesquecível. Site: http://www.praiadorosa.com.br/


Vitivinicultura
A qualidade dos vinhos, o clima, as belas paisagens catarinenses e a necessidade da criação de um projeto de Enoturismo para o estado foram o conteúdo do IV Simpósio Catarinense de Vinhos Finos de Altitude, realizado nos dias 3 e 4 de dezembro no CentroSul, em Florianópolis. Estudantes, profissionais e empresários de diversas partes do Brasil e do mundo discutiram alternativas para o futuro do vinho em Santa Catarina e conheceram a realidade do setor em países como Bolívia, Chile e França. Palestrantes como a francesa Yvelise Sciard, do Conselho Interprofissional das Vinhas de Alsácia, uma das principais regiões enoturísticas do mundo, ficou encantada e o potencial de Santa Catarina no segmento e o futuro promissor para o enoturismo. Ela disse que o enoturista quer mais do que comprar vinhos, quer descobrir o universo do vinho, direto com o produtor.


PIB do Turismo

Segundo a Acavitis, já são 500 hectares plantados e os vinhos estão entre os melhores do Brasil. Para 2010 a expectativa é produzir um milhão de garrafas de vinhos finos de altitude pelos produtores das regiões de São Joaquim, Caçador e Campos Novos. Se 12% do PIB catarinense vêm do turismo, 6% é proveniente do turismo de sol e mar. Por isso o governo quer investir em outros segmentos e uma das alternativas são as rotas do vinho, enriquecidas com belíssima natureza, oportunidade de ecoturismo, esportes radicais, gastronomia e outras atividades afins.


Virada em Canindé

A inovação no destino pode tornar sua viagem inesquecível. A cidade de Canindé de São Francisco, localizada no alto sertão de Sergipe é uma sugestão para passar o Reveillon 2010. Os dois principais hotéis da cidade, o Hotel Águas do Velho Chico e o famoso Xingó Parque Hotel, em parceria com a Prefeitura prepararam uma programação tipicamente sergipana, que terá inicio às 23 horas, no Forródromo de Canindé, com shows de bandas típicas da região, agito que irá virar a noite. Sem falar na queima de fogos à meia noite e a decoração natalina, considerada a mais bela do alto sertão, que prosegue até 10 de janeiro. Além disso, passeios turísticos inusitados, como o de escuna pelo quinto cânion navegável do mundo, a trilha do cangaço, a Usina Hidrelétrica e o Museu de Arqueologia do Xingó. Fone 79 3346-1920.


EMBRATUR

A Embratur comemorou dia 18 de novembro 43 anos. Criada em 1966, com a responsabilidade de cuidar de todas as políticas do turismo brasileiro, sua história se confunde com a trajetória de desenvolvimento do setor no Brasil. Esta história ganhou um novo capítulo em 2003, com a criação de um Ministério exclusivo para o turismo, decisão que espelha a importância da atividade turística nos últimos anos no país e no mundo. A partir de 2003 a Embratur passou à missão exclusiva da promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros para o mercado internacional.


Óculos de Sol

Não brinque com sua visão. É um conselho da Câmara setorial de Ópticas, da CDL Joinville, que é própria para o verão e sobretudo para quem irá freqüentar a praia. Segundo os experts no assunto, o uso de óculos solar sem proteção e de baixa qualidade é responsável pelo maior número de diagnósticos de cirurgia de catarata, além de poder provocar tontura, mal estar e cegueira em seus usuários. Portanto, cuidado!


Que todos tenham um ótimo Natal e um Ano de 2010 repleto de felicidade e realizações, são os votos desta coluna.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa

Dicas de Turismo por Airson Soares da Rosa
Fale com o colunista
VEJA A GALERIA DE IMAGENS





RELIGARE é o radical do latim que origina a palavra religião. Com este titulo, o livro de poemas/parábolas de José Amoras, pelo muito que nos levam a refletir sobre o papel do homem - esse construtor de caminhos para lugar nenhum - na face da terra, dadivosa mãe de todos os viventes. Poemas reflexivos para bulir com a convicção do homem ocidental e sua estúpida racionalidade que o leva a julgar-se “dono” da Terra e mão parte integrante dela.


Para o poeta é preciso, urgentemente, construir na própria ação terrena e diária uma ponte de ligação entre o Homem e Deus. Ponte que não se constrói à revelia da natureza (referências de Antonio Juraci Siqueira, Professor de Filosofia e poeta do Movimento Malta de Poetas. Para a Professora Kátia Mendonça, Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo/Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará. Religare de José Amoras é um exemplo de arte a serviço da paz.
O sonho do artista, e da arte a serviço do diálogo com o Criador e com a criação, já encontramos em Martin Buber. A arte de Amoras é uma poesia que expressa a fé no Criador e se coloca a seu serviço. E qual é o serviço desejado por Ele senão praticarmos e conduzirmos à Paz, ausente de nós por nossa própria escolha? Essa, aliás, foi a perspectiva de artistas como Rabindranath Tagore na poesia e Andrei Tarkovski no cinema: uma arte a serviço do desenvolvimento espiritual do homem e da paz que não se atinge sem a retomada do diálogo com o Criador. O livro (foto) é recheado de fotos de João Ramid e escrito parte em Português e parte em Francês pelo nosso colega José Maria Chaves Amoras (foto), de origem indígena, é jornalista, acadêmico de Direito, autor de vários livros e estudou publicidade e marketing em São Paulo.
Amoras viveu no Amapá por 20 anos, onde trabalhou com repórter nas empresas: Antena 1 FM, Diário do Amapá, Jornal do Dia, TV Marco Zero (SBT), TV Amapá e Rede Globo. Retornou a Belém, sua cidade natal, em 2009 e participa de Movimento Literário. Tive o prazer de estar presente em Belém (setembro último) no lançamento do livro Religare e acompanhar o “Cacique Amoras”, (apelido que lhe dei) num Famtur organizado pela Abrajet do Pará, da presidente Benígna Soares. E aqui fica a mensagem final do Amoras em Francês: Être ici avec toi três bom. Le miracle de l avie nous a donné la recompense d´être vivants et de savourer um peu l´existence comune. L´équilibre est la clé pour qui s´affirmer comme um homme A um autre jour (traduzindo.... Estar aqui com você foi muito bom. O milagre da vida nos deu a premiação de estarmos vivos e saborear um pouco da existência conjunta. Equilibrio é a chave para quem quer firmar-se como gente. Até outro dia. (VEJA A GALERIA DE IMAGENS ) ]
PIT STOP
* O jornal O Liberal, de Belém do Pará, do dia 27 de março de 2009, na coluna Repórter 70, diz “A Maçonaria fará uma homenagem a Don Orani João, por sua ida para o Rio de Janeiro. Os primeiros entendimentos de maçons com um bispo da Igreja, em todo o país, foram feitos em Belém. Segundo o Grão-Mestre Nazareno Nogueira, a saída da Cúria de Don Orani não interromperá as conversações para que a Igreja Católica e a Maçonaria atuem juntas em projetos sociais.”. Isso é sinal de “Bons Tempos”.
* A cidade de Criciúma sediou o XVI Festival Internacional de Corais, no Teatro Municipal Elias Angeloni, de 25 a 28 de novembro. Grupos da Itália, Argentina e Uruguai, além de vários corais brasileiros, deixaram suas mensagens. ]
* A escritora paulista Gi Bonelli, depois do Congresso da Abav, lança também no Rio de Janeiro o seu livro “Camareira”, no Projeto Sou Brasil 2014 (www.governanca.org) com sucesso. Parabéns! Contatos pelo e-mail gbonelli1904@hotmail.com.
* A Academia Criciumense de Filosofia festejando com seus acadêmicos o Dia da Filosofia, em 19 de novembro, convida seus membros para suas reuniões sempre às primeiras terças-feiras de cada mês, às 20 horas, nas dependências da Fundação Cultural. Participe,você poderá ser um novo membro.
* A Rádio Difusora AM910 esteve representada no Salão do Turismo do Maranhão por este colunista, de 21 a 28 de novembro, a convite da Abav e da Secretaria Estadual do Turismo daquele Estado.
* No Turismo desportivo, a equipe de Handebol Feminino de Criciúma, nos Jogos Albertos-SC, fez excelentes apresentações e ainda cederam uma de suas atletas (Elaine) para a Seleção Brasileira. Parabéns !
Airson Soares da Rosa é Consultor de Turismo, Diretor Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET) e Membro Titular da Prensa Turística Del Mercosur. DRT-SC-02360 JP. E-mail: airsonsoaresrosa@gmail.com.br MSN: airsonsoaresrosa@hotmail.com SITE: www.difusora910.com.br

BNDES financiará construção de hotéis para a Copa de 2014


BNDES financiará construção de hotéis para a Copa de 2014
por Valmir Grein - Presidente ABRAJET - SC
Ministro estima que turismo aumenta 70% até 2016. Participantes do 11º Cbratur alertam para a necessidade de ampliar a capacidade dos aeroportos brasileiros

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, afirmou na última semana, na Câmara dos Deputados, que o BNDES deverá anunciar nas próximas semanas um programa para ampliar a rede hoteleira nacional. A abertura desses créditos deverá ajudar na ampliação da capacidade hoteleira das doze cidades sedes da Copa. Algumas dessas cidades, como Cuiabá, Belo Horizonte e Manaus, oferecem hoje menos leitos que o exigido pela Federação Internacional das Associações de Futebol (Fifa).Durante o 11º Congresso Brasileiro da Atividade Turística (Cbratur), Barreto disse ainda que o País precisa ter humildade para aprender com as experiências de outros países e precisa sobretudo tomar cuidado para não repetir os erros cometidos durante a preparação para os Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro, em 2007. "Precisamos ter muito claro quais tarefas que precisaram ser executadas por cada umas das esferas de governo", afirmou.Segundo Barreto, o turismo nacional deve crescer de 60% a 70% até 2016. Mas para isso, é preciso vencer uma agenda apertada.
Os principais desafios, na avaliação do ministro, são a mobilidade urbana, as arenas esportivas, a qualificação profissional, incluindo o ensino de inglês e espanhol, e a situação dos aeroportos. AeroportosO problema dos aeroportos também foi destacado por outros convidados. "Alguns (aeroportos) já estão à beira do caos e essas não são questões que se possa resolver de um ano para o outro. Com o crescimento do País, se novos investimentos em aeroportos não começarem logo, estaremos correndo muito risco", alertou o deputado Silvio Torres (PSDB-SP).
Na opinião do secretário nacional de Futebol do Ministério dos Esportes, Alcino Rocha, a atual capacidade de aeroportos do País não daria conta nem para o deslocamento dos brasileiros na Copa. "Imagina com todos os turistas", disse.Rocha explicou que mesmo quem está acompanhando o noticiário não tem uma noção completa das dimensões de uma Copa. "Nesses acontecimentos, um simples treino da seleção é acompanhando por mais de mil jornalistas", exemplificou.Segundo ele, em 2006 a Alemanha recebeu um número recorde de 2 milhões de turistas. Enquanto a meta para a África do Sul (2010) é receber cerca de 500 mil visitantes, número igual ao recebido pela França (1998) e superior aos cerca de 400 mil turistas que visitaram a Coréia e o Japão (2002) e os Estados Unidos (1994).

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel
nseibel@terra.com.br

FILIAÇÃO A ICCA


Joinville e Região Convention & Visitors Bureau se filiou ao International Congress and Convention Association –ICCA, maior banco de dados de eventos do mundo, que agora pode ser acessado. A instituição representa os principais especialistas em organização, transporte e acolhimento de reuniões e eventos internacionais, e compreende mais de 850 empresas associadas e organizações em 85 países do mundo. O Bureau recebeu treinamento e fez relacionamento mundial para criar as oportunidades de eventos internacionais em Joinville. De acordo com a organização, 70% dos eventos que giram no mundo são para até 500 pessoas. Com esse perfil, o Convention já conseguiu mapear, em um mês de filiação, 13 possíveis eventos, sendo quatro ligados à dança, oito a flores e um a metalurgia. “Dessa forma, com subsídios e apoio técnico internacional, ganhamos credibilidade para buscar parceiros e captar mais eventos para Joinville”, destaca a diretora executiva, Maitê Uhlmann.
VISIBILIDADE

Sendo o Brasil o sétimo país no mundo que mais promove eventos internacionais, fazer parte do ICCA dá maior visibilidade mundial à maior cidade de Santa Catarina. Fica atrás somente dos Estados Unidos, Alemanha, Espanha, França, Reino Unido e Itália, segundo o ministro do Turismo, Luiz Barreto. Outros nove Conventions Bureaux do Brasil são filiados a Confederação dos Conventions e também são associados à ICCA. Salvador, Brasília, Recife, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, Blumenau, São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis, agora disputam eventos também com Joinville.
EXPO SHANGAI

Durante o Festival de Turismo de Gramado foi apresentado o projeto brasileiro para a Expo Xangai, que acontecerá na China em 2010 e que será o terceiro maior evento do mundo em ermos de área, visitantes e ações. É uma exposição universal, realizada a cada cinco anos, que apresenta os avanços do conhecimento, em temas econômicos, políticos, culturais, sociais e tecnológicos. A edição 2010 será no período de 1º de maio a 31 de outubro, tendo como tema “Desenvolvimento Urbano com Qualidade de Vida”. Site www.apexbrasil.com.br. ParaísosViajante, escritora e fotógrafa, Cris Berger lançou o livro "69 Lugares para Amar". Nos descontraídos e românticos textos fala das belezas naturais da deslumbrante Serrado Rio do Rastro e suas aconchegantes pousadas.
BANDEIRA AZUL


A praia de Jurerê Internacional, no norte da Ilha de Santa Catarina recebeu no dia 1º de dezembro a certificação de qualidade ambiental internacional. É um certificado internacional, criado na Dinamarca é atribuído a praias e marinas que cumprem um conjunto de requisitos de qualidade de água e balneabilidade, segurança, bem estar, infraestrutura de apoio e ações de educação e informação ambiental. Na América do Sul, Jurerê Internacional é a primeira praia a receber o selo.

FÉRIAS EM NATAL


O SERHS Natal Grand Hotel oferece programação intensa e especial para adultos e crianças, nas férias de janeiro, com tarifas acessíveis. Localizado na Via Costeira, os hóspedes podem desfrutar de toda a infra-estrutura do resort potiguar, com 4 piscinas, e três jacuzzis, jogos à beira da praia, SPA, restaurantes, passeios e 396 apartamentos muito confortáveis e completos.Tooll Free 0800 702 2441.

CAFÉ COM O TRADE

O Governo do Estado de Sergipe através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo e da Empresa Sergipana de Turismo costuma realizar o Café com o Trade, evento informal em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe, Aracaju Convention & Visitors Bureau e Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Turismo para conversar sobre Turismo e, em conjunto definir estratégias de ação para o desenvolvimento do setor.

TURISMO DA PERDIÇÃO

Em recente mapeamento feito pela Polícia Rodoviária Federal constatou-se existirem no Brasil 1.918 pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes na malha rodoviária federal. Entre esses execráveis locais de perversão, 36 foram detectados no Ceará e nas divisas com outros estados, sobretudo nos postos de combustíveis localizados às margens das estradas. Fortaleza, Aracati, Milagres e Mata Fresca são alguns dos pontos onde se faz notório esse condenável tipo de comércio sexual. Que horror!



SPOTLIGHT HOTELS


Baseada no conceito “sinta-se em casa”, a rede Spotlight Hotels, criada por Chieko Aoki, abriu suas portas no dia 18 de novembro, combinando rapidez e praticidade à essência em hospitalidade. A nova bandeira visa ser a primeira no segmento econômico que tenha a cara do Brasil, com muita alegria e fraternidade, traduzida no acolhimento e na atenção características de nossa cultura.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa


DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa
Fale com o colunista


O DIA DA FILOSOFIA


Dia 19 de novembro se tornou uma data alusiva à Filosofia. A Filosofia é uma expressão que se originou do grego e significa “amor à sabedoria”. Desde os primórdios, a medida que o homem começava a refletir sobre o seu cotidiano e ia deixando para trás o domínio que os deuses exerciam sobre suas vidas, a Filosofia nasceu. Desta relação ética e moral, política e estética a Filosofia foi se legitimando e se tornou a rainha mãe da sabedoria, a árvore da sabedoria contendo em si todo o conhecimento do universo. Assim, o homem foi se constituindo um ser, agente de mudanças da sua própria condição. A contemplação do universo instigava o homem nas descobertas e a evolução se tornou uma caminhada profícua, com avanços e recuos e marcas profundas na história. A Filosofia constitui-se de suas correntes de pensamento que nortearam o agir dos homens neste imenso universo.
O pensamento de Heráclito de Éfeso quando dizia que tudo corre, “Panta rei”, nada permanece igual, tudo muda, tudo se transforma em contraposição às idéias de Parmênides que defendia o pensamento metafísico, o pensamento das tradições, das raízes, conservador, tudo permanece estático. Essas duas correntes de pensamento se digladiam até os dias de hoje, uma querendo segurar as raízes e a outra na luta por permanentes mudanças. Quem é filósofo? É todo aquele que procura se cercar do conhecimento, todo aquele que tem olhar diferenciado para os fenômenos sociais, culturais, naturais. O filósofo é o investigador, o inquiridor, aquele que está sempre inquieto.
A Filosofia traz à luz a reflexão dos atos dos homens sobre a Terra, sua condição, sua trajetória, o seu pensamento, sua construção de mundo e de identidade. O filósofo é humilde diante do vasto conhecimento existente no cosmos. A Filosofia foi sendo superada pela ciência que segmentou as áreas do saber. Mas a Filosofia continuou firme nos seus propósitos e se tornou auxiliar nos questionamentos das ações de cada ciência. O homem sábio é aquele que sabe utilizar a inteligência a favor da humanidade. Sendo assim, a Filosofia está no coração de todo aquele que deseja construir um mundo melhor.
JÁDNA VALÉRIA, Presidente da Academia Criciumense de Filosofia. Cadeira número nove. Com essa homenagem ao Dia da Filosofia, a Acadêmica Jádna Valéria aproximou mais a Filosofia do Turismo Filosófico, e fica aqui nesta coluna “Dicas de Turismo” mais uma opção de buscas, de pesquisas, de conhecimentos, pois a definição ‘resumida’ de Turismo é o deslocamento de pessoas na procura de seus objetivos. A Academia Criciumense de Filosofia, fundada em 17 de setembro de 2002, é de Utilidade Pública Municipal (Lei Nº 4.795/2005), Estadual (Lei Nº 14.120/2007) e reúne seus acadêmicos todas as primeiras terças feiras de cada mês, às 20 horas, nas dependências da Fundação Cultural de Criciúma (Centro), na Rua Coronel Pedro Benedet . Contatos nos telefones (48) 3433-9887 e (48) 9948-8140.
PIT STOP
* A cidade de Criciúma, localizada no Sul de Santa Catarina, seguidamente nos fins das tardes de calor, nuvens escuríssimas acompanhadas de chuva e ventos fortes (103km/h), trovoadas, granizos, vem assustando sua população. Alguns afirmam que a ex-capital do carvão está na rota dos tornados. Os estragos começam a preocupar os seus 200 mil habitantes.
* E por falar em “TEMPORAL”, nos idos dos anos 1945/1950 era comum as igrejas baterem os sinos. Diziam os fieis que o “bronze” espalhava a trovoada. A Igreja São José, hoje Catedral, não fugia à regra. Começavam a bater com o sino pequeno, quando a trovoada era pequena, quando batiam o “SINO GRANDE” era só olhar pro céu que o toró era feio (mas às vezes passava mesmo). Eu gostaria de ouvir os sinos novamente! Agora já temos Dom Jacinto, o novo Bispo, que é Colorado...
* Criciúma ganhará, em breve, sua guarda municipal, você sabia? Também terá um contingente de agentes de trânsito, bem maior que o atual.
AIRSON SOARES DA ROSA é Consultor de Turismo, Diretor Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET) e Membro Titular da Prensa Turística Del Mercosur. DRT-SC.02360.JP OAB/SC -2.281(Jubilado)