O espírito de superação fala mais alto. O volume d’água que se abateu sobre Itajaí, causando uma nova enchente, não refletiu negativamente na preparação da maior Festa Portuguesa e do Pescado e uma das mais tradicionais festas de outubro em Santa Catarina. Pelo contrário, depois de uma reunião com o prefeito Jandir Belini a equipe que organiza a 25ª edição da Marejada decidiu manter o cronograma e intensificar os preparativos. A prova disso é que a Secretaria Municipal de Turismo já está atendendo em novo endereço. Instalada no Centreventos de Itajaí, a equipe da secretaria agora se dedica com força total à realização de uma festa especial, para atrair moradores e visitantes. Serão 17 dias de programação para reunir a grande família itajaiense e todos aqueles que dela se sentem parte. Servirá também para renovar as expectativas de reestruturação da cidade. Entre os atrativos haverá shows de artistas locais e apresentações folclóricas, incluindo um grupo vindo de Portugal. Música, dança, gastronomia típica e alegria que irão se mesclar com a confiança e certeza de um povo que não conhece o termo desistir. A palavra Marejada referencia o sobe e desce das marés. Assim como esse fenômeno da natureza, Itajaí está preparada para construir uma grande comemoração das riquezas históricas da corajosa personalidade dos que nesta terra residem.
Marejada também é solidariedade
Este ano a Marejada comemora 25 anos de alegrias, preservação cultural e solidariedade. São 14 entidades filantrópicas que participam da programação, comercializando pratos a base de frutos do mar e peixe, cujos lucros são revertidos em ações sociais. Diante dos prejuízos sofridos por muitas comunidades, por conta de mais uma tragédia, as entidades têm um papel ainda mais importante nesse processo.
Empreendedores de grandes marcas e produtos do Brasil e do mundo, importadores e exportadores se reunirão nos dias 24, 25 e 26 de novembro, em Florianópolis, para o FTN – Fórum de Turismo de Negócios. O evento busca reunir não apenas as empresas diretamente ligadas ao turismo, mas também a indústria da moda, saúde, beleza, o setor imobiliário, tecnológico, entre outros, para estimular o turismo de negócios e garantir o network necessário entre os participantes para fechar acordos na compra e venda de produtos ou serviços. Durante os três dias serão ministradas palestras com convidados internacionais que abordarão hotelaria, marketing, investimentos, importação e exportação, moda, saúde, tecnologia, fontes de energia, sustentabilidade e ecologia. Os temas serão trabalhados de forma que os participantes possam entender como aplicar o Turismo de Negócios em cada ramo de interesse. Além das palestras, haverá duas reuniões de negócios, dois desfiles de moda e uma feira de exposição e comercialização de produtos entre importadores e exportadores de todo o mundo.
Imprensa no FTN
Para os jornalistas, haverá premiações pelas melhores matérias publicadas. O vencedor ganhará 5 mil reais e quatro diárias com acompanhante no Il Campanário Villaggio Resort, na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis. O segundo colocado receberá um prêmio de 3 mil reais e, o terceiro, 2 mil reais. A comissão organizadora estima receber 4.500 participantes de mais de dez países, entre empresários, profissionais do turismo, autoridades do governo e jornalistas. Tradutores para inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, japonês e chinês estarão à disposição dos convidados. Site: www.ftnonline.com.
Qualitours Cruises
O tema eco-sustentabilidade vem se tornando cada vez mais forte e presente no mercado brasileiro. Os consumidores estão preocupados com o futuro das próximas gerações e como elas sobreviverão considerando que água e meio ambiente estão dia a dia mais prejudicados e escassos. Com a eco-sustentabilidade em vista e para colaborar com o futuro de nosso planeta, a empresa de cruzeiros marítimos internacionais Compagnie Du Ponant Yacht Cruises, representada no Brasil pela Qualitours Cruises & Tours, se consagra como uma das primeiras do mundo a operar navios “verdes”. Os novos Green Ships Le Boréal e L’Austral oferecem pequena capacidade, alinhada à sua filosofia de sutil mistura de luxo, intimismo e bem-estar, transmitindo a sensação de que o passageiro encontra-se em seu próprio iate. Os navios-gêmeos já saíram do estaleiro com o mais moderno equipamento de navegação do mercado e certificação em águas polares, com casco reforçado, propulsão elétrica (sem ruído de hélices e motor) e não baixam âncoras, evitando danos ao fundo do mar e corais e se mantém imóveis, em função do acionamento de hélices laterais. Os megaiates contam também com sistema de dessalinização de água do mar e todo aparato de tratamento de lixo, visando a preservação dos mares e do meio ambiente.
Operação e estrutura
O Le Boréal e o L’Austral operam saídas na América do Sul passando por locais do Caribe (sem exigência de visto norte-americano) - Venezuela, Costa Rica, Panamá e Cuba, além das viagens-expedições a Antarctica, onde se pode conhecer um dos locais menos explorados na Terra a bordo de um navio pequeno, que consegue ir mais longe do que qualquer grande navio. Os megaiates possuem toda infraestrutura de conforto e requinte a bordo, incluindo o restaurante Gastronomic, para até 268 pessoas, com o melhor da culinária francesa e internacional e carta de vinhos. Veja sites www.cruzeirosmaritimos.com.br e www.pressclub.com.br/pk/presskit.asp?id=1525 ou consulte seu agente de viagens.
“Haru Matsuri”
É grande a expectativa para os dias 24 e 25 deste mês, quando acontecerá mais um “Haru Matsuri” o tradicional festival da primavera, que anualmente movimenta a comunidade nipobrasileira de Curitiba e Região Metropolitana.Jorge Ishii, presidente da Sociedade Nipo-Brasileira de Curitiba, o Clube Nikkey, organizadora do evento, está a todo o vapor, conclamando a participação dos membros da colônia e a comunidade em geral. O evento será realizado no pátio do MON-Museu Oscar Niemeyer, à Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico, com acesso gratuito ao público. Como em anos anteriores, uma das grandes atrações será a praça de alimentação, com delícias típicas da culinária japonesa. Haverá também bazares, produtos orientais, artesanato, shows de taiko e de canções japonesas, demonstrações de artes marciais, danças típicas, bonsais, escrita japonesa, origami, mangá e outras atrações. O Festival da Primavera funcionará, no sábado, das 11 às 22 horas, e, no domingo, das 11 às 18 horas.
Jornalistas portugueses
Com o objetivo de estimular a divulgação dos destinos turísticos brasileiros em Portugal, a Embratur apóia a realização de uma press trip para cinco jornalistas portugueses do canal de TV pública de Portugal, a Radiotelevisão Portuguesa (RTP). Os profissionais já estão no Brasil e permanecerão até 13 de outubro, quando completam 100 dias de visitas a oito estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas e Maranhão. A equipe da RTP 2, segundo programa mais visto do canal, vai registrar imagens que ilustram os cinco segmentos turísticos existentes no Brasil: Sol e Praia, Ecoturismo e Turismo de Aventura, Cultura, Negócios e Eventos e Esportes. “Além de promover os destinos de acordo com seus atrativos mais marcantes, a iniciativa representa a chance de intensificar a promoção turística de algumas das cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014”, afirma o presidente da Embratur, Flávio Dino. O resultado da visita desses profissionais estará no para os portugueses na exibição do programa “Destinos Desconhecidos”, uma série de 12 episódios, com duração de 30 minutos cada. Portugal é considerado mercado prioritário de acordo com a classificação do Plano Aquarela 2020, publicação que direciona as ações da Embratur. Só no ano passado 189.065 mil turistas portugueses visitaram nosso país, número que rendeu o nono lugar no ranking dos maiores emissores de turistas. Saiba mais em http://www.youtube.com/watch?v=500jWBMehhs.
OMT alerta
A Organização Mundial do Turismo – OMT, quer empresas turísticas mais antenadas com o papel das mídias no mundo, conforme discussões na primeira conferência internacional da OMT, sobre Turismo e "Media", realizada na última semana em Zagreb, na Croácia. Como consenso, ficou definido que empresas do setor precisam se sensibilizar para divulgar as ações do setor junto aos meios de comunicação, tratando o turismo como atividade econômica, social e política. Promovida pela OMT e pelo Ministério do Turismo da República da Croácia, esta primeira conferência sobre Turismo e os "media" conseguiu reunir cerca de 500 participantes entre jornalistas de todo o mundo, especialistas em comunicação e outros agentes turísticos. O evento resultou na "Declaração de Zagreb", documento que reúne as principais orientações para os meios de comunicação, ou seja, a necessidade das empresas turísticas e dos destinos de atrair a atenção das mídias, como forma de transmitir ao público, e aos diversos agentes envolvidos, o valor real do turismo como agente de desenvolvimento econômico dos povos. A Declaração diz ainda que o turismo representa hoje 5% do PIB mundial e 30% das exportações globais de serviços, além de que o turismo oferece um a cada 12 empregos no mundo.
Hostels em Ouro Preto
Ministro é do Maranhão
Mera coincidência? O fato é que o novo ministro do Turismo também é do Maranhão. É o deputado Gastão Vieira, do PMDB-MA, escolhido no dia 15 de setembro pela presidente Dilma Rousseff. Segundo a Agência Brasil, a partir de uma lista com os 79 deputados do PMDB na Câmara, por decisão do próprio partido. Assim como o ex-titular da pasta, Pedro Novais, Vieira também é do Maranhão, de onde ainda se origina também o atual presidente da Embratur, Flávio Dino.
Festuris e ABAV
Viagens ao exterior
No último mês de agosto, a Polícia Federal emitiu 207.409 passaportes, em todo o País. O número é 33% superior ao do mesmo mês do ano anterior e recorde para um mesmo mês.O Núcleo de Passaportes da Superintendência Regional de São Paulo foi a unidade com maior número de emissão de passaportes, totalizando 78.417 documentos, seguido do Rio de Janeiro (31.345), de Minas Gerais (17.574) e do Paraná (11.754). No acumulado do ano, foram expedidos em todo o País, de janeiro a agosto, 1,41 milhões de documentos de viagem nos postos da Polícia Federal, com um crescimento da ordem de 40%, em relação ao mesmo período de 2010, um recorde histórico para o período. Apenas nos postos da Capital paulista foram mais de 308 mil documentos emitidos.Os passaportes são feitos em parceria com a Casa da Moeda do Brasil e o SERPOServiço Federal de Processamento de Dados. Confirmando a fama de gastadores, os brasileiros ganharam o terceiro lugar no ranking dos turistas que mais gastam nos Estados Unidos, perdendo apenas para os japoneses e os britânicos. Em média, cada brasileiro que vai aos EUA gasta em torno de US$ 5.918,00. Seria isso consequência da valorização do real, perante o dólar, e do aumento dos preços internos dos produtos? Com certeza. Porque, viagens para vários destinos brasileiros costumam custar mais caro do que voar e se hospedar no exterior.
Principais operadoras de turismo e companhias aéreas da Argentina já confirmaram presença na Bolsa de Negócios Turísticos a 4ª edição da BNT Argentina, que será no dia 28 de setembro, no Tribeca Hoteles, em Buenos Aires. O evento, em formato de rodada de negócios reunirá cerca de 70 empresas e destinos turísticos brasileiros divulgando as novidades, produtos e serviços turísticos para a formatação dos pacotes para a temporada 2011/2012. É uma oportunidade para as empresas expositoras mostrarem seus potenciais e atrações a mais de 350 importantes profissionais de turismo da Argentina em um único dia e efetivar negócios para a inclusão de seus produtos nos pacotes de viagens já para a próxima temporada de verão”, explicam os organizadores do evento Geninho Goes e Jair Pasquini, também responsáveis pela BNT Mercosul Brasil realizada há 17 anos com sucesso no Beto Carrero World, em SC. Empresas e destinos turísticos brasileiros, bem como os operadores argentinos, que desejam expor com mesa de negócios ou optar pelas cotas de participação especial na BNT Argentina podem entrar em contato pelos telefones: 47) 3367 1119/ 3367-9960 ou através do site: www.bntmercosul.com.br.
Conferência da ANPEI em Joinville
O INOVAPARQ com a articulação do Joinville Região Convention & Visitors Bureau, confirmou na última semana a realização, em 2012, da XII Conferência da ANPEI – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras, em Joinville, com a participação de 2.000 profissionais de todo Brasil.
Pólo de aventuras
"A ISO (Internacional Organization for Standardization) considerou o Brasil como referência mundial no processo de certificação para turismo de aventura. O país tem 92 empresas do setor certificadas no segmento e outras 130 em vias de passar por esse processo. Bonito e a Serra da Bodoquena (Mato Grosso do Sul), Vale do Alto Ribeira (São Paulo), Serra Gaúcha (Rio Grande do Sul), entre outras regiões, são alguns dos destinos mais conhecidos em termos de turismo de aventura. Esta certificação foi iniciativa do programa do Ministério do Turismo Brasileiro “Aventura Segura”, desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional).
Brilhos de Natal
O prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, o vice Cláudio Dalvesco, e o secretário de Turismo, Carlos Humberto Silva, acertaram os últimos detalhes do convênio entre o Poder Público Municipal e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para a realização da terceira edição do Brilhos de Natal, em Balneário Camboriú. O convênio é de R$ 700 mil, sendo R$ 400 mil provenientes do Fundo Municipal de Turismo – Funtur e R$ 300 mil a serem captados pela CDL junto a patrocinadores. Para o Brilhos de Natal, a Sectur também motiva os moradores e veranistas, para que enfeitem suas casas, sacadas, vitrines e edifícios. Em relação aos condomínios, o secretário de Turismo enviou correspondências para síndicos dos edifícios da Avenida Atlântica, para que enfeitem seus prédios e participem da festa.
São Luís completou no dia 8 de setembro seus 399 anos. Muitas foram as manifestações do povo, autoridades e empresas, entre as quais a exposição fotográfica “Autorretrato”, promovida pela Allia Hotels, mostrando as belezas naturais e a diversidade cultural da cidade que foi fundada por franceses, invadida por holandeses e colonizada por portugueses. A capital maranhense possui um famoso conjunto arquitetônico, que forma o Centro Histórico da cidade, com cerca de 5 mil imóveis datados dos séculos XVII e XIX, e que remete à um passado de riqueza em que barões e prósperos comerciantes acumularam fortunas. Tombado em 1997 como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o acervo colonial abriga, atualmente, lojas, cinemas, museus, teatros, bares, restaurantes e hotéis. Mas o rico acervo histórico não é o único atrativo da capital. São Luís possui belas praias e diversas manifestações culturais, como tambor de crioula, bumba-meu-boi do Maranhão, blocos tradicionais, entre outras.
Cultura Açoriana
Um povo se constrói através de sua história, de seu progresso e de sua cultura, possibilitando ao povo a descoberta de sua origem e vida cotidiana. É um processo que exige investigação e observação, para descolonizar nossas mentes para aprofundarmos e aprendermos a olhar nossas raízes como fonte de nossa história... Barra Velha é uma cidade litorânea que tem, em sua formação, a imigração açoriana. Por isso a importância do resgate desta cultura para que a nossa população entenda a origem das raízes de nossa gente, a valorize, preserve e divulgue. Esta é a visão da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Barra Velha que, através da Direção de Cultura criou o Grupo Folclórico Municipal Alma Açoriana – Mirim. A finalidade é inserir junto à comunidade as tradições folclóricas, os costumes e a história, dos quais ainda se conserva muitas características, como a Vila de Pescadores. O Grupo Folclórico Municipal já vem se destacando. Em setembro abrilhantou a Festa Nacional do Pirão, Representou o município em Corupá, no Encontro Regional de Agricultoras da Região de Joinville e nos dias 23, 24 e 25/09 o Grupo levará a cultura de Barra Velha a Sombrio/SC, no 18º AÇOR – Festa Açoriana que acontece uma vez por ano nas cidades colonizadas por açorianos.