EXPLORAÇÃO DO TURISTA

A conta da COP30 está salgada demais e os altos preços de hospedagem fazem ONU convocar reunião de emergência. Belém, no estado do Pará, Brasil, no famoso complexo turístico Estação das Docas, à beira da Baía do Guajará. Foto: COP30/Divulgação
Quando se explora o turista e não o turismo, a melhor opção é trocar de destino. Exemplo disso é Belém. A conta da COP30 está salgada demais e os altos preços de hospedagem, onde será realizada a COP30 em novembro, levaram a ONU a convocar uma reunião de emergência. Isso porquê alguns países alertaram que podem ficar de fora do evento se não conseguirem arcar com os custos, que chegam a mais de R$ 100 mil. O motivo desses custos? A cidade escolhida como sede tem apenas 18 mil leitos e deve contar com 45 mil participantes, ficando superlotada durante o evento. Um hotel chegou a mudar seu nome para Hotel COP30 só para aumentar suas diárias. O Brasil prometeu apresentar uma solução até o dia 11 deste mês, e já há pedidos formais para transferir a COP para uma cidade com mais estrutura, que foram recusados pelo presidente do evento. O Ministro Celso Sabino, que só promete e tem o mesmo discurso do seu patrão, afirmou à CNN na última sexta-feira (1º) que o governo está trabalhando para entregar “a melhor COP que já existiu na ONU” (sem dúvidas ele nunca participou de uma COP) e, que as obras em andamento estão em dia.

Só que nós sabemos que isso é uma utopia e mentira deslavada. Países em desenvolvimento cobraram o governo brasileiro pelos preços elevados de hospedagem em Belém (PA), onde o evento será realizado durante o mês de novembro, e defenderam que parte da conferência seja realizada em outra cidade, o que, diante dos abusos nos preços seria o ideal. Questionado sobre o que o governo pretende fazer diante da pressão dos países, Sabino respondeu: “A melhor COP que já existiu na ONU”. É muita cara de pau, quando nós sabemos que ele não fez, faz ou fará absolutamente nada. Mais uma vez uma gigantesca vergonha internacional. Não se trata de um tiro no pé, mas uma bala na cabeça, um completo suicídio.

NAVIOS HOTÉIS

Para tentar pelo menos amenizar essa crise absurda de leitos e dos preços abusivos, está se tentando viabilizar os motéis e dois navios de cruzeiro, o Costa Diadema e o MSC Seaview, que poderão servir como hotéis flutuantes em Belém durante a COP30. Os navios oferecerão um total de 3.900 cabines, com capacidade para até 6.000 pessoas. As embarcações ficarão ancoradas no porto de Belém, mais especificamente no porto de Outeiro, que está passando por reformas para receber os navios. O desgoverno federal, juntamente com a Embratur, está intermediando a contratação dos navios e a plataforma oficial de hospedagem já foi lançada, segundo a Folha de São Paulo. As diárias nos navios terão um custo máximo de US$ 600 (aproximadamente R$ 3.340. Nenhum cruzeiro no Brasil tem esse preço para nós mortais. Nenhum resort no resto do Brasil, all inclusive, cobra esse preço), o que não é barato, aliás, uma verdadeira exploração. Inicialmente, as cabines serão oferecidas prioritariamente para delegações de 98 países em desenvolvimento e de ilhas de pequeno porte. Além dos navios, o governo também está trabalhando com plataformas como Airbnb e Booking para cadastrar mais imóveis e aumentar a oferta de quartos disponíveis em Belém.

ESPAÇO LUXURY NO FESTURIS 2025

O Festuris Gramado — uma das principais plataformas de negócios turísticos da América Latina — se prepara para comemorar em 2025 uma data emblemática: os 10 anos do Espaço Luxury, ambiente dedicado exclusivamente às marcas de alto padrão, experiências exclusivas e ao universo do luxo no turismo. Criado para atender um nicho em pleno crescimento no Brasil e no mundo, o Espaço Luxury rapidamente se consolidou como referência dentro do evento. Ao longo de uma década, abrigou grandes marcas nacionais e internacionais, promoveu encontros estratégicos entre profissionais do setor e fortaleceu o turismo de luxo como vetor econômico e de posicionamento de imagem. “São dez anos de uma curadoria cuidadosa, que equilibra requinte, inovação e conexão com o que há de mais atual no turismo de experiência. O Espaço Luxury foi uma proposta ousada à época, que se provou acertada e necessária”, destaca Marta Rossi, fundadora e CEO do Festuris. “É uma área que agrega valor, gera negócios qualificados e promove o networking entre marcas e profissionais que fazem a diferença no mercado.”

EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS

Para 2025, o espaço promete uma edição ainda mais impactante, com ambientação elegante, experiências sensoriais, ativações exclusivas e um time de expositores que refletem o que há de melhor em hospitalidade, destinos de alto padrão, lifestyle, bem-estar e tecnologia voltada ao luxo. “O turismo de luxo é um segmento que exige autenticidade, atenção aos detalhes e alto nível de personalização. Ao longo desses 10 anos, o Espaço Luxury trouxe exatamente isso: uma vitrine refinada, com marcas que representam o que há de mais desejado no setor”, ressalta Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris. “Em 2025, vamos celebrar essa trajetória com excelência e muitas novidades”. O Espaço Luxury 2025 será também uma homenagem a todos que ajudaram a construir essa história: expositores, curadores, parceiros e visitantes que, ao longo da última década, fizeram do ambiente um dos grandes destaques do Festuris. Mais do que um espaço físico, o Luxury é hoje sinônimo de experiência, prestígio e transformação no turismo brasileiro.

DIA DOS PAIS NO CASTELO SAINT ANDREWS

Falando em luxo, conforto e sofisticação e que também estará presente no FESTURIS, o Castelo Saint Andrews, ícone da hotelaria de luxo na Serra Gaúcha e único hotel de montanha do sul do país a integrar a prestigiada associação Relais & Châteaux, prepara uma programação exclusiva para celebrar o Dia dos Pais com a sofisticação e o requinte que fazem da propriedade um destino consagrado entre os amantes da boa mesa. A proposta vai além do almoço em família: trata-se de uma imersão sensorial guiada por vinhos premiados, alta gastronomia e a hospitalidade impecável do único castelo-membro da Relais & Châteaux nas Américas. A celebração começa no sábado, 9 de agosto, às 18h, com uma edição especial da Wine Experience na adega do Castelo, reconhecida com o Award of Excellence da Wine Spectator por sete anos consecutivos. A experiência enológica será seguida, às 20h, por um jantar harmonizado no restaurante Primrose, um dos mais premiados da América Latina.

MENU CINCO TEMPOS HARMONIZADO

O menu em cinco tempos começa com uma entrada de pão de fermentação natural de calabresa servido com manteiga aerada. Em seguida, é servido um velouté de pinhão da Serra Gaúcha com crocante de presunto italiano, harmonizado com Casa Valduga Sur Lie Brut Rosé. O segundo prato traz salmão em crosta de castanha-do-brasil com molho de salsa, acompanhado pelo Pinot Noir 2021 da vinícola Capoani. O terceiro tempo apresenta ossobuco cozido em ragu de tomate com 48 horas de preparo, escoltado por polenta mole de moinho artesanal trufada, harmonizado com o Don Giovanni Cuvée Terceiro Acto 2017. Para encerrar, a sobremesa é um crème brûlée de capim-limão, servido com o delicado Miolo Late Harvest. Tudo isso ao som da voz envolvente da cantora Candy Bellotto, em uma noite que une música, gastronomia e grandes rótulos em perfeita harmonia. Para finalizar, uma sobremesa delicada de mil-folhas de doce de leite e sorvete de baunilha. Tudo será servido ao som da voz envolvente da cantora Candy Bellotto, em uma noite que une música, gastronomia e grandes rótulos em perfeita harmonia. Para tornar a experiência ainda mais memorável, os hóspedes contarão com mimos exclusivos como late check-out, mordomo e concierge 24h, café da manhã servido sem horário fixo e uma visita guiada à Cristais de Gramado. Tudo isso em um cenário que remete à elegância dos castelos europeus, com vista para o Vale do Quilombo e ambientes que exaltam o luxo atemporal. A ocasião é ideal para brindar o Dia dos Pais com vivências que ficarão para sempre na memória — e no paladar.

ABAV EXCLUSIVE

Falando nisso, a A ABAV Expo 2025 acompanha o crescimento do mercado de luxo no Brasil e lança uma grande novidade: o ABAV Exclusive, um ambiente especialmente projetado para apresentar o que há de mais sofisticado no setor de viagens e hospitalidade. De 8 a 10 de outubro, no Riocentro (RJ), o novo espaço da feira reunirá marcas premium nacionais e internacionais, com foco em experiências exclusivas, serviços personalizados e produtos de alto valor agregado para um público exigente e seleto. O que esperar do ABAV Exclusive: Curadoria especializada com foco em autenticidade e excelência; Atendimento exclusivo com fornecedores de alto padrão; Participação de 20 compradores convidados do segmento; Conexão com as principais tendências do mercado de luxo no Brasil e no mundo; Aberto à visitação do público no último dia da feira mediante inscrição prévia – em breve, no site do evento Um ambiente de relacionamento, negócios e inspiração para quem vive e promove o turismo em sua forma mais refinada. A ABAV Expo 2025 acontece entre os dias 8 e 10 de outubro no Riocentro – Rio de Janeiro. Garanta sua inscrição CLICANDO AQUI.

VIAGENS CORPORATIVAS FATURAM R$ 6,5 BILHÕES

Poderia ter sido muito mais, todavia e, como sempre, o aumento no preço das passagens contribui para redução de viagens aéreas. Os destaques no período mais uma vez foram os hotéis, e os setores rodoviário e cruzeiros Diante disso, o faturamento do setor de viagens corporativas alcançou R$ 6,5 bilhões no primeiro semestre de 2025, apenas 2,8% abaixo ao valor atingido no mesmo período do ano passado, que fechou com R$ 6,7 bilhões. Em 2024, no primeiro semestre, o setor já havia tido um ótimo desempenho em relação ao ano anterior. Os dados são da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), que analisa 11 setores do mercado mensalmente. Os destaques positivos no primeiro semestre deste ano foram hotéis e rodoviário, que juntos representam quase 32% de todo o faturamento do período. O segmento rodoviário, por exemplo, fechou com R$ 30,6 milhões nos primeiros seis meses, contra R$ 26,7 milhões no ano passado, quase 15% acima. Já nos hotéis, o faturamento foi ligeiramente superior, com R$ 2,035 bilhões, 1,5% superior aos R$ 2,006 bilhões em igual período de 2024. “Curiosamente, nesses dois setores, notamos um aumento na tarifa média praticada. Fomos de R$ 360,72 de R$ 360,72 nos hotéis, na média do primeiro semestre, para R$ 386,51 no mesmo período deste ano, um aumento de 7,2%. No rodoviário, o salto foi menor, de R$ 175,02, também em média, para R$ 181,57, mais 3,7%”, diz Douglas Fernandes e Camargo, diretor executivo da Abracorp.

CRUZEIROS

Outro setor que teve um ótimo desempenho foi o de cruzeiros, que cresceu 29% e R$ 1,4 bilhão no primeiro semestre, ante R$ 1,1 bilhão no mesmo período do ano passado. Esse efeito não foi percebido no setor aéreo, responsável por cerca de 58% do faturamento geral, que fechou o semestre com R$ 3,7 bilhões, 6,60% abaixo do obtido nos primeiros seis meses de 2024, com R$ 4 bilhões. “Temos que entender esse número de algumas formas. O primeiro é o impacto do preço da passagem aérea, que ficou 6% mais cara. O segundo é que esse período foi marcado por muito feriados e uma pequena mudança no hábito do viajante, elegendo outras alternativas”, diz Camargo. O faturamento de locação de veículos também caiu, quase 3%, apesar de a tarifa média no setor ter tido um aumente de 9%. A média das tarifas no segmento dos seis primeiros meses deste ano foi de R$ 81,31, enquanto no mesmo período do ano passado foi R$ 147,40. No segundo semestre deste ano, a Abracorp prevê um faturamento de R$ 9 bilhões, um forte crescimento em comparação a julho a dezembro de 2024. No estudo da Abracorp há uma análise de antecedência de reservas de passagens aéreas. Esse acompanhamento é importante, pois representa melhor gestão nos gostos desse item da viagem corporativa. O primeiro semestre manteve a média de quase 50% das viagens nacionais marcadas com 16 dias de antecedência ou mais. Somente 6% marcaram suas viagens com um dia de antecedência.

ENCATHO & EXPROTEL 2025

Encatho & Exprotel encerrou sua 36ª edição superando expectativas e consolidando-se como o principal ponto de encontro do turismo e da hotelaria no Sul do Brasil. Ao longo dos três dias, o evento reuniu 4612 visitantes, com participantes de 269 cidades, 15 estados e quatro países. Foram mais de duas centenas de marcas expositoras, dezenas de palestras, painéis e encontros institucionais que movimentaram os corredores do CentroSul e geraram conexões reais entre profissionais, empresas, entidades e gestores públicos, além de muitos negócios. Para a diretora-presidente da ABIH-SC, Margot Rosenbrock, o Encatho & Exprotel é mais do que um evento. CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS.

EQUIPE ABIH-SC

Durante o encerramento do Encatho & Exprotel 2025, a presidente da ABIH-SC, Margot Rosenbrock Libório, fez um reconhecimento especial à atuação de Josiane Castilhos e Juliana Bossi Castro, destacando o profissionalismo, a competência e a dedicação das duas colaboradoras que integram a equipe da entidade. “O sucesso do Encatho também passa pelas mãos de quem cuida dos detalhes, acolhe os expositores, organiza a programação e mantém a casa em ordem. Josiane e Juliana são parte essencial dessa entrega”, afirmou a presidente. Após três dias de muito aprendizado, negócio e conexões, o encerramento da 36ª edição do Encatho & Exprotel teve a energia contagiante da Embaixada Copa Lord, tradicional escola de samba da capital catarinense. Com 15 ritmistas, quatro baianas, um casal de mestre-sala e porta-bandeira e duas harmonia, o grupo embalou o público com o samba-enredo “Ontem e Amanhã: Tempo nos Traços de Assis”, que rendeu à escola o 2º lugar no Carnaval de Florianópolis 2025. CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS.

Ao longo dos três dias de programação, o Encatho & Exprotel registrou 4.612 participantes, vindos de 15 estados brasileiros e quatro países, confirmando o evento como plataforma de conexões e negócios para o setor hoteleiro e turístico. A edição 2025 destacou-se pelo equilíbrio entre conteúdo técnico e oportunidades comerciais, com palestras, painéis e exposições que abordaram desde tecnologia, experiência do hóspede e revenue management até sustentabilidade, neuroarquitetura e gestão de destinos. A Exprotel, feira de produtos e serviços para hotelaria, também movimentou negócios e aproximou fornecedores e compradores em busca de soluções inovadoras. Foram mais de 200 marcas presentes, distribuídas em cerca de 90 estandes. Confira todas as i9nformações do evento CLICANDO AQUI.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

ChatGPT e inteligência artificiais: vão revolucionar nossas vidas ou tirar nossos empregos? A hotelaria não irá sobreviver sem isso! Na era em que a tecnologia se entrelaça intrinsecamente com o cotidiano humano, a palestra proferida por Diego Correa desvendou as cortinas da transformação inesperada que a Inteligência Artificial está trazendo para nossas vidas. Num cenário onde a busca pelo equilíbrio entre avanço tecnológico e preservação do trabalho tradicional ganha destaque, a palestra propiciou um olhar atento para o turbilhão de possibilidades e desafios que se avizinham. Os contornos sociais da IA são vastos e fascinantes, como revelados na palestra. O modo como as pessoas interagem, consomem e conduzem negócios está se reinventando, e a IA age como um catalisador dessa mudança. Diego Correa destacou habilmente o fato de que, muitas vezes, estamos mergulhados em tecnologia de IA sem nem mesmo perceber. Desde assistentes virtuais até recomendações de produtos personalizados, a IA está enraizada em nossa vida diária, moldando nossas escolhas e ações.

A hotelaria, setor que busca incessantemente oferecer experiências únicas, não poderia permanecer alheia a essa revolução. A palestra lançou luz sobre a sinergia entre a IA e a indústria hoteleira, delineando como sistemas de reservas inteligentes, atendimento ao cliente impulsionado por chatbots e até mesmo personalização de experiências estão redefinindo a hotelaria. Ao conectar os pontos entre tecnologia e setor hoteleiro, a palestra apresentou uma visão clara de como a IA está elevando o padrão dos serviços oferecidos aos hóspedes. “Meu objetivo com a palestra é fazer com que os participantes entendam o quanto a Inteligencia Artificial já participa da vida dos gestores, de uma maneira que eles nem entendem ainda, que não tem total espectro e qual a próxima onda, o que está por vir. E muito de inteligência artificial é invisível porque não tem um conceito, quero colocar um pouco de mundo real no que tange a inteligência artificial”, disse. No cenário da indústria de hotelaria e do turismo, em constante evolução, onde cada interação com o cliente é uma oportunidade valiosa, o uso eficiente das ferramentas de comunicação e tecnologia podem fazer a diferença entre uma reserva e uma oportunidade perdida. A comunicação instantânea se tornou um pilar crucial para o sucesso comercial. Foi exatamente essa nova dimensão da interação com os clientes que foi explorada na palestra proferida por Rodrigo Teixeira.

FESTIVAL TUTANO 2025

O maior encontro gastronômico do Sul do Brasil já tem data marcada: de 27 a 29 de setembro, o Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, será palco da 6ª edição do Festival Tutano. A expectativa é receber mais de 3 mil pessoas durante o fim de semana e 400 profissionais no Fórum com uma programação intensa que une gastronomia, cultura, educação e inovação. Criado pelo chef Beto Madalosso, o evento nasceu em 2018 como Fórum Tutano, com a proposta de conectar profissionais e apaixonados pela gastronomia através da promoção de debates, troca de experiências e valorização da cadeia alimentar. Com a curadoria da equipe Tutano, formada por Dani Volcov, Ale Vianna, Pati Papp e Fernanda Ávila, o evento evoluiu e, em 2023, ganhou o formato de festival. Hoje, consolida-se como um dos principais encontros gastronômicos do país, atraindo chefs, produtores, empreendedores, pesquisadores e amantes da boa mesa. Ao longo de sua história, o evento já trouxe mais de 150 participações relevantes para o setor, entre eles Bela Gil, Rodrigo Bellora, João Diamante, Carolina Oda, Néli Pereira, Marcos Livi, Facundo Guerra, Marcelo Correa Bastos, João Doria, Alberto Landgraf, Rodrigo Oliveira e Manu Buffara. Para a edição de 2025, o Festival Tutano promete expandir sua programação com palestras, painéis de debate, aulas-show, experiências sensoriais e apresentações culturais, além de uma curadoria gastronômica especial com expositores locais, produtores independentes e marcas reconhecidas nacionalmente. O Festival Tutano é um grande encontro da gastronomia brasileira. Com dois dias (sábado e domingo) de programação, o evento reúne feira gastronômica, ingredientes regionais, aulas-show, degustações, atrações culturais e muito mais. Os ingressos já estão a venda AQUI. Para mais informações e nó clicar AQUI.

BELLA DA SEMANA – ANDRÉIA DE BEM

Se você achou que já tinha visto tudo, respira fundo. Depois de esquentar os assinantes nos bastidores ao vivo, mostrando aquele gostinho proibido da live, agora é oficial: nesta quarta-feira, dia 06/08, Andréia de Bem vai estourar a internet com seu ensaio completo no Bella da Semana – chegou finalmente a hora de você ver o grande resultado. A loira que brilhou nos bastidores (relembre a live aqui), agora é a estrela principal. E não, não é pouca coisa: ensaio completo, vídeo delicioso e making of em 4K, cheio de close pra ninguém colocar defeito. Assine, ajuste a tela pro 4K e tome coragem: o ensaio completo da Andréia de Bem vai redefinir seu conceito de mulher de atitude. Não dorme no ponto, porque esse espetáculo é de quem não tem medo de ver tudo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário