DICAS DE TURISMO por Airson Soares da Rosa
Fale com o colunista
Lembro que o turismo nacional se bem estruturado e com preços reais é sempre um componente vital na economia das cidades, sobretudo hoje onde vivemos uma super valorização do real, que está tomando nosso produto que já vem com uma carga trabalhista e tributária elevada, caro para turistas internacionais.
Passamos por um período de captação de grandes eventos, como a Copa e as Olimpíadas, que vão colaborar decisivamente para a melhoria da infraestrutura local e da promoção institucional do Brasil. E no nosso caso específico do Rio de Janeiro nos mercados emissores. É uma verdadeira campanha promocional feita no mundo inteiro, que precisa ser acompanhada pelas autoridades e pelo chamado “Trade Turístico” composto pelos empresários da área.
A recente jornada mundial de jovens católicos que vai acontecer em 2013 na cidade maravilhosa é mais uma nova oportunidade de empregabilidade. Não podemos desconsiderar, também ,que os congressos profissionais, captados pelos conventions bureaux trazem turistas qualitativos e contribuem para a baixa estação. São eles que acabam salvando as cidades em momento de crise econômica. Assim um de nossos grandes desafios é capacitar para os eventos, não só na área operacional mas também na gestão e nos utilizar sempre de cases de sucesso com intercâmbios constantes.
Os recentes escândalos divulgados no âmbito do Ministério do Turismo, hoje administrado sob um viés político, o que nos entristece merecem uma análise crítica dos que labutam diretamente com o turismo. Ficamos perplexos com a falta de controle no repasse das verbas, mormente para a capacitação. Nada nos pode fazer parar, inibir nossos sonhos e sobretudo tornar o turismo uma realidade para o Brasil. Continuarei amando o turismo sobre todas as alturas e fazendo com que um dia ele seja a solução econômica para o Brasil, percebida por todos, estampadas nos cadernos de economia através de pesquisas e dados palpáveis e festejado aos quatro cantos do país, como ocorre hoje na França na Espanha, maiores receptores mundiais. Eu acredito no turismo.
Faço essas minhas palavras escritas pelo ilustre professor Bayard do Coutto Boiteux, que é presidente do site Consultoria em Turismo e Diretor da Faculdade de Turismo da UniverCidade (www.bayardboiteux.pro.br). Parabéns caro Professor, “eu também acredito no turismo”, pois turismo é assunto sério e rentável.
PIT STOP
*A cidade de Canela (RS) continua mantendo as tradições gaúchas e assim foi no dia sete de setembro último, o seu desfile cívico sensacional, como registrou Diego dos Santos (foto) com os membros do CTG Querência e o Guardião da Chama Crioula Paulo Rodrigues, sendo homenageado. Clicar site www.estrategiacom.com.br).
* Assinado o termo de uso do restaurante no Parque das Nações Cincinato Naspolini. Agora, a Associação das Etnias de Criciúma, a partir do dia 27 de setembro de 2011, quando o Parque será inaugurado pelo Município, estará administrando a praça gastronômica e as etnias Portuguesa, Italiana, Negra, Árabe, Polonesa, Alemã e Espanhola apresentarão os seus pratos preferidos. Na foto de Milena dos Santos, o Prefeito Clésio Salvaro e o Vice Marcio Burigo assinam o contrato com o presidente Associação Étnica de Criciúma, doutor Adão Rolim da Rosa.
* O Colégio Michel comemora os 156 anos do aniversário da Madre Teresa Michel e os 56 anos da instalação do querido educandário em Criciúma (SC). No dia 29 de setembro de 2011, todos os alunos e ex-alunos estão sendo convidados para o grande encontro. Que bom rever os colegas! Também passei por lá...! Salve o Turismo Estudantil!
Airson Soares da Rosa é diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC 02360 – JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
e-mail airsonsoaresrosa@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário