OCUPAÇÃO HOTELEIRA
De fato, a imensa maioria da rede hoteleira está com ocupação de 100% para o Réveillon 22/23, principalmente aqueles localizados entre a natureza exuberante, bem afastados das grandes cidades e os localizados na beira da praia, bem pé na areia. Além deles, aqueles outros que entenderam que marketing e bom relacionamento com a imprensa especialidade são fundamentais. Já aqueles outros que acreditaram que marketing é apenas gasto, ainda estão correndo atrás, diga-se de passagem, do prejuízo.
De acordo com levantamento realizado pela ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, a menos de 15 dias do Réveillon, o setor hoteleiro deve consolidar a recuperação, atingindo índices de ocupação próximos a 100% em vários destinos pelo país: –"A expectativa para as festas de Réveillon é excelente. Tudo indica que teremos uma das melhores altas temporadas dos últimos tempos" – afirmou o Manoel Linhares, presidente da entidade. Na Região Nordeste, a Bahia está com ocupação de 95%, com Salvador e Porto Seguro já atingindo 100%. Em Pernambuco, Porto de Galinhas, também deve chegar a 100% e a Grande Recife já ultrapassa 90%. No Ceará, Fortaleza espera uma taxa maior que 95%. No Maranhão, a capital São Luiz, com 90%, e Barreirinha, com 85%, são os destaques. Já na Paraíba, a hotelaria de João Pessoa espera números acima de 80%. Alagoas registra 74% de ocupação hoteleira, podendo chegar a 85% com a venda de pacotes para o mercado regional. No Rio Grande do Norte, a hotelaria trabalha com expectativa de 72%.
No Centro-Oeste, a hotelaria do Mato Grosso espera ficar entre 50% e 60% de ocupação e no Tocantins, o índice deve ser de 45%. No Norte, no estado do Pará a expectativa é de 90% em alguns destinos e, na capital, Belém, 25%. No Acre, Rio Branco deve atingir 65% de ocupação. Na Região Sudeste, o litoral de São Paulo se destaca com expectativa de atingir 100%, enquanto o interior deve ficar com 95% e a capital em torno de 90%. No Rio de Janeiro, destino tradicional nessa época do ano, até o momento registra 82%, mas a expectativa é chegar a 100%. Em Minas Gerais, as cidades históricas lideram, devendo atingir 85%, enquanto Belo Horizonte apresenta índices próximos a 68%. No Espírito Santo, a expectativa é chegar a 90% nas festas de Ano Novo.
No Sul do país, em Santa Catarina, a ocupação hoteleira da região da grande Florianópolis deve chegar a 100%. Na Costa Verde e Mar e nos Caminhos dos Canyons a 90%. No Paraná, a expectativa é ficar em torno de 80%. No Rio Grande do Sul, a capital Porto Alegre deve atrair um número de visitantes maior que nos últimos anos, devido a diversas ações do poder público. Com isso, espera-se uma ocupação superior a 50%. Os dois pólos da Serra Gaúcha, Gramado e Bento Gonçalves, receberão aproximadamente 1,1 milhão de visitantes, levando a ocupação a índices próximos de 100%.
POUSADA DOBRA FATURAMENTO
A exemplo dos grandes balneários da Reviera Francesa e região, onde o topless é coisa corriqueira, pousada dobra o faturamento após o anúncio da liberação do Topless em suas dependências. A pousada está localizada na praia de Barra Grande em Maragogi, é a primeira na cidade, e uma das poucas no Brasil, a inovar na prática de não usar a parte de cima da roupa de banho na área da piscina, lembrando que não é obrigatório e apenas opcional, e isso tem feito tanto sucesso que "apenas" dobrou o faturamento. Tudo começou em 2021, quando os proprietários decidiram investir na campanha do Outubro Rosa (conscientização da prevenção do câncer de mama) após relacionaram a prática do topless à importância do autoconhecimento e do corpo da mulher.
Elem têm conhecimento dos tabus que envolvem a prática do topless no Brasil, e por isso, decidiram liberar a prática para chocar a sociedade, e através desta campanha, atingir o maior número de mulheres, para que não tenham vergonha de se conhecer, fazer o autoexame e se cuidarem. Neste ano de 2022, as conquistas da pousada são assistidas por mais de 22 mil pessoas que acompanham o dia a dia da pousada, e se conscientizam através das redes sociais sobre a influência da campanha que começou há alguns anos, e percebem que além da prática do topless, um dos maiores princípios da pousada é oferecer um clima de casa de amigos onde só pessoas legais são bem vindas. E quem estiver de malas prontas para visitar Maragogi, não deixe de agendar a estadia na pousada. Se o topless ainda não for a sua praia, mas ama estar em um lugar leve e acolhedor participe das outras diversas atividades que a pousada recomenda e viva a experiência ao máximo.
À frente do Ministério do Turismo em 2022, Carlos Brito comemora uma série de conquistas e entregas que fortaleceram o turismo brasileiro como atividade econômica sustentável. No eixo infraestrutura, por exemplo, foram entregues 656 obras de Norte a Sul do país e iniciadas outras 435. No pilar desenvolvimento, o destaque foi a oferta de 30 mil cursos de qualificação gratuitos para trabalhadores do turismo e a promoção de destinos e roteiros brasileiros, com campanhas que destacaram, inclusive, as 12 cidades brasileiras reconhecidas internacionalmente pela criatividade artística-cultural. Sobre investimentos, é preciso registrar o desenvolvimento de ações que foram desde a instituição de benefícios tributários e oferta de crédito ao avanço na articulação de parcerias público-privadas. Inclusive para estruturar bens públicos subutilizados, atualmente, mas que tenham potencial para aproveitamento turístico, caso do Revive Brasil.
“Nós trilhamos um caminho na direção de elevar o turismo brasileiro à altura da grandeza do nosso povo, estimulando-o a alcançar todo o seu potencial. O resultado pode ser medido em números que, inclusive, apontaram a superação de índices pré-pandemia como no Índice de Atividades Turísticas, medido pelo IBGE e o faturamento do setor. Estes números demonstram a resiliência para se reinventar e a força do turismo brasileiro”, destacou Carlos Brito. Entre as ações que se destacaram no ano de 2022 estão a publicação da Medida Provisória 1.138/2022 que reduziu a alíquota do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) cobrado sobre as remessas para o exterior de agências de viagem, operadoras e cruzeiros marítimos de 25% para 6% a partir de janeiro de 2023. Uma demanda histórica e que beneficiará mais de 35 mil empreendimentos. Houve ainda a sanção da redução do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) para pagamentos de leasing (arrendamento) de aeronaves por empresas brasileiras por cinco anos, beneficiando as companhias aéreas e impactando toda a cadeia produtiva do turismo, garantindo a permanência de milhares de empregos.
DESBUROCRATIZAÇÃO
Na semana de comemoração do Dia Mundial do Turismo (27.09), o Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério da Economia e a Presidência da República, lançou um espaço inovador voltado a empresários e turistas. O Perfil do Turista está disponível na plataforma GOV.BR e compila informações em um único espaço, permitindo o acesso rápido e simplificado a uma série de serviços e temas que fazem parte da jornada dos turistas e prestadores de serviços. Os turistas brasileiros também ganharam a oportunidade de, até o dia 31 de dezembro de 2023, realizarem a remarcação ou utilização dos créditos já adquiridos em relação a serviços turísticos cancelados devido à pandemia da Covid-19.
No período, também foram realizadas uma série de inaugurações de obras de infraestrutura turística e restaurações de patrimônios históricos, que contaram com apoio financeiro do Ministério do Turismo, como a Rota do Mar (Ecovia Norte), em Maceió (AL); o Centro de Convenções de Mogi das Cruzes (SP); e a pavimentação de estradas em São Joaquim do Monte (PE). Ao longo de 2022, também foram entregues obras como a da 1ª etapa do Terminal de Passageiros do Aeroporto de Barreirinhas (MA), porta de entrada dos Lençóis Maranhenses; a urbanização do Mirante do Morro das Galhetas, no município praiano do Guarujá (SP); e a reforma e a ampliação do Terminal de Passageiros do Aeroporto de Barcelos (AM), cidade conhecida pelo forte ecoturismo, entre outras. Além das 656 obras concluídas, outras 979 estão em andamento em todo o país. Mesmo em um ano de restrições eleitorais, 435 novas obras foram iniciadas no Brasil que somam R$ 480 milhões em novos investimentos.
Apoiados pelo Ministério do Turismo, os grandes eventos foram importantes geradores de fluxo turístico, impulsionando a recuperação da economia do país na medida em que geraram emprego e renda. Em todo o país, brasileiros de todas as idades aproveitaram o período para matar a saudade do forró, das delícias de milho, da fogueira e de tantos outros elementos juninos. Pensando em todo o potencial turístico das festividades, o Ministério do Turismo lançou a campanha promocional “Vai ter São João Sim!”. O objetivo foi divulgar as grandes Festas de São João do Nordeste como indutores de fluxo turístico e comemorar o retorno do São João. O Ministério do Turismo também lançou a websérie “Retomada dos Grandes Eventos” com o objetivo de promover as maiores atrações turísticas e culturais do país, como o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém (PE); o Festival de Parintins (AM); o São João de Caruaru (PE), de Campina Grande (PB), de Salvador (BA), e de São Luís (MA); e a Festa da Colônia (RS).
POLÍTICAS PÚBLICAS
Importantes ações estruturais para fortalecer ainda mais o Turismo foram adotadas no período. Entre elas está um acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Turismo, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para promover e difundir internacionalmente os Patrimônios Históricos do Brasil. O Ministério do Turismo também manteve uma extensa agenda de visitas as 10 cidades que participam do projeto “Brasil, essa é a nossa praia”. No campo da estruturação de roteiros e posicionamento de destinos, destaque para a segunda edição do projeto Experiências do Brasil Rural, uma parceria do MTur com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A iniciativa fortalece todo o segmento de Turismo Rural que aparece como forte tendência na busca dos viajantes. O projeto ganhou, ainda neste ano, um manual para divulgar as ações desenvolvidas no projeto, bem como sua fundamentação metodológica.
FLYBONDI EM FLORIANÓPOLIS
Desde 1º de Dezembro a Flybondi retomou sua operações entre Buenos Aires e Florianópolis. A rota está sendo operada em uma frequência diária, mas, devido à grande procura, a oferta será dobrada nos meses de janeiro e fevereiro. "Florianópolis é um dos nossos destinos premium, é muito requisitado pelos nossos passageiros e tem funcionado muito bem", segundo o Diretor Comercial da companhia, Federico Pastori. A low cost argentina recebeu recentemente o seu 10º avião e finalizou o plano inicial de crescimento e investimento em que se propunha a duplicar a sua frota, a sua oferta e o número de passageiros transportados. Mais duas unidades serão adicionadas antes do final do ano. Partidas de e para Buenos Aires serão realizadas durante a madrugada.
Falando nisso, a Floripa Airport e a Azul estrearam nesta última quarta-feira, dia 21, a rota Florianópolis-Montevidéu, que começa na alta temporada e continua como rota regular ao longo de 2023. O primeiro voo pousou às 16h30min. Os primeiros passageiros da nova rota tiveram uma recepção especial, junto com a tripulação. A aeronave que efetuou o voo foi o novíssimo E195-E2, projetado pela brasileira Embraer e considerada a mais sustentável em sua categoria, com um consumo de combustível 25% menor que o da geração anterior. Serão dois voos por semana, às quartas e domingos. A estreia da rota para o Uruguai amplia as operações internacionais do Aeroporto de Florianópolis, que vai operar 26 destinos diretos na temporada, sendo 19 nacionais e seis internacionais. A Floripa Airport reforça que a malha aérea é dinâmica e pode sofrer alterações.
FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO
Enfim chegamos a mais um Natal. Natal!... Boa Nova!... Boa Vontade!... Estendamos a simpatia a todos e comecemos a viver realmente com Jesus, sob os esplendores de um novo dia. Não nos esqueçamos jamais do aniversariante. Permitamos que Ele entre em nossa casa e comemore com a gente. Essa é a última coluna do ano, portanto, desejo a todos um Feliz natal em Família e um 2023 espetacular, que será bem diferente de todos os outros. Mais uma vez sejamos resilientes e comemoremos de fato um novo Brasil, uma nova independência. Que a saúde seja a nossa companhia constante. Brasil acima de tudo e Deus acima de todos. Até lá!
Leia ainda: Passagens aéreas poderiam custar a metade do valor atual cobrado
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais - Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Aerolineas Argentinas de olho do turista brasileiro lança novos voos
Viagens de ônibus atingiram R$ 500 milhões em vendas durante 2022
Turismo no Brasil já criou mais de 234 mil novos postos de trabalho
Festival das Cataratas é tradicional feira de turismo e negócios
Mensagem do Tantra – Vida livre e natural, criativa e divertida
Festival das Cataratas é tradicional feira de turismo e negócios
Parcerias governamentais em pauta entre líderes mundiais do turismo
Viajar de avião dentro do Brasil é caro, complicado e demorado demais
Mensagem do Tantra – Vida livre e natural, criativa e divertida
Fortes não desistem, dotados de fibra incomum, avançam em busca da realização!
Nosso organismo necessita de atividades sexuais? A ciência responde esse questionamento !
Terapia Tântrica para casais – Conheça seus reais benefícios