quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

DAL PIZZOL RESGATA HÁBITO FAMILIAR AO ENTERRAR 85 GARRAFAS

DAL PIZZOL RESGATA HÁBITO FAMILIAR AO ENTERRAR 85 GARRAFAS

Ritual do ‘Vino sotto terra’ remonta tradição da família ainda na Itália e prevê a retirada de cinco garrafas em 2022


Há 13 gerações, ainda na Itália, a Família Dal Pizzol já elaborava e mantinha um verdadeiro patrimônio em vinho e cultura. Um dos hábitos da família, ritualizado pelo avô Giovani Batista, primogênito do imigrante Martino, era o de guardar sob a terra algumas garrafas de vinho em safras excepcionais. Remontando a tradição, a sexta geração no Brasil enterrou 85 garrafas de vinhos que permanecerão intocáveis até 2022.

O ritual ‘Vino sotto terra’ foi realizado no dia 4 de fevereiro, integrando a programação da 7ª Colheita Simbólica do Vinhedo do Mundo, uma das grandes coleções de uvas do planeta. A mais nova atração do Ecomuseu da Cultura do Vinho, na Rota Cantinas Históricas, em Faria Lemos, interior de Bento Gonçalves, está guardada a uma profundidade de 1 metro, dentro de um barril de carvalho. A seleção está composta por 25 garrafas do VINUMMUNDI de cinco colheitas (2012, 2013, 2014, 2015 e 2016) e mais 60 garrafas, entre elas 20 de Cabernet Franc, 20 de Merlot e 20 de Enoteca Dal Pizzol.

O hábito familiar, trazido da Pátria de origem – o Triveneto -, foi seguido sendo praticado pelas primeiras gerações de imigrantes. Já no Brasil, era comum guardar garrafas de vinho branco Peverela, variedade de colheita tardia. Elas ficavam guardadas na casa paterna, na Linha Paulina, em Faria Lemos, uma prática que acontecia sempre entre os meses de maio e junho, no final do outono. A descoberta das garrafas de vinho era efetuada poucos dias antes do Natal, depois de terem repousado todo o inverno sob a terra. Este vinho era objeto de desejo e destaque nas festas de final de ano, que se estendiam até 6 de janeiro nas comemorações da Epifania, da Befana e do Panevin, de origem veneta.

Rinaldo Dal Pizzol guardou uma das garrafas Garrafas foram acondicionadas em um barril de carvalho

Ao lançar o ‘Vino sotto terra’, os irmãos Rinaldo Dal Pizzol e Antônio Dal Pizzol não apenas lançam mais um atrativo cultural como também resgatam uma tradição familiar que começou na Itália e que acompanha gerações. “Preservamos histórias, guardamos relíquias. E todo nosso acervo está intimamente ligado à cultura do vinho, respeitando a nossa origem”, destaca Rinaldo Dal Pizzol. O ‘Vino sotto terra’ está localizado entre a réplica do primeiro vinhedo do imigrante e a Enoteca.

Em 2022, serão retiradas cinco garrafas do VINUMMUNDI da Colheita 2012, que serão entregues ao Governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, ao Governador da época, ao prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, ao prefeito naquele ano e uma será sorteada entre os participantes do almoço da Colheita Simbólica do Vinhedo do Mundo daquele ano. A partir de 2022, a cada três anos serão retiradas algumas garrafas, a critério dos gestores, cuja destinação será feita também por eles.

Durante o ano, o Ecomuseu da Cultura do Vinho, com o seu diversificado acervo, pode ser visitado por turistas, apreciadores, aficcionados, estudiosos e interessados pelo mundo do vinho, de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h30min. Para grupos é preciso agendar reserva pelo telefone 54 3449.2255/ Fax 54 3449.2222 ou e-mail dalpizzol@dalpizzol.com.br.


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

23º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO E & HARD ROCK

23º SALÃO PARANAENSE & HARD ROCK


Os agentes de viagens tem mais um motivo para vir ao 23º Salão Paranaense de Turismo com as caravanas. Além de ter a viagem subsidiada pela ABAV-PR e seus parceiros, o Hard Rock Café Curitiba vai receber os agentes de viagens no sábado, dia 18, depois de participarem do Salão. “Os agentes de viagens terão a oportunidade de conhecer mais esse atrativo turístico, que encanta turistas do mundo inteiro e que também temos aqui”, diz o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe.

Rafael Maia, Sales & Marketing Manager, e Igor Belmondo, General Manager

Além dos agentes de viagens das caravanas, o Hard Rock Cafe Curitiba também vai recepcionar os presidentes e diretores das ABAVs estaduais, que estarão em Curitiba no final de semana do Salão por ocasião do conselho de presidentes da ABAV Nacional, e a imprensa especializada convidada, que encerra suas atividades com um drink de confraternização também no sábado, após o Salão Paranaense. Para o sales and marketing manager do Hard Rock Curitiba, Rafael Maia, os turistas querem conhecer esse ícone mundial quando visitam Curitiba e apreciam sua estrutura, organização e grandeza enquanto metrópole. “Queremos fomentar ainda mais o destino Curitiba e temos a intenção de ser um catalisador de oportunidades, sendo um polo receptivo e também um parceiro da cidade na divulgação turística da capital, gerando visibilidade nacional e trazendo em conjunto mais visitantes e retorno”, diz Maia.


Durante o evento, a equipe do Hard Rock também promove a palestra principal do Salão “This is Hard Rock Cafe”, que vai contar a história e trajetória de sucesso da franquia, que tem um apelo turístico muito forte em diversas cidades do mundo, além de particularidades do Hard Rock Cafe Curitiba. “Não poderíamos ter uma melhor escolha para fechar o último dia de evento com alto astral”, diz Kempe.


O Hard Rock é a maior rede de restaurantes temáticos do mundo, com mais de 200 unidades, entre cafés, hotéis e cassinos. Reconhecido e considerado ícone do entretenimento universal, o Hard Rock está no imaginário da população mundial e representa uma experiência única. O Hard Rock Curitiba é a única unidade em funcionamento no Brasil, sendo considerada uma atração turística e também ponto de encontro para amantes da música, apreciadores da gastronomia e visitantes curiosos pela atração ícone da cultura popular.


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

23º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO

23º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO


O 23º Salão Paranaense de Turismo, que acontece de 16 a 18 de março de 2017, vai ser prestigiado pelos diretores e presidentes de todas as ABAVs estaduais. Isso porque o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull, aceitou o convite do presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe, para realizar a primeira reunião do ano do Conselho de Presidentes e Diretoria em Curitiba, durante o Salão Paranaense, evento anual organizado e promovido pela entidade regional. “Sempre convidamos os presidentes de todas as ABAVs, mas nem todos podem estar presentes. Com a reunião ocorrendo em nossa cidade, conseguimos conciliar os compromissos e reforçamos a importância do Turismo no Paraná para essas autoridades de todo o país”, comenta Kempe.


Os presidentes chegam na quinta-feira, dia 16 de março, a tempo de participar da abertura solene do 23º Salão Paranaense de Turismo, que acontece às 19h, no Expo Unimed Curitiba. A reunião do Conselho de Presidentes e Diretoria da ABAV é fechada e acontece no dia 17, no Hotel Mabu. Após a reunião, os presidentes são convidados a participar do Salão. Para o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull, a iniciativa contribui com uma das metas prioritárias da sua gestão, que é a integração do Sistema Federativo ABAV. 


“O objetivo passa também por nos apoiarmos mutuamente, tanto em ações da Nacional quanto nas individuais de nossas estaduais, caso do Salão Paranaense organizado pela ABAV-PR”, diz Bull. O Conselho de Presidentes e Diretoria da ABAV reúne-se pelo menos duas vezes ao ano, uma delas sempre às vésperas da ABAV Expo. A ABAV representa uma extensa rede de distribuição, formada por cerca de 3 mil agências de viagens de todo o país, que são responsáveis por 80% do movimento do mercado nacional com emissão de passagens aéreas, reservas de hospedagens, transporte turístico terrestre, locação de automóveis, operação de pacotes, cruzeiros marítimos, seguros de viagem, entre outros serviços e produtos turísticos, que impactam 52 setores econômicos.