quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

VOLTA AO MUNDO por Nelci Terezinha Seibel

OS ENCANTOS DE SERGIPE
Foto: André Moreira - Trecho da Orla de Aracaju

Não importa que seja o menor estado brasileiro, mas é grande em belezas, enriquecidas com a calorosa hospitalidade do povo. Aracaju, a capital é linda, organizada e limpa. E o que mais orgulha os habitantes é a belíssima orla urbanizada, que se estende por vários quilômetros. Ali, pessoas de todas as idades encontram atividades de lazer e esporte, sem gastar um tostão. Gramados aparados, canchas de tênis e outros esportes, pistas para corrida, parque infantil são apenas algumas das atrações. Um oceanário mostra peixes e seres do mar da região em aquários e projetos de preservação da fauna. O Centro de Cultura, com a Cooperativa de Artesanato e inúmeras barracas apresentam o melhor da criatividade manual do povo. Restaurantes e lanchonetes, como nos demais da cidade oferecem comidas típicas, valorizando os produtos da terra. Entre estes, o aipim (macaxeira) e o inhame, preparados numa infinidade de receitas deliciosas, assim com os beijus (tapioca), com os mais variados recheios, a carne de sol e o charque. As frutas, como em todo o Nordeste são especiais e não se pode prescindir dos sucos, divinos, e a saudável água de coco. Aracaju tem excelente infraestrutura hoteleira e destaco os hotéis da Rede RHR -, em especial o Real Classic Hotel, o Hotel D’Burguês, estes de frente para o mar e o MD Hotel, próximo à Passarela do Caranguejo. Cada um na sua categoria atende seus públicos com atenção e simpatia. Após dez anos desde minha última visita a Aracaju, o desenvolvimento, o profissionalismo e a infraestrutura deram pulos. Tudo isso vivenciei na companhia do jornalista Luduvice José e sua Elzinha, amigos de longa data, tendo como guia Irma Karla Barbosa, profissional de primeira linha e presidente do SINGTUR – Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe. Eles não escondem o orgulho pela sua cidade, assim como todos os aracajuenses.

CANINDÉ DO SÃO FRANCISCO


Se o Brasil é um país que engloba vários países, considerando sua paisagem natural, etnias e cultura, o Estado do Sergipe tem diferenças incríveis em seu pequeno território. Em Canindé do São Francisco, situado a 220 quilômetros de Aracaju, em pleno sertão sergipano, onde passei o reveillon em meio a muito forró, apresenta características muito diversas da capital. Ao deixar a área urbana de Aracaju entra-se na região do agreste e se atravessa diversos municípios. Ribeirópolis, rico pela sua agricultura; Itabaiana, 2ª maior concentração de caminhoneiros do Brasil; N. Sra. da Glória, maior cidade do sertão; Poço Redondo, local em que foram mortos Lampião e Maria Bonita (tratados na região como heróis) entre outros. Por último vem Canindé do São Francisco. Com inúmeras situações críticas na área social quase desconhecidas aqui no sul, principalmente a conscientização da necessidade da educação, está ganhando nova fisionomia com o intenso trabalho do prefeito Ronaldo Porto de Andrade, (Ronaldinho) e seu braço direito, a Silvinha de Oliveira, que responde por várias áreas na administração pública municipal. A boa arrecadação com a Usina Hidrelétrica do Xingó, no Rio São Francisco acelera este processo. O Rio São Francisco é o protagonista central da economia e do turismo da região. Divide os estados de Sergipe e Alagoas e, num sentido crescente vem gerando atrativos e atividades turísticas, ampliando profissionalização, empregos, renda e notoriedade nacional.
HOPI HARI

Maior parque temático da América Latina oferece programação especial durante a temporada de verão, cujo tema é “Alice no país mais divertido do mundo”. As encenações em belos cenários e muita interatividade vem agradando as famílias nas ruas do parque, com três sessões diárias de 20 minutos cada uma. O parque funciona de quarta a domingo, das 10 às 20 horas e o passaporte custa 54,90 antecipado 64,90na bilheteria. Fone 0300 789 5566.

SOMMERFEST

A 4ª edição da Sommerfest, em Blumenau iniciou em 31 de dezembro e se estende até o dia 16 de fevereiro de 2010. Noites de Oktoberfest às quintas-feiras, das 19h às 02h e animação das bandas típicas, no Parque Vila Germânica, diariamente, das 10h às 19h, recepcionam os turistas. Há também exposição de carros alegóricos da Oktoberfest, jardins temáticos, fotos das 26 edições da festa e trajes típicos usados pelas rainhas e princesas.

PLANO AQUARELA

Em dezembro, o ministro do Turismo, Luiz Barretto e a presidente da Embratur, Jeanine Pires lançaram no Rio de Janeiro o Plano Aquarela 2020, que tem por objetivo aumentar em 113% o turismo internacional, de 2010 e 2020. Espera-se aumento de 304% na entrada de receitas com os gastos dos estrangeiros no País, aumento de 500 mil turistas no Brasil no ano do Mundial de 2014 e 15% em 2016, ano dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário